sábado, 13 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 13/06/2009

● Aqui em São Manuel o dia amanheceu muito bonito, com um sol brilhante e ainda fazendo frio. Se o tempo permanecer assim, amanhã teremos um bonito evento turístico-religioso, com os enfeites de Corpus Christi nas ruas, que não puderam ser feitos na última quinta-feira, por causa das chuvas.

● Enquanto isso, também aqui na cidade, os católicos prosseguem realizando o Cerco de Jericó, visando destruir as barreiras que se interpõem espiritualmente na vida de todos nós. O movimento é permanente, ou seja, 24 horas por dia de orações, e vai terminar no dia 17 próximo.

● Vale lembrar que ontem não circulou o jornal O DEBATE, que prepara uma edição especial de aniversário de São Manuel para esta próxima terça-feira, dia 16. No dia 17, feriado local, o município estará completando seus 139 anos de existência.

● Levantamento mostra que os ganhos dos bancos brasileiros passaram de R$ 12,3 bilhões para R$ 7,5 bilhões, na comparação com igual período do ano passado. Com a crise, o lucro dos bancos que atuam no Brasil caiu 39% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com os primeiros três meses de 2008, segundo levantamento feito pelo Banco Central a partir dos balanços entregues pelas instituições financeiras. Agora, cá entre nós, os banqueiros sabiam que, um dia ou outro, os enormes lucros obtidos se reduziriam. Aconteceu.

● De acordo com a rádio Jovem Pan, a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos divide opiniões no governo. O valor mais baixo do IPI cobrado na venda dos automóveis está previsto para vigorar até 30 de junho, mas o noticiário econômico especula que o presidente Lula decidiu estender o benefício por mais tempo.

● A queda de 0,8% do PIB brasileiro no primeiro trimestre mostra que a recessão não foi tão feia por aqui, mas o País ainda está longe de outros emergentes como China e Índia, que cresceram 6,1% e 5,8%, respectivamente, no mesmo período.

● O presidente do Irã, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, 52, foi reeleito em primeiro turno e ficará mais quatro anos no cargo, segundo dados oficiais. Com quase 80% das urnas apuradas, ele tinha cerca de 65% dos votos e não poderia mais ser alcançado pelo maior rival, o reformista Mir Hossein Mousavi, com 32%. A apuração deveria terminar hoje pela manhã em Teerã.

● Após a campanha mais acirrada da história do Irã, Ahmadinejad e Mousavi haviam declarado vitória. Assessores do segundo chegaram a falar em fraude. A votação reflete a popularidade do presidente depois de manter programas assistenciais, aumentar salários do funcionalismo e provocar os EUA e Israel com seu programa nuclear. De qualquer maneira, o mundo ocidental fica um pouco temeroso com a reeleição desse complicado presidente iraniano...

● Militares brasileiros avistaram destroços a oeste do ponto em que estavam concentradas as buscas do Airbus A330, da Air France. O material deve chegar amanhã ao Recife, onde desembarcou o primeiro lote de restos recolhidos no mar. Mais seis corpos também foram resgatados. A Marinha informou que já navegou mais de 25 mil quilômetros, ou seja, três vezes a extensão da costa brasileira. Em silêncio até agora, executivos da companhia aérea partiram para o contra-ataque. Mas o que será que eles vão dizer sobre esses recentes problemas ocorridos com aviões do mesmo tipo, após o desastre que matou 228 pessoas?

● A Coréia do Norte disse neste sábado que "nunca" abandonará seu programa nuclear e ameaçou iniciar uma operação militar, um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU autorizar a inspeção de navios suspeitos de levar armas para o regime comunista. O país comunista afirmou, em uma declaração de seu Ministério de Assuntos Exteriores, que o processo de enriquecimento de urânio está "em fase de experimentação", e que usará o plutônio que armazena para construir armas nucleares.

