sábado, 27 de junho de 2009

UM TIME DE FUTSAL, MUITAS LEMBRANÇAS


As coisas boas a gente não esquece nunca. No ano de 1975 o time de futebol de salão do Banco Itaú, hoje batizado de futsal (desconheço a razão disso...), participou do Campeonato dos Bancários, disputado no Ginásio de Esportes do São Manuel Tênis Clube. Na foto vê-se, da esquerda para a direita, em pé: Jardel Santarém, Parolo, Tuco e Mário Polo. Agachados, na mesma ordem, este blogueiro, ainda com cabelos e bigodes negros, João Carlos Delgado, Tomé, que foi um dos grandes futebolistas de São Manuel e Antônio Paulo Marcelino, hoje professor de Educação Física. Jardel e Mário Pólo já se foram para o andar de cima. Os demais convivem conosco no dia a dia. Não que o time fosse tão bom, mas aqueles tempos sim, eram muito bons!

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS

Manchetes do jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 27/06/09

● Promoção Social de Pratânia faz no dia 7 Conferência Municipal de Assistência Social.

● Pratânia conquista medalha nos Jogos Regionais do Idoso em Itapetininga.

● Fundo Social promove feijoada beneficente.

● Festa junina no Clube Água Nova em São Manuel.

● Beleza e Saúde: Bicho geográfico – cuidado com sua pele e a de seus filhos /// Você conhece a dor crônica? /// Como a alimentação pode amenizar os sintomas da TPM?

● A coluna deste blogueiro “Em Dia com as Notícias” e a crônica “TV Tupi tem arquivo mostrado na Internet” estão na página 5.

● Maioria absoluta da Câmara rejeita veto do prefeito em projeto da Mesa Diretora que estabelece normas para utilização das cores e do Brasão de Armas do Município.

● Aprovado cargo de diretor de Creche – cargo será para a Creche Municipal “Alice Ribeiro da Maia” que, segundo a prefeitura, deverá funcionar em breve para atender as mães pratianas, que lá deixarão seus filhos pequenos.

● Polícia Civil atua no município de Pratânia.

● Prefeitura de Pratânia e Senai-Botucatu implantam curso profissionalizante de corte e costura.

● Concurso Miss Pratânia 2009 será realizado no dia 11 de julho no Ginásio Municipal de Esportes “Pref. Roque Joner”.



Manchetes do jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 26/06/09

● Milton Monti (deputado federal) destina R$ 300 mil para o Hospital São Vicente de Paulo.

● Violência contra a mulher – Três casos de agressões contra mulheres em São Manuel foram registrados em apenas duas semanas.

● Opinião – A personalidade é a soma total das qualidades do ser humano.

● Ponto de Vista – A coluna inicia série de entrevistas com os apresentadores da Rádio Clube de São Manuel, para marcar os 70 anos de existência da emissora. Montanha, apresentador sertanejo, é o entrevistado da semana.

● Deputado estadual João Mellão Neto recebe o título de Cidadão São-manuelense.

● Bloco de Notas, coluna deste blogueiro, está na página 02.

● A Lei antifumo é o tema da coluna da drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi, também na página 02.

● O DEBATE nos Bairros – Reportagem do jornal visita bairros da cidade e constata o que vai bem e o que não vai bem nesses locais.

● Esporte – Equipe de Xadrez Feminino é vice-campeã do Estado de São Paulo. Mais esportes também na última página do segundo caderno.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 27/06/2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Penso que já faz muito tempo que não temos, aqui em São Manuel, uma temporada tão gelada quanto esta, que começou no fim do Outono e persiste neste começo de Inverno. Tem gente que gosta. Tem os que detestam o frio. Mas, temos que nos acostumar. Não tem outro jeito...

● O “Estadão” garante – e a “Folha” confirma – que o governo decidiu manter a isenção de impostos para o setor automotivo, a construção civil e o de bens duráveis da chamada linha branca, como geladeira, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. A isenção, a ser anunciada na segunda-feira, valerá por mais três meses e, com isso, o governo abrirá mão de mais R$ 3 bilhões para manter as medidas de estímulo à economia.

● De acordo com a rádio BandNews, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um aumento de 3.947 casos da gripe A, em relação ao último registro de quarta-feira. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há hoje no mundo, 59.814 infectados pelo vírus da gripe A e 263 pessoas morreram em decorrência da doença.

● O aumento de casos de gripe suína levou o Brasil a restringir o uso do antiviral oseltamivir (Tamiflu) e a alterar a forma do diagnóstico. Até ontem, o remédio era indiciado para todos os pacientes com suspeita; agora, será usado só para quem apresentar quadro mais grave. Além disso, pacientes suspeitos que freqüentem o mesmo lugar de doentes serão considerados casos confirmados, sem necessidade de teste.

● O jornal "Diário da Serra" de Botucatu informou ontem que oito pessoas com suspeita de estarem com a gripe suína, foram internadas para observação no Hospital das Clínicas da UNESP, em Botucatu. Consta que elas viajaram para o exterior recentemente.

● O Ministério Público Federal obteve prova material de que a produção dos atos secretos no Senado era intencional e operacionalizada pelo então diretor-geral, Agaciel Maia. São e-mails remetidos pela Diretoria-Geral – com a determinação de sigilo – para a Secretaria de Recursos Humanos. Os procuradores enviaram ao presidente do Senado, José Sarney, sugestões de medidas para evitar novos atos secretos.

