sábado, 29 de agosto de 2009

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 28 de agosto de 2009
□□□ CETESB encontra problemas em aterro sanitário – o órgão esteve fiscalizando o aterro sanitário de São Manuel, uma atividade rotineira. Os dados foram divulgados nesta semana. São Manuel obteve nota baixa: 5,7. O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Luís Antonio Silva Carrer, o Brasa, deu entrevista ao jornal e esclareceu o que estava ocorrendo e o que vem sendo feito para resolver os problemas.
□□□ Porco no Rolete – evento realiza-se no dia 6 de setembro, domingo, na residência do deputado federal Milton Monti, em São Manuel. A renda será revertida inteiramente para o Hospital São Vicente de Paulo.
□□□ Opinião – em seu Editorial o jornal destaca a coerência do prefeito Baroni, que foi até o deputado Milton Monti solicitar ajuda para o município.
□□□ Grafilar – A Gráfica e Editora do Lar Anália Franco passou por nova auditoria na norma ISO 9001-2008 e mais uma vez teve aprovada a qualidade de seus impressos.
□□□ Projeto Luz – Estão sendo oferecidos cursos diversos para mães de crianças assistidas pela entidade.
□□□ Tentativa de fuga – Policiais Civis de São Manuel impediram fuga de presos na Cadeia Pública da cidade, no último dia 24.
□□□ Ponto de Vista – na série Programas da Rádio Clube,destaque para “Sucessos da Manhã”, apresentado por Thiago Melego, aos domingos, das 6h às 7h.
□□□ Raio X nos Bairros – visitados pela reportagem do jornal os Jardins Estoril, São José e Progresso.
□□□ Gripe Suína – moradora de São Manuel internada no HC da Unesp em Botucatu, aguarda resultado de exame para saber se está com a doença.
□□□ Pratânia – Cidade realiza de 03 a 06 de setembro a sua festa do peão, desta vez denominada Pratânia Rodeo Fest, com montarias em touros e shows.
□□□ Areiópolis – uma loja de roupas no centro da cidade foi furtada na madrugada de 24 de agosto. Várias peças foram furtadas.
□□□ Clube Recreio – antiga foto, da década de 30, mostra os diretores do Clube Recreio, que funcionava onde hoje é o Cine Teatro, e que cuidava da piscina da Pedreira.
□□□ Novo Pároco – O padre Rogério Zenatelli toma posse hoje como novo pároco de Aparecida de São Manuel.
□□□ O jornal ainda traz as colunas de seus colaboradores – Bloco de Notas (deste blogueiro), Motivação (de Bene Bassetto), Casual (de Letícia Castaldi), Esportes (de Osmar Correa) e Viva Bem (do fisioterapeuta Dr. Tiago Ragozo).
□□□ Fotos coloridas nas seções “Badalação” e “Flash”.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 28 de agosto de 2009
□□□ Pratânia Rodeo Fest – nos dias 03, 04, 05 e 06 de setembro, com montarias em touros e muitos shows.
□□□ Baile para escolha da rainha e das princesas do evento acima, será realizado hoje, no Ginásio de Esportes “Pref. Roque Joner”.
□□□ Más condições de estrada causam prejuízos aos produtores de laranja.
□□□ Deputado Pannunzio visita Pratânia.
□□□ 1º Churrasco da Torcida Escuderia Alviverde – neste domingo, na sede da Associação dos Funcionários Públicos de São Manuel.
□□□ VIII Campeonato “Prata é Ouro” de Futsal.
□□□ Clube Água Nova promove o Baile dos Anos 60 no próximo dia 5 de setembro, a partir das 23 horas.
□□□ Torneio de pebolim no Bar do Paulinho foi um sucesso.
□□□ Almoço à Mineira será realizado nos salões da Creche Dona Sebastiana de Barros, em São Manuel, neste domingo, em prol da Instituição Assistencial Maria de Nazareth.
□□□ Matrículas abertas na EMEF “Profª. Antonia Ferreira Assumpção Antunes”, de 1º a 18 de setembro.
□□□ Beleza & Saúde – Vitaminas, sua importância e como aproveitá-las melhor (terapeuta Everaldo Andrade) – RPG supera resultados da fisioterapia convencional (fisioterapeuta Dr. André Luiz Bertani) – Escovas de chocolate, morango, leite, maracujá...
□□□ “Em Dia com as Notícias” e a crônica “Foi em um dia de agosto de 1954”, escritas por este blogueiro, estão na página 05.
□□□ Câmara Municipal convoca diretor municipal para prestar informações.
□□□ Deputado Pannunzio visita a Câmara.
□□□ Matérias apresentadas pelos vereadores na sessão de 24 de agosto.
□□□ Sambando com Sua Excelência – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
□□□ Governo vai bancar formação de quem quiser ser professor.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Começamos bem o final de semana e é bastante provável que o sol nos brinde com a sua presença também no começo da outra, amanhã. E não está fazendo muito frio!

● Não se esqueçam que hoje, no Cine Teatro de São Manuel, tem apresentação da peça “Um mordono mais que suspeito”. Será às 21 horas, e o espetáculo promete muita diversão. Os ingressos podem ser adquiridos na Sorveteria Sonho de Verão, ao lado da Igreja São Benedito, no centro da cidade.

● Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello avaliou que a “corda acabou estourando do lado mais fraco”, na decisão do órgão sobre o caso Palocci. Ele foi um dos quatro a votar pela abertura da ação penal para investigar qual o papel do ex-ministro na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. O relator do processo, Gilmar Mendes, retrucou e disse que julgamento não foi moral, mas técnico.

● O presidente Lula deve definir hoje proposta sobre os royalties do pré-sal a ser apresentada amanhã aos governadores Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES) e José Serra (SP) – que ameaçam boicotar festa na segunda. Hoje, são beneficiados Estados e municípios produtores. A ideia do governo é dividir com os demais. Num dos cenários, a União cederia sua parcela nos royalties e a colocaria no bolo a ser repartido.

● A reunião da União de Nações Sul-americanas (Unasul) realizada ontem na Argentina acentuou a divisão do continente em torno do acordo militar EUA-Colômbia. Após sete horas de discussões e troca de acusações, os presidentes do grupo produziram um documento vago a respeito de estabilidade regional. A declaração diz que “forças estrangeiras” que atuem em um determinado país não podem “ameaçar a soberania e a integridade” dos demais países da região.

● Em seu discurso na cúpula da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu garantias sobre o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos e duvidou da eficácia dessa via no combate ao narcotráfico em território colombiano. Lula pediu ainda moderação nas declarações oficiais dos presidentes envolvidos. E deu uma bronca: não acha bom que a reunião seja transmitida ao vivo pela televisão, porque assim, cada participante fala para o seu público e não se chega a lugar nenhum.

● Os calouros do curso de produção cultura da Universidade Federal Fluminense (UFF) levaram ontem cestas de alimentos para os índios da tribo Tupy, em Camboinhas, região oceânica de Niterói. A iniciativa é do Projeto Trote Cultural, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, numa tentativa de mudar a desgastada imagem dessa tradição universitária (o trote) em campanhas sócio-culturais.

● A partir de hoje, médicos pediatras deixarão de atender usuários de 25 planos de saúde no Distrito Federal. O boicote resulta da insatisfação com o valor do honorário repassado pelas empresas. Os pais que precisarem levar os filhos ao hospital correm o risco de ter de pagar R$ 90 pela consulta.

● Organização Mundial de Saúde pede cuidados com a segunda onda da gripe suína, que deve atingir os países do Hemisfério Norte durante o inverno. No Brasil, infectologistas cobram da Anvisa o monitoramento de todos os pacientes que tomaram o Tamiflu.

● O vírus H1N1, causador da gripe suína, que provocou cerca de 2.200 mortes em 177 países, tornou-se o vírus da gripe dominante no mundo, superando o da gripe sazonal (comum), anunciou nesta sexta-feira a OMS (Organização Mundial de Saúde). Nos diferentes lugares nos quais se propagou ficou "comprovado que o vírus pandêmico H1N1 se instalou rapidamente e se converteu na cepa de gripe dominante em grande parte do mundo", explicou a OMS em um comunicado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A previsão do tempo para este final de semana – sexta, sábado e domingo – informa que teremos um aumento da temperatura. Não vai ser aquele calor descomunal, à noite ainda precisaremos de cobertores, mas vai melhorar. E melhor que isso: não vai chover. Tomara que os meteorologistas acertem!

● Não se esqueçam que neste sábado, no Cine Teatro de São Manuel, tem apresentação da peça “Um mordono mais que suspeito”. Será às 21 horas, e o espetáculo promete muita diversão. Os ingressos podem ser adquiridos na Sorveteria Sonho de Verão, ao lado da Igreja São Benedito, no centro da cidade.

● O governo espera que os trabalhadores invistam R$ 5 bilhões de seus recursos depositados no FGTS no fundo que reúne obras de infraestrutura do PAC. O valor seria alcançado com a ampliação de 10% para 30% no limite que cotistas podem aplicar no Fundo de Infraestrutura.

● O investimento no fundo surge como promessa de bom negócio para o trabalhador. A rentabilidade média dos projetos que compõem a carteira do FI é de 9% ao ano. Nas contas vinculadas, são 3% ao ano, mais TR - o que seria próximo de 4,5% ao ano.

● Aliás, já está na hora de o governo reconsiderar essa remuneração pífia que existe desde muito tempo no FGTS. Só 3% ao ano? O trabalhador brasileiro merece mais respeito!

● O ex-ministro Palocci tinha sido denunciado por envolvimento na quebra do sigilo bancário do caseiro Fracenildo Costa, em 2006. O relator, ministro Gilmar Mendes, disse que o sigilo do caseiro foi indevidamente quebrado. Responsabilizou o ex-presidente da Caixa, Jorge Mattoso, mas não responsabilizou o ex-ministro Palocci nem o assessor Marcelo Netto. Em síntese: Palocci está livre para ser candidato ao governo de São Paulo ou, eventualmente, a presidente da República. Ou seja: ele está de volta.

● Depois de o Palácio do Planalto passar 20 dias sustentando que já não dispunha dos registros que poderiam comprovar o encontro entre a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, o senador Romero Jucá (PMDB), líder no Senado, apresentou ontem os documentos oficiais. Por eles, Lina esteve quatro vezes no Planalto entre outubro de 2008 e maio de 2009, mas não em dezembro, mês em que diz ter ouvido de Dilma pedido de pressa nas investigações sobre a família Sarney. Essa novela do “esteve/não esteve” vai continuar, provavelmente no próximo ano também...