● Uma resolução aprovada ontem pelo Conselho de Segurança da ONU amplia o embargo de armas e o bloqueio de ativos norte-coreanos, e autoriza a inspeção de navios e aviões suspeitos de transportar mísseis ou armamento nuclear para Pyongyang. O regime de Kim Jong-il advertiu ainda que "responderá de forma militar" se os Estados Unidos e outros países realizarem um "bloqueio" de seus navios, pois o considerará "um ato de guerra", informou a agência estatal norte-coreana KCNA. Eles, os governantes da Coréia do Norte, continuam querendo fazer uma guerra, qualquer que seja ela...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 12/06/2009

● Ontem, ao contrário do que era previsto, não choveu aqui em São Manuel durante o dia. Contudo, choveu muito na noite anterior, o que, sem dúvida, atrapalharia a realização dos enfeites das ruas no Dia de Corpus Christi, trabalho que fora adiado, já na quarta-feira, para o próximo domingo. Então, novamente, convidamos a todos para que visitem nossa cidade de São Manuel, Estado de São Paulo, domingo, para ver a beleza dos trabalhos de nossos artistas.

● A Organização Mundial da Saúde elevou ao máximo seu nível de alerta para o vírus A (H1N1), causador da gripe suína, e decretou a primeira pandemia do século. A decisão foi motivada pelo crescente número de casos no mundo (perto de 30 mil em 74 países) e pela conclusão da OMS de que o avanço do vírus já é um fenômeno global. Uma pandemia é declarada quando há transmissão ampla e intercomunitária em mais de uma região. Até ontem, o Brasil confirmara 52 casos da doença. O Ministério da Saúde brasileiro disse que não há necessidade de mudar as medidas já adotadas, e que está tudo sob controle. Portanto, nada de pânico!

● Até porque, hoje mesmo, a empresa farmacêutica suíça Novartis informou ter produzido com sucesso o primeiro lote de uma vacina contra a gripe suína. A informação foi divulgada no dia seguinte ao anúncio da OMS (Organização Mundial de Saúde) de que a doença causada pelo novo tipo de vírus influenza A H1N1 atingiu o nível de pandemia. A Novartis, que fez o anúncio semanas antes do esperado, afirmou que vai utilizar o primeiro lote de vacina para a avaliação pré-clínica e testes, os quais devem começar em julho. Segundo a empresa, a vacina foi feita em células, e não cultivada em ovos (técnica normalmente utilizada na fabricação de vacinas), porque permitiria maior rapidez no processo. Essa é, de fato, uma ótima notícia para o mundo todo!

● A dificuldade para trocar empréstimos antigos por novo crédito com juros menores lidera o ranking de queixas no Banco Central. A queda da taxa Selic leva endividados a renegociar contratos, em busca de custos mais baixos. Nesta semana, a taxa básica de juros recuou a 9,25%, a menor em 13 anos. Os bancos negam dificuldades para que os débitos sejam renegociados. Então, como é que ficam as coisas?

● As pessoas nomeadas para os cargos criados pelos atos secretos do Senado não terão de devolver o dinheiro que receberam, mas os prejuízos poderão ser cobrados dos ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi. A proposta, do departamento jurídico da Casa, será discutida pela Mesa Diretora na próxima semana.

● Por 79 votos a 17, o Senado dos EUA aprovou lei que autoriza a FDA, agência federal de remédios e alimentos, a controlar produção, venda e propaganda de cigarros. A indústria terá de ampliar o tamanho dos avisos sobre danos à saúde e publicar, a partir de 2012, imagens explícitas nos maços, como se faz no Brasil. Fumante, Barack Obama prometeu sancionar a lei.

● O Irã está realizando eleições nesta sexta-feira e tudo corre normalmente por lá. São eleições que o Ocidente acompanha com atenção. Existe a expectativa de que uma derrota do presidente Mahmoud Ahmadinejad favoreça a política de reabertura diplomática dos EUA. Segundo vários analistas ouvidos pelo jornal “Folha de S. Paulo”, o candidato opositor Mir Hossein Mousavi é o favorito para vencer o primeiro turno. Se nenhum dos quatro candidatos superar 50% dos votos, haverá segundo turno na próxima semana. Divisão existente na liderança religiosa, que de fato é quem manda no país, marca a eleição.