● O presidente Lula assinou ato que transforma a Secretaria da Pesca em ministério e prevê a criação de 225 cargos comissionados e 61 funções gratificadas. Há 37 ministros, agora. Para não prejudicar a campanha da ministra Dilma em 2010, o governo dará os reajustes prometidos ao funcionalismo para julho, apesar da crise e da queda na arrecadação. Tenho que perguntar: Ministério pesca mais do que Secretaria?

● O presidente Lula criticou a fiscalização sobre obras do governo, que acha excessiva, e afirmou que o Brasil “foi construído para não funcionar”: “A máquina de fiscalização é muito mais eficiente que a de execução”. Nos bastidores, o Planalto tenta redefinir a ação do Tribunal de Contas da União.

● O Brasil anunciou o fim das buscas às vítimas do voo 447 da Air France, devido à “impossibilidade técnica” de achar mais corpos no mar. Equipes francesas ainda tentam localizar a caixa-preta. Com 228 pessoas, o Airbus caiu no oceano Atlântico em 31 de maio. Foram achados 51 corpos.

● Nos cinco primeiros meses deste ano, 96% das negociações salariais no Brasil garantiram a recomposição das perdas ocorridas no período, ou seja, 7 pontos percentuais a mais do que no ano passado. Caiu, portanto, a parcela de reajustes abaixo da inflação, embora tenha sido pequena a variação do número de reajustes que permitiram algum ganho além da recomposição das perdas. Os dados foram divulgados pelo Dieese.

● E Wanderley Luxemburgo foi-se. Muricy Ramalho virá? Essa é a questão que preocupa os palmeirenses a partir de hoje... Os dois têm ípsilon no final do primeiro nome. Só curiosidade, nada mais...

● Já os brasileiros de modo geral estão preocupados com a seleção de Dunga, que joga bem numa partida e tropeça no tomate na outra... Será que contra os americanos do norte teremos um dia sem escorregões?

● Craig Harvey, porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, afirmou nesta sexta-feira que a autopsia no corpo do cantor Michael Jackson, que morreu na quinta-feira, aos 50 anos, após sofrer uma parada cardíaca quando estava em sua residência, também na cidade californiana, durou três horas e não apontou nenhum trauma externo no corpo do astro. Ainda assim, informou ele, as análises que definirão a causa da morte devem demorar entre quatro e seis semanas, já que serão realizados testes toxicológicos que determinarão as substâncias químicas presentes no corpo, que já foi liberado para a família.

● Ontem o Google emperrou em várias regiões do planeta, tantos foram os acessos, no mundo inteiro, buscando informações e detalhes sobre a vida de Michael Jackson. A fama dele é algo espantoso.

● Mega-sena acumulada sorteia hoje R# 55 milhões. Que tal fazer uma apostazinha, heim?

sexta-feira, 26 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 26/06/2009

● Um dos maiores ídolos da música pop, o cantor americano Michael Jackson morreu ontem, aos 50 anos, vítima de um infarto, em Los Angeles. O artista sofreu uma parada cardíaca em casa, foi levado para um hospital, onde chegou em coma, mas não resistiu. A morte acontece no momento em que preparava a sua volta aos palcos, com a turnê "This is it". Com mais de 750 milhões de discos vendidos e 13 prêmios Grammy, Jackson esteve, nos últimos anos, no centro de polêmicas provocadas tanto por denúncias de abuso sexual contra menores quanto por sua transformação física. Era meio doidão, mas era um gênio musical.

● Também morreu ontem uma das mulheres mais bonitas do cinema dos anos 70. A louríssima pantera Farrah Fawcett morreu aos 62 anos, vítima de um câncer no reto. Duas perdas lamentáveis no mundo artístico.

● Uma parada cardiorrespiratória foi responsável pelo falecimento de Antônio José dos Santos, o ex-meia Toninho Vanusa, aos 53 anos. Durante a década de 70, ele defendeu o Palmeiras em 70 partidas. Toninho Vanusa foi reserva de Ademir da Guia nos tempos da Academia. O ex-jogador era comerciante atualmente.

● De acordo com a rádio CBN, a inadimplência do brasileiro em maio foi a maior dos últimos nove anos. Uma taxa de 8,6%, o que significa que de cada 100 consumidores que pegaram empréstimo, oito não conseguiram quitar a dívida. O cheque especial foi o que mais contribuiu para que o brasileiro atrasasse por mais de noventa dias o pagamento.

● Uma série internacional de estudos revelou que o alcoolismo é a causa de uma em cada 25 mortes no mundo. Médicos querem que as bebidas alcoólicas sejam alvo de regras rígidas, como as impostas para combater o fumo.

● Sob novas acusações, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se disse vítima de uma “campanha midiática” e, pela primeira vez, atribuiu a crise a seu apoio ao presidente Lula. Lula defendeu o aliado. Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF), entre outros, foram à tribuna pedir a saída de Sarney.

● Quatro faculdades e até um posto de saúde em Nova Friburgo, na região serrana do Rio, pararam devido à gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. O Brasil já tem 452 casos da doença. Em São Paulo, a Cásper Líbero antecipou as férias. Foram suspensas aulas na FEA-USP, na Universidade Estadual de Londrina (PR) e na Univix, em Vitória.

