sábado, 22 de agosto de 2009

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 21 de agosto de 2009
□□□ Prefeito Baroni pede verbas para deputado Milton Monti – Agora, com o pedido, deputado afirma que irá ajudar o município.
□□□ Volta às aulas preocupa os pais.
□□□ Opinião – A troca de diretores pode ser salutar.
□□□ Ponto de Vista – Série Programas da Rádio Clube AM 1510 kHz – Os programas apresentados por Arildo Luís.
□□□ Festa de Aparecida ocorreu com sucesso.
□□□ Farmácias terão que modificar disposição de seus estoques de medicamentos.
□□□ Os pioneiros – o jornalista Miguel Roberto Nítolo escreve a história da Família Innocenti.
□□□ Baú Crediário inaugura loja na cidade.
□□□ Bloco de Notas – coluna deste blogueiro está na página 02A.
□□□ Projeto de Lei pretende esterilizar animais soltos nas ruas.
□□□ Vereadores cobram atuação da UNIMED em São Manuel – cidade tem perto de 8.000 filiados ao plano de saúde e o pronto atendimento só é feito em Botucatu.
□□□ Telefonica em Ação: Pratânia recebe infraestrutura de banda larga e Aparecida de São Manuel continua na espera.
□□□ Polícia Militar de São Manuel recebe nova viatura.
□□□ O Debate nos Bairros: visitadas a Vila Industrial, Vila Kennedy e Chácara Saltinho.
□□□ Pratânia realiza Ciranda Esporte e Lazer Rural.
□□□ Areiópolis vai participar da Copa Record de Futsal.
□□□ Casual – coluna de Letícia Castaldi fala sobre Nude, a cor do verão 2010.
□□□ Badalação traz fotos em cores de rapazes e moças de São Manuel que freqüentam clubes, casas de shows, bares e lanchonetes.
□□□ Projeto do deputado federal Milton Monti exige mais segurança em aviões.
□□□ Motivação – coluna de Bene Bassetto fala da importância da disciplina em nossas vidas.
□□□ Vacinação contra Poliomielite será realizada no dia 19 de setembro.
□□□ Ator Otávio Augusto visita Fundo de Solidariedade do Município.
□□□ Os melhores classificados da cidade, na página 6B.
□□□ Flash – Personalidades da cena da nossa região.
□□□ Esportes – colaboração de Osmar Correa, na última página do Caderno B.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 22 de agosto de 2009
□□□ O chão vai tremer em Pratânia – No período de 03 a 06 de setembro Pratânia terá a realização de sua festa do peão, neste ano denominada “Pratânia Rodeo Fest”.
□□□ Prefeito de Pratânia foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – prefeito solicitou instalação de curso de Técnico em Administração no município.
□□□ Creche Municipal “Alice Ribeiro da Maia” inicia funcionamento com grande sucesso – Está atendendo a 100 crianças de três a seis anos.
□□□ Abertas inscrições para o VIII Campeonato “Prata é Ouro de Futsal” – “Taça João Sodinha”.
□□□ Clube Água Nova de São Manuel vai realizar o Baile dos Anos 60 – Será no dia 05 de setembro, com animação da Banda “Os Gatos”.
□□□ A Instituição Assistencial Maria de Nazareth realiza seu IX Almoço à Mineira no próximo dia 30 de agosto, às 12 horas, nos salões da Creche “Dona Leonor Mendes de Barros”.
□□□ Ciranda Esporte Lazer Rural movimentou Pratânia no último domingo.
□□□ Beleza & Saúde: Vida e doença entram pela boca. Previna-se! (terapeuta Everaldo Andrade) – Paciente recupera-se de hérnia de disco (fisioterapeuta André Luis Bertani) – Dos brasileiros com vida sexual ativa, 13% já tiveram DST – Uso do álcool em gel nas mãos para evitar a nova gripe requer cuidados.
□□□ A coluna “Em Dia com as Notícias” e a crônica “O sábio e a Vaquinha”, de autoria deste blogueiro, estão na página 5.
□□□ Tempero Verde no Feijão – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
□□□ Polícia Civil de Pratânia prende foragido e atua firmemente contra a onda de crimes.
□□□Anvisa cria novas regras para farmácias.
□□□ Vacina contra pneumonia entra no calendário brasileiro.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Santo Deus! Que frio! De ontem para hoje a temperatura caiu muito aqui por São Manuel e região, e estamos enfrentando um frio terrível. Claro que para aqueles que moram mais ao sul do País, pode nem ser tanto frio assim. Mas para nós, aqui do interior de São Paulo, é muito frio. Pior: antes de essa frente fria passar, deverá chegar outra, já amanhã, e com chuva...

● Cientes que uma vitória diante do Brasil era fundamental para revalidar o título do Grand Prix obtido em 2007, a Holanda bem que complicou o jogo contra as campeãs olímpicas na madrugada de hoje. Entretanto, isso não foi suficiente para acabar com a invencibilidade da equipe verde-amarela, que saiu de quadra com um placar de 3 sets a 1, parciais de 25/22, 18/25, 25/20 e 25/16. O Grand Prix deste ano está bem próximo do time brasileiro!

