sábado, 1 de agosto de 2009

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 31 de julho de 2009

▪▪▪ Escolas suspendem aulas em prevenção contra nova gripe – aulas deverão ser retomadas somente no dia 17 de agosto – Escolas e igrejas tomam medidas contra a nova gripe.
▪▪▪ Os melhores do ano – O jornal publica as fotos da entrega do Prêmio Industrial e Empresarial de São Manuel.
▪▪▪ Ponto de Vista – Série de Programas da Rádio Clube AM 1510 kHz – Destaque para o programa “Sociais”, o programa que tudo informa.
▪▪▪ Duplicação da Vicinal Tharcílio Baroni deve ser iniciada até o final de agosto.
▪▪▪ Prefeito Baroni visitou a BELCO e a EMBRAER, esta localizada em Botucatu.
▪▪▪ Opinião – Como gerar empregos em São Manuel.
▪▪▪ Bloco de Notas – coluna deste blogueiro, na página 02 do 1º caderno.
▪▪▪ Demanda por imóveis em São Manuel é maior que a oferta.
▪▪▪ O Debate nos bairros – Parque Recreio, Jardim Pinheiro, Bairro Ragozo, Bom Pastor I e II.
▪▪▪ Pratânia programa comemorações em louvor ao Senhor Bom Jesus.
▪▪▪ Bailarina Yasmin, de Areiópolis, dança amanhã no Teatro de Brasília com o elenco da Cia. Alemanha.
▪▪▪ Os pioneiros – coluna do jornalista Miguel Roberto Nítolo relata a história da Família Dinhane – “O provedor da polenta”.
▪▪▪ Lions homenageia a Polícia Rodoviária na pessoa do sargento Vicente Tadeu Lyra.
▪▪▪ São Manuel conquista título da 2ª Divisão nos Jogos Regionais de Pirassununga.
▪▪▪ Judô conquista bons resultados em Pirassununga.
▪▪▪ Meia-calça para todos – coluna de Letícia Castaldi.
▪▪▪ Festas de São Cristóvão marcam final de semana na cidade.
▪▪▪ Os melhores classificados da cidade – página 06B.
▪▪▪ Coluna "Motivação" de Bene Bassetto.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 31 de julho de 2009

▪▪▪ Shows musicais comemoram a Festa do Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina – Apresentam-se Matão e Mathias (o mesmo Mathias que cantava com Mato Grosso), Alan e Daniel (sertanejo universitário) e Banda Rosa dos Ventos.
▪▪▪ Programação religiosa e recreativa da Festa do Senhor Bom Jesus.
▪▪▪ Pratânia recebeu deputado Geriboni, que prometeu uma nova ambulância para o município.
▪▪▪ Segundo Passeio Ciclístico promovido pelos Clubes Água Nova e Recreativo, de São Manuel, está sendo realizado hoje.
▪▪▪ Pratinha: campeã do Varzeano 2009.
▪▪▪ Em partida amistosa esportistas prestam homenagem a Sodinha.
▪▪▪ Beleza & Saúde: Como identificar se você tem apnéia do sono (pelo terapeuta Everaldo Andrade) /// Medicamentos podem favorecer o acúmulo de gordura (pelo dr. André Luiz Bertani) /// Dietas desequilibras levam à desnutrição (parte II).
▪▪▪ “Em dia com as Notícias” e “Os 70 anos da Rádio Clube”, colunas deste blogueiro, você lê na página 05.
▪▪▪ Variedades /// Sonhe com aquilo que você quiser /// Sonhe com estrelas (poema de Fernando Pessoa), na página 08.
▪▪▪ Pupilos de Lula no divã (artigo do professor Gaudêncio Torquato).
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

O sol deu as caras hoje, meio tímido é verdade, mas varou as nuvens e parece que o sábado vai ser um dia bonito. Felipe Massa deve voltar ao Brasil na segunda-feira, está se recuperando muito bem e vai ficar se restabelecendo em São Paulo. Rubens Barrichello, que acompanha a recuperação de Massa, diz em seu Blog hoje que Massa está doido para voltar às pistas. Pode ser que isso demore um pouco, mas só o fato de ele estar querendo voltar já é uma ótima notícia!

Os desolados corintianos, que perderam alguns de seus melhores jogadores, negociados com o exterior, podem ter uma surpresa nestes dias. Neto, comentarista da Rede Bandeirantes de Televisão, diz em seu Blog que empresários do Grupo SONDA estão na Argentina para fechar negócio com Riquelme, do Boca Júniors, e que ele será repassado para o Corinthians. Assegura o comentarista que está tudo acertado. Vamos aguardar.

● A Rádio Clube de São Manuel continua a veicular as mensagens de seus colaboradores, atuais e antigos, bem como das autoridades que se manifestaram quando do 70º aniversário da emissora, pelo menos até o dia 15 de agosto. Quem nos disse isso é a diretora da casa, jornalista Tânia Casquel. E quem ainda não ouviu essas mensagens, deve ouvi-las. Há histórias muito interessantes que são contadas pelos participantes. Escute só, pra ver.