● A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse ontem que o vírus H1N1, causador da gripe suína, apresenta-se estável. Isso indica que a baixa letalidade da doença tende a permanecer. A taxa global está em 0,42%. Ela insistiu que ainda é preciso monitorar o vírus de perto, em razão do inverno no Hemisfério Sul e da possibilidade de eventual mutação.

● A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fez em hospital de São Paulo sua última sessão de quimioterapia do tratamento contra um câncer linfático, iniciado em abril. Dilma ainda fará radioterapia. Mesmo sem encerrar o tratamento, médicos disseram considerá-la curada. Para oncologistas, porém, é necessário esperar cinco anos para ter certeza.

● Telecomunicações: Clientes do Speedy recebem centavos. Não, não é piada não! Reembolsos por pane no serviço da Telefônica não passam de R$ 1,00.

● Quando foi à lona, em 1º de junho, a montadora americana General Motors acumulava um número impressionante: suas dívidas ultrapassavam seus bens em mais de US$ 90 bilhões. Mas esse rombo espetacular, sem precedentes na história corporativa, não é um caso isolado. Empresas e bancos americanos com ações em bolsa perderam US$ 750 bilhões em patrimônio líquido entre 2007 e 2008, período em que se instalou o que ficou conhecida como a maior crise do capitalismo desde 1929. O lucro líquido no período caiu 70%, ou cerca de US$ 550 bilhões, enquanto o valor de mercado caiu 40%.

● Diante da ofensiva do Banco Central para criar concorrência no setor de cartões de crédito, o cenário mais temido pelas empresas é que sejam forçadas a vender dois de seus três negócios - credenciamento, processamento e liquidação financeira -, conforme já sinalizado pela autoridade monetária. Elas querem evitar a cisão e se apresentam ao BC no dia 30 propondo que as regras não sejam mudadas radical e subitamente. Redecard e VisaNet devem tentar convencer o BC de que a concorrência fatalmente ocorrerá a partir de 30 de junho de 2010. Será que essa concorrência não poderia começar desde já?

● O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já decidiu que será candidato a governador de Goiás, provavelmente pelo PP, sigla do atual governador, Alcides Rodrigues. Meirelles só deixará o governo em março do ano que vem. Até lá, ele acredita que a economia brasileira já terá voltado a crescer de forma acelerada. Lula sabe das intenções de Meirelles e, claro, o apoia.

● Daniel Alves é o nome da fera. Dunga é o nome do cara de sorte. Tirou André Santos do time e em vez de colocar o substituto natural, Kleber, colocou no jogo Daniel Alves, que joga do outro lado do campo e fez o gol de falta contra a África do Sul, que classificou o Brasil para a final da Copa das Confederações. Quase que a zebra “pega” de novo...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

HISTÓRIA DE SÃO MANUEL

LOJA MAÇÔNICA AMÉRICA II
Hoje é um dia histórico para a Maçonaria de São Manuel e também de São Paulo. Nesta data a Loja Maçônica América II, aqui de São Manuel, completa 117 anos de existência, sendo a entidade mais antiga da cidade ainda em funcionamento. A fundação da Loja Maçônica América II em São Manuel aconteceu no ano de 1892, quando a então Vila de São Manuel do Paraíso abrigava alguns cidadãos oriundos de outras localidades - e até de outros países - que pertenciam à Maçonaria. E no dia 25 de junho daquele ano, na residência de Pedro Vaz de Almeida Mello, reunidos, eles fundaram a Loja Maçônica América II. Além de Pedro Vaz de Almeida Mello, participaram daquela 1ª reunião, José Coutinho, Raphael Sanseverino, Manoel Dias Pinheiro, José Matias de Almeida Barboza, Braz Antônio Lamoglie e Francisco Martorelli.
A Maçonaria, em seu conceito intelectual e moral, é a filosofia que encerra um alto padrão do bem, tanto para o indivíduo como para a sociedade. É, por assim dizer, uma verdadeira escola do aprimoramento intelectual, moral e espiritual do indivíduo, para combater os vícios e os preconceitos, as superstições e a ignorância, o fanatismo e o egoísmo, as ambições e o despotismo.
Essa filosofia é praticada no mundo inteiro em busca da verdade e da justiça, da sabedoria e do dever, do direito e do bem, da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Não é nem nunca foi uma religião, como muita gente pensa, e por isso quer a instrução livre, exigindo que seus membros acreditem em Deus.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 25/06/2009

● O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará só uma parte do artigo 7º da medida provisória 458, que trata da regularização fundiária da Amazônia. Será o trecho que permitiria transferir terras da União a pessoas jurídicas. Com a medida provisória, o Planalto pretende regularizar 67,4 milhões de hectares da Amazônia, área equivalente aos territórios da Alemanha e da Itália juntos.

● Nos últimos cinco dias, o número de casos confirmados da nova gripe triplicou no Brasil. Já são 399 em todo o país. Apenas dois pacientes estão internados, em hospitais do Rio Grande do Sul.Gaúchos de cidades da fronteira com a Argentina, já estão usando máscaras protetoras. Todo mundo quer fugir do virus.

● De acordo com a rádio BandNews, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defende o combate ao aumento do protecionismo na economia mundial. O chanceler afirmou que os argumentos usados para defender a prática não possuem fundamentos. Amorim disse ainda que a presença do Brasil é indispensável em debates sobre o comércio internacional.