● No vôlei masculino a seleção brasileira venceu a Argentina por 3 sets a 1 (28/30, 25/17, 25/19 e 25/15) e conquistou o Campeonato Sul-Americano, disputado em Bogotá.

● O comentário político mais ouvido ontem foi o "da renúncia da renúncia" do senador Aloízio Mercadante ao posto de líder do PT no Senado. Um dia depois de afirmar que sua saída da liderança do PT era "irrevogável", Mercadante anunciou ontem da tribuna da Casa um novo recuo. Para justificar a reviravolta, ele disse que atendeu a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem esteve reunido na véspera por quase cinco horas. Dizem os analistas que a situação do senador paulista não ficou nada boa.

● De acordo com a rádio CBN, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República lançou uma campanha pela certidão de nascimento. Dados do governo federal mostram que 12,2% dos bebês brasileiros não são registrados no primeiro ano de vida. O garoto propaganda da campanha vai ser Ronaldo Fenômeno, que vai participar voluntariamente, ou seja, de graça. Ele atende a um pedido do presidente Lula.

● A ex-ministra e senadora Marina Silva, que deixou o PT na quarta-feira e deverá se filiar ao PV, negou ontem ter dito, na véspera, em Belém, que o governo Lula é insensível a causas sociais. Ela confirmou outras críticas ao governo, mas voltou a elogiar a política social da gestão petista, argumentando que reduziu o número de famílias abaixo da linha da pobreza.

● O governo informou que não há imagens, registros de placas de carros nem registros de autoridades que estiveram no Palácio do Planalto no final do ano passado, período em que a ex-chefe da Receita Lina Vieira diz ter tido um encontro reservado com Dilma Rousseff. As imagens do circuito interno de vídeo são apagadas após cerca de 30 dias, argumenta o governo.

● Estudo da Organização Mundial do Trabalho (OIT) mostra que, apesar dos avanços feitos pelo governo brasileiro nos últimos anos, a mão de obra escrava continua sendo usada no Brasil para desmatar a Amazônia, preparar a terra para criação de gado e em atividades ligadas à agricultura.

● O governo está de olho no reluzente mercado de joias, pedras e metais preciosos. Só no Distrito Federal, essa atividade econômica movimenta R$ 100 milhões, dos quais 80% na informalidade. Para evitar a lavagem de dinheiro nesse comércio, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), ligado ao Ministério da Fazenda, divulga até outubro uma nova regulamentação sobre a compra e venda desses artigos.

● O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou nesta sexta-feira liberdade ao médico Roger Abdelmassih, preso na segunda-feira acusado de 56 estupros contra pacientes. A decisão é do ministro Felix Fisher, que negou liminar no pedido apresentado pela defesa. Na quarta (19), o desembargador José Raul Gavião de Almeida, da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, também negou liminar em habeas corpus ao médico, dono de uma das mais famosas clínicas de fertilidade do Brasil.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O tempo continua chuvoso e frio. Conheço um monte de gente que está até rezando para que o final de semana não seja tão chechelento... Querem o sol e um calorzinho...

● Com uma atuação de gala, a Seleção Brasileira feminina de vôlei venceu a Alemanha por 3 sets a 0, nesta madrugada, durante o Grand Prix disputado no Japão. As parciais foram de 25/15, 25/15 e 25/16. Parece que ninguém segura mesmo as meninas do Brasil...

● Dizendo-se cansado, até debilitado fisicamente, Usain Bolt fez história ao conquistar sua segunda medalha de ouro com outro recorde mundial. Ele havia conseguido o mesmo nos 100m rasos. O homem mais rápido do mundo marcou 19s19 nos 200m, mas ainda se mostrou insatisfeito com seu rendimento.

● O Mundial de Atletismo de Berlim continua nesta sexta-feira com a participação de nove brasileiros. O destaque fica com a campeã olímpica Maurren Maggi e com Keila Costa, que buscarão a classificação no salto em distância às 13 horas (de Brasília). A dupla chega ao evento confiante após um mês de treinos em Madri, na Espanha.

● Ruben Barrichelo fez o melhor tempo no treino livre desta sexta-feira para o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, no domingo, em Valência. Ele é o único brasileiro a participar dessa prova, já que Felipe Massa está se recuperando do acidente que sofreu há alguns dias e Nelsinho Piquet está afastado da equipe que o tinha sob contrato.

● Um dia após deixar o PT, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva elevou o tom das críticas ao governo Lula. "Este é um governo insensível a causas sociais", afirmou. Segundo ela, não havia mais sentido em ficar no PT para convencer o partido da importância da causa ambiental.

