sábado, 20 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 20/06/2009

● O deputado estadual João Mellão Neto recebeu, ontem à noite, em cerimônia solene na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão São-manuelense. Foi uma oficialização, porque ele já é são-manuelense pelos laços familiares que teve e tem em nossa terra e também por ser casado com uma são-manuelense, com quem tem três filhos. João Mellão Neto, que deu uma ajuda grande ao nosso hospital, é um estudioso em várias áreas, foi ministro do Trabalho, deputado federal, e atualmente atua como deputado estadual e editorialista do "Estadão". A homenagem foi muito prestigiada, inclusive por autoridades, como o prefeito Baroni e o deputado federal Miltinho Monti, entre outros. Parabéns ao João Mellão Neto, com quem este blogueiro atuou, ainda que por pouco tempo, quando ele lançou aqui na cidade o jornal “Diálogo com a Notícia”, ao lado de outro amigo meu, Emílio Carlos da Mota Macedo.

● O sábado amanheceu ensolaradíssimo, prometendo um dia bonito aqui em São Manuel. Um pouco de frio se faz sentir, mas os são-manuelenses já estão habituados. Pena que seja dia 20, e o salário de muitos já acabou... Aliás, muitos comerciantes reclamando nesta semana do baixo movimento, sobretudo nos restaurantes e pizzarias. Dizem que os barraqueiros que se instalaram aqui no Corpus Christi levaram toda a grana do pessoal...

● Ela nasceu na cidade de Barra Bonita, mas está em São Manuel desde 1979 – há 30 anos portanto – e já se sente também uma são-manuelense. Agora, está assumindo uma das funções mais importantes de sua vida: ser presidente do Lions Clube de São Manuel. A bióloga Inês Maria Morsoleto foi eleita para o cargo com o apoio de todos os CLs, e inaugura, por assim dizer, uma nova fase do clube, sendo a primeira mulher a ocupar o honroso cargo. Sua posse acontecerá no próximo sábado, dia 27 de junho, no mesmo dia em que o Lions de São Manuel comemora 44 anos do recebimento de sua carta constitutiva.

● Ao discursar em Alta Floresta, Mato Grosso, no lançamento de um programa de regularização de propriedades rurais na Amazônia, o presidente Lula afirmou que não se pode chamar de bandidos os produtores rurais que no passado desmataram a região. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas pelos primeiros desbravadores da Amazônia, que enfrentaram doenças como a malária: “Ninguém pode ficar dizendo que alguém é bandido porque desmatou”, disse. Na verdade, o que o presidente salientou é o fato de que, naqueles tempos, não existia toda essa consciência de preservação do meio ambiente que existe hoje.

● O presidente do Senado, José Sarney, anunciou ontem a criação de uma comissão que terá só sete dias para descobrir os responsáveis pelos atos administrativos secretos. Apesar da medida, Sarney disse que esses atos não foram secretos, apenas teriam descumprido uma “formalidade essencial”. Cresce na Casa a pressão pelo afastamento do diretor-geral, Alexandre Gazineo, que assinou a maioria dos atos.

● Neste ano, o número de pessoas que passam fome no mundo deve superar pela primeira vez a marca de 1 bilhão (quase uma em cada seis pessoas). Estima-se que 100 milhões de pessoas ingressem na zona da fome em 2009. Segundo a FAO (organismo da ONU para agricultura e a alimentação), esse é um resultado da crise global, que aumentou o desemprego e reduziu o poder de compra da população, especialmente dos mais pobres.

● O governo manterá pelo menos até outubro a redução das alíquotas de IPI para produtos da linha branca – geladeiras (de 15% para 5%), fogões (de 5% para zero), máquinas de lavar (de 20% para 10%) e tanquinhos (de 10% para zero). O anúncio formal será feito na segunda semana de julho, quando vence o prazo atual. O presidente Lula também orientou a equipe econômica a prorrogar o incentivo fiscal para a construção civil. Mas a redução do IPI para automóveis, que o presidente também queria prorrogar, parece que vai terminar mesmo agora no fim deste mês.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 19/06/2009

● O Senado aprovou projeto que aumenta o número de vereadores nos municípios brasileiros. A matéria agora vai voltar para a Câmara dos Deputados, para nova apreciação e votação. Aqui em São Manuel, pelas contas que foram feitas há algum tempo, o número de edis pode passar de 9 para 13. Vamos aguardar.