● Foram encontrados ontem mais três corpos de vítimas da queda do avião da Air France. O número de resgatados chega a 44, mas os parentes já foram informados de que, a partir de agora, fica cada vez mais difícil localizar outros mortos, embora a busca continue sendo feita.

● A possibilidade do governo federal prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos pode ser considerada uma notícia boa, mas em hora errada. Ao mesmo tempo em que sinaliza que as montadoras terão condições de manter produção e empregos por um período maior, ameaça esfriar as vendas deste mês, que estavam acima das expectativas.

● A crescente facilidade em se obter informações e peças para aplicar golpes em caixas de autoatendimento bancário (ATM) leva os bancos a adotar medidas cada vez mais severas de segurança, inclusive na substituição desses terminais. A maior parte dos bancos passou a exigir que os fabricantes dos equipamentos deem fim às máquinas antigas. Mas nada de vender para o ferro velho. Ao trocar um ATM, o funcionário tem de fazer a descaracterização visual da máquina no próprio local, para que ela seja transportada sem qualquer imagem que remeta ao banco. E o disco rígido do ATM é prensado, ficando completamente inutilizado.

● Cristiano Ronaldo joga mais do que Kaká? Essa é a pergunta que se fazem os torcedores, uma vez que Kaká custou bem menos ao Real Madrid do que o craque de Portugal que jogava no Manchester United. E será que essas vultuosas quantias investidas nesses jogadores darão retorno financeiro ao clube espanhol? Essa é uma questão que também intriga a torcida.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 11/06/2009

● Ontem choveu aqui em São Manuel, como era previsto. Também choveu bastante nesta noite e o céu amanheceu nublado, prevendo-se chuvas durante o dia. No meio da tarde de ontem houve uma reunião entre o prefeito Tharcílio Baroni Júnior, o pároco padre Durvalino Conticelli e o diretor de Esportes e Turismo do Município Alfredinho Silva. O assunto discutido foi a realização ou não da Procissão de Corpus Christi hoje, ou seja, dos enfeites das ruas e de toda a programação, com a procissão propriamente dita e missa campal logo em seguida. A decisão foi a de adiar esse evento para o próximo domingo, dia em que a meteorologia não prevê a ocorrência de chuvas.

● Então, mantemos o convite: venha para São Manuel neste domingo para ver a beleza dos enfeites que serão feitos nas ruas da cidade, para a passagem da tradicional Procissão de Corpus Christi.

● Um dia depois do anúncio de que o País entrara oficialmente em recessão, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) surpreendeu e reduziu os juros básicos, ou seja, a Taxa Selic, em um ponto percentual, reduzindo-a para 9,25% ao ano. É o menor patamar histórico do País, com apenas um dígito. Com a Selic a 9,25%, a Caderneta de Poupança – que não paga impostos nem tem taxa de administração – ganha, em rentabilidade, de grande parte dos Fundos de renda fixa.

● O que se espera agora é que os bancos e financeiras reduzam também suas taxas de juros ao consumidor, que são excessivamente altas aqui no Brasil, já faz muito tempo. Vamos aguardar.

● Líderes de partidos e o Ministério Público querem anular 300 atos secretos do Senado brasileiro que, omitidos dos boletins da Casa, serviam para nomear parentes e amigos. Até um neto do presidente José Sarney foi nomeado funcionário.

● O Conselho Nacional de Justiça proibiu juízes de usar carros oficiais do Judiciário em fins de semana, feriados ou fora do expediente. A regra não vale para ministros de tribunais superiores e as cúpulas dos tribunais nos estados.

● O cabo Jefferson de Oliveira Santos morreu após ser baleado na Granja do Torto, uma das residências do presidente Lula. Autor dos disparos com fuzil, o soldado Agnaldo Arruda da Cruz foi preso.

● O presidente Lula já decidiu prorrogar de novo a isenção de IPI na compra de veículos. O governo deve aguardar o final do mês para revalidar a medida. O novo prazo não está definido. Em entrevista, Lula defendeu redução permanente de IPI para as montadoras até que se supere a crise. A perda de receita com a isenção do imposto é estimada em R$ 2,5 bilhões desde dezembro.