● O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em visita ao Vale do Açu (RN), que não vê crise no PT nem problema na decisão dos senadores Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR) em deixar o partido. "Não vejo crise no PT", afirmou Lula. "Se a pessoa quer sair do partido, não está confortável, é direito da pessoa", declarou. "Quem entra sai", afirmou o presidente. "O PT continua forte, com muitas possibilidades", disse Lula.

● Segundo a rádio CBN, a festa do jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas, Minas Gerais, de quase 250 anos de história, foi suspensa por causa da gripe A. A cidade esperava a chegada de 100 mil pessoas, entre romeiros e ambulantes. Para o secretário municipal de Saúde de Congonhas, José Cordeiro, a situação é de alerta.

● Em julho, a receita com impostos e contribuições federais foi de R$ 58,6 bilhões, 9,39% abaixo do mesmo período de 2008. Foi o nono mês seguido de recuo. A queda na arrecadação pode dificultar o projeto de desoneração da folha de pessoal das empresas.

● Com nova onda de ataques que causou 26 mortos e espalhou medo pelo Afeganistão, os extremistas do Talibã conseguiram reduzir o comparecimento às umas nas eleições presidenciais. O índice, que foi de 70% em 2004, teria ficado entre 40% e 50% ontem.

● A Advocacia-Geral da União (AGU) considerou a lei antifumo paulista inconstitucional. O parecer destaca que a competência de legislar sobre o uso do cigarro em ambientes fechados é do governo federal e não de Estados e municípios. Porém, até julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), a lei paulista continua em vigor.

● A taxa de cura da tuberculose deve aumentar com a chegada ao país, em setembro, de um novo medicamento: o Dose Fixa Combinada, ou "quatro em um”. Ele aumenta o número de drogas no mesmo comprimido e, com isso, reduz a quantidade de doses diárias. A grande quantidade de comprimidos que o paciente tem de tomar, acaba desestimulando-o de prosseguir o tratamento, e a doença piora.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009


DIA DO MAÇOM
Maçonaria, uma instituição filosófica universal cuja origem, perde-se nos tempos. Apóia-se na trilogia: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Cada país tem o seu dia do maçom. No Brasil, ele é comemorado no dia 20 de Agosto. Foi nesse dia, no ano de 1822, que foi proclamada, num templo maçônico no Rio de Janeiro, nossa independência política, num movimento encabeçado pelo ilustre político, maçom de escol e grande tribuno, Gonçalves Ledo.
D. Pedro I, alguns dias depois, proferia o grito de Independência ou Morte às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo. D. Pedro também era maçom, recém ingressado na instituição. No passado, ilustres brasileiros integrantes da Maçonaria, dela retiraram a convicção, a força e o elã com que defenderam os seus pontos de vista e ideais, em eventos históricos. Desde a Inconfidência Mineira, passando pela Conspiração Baiana e por todos os episódios históricos, até chegar no ''Fico'', a Maçonaria esteve presente. Chegou à Independência do Brasil e, após esta, à constituição de 1824, elaborada, principalmente, pelo maçom Antônio Carlos de Andrada.
Nossos cumprimentos a todos os maçons de São Manuel e da região que estão lendo esta informação, pela passagem da significativa data.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Continua um tempo chuvoso e frio aqui por São Manuel. Ainda não vi a previsão para os próximos dias, mas não é uma situação muito animadora essa que estamos vivendo. Haja paciência!

● Hoje de madrugada, mais uma vitória da seleção brasileira de vôlei feminino, no Japão, na disputa do Grand Prix. Ganhamos da China por 3 sets a 0. Grande destaque da vitória brasileira foi a ponteira Natália, a maior pontuadora da partida com 19 pontos, seguida por Sheilla, com 16 pontos.

● No mesmo dia em que ajudou a enterrar as investigações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o PT sofreu uma baixa importante para 2010: a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente de Lula, deixou o partido. Marina alegou insatisfação com a política ambiental do PT e do governo e estuda disputar a Presidência da República pelo PV.

● No Conselho de Ética do Senado, por ordem do Planalto, os petistas Ideli Salvatti, Delcídio Amaral e João Pedro declararam, em voz quase inaudível, o "não" que ajudou a salvar o aliado Sarney. A votação terminou 9 a 6 e desautorizou o líder petista, Aloizio Mercadante, que se recusou a ler a carta do presidente do PT, Ricardo Berzoini, orientando o voto pró-Sarney. Em protesto, o senador Flávio Arns (PR) anunciou que deixará o partido: "O PT jogou a ética no lixo, eu me envergonho de estar hoje no PT." As saídas de Marina, evangélica, e de Arns, ligado à Igreja Católica, representam também um baque no eleitorado petista religioso, analisa “O Globo”.

● Manchete de capa do “Estadão”, hoje: PT ajuda a engavetar caso Sarney e entra em crise.

● Manchete do “Correio Braziliense”, hoje: A estrela estilhaçada.