● Continua repercutindo a decisão do STF de anular a exigência de diploma específico para jornalista. A “Folha de S. Paulo” tem na edição de hoje um editorial sobre o tema: “Um jornalismo melhor”, que elogia fim da exigência de diploma. Mas tem muita gente esperneando, contrários a essa extinção. Sindicatos de jornalistas de todo o País vão reunir-se para discutir o assunto. O deputado Miro Teixeira disse que vai apresentar um projeto regulamentando a profissão de jornalista. Essa “briga” ainda vai longe, muito longe...

● Em maio, o número de cheques devolvidos por falta de fundos foi o maior em 18 anos no país: 25,2 em cada mil cheques emitidos, o nível mais alto desde 1991, segundo o Serasa. Como outras modalidades de crédito sofreram restrições, o comércio intensificou o uso de pré-datados para financiar os consumidores. Mas o aumento do desemprego, motivado pela crise econômica, levou à queda na renda das famílias e, consequentemente, ao aumento da inadimplência.

● A lei que obriga motoristas de caminhão a descansar pelo menos meia hora depois de quatro horas ao volante, tem a intenção de diminuir o número de acidentes nas estradas. Mas a própria Agência Nacional de Transportes Terrestres admite que vai ser complicado fiscalizar. Essa pode ser mais uma lei que não vai pegar.

● O primeiro aniversário da Lei Seca, comemorado hoje, traz uma novidade de presente para os cariocas: as blitzes com bafômetros passarão a ter o dobro de fiscais. A partir de agora, 240 pessoas vão estar envolvidas nas operações, para que as equipes não sofram desfalques. Desde que a lei entrou em vigor, 888 motoristas foram flagrados alcoolizados na Região Metropolitana do Rio.

● Relator da emenda do 3º mandato, José Genoino (PT) fez parecer contrário à proposta por entender que ela fere o princípio da alternância e muda regras no meio do jogo. Correm boatos de que o vice dos sonhos de Lula, para a chapa com Dilma, é Michel Temer (PMDB).

● Por 9 votos a 1, o Supremo rejeitou denúncia contra o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP). Ele era acusado de envolvimento em fraude na licitação para a coleta de lixo quando foi prefeito de Ribeirão Preto (SP). O STF ainda analisará outra denúncia contra o ex-ministro da Fazenda, relativa à quebra do sigilo do caseiro Francenildo Costa.

● Os brasileiros estão fazendo mais sexo casual e usando menos preservativo, revela o Ministério da Saúde. De 2004 a 2008, passou de 4% a 9,3% o percentual dos que tiveram mais de cinco parceiros eventuais num ano. O uso da camisinha caiu de 58,4% para 49,5%. Essa não é uma boa notícia, sem dúvida.

● O presidente Lula voltou a defender uma Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma política. Coincidência ou não, será protocolado na Câmara, na terça-feira, um projeto de Constituinte para 2011.

● A Nasa lançou ontem, com sucesso, as sondas que vão procurar água na Lua, no primeiro estágio para a construção de uma colônia por lá.

● O Brasil ampliou em 56% o número de artigos em publicações científicas de alto padrão, entre 2007 e 2008, e passou da 15ª para a 13ª posição no ranking das nações com maior volume de produção acadêmica. Hoje, o País responde por 2,12% da produção internacional. Rússia e Holanda, tradicionalmente com muito mais presença na área, ficaram para trás.

● O Conselho dos Guardiães, mais alta instância legislativa do Irã, convidou ontem o líder opositor Mir Houssein Mousavi e outros dois candidatos derrotados na eleição presidencial a apresentarem suas queixas. O aceno ocorre após a maior onda de protestos em 30 anos, deflagrada por suspeitas de fraude na reeleição de Mahmound Ahmadinejad. Mousavi liderou ontem marcha pelos sete mortos nas manifestações.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 18/06/2009

● Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal derrubou a exigência de diploma específico para o exercício da profissão de jornalista. Também não é preciso ter registro no Ministério do Trabalho como ocorre atualmente. Para a maioria dos ministros, o diploma obrigatório é inconstitucional. Para muitos, foi um progresso. Mas muitos outros acham que foi prejudicial. Obviamente, os veículos de imprensa saberão se acercar de critérios para contratar jornalistas, e isso evitará maiores problemas.