ATENÇÃO: Ainda em construção – falta alguma coisa para ficar completo – está no ar o site da Rádio Clube de São Manuel. Acesse www.cluberegional.com.br e dê uma espiadinha. Vai ficar uma beleza esse site, a Rádio Clube poderá ser ouvida pela Internet no mundo inteiro, passando a ser a voz de um município de São Paulo nos céus do planeta Terra! E tem mais: este Blog pode ser acessado também pelo site da Rádio Clube. Experimente!

● Da “Folha de São Paulo”: “Grávidas, cardíacos e hipertensos têm 3,5 mais risco de morrer de gripe suína que os demais atingidos, segundo análise feita pelo Ministério da Saúde que levou em conta apenas os pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença. Para o ministério, o dado reforça sua orientação para que grupos com fatores de risco sejam priorizados pelos serviços de saúde. O ministério disse que não mudará o protocolo de prescrição do Tamiflu, antiviral usado contra a doença. Segundo o governo, ele é indicado só para pessoas com fatores de risco ou em estado grave, para que o vírus não se torne resistente”.

● Segundo a rádio BandNews, centenas de brasileiros atravessam a Ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai, todos os dias, para comprar o medicamento Tamiflu, usado no tratamento da nova gripe. A demanda já estimulou alguns laboratórios paraguaios a produzir o remédio genérico, que consta não ter a mesma eficiência do original.

● Notícia do jornal”O Globo”: “Num dia em que ameaçou importar computadores para equipar escolas públicas; em que, incomodado com o desmanche do Corinthians, pediu uma lei para proibir a venda de jogadores para times estrangeiros durante a realização do Campeonato Brasileiro; e em que voltou a defender o senador José Sarney – menos de 24 horas após dizer que a crise do aliado não era problema seu - , o presidente Lula chamou ontem os críticos do programa Bolsa Família de ignorantes e imbecis. Os ataques do presidente foram feitos em Belo Horizonte, depois de ocupar palanques também no Rio”.

● Opinião deste blogueiro: pode até ser que o Bolsa Família seja um plano eleitoreiro. Mas que ajuda uma imensidão de pessoas, lá isso ajuda. Ou será que os extremamente pobres não têm direito a pelo menos uma fatiazinha da riqueza nacional?

● O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, proibiu ontem “O Estado de S. Paulo” de publicar qualquer informação que esteja sob segredo de Justiça no inquérito que investiga Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. A liminar foi concedida a pedido de Fernando. O Jornal vai recorrer.

● A economia dos EUA caiu menos do que o esperado: 1%, o quarto trimestre consecutivo de baixa. Foi algo que ocorreu pela primeira vez desde o início dos registros, em 1947. A queda mostrou-se maior no consumo das famílias americanas, responsáveis por dois terços da composição do Produto Interno Bruto, o que alimentou o temor de que a recuperação possa ser lenta. No balanço final das duas leituras, porém, ficou o ânimo dos maiores mercados do mundo.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 31/07/2009

● Ontem a programação da Rádio Clube de São Manuel foi bastante atípica. Não que os programas tenham deixado de ir para o ar, mas foram sempre recheados de depoimentos de antigos funcionários e colaboradores da emissora que completou 70 anos de existência. As mensagens ainda serão veiculadas por alguns dias, até porque, foram tantos os participantes, que dificilmente se poderia colocar todos eles no ar num só dia. A data foi marcante para a antiga PRI-6.

● Recebi um telefonema do professor Lino José Saglietti, agradecendo por eu ter lhe enviado uma cópia deste blog, onde ele aparece ao lado de Tonico e Tinoco, a “Dupla Coração do Brasil”, cuja apresentação primeira em emissora de rádio foi feita por ele, aqui em São Manuel, na Rádio Clube. A foto é antiga, mas os cantores já estavam no auge da fama nesse tempo. Quando se apresentaram pela primeira vez, há quase 70 anos, ainda eram os caboclinhos da roça, que moravam na zona rural de São Manuel.

● E, mais uma vez, o nadador César Cielo fez história. Nesta quinta-feira, pelo Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo disputado em Roma, o campeão olímpico dos 50m livre, se tornou o homem mais rápido do planeta nos 100m. Com a marca de 46s91m, ele bateu ninguém menos do que o francês Alain Bernard, que foi prata, e viu sua marca (não homologada) de 46s94 ir para o espaço. Ironia do destino, Cielo usava justamente o "supermaiô" X-Glide, que foi a causa da não oficialização da marca do nadador do velho mundo. Antes não podia usar esse maiô, agora pode.

● Depois de declarações de apoio ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o presidente Lula sugeriu um recuo, ao dizer que a permanência de Sarney no cargo é uma questão do Senado. "Não é problema meu. Não votei em Sarney para presidente do Senado. Então, quem tem de decidir é o Senado, não eu", afirmou Lula. O PMDB não abre mão do cargo para o PT e pode apoiar Francisco Dornelles (PP-RJ).