● O Supremo extinguiu ação sobre Sean Goldman, menino de 9 anos, cuja guarda é disputada pelo pai americano e pela família da mãe brasileira. Para o STF, a Justiça Federal no Rio já resolveu a questão, sustando a devolução ao pai até que se julgue recurso no Tribunal Regional Federal.

● O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem um empréstimo de US$ 10 bilhões do Brasil para o Fundo Monetário Internacional (FMI). Será a primeira operação dessa natureza. Com o empréstimo, o Brasil passará à condição de credor do Fundo. China, Rússia e Índia também farão aportes no FMI.

● Na campanha mais disputada da história do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, candidato à reeleição, acusou rivais de utilizar "táticas de Hitler" e ameaçou colocá-los na cadeia "por ofender o presidente". Se nenhum dos quatro candidatos obtiver mais de 50% dos votos amanhã, haverá segundo turno na próxima semana.

● O estado dos primeiros corpos resgatados reforça a tese de desintegração do avião da Air France que ia do Rio de Janeiro para Paris, e a necessidade de exame de DNA para as identificações. Ontem, dois Airbus tiveram de fazer pouso de emergência, na ilha de Guam, no Pacífico, e nas ilhas Canárias, na Espanha.

● O Brasil venceu ontem o Paraguai por 2 a 0 e lidera a classificatória para a Copa do Mundo de 2010. Robinho e Nilmar marcaram os dois gols brasileiros. A Argentina perdeu para o Equador, também por 2 a 0. Os torcedores brasileiros estão rindo a toa...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 10/06/2009

● Aqui em São Manuel é grande a expectativa de todos com a realização, amanhã, da Procissão de Corpus Christi. Esses festejos completam 61 anos e as equipes estão preparadas para enfeitar as ruas para a passagem do Corpo do Senhor, com o esplendor de sempre. A torcida é para que não chova, pois as previsões informam que, entre hoje e amanhã, podem ocorrer pancadas de chuva.Isso estragaria a festa.

● Pane na Telefônica deixou diversas regiões do Estado de São Paulo sem chamadas ontem. A região de São Manuel foi uma delas. A falha prejudicou urna série de atendimentos de emergência. De acordo com a empresa, o problema para completar as chamadas ocorreu em parte da rede. A Anatel afirmou ver as falhas "com extrema preocupação". Essa é a terceira ou quarta – já perdemos a conta – pane da Telefônica em São Paulo. E ver as falhas “com extrema preocupação”, como faz a Anatel, não resolve o problema.

● De janeiro a março deste ano, oficialmente, o Brasil entrou em recessão. De acordo com o IBGE, o PIB encolheu neste período 0,8% em relação ao fim do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre de 2008, o recuo foi de 1,8%. O governo chegara a apostar em baixa de 2,4%, e festejou, por assim dizer, a queda menor. O consumo das famílias e os gastos de governo foram responsáveis pelo desempenho acima do esperado.

● O resultado, comemorado pelo governo como “menos mal”, foi duramente criticado por outros políticos, como o governador José Serra, por exemplo. Para o governador paulista, a recessão existe de fato. Contudo, outros analistas econômicos ainda discutem se é válido esse critério de definir recessão por causa de queda do PIB em dois trimestres seguidos.

● E, pelo fato de a situação não estar tão ruim como se pensava, o Banco Central deve reduzir o ritmo de queda dos juros básicos da economia. A nova taxa, a ser anunciada hoje à noite, sofrerá um corte entre 0,50 e 0,75 ponto percentual nos atuais 10,25% ao ano. Até então, esperava-se redução bem maior, de até um ponto, como forma de acelerar os negócios e tirar a economia do atoleiro. Em qualquer cenário, porém, o Brasil vai experimentar pela primeira vez em 30 anos uma taxa de juros de um dígito, mais próxima dos países desenvolvidos.