● Warley Soares, motorista que atendia Lina Vieira, ex-secretária na Receita Federal, disse ontem que levou Lina diversas vezes ao Palácio do Planalto e, em determinadas ocasiões, recebeu instruções específicas para conduzi-la a reuniões na Casa Civil da Presidência da República. Assustado, ele não soube informar as datas das reuniões nem revelou detalhes que poderiam confirmar o suposto encontro de Lina com a ministra Dilma Rousseff. Mas confirmou que a entrada do carro oficial no Planalto é registrada na segurança da Presidência.

● Economistas de bancos e consultorias estão mais otimistas que o próprio governo em relação ao crescimento do PIB brasileiro no segundo trimestre. Enquanto o ministro Guido Mantega aposta em alta de até 1,7%, as projeções do setor privado apontam para crescimento de até 2,1 % na comparação com o trimestre anterior.

● Num momento de queda na arrecadação de tributos federais, o PMDB, principal aliado do governo, decidiu apoiar a recriação da CPMF, rebatizada de CSS (Contribuição Social para a Saúde), com alíquota de 0,1% sobre movimentações financeiras. O discurso oficial do PMDB é que a saúde precisa de mais recursos devido à gripe suína. O compromisso do partido, junto do PT; é votar a proposta até setembro na Câmara. Já vimos esse filme antes, lembram?

● Depois da turbulência, a calmaria. É o que informam dados, pesquisas e projeções sobre a recuperação da crise financeira global. Para o Fundo Monetário Internacional, a recuperação já começou. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a economia dos países que a integram se estabilizou no segundo trimestre.

● O governo pedirá a instalação de um painel na Organização Mundial do Comércio para avaliar as medidas antidumping que os EUA impõem ao suco de laranja brasileiro. Maior exportador mundial de suco, o Brasil recorrerá porque não obteve avanço nas reuniões com os americanos.

● Série de atentados no Iraque, aparentemente coordenados em Bagdá, matou ao menos 95 pessoas e feriu cerca de 500, na ação mais grave em pelo menos um ano e meio. O maior ataque ocorreu perto da Zona Verde, região mais protegida da capital iraquiana. O governo atribuiu a ação a insurgentes sunitas com ajuda da Al Qaeda.

● O Afeganistão promove hoje a segunda eleição presidencial de sua história, imerso em temores e problemas. Há medo de atos violentos do Taleban, de fraudes no pleito, de dificuldades na apuração de votos e de disputas sectárias entre vencedores e perdedores.

● A famosa pipoca do cinema pode fazer bem à saúde, já que sua ingestão tende a diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas. Segundo a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ela contém "quantidades surpreendentes" de antioxidantes.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009




Agência do Itaú completa 25 anos em São Manuel

Era o mês de agosto de 1984, e estávamos todos ansiosos na agência de São Manuel do Banco Itaú S.A. É que iríamos inaugurar o novo prédio, pouco adiante do anterior, que hoje abriga a Lotérica Central. A inauguração ocorreu numa sexta-feira, dia 17. Começamos a atender na nova agência na segunda-feira seguinte, dia 20 de agosto.
No dia da inauguração recebemos vários diretores do Itaú e autoridades locais. Vieram o Dr. Herbet Levy, presidente do Conselho Deliberativo do Banco, Dr. Luiz Carlos Ferreira Levy, filho do primeiro e que ocupava o cargo de diretor vice-presidente do Itaú, Dr. Aldous Albuquerque Galetti, diretor de Crédito Rural, entre outros. Gerentes de várias agências da região também compareceram, ao lado do superintendente Regional Dr. Luiz Antonio Fernandes Valente.
Foi um momento importante na vida deste blogueiro, uma vez que eu era o gerente titular da agência e trabalhara para conseguir o terreno, convencer a diretoria do Banco para construir um estacionamento, que para muitos era desnecessário na época, e acompanhara toda a construção do prédio.
Numa das fotos vê-se o pároco local, saudoso padre Dino Agostini, abençoando a obra, ao lado dos diretores e políticos locais, inclusive do prefeito de então, hoje deputado federal Miltinho Monti. Na outra foto, uma panorâmica dos amigos que prestigiaram a inauguração que está completando 25 anos!
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Madrugada chuvosa aqui em São Manuel. Aliás, choveu a noite inteira e trovejou bastante também. Os trovões, distantes, são audíveis até agora. Acenam os meteorologistas de plantão para o fato de que a temperatura vai cair e que o tempo vai ficar assim, todo cinzento e úmido, hoje e amanhã também.

● Uma boa notícia para o esporte brasileiro: Foi preciso salvar dois match points, mas a seleção brasileira feminina de vôlei estreou na fase final da edição 2009 da competição com vitória sobre a Rússia. O dramático duelo, realizado em Tóquio na madrugada de hoje, terminou em 3 sets a 2 para o Brasil, parciais de 25/20, 22/25, 25/17, 24/26 e 16/14.