● Apesar da crise e da queda na arrecadação, o governo terá de fazer pedido de crédito suplementar ao Congresso para pagar o aumento do valor dos benefícios do Bolsa Família, já que o reajuste não está previsto no Orçamento da União. O aumento, de cerca de 10%, deve ser anunciado hoje pelo presidente Lula e custará mais R$ 1,19 bilhão por ano aos cofres públicos.

● O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse ontem que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que faz o controle externo do Judiciário, passará a divulgar sua prestação de contas na Internet. A meta é que os tribunais copiem a iniciativa.

● O presidente Lula sancionou lei, publicada no "Diário Oficial", segundo a qual o homem que se recusar a fazer teste de DNA em investigação de paternidade será considerado pai da criança. A lei ratifica o entendimento de tribunais do País.

● A fábrica da Fiocruz, no Rio, concluiu ontem o primeiro lote nacional de antivirais contra a gripe suína. São 150 mil cartelas de cápsulas com o princípio ativo do Tamiflu, que podem ser repassadas até 15 de agosto.

● Parte do Comitê de Política Monetária do Banco Central cogitou interromper a política de corte de juros já na reunião da semana passada, segundo ata divulgada ontem. Na ocasião, a Selic caiu 0,5 ponto percentual. O BC acha que a previsão de inflação subiu, mas a recuperação da economia mundial ainda é frágil.

● A Receita Federal vai realizar, a partir da próxima semana, operação especial de fiscalização em movimentações de investidores na bolsa de valores, o que significa investigar 1.481 pessoas físicas responsáveis por transações de R$ 81 milhões nos últimos cinco anos. O grupo foi identificado por meio do cruzamento de informações prestadas por corretoras e declarações do Imposto de Renda.

● O segundo atentado atribuído ao ETA em 36 horas matou dois policiais espanhóis na Ilha de Maiorca, reforçando o temor de novos ataques hoje, quando o grupo terrorista basco completa 50 anos. Os reis da Espanha chegam amanhã à ilha, onde já se encontra parte da família real.

quinta-feira, 30 de julho de 2009


A INAUGURAÇÃO DA RÁDIO CLUBE

No Brasil, em 1939, Getúlio Vargas criava o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), com a tarefa de divulgar as ações do governo e controlar ideologicamente os meios de comunicação. Aqui em São Manuel, em janeiro de 1939, as notícias sobre os acontecimentos mundiais demoravam para chegar. A pacata cidade via o cultivo dos cafezais como ponto central de seu desenvolvimento, e tinha no Jornal O Tempo, fundado por Luiz Sicchiera, Virgílio Sicchiera e Domingos Felipe, a principal fonte de informação sobre os assuntos locais. Em sua edição de 8 de janeiro de 1939, aquele jornal publicava uma nota, sob o título de Rádio Clube, dizendo que, "com relação à nossa emissora recebemos a 4 do corrente, um telegrama do Rio de Janeiro, participando-nos as últimas providências dadas para a autorização oficial da sua instalação, dentro em breve”.
No dia 30 de julho de 1939, foi inaugurada a PRI-6, Rádio Clube de São Manuel. Luiz Siqueira escrevia em seu jornal: "É hoje, finalmente, que o povo são-manuelense vai ter a grande satisfação de inaugurar a sua estação de radiodifusão, após cinco anos de ininterruptas atividades, vencendo, uma a uma, todas as dificuldades que, a cada passo surgiam, o que, no entanto, de maneira alguma conseguiram quebrar o ânimo dos idealizadores dessa grande obra de demonstração cultural de um povo, empenhado na cooperação patriótica de elevar bem alto o nome de seu rincão, para vencer uma luta em que o cérebro é o máximo fator, impulsionado por um coração que vibra sem cessar, sob os princípios salutares da perfeição humana".
A foto acima é histórica. Já como ídolos da música sertaneja do Brasil, Tonico (à direita) e Tinoco (à esquerda), reencontram o locutor que os apresentou pela primeira vez no rádio, justamente na Rádio Clube de São Manuel. É o professor Lino José Saglietti (no centro), que durante muitos anos foi diretor-gerente da emissora que hoje está comemorando seus 70 anos de existência!

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 30/07/2009

● Por causa da gripe suína – A (H1N1) – as aulas estão suspensas em vários estados brasileiros, inclusive em São Paulo, onde serão reiniciadas no dia 17 de agosto. Aqui em São Manuel a Diretoria de Educação e a Diretoria da Saúde adiaram a volta dos alunos às escolas para o dia 10 de agosto, conforme comunicado oficial da Prefeitura. Mas é possível que isso também seja alterado. Com as crianças em casa a contaminação pelo vírus deverá ser menor. Aqui em São Manuel ainda não ocorreu, ao menos oficialmente, nenhum caso dessa nova gripe. Mas da outra, a sazonal, existem muitos casos.