● Com apoio dos governistas, comissão da Câmara aprovou a legalização dos bingos, que poderiam também operar caça-níqueis. Eles estão proibidos há 5 anos por MP.

● Na maior reforma desde a Grande Depressão dos anos 30, Obama anunciou um pacote para aumentar a regulação do mercado. O Fed terá mais poder de supervisão, será criada agência de proteção ao consumidor e os EUA vão controlar, com outros países, os paraísos fiscais.

● O presidente Lula, no Casaquistão, saiu em defesa do presidente do Senado, José Sarney, dizendo ter dúvidas sobre a veracidade da ação do político na edição de atos secretos. Segundo Lula, Sarney tem histórico e não pode ser tratado como “pessoa comum". Em Brasília, parlamentares cobraram Sarney por mudanças imediatas no Senado. Comissão de sindicância encontrou 650 atos secretos.

●Um dia depois de o prefeito Gilberto Kassab divulgar na Internet os vencimentos dos servidores municipais, a Justiça concedeu liminar ordenando a imediata retirada da lista do site. A prefeitura já entrou com recurso. A iniciativa de Kassab foi criticada até por vereadores aliados. Na Câmara, começou a tramitar o projeto que abre dados de contratos e gastos, mas mantém o sigilo dos salários.

● A Anvisa votará resolução para restringir a venda de remédios sem prescrição médica. Com a medida, os medicamentos deixariam as gôndolas e passariam para o balcão do farmacêutico - mas a receita continuaria sendo desnecessária.

● Estudo encomendado pelo MEC com alunos em 501 escolas públicas do País mostra que quase 100% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80% querem distância de deficientes, homossexuais, pobres, negros e favelados. A pesquisa aferiu as agressões dentro da escola. Os negros são as maiores vítimas (19%). O problema afeta o desempenho dos alunos.

● Alguns bancos podem quebrar se o Supremo Tribunal Federal der ganho de causa a poupadores que brigam na Justiça contra perdas causadas pelos planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2. É o que diz documento entregue pelo Banco Central ao STF para alertar sobre os riscos ao sistema financeiro. O relatório afirma que as perdas somariam R$ 105,9 bilhões, 65% do patrimônio líquido dessas instituições. Uma perguntinha: os bancos não ganharam esse dinheiro quando deixaram de pagar os poupadores?

● O balanço do primeiro ano de vigência da Lei Seca confirma sua eficácia: protegeu vidas e dinheiro público gasto com acidentes de trânsito, entre despesas hospitalares, remoções e reparações de veículos, seguro e gastos judiciais e previdenciários. Órgãos públicos e privados do país gastam, anualmente, cerca de R$ 30 bilhões com essas despesas.

● O espaço para cortes nas taxas de juros com o objetivo de estimular a economia do País neste momento de crise global praticamente acabou, na avaliação de pessoas do governo. Os cortes anunciados pelo Banco Central desde janeiro já chegam a 4,5 pontos percentuais.

● O namoro entre a indústria têxtil e o setor de microeletrônica já deu os primeiros frutos: as roupas "inteligentes". No próximo outono europeu, por exemplo, a grife italiana Zegna pretende vender uma jaqueta, criada pela alemã Interactive Wear, na qual é possível recarregar, com energia solar, o celular ou o tocador de música MP3. O aperto de um pequeno botão no colarinho permite o aquecimento da vestimenta. Coisas da modernidade...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

VELHOS TEMPOS


A Rádio Clube de São Manuel vai completar 70 anos de existência no próximo dia 30 de julho. Desses 70 anos, ao menos 45 deles eu vivi atrelado à Rádio Clube, mesmo em épocas em que fiquei fora de São Manuel, morando e trabalhando em outras cidades. No final da década de 70 tínhamos um time muito bom na Clube. Nesta foto o leitor poderá ver, sentado à mesa, à frente do microfone, o entrevistado, governador Laudo Natel, são-manuelense, e atrás dele, da esquerda para a direita, Emílio Surita, esse mesmo que criou o programa "Pânico" na Rádio Jovem Pan e o levou para a televisão (ele era nosso operador de som), este blogueiro, Celso Godinho Jr. (repórter esportivo), Beto Salles (locutor e narrador esportivo, ainda hoje militando em outra emissora de São Manuel) e o então locutor Pedreira, que, ao que me consta, reside hoje em Pederneiras. Velhos e saudosos tempos! Todos tínhamos mais de 30 anos a menos...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 17/06/2009

