sábado, 12 de setembro de 2009

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 11 de setembro de 2009

♦♦♦ Almoço arrecada mais de R$ 22 mil para hospital – O almoço beneficente organizado pelo deputado federal Milton Monti no domingo, 06, que teve como cardápio Porco no Rolete, arrecadou R$ 22.873,50 que serão repassados para o Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo, de São Manuel. Fotos coloridas da realização na página 2B.
♦♦♦ Opinião – Em seu editorial o jornal refere-se à possível realização da Festa do Peão de São Manuel, que aconteceu de 1993 a 2000 e depois foi interrompida.
♦♦♦ Milton Monti visita nova sede do Supermercado Central, recentemente inaugurado na cidade. Esteve com ele, seu irmão, Marcos Monti, ex-prefeito de São Manuel e atual presidente da APM-Associação Paulista de Municípios.
♦♦♦ Temporal deixa bairros de São Manuel sem energia.
♦♦♦ Começa hoje a 9ª Festa Italiana realizada pelas entidades beneficentes da cidade. Será na Clembesc.
♦♦♦ Lei Municipal exige plantio de árvores em novas construções.
♦♦♦ Rodeo Fest – Donizetti encerrou com sensacional show a Festa do Peão de Pratânia.
♦♦♦ Em Areiópolis, mulher é assaddinada com facadas pelo marido.
♦♦♦ Confirmado 2º caso de Gripe Suína em São Manuel – Pacientes recuperam-se bem.
♦♦♦ Está acontecendo o 1º Torneio de Tênis do Clube Recreativo em parceria com a Federação Paulista de Tênis.
♦♦♦ Ponto de Vista – na série “Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz” uma entrevista com o professor Lino José Saglietti, que foi o locutor que apresentou pela primeira vez no rádio a dupla Tonico e Tinoco.
♦♦♦ O Debate nos Bairros visitou o Jardim Planalto, Residencial Eldorado e Bairro da Pedreira.
♦♦♦ Patriotismo: você se lembra o que é isso? – artigo de Gustavo Simões, publicitário e design do jornal O Debate.
♦♦♦ Ato Cívico – Autoridades fazem cerimônia no Altar da Pátria no dia 7 de Setembro.
♦♦♦ UNESP abre inscrições para Vestibular 2010.
♦♦♦ Grupo Ecológico Papa-Trilhas de Botucatu fez caminhada até a Estação Rodrigues Alves em nosso município.
♦♦♦ Tiago Fernando lança CD de música Gospel na Igreja Assembléia de Deus – Ministério de Belém.
♦♦♦ OAB de São Manuel realiza palestra com o dr. Fernando Capez – será no dia 18 de setembro, às 19h30, no Cine Teatro “Dr. Alberto Pampado”.
♦♦♦ O jornalista Miguel Roberto Nítolo, em Os Pioneiros, conta a história da Família Pereira de Almeida.
♦♦♦ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Viva Bem (dr. Tiago Ragozzo), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto).
♦♦♦ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
♦♦♦ Classificados – os melhores classificados da cidade.
♦♦♦ Vereador Cláudio Enfermeiro pretende que seja criado o Museu dos Esportes de São Manuel.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 11 de setembro de 2009

♦♦♦ “Pratânia Rodeo fest” reuniu milhares de pessoas em Pratânia. Houve montarias em touros e muitos shows, com encerramento feito por Donizetti, o cantor de “Galopeira”.
♦♦♦ 9ª Festa Italiana das entidades beneficentes em São Manuel – dias 11, 12 e 13 de setembro, na Clembesc.
♦♦♦ Pratânia ganha novo empreendimento: “Café Cultural”, onde se pode saborear um delicioso café expresso.
♦♦♦ Jogo da Amizade – será no dia 20 de setembro no Estádio Municipal “Francisco Vieira da Maia”.
♦♦♦ Vacinação em Pratânia para cães e gatos será feita neste domingo, dia 13.
♦♦♦ Cavalgada resgata tradição em Pratânia – aconteceu no domingo, dia 06.
♦♦♦ Comemorações da Independência foram realizadas nas Escolas de Pratânia.
♦♦♦ Beleza & Saúde – Reaja contra a obesidade – Parte I (terapeuta Everaldo Andrade) / A RPG na adolescência (fisioterapeuta e acupunturista dr. André Luís Bertani) / Drogas: danos no coração podem levar jovens à morte.
♦♦♦ Rejeitar bafômetro pode acabar em prisão.
♦♦♦ VII Campeonato “Prata é Ouro” de Futsal.
♦♦♦ “Em dia com as Notícias” e a crônica “Como vai seu quociente de adversidade?”, de autoria deste blogueiro, estão na página 05.
♦♦♦ Vacinação contra Paralisia Infantil será dia 19.
♦♦♦ Festa em Louvor a Nossa Senhora Consolata será neste final de semana, em Pratinha.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● No dia 12 de setembro de 1997 morria, em acidente de carro, o cantor João Paulo, que formava dupla com Daniel. Este, abalado com a morte do companheiro, pensou até em desistir da carreira. Depois, aconselhado por amigos, decidiu prosseguir sozinho, e transformou-se num dos cantores de maior sucesso da atualidade. Daniel é de Brotas, assim como era João Paulo, e eles tiveram muitas passagens por São Manuel no início da carreira artística.