● Afetado pelo câmbio e pela queda de preço do minério de ferro, o lucro da Vale foi de R$ 1,466 bilhão no segundo trimestre, 53,5% menor que o do primeiro trimestre, já fraco devido à crise. Já os dados da indústria paulista, que representa 40% da produção nacional, apontam para a recuperação do segmento. Segundo a Fiesp, o setor produziu 2% mais em junho, Para Paulo Francini, diretor da entidade, "não é a salvação da lavoura, mas parou de piorar".

● Indicadores divulgados pela Fiesp, Ipea e Fundação Getúlio Vargas apontam para a redução dos estoques no atacado, provocando o primeiro aumento na produção industrial. As fábricas já pensam em recontratação de pessoal neste segundo semestre.

● O Instituto Mirante, ONG presidida por Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, recebeu R$ 220 mil da Eletrobrás para financiar projetos culturais no Maranhão, com base na Lei Rouanet, mas R$ 116 mil foram parar em contas de empresas ligadas à família Sarney. Auditores do Ministério da Cultura descobriram ainda que parte dos gastos declarados pela ONG não confere com os extratos bancários do instituto. Cansado de cobrar explicações, o Ministério da Cultura ameaça levar o caso ao TCU.

● E tem mais: o Banco do Nordeste do Brasil, estatal controlada pela União, cobra na Justiça uma dívida de R$ 12 milhões por empréstimos tomados pela TV Mirante, dos filhos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Metade da cobrança se refere a recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador. A emissora diz que pagou R$ 3,1 milhões e não se considera mais devedora. A Justiça do Maranhão deu duas decisões favoráveis à TV.

● A economia menor para pagar juros e o aumento das despesas fizeram com que a dívida pública crescesse R$ 105 bilhões só este ano. No semestre, após os juros, houve déficit de R$ 43 bilhões, seis vezes pior do que o de 2008.

● Com bons ganhos na venda de banda larga, as empresas de telefonia terão direito a aplicar um reajuste menor na conta de telefone este ano, beneficiando o consumidor. A Anatel deve autorizar só 0,98% na média, bem abaixo da inflação.

● O presidente Lula sancionou a lei que regulamenta os mototáxis no país, apesar do alerta do Ministério da Saúde para o maior risco de mortes no trânsito. A Prefeitura de São Paulo disse que estuda a medida e não pode ignorar a lei federal. Estima-se que haja hoje 500 mil mototaxistas no País.

● O tucano Arthur Virgilio, integrante do Conselho de Ética e um dos senadores que mais pressionam José Sarney, terá de devolver R$ 210,6 mil aos cofres públicos, o valor refere-se aos salários pagos pelo Senado a um assessor do senador durante um ano e meio de estudo de teatro na Espanha, Virgilio já depositou a primeira parcela, de R$ 60,6 mil.

● Pesquisa desenvolvida por cientista chinesa na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, começa a desvendar os fatores que levam à degeneração das células do cérebro, abrindo perspectivas para o combate e a cura do Mal de Alzheimer. No Brasil, a demência atinge quase 1,2 milhão de pessoas. Essa é uma doença terrível, e a cura, até hoje, não foi descoberta. Infelizmente.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

VEREADORES DE SÃO MANUEL FORAM AO IBGE


Os Vereadores que compõem as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de São Manuel, Pedro Norival Cicarelli, Anizio Aparecido Josepetti, Dr. Omar Mattielli de Carvalho, João Paulo Piovan, Laércio Aparecido Tavares e Luiz Cláudio da Silva, estiveram nesta terça-feira, dia 28 de julho, na Agência do IBGE na cidade de Botucatu, para esclarecer o pedido daquele órgão de dividir a cidade de São Manuel em bairros, conforme projeto enviado pelo Prefeito à Câmara Municipal, quando, na oportunidade em que o projeto foi lido em Sessão Extraordinária, convocada pelo Chefe do Executivo Municipal, pelo fato da Câmara estar em recesso legislativo, os Membros das Comissões solicitaram vistas do referido projeto, a fim de obterem maiores informações.
Após a visita feita ao IBGE, os Membros das Comissões resolveram fazer diversas alterações no projeto original, tais como, o Distrito de Aparecida continuará como Distrito de Aparecida e não como Bairro da Figueira, não se usará mais a denominação de bairros e sim de setores, permanecendo dessa maneira a antiga denominação, apenas englobando os diversos bairros e vilas em setores.
Será feita, portanto, uma emenda no projeto de lei em questão, esclarecendo que esses setores serão apenas utilizados para efeito de contagem geral da população (realização do censo).

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 29/07/2009

● Ontem não choveu aqui em São Manuel, o que permitiu às donas de casa que lavassem as roupas acumuladas durante tantos dias! Mas, nesta madrugada, choveu muito e trovejou bastante. Hoje, ao clarear do dia, já choveu um pouco, depois o sol rompeu as nuvens e creio que vamos ficar nesse chove não molha o dia inteiro...

