sábado, 25 de julho de 2009

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS

O DEBATE
▪▪▪ Rádio Clube de São Manuel, 1510 kHz, completa 70 anos na próxima quinta-feira, dia 30 de julho.
▪▪▪ XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios termina com novas conquistas.
▪▪▪ Série Programas da Rádio Clube AM – “Notícias da Hora”, apresentado por este blogueiro, é o destaque desta seção.
▪▪▪ Rádio Comunitária Consolata FM já tem autorização para funcionar em nossa cidade.
▪▪▪ Prefeitura anuncia que população de São Manuel deverá ter Internet gratuita.
▪▪▪ Quem comanda e quem é comandado? – tema do editorial do jornal.
▪▪▪ Bloco de Notas – a coluna informativa deste blogueiro.
▪▪▪ Direito em Debate – artigo da drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi, com o tema Alienação Parental – problema de casais que se separam, em relação aos cuidados com os filhos.
▪▪▪ Jornal O Debate nos bairros – reportagem sobre a COHAB II e o Jardim Ouro Verde.
▪▪▪ Doe sua nota fiscal à APAE – compradores, se quiserem. podem doar suas notas fiscais à entidade, depositando-as em urnas existentes nas casas comerciais.
▪▪▪ Município de Pratânia começa vencendo nos Jogos Regionais.
▪▪▪ Areiópolis participa com 45 atletas nos Regionais.
▪▪▪ Projeto Samba Vida apresenta a peça Pluft, o fantasminha – será amanhã às 16 horas no Cine Teatro.
▪▪▪ Coluna “Badalação” e coluna “Flash”, com fotos coloridas.
▪▪▪ Na coluna “Motivação” Benê Basseto escreve: O destino de cada um.
▪▪▪ Família Maffei – história da família contada pelo jornalista Miguel Roberto Nítolo.
▪▪▪ Classificados – os melhores classificados da cidade anunciados gratuitamente.
▪▪▪ Coluna “Viva Bem” – dr. Tiago Ragozzo – ele escreve sobre a água.
▪▪▪ Esportes – São Manuel nos Jogos Regionais e crônica de Osmar Corrêa.

O PRATIANO
▪▪▪ Pratânia ganha oito medalhas nos 53º Jogos Regionais de Pirassununga.
▪▪▪ Segundo Passeio Ciclístico vai ser realizado no dia 1º de agosto – promoção dos Clubes Água Nova e Recreativo de São Manuel.
▪▪▪ Inscrições para o Concurso Miss e Mister São Manuel terminam dia 31.
▪▪▪ Beleza & Saúde – Artrite – o que é? /// Estresse aumenta em 21% a chance de elevação da pressão arterial /// Dietas desequilibradas levam à desnutrição.
▪▪▪ Festa Junina da Turma do Boteco – fotos do evento.
▪▪▪ Na página deste blogueiro: Em Dia com as Notícias e a crônica “Mas que raio de acordo é esse?”, sobre o Novo Acordo Ortográfico.
▪▪▪ Festa em louvor ao Senhor Bom Jesus será em agosto, de 05 a 09 daquele mês.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 25/07/2009

● O tempo continua conforme o previsto: chove de mansinho, faz frio e assim vai ser durante todo o final de semana, ao que parece. Todo mundo está com medo da tal gripe suína. Agora leio no site do UOL que o vírus H1N1 pode estar substituindo o vírus da gripe comum, segundo afirmou nesta sexta-feira o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage. Dia ele que 60% dos exames positivos para gripe desde abril apontaram para o vírus H1N1. “Ele (vírus H1N1) aparentemente pode passar a predominar no cenário e o outro vírus (da gripe comum), deixar de circular", afirmou. Então, temos que nos acostumar!

● O presidente Lula já considera a possibilidade de quebrar patentes de medicamentos e vacinas contra a gripe suína. Ele propôs a realização, daqui a três semanas, de uma reunião entre ministros da Saúde latinos, laboratórios farmacêuticos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar do assunto. A intenção é respaldada pelas presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Argentina, Cristina Kirchner – outros dois países muito afetados pela doença considerada pandemia global pela OMS. “Não é possível que nesta situação questões de investimentos e de propriedade tenham prioridade”, argumentou Lula.

● Complica-se ainda mais a situação do presidente do Senado José Sarney. Um dia após o presidente Lula relativizar crimes para reforçar a defesa do aliado José Sarney, a bancada do PT divulgou nota, agora apoiando a proposta de antecipar a convocação do Conselho de Ética, ainda no recesso, para discutir as denúncias contra o presidente da Casa. Na nota, Aloizio Mercadante, líder do partido, diz que “é grave essa nova denúncia porque há indícios concretos da associação do presidente do Senado em ato secreto de nomeação do namorado de sua neta”. O PSDB decidiu encampar a proposta de seu líder, Arthur Virgílio, de representar formalmente contra Sarney no Conselho.

● O vice-presidente José Alencar voltou a ser operado em São Paulo para tratar novas obstruções intestinais, horas após ter tido alta. Ele retirara tumores do abdome no dia 9. A cirurgia de ontem correu bem, e os médicos prevêem sete dias de internação. José Alencar é um exemplo de força interior e tenacidade, nesse seu combate tão sacrificado ao câncer que tem.