● Apesar de a Força Aérea Brasileira (FAB) estar preparando relatório técnico sobre as propostas das empresas da França, dos EUA e da Suécia, que será inclusive adiado para receber detalhes adicionais sobre as promessas de transferência de tecnologia, o presidente Lula disse ontem que a decisão sobre a compra dos 36 caças é política e somente dele. "A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer a avaliação, ela tem e vai fazer, e preciso que ela faça. Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República".

● OMS tem novas diretrizes de combate à gripe A. De acordo com a rádio CBN, a Organização Mundial da Saúde determinou que professores, alunos e funcionários escolares com sintomas de gripe devem ficar em casa. A recomendação faz parte das novas diretrizes da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que também sugere medidas rigorosas de ventilação e limpeza.

● Aqui em São Manuel, ontem, em entrevista à Rádio Clube AM, a diretora de Saúde do Município, Cissa Silva, informou que haviam sido confirmados outros dois casos da gripe A, chamada de gripe suína, em duas crianças. Com isso já são quatro os casos ocorridos na cidade. Todos os doentes estão se recuperando bem, em casa, depois de ficarem internados por algum tempo.

● O Tribunal Superior Eleitoral está convocando técnicos em informática e até hackers para que tentem “quebrar” o sistema de segurança das urnas eletrônicas. O objetivo é mostrar que é seguro. Quem der idéias para melhorar o sistema ainda ganhará prêmio.

● A petrolífera espanhola Repsol YPF descobriu um campo gigante na Venezuela que pode conter até 227 bilhões de metros cúbicos de gás, o suficiente para abastecer a Espanha por cinco anos. O anúncio foi feito após encontro do presidente Hugo Chávez com o rei Juan Carlos. Dois anos depois da célebre reprimenda de “Por que não te calas?”, de Juan Carlos para Chávez, o clima ontem era amistoso. Chávez brincou que o rei, de barba grisalha, estava parecido com Fidel Castro.

● PF prepara ação contra empreiteiras. Busca e apreensão em empresas e casas, ainda sem data para acontecer, vazou para alguns investigados. A operação inclui as casas de executivos das empresas, acusadas de fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva na execução de obras em aeroportos de todo o País.

● Pela primeira vez no ano, o IBGE divulgou resultado positivo para o PIB (Produto Interno Bruto), soma das riquezas produzidas no País. De abril a junho, a economia cresceu 1,9% ante o período de janeiro a março, graças à recuperação da indústria e a mais um aumento no consumo. No segundo mandato de Lula, só houve taxa igual no fim de 2007, com o nono trimestre seguido de expansão. Agora, a alta se dá após período de estagnação. Os investimentos, necessários para a expansão mais duradoura da produção e da renda, ainda não se recuperaram da crise.

● Segundo o presidente Lula, "o País estava mais preparado que todo o mundo desenvolvido para enfrentar a crise econômica porque o povo fez sacrifício quando tinha que fazer sacrifício, o povo teve paciência quando tinha que ter paciência. Graças ao povo brasileiro e, sobretudo, à parte mais pobre desse País, a economia do Brasil sobreviveu".