● Marinha e Aeronáutica já recolheram 41 corpos de vítimas do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. As buscas continuam. Encarregado de descobrir na França as causas da queda do Airbus, Paul-Louis Arslanian investigou o incêndio e queda do Concorde no Aeroporto Charles de Gaulle, em 1999. Suas conclusões até hoje sofrem contestações. A Air France iniciou a substituição de sensores de velocidade dos A330 e A340.Pelo menos dois, dos três sensores existentes, serão trocados já.

● A proporção de estudantes que repetem de ano no ensino médio chegou a 12,7% em 2007, o dobro de 1998, apontam dados do Ministério da Educação divulgados pelo Unicef. Segundo especialistas, os alunos avaliam que a escola falha ao preparar para o mercado de trabalho e para a faculdade. No ensino fundamental, a repetência passou de 9,7% a 12,1% no período.

● Policiais da tropa de choque da PM entraram em confronto com estudantes da USP. Os alunos atiraram pedras. A PM, bombas de efeito moral e gás pimenta. Professores e funcionários estão em greve.

● A Coca-Cola Guararapes, engarrafadora da Coca-Cola Company, de Atlanta (EUA), quintuplica a produção de refrigerantes na unidade de Petrolina (PE), para 90 milhões de litros por ano, com a implantação de uma linha de garrafas PET. A meta é atender a crescente demanda no sertão de Pernambuco e da Bahia.

● Acusado de atentados a bomba em embaixadas americanas, o tanzaniano Ahmed Ghailani é o primeiro preso de Guantánamo a ser transferido para uma prisão nos EUA. Ele já está em Nova York, onde será julgado num tribunal civil.

● As mulheres eram as mais entusiasmadas no comício de Zaghra Rahnavard, mulher de Mir Mousavi, principal adversário de Mahmoud Ahmadinejad na eleição iraniana da próxima sexta-feira. Ela falou em direitos iguais e em respeito internacional. A briga eleitoral vai ser grandiosa naquele país, sem dúvida alguma.

terça-feira, 9 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 09/06/2009

● Hoje parece estar mais frio do que ontem pela manhã. Informa-se que uma nova frente fria vem chegando à região, já tem chuva prevista para alguns lugares do sul de São Paulo e pode chover aqui em São Manuel amanhã e depois. Na quitna-feira, Dia de Corpus Christi, seria bom que não chovesse, para não estragar todo um trabalho que vem sendo realizado para enfeitar nossas ruas, como acontece anualmente. Tomara que o tempo esteja bom naquele dia!

● O ministro Guido Mantega, da Fazenda, anunciou queda de 4,5% no preço da gasolina e 15% no do diesel nas refinarias. Só parte do preço menor do diesel, porém, será repassada ao consumidor. Como o governo elevou a tributação, a expectativa da Fazenda é que o preço da gasolina não mude nos postos. Para o diesel, mesmo com a carga fiscal maior, espera-se redução média de 9,6%. É o primeiro corte promovido pela Petrobras desde 2003. No Brasil, o mercado é livre: a estatal fixa o preço na refinaria, mas os postos decidem quanto cobram de acordo com o mercado local. Portanto, você é quem decide em qual posto vai abastecer, ok?

● Um grupo de pilotos da Air France ameaçou parar de voar até que a empresa substitua os sensores de velocidade da frota de Airbus. Mensagem enviada pelo avião que caiu indicava problema nos sensores externos. Para os pilotos, a falha pode ter causado o acidente. Aeronáutica e Marinha do Brasil já resgataram 24 corpos de vitimas do voo 447. Cinco navios e 14 aviões mantêm as buscas dia e noite.

● O presidente Lula apelará ao desgastado presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por um acordo com o partido sobre a CPI da Petrobras. Sua instalação está prevista para amanhã, mas o governo aposta no feriadão e nas festas juninas para atrasar um pouco mais a investigação.

● A um custo que pode chegar a R$ 1,16 bi, o Pão de Açúcar, controlado pelos franceses do Grupo Casino e pela família Diniz, comprou ontem a rede de varejo Ponto Frio, que pertencia a Lily Safra, viúva do banqueiro Edmond Safra. Agora, com 1.050 lojas, o Pão de Açúcar, que já é dono da Sendas e do Extra, retoma a liderança do varejo nacional perdida, em 2007, para o Carrefour.