● A “Folha de S. Paulo” informa hoje que após intenso lobby do governo, ministros do STF se dizem “sensibilizados” com o argumento contra indenizações a poupadores prejudicados por planos econômicos. O Supremo pode dar liminar paralisando as ações que tramitam no País. A corda sempre arrebenta mesmo do lado mais fraco...

● E o dinheirão que os bancos ganharam no passado, não pagando as correções devidas das cadernetas de poupança, como é que fica?

● O Banco Central endureceu as regras para evitar operações fraudulentas em bancos, como lavagem de dinheiro e financiamento ao terror. Até quem não é cliente do banco, como quem faz um depósito em contra corrente de terceiros, pode ser considerado suspeito. Assim, esse cliente eventual pode ser obrigado a fornecer nome e CPF. A medida tenta fechar o cerco a uma das operações mais difíceis de serem rastreadas: o depósito em dinheiro.

● O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, retornou ontem brevemente a seu país, entrando por alguns metros em território hondurenho a partir da Nicarágua. Havia o temor de confronto, e o governo de fato ampliou o toque de recolher. Zelaya não recebeu voz de prisão dos militares enviados à fronteira e deve tentar entrar nos próximos dias. Já está ficando chata essa novela hondurenha...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Uma entrevista histórica


Ao longo dos anos em que atuei como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de São Manuel, foram muitas as vezes que realizei, junto com colegas, entrevistas importantes, algumas delas com os astros da música que se apresentavam na cidade. Essas entevistas, invariavelmente, iam para o ar pela Rádio Clube de São Manuel, emissora que estará completando o seu 70º aniversário no próximo dia 30 de julho, fundada que foi nesse dia, no distante ano de 1939. Aqui nesta foto (eu estou ao fundo), o registro de uma dessas entrevistas, feita com a dupla João Paulo e Daniel, o primeiro já falecido, e Daniel, hoje, consagrado cantor popular conhecido no Brasil inteiro e no exterior. Naquela ocasião, eles se apresentaram em São Manuel numa Festa do Peão aqui realizada pela municipalidade.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 24/07/2009

● A nova frente fria chegou aqui por São Manuel, ontem, depois do almoço. E o tempo está “chechelento”, como diz José Paulo de Andrade no seu “O Pulo do Gato”, programa madrugador da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que agora começa às 05h30 da manhã. As donas de casa que hoje planejavam lavar roupas, devem estar furiosas... Não vai dar! Em compensação, não será preciso gastar água e tempo para lavar o quintal, pois a chuvinha que cai se encarregará dessa tarefa... E mais: a previsão do tempo para o final de semana é de chuva...

● O que se viu na televisão e nas fotos de jornais é inacreditável. Uma pilha de contêineres carregadinhos de... lixo e entulhos! Vieram do Reino Unido, e agora, noticia-se que três homens foram presos ontem por lá, como desdobramento das investigações sobre o envio de contêineres de lixo para o Brasil. Em vistoria no Porto de Santos, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, classificou o episódio de "racismo ambiental".

● Uma boa notícia nos jornais de hoje. A “Folha de S. Paulo”, por exemplo, informa assim: “A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país recuou para 8,1% no mês passado, após ficar estagnada entre março e maio em razão da crise, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em maio, ela havia sido de 8,8%".

● Um grupo de senadores está tentando antecipar a abertura da investigação sobre Sarney no Conselho de Ética. Já são quatro denúncias e uma representação contra o presidente do Senado ao Conselho, que também está em recesso. O presidente Lula disse ontem que denúncias não são motivo para renúncia de Sarney. Aí a gente se recorda do caso de José Dirceu. Lembram como foi?

● Três prefeitos, dois deputados e vários rabinos estão entre os 44 presos ontem em Nova Jersey, numa megaoperação que desvendou um dos maiores esquemas de corrupção da história do estado. As acusações envolvem lavagem de dinheiro, propinas e até tráfico de órgãos. Lá é assim que funciona: cometeu crime, vai preso.

● Ao retornar de suas férias na próxima semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá anunciar o presidente do INSS, Valdir Simão, para o comando da Receita Federal. Hoje, o posto é ocupado pelo interino Otacílio Cartaxo, sub da secretária demitida Lina Vieira.

● O presidente deposto Manuel Zelaya iniciou sua volta a Honduras, agravando a tensão no país. O governo bloqueou as fronteiras e ampliou o toque de recolher. Os sindicatos convocaram greve de dois dias.

● Dados positivos da economia dos EUA fizeram as Bolsas subirem, com reflexo no Brasil, onde a Bovespa teve alta de 2,22%. O Dow Jones superou os 9.000 pontos. O dólar caiu 0,79% e fechou a menos de R$ 1,90 (R$ 1,889), o que não acontecia desde setembro do ano passado, quando a crise se agravou.