sexta-feira, 11 de setembro de 2009


No dia 11 de setembro de 2001, o mundo mudou. A sensação de segurança dos EUA, gerada por um razoável período sem guerras de repercussão mundial, foi por água abaixo quando aviões foram lançados no World Trade Center e no Pentágono. Nos dias que se seguiram, Osama Bin Laden e sua Al-Qaeda foram oficialmente acusados pelos atentados. Por conseqüência, o governo norte-americano decidiu atacar e derrubar os governos do Afeganistão e do Iraque, em uma campanha conhecida como "Guerra ao Terrorismo". E hoje, depois de oito anos, nos vem à lembrança daquela tragédia que ceifou tantas vidas. Depois daquilo, o mundo mudou mesmo...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Hoje termina a novela da Rede Globo de Televisão, “Caminho das Índias”. O folhetim começou claudicante, mas depois se firmou entre os telespectadores. Atores como Toni Ramos falam com entusiasmo sobre a trama. Hoje a novela está atingindo até 50 pontos de audiência, o que é uma marca respeitável para estes tempos de tanta concorrência entre as emissoras de TV, inclusive com apresentação de novelas também por outros canais.

● Num dia em que subiu em três palanques e assinou 25 ordens de serviço no Ceará, o presidente Lula pediu votos pela continuidade de seu governo: “Você não pode se arriscar a votar em alguém que não dê continuidade às coisas que estão sendo feitas neste País. Se não, vamos ter um exército de obras inacabadas". E previu uma eleição disputada em 2010: "No ano que vem o bicho vai pegar”.

● Numa operação surpresa, mais de 200 fiscais da Receita Federal argentina ocuparam ontem a sede do jornal "Clarín", onde apreenderam documentos. A operação ocorreu horas depois de o jornal publicar nova denúncia de corrupção contra o governo Kirchner. Essa é a nossa América Latina...

● O trabalho infantil atinge 11 setores da economia brasileira, como pecuária e calçados. Outros dois setores têm trabalho forçado, diz relatório dos EUA, que lista nessa situação 122 produtos de 58 paises. Mas o Brasil é até elogiado por combater o problema.

● Segundo a “Folha de S. Paulo”, países vão refazer propostas de venda de caças ao Brasil. França, EUA e Suécia aceitaram melhorar preços e condições de suas ofertas para fornecer caças à FAB, após reunião com representante da Aeronáutica. O encontro aconteceu depois da divulgação de comunicação que indicava a preferência brasileira pelos franceses Rafale. Segundo o brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, o vitorioso técnico será indicado a partir da confrontação de dados técnicos.

● O governo federal estuda liberar o uso de óleo diesel em automóveis de passeio. De acordo com o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), os estudos estão sendo feitos pela Petrobras. Há mais de 30 anos, a legislação brasileira só permite a utilização do diesel em caminhões, caminhonetes e outros veículos comerciais.

● O desempenho da economia do País no terceiro trimestre será melhor que o de abril a junho deste ano e do que o de igual período de 2008, segundo indicadores de indústria, varejo, licenciamento de carros, consumo de energia elétrica e fluxo de veiculas nas estradas. O PIB do segundo trimestre deverá ser divulgado hoje pelo IBGE. A expectativa é que o resultado seja positivo em relação ao primeiro e negativo ante 2008. Tomara!

● O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan (PT), abriu processo de impeachment contra a governadora Yeda Crusius (PSDB) por supostos desvios no Detran. Em nota, o governo gaúcho manifestou "profunda surpresa". A tucana, que também é alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal, nega irregularidades.

● A greve ronda as montadoras a duas semanas do fim da redução do IPI, que baixou o preço dos automóveis. No Paraná, Volkswagen e Renault já estão paradas há uma semana e, segundo o sindicato, deixaram de produzir 8 mil veículos. Sindicatos de trabalhadores de montadoras e autopeças de São Paulo preparam greves por tempo indeterminado se hoje não forem fechados acordos de reajuste salarial.

● A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 0, 15% em agosto, a menor taxa desde agosto de 2006. No ano, o índice acumula alta de 2,97% e de 4,36% em 12 meses, abaixo da meta de 4,5%.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bazar Beneficente
Será realizado neste sábado, dia 12, a partir das 08 horas da manhã, até às 13 horas, um Bazar Beneficente promovido pelo Rotaract e Casa da Amizade, do Rotary Club de São Manuel. O Bazar acontecerá na sede do Rotary Club, ao lado do Poliesportivo, na Rua Marcelo Giorgi, s/n. Serão oferecidos objetos variados, a preços promocionais, a partir de R$ 1,00. Entre os produtos à venda estarão calçados, tênis, bolsas, sacolas, calças jeans, brinquedos, etc.
Compareça e prestigie!
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Parece que hoje ainda vai chover aqui por São Manuel. Amanhã o tempo melhora, deve sair o sol. Isso se as previsões estiverem certas, porque nesta semana os previsores erraram tudo. Ninguém previu a chuvarada e os ventos no sudeste e sul do País que causou tantos estragos e preocupou todo mundo. Ontem à noite, no Jornal da Band, a apresentadora disse que essa previsão equivocada deve-se à falta de radares meteorológicos no Brasil. Seriam necessários pelo menos 100 desses equipamentos, e temos apenas duas dúzias, se tanto. Esse é o Brasil em que vivemos...