● O governo José Serra (PSDB) iniciou a entrega na casa de moradores de 52 cidades de São Paulo de um boletim mensal no qual faz propaganda de sua gestão. Líder nas pesquisas para a Presidência, Serra gasta R$ 680 mil por mês com os 2,3 milhões de exemplares. Para advogados e Ministério Público, se não houver promoção pessoal, não há ilegalidade no ato.

● O presidente Lula convidou os governadores Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES) e José Serra (SP) para um jantar, domingo. A intenção é discutir os royalties sobre a exploração do petróleo no pré-sal, cujo marco regulatório deve ser apresentado na segunda-feira.

● As emissões de CO2, cresceram 122% de 1994 a 2007, segundo o Ministério do Meio Ambiente. O principal motivo é o aumento do uso de termelétricas a carvão e a óleo, em detrimento de hidrelétricas. O Brasil se aproxima do perfil de desenvolvimento dos países ricos, causa do aquecimento global. Os dados divulgados são da indústria e da geração de energia, sem incluir o desmatamento. E olha que estão queimando gás natural, importado da Bolívia, por não ter onde usá-lo. Pode uma coisa dessas?

● Ex-ativistas políticos brasileiros recordaram a atuação de Ted Kennedy contra a ditadura militar. Milhares de americanos velaram o corpo do senador, homenageado com honras de chefe de Estado.

● Sob tensão, os 12 presidentes da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) poderão acertar hoje mecanismo no recém-criado Conselho de Defesa para trocar informações sobre estratégias militares e compra de armamentos. O temor, como sempre acontece nas reuniões da região, é que a Venezuela saia do tom e puxe Equador e Bolívia para confronto com a Colômbia.

● A Câmara aprovou o acordo do Brasil com o Vaticano e uma lei que regulamenta, de modo semelhante, a relação entre Estado e todas as religiões. Evangélicos eram contra o acerto com a Santa Sé. Para especialista, os direitos previstos nos textos já estão em outras leis. Consta que representantes da bancada evangélica tentam aprovar no Congresso os mesmos benefícios obtidos pelos católicos após o acordo do Brasil com o Vaticano.

● Comissão aprova e projeto que irá a plenário na Câmara Federal eleva em mais de 7 mil o total de vereadores no País.

● Os benefícios fiscais da chamada "Lei do Bem", que em 2005 isentou os fabricantes de computadores do pagamento de PIS e Cofins, terminam em dezembro, mas deverão ser mantidos pelo governo federal. A isenção é considerada um dos principais motivos do forte impulso do setor nos últimos anos. A medida deverá ser anunciada nas próximas semanas pela Fazenda, em decisão conjunta com os ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, que são favoráveis à manutenção do incentivo ao setor.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DE SÃO MANUEL

Um mordomo mais que suspeito

São Manuel irá ter neste sábado, 29, no Cine Teatro “Dr. Alberto Pampado”, a apresentação da peça teatral “Um mordomo mais que suspeito”.
Trata-se de uma comédia em que uma militar linha dura, conhece “o mundo da purpurina” através de um mordomo, o que o faz ficar dividido entre profissão e a nova aventura amorosa.
Participarão desta peça atores como Ana Mor Isa (“ex-Malhação”), Marcelo Santana (atuou na novela Duas Caras), Scott Chairman (ator de várias peças teatrais e da novela “Vende-se um Véu de Noiva”, Canon Mark (“Comédia ao Cubo” e “O Pai da Noiva”).
A peça teatral terá duração de uma hora e dez minutos, e conta com sátiras de filmes clássicos como “Sexta-feira 13”, “Pânico” e “Flash Dance”, entre outros. Ainda faz parte da peça a interação com a platéia, o que promete divertir a todos do começo ao fim do espetáculo.
O inicio da apresentação será às 21h deste sábado, e os interessados podem adquirir os ingressos pessoalmente, na Sorveteria Sonho de Verão, ou ligar para (14) 3842-1399. Os ingressos também poderão ser adquidos no próprio cine-teatro.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Vi ontem à noite pela televisão, ouvi hoje pela manhã pelo rádio, e fiquei pasmo! Nossos senadores, na sessão de ontem, resolveram fazer pilhéria sobre o cartão vermelho mostrado pelo senador Suplicy no dia anterior, para o presidente da Casa, senador Sarney. E alguns levaram cartões vermelhos nos bolsos!!! E falaram de cartões azuis, verdes e brancos, demonstrando total ignorância quanto ao uso prático desses pedaços de plástico! Pareceu-me brincadeira de crianças! Coisa de louco!

● Um editorial da “Folha de S. Paulo”, hoje, tem o título de "A hora do Chacrinha"... Lamenta espetáculos de deboche em série no Senado Federal...

● A demissão coletiva na Receita Federal acentuou a guerra interna entre os aliados da ex-secretária Lina Vieira, o grupo dos ex-secretários Everardo Maciel e Jorge Rachid, e os antigos aliados do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. Com isso, já chega a quase 60 o número de chefes de divisão, delegados e inspetores demissionários no órgão - 24 deles em São Paulo, onde a crise é mais grave. As exonerações, que podem aumentar nos próximos dias, já comprometem o trabalho do Fisco. Mas o ministro Guido Mantega (Fazenda) declarou que é uma "balela" dizer que o governo recuou na fiscalização dos grandes contribuintes.