● Com o registro de 27 mortes por gripe suína, o Estado de São Paulo só vai recomeçar as aulas na segunda quinzena de agosto, seguindo orientação da Secretaria de Saúde. Seis milhões de estudantes terão adiada a volta à escola. No País, a gripe já matou 56 pessoas. Ontem morreu em João Pessoa (PB) a primeira vítima da doença no Nordeste.

● Ação judicial proposta pelo Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, em nome de 33 entidades, pede uma indenização inédita das empresas de telefonia Claro e Oi/Brasil Telecom. Cada uma poderá ter que desembolsar R$ 300 milhões por danos morais coletivos. Oito meses após o decreto que exigiu qualidade no funcionamento dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), o setor de telefonia concentra 57% de mais de seis mil reclamações no País.

● A decisão dos tucanos de entrar com três representações no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), levou os peemedebistas a ameaçá-los de retaliação. O líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), disse que recorrerá ao conselho contra Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, que admitiu ter recebido empréstimo de Agaciel Maia, ex-diretor da Casa. Na Paraíba, Lula disse que o desgaste do Senado pode "matar a instituição" e cobrou dos senadores solução para a crise.

● Segundo o “Estadão”, o governo recebeu informações de que José Sarney (PMDB-AP) pode se afastar da presidência do Senado para garantir sua sobrevivência política. O presidente Lula teme que a eventual renúncia de Sarney permita que a oposição esteja no comando do Senado durante os trabalhos da CPI da Petrobras.

● De acordo com a rádio CBN, o Ministério do Trabalho autorizou hoje uma linha de crédito no valor de R$ 200 milhões para renovação da frota de táxi. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciou também benefícios a sete mil pescadores do Rio Grande do Sul.

● O governo central (Tesouro Nacional e Banco Central) registrou no primeiro semestre de 2009 o pior resultado fiscal dos últimos oito anos. O superávit primário – para pagar juros da dívida – foi de R$ 18,6 bilhões, com queda de 70% sobre o mesmo período do ano passado (R$ 61,4 bilhões). A receita caiu e as despesas, sobretudo com pessoal, cresceram.

● A Petrobras informou ter perfurado 30 poços na área do pré-sal, com índice de sucesso de 87%. Já na bacia de Santos, a estatal calcula 100% de sucesso. Para geólogos, a tendência, porém, é a redução desse índice no futuro, chegando a 30% - o que é considerado bom, porque a média mundial é de 10% ou 12%. Segundo um especialista, encontrar poços secos é "inerente à atividade".

● O presidente Hugo Chávez, da Venezuela, congelou os laços com seu segundo maior parceiro, a Colômbia, em reação à acusação de que armas achadas com guerrilheiros das Farc vieram de Caracas, o que ele nega. Chávez retirou seu embaixador de Bogotá, suspendeu importações e ameaçou empresas colombianas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 28/07/2009

● Da “Folha de São Paulo”: “Estudos de grandes bancos apontam expansão da economia do País após dois trimestres de retração, que caracterizaram recessão. Segundo o Bradesco, até maio, o PIB do segundo trimestre já subira 1,7% ante o do período de janeiro a março. Segundo analistas, o mercado doméstico e a ação do governo foram decisivos para a recuperação. Apesar disso, o PIB de 2009 deve cair pelo menos 0,5%”. Mas, de qualquer maneira, a notícia é muito boa!

● Do “Jornal da Record”: “Entre o PT e Sarney, Lula voltou a demonstrar que fica com o presidente do Senado. O Palácio do Planalto minimizou o apelo do partido para que Sarney se afaste do cargo. Sarney corre o risco de ter o futuro decidido pelo plenário da Casa se o Conselho de Ética engavetar as denúncias contra ele”. Está complicada, como se percebe, a situação de José Sarney...

● A crise reduziu remessas de lucros e dividendos, ajudando a melhorar as contas externas brasileiras, que fecharam o semestre com déficit de US$ 7 bilhões, 58% menor do que antes. Ótimo!

● Armas suecas vendidas na década de 80 à Venezuela foram achadas em poder dos guerrilheiros das Farc, disse o governo da Suécia, que questionou a gestão de Hugo Chávez a respeito. Autoridades colombianas também acusam os venezuelanos, que se dizem vitimas de "campanha brutal".

● A poupança acumula captação líquida positiva (aplicações menos resgates) de R$ 4,5 bilhões em julho, até o dia 21. Ao longo de todo o primeiro semestre, a captação positiva foi de R$ 2,4 bilhões. No dia 21, o saldo estava em R$ 287,9 bilhões, ante R$ 279,9 bilhões no mesmo dia do mês passado. Para analistas, os dados mostram que a poupança está competitiva em relação a fundos de investimento, em razão da queda dos juros.

● A pandemia de gripe suína revela que ainda não existe coordenação internacional para lidar com questões globais de saúde. Sob pressão desde o agravamento do problema, a OMS não tem estratégia de vacinação nem de distribuição de antivirais. Além disso, a agência não disse se escolas devem ser fechadas. Ontem, a OMS publicou números da doença, mas admitiu que eles podem não refletir a realidade. 816 é o total de mortos pela gripe suína no mundo, segundo a OMS.