● O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou às gestantes que não passem muito tempo em locais fechados e com aglomerações para evitar a contaminação pela gripe suína. Elas estão no grupo de risco da doença, que já matou 34 pessoas no País. Médicos aconselham grávidas a evitar cinema, teatro, avião, ônibus e salas fechadas. O ministério pede ainda que alunos com sintomas de qualquer gripe não voltem às aulas, e o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, desestimulou cumprimentos durante as missas. São reflexos da pandemia.

● Os técnicos de Brasil e Paraguai finalizaram as negociações para um acordo sobre a usina de Itaipu, alvo de 11 meses de conflito entre os dois países. Pelo acerto, o Paraguai terá autorização para vender energia, de Itaipu e de outras usinas, no mercado livre brasileiro. Além disso, o valor pago pela cessão de energia subirá de US$ 120,3 milhões para US$ 360 milhões. Uma bondade brasileira com o país vizinho...

● O spread bancário, diferença entre o juro pago pelos bancos na captação do dinheiro e o cobrado dos clientes, está caindo em ritmo mais lento que o da taxa básica (Selic). Na média, o spread caiu de 30,5 pontos porcentuais em janeiro para 28,1 pontos em maio, ou seja, 2,4 pontos. No mesmo intervalo, a Selic passou de 13,75% ao ano para 9,25%, uma diferença de 4,5 pontos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 23/07/2009

● Na solenidade de posse do novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu cuidado com a história dos investigados. "O Ministério Público tem o dever de agir com a máxima seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas pensando, da mesma forma, na biografia de quem está sendo investigado", afirmou. O novo procurador-geral prometeu lutar contra propostas que limitem o poder de investigação do Ministério Público.

● Aumentaram os pedidos de abertura de processo contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por quebra de decoro parlamentar, depois que foram divulgadas gravações que o ligam diretamente ao escândalo dos atos secretos. As conversas mostram Fernando Sarney, filho do senador, pedindo a interferência do pai junto ao então diretor-geral da Casa Agaciel Maia, para garantir a nomeação do namorado da filha Maria Beatriz Sarney, a Bia, para um cargo na instituição. O rapaz acabou nomeado por ato secreto.

● No quinto corte consecutivo, o Comitê de Política Monetária baixou a taxa básica de juros em 0,5 ponto, fixando-a em 8,75% ao ano. A decisão indica que o BC poderá interromper a trajetória de queda. Com o juro no menor nível histórico, a poupança voltou a captar forte. Foram R$ 4,2 bi até dia 16. Agora, só fundos DI com administração de até 1% valem a pena.

● O problema é que os juros dos bancos, financeiras e grandes magazines, continuam nas nuvens. Se esses juros baixassem na mesma proporção da redução da taxa Selic, aí sim, as coisas ficariam muito melhor para a população brasileira.

● Acusada de prejudicar a concorrência, a AmBev foi condenada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a pagar uma multa de R$ 352,7 milhões, a maior já aplicada a uma empresa no País. O processo fora aberto em 2004, pela rival Schincariol. O Cade considerou que um programa de fidelidade da AmBev levou donos de bares a acreditar que, ao aderir a ele, teriam que vender apenas as marcas da empresa. A AmBev pode recorrer na Justiça.

● São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio avaliarão na próxima semana com o Ministério da Saúde se adiarão a volta às aulas. As mortes por gripe suína no País já são 29, com a confirmação de quatro casos no Rio e três em São Paulo, que passa a ser o Estado com mais óbitos: 12. Entre as novas vítimas estão três crianças - uma em São Paulo, duas no Rio - e uma grávida de sete meses no Rio, cujo bebê não sobreviveu. As demais são dois jovens no interior de SP e uma mulher no Rio.

● O Ministério da Saúde vai requisitar uma suplementação orçamentária para financiar a compra de vacina contra a gripe suína. O acordo para compra do produto de fabricantes internacionais deve ser finalizado na próxima semana, quando será apresentado um plano específico sobre produção e aquisição de insumos contra a doença. A ideia inicial é que o produto possa ser usado a partir de 2010, numa eventual segunda onda da gripe suína.

● Os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul se reunirão na semana que vem com o Ministério da Saúde, para discutir o possível adiamento do retorno às aulas nas redes pública e particular. Seria uma alternativa para reduzir a possibilidade de contágio da gripe suína, informa reportagem da “Folha de S. Paulo”. O adiamento pode ser indicado, se os casos continuarem a subir.

● Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama ampliou de forma significativa nesta semana a pressão para que o Congresso aprove rapidamente seu ambicioso projeto de reforma do sistema de saúde americano, um movimento arriscado que poderá ter diversas implicações para seu futuro político. A proposta tem gerado enorme controvérsia no Congresso, por causa dos custos envolvidos - mais de US$ 1 trilhão em dez anos - e do impacto sobre a combalida economia do país.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rádio Clube de São Manuel 1510 AM – 70 anos