● Outra compra: Casas Bahia anunciou ontem a aquisição da rede Romelsa, com 17 lojas na Bahia. Foi a primeira compra feita pela empresa em nove anos, segundo Michael Klein, seu diretor-executivo. A intenção é continuar nessa trilha, adquirindo outras companhias no Nordeste.

● A forte queda da demanda por aço fez as siderúrgicas tomarem uma decisão drástica: hoje estão desligados seis dos 14 altos-fornos do país. A produção foi reduzida a metade. Enquanto isso, o Brasil tenta barrar a entrada de produtos siderúrgicos, sobretudo os da China. É a crise, que ainda não terminou.

● Omar Bongo, ditador mais antigo e um dos mais ricos do mundo, morreu aos 73 anos, em uma clínica na Espanha, após 42 anos no cargo, no Gabão. No vácuo de poder aberto, o governo cortou o acesso à internet e fechou fronteiras e aeroportos. Traduzindo: morre o ditador, suprime-se a já pouca liberdade do povo...

● A Suprema Corte dos EUA bloqueou a venda de ativos da Chrysler à Fiat temporariamente, atendendo a pedidos de credores da empresa americana que se consideram lesados pelo acordo. Na nota sobre a decisão, a juíza Ruth Ginsburg não explicou os motivos nem disse quanto tempo será necessário para a Justiça resolver o assunto. Segundo Sergio Marchionne, presidente da Fiat, a montadora "nunca" desistirá do negócio.

● Contrariando expectativas, o Hizbollah foi derrotado nas eleições legislativas de anteontem no Líbano. A coalizão 14 de Março, pró-Ocidente, ficou com 71 das 128 cadeiras do Parlamento. Analistas apontam Saad Hariri, filho de Rafik Hariri, morto em 2005, como provável novo premiê.

● Um dia após a confirmação do pior resultado eleitoral do trabalhismo em cem anos, o premiê do Reino Unido, Gordon Brown, neutralizou pressões e obteve respaldo quase unânime do partido para seguir no cargo. No pleito para o Parlamento Europeu, os trabalhistas ficaram em terceiro.

● Dois dos principais responsáveis pela educação no País, o ministro Fernando Haddad e o secretário paulista Paulo Renato Souza, consideram necessário mudar a formação dos professores para melhorar o ensino. Em debate ontem no jornal “Estadão”, porém, eles mostraram visões diferentes sobre como fazer essa mudança. Para Haddad, o poder público deve "assumir mais prerrogativas na formação" e reformar os cursos de Pedagogia e Licenciatura. Já Paulo Renato se mostrou cético sobre essas reformas. Este bloqueiro, permitam-me, acha que se voltarmos a ensinar como se fazia no passado, começando com a Cartilha Caminho Suave (era esse mesmo o nome?), o ensino brasileiro vai melhorar...

● Negociação encerrada: Kaká agora é jogador do Real Madrid. O valor pago pelos espanhóis ao Milan da Itália atinge, em reais, 177 milhões. Haja grana!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 08/06/2009

● Dezessete corpos de passageiros do Airbus A330 da Air France já foram retirados do mar pelas equipes de buscas da Marinha e da Aeronáutica até ontem à noite. Com o avanço dos resultados dos trabalhos, as famílias perderam as últimas esperanças de que existam sobreviventes. A Polícia Federal pediu que os parentes forneçam fotografias para ajudar na identificação dos corpos, e peritos e médicos-legistas foram convocados. Uma força-tarefa está na região dos destroços: 14 aviões, sendo 12 brasileiros, e seis navios, além de mergulhadores.

● O governo permitirá que os fundos de pensão fechados invistam mais recursos em ações, imóveis e até em ativos no exterior, investimentos considerados mais arriscados. Com isso, poderiam obter maior rendimento, já que os juros do País estão em queda, reduzindo os ganhos com títulos públicos.

● Partidos de centro-direita saíram vencedores das eleições continentais para o Parlamento Europeu, iniciadas na última quinta-feira e concluídas ontem. O processo foi marcado por uma abstenção recorde: apenas 43% do total de eleitores (cerca de 375 milhões de pessoas, espalhadas por 27 países) compareceram aos locais de votação.