● Dados do Ministério da Saúde indicam redução do número de casos da gripe suína. Na semana de 9 a 15 de agosto, foram registrados 111 novos casos graves, contra 794 da semana anterior. Para o governo, pode ser "indicativo preliminar" de recuo, mas os dados não estão totalmente atualizados. Em SP, exames diários em hospitais particulares diminuíram de 140 para 50.

● Muitas farmácias do Brasil, algumas aqui de São Manuel, vão ter que mudar a disposição interna de seus produtos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem que os comprimidos que hoje ficam à disposição dos clientes em prateleiras só poderão ser vendidos atrás do balcão, com acesso restrito aos funcionários das farmácias. Também foi proibida a venda de produtos como brinquedos, pilhas e sorvetes nos estabelecimentos. Só os produtos fitoterápicos, que não precisam de receita, foram excluídos da nova regra. As farmácias têm seis meses para se adaptar.

● O mercado de trabalho registrou em julho a abertura de 138,4 mil novos empregos com carteira assinada. Foi o melhor saldo líquido mensal entre contratações e demissões do ano. Embaladas pelas obras públicas e pela expansão do mercado imobiliário, as empresas da construção foram as que mais contrataram, sendo o saldo de 32,1 mil postos. Já na indústria as contratações chegaram a 17,3 mil, mas, no acumulado do ano, as demissões ainda prevalecem.

● Na comemoração de seus 30 anos, a Associação Nacional de Jornais denunciou 31 casos de violação à liberdade de imprensa no País. "A liberdade de expressão, mais do que um direito dos jornais, é um direito do cidadão”, disse a presidente da ANJ, Judith Brito.

● Em meio aos protestos que correm no País contra o arquivamento das investigações sobre o senador José Sarney, o "Jornal do Senado" publicou uma receita que parece ter sido criada à moda da Casa: a "pizza fingida", com pão dormido e claras em neve no lugar da massa. A Secretaria de Comunicação do Senado explicou que a receita era parte de uma matéria sobre aproveitamento de alimentos. Mas saiu em má hora essa matéria...

● Em São Paulo, o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP distribuiu aos estudantes 40 "pizzas Sarney" – com a cara do presidente do Senado e um bigode feito de aliche. No Conselho de Ética da Casa, o PT, pressionado pelo Planalto, deve ajudar a enterrar as investigações sobre Sarney.

● Em depoimento de cinco horas no Senado, marcado por bate-bocas entre governistas e oposição, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira reafirmou que foi chamada para um encontro reservado com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Esta nega a reunião e não comentou o depoimento. Lina classificou como "ingerência desnecessária e descabida" o pedido que diz ter recebido de Dilma para agilizar investigação do fisco sobre a família de José Sarney. A ex-secretária não levou provas nem forneceu a data exata da audiência.

● O cantor e compositor Gilberto Gil declarou que pode aceitar ser vice, se convidado, na possível candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à Presidência, pelo PV (Partido Verde). Ex-ministro da Cultura de Lula e filiado ao PV, Gil disse ter "muita vontade" de conversar com Marina.

● O Ministério do Planejamento abrirá concurso para contratar mais 100 analistas da carreira de políticas públicas e gestão governamental, considerada a elite do Executivo federal e uma das mais cobiçadas por concurseiros de todo o País. O edital será publicado até fevereiro do ano que vem.

● A antevéspera da eleição presidencial no Afeganistão foi marcada por atentados do Taleban que deixaram ao menos 36 mortos. Em Cabul, a explosão de um carro-bomba matou oito pessoas. Kai Eide, representante da ONU, admitiu que haverá irregularidades nas eleições de amanhã.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Se você acessar o site www.cluberegional.com.br, poderá ver notícias aqui de São Manuel e da região. Trata-se do site da Rádio Clube de São Manuel, em fase final de construção, já contendo fotos e vídeos. Por exemplo: você verá um vídeo da Festa de Aparecida, realizada no último dia 15 de agosto, como ocorre tradicionalmente. Experimente!

● Outro site interessante que recomendamos é o
www.radiobola.com.br. Quem lida com ele é Edgard Felipe, narrador esportivo de renome em todo o Paraná, que é são-manuelense e está produzindo esse site com destaques que serão inseridos em programa que ele apresentará pela Rádio Clube de São Manuel a partir de setembro próximo. Acesse!

● A Caixa Econômica Federal fechou o primeiro semestre com lucro líquido de R$ 1,158 bilhão, numa queda de 54,5% em relação a junho de 2008. Mas a carteira de crédito avançou 56,1%, contra 19% da média de mercado.

● O Brasil tem 126 milhões de contas bancárias, mas a estimativa é que só metade (30% da população) tenha recursos para fazer pagamentos, transferências e aplicações. Em 1969, eram só 10%.

● O setor bancário foi o que teve maior lucro no primeiro semestre entre as 303 empresas de capital aberto do País que já apresentaram seus balanços, segundo a consultaria Economática. O lucro líquido de 21 bancos foi de R$ 14,33 bilhões. O valor representa 23,5% do total de ganhos das empresas de capital aberto. O segundo posto (R$ 13,55 bilhões) fica com petróleo e gás, que tem até agora só a Petrobras. No primeiro semestre de 2008, os bancos já eram os primeiros.