● As contas são legais. Pois é, depois mandar abrir sindicância para apurar a origem das tais contas existentes em nome do Senado Federal na Caixa Econômica Federal (coisa de R$ 3,7 milhões), houve um recuo. É que as contas, segundo informações que ouvi no rádio hoje de manhã, são perfeitamente normais. Dá pra entender isso?

● O médico iraniano que atendeu nas ruas de Teerã à jovem Neda, que se tornou mártir do movimento pela liberdade no Irã, conseguiu fugir para Londres. Ele é amigo do escritor Paulo Coelho, a quem pediu que cuidasse de sua mulher e de seu filho caso algo lhe acontecesse. Ontem, centenas de manifestantes foram vítimas de uma emboscada da polícia iraniana.

● Por 8 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal proibiu novas importações de pneus usados no Brasil. A decisão põe fim a uma guerra de liminares que permitiam a compra de diversos mercados, como o europeu. O STFproibiu a importação para o Brasil - inclusive do Mercosul - de pneus usados tanto para recauchutagem como para qualquer outro fim. O STF concluiu que essas importações põem em risco o meio ambiente e a saúde da população.

● O Escritório de Drogas e Crime da ONU defendeu a descriminalização do consumo de drogas, ao divulgar seu relatório anual, no qual aponta ascensão de entorpecentes sintéticos nos paises emergentes.

● Após seis anos de alta, a crise reduziu o total de milionários no mundo. O número de pessoas com patrimônio de US$ 1 milhão caiu 14,9% em 2008. No Brasil, a queda ficou em 8,4%, mostrou estudo da consultoria Capgemini e do banco Merrill Lynch. Com 131 mil milionários, nosso País conseguiu ficar entre os dez primeiros do ranking pela primeira vez.

● As duas maiores empresas da América Latina, Petrobras e a Vale, anunciam hoje parceria para explorar petróleo e gás no Espírito Santo. Há indicações de que estão em curso negociações para a produção de fertilizantes e outros investimentos em gás. O acordo segue estratégia da Vale iniciada em 2007 de buscar fornecimento próprio do combustível.

● Os efeitos da crise global e a queda da cotação do petróleo estão sendo sentidos pelos venezuelanos. O desemprego subiu mais de 10%. Há escassez de produtos básicos e itens tabelados, como alimentos, tiveram ontem os preços elevados em até 147%. Os investimentos caíram e faltam dólares para pagar importações. Hugo Chavez está arrancando os cabelos, por certo.

● O editorial do “Estadão” de hoje chama-se “Em nome do futuro do Senado”. Diz que “o Senado precisa exatamente de alguém que cuide da despensa e limpe as lixeiras da Casa, algo que José Sarney diz que não quer fazer. Por isso, sua renúncia se impõe”.

● O sistema financeiro mundial recebeu no último ano quase 10 vezes mais dinheiro público por causa da crise internacional do que todos os países pobres em meio século. Os dados são de um relatório da ONU, segundo o qual a destinação de dinheiro ao desenvolvimento dos países mais pobres não é questão de falta de recursos, mas de vontade política.

● A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) propôs formalmente, em ofícios enviados ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), suspender a licitação de 1.475 ligações interestaduais de ônibus para uma reavaliação geral do processo. Os documentos foram encaminhados na segunda-feira e sugerem que o edital de licitação, previsto para o fim deste mês, saia em novembro de 2010.

● A seleção brasileira enfrenta hoje a África do Sul, às 15h30m, em Johannesburgo, em busca da quarta final da Copa das Confederações. Mas, após os EUA acabarem ontem com uma invencibilidade de 35 jogos da Espanha, campeã europeia, com a vitória por 2 a 0, os brasileiros estão cautelosos. Eles sabem que são favoritos, mas o discurso é de respeito. Temos que espantar essa zebra...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

CONTATOS E LEMBRANÇAS

● Registro os contatos dos últimos dias: a jornalista Simone Menocchi, atualmente chefe de reportagem da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos. Conversamos, ainda que rapidamente, nos corredores do Supermercado Lourenção, pertinho de casa – Cláudio Nicolini, jornalista, chefe de equipe na TV BandVale, também em São José dos Campos, que lê e divulga este blog, no seu próprio blog – Raphael Melillo Neto, ex-bancário como eu, que nos disse ler este blog todos os dias e se informar através dele – Sandro Dálio, companheiro de rádio – Rádio Nova – aqui de São Manuel, que citou nosso blog no seu próprio blog e nos desejou boa sorte. Obrigado a eles e a todos os demais leitores que nos acompanham diariamente!

● Uma prece matinal, que emendo com a prece da noite passada, por minha prima Hilda Gonzales, que faz cirurgia de catarata hoje! Vai dar tudo certinho, se Deus quiser! A irmã dela, prima Darci Gonzáles Caires, nos lê também todos os dias lá no Guarujá, onde reside. Uma de suas filhas é engenheira da GM na Argentina, fazendo parte de equipe que projeta automóveis por lá.

● Hoje é dia de São João. Saudades de meus tempos de criança, em torno da fogueira na casa dos pais de João Carlos Delgado, soltando bombinhas e buscapés. Juanico, o pai de João Carlos, tocava uma sanfoninha de oito baixos... Bons tempos aqueles!