● A arrecadação de impostos e contribuições federais caiu em maio, ficando em R$ 49,8 bilhões. O recuo, pelo sétimo mês consecutivo, foi de 6,06% na comparação com maio do ano passado. Segundo a Receita Federal, no acumulado do ano, a queda já chega a 6,92%, descontada a inflação. Os efeitos da crise sobre a atividade econômica foram os grandes responsáveis pela queda na receita.

● De acordo com a rádio Jovem Pan, em pronunciamento no Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), fez um balanço sobre as medidas a serem tomadas para limpar a imagem da Casa. Durante o discurso, José Sarney exaltou os seus 60 anos de vida pública e defendeu a índole de suas ações. Segundo ele, a crise é do Senado Federal e não dele.

● O Irã anunciou ontem que vai recontar os votos de áreas suspeitas de irregularidades, mas descartou anular o pleito que reelegeu o presidente linha-dura Mahmoud Ahmadinejad. O governo proibiu jornalistas estrangeiros de cobrir as manifestações, que ontem levaram tanto partidários de Ahmadinejad quanto opositores às ruas de Teerã. Repórteres foram ameaçados de prisão e advertidos a deixar o país.

● Para pressionar o Congresso a aprovar metas de redução de gases-estufa, a Casa Branca divulgou ontem um relatório mais pessimista que o da ONU: nele, Nova York pode ser invadida pelas águas.

● Ovo cru faz mal. Por determinação da Vigilância Sanitária, os produtores terão de advertir em embalagens de ovos: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde".

● Captação nos 7 primeiros dias úteis de junho, de R$ 2 bi, já supera a de maio inteiro; fundos perdem quase R$ 4 bilhões. Menos de um mês após o governo propor novas regras na poupança para impedir a migração de recursos dos fundos, os depósitos triplicaram, informa a “Folha de S. Paulo”.

● Nos primeiros sete dias úteis de junho, foram R$ 2,018 bilhões, já descontados os saques. A média diária registrada no início deste mês foi de R$ 288,4 milhões. O volume de junho supera toda a captação líquida em maio, que já havia sido o melhor mês do ano para a poupança. No mês passado, os depósitos somaram R$ 1,881 bilhão, ou R$ 94 milhões diários.

● O professor brasileiro é o que mais perde tempo com tarefas administrativas ou tentando manter a ordem em sala de aula, diz estudo sobre as condições de trabalho de professores de 5ª a 8ª série em 23 países. Os brasileiros ainda lidam com turmas maiores e têm menos experiência do que a média de outros países, afirma o relatório.

● A companhia francesa Axa, seguradora da Air France e da Airbus, começou a pagar às famílias de vítimas do voo 447 que caiu com 228 pessoas sobre o Atlântico - um adiantamento das indenizações a que terão direito, no valor de 17.600 euros (cerca de R$ 47 mil), com base em legislação internacional que determina auxílio nas primeiras despesas dos familiares das vítimas. O valor das indenizações ainda não foi calculado. Segundo o jornal Le Monde, o total ficará entre US$ 330 milhões e US$ 750 milhões, o que pode tornar o acidente do voo Rio-Paris o mais caro da história da aviação, à frente da queda de um avião da American Airlines, em 2001, que custou US$ 708 milhões.

MUNICÍPIO DE SÃO MANUEL COMPLETA 139 ANOS HOJE

● Hoje é feriado municipal aqui em São Manuel. O município está comemorando seu 139º aniversário de fundação e há uma programação feita pela municipalidade para marcar a efeméride. Ainda que a data oficial da criação do município seja em 17 de junho de 1870, dia do padroeiro São Manuel, já na metade do século XVIII - 1759 - os jesuítas estiveram estabelecidos nas margens do rio Tietê, próximo à confluência do rio Piracicaba, onde praticavam mineração efetiva de diamantes e outras preciosidades naturais, supondo-se tenham desviado o curso dos rios em diferentes pontos para essa exploração cujos sinais eram evidentes. Mas, devido ao impaludismo que periodicamente os atingia, transferiram-se para um casarão que construíram no campo, à distância de duas léguas dali, o qual foi conhecido pelo nome de “Sobrado” (o local ainda hoje é conhecido como Fazenda Sobrado), cujas ruínas foram perceptíveis por muitos anos.