● Notícia do “Correio Braziliense”, o mais antigo jornal brasileiro, hoje editado em Brasília: “Na contramão das recentes reduções da taxa Selic feitas pelo Banco Central, hoje em 8,75% ao ano, as operadoras de cartão de crédito aumentaram os juros cobrados dos clientes que financiam parte de suas faturas. Esses encargos, segundo economistas, tornam as dívidas praticamente impagáveis. À exceção de bancos estatais, que por determinação do governo reduziram um pouco seus índices – ainda na casa dos três dígitos –, quase todas as instituições reajustaram as taxas, que variam de 143,28% a 600,73% num período de 12 meses. Fontes do Ministério da Fazenda ouvidas pelo "Correio" preveem uma intervenção no setor”. Parece brincadeira...

● Felipe Massa está se recuperando do acidente que sofreu. Ele vai ficar bom, com certeza. Já Ronaldo Fenômeno vai fazer cirurgia na mão que quebrou quando ele levou um tombo no jogo em que o “Timão” fez a alegria do “Porco”, domingo, em Presidente Prudente. Diz que volta a campo em 10 dias.

COISAS NOSSAS

● Ontem uma colega de trabalho me perguntou até quando iria chover. Eu tinha visto as previsões de que o tempo chuvoso permaneceria cá por São Manuel até quinta-feira. Disse isso a ela. Então veio a pergunta: “E como a gente faz para lavar as roupas?”. Essa colega é mãe de uma garotinha e isso complica mais ainda o problema das roupas para lavar. Eu, confesso, não soube o que responder. A não ser dizer que aqui em casa também estamos tendo problemas com as roupas que se acumulam, com essa chuvarada toda...

● No dia 27 de julho de 1921, dois pesquisadores da Universidade de Toronto isolavam pela primeira vez o hormônio fabricado nas células do pâncreas: a insulina. Descoberta permitiu controle da diabetes, até então mortal. Foi ontem o aniversário dessa importante descoberta feita há 88 anos. Eu faço uso desse hormônio há alguns anos (tenho diabetes tipo 2), e sei o quanto ele significa para os que padecem dessa doença.

● Ontem recebi uma cartinha da professora Ruth Pampado Pupo Baroni, que atualmente está residindo em Salvador, capital da Bahia, ao lado dos filhos. Demorou 7 dias para chegar a carta. Então eu lhe respondi via e-mail de seu filho Cláudio, que imprimiu minha resposta e já a deve ter entregue à Dona Ruth, que foi minha professora nos tempos de Escola de Comércio, no final dos anos 50, começo dos anos 60. Quanto tempo! E o Cláudio confirmou o recebimento e disse que acessa este blog sempre, por ser daqui da “Princesinha da Sorocabana”, sua terra, e por ter um bom conteúdo! Obrigado!

● Visitei nesta segunda-feira minha tia Nair Fonseca Gonzales, que está em casa agora, depois de ser operada no HC da Unesp de Botucatu para recuperar-se de uma fratura no fêmur. Essa minha tia é fantástica! Está para completar 96 anos, absolutamente lúcida, alegre – apesar de acamada – e feliz com a ajuda de suas queridas netas, que estão cuidando dela! Ela vai se recuperar logo, se Deus quiser!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 27/07/2009

● O tempo permanece chuvoso e frio aqui pelas bandas de São Manuel. E pelo que andei ouvindo no rádio hoje pela manhã, isso pode continuar até o final desta semana. Haja paciência...

● Muitos torcedores foram ontem ao Estádio, em Presidente Prudente, ver Ronaldo Fenômeno e viram Obina fazer três gols no “Timão”...

● Felizmente as notícias sobre o estado de saúde do piloto Felipe Massa são boas. Consta que ele deverá ser transferido para Paris, para ser atendido pelo mesmo médico que tratou de Michael Schumacher e de Ronaldo Fenômeno, quando de suas fraturas.

● Desde o início do governo Lula, em 2003, 2.179 funcionários foram expulsos do serviço público por causa de atos de corrupção. No mês passado, o governo bateu seu recorde: 43 servidores perderam seus postos. Isso eleva para 311,2 expulsões a média anual e mostra a intensidade de atos de corrupção a que o governo federal está exposto, especialmente porque esses dados não incluem as ocorrências em estatais.

● Após as últimas denúncias e sem a certeza de contar com o apoio do PT, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não teria mais os 41 votos necessários para barrar em plenário as iniciativas para retirá-lo do cargo. Até aliados do governo cobram uma solução definitiva e pressionam Sarney a tomar uma posição até agosto. O presidente Lula deve discutir a crise no Senado na reunião de hoje da coordenação política.

● As Forças Armadas de Honduras emitiram comunicado afirmando que não se oporiam a um retorno negociado de Manuel Zelaya. Trata-se da primeira instituição importante do país a admitir a volta do presidente deposto. A solução se basearia no Acordo de San José, pelo qual Zelaya retornaria ao poder, mas desistiria de uma Constituinte.