Ontem estive com Gerson Solano, amigo de longa data. Ele está coordenando a instalação da Rádio Comunitária Consolata FM aqui em São Manuel. Conversamos bastante sobre rádio, principalmente sobre a Rádio Clube de São Manuel 1510 AM, onde ele atuou por longo tempo, e onde continua prestando sua colaboração esporadicamente. Lembramos-nos de um dos aniversários da emissora, provavelmente o de 55 anos, em 1994, quando eu e ele apresentamos um “Show de Rádio” transmitido pela Rádio Clube, diretamente do palco do Teatro Municipal da época. Na foto a gente vê, cantando, a saudosa professora Maria do Carmo Casquel Monti, que tinha uma voz muito boa e grande afinação, este blogueiro atrás dela, Gilmar no violão, Pantera no ritmo e Geraldinho Blanco na bateria. No recorte, acima à direita, Gerson Solano e este blogueiro, na mesma ocasião. Vale lembrar que a Rádio Clube completa seus 70 anos agora, no dia 30 deste mês.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 22/07/2009

● Lembram daquela senhora de nome Justina Sette Sanches, que estava sendo procurada por uma parente residente em Três Lagoas, chamada Daniele? Pois ontem surgiu uma pista. Graças a um amigo que a conhece, encontramos aqui em São Manuel Dona Justina Sette Ramos. Há uma troca no último sobrenome, de Sanches para Ramos, mas, ao que tudo indica, deve ser a mesma pessoa. A família de Dona Justina está mantendo contato com Daniele, via telefone. Tomara que seja mesmo a pessoa procurada!

● Na Rádio Clube de São Manuel, muita gente que passou por seus microfones no passado, está gravando mensagens de felicitações para a emissora, pioneira do rádio em São Manuel e no Brasil. Foi a 69ª estação de rádio instalada no País. No dia 30 deste mês, a Rádio Clube estará completando 70 anos de existência. Isso não é pouca coisa não!

● São Paulo registrou mais seis mortes em decorrência da gripe suína, o que eleva a nove o total no Estado. Quatro das novas vítimas viviam na capital, uma em Osasco e outra na região de Campinas. No País, já são 22 mortes. O Paraná também registrou seu primeiro óbito e mais de mil infectados. O Rio Grande do Sul discute a inclusão de obesos no grupo de risco, pois cinco dos onze mortos no Estado tinham esse perfil.

● Percebe-se que a população está apavorada. Os médicos são unânime em dizer que não é para tanto, pois a gripe comum, essa que a gente pega de vez em quando, provoca a morte de 70 mil pessoas por ano no Brasil. É que não são divulgadas essas mortes, e tudo vira normal. Com a gripe suína é diferente, a imprensa relata casos de mortes todos os dias, e o pânico vai tomando conta das pessoas, não somente aqui no Brasil, mas no mundo inteiro.

● Hoje pela manhã, no rádio, ouvi uma informação sobre uma vacina que está sendo produzida na Europa, contra o vírus H1N1, da gripe suína, e que deverá estar à disposição em outubro. Falta pouco tempo. Então, cuidemo-nos, lavando sempre as mãos, colocando um lenço na boca quando de tosse ou espirro, e vamos aguardar essa vacina, que é a única solução para terminar com essa apreensão do povo.

● O “Estadão” continua pegando no pé do presidente do Senado José Sarney. Hoje divulga que uma sequência de sete diálogos gravados pela Polícia Federal com autorização judicial revela a prática de nepotismo da família Sarney no Senado. Além disso, eles ligam o presidente da Casa, José Sarney, ao ex-diretor-geral Agaciel Maia, na prestação de favores.

● O juiz Fausto De Sanctis sequestrou ontem 27 fazendas da Agropecuária Santa Bárbara, que tem como sócio o banqueiro Daniel Dantas. Réu em ação decorrente da Operação Satiagraha, Dantas é acusado de usar as fazendas para lavagem de dinheiro.

● Um estudo do Laboratório de Análise da Violência da Uerj prevê que 3.423 adolescentes de 12 a 18 anos serão vítimas de homicídios no município do Rio até 2012, sendo isso 10% dos 33.504 jovens que serão assassinados em todo o país.

● No Rio Negro, os bombeiros confirmaram duas mortes no acidente com um barco em Manaus - entre elas a de uma criança de 8 anos e uma mulher de 71 - que levava 185 pessoas quando virou em um igarapé. O número de vítimas pode ser maior, pois passageiros relataram que mais pessoas ficaram presas na embarcação.

● O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, promete que regressará amanhã ao seu país, pela fronteira com a Nicarágua, 24 dias depois de ter sido expulso por forças militares. Ontem à tarde, Zelaya dissera que pretendia retomar hoje, mas depois, mudou de planos. O governo golpista, que ameaça prendê-lo caso volte, mandou expulsar diplomatas venezuelanos.

● O Brasil terá neste ano seu primeiro déficit comercial com os EUA na década. De janeiro a junho, a balança pende para os EUA em US$ 2,5 bilhões e não se prevê reversão. No período, as exportações brasileiras àquele país caíram 44%.

● Uma série de atentados do Taleban matou ontem ao menos 14 pessoas no Afeganistão. Um deles foi na base americana de Jalalabad, onde estava a reportagem do "Estadão". Os soldados não se sobressaltaram, já que os ataques já viraram rotina. "A sorte é que eles são ruins de mira", brincou uma tenente

● Desembarcou ontem no rio Antônio Geraldo Costa, o último exilado político do País. Neguinho ou Tigre, de 75 anos, participou da luta armada contra a ditadura e fugiu em 1970. Recusou-se a retornar após a anistia, em 1979, por temer punições. Chegou ontem da Suécia, ainda desconfiado.