● Através de uma escritura pública de 19 de abril de 1870, lavrada no Tabelião Antonio Cezar, de Botucatu, o alferes Manuel Gomes de Faria e Dona Delfina Carolina Gomes, Antonio Joaquim Mendes e Dona Senhorinha Rosa da Conceição, fizeram a doação dos primeiros 13 alqueires de terra no local denominado Água Clara, para o patrimônio da Capela de São Manuel. Associando-se a Manuel Gomes de Faria e a Antonio Joaquim Mendes, Manuel Vieira Paraíso doou mais uma área adjacente ao patrimônio e pela coincidência do primeiro ser possuidor das terras da Água Clara do Paraíso, e este último chamar-se também Manuel, resolveram dar ao local a denominação de São Manuel do Paraíso.

● O jornal O DEBATE que está circulando, com data de ontem, fez uma edição especial de aniversário. Além do noticiário normal nos seus dois primeiros cadernos, também editou um terceiro caderno, com mensagens de empresários e leitores à cidade, parabenizando a população pelo aniversário. Uma série de fotos antigas, cujos originais estão arquivados no Museu Histórico e Geográfico “Padre Manoel da Nóbrega”, com descrições do que representam, serve para que os são-manuelenses mais antigos recordem o passado, e para que os mais novos conheçam coisas de nossa história.

Parabéns São Manuel! Parabéns são-manuelenses!

terça-feira, 16 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 16/06/2009

● Embora não admitam abertamente, chefes de Estado e de governo de Brasil, Rússia, Índia e China, os “Brics", realizam hoje na Rússia a primeira cúpula de grandes emergentes com o objetivo de fortalecer a posição e servir de contrapeso à reunião dos sete países mais ricos do mundo (G7) prevista para julho. Reunidos pela primeira vez desde 2001, quando foram assim designados, os Brics querem ter peso político e econômico a ponto de substituir o dólar por suas próprias moedas nas relações comerciais.

● Lula na ONU defende igualdade. Em discurso no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, o presidente Lula afirmou que não há direitos humanos sem direitos econômicos e sociais. Na OIT, criticou a transformação de imigrantes em bodes expiatórios da crise. Ainda na Suíça, Lula fez uma defesa apaixonada da candidatura do Rio a sede das Olimpíadas de 2016.

● O Tribunal de Contas da União já abriu processo para investigar as decisões administrativas irregulares no Senado. Até o fim da semana, o TCU deve requisitar todos os atos secretos que autorizaram o pagamento de horas extras, concessão de benefícios, contratações e demissões de parentes de senadores e de funcionários.

● A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da chamada linha branca - como geladeiras e máquinas de lavar - fez as vendas subirem 20% em relação a maio de 2008. Em algumas redes, o crescimento chegou a 52%. Com isso, já faltam produtos no varejo.Produtos mais baratos, o povo compra mesmo!

● Após recuo na refinaria, preço do diesel cai só 0,14% no posto. Pesquisa da Agência Nacional do Petróleo mostrou que o custo do diesel ao consumidor final não refletiu ainda a queda de 15% nas refinarias. É um absurdo! Quando há uma alta, ela se reflete imediatamente...

● O Brasil poderá entrar com ação na OMC contra a Argentina, devido a restrições às importações brasileiras. Por imposição do governo, a empresa argentina disposta a importar precisa exportar o mesmo valor, em dólares.

● A pouco mais de um ano da eleição, o Planalto está oferecendo aos jornais brasileiros uma coluna semanal gratuita, assinada pelo presidente Lula, com respostas a perguntas enviadas por leitores.

● Dados apresentados pela reitoria da USP apontam que a universidade ficaria sem recursos para manutenção e investimento caso seja concedido o reajuste salarial de 16% pedido pelos sindicatos. Segundo a reitoria, 92,4% do orçamento passaria a ser destinado apenas à folha de pagamento. A reitoria concedeu 6% de aumento e diz que o comprometimento com salários chegou a 87,2%. Os dados são contestados pelos sindicatos.