● Após o presidente Lula ter pedido "maturidade" ao PT, a direção do partido em São Paulo recuou e vai iniciar negociações para Ciro Gomes (PSB-CE) encabeçar uma chapa antitucanos na eleição para governador, em 2010. Para a ex-prefeita Marta Suplicy, "é ele [Lula] quem tem de assinalar qual é a estratégia".

● Pesquisadores da Universidade de Utah acreditam ter encontrado o cristal para a construção de circuitos eletrônicos na carapaça de um besouro brasileiro, comprado por eles pela internet. A tecnologia produzirá mais riqueza do que a exploração ilegal de madeira, soja e gado na Amazônia. Quem conta essa história é a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva.

● Especialistas de vários países, inclusive o Brasil, estão reavaliando a lista de fatores de risco para a gripe suína e alertam que a rapidez no início da terapia pode evitar mortes. No País, onde há 38 óbitos confirmados, dois terços dos pacientes graves não tinham doença pré-existente, não eram idosos, gestantes ou crianças.

domingo, 26 de julho de 2009

CRÔNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo e boa semana!
A crônica deste domingo é dedicada à Rádio Clube de São Manuel AM, que estará comemorando no próximo dia 30, quinta-feira próxima, seus 70 anos de existência. O texto está em meu livro CADERNO DE NOTAS, publicado em 1998, e foi escrito para comemorar os 54 anos da emissora, o que aconteceu em 1993. As datas citadas estão mantidas como no original. Boa leitura!
Gildo Sanches

PRI-6: NAS ONDAS DO TEMPO
Quem seriam esses violeiros, sanfoneiros e gaiteiros que me vêm à memória, atuando no pequeno palco? As fisionomias não as vejo, não posso identificá-las. Mas esperem! Um deles reconheço! É Péricles Leme de Almeida, com um violão elétrico, acho que preto. Ou seria marrom? Também não tenho certeza. Está sendo apresentado, não sei se pela límpida voz do professor Lino José Saglietti, pelo vibrante Carlito Marquezzi, ou pelo barítono Henrique Massarelli...
Meados dos anos 50, com certeza. Eu, garoto, acho que viciado em rádio, ouvia a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, com carteirinha de sócio do Clube dos Ouvintes e tudo, e transportava meus sonhos de moleque, do Rio de Janeiro, que eu só conhecia das páginas da revista O Cruzeiro, para algo mais real, na pequena cidade que era minha, na pequena emissora que me atraía, a PRI-6 de então. Distante uma da outra, diferentes nas potências e nas programações, me pareciam muito iguais, no todo.
No pequeno estúdio, o microfone RCA — "jacaré" para os íntimos — ficava no centro da pequena mesa de som. Dois pratos giravam o dia todo e invadiam a noite rodando as suas 78 rotações por minuto. Um relógio, de corda, marcava a hora certa, sempre conferida com a Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, que tinha o relógio mais pontual da cidade, já que trem não podia atrasar de jeito nenhum...
Agora já é noite. A Rádio mudou para a Rua Epitácio Pessoa, no antigo teatro. No palco, Daniel de Oliveira Neves Filho apresenta O Clube da Sexta-Feira, com auditório repleto. Eu estou lá também, assistindo. E por lá fui ficando, perguntando as coisas para Elias Francisco, Hermes Bertoncin, e tantos outros, falando ao microfone nos primeiros anos da década de 60.
No piano, Dona Irides Canela acompanha as crianças, meninos e meninas, no Ciranda, Cirandinha Lacta. Quem apresenta o programa é Genésio Simões, me parece. Ou serei eu? Distribuo chocolates para o auditório...
A profissão de bancário me levou para longe. Goiânia, Porto Alegre, quanto chão! Na volta, anos depois, retorno ao microfone. Não largo mais, nem quando saio de novo da terrinha, para Agudos, Espírito Santo do Pinhal, Tietê. Ou seja, para a Pinhal Rádio Clube, Rádio Vinícola de Andradas, em Minas Gerais, Rádio Nova Regional FM de Tietê.
Volto para São Manuel, mantenho-me algum tempo à distância do microfone, mas me junto a ele vez por outra, até que a "latinha" passa a fazer parte de meu novo ofício, na assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Manuel.
Na antiga emissora, hoje ZYK-665, Valter Salomão é o barítono de plantão, uma das mais belas vozes do rádio interiorano. Cláudio Rogério, garoto ainda, aprende e ensina a arte de fazer rádio, ao lado do Barnabé, Sesséu, Arnaldo, Tubaco, Arildo Luiz, Ivan, André Luiz, Pereira de Souza e Chico Poeta, artistas do som e do microfone.
Dona Nenê, secretariada pela eficiente Ester, informa no Sociais que a Clube Bandeirantes faz 54 anos no dia 30 de julho. Então, tenho que sair das ondas do tempo e dizer simplesmente, PARABÉNS! Para a Rádio Clube e para todos nós!