● Por pressão dos governadores dos Estados produtores de petróleo e das lideranças do PMDB, o governo sinalizou ontem que a regulamentação do pré-sal, a ser enviada na próxima segunda ao Congresso, vai propor uma regra para rateio dos royalties. Os governadores Sérgio Cabral (RJ) e Paulo Hartung (ES), ambos do PMDB, exigiram que os Estados produtores fiquem com 40% do dinheiro arrecadado, e o restante seria distribuído aos demais Estados. Essa os governadores ganharam.

● Bancos privados responderam por 75% do aumento da inadimplência ocorrida no sistema financeiro desde setembro do ano passado, quando teve início a fase mais aguda da crise. A alta foi puxada pelos calotes nos financiamentos a pessoas jurídicas, ainda em dificuldades para encontrar crédito no mercado.

● Números do Ministério da Saúde mostram queda de casos da gripe suína no Brasil. Na primeira semana de agosto, foram identificados 1.578 doentes graves, 826 na segunda e 273 na terceira semana. Já em mortes, o Brasil lidera o ranking em termos absolutos, com 557 óbitos.

● Passada a crise, volta o superávit. O governo federal voltou a registrar superávit primário em julho, após dois meses de saldo negativo. O R$ 1,439 bilhão obtido, frente ao déficit de R$ 615,8 milhões do mês anterior, consolida a expectativa de se atingir a meta de R$ 42,7 bilhões de superávit este ano.

● A indústria automobilística se prepara para oferecer condições de crédito mais favoráveis aos consumidores como uma forma de tentar contornar a esperada queda na demanda com a volta progressiva da taxação de IPI, que começa em outubro. O imposto menor esteve em vigor desde dezembro, o que garantiu um volume de vendas bastante expressivo às montadoras neste ano.

● A queda dos custos de produção nos últimos meses deve proporcionar um aumento na rentabilidade dos produtores de soja na próxima safra, que começa a ser plantada em setembro, compensando a taxa de câmbio pouco atrativa para as exportações.

● Os japoneses se preparam para acabar com cinco décadas quase ininterruptas de governo do conservador Partido Liberal Democrático. Todas as pesquisas indicam vitória do opositor, Partido Democrático do Japão, na eleição de domingo.

● A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou a venda do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica. A comercialização havia sido suspensa em 22 de junho, após panes verificados no sistema. A Anatel fará regulamento para estabelecer a qualidade mínima dos serviços de banda larga no País.

● O YouTube, maior site de vídeos da web, vai dividir sua receita de publicidade com usuários que postarem os vídeos mais populares do site, de cães andando de skate a bebês dançando. Controlado pelo Google, o site ampliará seu programa de sócios para que indivíduos ganhem dinheiro com os vídeos qualificados, com base no número de exibições e compartilhamentos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Falta menos de um mês para terminar o inverno, e o frio continua intenso aqui por nossa região!

● O senador americano Edward "Ted" Kennedy faleceu na noite de ontem, vítima de um câncer cerebral, aos 77 anos, após uma longa carreira em defesa da educação e da saúde, anunciou a família. Sua morte encerra uma saga que dominou a política dos Estados Unidos desde os anos 1960. Em nota, a família Kennedy disse: "Perdemos o centro insubstituível de nossa família e uma alegre luz em nossas vidas, mas a inspiração de sua fé, otimismo e perseverança viverá em nossos corações para sempre".

● Depois do pedido de demissão de 12 nomes da cúpula da Receita Federal em protesto contra a demissão da ex-secretária Lina Vieira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou a crise: "Demissões? Que demissões?" Para contornar o desgaste, o novo superintendente, Otacílio Cartaxo, anunciou a substituição de três superintendentes indicados por Lina: "As substituições têm caráter técnico", disse ele.

● O governo aceitou a proposta das centrais sindicais e concederá em 2010, ano de eleição presidencial, reajuste de 6,2% para aposentadorias e pensões do INSS com valor acima do salário mínimo. O aumento valerá a partir de janeiro. É bom para os aposentados, mas antes haviam falado em 7% de aumento para eles. Vai ser menos que isso e os que recebem salário mínimo terão mais de 9% de aumento. Quer dizer: as aposentadorias continuam sendo niveladas por baixo.

● Acordo entre governo e sindicatos definiu que as empresas não podem dispensar o trabalhador que estiver a um ano da aposentadoria. Em caso de demissão, a indenização será maior. Aviso prévio e seguro-desemprego serão computados para aposentadoria. O Congresso precisa aprovar. Sabe-se lá quando isso vai acontecer...

● A Suprema Corte argentina declarou ser inconstitucional a criminalização do consumo de maconha no país. A decisão, em sintonia com a posição da presidente Cristina Kirchner, criou um precedente histórico e acentuou uma tendência cada vez mais forte no continente. Este mês, o governo mexicano sancionou lei permitindo a posse de pequenas quantidades de drogas para uso pessoal. Será que isso vai dar certo?

● Seis dias depois de o PT salvar José Sarney, o senador Eduardo Suplicy sobe à tribuna do Senado e mostra cartão vermelho para o presidente da Casa. Heráclito Fortes (DEM-PI) questionou se o petista mostraria o cartão também ao presidente Lula. Depois desse bate-boca no Senado, só há uma coisa a dizer: que Deus nos acuda!