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 24/06/2009

● Está chegando uma nova frente fria aqui por São Manuel, carregada de nuvens e com possibilidades de muita chuva, principalmente amanhã. Bom, porque assim teremos mais umidade, e quem sabe menos resfriados e gripes, que incomodam uma barbaridade.

● Impressionante o que vem ocorrendo no Senado Federal. Coisas erradas que estão sendo feitas há mais de 15 anos, vêm à tona agora, e a imprensa gasta tempo e espaço só para tratar disso. Duas semanas depois da revelação de que o Senado usara atos secretos para esconder nomeações de parentes e aumento de salários, a Mesa da Casa decidiu anular só uma das 663 medidas sigilosas, além de afastar o diretor-geral, Alexandre Gazineo, e o diretor de Recursos Humanos, Ralph Siqueira. Para a Diretoria de Recursos Humanos, a escolhida foi uma ex-chefe de gabinete da ex-senadora e hoje governadora Roseana Sarney, filha do presidente do Senado, José Sarney, que está no centro do escândalo. O relatório sobre atos secretos poupa os parlamentares. Senadores continuam pedindo o afastamento de Sarney. Uma situação por demais complicada essa!

● O presidente Lula disse ontem, no Rio, que para aquecer a economia prefere distribuir dinheiro diretamente aos pobres em vez de retirar impostos de produtos, como o IPI sobre automóveis e eletrodomésticos. Lula ressaltou que o governo desonera, mas os empresários não repassam o benefício para o custo do produto. "Nós já desoneramos nesse meu mandato R$ 100 bilhões. Imagina R$ 100 bilhões na mão do povo!".

● A tal da gripe suína começa a incomodar um pouco mais o Brasil. Tanto que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, aconselhou ontem os brasileiros a evitar viajar para Argentina e Chile por causa da expansão da doença naqueles países. A Argentina já tem 1.294 casos da doença e 17 mortos. O Chile confirmou a sétima morte e 5.186 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou só ontem mais 94 casos, elevando o número para 334. Não houve mortes no nosso País, o que já é uma boa notícia.

● No Irã, parece brincadeira o que acontece... O governo iraniano criará tribunais especiais para julgar ativistas. As emissoras de TV estatais exibiram supostas confissões de manifestantes, que disseram ter sido influenciados pela mídia ocidental. O presidente dos EUA, Barack Obama, elevou o tom e se disse horrorizado e ultrajado pela repressão no Irã.

Nova página na história do Irã. Esse é o título do editorial principal de hoje do “Estadão”, que diz: “A página que começou a ser escrita terminará ou na tragédia do endurecimento do regime ou em avanço democrático. Em qualquer hipótese, a República Islâmica e a sociedade iraniana não serão as mesmas”.

● A crise inverteu a tendência do comércio entre Brasil e China. O Brasil acumulou superávit de US$ 2,8 bilhões de janeiro até a segunda semana de junho. No primeiro semestre de 2008, houve déficit de US$ 1,5 bilhão. O fenômeno se explica pela alta da venda de minério de ferro e soja brasileiros para a China e pela queda na produção Industrial do Brasil, que derrubou a importação de máquinas e componentes chineses.

● O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, garantiu ontem que o boicote contra os frigoríficos que vendem carne oriunda de pastos na Amazônia vai crescer. Ele deve assinar esta semana um pacto com o BNDES para não dar crédito a essas empresas.

● O Conselho Monetário Nacional deve aprovar, em reunião da semana que vem, nova regulamentação dos seguros vinculados a financiamentos habitacionais. O objetivo é estabelecer a competição entre as seguradoras e forçar a queda dos preços das apólices.

● Cruzeiro e Grêmio, que iniciam a disputa da fase semifinal da Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão, somam dois títulos da competição cada um. Personagens de uma conquista do tricolor gaúcho e outra do clube celeste, respectivamente, os técnicos Adilson Batista e Paulo Autuori trocaram seus papéis na edição deste ano do certame. Adilson jogou muito tempo pelo Grêmio, Autuori foi treinador do Cruzeiro. Hoje estão do outro lado, ambos.

terça-feira, 23 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 23/06/2009

● O jornal francês Le Monde anunciou que os sinais das caixas pretas do avião da Air France foram captados. Aguarda-se a chegada de um submarino ao local para realizar as buscas. Se forem achadas, essas caixas pretas poderão esclarecer o porquê do acidente que matou tanta gente.

● Terrível colisão de trens do metrô nos Estados Unidos matou 9 pessoas e feriu mais de 70. Um trem chocou-se com a traseira de outro que ia à sua frente e encavalou-se sobre ele.

● Cheiro de fumaça no ar, comidas típicas na mesa e muito forrobodó nos quatro cantos do nordeste brasileiro, hoje, véspera de São João. As festas juninas ocorrem no Brasil inteiro, mas no nordeste, são eventos extraordinariamente freqüentados e prestigiados por grandes e pequenos.

● A geração de empregos em maio foi a maior desde setembro, quando a crise global se agravou. No mês, foram criadas 131,6 mil vagas com carteira assinada, disse o Ministério do Trabalho. Apesar de a criação de postos ter crescido pelo quarto mês seguido, ela não é suficiente para compensar as demissões de novembro a janeiro, quando 797,5 mil vagas foram fechadas.

● Pelo menos dois senadores acusaram ontem o ex-diretor da Casa Agaciel Maia de chantagear parlamentares com os atos secretos. Arthur Virgílio (PSDB- AM) foi um deles. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) confirmou tentativas de intimidação contra parlamentares e sugeriu que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se licencie do cargo.