● Ao mesmo tempo que atrai investidores estrangeiros para o Brasil, a valorização de 17% do real frente ao dólar no primeiro semestre amplia os efeitos da crise internacional na indústria brasileira. O debate se intensifica hoje, quando o Copom anuncia a taxa básica de juros. Para o presidente Lula, ainda há espaço para queda na taxa Selic. O anúncio deve ser feito hoje, no começo da noite.

terça-feira, 21 de julho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 21/07/2009

● Não Temos mais em São Manuel aquela estação meteorológica que o Dr. João Kennerly mantinha na Cooperativa de Cafeicultores. Se tivéssemos, seria fácil observar que os últimos 30 dias, ou seja, os primeiros 30 dias do Inverno deste ano, foram os mais frios, em pelo menos cinco anos. Hoje estamos completando um mês dessa Estação e o frio está cortante. Mas tem sol, o que alivia um pouco a situação...

● Torcedores corintianos foram surpreendidos ontem à noite com a notícia da venda de dois craques do Corinthians para o Fenerbahce da Turquia. André Santos, que foi titular da Seleção Brasileira, e Cristian, um excelente meio campista, viajam hoje para a Turquia para acertar os salários.

● Ainda no terreno do futebol, Wanderley Luxemburgo assumiu novamente a direção do Santos F.C., e chegou prometendo conquistas. Renato Gaúcho também voltou novamente para o Fluminense. Este vai ter um abacaxi do tamanho do Maracanã para descascar, sem nenhuma dúvida.

● Ontem o dólar recuou 1,3% e fechou na casa de R$ 1,90 pela primeira vez desde setembro de 2008, quando a crise internacional se agravou. Entre as principais moedas do mundo, o real foi a que teve a maior alta ante o dólar neste ano: 21,47%. A Bolsa de Valores teve alta de mais de 2% ontem.

● De acordo com a rádio CBN, o Ministério da Saúde reconhece que há indícios de transmissão sustentada da gripe A no Rio Grande do Sul. Para evitar pânico e dúvida da população, hoje o ministério lança uma campanha nacional de orientação quanto ao contágio, sintomas e prevenção da nova gripe. O investimento inicial é de R$ 5 milhões.

● As cidades gaúchas de Uruguaiana e Barra do Quaraí, perto da fronteira com a Argentina, decretaram emergência devido à gripe suína. Outras prefeituras da área estudam fazer o mesmo para acelerar a compra de remédios e material. Aquele estado registrou 11 das 15 mortes pela doença no País. Em Porto Alegre hospitais instalaram barracas de atendimento defronte aos seus prédios, só para atender os gripados, que não sabem se as gripes são sazonais ou suínas.

● Desde ontem, o banqueiro Daniel Dantas, sua irmã Verônica e mais 12 pessoas ligadas ao Banco Opportunity são réus no processo a que respondem por gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O Juiz Fausto De Sanctis aceitou denúncia do MPF decorrente da Operação Satiagraha e mandou liquidar o fundo Opportunity Special em até 48 horas.

● O presidente Lula cobrou ontem a internacionalização do Banco do Brasil. Ele disse que o BB tem que se pautar pela balança comercial do país e atuar em territórios de grandes parceiros, como China, América Latina e África. Lula sugeriu que o BB continue adquirindo outros bancos.

● O polêmico chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, chega ao Brasil com a tarefa de tentar brecar a aproximação do governo Lula com o Irã. Mas o governo iraniano confirmou que o Brasil será o primeiro destino do presidente Ahmadinejad após a sua reeleição.

● Aos 27 anos, idade em que os jovens já estão no mercado de trabalho, o novo presidente da UNE, Augusto Chagas, faz seu terceiro curso universitário, sem ter concluído um único sequer. Filiado ao PCdoB, que comanda a entidade há 30 anos, não se incomoda de ser visto como "estudante profissional”. Nem se importa quando a UNE é chamada de chapa-branca, pelos repasses oficiais. Ao contrário: anuncia que fará caravana para comparar os governos Lula e FH, elogiando o atual e atacando o anterior. A nota é do jornal “O Globo”.

● O Estado de São Paulo teve queda de 5,45% nas inscrições para a edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de São Paulo, apenas Rondônia apresentou decréscimo. Os inscritos no País somaram 4.576.126, batendo o recorde de 4.018,070, de 2008. Apesar da alta, a expectativa oficial era que o número chegasse a 6 milhões.

● O investimento em pesquisa e tecnologia deu aos brasileiros a liderança do ranking mundial em produção de alimentos por hectare. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre 1975 e 2008, os agropecuaristas nacionais superaram as principais nações do mundo e consolidaram o País como potência no setor.