● No Brasil, o presidente Felipe Calderón descartou um Plano México, à semelhança do Plano Colômbia para o combate ao narcotráfico: "Não aceitamos intrusão ou atividade militar americana em nosso território", disse ele ao jornal “O Globo”.

● O Ministério Público de São Paulo reagiu aos ataques a promotores que investigam o fundador da Universal, Edir Macedo, e outras nove pessoas, feitos pela TV Record. Disse que não se intimidará e continuará investigando.

● O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acusou o Estado de estar empenhado em uma "campanha sistemática" e de adotar "prática nazista" contra ele. Referiu-se especificamente à notícia, publicada no domingo, segundo a qual a empreiteira Aracati/Holdenn comprou dois dos três apartamentos usados pela família Sarney em São Paulo. O dono da empresa é amigo dos filhos de Sarney.

● O senador disse que um dos apartamentos foi comprado pelo filho. Mas ele nada falou sobre o outro imóvel nem explicou a relação da família com a empreiteira, em nome da qual estão os dois apartamentos. Em lugar disso, em discurso no plenário, acusou o "Estadão" de ser "um tabloide" atrás de “escândalo para vender". Citando o direito à privacidade, o senador disse que nem ele nem os demais parlamentares devem explicações "sobre a compra de qualquer coisa que usem na vida".

● Com a volta às aulas ontem, após o recesso forçado por causa da gripe suína, as escolas agora vão decidir como repor as aulas. Pode haver turnos extras aos sábados ou em dezembro, para cumprir os 200 dias letivos.

● A Associação Nacional de Jornais, representante de mais de 140 diários, celebra seus 30 anos e realiza hoje em Brasília um painel sobre liberdade de expressão. Fundada para defender a imprensa livre, a ANJ também lança o livro "A Força dos Jornais".

● A venda de veículos usados, que alimenta a dos novos, começa a dar sinais de recuperação. Em julho, as transferências de posse de automóveis e comerciais leves superou a marca de 660 mil unidades pela primeira vez nos últimos 12 meses. No começo do ano, o recuo das vendas era de 23% e em julho, de 9%.

● Anunciada pelo "Jornal do Brasil" no domingo, a nova vacina pediátrica contra meningite bacteriana, pneumonia, otite média, entre outras doenças, entrará no calendário nacional de vacinação. Serão 13 milhões de doses por ano produzidos pela Fiocruz.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Colégios de São Paulo adotaram medidas para evitar a propagação da gripe suína hoje, com a volta às aulas da maioria dos 9 milhões de estudantes do ensino básico e superior. Alunos terão à disposição álcool em gel e não poderão compartilhar brinquedos, material e celulares. Algumas escolas ampliaram férias de gestantes. Prefeituras e universidades de outros Estados adiaram de novo a volta às aulas.

● Discretamente, o governo retomou a política de acumular grandes estoques de café, em uma tentativa de elevar os preços, que hoje seriam inferiores aos custos de produção, segundo os plantadores. A intenção é retirar do mercado 10 milhões de sacas na safra 2009/10, o que significaria 25% da produção. O Ministério da Agricultura aguarda apenas o aval da Fazenda para dar continuidade ao plano, apurou o jornal "Valor Econômico". A intenção de recriar um grande estoque ocorre meses depois de o governo ter praticamente zerado suas reservas.

● Nome preferido do presidente Lula para disputar o governo de São Paulo, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) surge com 12% das intenções de voto na primeira pesquisa que inclui seu nome entre os pré-candidatos do Estado. O tucano Geraldo Alckmin continua liderando com folga em todos os cenários simulados. Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, o desempenho do deputado do Ceará é "considerável como ponto de partida", mas não ameaça o PSDB. Ciro ainda tenta viabilizar uma nova candidatura à Presidência

● Os números do balanço do segundo trimestre, que serão divulgados hoje, mostram que a Caixa Econômica Federal registrou o maior volume de empréstimos de toda sua história. A Caixa atingiu, em junho, um total de R$ 99,2 bilhões em empréstimos - um crescimento de 56,1% em relação a junho de 2008. A expansão média do crédito no mercado no mesmo período foi de 19,7%.

● Apesar da diversificação nos últimos 40 anos, a pauta de exportações brasileiras vive uma volta ao passado, com o aumento da participação de itens primários. O país já é o segundo exportador de produtos agropecuários do mundo. Os alimentos tomam lugar de manufaturados sofisticados, como os aviões da Embraer.

● O novo secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, afirmou à "Folha de S. Paulo" que, caso a manobra contábil da Petrobras seja avalizada pelo fisco, ela valerá para todas as empresas e poderá ter efeito retroativo. Se a Petrobras for condenada, poderá ser obrigada a recolher os R$ 4 bilhões que deixou de repassar ao fisco.