● A edição de atos secretos no Senado beneficiou ou obteve a chancela de ao menos 35 senadores e 22 ex-parlamentares desde 1995. Não há distinção partidária - PT, DEM, PMDB, PSDB, PDT, PSB, PRB, PTB e PR têm nomes na lista. São senadores que aparecem como beneficiários de nomeações em seus gabinetes ou que assinaram atos secretos da Mesa Diretora criando cargos e privilégios.

● O Banco Mundial prevê queda maior para a economia brasileira este ano. Em março, esperava expansão de 0,5% e agora aponta recuo de 1,1%. O banco só melhorou projeções para China e Índia. A Bovespa caiu ontem 3,66% e o dólar subiu 2,58%, voltando a fechar acima de R$ 2.

● Por outro lado, segundo a rádio BandNews, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, deve ter queda menos acentuada que a média da economia na América Latina. A previsão está em um relatório do Banco Mundial que foi divulgado hoje, nos Estados Unidos. Sem dúvida, fica difícil entender essas previsões desencontradas. Vamos aguardar o resultado da Bovespa desta terça-feira...

● Neda Agha-Soltan, a jovem iraniana que teve morte rápida e brutal provocada por um tiro da milícia Basij, na manifestação de sábado, acabou imortalizada como o primeiro símbolo do levante das ruas contra a reeleição do presidente Ahmadinejad. Ontem, as várias versões do vídeo tremido no YouTube, que a mostram agonizante, já tinham sido vistas por mais de 500 mil pessoas. Enquanto vigílias em sua memória eram realizadas fora do Irã, o Conselho dos Guardiães reconhecia pela primeira vez que houve "problemas" em 50 distritos, que registraram mais votos do que os eleitores existentes. Mas as eleições não serão anuladas, diz o Conselho.

● O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou que o Parlamento francês discutirá a proibição do uso da burca nas ruas do país. "Não é um símbolo religioso, é um símbolo da submissão das mulheres. Por isso não é bem-vinda na França", argumentou ele, diante de deputados e senadores em Versalhes.

● A Telefônica alegou não ter recebido notificação antes das 18h de ontem e por isso continuou vendendo o Speedy, o que foi proibido pela Anatel. A operadora promete suspender a venda nas centrais de atendimento hoje. Mas não é só suspender. Tem que consertar esse tráfego de dados, para que não voltem a surgir outros entupimentos nele.

● A Anvisa anunciou ontem reforço na vigilância sanitária em portos e aeroportos do País. Agora, para entrar no Brasil, viajantes do Chile e da Argentina terão de exibir declaração de saúde. Já chega a 240 o número de casos confirmados e a presença da gripe suína entre alunos, fez três escolas e uma universidade (São Paulo, Assis, Porto Alegre e Belo Horizonte), cancelarem aulas. E a vacina, tão aguardada, não chega...

● O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem o Plano Agrícola e Pecuário, que vai liberar cerca de R$ 107 bilhões para a safra 2009-2010, 37% a mais de recursos em relação à safra anterior.

● O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou ontem lei que dá ao governo amplo poder regulatório sobre os cigarros e produtos oriundos do tabaco. Obama, que é fumante, lembrou que sabe pessoalmente como é difícil largar o vício, e disse que a lei limitará a propaganda para as crianças.

● O Programa Minha Casa, Minha Vida e o aumento no financiamento às pequenas e médias empresas a ser anunciado nos próximos dias estão levando a Caixa Econômica Federal (CEF) a testar seus limites. Para ampliar sua atuação no mercado - como quer o governo -, a Caixa não tem problemas de funding, mas sim operacionais. A saída seria a compra de bancos. A Caixa já está negociando com várias instituições.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jornal O PRATIANO, que circula em Pratânia e em São Manuel - 19/06/09

● Prefeitura de Pratânia faz reforma de Posto de Saúde.

● Procissão de Corpus Christi foi realizada no domingo por causa das chuvas na data festiva – fotos dos eventos em Pratânia e São Manuel.

● Circuito Regional de SK8 será no dia 28 na Pista de Skate Municipal.

● Atividades marcam a preocupação com o meio ambiente.

● Prefeito assina convênio “Pró Vicinais”.

● Destaque esportivos.

● Beleza e Saúde – Terapia Ortomolecular naturalmente saudável – RPG Reeducação Postural Global – Mau hálito.

● Você lê também “Em Dia com as Notícias” e a crônica “O dinheiro estava lá dentro...”, de autoria deste blogueiro.

● Variedades e noticiário geral

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 22/06/09

● As notícias aqui postadas são fornecidas gratuitamente pela Radiobras – Empresa Brasil de Comunicação, em seu Banco de Notícias. Este blogueiro usa estas notícias também no rádio, no programa “Notícias da Hora”, que vai ao ar pela Rádio Clube de São Manuel, de segunda a sexta-feira, das 10h15 às 10h45.

● Nem só para contratações irregulares de pessoal serviram os mais de 600 atos secretos do Senado em 14 anos. A comissão de sindicância concluiu que outras decisões administrativas foram tomadas para beneficiar senadores e funcionários. Os gastos, cobertos com dinheiro público, incluem reforma de um apartamento funcional em que só a obra da cozinha custou R$ 100 mil, além de passagens aéreas e reembolso de despesas médicas fora do padrão.