● A coalizão governista 14 de Março comemorava ontem a vitória nas eleições no Líbano, embora o resultado oficial só deva ser divulgado hoje. Segundo o jornal Nahar, a coalizão obteve 70 das 128 cadeiras. O Hezbollah e o cristão Frente Patriótica não admitiram a derrota.

● O gasoduto Urucu-Manaus, da Petrobras, vai custar quase o dobro do que o previsto no início da obra, em 2006, segundo documento obtido pela "Folha de S. Paulo". O preço subiu de R$ 2,40 bilhões para R$ 4,58 bilhões (valores de março), um aumento de 84%. O gasoduto de 660 km servirá Manaus e sete cidades. O valor final da obra pode ser ainda maior, de acordo com o documento. A Petrobras diz que o preço da obra subiu por usar "tecnologia inédita" no transporte de tubos,que foi feito por via aérea.

● A provável divulgação amanhã da queda de 1,5% ou mais do PIB (Produto Interno Bruto) entre janeiro e março de 2009 deverá confirmar a recessão mais aguda no País em duas décadas. A concentração de perdas em empresas exportadoras e a ação fiscal do governo, contudo, ajudam a amortecer impactos políticos e econômicos da retração.

● O Brasil vive a ameaça de um "apagão postal" com data marcada: 19 de junho. Esse é o prazo dado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região para que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) conclua o processo de licitação de 1.471 agências franqueadas, responsáveis por 30% da receita da estatal.

● Em uma semana curta, com o feriado prolongado de Corpus Christi, a divulgação de números importantes da economia - IGP-DI e IPCA de maio e o PIB do primeiro trimestre - vão marcar a reunião do Copom, na quarta-feira. A expectativa é que haja uma nova queda na taxa Selic.

domingo, 7 de junho de 2009

CRÔNICA DE DOMINGO


Nossa costumeira crônica de domingo, hoje, é um poema que escrevi já faz muitos anos - publicado em meu livro PALAVRAS - e que reflete a festa de Corpus Christi em São Manuel, quando as ruas são enfeitadas brilhantemente, como se pode ver na foto. Aproveito para convidar a todos para virem para cá na quinta-feira, para ver de perto essas verdadeiras obras de arte!

CORPUS CHRISTI
(em São Manuel)

Lá estão eles, mãos e braços,
Cheios de cores, tingidos,
Todo dia, cada dia... sempre,
Trabalham juntos, unidos!

Da doce cana-de-açúcar,
Sobra moído o bagaço
Seco, picado, prensado,
Pra tingir, muito cansaço!

Ali mesmo, o preto e o branco,
Também ficam combinados,
Contrastam com outras cores,
Formam desenhos estudados!

Madrugada fria, quieta,
Artistas do povo, reunidos,
Enfeitam ruas da cidade,
Criam trabalhos coloridos!

Aqui, a figura de Maria,
Ali, a presença de Jesus,
O pão, o vinho, o cálice,
Adiante, a sombra da cruz!

Flores unem-se uma a outra,
Branca, vermelha, amarela...
Losangos, círculos, estrelas,
Ao fim, surge linda passarela!

Dia místico esse de junho,
A cidade recebe Jesus Cristo,
Em cortejo cheio de emoção,
Momento de paz, jamais visto!

Sol se pondo, fim de tarde,
Sai solene, a procissão,
Jesus, feito hóstia santa,
Abraça e abençoa a multidão!

Na Praça da Matriz, repleta,
Um silêncio comovido, fiel,
Mostra o respeito de um povo,
Da gente de São Manuel!

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 07/06/2009

● A Aeronáutica confirmou ontem a localização e o resgate de destroços e corpos de dois homens, vítimas do acidente do Airbus A330 da Air France,que fazia o voo 447, entre Rio e Paris. Na mesma área, foram encontradas uma mochila com laptop e uma valise com um bilhete da Air France. Em Paris, o Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA) confirmou que os três tubos de pitot – os sensores que medem a velocidade do avião e orientam os demais sistemas eletrônicos – podem estar entre as origens do acidente.