● O PMDB aumentou ainda mais a pressão sobre o governo, depois de ter exigido o voto do PT para livrar o senador José Sarney e de cobrar o apoio a candidatos peemedebistas nos Estados para sustentar a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. O partido agora lidera o movimento para que a equipe econômica acelere a liberação dos R$ 6 bilhões previstos no Orçamento para emendas dos parlamentares. Enquanto isso, não se vota nada na Casa...

● A Anvisa publicará até o fim do ano novas regras para a propaganda de produtos com altos níveis de açúcar, sal e gorduras. A publicidade deverá conter advertência, como já ocorre com os remédios. Os itens voltados para crianças terão restrições ainda maiores, a despeito da autorregulamentação anunciada por fabricantes desses produtos.

● Empresas do setor alimentício se comprometeram a não fazer publicidade para crianças em programas com a maioria da audiência infantil a partir de 2010. A medida pode ser inócua, já que a TV aberta comercial e os canais pagos infantis não se enquadram nos critérios propostos. Mas, de qualquer forma, já um começo de mudança.

● Manifestação antiaborto marcada para o próximo domingo em Brasília foi financiada com dinheiro público. O evento recebeu R$ 143 mil de um fundo do Ministério da Cultura. A pasta informou que o projeto aprovado não fazia menção ao termo "aborto". Como se observa, no fim das contas, ninguém sabe de nada...

● A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a utilização da rede de energia elétrica para transmissão de internet banda larga e de televisão por assinatura. Com o sistema, as tomadas residenciais passarão a ser pontos da web e de TV a cabo, quando conectadas a um modem. Até que enfim!

● Vírus disfarçados de programas antivírus é uma das mais novas técnicas usadas em golpes pela Internet. Janelas que se abrem dizendo que o computador está infectado e oferecendo um programa antivírus como solução são o início da abordagem. A instalação introduz na máquina programas que abrem as portas para o roubo de dados financeiros e pessoais. O golpe tem obtido um sucesso significativo. Portanto, muito cuidado!

● Quatro meses após o início da pandemia, o Brasil aproxima-se dos Estados Unidos na incômoda marca de país com maior número de mortes por gripe suína no mundo. Com 516 óbitos confirmados até ontem, estamos a apenas seis de alcançar os americanos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009


MEUS AMIGOS DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SP
Passei quase dois anos morando em Espírito Santo do Pinhal, cidade quase serrana, próxima de Minas Gerais. Aliás, encostada em Minas Gerais. Tanto que, por várias vezes, fui até a cidade de Jacutinga para encher alguns galões de água mineral de lá, muito boa por sinal. Também fui para Andradas algumas vezes. Assisti a um jogo entre Atlético Mineiro e Rio Branco lá. Tenho até uma botina que mandei fazer naquela cidade, sob encomenda, medidas feitas nos meus pés e coisa e tal.
Mas o que mais me faz recordar aqueles tempos são as pessoas que faziam parte de minha equipe de trabalho no Banco Itaú S.A. Eles estão nessa foto aí em cima. Na verdade, o único que faz contato comigo de vez em quando é o Rui Barbosa (O Outro...), que era o contador da agência. Algumas vezes me encontrei com Leonel, que era um de meus subgerentes. Ele é auditor do Itaú e de vez em quando aparece aqui por São Manuel, se bem que faz muito tempo que isso não acontece. Mauro Gonçalves, o outro subgerente, fez contato comigo uma vez, por e-mail, eu respondi, mas ele não.
De qualquer maneira, sempre me lembro de todos eles, meus amigos, que me ajudaram a gerenciar aquela agência do Itaú em tempos não muito tranquilos...
Como curiosidade, peço que observem a quantidade de funcionários que tínhamos na época, o que nos dava condições de atender convenientemente os nossos clientes. Hoje, quando a gente vai a uma agência de Banco, qualquer que seja ele, o que menos tem são funcionários... Uma pena!
HISTÓRIA

● O presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir o governo. As justificativas para a atitude seriam “forças ocultas”, como ele dizia. João Goulart, seu vice, assumiu o cargo, mas num regime parlamentarista. O Brasil viveu tempos complicados depois daquele episódio da renúncia do presidente.

● Este blogueiro conheceu Jânio Quadros pessoalmente, e rapidamente, aqui em São Manuel, numa passagem dele pela cidade em uma de suas últimas campanhas políticas. Quem me apresentou a ele, próximo ao palanque onde haveria o comício político, foi o saudoso amigo e irmão, professor Geraldo Pascon. Jânio era uma figura incrível, dono de muito carisma, como mostrou durante toda a sua vida pública.

● Hoje também é o Dia do Soldado. O 25 de agosto foi designado Dia do Soldado porque neste dia, em 1803, nascia na cidade de Estrela, no Estado do Rio de Janeiro, Luiz Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, considerado pela História o maior soldado-estadista do nosso País. Descendente de uma família de militares, desde os cinco anos de idade ele já foi "programado" para a carreira dos seus ancestrais. Junto com seu pai, freqüentava o expediente no quartel do 20º Batalhão dos Sapadores Reais. Aos nove anos ingressou no Colégio Militar e aos 15 na Academia Militar, sempre alcançando o primeiro lugar. No dia do aniversário de Caxias, comemoramos o Dia do Soldado brasileiro.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Os aposentados pelo INSS começam a receber hoje a primeira parcela (metade) do 13º salário. Essa antecipação ocorre pelo terceiro ano consecutivo, e alivia a “barra” de muitos aposentados, além de injetar na economia do País um volume enorme de dinheiro.