● Cinco dias depois da audiência do governador José Serra (PSDB) com o presidente Lula (PT), o governo federal autorizou que São Paulo amplie seu teto de endividamento em mais R$ 1,4 bilhão, para R$ 1l,6 bilhões. Os recursos serão gastos em 2010, ano eleitoral. Para Serra, não existe "discriminação" do Planalto.

● Os protestos contra o resultado da eleição no Irã recrudesceram ontem. Cerca de 100 mil opositores manifestaram-se contra a suposta fraude que deu a vitória ao presidente Mahmoud Ahmadinejad. As manifestações parecem as mais significativas desde a Revolução Islâmica, em 1979. Milícias dispararam contra oposicionistas, matando um e ferindo vários. Sob pressão, o aiatolá Ali Khamenei disse ter mandado investigar a votação.

● A Anvisa vai incluir os antibióticos entre os remédios de uso controlado, para combater seu consumo indiscriminado e os riscos associados, como resistência das bactérias. Hoje, os antibióticos só podem ser vendidos com receita, mas na prática isso não ocorre. Provavelmente eles vão trazer a tarja preta na embalagem.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Procissão de Corpus Christi

Procissão de Corpus Christi

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 15/06/2009

● Ontem São Manuel esteve em festas. Apesar de a procissão de Corpus Christi, com os enfeites das ruas e tudo o mais, ter sido transferida de quinta-feira para domingo, por causa das chuvas, um grande público foi às ruas da cidade para ver de perto os desenhos feitos pelas esforçadas equipes. Foi muito bom! – OBSERVAÇÃO: ainda não consegui postar foto do evento, mas quero fazer isso ainda hoje...

● De olho nas obras da Copa do Mundo, no programa "Minha Casa, Minha Vida" e num ambicioso plano de investimento das estatais, o setor da construção civil faz planos para retomar o ciclo de crescimento, interrompido pelo impacto da crise mundial no segundo semestre de 2008. No programa habitacional, a expectativa é aprovar a construção de 600 mil unidades até julho do ano que vem, num total de R$ 45 bilhões.

● O procurador junto ao TCU Marinus Marsico pediu o cancelamento dos mais de 500 atos administrativos secretos do Senado que garantiram nomeações, criação de cargos e pagamento de gratificações nos últimos dez anos. Marsico quer ainda a devolução dos recursos recebidos por funcionários contratados irregularmente. O procurador criticou a tentativa de legalizar as decisões.

● Os bolsistas do ProUni tiveram desempenho igual ou superior ao de seus colegas no Enade (exame do Ministério da Educação que substitui o Provão), aponta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. A comparação dos formandos de 2007 foi feita entre os alunos pagantes e os beneficiados pelo programa do MEC - que dá bolsas em faculdades e universidades privadas para estudantes com renda familiar per capita inferior a três mínimos.

● Com violência e protestos nas ruas de Teerã e centenas de manifestantes detidos, o candidato derrotado à Presidência do Irã, o reformista Mir Hossein Mousavi, pediu anulação do pleito de sexta-feira. O presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito com 62,7% dos votos, percentual considerado irreal pelos opositores, vários deles presos. O paradeiro de Mousavi é desconhecido. Ahmadinejad comparou os protestos à derrota de um time de futebol.

● Em discurso, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse pela primeira vez que aceita a criação de um Estado palestino, mas exigiu que ele seja desmilitarizado, sem soberania ou controle de fronteiras e espaço aéreo. Líderes do Hamas e da Autoridade Palestina criticaram Netanyahu e rejeitaram suas condições. Vai ser difícil acabar com a briga dessa gente...

● Estudo do Ipea afirma que quase 2 milhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa deixaram de ser emitidos pela indústria brasileira entre novembro e abril. A maior contribuição veio da indústria de ferro e aço, um dos setores que mais sentiram o baque da crise financeira.

● Brigas, confusões, empurra-empurra, desmaios e dezenas de furtos marcaram ontem a 13ª edição da Parada do orgulho LGBT, na Avenida Paulista. A confusão levou o comandante da operação da PM na Parada, coronel Marcos Chaves, a questionar a viabilidade do evento na avenida. O excesso de consumo de álcool, especialmente por jovens, foi a principal causa das ocorrências nos ambulatórios.

domingo, 14 de junho de 2009

Fotos de Corpus Christi em São Manuel

Daqui a pocuco, alguma fotografias dos desenhos de Corpus Christi em São Manuel.

CRÔNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo e boa semana!
Aqui está a costumeira crônica de domingo. Foi publicada recentemente pelo jornal O PRATIANO. Boa leitura!
Gildo Sanches

É UMA BRASA, MORA...
Foi em outubro de 1965. Eu viajei para Goiânia, triste e desenxabido, para assumir um cargo de subchefe de serviço na agência do Banco Brasul de São Paulo daquela capital. Era uma segunda-feira e só Deus sabe como é que eu, com meus 22 anos de idade, totalmente inexperiente, estava me sentindo, deixando os pais, irmã, namorada e os amigos de todas as horas. Mas, respirei fundo e fui, despedindo-me na hora do embarque do saudoso amigo Aparecido Achiles Sartorelli, gráfico de profissão e locutor da PRI-6 nas horas vagas, ou seja, das 6 às 8 horas da manhã, que deixou um LP rodando no prato e foi para o ponto de ônibus – na época não existia Estação Rodoviária – para dizer adeus ao amigo que partia para longe.
Em São Paulo fui para o Aeroporto de Congonhas. Mais temeroso do que quando partira de São Manuel, tomei um avião – o meu primeiro... – um Viscount da VASP de saudosa memória. Duas horas depois estava em Goiânia, uma cidade grande demais para mim, que mal e mal conhecia os limites de São Manuel.
Lá, morei num apartamento pequeno, alugado pelo banco, juntamente com outros dois colegas. Eles já estavam na cidade havia tempo e tinham seus compromissos, de modo que me sobrava encontrar, sozinho, alguma coisa para fazer depois do trabalho, além de escrever as cartas para a família. Morava no centro da cidade e os cinemas eram próximos.
Numa noite, acho que num sábado, fui assistir a um filme e, ao sair da sala de exibição, percebi que o Estádio Olímpico, que ficava próximo, estava iluminado, com os refletores acesos. Eu acompanhava o Campeonato Goiano, naquele tempo totalmente desconhecido do resto do Brasil, torcia para o Vila Nova, e sabia que não havia nenhuma programação esportiva para aquela noite.
Resolvi ir até lá. Já era tarde, quase 11 horas da noite, e os portões estavam abertos. Tinha pouca gente nas arquibancadas, aguardando o início de um show, num palco que estava instalado no centro do gramado. Avancei e me coloquei bem ao lado do tal palco, e assisti ao show. Era de Roberto Carlos.
Foi a única vez que vi o cantor, ao vivo. Mas as suas canções as tenho quase todas, e não perco seus espetáculos anuais pela TV Globo. Sei de pessoas que não gostam da voz dele, mas admiram os versos de suas letras e o som de suas melodias.
O menino nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, filho de um relojoeiro e de uma costureira, educado no Colégio de Freiras Cristo Rei, começou a aprender piano no conservatório da cidade em 1948. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em 1950, onde conheceu Erasmo Carlos, Tim Maia e Jorge Ben (hoje Jorge Benjor). Foi aí que sua história de sucesso começou.
Em 1958, formou com Erasmo Carlos, Edson Trindade e Arlênio Gomes o conjunto The Snakes. A carreira solo foi iniciada no mesmo ano como "crooner" da boate do Hotel Plaza, em Copacabana, cantando samba-canção e bossa nova. Carlos Imperial e Chacrinha foram decisivos para o impulso inicial de sua carreira, que está completando 50 anos. E ele é, sem favor algum, o “rei” Roberto Carlos, “uma brasa, mora”...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 14/06/2009

● Muita gente passou a noite em claro aqui em São Manuel. Integravam equipes que estão enfeitando as ruas da cidade, mantendo uma tradição que já tem 61 anos. A meteorologia está prevendo tempo bom para este domingo e isso é um ponto a favor dos artistas amadores. O frio que está se fazendo sentir atrapalha um pouco, mas não tira o ânimo de ninguém. Você que reside aqui na região ainda pode pegar a estrada e vir a São Manuel para ver os trabalhos feitos nas ruas, entre tapetes e passadeiras. Seja bem-vindo!