● O ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia usou atos secretos para inflar seu salário acima do teto para funcionários públicos, de R$ 24,5 mil. Valores da Receita Federal a que a "Folha de S. Paulo" teve acesso contrariam declarações prévias do ex-diretor.

● Um estudo do MEC revela que quatro governos estaduais - Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe e Mato Grosso - e 165 prefeituras aplicaram, em 2008, menos de 25% de sua receita em educação, contrariando a Constituição. Em Santana do Matos (RN), cidade que menos investiu (apenas 2,06% do orçamento), os alunos são transportados na carroceria de caminhões e boa parte das escolas precisa de reformas.

● Pesquisa nacional do Sebrae-SP com 4.200 micro e pequenas empresas mostra que 42% ainda sofrem com falta de crédito, apesar das medidas dos governos para diminuir os efeitos da crise.

● Os corpos de 11 mortos no acidente com o Airbus da Air France foram identificados pelo IML de Recife. Não foram revelados os nomes das vítimas: dez brasileiros - cinco homens e cinco mulheres - e um estrangeiro. A identificação foi feita com base em impressões digitais e arcada dentária.

● A divulgação pelo "Estadão" de documentos sobre a Guerrilha do Araguaia ampliou a mobilização pela abertura dos arquivos oficiais e pela busca de corpos dos mortos no conflito. Papéis guardados pejo oficial da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, indicam que 41 guerrilheiros foram executados depois de presos. "É uma reportagem histórica", afirmou o ministro da Justiça, Tarso Genro.

● O Ministério da Saúde confirmou ontem mais 35 novos casos da gripe A (H1N1) no Brasil, sendo quatro no Rio. Somados aos 49 divulgados no sábado, foi um total de 84 novos infectados no País em um fim de semana. O número total de ocorrências confirmadas já atinge 215 - sendo 23 transmitidos dentro do País. Segundo os médicos, todos os novos pacientes estão passando bem.

● Depois de iniciar junho em ritmo acelerado, com captação líquida acima de R$ 3,5 bilhões na primeira semana, a poupança devolveu boa parte dos recursos depositados. Nos cinco dias úteis subsequentes, de 8 a 15 de junho, o saldo das aplicações ficou negativo em R$ 2,4 bilhões. Os fundos de investimento também tiveram captação positiva no mês, até o dia 16: R$ 4,8 bilhões líquidos. Por enquanto, não há migração de recursos de fundos para a poupança.

● A crise fará com que o volume mundialmente exportado encolha US$ 4 trilhões este ano, segundo estimativas da Funcex, especializada em comércio exterior. A redução equivale a 25% das vendas globais e, com isso, o mundo voltará ao patamar de 2006, quando exportou US$ 11,9 trilhões. Medidas protecionistas devem agravar a situação e prejudicam a retomada econômica do Brasil.

● No dia em que prisões em massa contiveram a onda de protestos no Irã, Alemanha, França e Grã-Bretanha pressionaram o governo iraniano por liberdade de manifestação. Houve protestos em várias capitais. A chanceler Angela Merkel pediu recontagem de votos e o governo francês condenou a repressão. O presidente do Irã acusou os EUA e a Grã-Bretanha de interferência.

domingo, 21 de junho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 21/06/2009

● Hoje de madrugada começou o Inverno, e começou a caráter, ou seja, muito frio! Aqui em São Manuel realiza-se neste domingo o Desfile Cívico em comemoração ao 139º aniversário da cidade, que ocorreu no dia 17 deste mês. O desfile acontece na Avenida José Horácio Mellão.

● Esta deu no Jornal da Band: “Enquanto o presidente do Senado promete uma sindicância para apurar irregularidades na Casa, surgem novas denúncias contra a própria família do senador José Sarney (PMDB-AP). Um funcionário do Senado trabalha como mordomo para Roseana Sarney. Ele ganha R$ 12 mil”.

● O governo decidiu que o país terá uma nova política industrial com a exploração do petróleo do pré-sal, envolvendo 18 setores da cadeia produtiva de óleo e gás. Com as descobertas, projeções do BNDES mostram que os investimentos chegarão a R$ 269 bilhões até 2012, incluindo Petrobras e empresas privadas, gerando um milhão de empregos. Mas será preciso qualificar 207 mil trabalhadores, para atender à construção de refinarias, plataformas, navios e dutos.

● Será lançado pelo governo um fundo garantidor com até R$ 10 bilhões em créditos para o agronegócio. A gestão deve ser do Banco do Brasil. Pedido do setor, o fundo servirá de avalista a produtores endividados. Ruralistas citam dívidas e a crise global como freios ao crédito. Desde outubro o PIB agrícola caiu 2,26%.

● Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, o mais conhecido do regime militar (1964-85), abriu ao Estado o seu lendário arquivo sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-75). Os documentos, guardados numa mala de couro há 34 anos, confirmam e detalham a execução de inimigos da ditadura nas bases das Forças Armadas na Amazônia. Dos 256 participantes da guerrilha, 67 foram mortos no conflito – destes, 41 foram presos e executados quando já não ofereciam risco às tropas. As informações contrariam a versão militar de que esses guerrilheiros estavam de arma na mão quando morreram.