● Ainda sobre os aposentados, o governo sinalizou que pode atrelar o aumento real das aposentadorias acima do salário mínimo a uma variação do Produto Interno Bruto de dois anos antes. A tendência é que o ganho seja equivalente a 50% do crescimento do PIE, e a regra, que precisará ser aprovada pelo Congresso, seja aplicada em 2010 e 2011. Haverá uma reunião hoje, às 18 horas, em Brasília, quando talvez se chegue a uma conclusão sobre esse aumento dos aposentados, que vêm sendo espoliados há muitos anos, pois suas aposentadorias não acompanharam o aumento do salário mínimo.

● Confusão na Receita Federal: a exoneração de Iraneth Dias Weiler saiu publicada no Diário Oficial desta segunda-feira. Ela era chefe de gabinete da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e continuava no cargo mesmo depois da saída dela. O Diário Oficial também trouxe a exoneração de Alberto Amadei do cargo de assessor especial da ex-secretária da Receita. Vários superintendentes do órgão entregaram os seus cargos, em protesto. E agora José?...

● Depois do arquivamento das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney, os senadores discutem extinguir o Conselho de Ética. A proposta é de Tião Viana (PT), que, aliás, emprestou um celular da Casa à filha. PSDB e DEM articulam a renúncia dos membros da oposição no Conselho. Bem, depois que a ética foi para o espaço, pra que ter Conselho de Ética?

● O Itaú Unibanco fechou uma associação com a Porto Seguro, maior seguradora de veículos do País. Até a semana passada, a empresa negociava com o Bradesco. Com o negócio, o Itaú Unibanco ficará com 30% do capital da seguradora e terá a exclusividade para vender seus produtos em sua rede bancária.

● O governo Barack Obama nomeou um promotor especial para investigar 11 acusações de abusos de prisioneiros pela CIA na administração de George W. Bush. Os interrogatórios de suspeitos de terrorismo serão conduzidos por uma "força-tarefa" sob comando do FBI, a policia federal dos EUA.

● O STF (Supremo Tribunal Federal) negou pedido de liberdade ao médico Roger Abdelmassih, preso desde o dia 17, acusado de 56 estupros.

● O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), tentou retomar ontem a rotina com um discurso sobre Euclides da Cunha e Getúlio Vargas. O script foi alterado por aparte do petista Eduardo Suplicy, que o cobrou. "As coisas não podem ficar como estavam. E essa é a voz que ouço por toda parte", disse ele, em discurso combinado com o colega Aloizio Mercadante. Sarney ficou uma fera com o aparte...

● Cientistas brasileiros desenvolveram um simulador solar que terá diversas aplicações. Ele pode medir o desempenho elétrico de células solares de uso terrestre, avaliar a durabilidade de materiais industriais e testar a eficiência de bloqueadores solares dermatológicos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

HISTÓRIA

□□□ Depois de uma reunião ministerial em que se verificou a inutilidade de qualquer resistência (um manifesto de Brigadeiros foi seguido de um de Generais que pediam sua renúncia), Getúlio Vargas recolheu-se aos seus aposentos e, na manhã do dia 24 de agosto de 1954, suicidou-se com um tiro no peito. Sua Carta Testamento foi imediatamente lida em todas as rádios do Brasil. Nela Vargas explicava de uma maneira extremamente comovente as razões do seu gesto. A opinião pública enfurecida voltou-se contra seus inimigos. Jornais foram invadidos e rádios incendiadas ou depredadas, a Embaixada americana atacada e Carlos Lacerda obrigado a refugiar-se no exterior. O golpe que estava em andamento para depor Vargas foi sustado. Um verdadeiro levante de massas impediu que a normalidade constitucional fosse rompida naquele momento.

□□□ Este blogueiro era criança na época, mas o fato me marcou muito. Naquele dia não tivemos aula, voltamos para casa. Quando trabalhei em Porto Alegre, vez por outra passava pela Praça da Alfândega, onde está, incrustada em uma grande pedra, uma placa de metal contendo o texto da carta de Getúlio Vargas. Eu a li quase todas as vezes que por ali passei. Realmente, a carta é comovente.

□□□ A imprensa noticia hoje que manuscritos dirigidos por Getúlio Vargas ao chefe da Casa Civil entre 1951 e 1954 revelam os bastidores do seu segundo governo. Especialistas se surpreenderam com o achado. Despachos falam da fundação da Petrobras à preocupação com a inflação. A morte de Getúlio faz hoje 55 anos.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Rubens Barichello venceu o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, ontem, disputado em Valência, Espanha. Ele agora é o segundo colocado no campeonato, com 18 pontos atrás de seu parceiro de equipe, e tem chances de ser o campeão. Ora viva!

● Juízes e procuradores eleitorais farão movimento contra o projeto de reforma eleitoral já aprovado na Câmara e que deve ser votado esta semana no Senado. O objetivo dos juízes eleitorais é tentar impedir a aprovação de medidas que inviabilizam investigações sobre financiamento de campanha, evitam punição e liberam doações ocultas a partidos. Para presidente do TRE do Rio, Motta Moraes, as regras que chegaram ao Senado deixam brechas para escândalos como o do mensalão.