COMENTANDO AS NOTÍCIAS 26/07/2009

● Hoje é Dia dos Avós, que se comemora justamente no dia dos pais de Maria, Nossa Senhora, São Joaquim e Santa Ana. Parabéns a todos os vovôs e vovós espalhados por este mundo de Deus! Hoje também é Dia de São Cristóvão, um santo lendário, muito venerado, padroeiro dos motoristas. Tem Festa de São Cristóvão aqui em São Manuel. Aliás, teeremos duas festas, uma em cada Paróquia. Espera-se grande movimentação pelas ruas da cidade, com as carreatas que farão os condutores para benzer-se e benzer os seus veículos. Isso já é uma tradição por aqui.

● Preocupamo-nos com o acidente sofrido ontem pelo piloto brasileiro Felipe Massa, vizinho nosso, pois ele é de Botucatu. Rezamos por sua recuperação, que se Deus quiser, vai acontecer rapidamente!

● Dados do Ministério do Trabalho mostram que, no primeiro semestre de 2009, as micro e pequenas empresas brasileiras criaram 450 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes eliminaram 150 mil vagas. O país tem 4,6 milhões de empresas, sendo 98% micro e pequena. Elas empregam 60% da mão de obra formal. O setor pediu ao BNDES R$ 4,3 bilhões no semestre, 22% a mais que em igual período de 2008. Para analistas, embora microempresas não estejam imunes à crise, elas foram menos afetadas.

● Confirmado: o presidente Lula concordou em deixar o Paraguai vender parte da energia de Itaipu no mercado brasileiro. Além disso, o Brasil vai pagar mais caro pela energia que é comprada pela Eletrobrás. Hoje o País paga um bônus de US$ 120 milhões pela energia excedente. O valor desse bônus vai passar para US$ 360 milhões. Tomara que esse custo não sobre para nós, consumidores...

● Com a atual tendência de redução dos índices de inadimplência, hoje em pico histórico, os bancos repassarão os cortes na taxa Selic aos seus clientes e cobrarão efetivamente menos juros, diz em entrevista à Folha de São Paulo Roberto Setúbal, presidente-executivo do Itaú Unibanco. Para ele, o País se recupera muito bem da crise.

● A tentativa do presidente deposto Manuel Zelaya de entrar por terra em Honduras na sexta-feira irritou sua frágil base de apoio nos EUA. Segundo avaliação, a ação foi midiática, pois Zelaya marcara reunião com diplomatas em Washington na terça. A alta diplomacia americana analisa o custo político de dialogar com Zelaya e retaliar golpistas.

● Passado o pânico inicial pela ameaça de gripe suína, que matou três pessoas na cidade, os moradores de Uruguaiana (RS) já não correm ao hospital ao primeiro sintoma. Recomendação difícil de seguir mesmo é a de não dividir a cuia de chimarrão, pois isso pode provocar contágio.

● Tensão, impaciência, irritação, sono agitado, passos exageradamente rápidos – se você exibe tais sintomas, cuidado. Pode estar sofrendo da síndrome da pressa, um mal que atinge 30% dos brasileiros. Apesar da alta incidência, muitos desconhecem a doença, o que preocupa médicos, psicólogos e especialistas em problemas comportamentais.

AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA
▪▪▪ PMDB – Como um símbolo da democracia virou o partido do fisiologismo, engoliu a política em Brasília, deu nó até em Lula e pode decidir a eleição de 2010.
▪▪▪ A falha foi do Airbus – Um dos advogados mais experientes do mundo na briga por indenizações a vítimas de desastres aéreos diz que investigações oficiais são conduzidas por potenciais culpados.
▪▪▪ Os juros no palanque – O Banco Central reduz os juros básicos para o menor nível da história, mas o mercado teme que a mexida possa ir além da margem de flexibilização segura.
▪▪▪ Não há motivo para tanto alarme – A gripe suína preocupa milhões de brasileiros, mas ela mata muito menos que a gripe comum, e nada indica que o vírus transmissor ficará mais agressivo.

ÉPOCA
▪▪▪ Quando a dieta vira doença – A comida saudável tornou-se uma obsessão. Como se alimentar bem sem ficar neurótico.
▪▪▪ O brasileiro está tomando mais vitaminas. Precisa?
▪▪▪ Tasso Jeireissati – “Sarney representa hoje o inaceitável”.
▪▪▪ Entrevista – José Gomes Temporão – “A gripe suína não é mais grave” – Mas o número de casos e de óbitos vai continuar aumentando nas próximas semanas, diz o ministro.

ISTOÉ
▪▪▪ Os perigos da ansiedade – Os sinais para identificar quando ela vira uma doença
▪▪▪ “Obrigado, papai” – As estripulias do filho mais velho de José Sarney
▪▪▪ O estrategista da oposição – PSDB monta bunker na CPI da Petrobras e escala ex-senador Antero Paes de Barros para atuar nos bastidores.
▪▪▪ O PIB viaja com Lula – Diplomacia presidencial rende novos negócios para as empresas e a balança comercial agradece.