● Gastos secretos já representam 44,9% dos pagamentos feitos com cartões corporativos do governo federal. Eles chegaram a R$ 15,7 milhões no primeiro semestre, indica levantamento feito no Portal da Transparência. Em 2008, o porcentual de despesas sigilosas foi bem inferior: 33.8%. A Controladoria Geral da União atribui o aumento este ano à migração para os cartões corporativos de todos os pagamentos antes realizados em cheque.

● Senadores querem apurar a ligação da família do senador José Sarney (PMDB-AP) com a construtora Holdenn. Reportagem do "Estadão", ontem, mostrou que dois apartamentos usados pela família nos Jardins estão em nome da empresa. O deputado Sarney Filho (PV-MA) disse que um dos imóveis lhe pertence, mas não está em seu nome por que não foi quitado.

● O ministro da Defesa do Afeganistão, Abdul Rahim Wardak, admitiu ontem que "de maneira nenhuma se pode garantir com 100% de certeza que outros atentados terroristas não ocorrerão em Cabul". O governo diz ter frustrado 62 tentativas de ataques do Taleban em seis meses, até sábado, quando um carro-bomba matou 7 civis. O grupo extremista promete uma onda de violência na quinta-feira, dia da eleição para presidente.

domingo, 16 de agosto de 2009

CRÔNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo e boa semana!
Nas manhã de 06 de janeiro de 2000, dia dos Santos Reis, trabalhadores cortaram uma grande árvore, uma mangueira, num terreno à frente da janela de meu gabinete na Prefeitura de São Manuel. Eu era chefe de Gabiente do prefeito Celso Luzietto. Então, magoado, porque nunca gostei de ver cortar árvores, escrevi esta quadra. Boa leitura!
Gildo Sanches

A MANGUEIRA

Foi ao chão a velha mangueira,
Ferida pela cruel motoserra.
Antes majestosa e altaneira,
Seus galhos, mortos, beijam a terra...
AS COISAS DE SÃO MANUEL

● O domingo amanheceu muito bonito aqui por estas bandas manuelinas. Céu quase todo azul, alguns chumaços de nuvens apenas, e não há previsão de chuvas. E o frio reduziu-se. Até a tarde a temperatura vai subir mais um pouquinho, para gáudio dos domingueiros de plantão!

● Conforme já tínhamos previsto, reduziu-se o número de pessoas que foram a Aparecida de São Manuel ontem, dia 15, para participar da Festa de Aparecida. Muita gente deixou de comparecer com medo da gripe suína. Até agora não apareceu nenhum caso comprovado dessa gripe em São Manuel, mas o pânico das pessoas é tamanho, que influiu no comparecimento à festa tradicional.

● Amanhã recomeçam as aulas nas escolas aqui na cidade, como em todo o Estado de São Paulo. Houve um adiamento do retorno dos estudantes, de duas semanas, justamente por causa da tal gripe suína, a do vírus A (H1N1).

● Uma notícia do “Jornal do Brasil”, sobre o recomeço das aulas, cabe perfeitamente aqui par nós de São Manuel: “Após a prorrogação das férias devido à gripe suína, os alunos da rede pública e de boa parte das escolas particulares voltarão às aulas amanhã. É um retorno com novas lições: os estudantes terão de lidar com hábitos especiais para se proteger da doença. Salas arejadas, janelas abertas, copos descartáveis, álcool gel e cuidados com possíveis sintomas são algumas das armas nas escolas”.

● Este blogueiro recebeu convite da Diretoria de Cultura de São Manuel, para a abertura da exposição dos alunos da Rede Municipal de Ensino denominada Era uma vez um planeta chamado Terra, que constará de desenhos e redações. Será no dia 21 de agosto, sexta-feira próxima, no Museu Histórico Padre Manoel da Nóbrega, às 20h30. Vale a pena prestigiar essa garotada!

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O presidente Lula é um orador poderoso e cativante, bem como uma usina de produzir gafes e incoerências. Estes dois extremos emergem no livro “Dicionário Lula”, do jornalista Ali Kamel, que mergulhou no universo de seus discursos. Lula já fez 50% mais pronunciamentos do que FH. A matéria por inteiro está no jornal “O Globo” do Rio de Janeiro.

● Há 40 anos, a renda per capital do brasileiro era praticamente o dobro da coreana. De lá para cá, o Brasil inventou o milagre econômico, fez grandes obras, conheceu a hiperinflação e as crises da dívida. Tardiamente, estabilizou a economia. Hoje, na Coreia, ganha-se três vezes e meia mais do que no Brasil. Por quê? Faltou investimento em educação, constata a reportagem que inaugura série de “O Globo” em comemoração pelos 40 anos do Caderno de Economia. É um tema interessante para ser analisado.