● Acusado da chacina de quatro pessoas e suspeito de integrar uma milícia, o cabo da PM Emerson Meirelles integrava a segurança da família do governador Sérgio Cabral. "Ele deve pagar a pena como qualquer outro assassino", disse o governador.

● Pela primeira vez no período de estabilidade econômica no Brasil, a dívida de famílias, indivíduos e empresas privadas superou o endividamento do setor público. A virada ocorreu em abril de 2008, no auge da expansão da economia, diz o Cemec (Centro de Estudos do Mercado de Capitais). Até então, o setor público absorvia a maioria dos recursos disponíveis para financiar a economia do País.

● Meninas de até 18 anos já fumam tabaco praticamente como os meninos, revela pesquisa da Unifesp. Na população de 14 a 18 anos, elas são 6,7%, e eles, 8,6%. Para a psiquiatra Ana Cecília Marques, coordenadora do estudo, as meninas consomem drogas com frequência similar à dos meninos. "Isso ocorre também com o tabaco", diz a médica.

● O aumento dos gastos federais em relação ao Produto Interno Bruto na primeira metade deste ano supera o de todo o período anterior do governo Lula, desde 2003. Na comparação entre os primeiros semestres, saiu de 13,84% do PIB em 2003 para 16,89% em 2008, saltando para 18,34% este ano. Os números foram calculados pelos economistas José Roberto Afonso e Samuel Pessôa, da assessoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e segundo eles, há uma guinada na qualidade dos gastos. Entre janeiro e julho deste ano, o custeio "restrito" da máquina pública, que não inclui saúde, educação e outros gastos sociais, cresceu mais que o dobro dos investimentos.

● O jornal “O Estado de S. Paulo” afirma que o Supremo Tribunal Federal deve inocentar o deputado Antonio Palocci (PT-SP) no caso da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, episódio que resultou na queda do então ministro da Fazenda, em 2006. Se o STF realmente decidir em favor de Palocci, ele passa a ser uma das principais opções do PT na corrida pelo governo de São Paulo e até pela Presidência.

● A Câmara dos Deputados discute nesta semana uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz de 44 para 40 horas semanais o teto da jornada de trabalho. Para sindicalistas, a medida criaria 2,5 milhões de empregos. Mas a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acha que esse limite deve ser negociado entre patrões e empregados, já que pequenas empresas sofreriam forte impacto de custos.

● A situação nas carceragens do País piorou: o número de presos subiu 25 mil em um ano. Além disso, centenas de cidades acionaram a Justiça para bloquear a desapropriação de terrenos destinados à construção de presídios. De janeiro a agosto, o órgão federal que financia projetos de construção liberou apenas R$ 21,4 mil.

● Principal opositor do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, o ex-ministro do exterior Abdullah Abdullah disse que as eleições da semana passada foram fraudadas. O país ainda espera o resultado oficial, também aguardado com atenção pelo governo dos EUA.

● Ventos fortes, calor e um meio ambiente seco provocaram, desde sexta-feira, a maior onda de incêndios na Grécia desde 2007. O fogo chegou ontem à região da capital Atenas, forçando a retirada de milhares de pessoas de suas casas.

domingo, 23 de agosto de 2009

Vôlei Feminino Campeão
Neste domingo, no último dia da fase final do Grand Prix, o time de vôlei feminino do Brasil teve dificuldades, mas fez seu dever de casa. Precisando apenas vencer o Japão, equipe da casa, em Tóquio, as brasileiras cederam um set, mas faturaram o octacampeonato da competição, vencendo por 3 sets a 1, justamente um ano após a conquista do ouro olímpico. As parciais foram de de 25-21, 25-27, 25-19 e 25-19.


CRÕNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo e boa semana!
Hoje lhes envio um poema de meu livro PALAVRAS. Serve para meditar um pouco sobre o tema. Boa leitura!
Gildo Sanches

CONFIANÇA

A vida, que às vezes é ingrata,
Na verdade só quer nos ensinar,
Que ao mundo viemos aprender,
Para nosso interior purificar.

Mas isso não é fácil compreender,
Por vezes, não se consegue aceitar,
A revolta vem de dentro, lancinante,
Oprimindo, causando mal estar.

Então, é preciso ter mais fé,
Para essas emoções suportar,
Confiando na divina providência,
Para poder em si mesmo confiar.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Como o previsto pelo Instituto Climatempo, o dia hoje amanheceu chechelento, como diz o jornalista José Paulo de Andrade, em seu "O Pulo do Gato”, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que está indo ao ar agora às 05h30 da matina. O sol não conseguiu rasgar as nuvens e está escondido atrás delas. O frio é grande, mas menor do que ontem. Já deu um chuvisqueiro e parece que outros virão ao longo deste domingo...

● Fico me questionando sobre o que estariam pensando aqueles palmeirenses mais tradicionalistas, depois de ver o time, ontem, jogando de azul... Ganharam do Internacional de Porto Alegre, mas, de azul... É mais ou menos como o Corinthians, que de vez em quando joga com a camisa roxa... Credo!