● O Banco Santander SA., resultante da fusão do Santander com o ABN AMRO Real, prepara-se para fazer uma oferta de ações bilionária na bolsa brasileira, no segundo semestre, a partir de setembro. O objetivo é reforçar a estrutura de capital do grupo Santander, o maior banco em valor de mercado da zona do euro e também o maior da América Latina. No Brasil, o Santander é o terceiro maior banco privado.

● O presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu os astronautas da Apollo-11, Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, cujo pouso na Lua completou 40 anos. Obama os elogiou, mas não prometeu investir na exploração espacial tripulada, pedido feito por eles. Sua gestão cortou verba da Nasa, o que dificulta as viagens para o satélite.

● A chanceler dos EUA, HilIary Clinton, telefonou ao presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, e o pressionou a acatar acordo que prevê a volta de Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho. Micheletti diz que sua posição é imutável. Zelaya vê o fim do diálogo e voltou a incitar revolta. Segundo assessores, ele estuda retornar na sexta-feira ao país. Analistas antevêm confronto por lá.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rádio Clube de São Manuel 1510 AM – 70 anos


Imaginem como estaria São Manuel no ano de 1939, quando nascia aqui, a voz de um município de São Paulo, nos céus do imenso Brasil! Sim, porque esse era o slogan utilizado pela pequena Rádio Clube de São Manuel, que começava a operar no prédio da esquina das Ruas Coronel Rodrigues Simões e Moraes Gordo. Por certo, o povo andava alvoroçado com a notícia da instalação da rádio, uma das pioneiras do interior paulista, e as rodinhas nas esquinas tinham aquele assunto como principal destaque.
Vitorino Ribeiro, sempre um nome obrigatório quando se fala em Rádio Clube, foi parte importante da iniciativa de instalar em nossa cidade uma emissora de rádio, ao lado de João Rosolino. Mas há outros heróis, que se dedicaram à tarefa de fazer rádio em São Manuel. Desde os primeiros, os pioneiros, até aqueles que lutaram para manter a estação aqui, como Laudelino Ricci e um grupo de abnegados companheiros, numa época que ela estava para ser transferida para outra cidade. Eles lutaram e conseguiram manter a emissora em São Manuel.
Na foto, que provavelmente foi feita na década de 60, num programa de auditório comemorativo do Natal, vê-se à esquerda Dona Nenê Plese de Oliveira Neves, que há mais de 45 anos apresenta o programa “Sociais”, o mais antigo programa jornalístico do rádio do interior de São Paulo. As demais pessoas que aparecem na fotografia nós não conseguimos identificar.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 20/07/2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Aumentou para 15 o número de pessoas mortas em decorrência da gripe suína, a tal de gripe A (H1N1). O número é pequeno se levarmos em conta que as estatísticas dizem que morrem 70.000 pessoas por ano aqui no Brasil, vítimas da gripe sazonal, ou seja, da gripe comum. Mas o noticiário, que hoje em dia chega para todo mundo, a todo instante, acaba gerando preocupação entre a população. Ainda mais que o Ministério da Saúde estima que de 35 milhões a 67 milhões de brasileiros podem ser afetados pela gripe suína em oito semanas, ou seja, nos próximos dois meses, como relatou a “Folha de S. Paulo” em sua edição de ontem. Claro que a grande maioria dos afetados vão se curar da gripe, e as autoridades da área da saúde pedem que ninguém entre em pânico. Contudo, parece que não está sendo fácil conseguir que os brasileiros se assosseguem.

● Faz 40 anos hoje que o homem pisou em solo lunar pela primeira vez. E ainda tem muita gente que acredita que aquilo tudo foi encenação... E você? Acredita ou não que o homem esteve mesmo na Lua em 20 de julho de 1969?

● O Prêmio Nobel da Paz e presidente da Costa Rica, Oscar Arias, não conseguiu que os representantes golpistas e os do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, chegassem a um acordo. A delegação dos golpistas considerou um risco as propostas apresentadas, qualificando-as de inaceitáveis. Já a equipe de Zelaya disse que o diálogo com os enviados pelo governo interino à Costa Rica estava encerrado. Arias pediu um prazo de 72 horas para evitar o que considerou um risco de derramamento de sangue no país.

● A taxa de cesarianas no Brasil cresceu apesar de iniciativas do governo para reduzi-la. No ano passado, 84,5% dos partos cobertos por planos de saúde no País não foram normais, contra 79% em 2004. A Organização Mundial de Saúde recomenda um máximo de 15%. A cesariana é mais cara que o parto normal e acarreta mais riscos para a mãe. O Conselho Federal de Medicina sugere aumento da remuneração de médicos pelo SUS, por parto normal.

● Teste dos departamentos de atendimento ao consumidor de 69 empresas de seis setores mostra piora no serviço após a implantação da lei do SAC, em dezembro. Empresas de telefonia e o setor financeiro lideram o número de queixas. Representantes dos setores questionam metodologia.

● Só uma de 98 entidades que receberam R$ 257 milhões do Ministério da Educação de 1998 a 2007 para construir ou expandir escolas técnicas mediante a oferta de cursos gratuitos usou a verba para este fim. Alguns cursos não saíram do papel. O MEC admite não ter fiscalizado o programa.