● A Receita e o Ministério Público querem mudar a lei e atuar juntos para pôr os sonegadores na cadeia. Pela lei em vigor, o sonegador tem o delito perdoado se pagar a dívida com o Fisco e pode até parcelar o pagamento em 60 meses. No ano passado, a Receita autuou 7.600 contribuintes, acusados de sonegar, ao todo, R$ 23 bilhões.

AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA
* Basta de impunidade! – Nós, as pessoas comuns, lembramos aos senhores feudais de Brasília que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” – Artigo 5º da Constituição
* Entrevista – Guido Mantega – O Brasil já chegou ao futuro – O ministro da Fazenda diz que o Brasil passou pelo teste da grande crise mundial, encontrou seu rumo e ele não vai mudar, seja qual for o presidente eleito em 2010.
* Regular é com o Brasil – Obama lança projeto de reforma para aperfeiçoar o sistema financeiro – e sugere medidas que já funcionam no mercado brasileiro há mais de uma década.

ÉPOCA
* IRÃ 2.0 – Como a rebelião pela Internet e pelo Twitter começou a transformar a república islâmica.
* Petrobras – O presidente da estatal diz que a CPI é um “soco no fígado”
* E Sarney tem um plano... – Depois de dizer que a crise não é dele, mas do Senado, o ex-presidente anuncia reformas na instituição. A dúvida é se, além de falar, Sarney saberá fazer.
* Uma sigla que quer mudar a ordem global – Responsável por 65% do crescimento mundial, o BRIC, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e China deixa de ser um termo de relatório econômico para ganhar vida política.

ISTOÉ
* 57 mitos sobre sua saúde – Médicos derrubam conceitos que passam de pais para filhos.
* Eleição – O jeito Serra de ser candidato.
* Procurados – Onde estão os éticos? – Tão grave quanto os atos secretos para práticas de nepotismo e favorecimentos é o silêncio cúmplice de todo o Senado. Entenda por que nem o chamado grupo ético tomou providências.
* Decisão bilionária – Propostas apresentadas à Aeronáutica mostram que o Brasil deverá pagar até R$ 12 bilhões por novos caças.

CRÔNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo e boa semana!
Aqui está a costumeira crônica de domingo. Foi publicada recentemente pelo jornal O PRATIANO. Boa leitura!
Gildo Sanches

O PAPA NO MURO DAS LAMENTAÇÕES
No dia 12 de maio o papa Bento XVI visitou o Muro das Lamentações, o local mais sagrado dos judeus, onde rezou durante alguns minutos e colocou um pedido, como costumam fazer os judeus, nos espaços entre suas antigas pedras. As frestas entre as pedras adoradas estão recheadas de papeizinhos com orações e pedidos de fiéis. É comum se deixar um bilhete com algum pedido secreto nas frestas do Muro. Dizem que o pedido será atendido.
O pontífice, que visitou antes a Esplanada das Mesquitas, leu um salmo em latim, acompanhado de um rabino que o repetiu em hebraico. Depois Bento XVI ficou no local por vários minutos, sozinho e em silêncio, rezando diante do único vestígio do que foi o Templo de Jerusalém. Esta é a segunda vez que um papa visita o recinto sagrado judeu, depois de João Paulo II ir ao local em 2000, durante sua peregrinação à Terra Santa, por ocasião do Jubileu da Igreja Católica.
A visita do papa ao local sagrado dos judeus está carregada de intenso simbolismo. Conhecido desde a antiguidade como Muro das Lamentações, fica na Praça Ocidental, e oficialmente se chama Muro Ocidental, sendo assim denominado por causa do desejo dos judeus de reconstruir o antigo Templo. O acesso dos judeus ao local só foi possível após Jerusalém ser recapturada em 1967. A praça foi criada como uma área para oração (tecnicamente é uma sinagoga) às vezes milhares de pessoas juntam-se ali para orar.
Após a destruição do Templo de Salomão por Nabucodonosor, um outro templo foi erguido em Jerusalém, sendo depois reformado por Herodes, o Grande, em 20 a.C.. Esse Segundo Templo veio a ser destruído por Tito, no ano 70 de nossa era. No local do Templo foram construídas duas mesquitas, sendo considerado o terceiro local mais sagrado do Islamismo.
Apenas a parede ocidental sobrou do antigo Templo, sendo ela o "Muro das Lamentações". As pedras do alto são bizantinas. As debaixo, herodianas, herança da obra mandada executar por Herodes.
O Muro das Lamentações é um dos lugares que mais impressionam em Jerusalém. Os rabinos, todos vestidos de negro, com aquelas tranças de cabelo enormes, orando em tom de lamento, balançando suas cabeças para um lado e para outro, chorando a destruição do Templo Sagrado, provocam um sentimento de muito respeito.
O Muro das Lamentações tem o lado esquerdo reservado só para os homens, que devem cobrir suas cabeças, usando chapéus negros ou um kipá, que é emprestado na entrada. No outro lado, separado por uma cerca, só as mulheres têm acesso. As mulheres também devem cobrir suas cabeças com um lenço para ter acesso ao Muro.
Cá entre nós, é muito provável que o papelzinho que o papa Bento XVI enfiou numa fresta das pedras do muro sagrado, tenha um pedido muito importante: que cristãos, muçulmanos e judeus, que desejam ser, cada um desses povos, guardião perpétuo daquele local sagrado, entrem logo num acordo para tomar conta do lugar em conjunto. Sem brigas e sem guerras...