● A agressividade dos bancos públicos na crise elevou a diferença entre as taxas de juros dos bancos privados e as das instituições do governo. Na média para pessoas físicas e jurídicas, o descompasso subiu de 9,8 para 14,1 pontos percentuais de outubro a junho, diz estudo da Fiesp sobre Banco do Brasil, Caixa Econômica e os cinco principais bancos privados.

● Um aumento superior a 400% no número de ações na Justiça por problemas na área da saúde levou o Tribunal de Justiça (TJ) e a Secretaria estadual de Saúde a assinarem convênio para criar um plantão médico exclusivo para o setor. De janeiro a julho, o TJ registrou 4.457 ações de pacientes com pedidos de remédios e internações na rede pública de saúde – o equivalente a uma média de 637 por mês ou uma por hora. Para atender a essas ordens, o estado gastou no ano passado R$ 31 milhões.

● A três meses de eleger novo presidente, o PT mergulhou numa crise em razão da sua posição no esforço de enterrar as investigações sobre José Sarney (PMDB-AP). Petistas alinhados com o governo dizem que o partido não abandonou a defesa da ética, mas outras correntes criticam a aliança com o PMDB e a opção pelo pragmatismo, visando às eleições de 2010.

● Alvo de ataques da oposição, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) sairá de cena por no mínimo uma semana, após o anúncio do marco regulatório do pré-sal, marcado para o dia 31. As férias de Dilma, pré-candidata do PT à Presidência, coincidem com a nova estratégia do Planalto para reforçar sua blindagem: a partir de agora, líderes do governo e do PT no Congresso, dirigentes petistas e ministros ficarão responsáveis por uma espécie de comitê de reação na Esplanada. Além disso, Lula quer que Dilma apareça só em compromissos positivos.

● Dono da nona economia mais rica do país, o Estado de Goiás está ouriçado com a possibilidade de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se candidatar ao governo. Empresários acham que a experiência internacional dele – que foi dirigente mundial do BankBoston – ajudará a trazer recursos estrangeiros.

● O milagre econômico, o aumento do nível educacional, o fim da inflação e os programas de transferência de renda fizeram a parcela de pobres no País despencar de 68% em 1970 para 14%, calcula a economista Sonia Rocha, do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (lets). Mas a desigualdade continua elevada: melhorou em relação aos anos 70, mas está pior que nos anos 60.

AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA
□□□ Desmascarado – Demorou mas caiu a rede de proteção de Roger Abdelmassih, o maior especialista brasileiro em reprodução assistida, preso sob a acusação de estuprar dezenas de pacientes.
□□□ PT saudações – As prioridades de Lula são: Lula, ele próprio e si mesmo.
□□□ Entrevista – Jim Rogers – “A riqueza virá do campo” – o lendário investidor diz que os produtos agrícolas vão dominar os mercados e ironiza: os corretores das bolsas americanas terão de procurar emprego como tratoristas.
□□□ “É para salvar o Sarney” – Como foi armada e executada a operação para enquadrar o PT e arquivar as denúncias contra Sarney em troca do apoio do PMDB a Dilma.
□□□ Diploma sem sair de casa – Muita gente no Brasil torce o nariz para os cursos de graduação a distância – mas eles podem oferecer ensino de alto nível e atrair para a universidade quem hoje está de fora.

ÉPOCA
□□□ As 100 melhores empresas para trabalhar – Os segredos de companhias como Caterpillar, Itaú Unibanco, Embraer e Google.
□□□ 10 atitudes para ser contratado ou promovido.
□□□ Crise no PT – A ética, a política, a pizza... e a conta.
□□□ O fiel da lambança – No balanço da crise do Senado, o PT saiu tão mal quanto Sarney. É o preço imposto por Lula, ao optar pelo PMDB como aliado em 2010.
□□□ A multiplicação das acusações – Duas denúncias do Ministério Público Federal em Santa Catarina trazem detalhes sobre como o bispo Edir Macedo teria usado “laranjas” para comprar emissoras de televisão.
□□□ Cartão amarelo – A falta de concorrência no mercado de cartões encarece o serviço para lojistas e consumidores. E o Banco Central já estuda uma intervenção.
□□□ Quem fica com sua gorjeta? – Os garçons querem que os 10% pagos pelo cliente sejam incorporados ao salário. Até uma CPI surgiu para saber aonde vai esse dinheiro.

ISTOÉ
□□□ Quando o exercício não emagrece – O aumento do apetite, o impulso de se recompensar e a falta de autocontrole sabotam o esforço para perder peso. Saiba o que fazer – e o que comer – para que a atividade física realmente dê resultado
□□□ Entrevista – Nancy Bellei – “Muitas mortes por gripe suína poderiam ser evitadas” – Autoridade em infecções respiratórias, a cientista explica por que a falta de leitos e de acesso ao remédio criou uma taxa “absurda” de letalidade no Brasil.
□□□ O PT banca a pizza – De olho em 2010, o partido obedece o presidente Lula, esquece a ética e salva Sarney. Mas foi para isso que ele chegou ao poder?
□□□ Briga de mulheres – Bate-bocas de Dilma com auxiliares irritam o PT, que cobra da candidata postura menos arrogante e impulsiva.
□□□ O trator Marina – A senadora chega ao PV e descobre vários problemas na legenda.
□□□ Os novos aviões de Lula – A frota presidencial agora conta com mais dois jatos de luxo da Embraer que custaram R$ 168 milhões. Além do Aerolula.