● Pesquisa Datafolha indica que o governador José Serra (PSDB-SP) lidera a corrida pela sucessão presidencial de 2010 e que, pela primeira vez, a pré-candidatura petista, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), deixou de subir.O tucano tem 37% das intenções de voto. Presença constante com o presidente Lula em eventos pelo País, Dilma manteve 16% e está tecnicamente empatada com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), com 15%.

● A pesquisa mostra que a possível entrada da senadora Marina Silva (PT-AC) na disputa ainda não provocou grandes mudanças. Cobiçada pelo PV, ela atinge só 3% das intenções e quase não altera os índices dos líderes. Porém, as grandes revistas semanais brasileiras analisam que a presença da senadora como candidata, se isso realmente ocorrer, vai balançar as eleições presidenciais do ano que vem. Aguardemos.

● A crise do Senado, agravada pelas denúncias contra seu presidente, José Sarney (PMDB-AP), levou o Congresso a atingir 44% de reprovação (ruim ou péssimo), revela o Datafolha. Na pesquisa anterior, de maio, o índice era de 34%. O recorde negativo (48%) foi em 2005, no escândalo do mensalão. Na pesquisa, 74% dos brasileiros defendem que Sarney saia da presidência do Senado. Para 66%, ele está envolvido nas irregularidades. Já o presidente Lula, principal fiador da permanência do senador à frente da Casa, mantém a popularidade. Para 67%, o governo é ótimo ou bom.

● A Associação Nacional de Jornais (ANJ) completa 30 anos amanhã preocupada com os casos de imposição de censura à imprensa. “Pode parecer que afeta apenas um jornal, mas na verdade afeta a imprensa e prejudica a sociedade”, afirma Judith Brito, presidente da ANJ, citando a censura ao “Estadão”.

● Perigo para as cerca de 320 redes de computadores do governo federal. Inquérito que corre em segredo na Polícia Federal investiga uma quadrilha internacional que penetrou no servidor de uma estatal, destruiu os controles, trocou a senha e exigiu resgate de US$ 350 mil. Com tanta bandidagem que temos nestas terras pátrias, só faltava mais essa...

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA
□□□ Fé e dinheiro – Uma combinação explosiva
□□□ Dilma x Lina – Cabe à acusadora mostrar as provas contra a ministra
□□□ Estados Unidos – A reforma do sistema de saúde criou um clima de guerra civil no país.

□□□ A ferrovia que nunca termina – Milhões e milhões em riquezas tiradas do bolso dos brasileiros que trabalham e pagam impostos já foram enterrados nas obras da Norte-Sul, há duas décadas uma incomum vaca leiteira do incomum clã Sarney.
□□□ Concorrência faz bem – Bancos públicos crescem na crise e ajudam a baratear o crédito. Mas eles podem ter arriscado demais.
□□□ O Ministério Público de São Paulo acusa Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal de usar o dinheiro de doações de fiéis para fazer negócios e engordar o próprio patrimônio.
□□□ O culto à prosperidade – Os evangélicos, e em especial os da vertente pentecostal, ajudaram a criar na América Latina um ambiente social favorável à ética do trabalho e da conquista pessoal.

ÉPOCA
□□□ Presidente Marina? – Como a candidatura de Marina Silva – a ambientalista admirada por sua biografia e temida por suas ideias radicais – embaralha o jogo eleitoral de 2010.

□□□ Mais um problema para Dilma – Ela entrou num bate-boca com a ex-secretária da Receita sobre um pedido de ajuda a Sarney.
□□□ Xeque ao bispo – O Ministério Público denuncia o desvio criminoso do dízimo dos fiéis como fonte do crescimento do patrimônio de Edir Macedo e dirigentes da Universal.
□□□ Entrevista – Márlon Reis – “Por que político pode ter ficha suja?” – Em campanha por 1,3 milhão de assinaturas, o juiz quer vetar candidatos com condenação criminal.

□□□ Especial Educação – A escola que os jovens merecem – A pior educação do País é oferecida no ensino médio. Cinco alunos revelam seu cotidiano escolar e apontam o que poderia ser melhor.
□□□ Epidemia à brasileira – Torcedores de futebol e assaltantes de máscara, políticos furando a fila do Tamiflu, contrabando de remédios... o que o vírus A(H1N1) revela sobre o País.

ISTOÉ
□□□ O Brasil não é só PT e PSDB – A senadora Marina Silva prepara candidatura pelo PV e aparece com até 24% nas pesquisas, o que mostra que o eleitor quer um novo debate na sucessão de Lula.

□□□ Entrevista – Vanda Pignato – “O PT só tem boas lições a dar” – A primeira-dama de El Salvador conta como o governo de seu marido se inspira no de Lula.
□□□ O fantoche de R$ 160 bilhões – Quem é Luigi Nese, o empresário que chegou ao Codefat pelas mãos do governo e de sindicalistas.
□□□ Fraude em Cuiabá – Prefeito do PSDB é acusado de superfaturar obras do PAC e polícia investiga ligação do esquema com campanha de 2008.