● A Caixa Econômica Federal anunciou que os juros estarão mais em conta a partir de segunda-feira. As taxas para compra da casa própria vão ficar entre 8,2% e 11,5% ao ano, mais TR. Segundo especialistas, um dos motivos que levou o crédito a ficar mais barato foi a redução da taxa Selic.

● O consumo dos brasileiros deve crescer quase R$ 100 bilhões neste ano. O dinheiro virá da ampliação do crédito resultante da queda dos juros e do aumento global da renda. A oferta de empréstimos para pessoas físicas deve avançar R$ 54,5 bilhões, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças. O aquecimento do mercado interno vai ajudar a economia a deixar para trás o cenário de recessão técnica criado por dois trimestres consecutivos de queda do PIB.

● De acordo com a rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai conversar com a base aliada no Congresso para barrar a aprovação da Emenda Constitucional do terceiro mandato. Lula afirmou, ainda, que o melhor para o país é a alternância no governo.

● A União vai adotar como modelo de exploração de petróleo no pré-sal a partilha flexível, segundo o comitê interministerial que elabora a nova legislação. Sai vencedora da licitação a empresa que entregar ao Estado, em dinheiro, o equivalente à maior quantidade do produto.

● Estudo feito pelo governo concluiu que o mercado brasileiro de cartões de crédito é extremamente concentrado, impede a entrada de novos participantes e precisa passar por uma profunda reformulação para beneficiar a economia como um todo. Segundo o documento, a rentabilidade da VisaNet e da Redecard, empresas que dominam o setor, está há muito tempo bem acima da verificada em atividades com riscos semelhantes. Com base no estudo, o governo poderá investigar a eventual formação de cartel pelas administradoras e mudar as regras do mercado.

● A união entre a Sadia e a Perdigão pode eliminar 10 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, aponta mapeamento que será divulgado nesta semana pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria de Alimentos. Motivo: o fechamento de pequenas fábricas ligadas às duas gigantes, bem como sinergias no sistema de distribuição e gestão. Nesta semana, trabalhadores dos estados que concentram essas atividades vão se juntar em Curitiba para protestar contra a fusão.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS BRASILEIRAS

VEJA

* Especial – A tragédia do AF 447 – Voo cego
* Por que falhou a novíssima tecnologia de bordo que deveria ter salvado o A330 da Air France pego por tempestades no meio do Atlântico?
* O futuro da aviação depende da resposta a essa pergunta
* GM estatal
* O ícone do capitalismo depois da queda
* Um novo tipo de empresário – Depois de perderem bons empregos na crise, executivos fundam seu próprio negócio e mudam o perfil do empreendedorismo no Brasil.

ÉPOCA

* Edição especial – Voo Air France 447
* Uma sombra no oceano – O mistério que cerca a queda de um avião – e seu efeito sobre todos nós.
* Está indo tudo para a conta da Dilma – A estratégia de Lula de usar sua popularidade para impulsionar a candidatura da ministra começa a dar resultados.
* Falta o principal – Cuba já pode voltar à OEA, mas ainda não se sabe quando acabam a ditadura e o embargo econômico.

ISTOÉ

* Tudo dava plena segurança ao voo 447. O Airbus 330 era novo. O piloto, um dos mais experientes da Air France. Na rota, jamais havia ocorrido um acidente de jato sobre o oceano. Em altitude e velocidade de cruzeiro, deveria ser o momento mais tranqüilo da viagem Rio-Paris. Até que, às 23h do domingo 31 de maio, o AF 447 se viu diante de uma turbulência. O fato aparentemente banal derrubou todos os paradigmas.
* Um ministro doido demais – Como uma metralhadora giratória, Carlos Minc ataca para todos os lados, coleciona inimigos até no Ministério, leva pito presidencial e constrange o governo. O que ele ainda está fazendo no cargo?
* A Copa além dos estádios – Cidades escolhidas para sede do Mundial de 2014 investem pesado em infraestrutura para redesenhar o cenário urbano.