● O ex-governador (por três vezes) e ex-senador amazonense Gilberto Mestrinho, do PMDB, morreu ontem no Hospital Prontocord, em Manaus, onde estava internado por uma infecção nos rins. Em nota, o presidente Lula, elogiou a atuação "ímpar" de Mestrinho no Congresso.

● Empresas têm entrado na Justiça contra o governo Serra por causa da substituição tributária, que transfere a elas o recolhimento do ICMS de um setor, com base em médias de preço. Entidades dizem que o sistema é injusto e afugenta indústrias. O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, afirma que a receita cresceu R$ 3 bilhões. "Quem sonega está chateado", diz ele.

● O “Jornal do Brasil” divulga em sua edição de hoje que um estudo do sociólogo Maurício Murad, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostra que o Brasil está no topo do ranking mundial de mortes em confrontos de torcedores. Superou a Itália e a Argentina. Nos últimos 10 anos, segundo o estudo, 42 torcedores morreram dentro, no entorno ou nos acessos aos estádios de futebol do País.

● Movimento organizado por bispos, padres e fiéis da Igreja Católica tem como objetivo impedir que políticos condenados em qualquer instância por improbidade administrativa possam se candidatar novamente. Pela proposta, que agora só precisa de mais 300 mil assinaturas para virar projeto de lei, também será excluído da vida pública quem foi denunciado por tráfico de entorpecentes e drogas ou crimes como falsificação de documentos oficiais e formação de cartel.

domingo, 19 de julho de 2009

CRÔNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo e boa semana!
Aqui está a costumeira crônica de domingo, hoje com detalhes sobre a primeira viagem do homem à lua, que eu e minha mulher assistimos pela televisão quando residíamos em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Comemora-se amanhã 40 anos dessa viagem. Ainda existe muita gente (só nos Estados Unidos 6% dos habitantes) que não acredita que o homem foi mesmo à Lua. Esta crônica foi publicada no jornal O PRATIANO, neste final de semana. Boa leitura!
Gildo Sanches


FAZ 40 ANOS QUE O HOMEM CHEGOU À LUA
Na noite de 20 de julho de 1969 eu e minha mulher, Elza, fomos dormir um pouco mais tarde do que de costume. Morávamos em Porto Alegre naquele tempo, e ficamos aguardando a chegada do homem à Lua, que aconteceu justamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos (horário de Brasília) daquela fria, porém inesquecível noite. Na Terra a Agência Espacial Americana (Nasa) transmitiu a cena ao vivo. Foi a primeira transmissão ao vivo via satélite para televisão para cerca de 1,2 bilhão de pessoas, muitas maravilhadas, outras temerosas, e outras tantas incrédulas.
Víamos tudo em nossa pequena televisão da marca Admiral, fabricada lá mesmo na terra gaúcha, e comprada a prestação na própria loja da fábrica, que ficava próxima à agência do Banco Brasul de São Paulo S.A., onde eu trabalhava.
Neil Armstrong conseguiu pôr o pé esquerdo em primeiro lugar no irregular solo lunar, depois de descer a escada metálica do módulo Águia, da legendária Apollo 11. Pesado, com cerca de 100 quilos, o astronauta começou a andar em pequenos saltos, pois sem a gravidade da Terra tinha a sensação de ter um peso não superior a 15 quilos, se tanto.
As imagens em preto e branco que a telinha mostrava não eram perfeitas. Mas dava para acompanhar tudo, inclusive os dois companheiros de viagem de Armstrong, os astronautas Michael Collins e Edwin Aldrin (que também alunissou). Collins parecia extasiado com o feito, e Aldrin, um católico fervoroso, retirou uma hóstia de um pequeno estojo e a levou à boca. Foi a primeira comunhão feita por alguém na Lua. O curioso é que quatro anos depois ele mergulhou no alcoolismo. Passou seis anos internado em várias clínicas e hoje se dedica a divulgar o turismo espacial.
Depois dessa viagem à Lua, a ciência espacial desenvolveu-se de forma inacreditável. Para alcançar o satélite da Terra foi preciso criar uma tecnologia fantástica, em diversas áreas científicas, o que um fabuloso ganho para a humanidade. No que se relaciona diretamente ao espaço, hoje se sabe, por exemplo, que existe água em Marte e as sondas que lá estiveram devem um tributo à velha Apollo 11. E se existe água por lá, é bastante provável que tenha havido vida ou até que ainda existam formas de vida bacterianas em condições de sobrevivência em ambientes extremos.
Mas a herança daquela viagem é muito maior. Na medicina, foi possível a criação do marca-passo, que ajusta hoje em dia as batidas dos corações de muita gente, e da tomografia computadorizada, um raio X diferenciado, que proporciona a visão facetada do corpo humano. Na dieta, criaram-se os alimentos desidratados. No vestuário, foram desenvolvidos materiais sintéticos, mais leves e resistentes, que atualmente entram na confecção de tênis e de muitas roupas. Na cozinha, tem a revolucionária panela revestida de teflon, que foi criado para revestir a Apollo 11 com a finalidade de ela resistir a altas temperaturas.
Foram seis as viagens tripuladas feitas à Lua, e doze os astronautas que alunissaram. Mas, 40 anos depois do feito, ninguém se esquece do primeiro, Neil Armstrong, que cravou no satélite a bandeira americana e disse: “Esse é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade!”. E foi, realmente
.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 19/07/2009

● O dia amanheceu totalmente nublado hoje. Não está fazendo calor, mas também não está fazendo tanto frio aqui por São Manuel. A previsão dos meteorologistas registra a presença de muitas nuvens, por vezes o céu totalmente nublado, mas dizem que não vai chover. Vamos aguardar.