● Esta está na revista “IstoÉ” desta semana: “Antes de assumir a Presidência da República, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não tinha muita intimidade com as novas tecnologias. O tempo passou, Lula está há quase sete anos no poder e acabou por aderir de vez ao mundo high tech. A partir de julho, ele poderá mandar mensagens pela internet, gravar vídeos no YouTube e até participar de chats. Todas essas ferramentas estarão disponíveis no blog do Planalto, nome provisório do site da Presidência, cujo pré-lançamento está marcado para a quinta-feira 24 em Porto Alegre, durante o Fórum Internacional do Software Livre”.

● A revista informa ainda que “o objetivo do governo ao criar o novo canal institucional é aproximar ainda mais Lula da população e ampliar a comunicação institucional. A linguagem utilizada no novo site será a mais simples e direta possível, recorrendo a mensagens curtas, vídeos e até infográficos. Atualmente, no site do Planalto, apenas o áudio dos discursos de Lula é disponibilizado. "A internet é o extravasamento da liberalidade do ser humano", definiu o presidente, em recente conversa com representantes de portais”.

● O XII Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano que vem trará uma grande novidade. Perguntará se algum membro da família está morando fora do País. Com os números, será possível ter uma ideia mais real do fenômeno da emigração, em boa parte por via clandestina. O Itamaraty estima em três milhões o número de brasileiros vivendo atualmente no Exterior, a maioria nos EUA.

● Quatro novos casos da gripe suína foram confirmados no Brasil. O número de pessoas com a doença subiu para 58, em oito estados e no Distrito Federal. O maior número de doentes está em São Paulo: 23 casos confirmados. Outras 73 três pessoas são suspeitas de terem contraído o vírus da nova gripe.

● Em agosto, o Brasil começará a usar um novo tipo de monitoramento de voos, por satélite, que permitirá a localização de aviões, mesmo em áreas onde não há radares, como em parte da rota Rio-Paris sobre o Atlântico, onde caiu o A330 de Air France. Por causa das tempestades, especialistas defendem mudanças nas rotas.

● O anúncio da reeleição presidencial do ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, com 62,7% dos votos, deflagrou protestos no Irã. Manifestantes ficaram feridos e vários foram presos. O reformista moderado Mir Houssein Mousavi, que teve 33,7% dos votos, pediu a anulação das eleições. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu aos derrotados que evitem provocações e apoiem o vencedor.

AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA
□□□ A tragédia do AF 447 – Os mortos falam – O que já dizem os corpos – As primeiras vítimas resgatadas do mar têm agora uma última e nobre missão: fornecer, através do exame de seus corpos por especialistas, informações preciosas sobre o que causou a tragédia. Como os doadores de órgãos, elas sobreviverão nas vidas que vão ajudar a salvar.
□□□ A incrível história do Boeing que passou pelo mesmo drama mas escapou□□□ Pitot: por que uma peça de 20 centímetros pode até derrubar um avião de 230 toneladas□□□ Entrevista – Rudolph Giuliani – A vitória é estar vivo – O prefeito que derrotou o crime em Nova York e disputou a candidatura republicana à Presidência conta como a luta contra o câncer mudou sua forma de encarar a vida.

ÉPOCA
□□□ Deus é pop – Uma pesquisa inédita revela que 95% dos jovens brasileiros se dizem religiosos – e eles estão em busca de novas formas de expressar sua fé.
□□□ Meio Ambiente – Marina Silva critica Lula e Dilma: “Estamos num retrocesso”
□□□ Homem que incendiou a USP – Quem é Claudionor Brandão, o sindicalista de ideias radicais que está no centro de um confronto na maior universidade do Brasil.
□□□ Uma festa para a recessão – O anúncio oficial de que a economia encolheu pouco foi comemorado como o fim da crise. Faz sentido?

ISTOÉ
□□□ Como lidar com as crises de idade – Da adolescência à maturidade, os novos desafios que se colocam nas fases de mudança da vida□□□ Política – Os saraus de Marta – Sem mandato, sem cargo e de olho na eleição de 2010, ex-prefeita tenta criar fatos políticos promovendo eventos. (págs. 36 a 38).□□□ Entrevista – Gilmar Mendes – “Sou alvo de um movimento organizado” – Presidente do STF diz que está no meio de um tiroteio ideológico por contrariar interesses. □□□ Colapso no Mercosul – O Brasil cede ao protecionismo da Argentina e comércio com vizinho cai 36,2% em 2009. (págs. 80 e 81)