● Parece que a crise econômica está mesmo indo embora. O “Estadão” de hoje informa que o prazo médio dos financiamentos concedidos aos consumidores foi de 495 dias em maio, o maior registrado pelo Banco Central, que começou a produzir esse tipo de estatística em julho de 1994. Em sinal de confiança na economia, o comércio oferece crediário em número de parcelas superior até ao concedido antes da crise, em setembro de 2008. No mercado de carros, já há financiamento de 80 meses. O mesmo ocorre na venda de eletrodomésticos. Esses setores, mais o de construção civil, estão sendo os motores da atividade econômica.

● As negociações entre governo e empresas de cartões de crédito sobre mudanças para incentivar a concorrência devem ir parar na Justiça. O governo quer proibir um mesmo grupo de atuar desde a emissão até o credenciamento das bandeiras e pretende liberar preços.

● Modelo matemático usado pelo Ministério da Saúde estima que de 35 milhões a 67 milhões de brasileiros podem ser afetados pela gripe suína em oito semanas, relata a “Folha de S. Paulo” em sua edição de hoje. O número de hospitalizações iria de 205 mil a 4,4 milhões. O documento não tabula mortes. Sem dúvida é um cenário muito pessimista, que assusta. Tomara que esses cálculos matemáticos estejam equivocados...

● Uma decisão guardada até hoje sob sigilo transformou 82 estagiários da poderosa gráfica do Senado em servidores públicos federais em 1992, quatro anos depois de a Constituição proibir nomeações sem concurso. Na época do “trem da alegria”, Agaciel Maia, hoje no centro do escândalo dos atos secretos, era o diretor executivo da gráfica. Mauro Benevides, então presidente da Casa, diz não se lembrar da medida. A denúncia está no “Estadão” deste domingo.

● Os médicos que cuidam de José Alencar contam que o vice-presidente esbanja otimismo mesmo às vésperas de cirurgias. Internado desde o dia 9, Alencar tem ânimo para “contar causos” e até cantar o hino de seu time, o Nacional de Muriaé. José Alencar é um homem dotado espiritualmente de uma força excepcional. Ele vai sair dessa também, com certeza.

● A um ano e meio do fim do governo Lula, as obras de 17 projetos de irrigação, com previsão de investimentos de R$ 6,3 bilhões, ainda estão no começo. A transposição do São Francisco vai consumir a maior parte dos recursos. Mas só 12,6% do empreendimento foram executados.

AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA
▪▪▪ Eles venceram – Cães e gatos são tratados como filhos em milhões de lares brasileiros, que gastam com eles 9 bilhões de reais por ano.
▪▪▪ Ética: a revolução mental que colocou os bichos na esfera moral da humanidade.
▪▪▪ Collor e Lula – Que dupla mais estranha!
▪▪▪ Confissões de um pistoleiro – Ex-funcionário do bilionário Nenê Constantino diz que matou oito pessoas a mando do empresário, que teria ordenado também a execução de dois de seus genros, um que mora em Brasília e outro em São Paulo.

ÉPOCA
▪▪▪ O lado B da adoção – As dificuldades de relacionamento e os problemas que ninguém comenta, mas aparecem depois da adoção. E o que pode mudar com a lei aprovada pelo Senado.
▪▪▪ O perigo mora dentro de casa – A investigação da Polícia Federal sobre os negócios do filho Fernando, volta a ameaçar o presidente do Senado, José Sarney.
▪▪▪ A queda da primeira mulher – Para o governo, Lina Vieira perdeu a Receita por incompetência. Para a posição, foi jogo político. As duas alternativas podem estar corretas.
▪▪▪ Não há pizza grátis – Elogios a Collor são o preço pago por Lula pela proteção ao governo na CPI da Petrobras.

ISTOÉ
▪▪▪ Os arquivos confidenciais da Aeronáutica sobre objetos voadores não identificados.
▪▪▪ Receita – a rumorosa queda da xerife.
▪▪▪ A sociedade secreta – O senador Efraim Morais mantém empresa com ex-funcionário acusado pelo Ministério Público de fraudar licitações no Senado.
▪▪▪ A volta da CPMF – Temporão começa a batalha por novo imposto do cheque. E com o sinal verde de Lula.
▪▪▪ Luxo sob suspeita – O império Tânia Bulhões vende lustres de R$ 450 mil e aparelhos de jantar de R$ 185 mil. A polícia crê em sonegação e a empresária entrou na mira.
▪▪▪ Vai doer no bolso – Empresas e governos recorrem a multas e campanhas educativas para quem jogar lixo no chão ou urinar na rua.