● A localização dos corpos de três irmãos em Osasco e de dois homens em Guarulhos elevou para oito o número de mortos por causa da chuva em São Paulo. A Prefeitura de São Paulo gastou só 7,3% da previsão para piscinões neste ano. Piscinões são feitos para conter as enchentes. Se não são construidos, as águas tomam conta das ruas e das casas...

● De acordo com o jornal "Folha de S. Paulo", o presidente Lula recuou e aceitou retirar a urgência constitucional dos quatro projetos de lei sobre o marco regulatório do pré-sal. Em troca, a oposição fechou acordo com a base aliada do governo na Câmara dos Deputados para votar os projetos até 10 de novembro.

● O Supremo Tribunal Federal (STF) indicou ontem que deverá determinar a extradição do italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por envolvimento no assassinato de quatro pessoas, na década de 1970. Por cinco votos a quatro, os ministros consideraram ilegal a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder refúgio político ao italiano. Em nova votação, quando o placar era de quatro votos a três pela extradição, o ministro Marco Aurélio pediu vista e o julgamento foi interrompido. Mesmo que ele vote contra a extradição, o presidente da Corte, Gilmar Mendes, deverá desempatar votando a favor.

● Em reação à decisão do Planalto de negociar com a francesa Dassault a compra de 36 caças, o governo dos EUA informou que oferece também a transferência de tecnologia da Boeing, aprovando inclusive a montagem do caça americano no Brasil. A resistência a transferir tecnologia emperrava a negociação com os EUA. A Suécia também deverá fazer nova proposta. O presidente Lula brincou: "Daqui a pouco vou receber os aviões de graça".

● A Câmara dos Deputados aprovou emenda à Constituição que cria 7.709 novas vagas de vereadores no País. O texto ainda precisa passar por nova votação e aumenta cadeiras em muitas cidades. Consta que São Manuel deverá passar de 9 para 13 vereadores. Vale lembrar que em certa época tivemos aqui 21 vereadores...

● Um religioso boliviano sequestrou um avião da Aeroméxico que fazia a rota Cancún-Cidade do México. José Flores, de 44 anos, afirmou que decidiu tomar o voo 576 da companhia após uma revelação divina, segundo o governo mexicano. Ele simulou uma bomba caseira colocando pequenas luzes em um recipiente de suco. Loucura...

● A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que, a partir de 2011, as bulas de medicamentos terão de ser mais didáticas, com informações simples e letras maiores. O uso inadequado de remédios é a segunda causa mais comum de intoxicação. Associação da indústria farmacêutica se declarou favorável às medidas. Demorou...

● O Brasil passou a taxar as importações de calçados da China, para neutralizar a prática de dumping por exportadores asiáticos. A Câmara de Comércio Exterior também aprovou a aplicação de medida antidumping, por até cinco anos, para a importação de pneus chineses.

● Hoje, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, voluntários do Centro de Valorização da Vida vão às ruas para dar mais visibilidade a um trabalho heroico. Eles abrem mão até do convívio familiar para ajudar a reduzir o número de pessoas que põem fim à própria vida. São heróis anônimos, que merecem o reconhecimento de toda a sociedade.

● Mais dinheiro para o troco. Para abastecer o comércio e movimentar a economia, Banco Central vai gastar R$ 120 milhões com a confecção de 1,4 bilhão de moedas e 460 milhões de cédulas. Notas velhas de R$ 2 e R$ 5 serão substituídas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Relâmpagos, trovões e muitas pancadas fortes de chuva. Esta noite foi assim aqui em São Manuel. Ontem houve rajadas de ventos fortes, derrubando árvores e até a torre de transmissão da Rádio Comunitária Integração FM. Foi de amedrontar. Para hoje é prevista a ocorrência de mais chuvas. O tempo somente deve melhorar amanhã. Tomara!

● O que se viu em São Paulo, capital, ontem, foi de estarrecer. Muita chuva, mas muita chuva mesmo, ruas alagadas, árvores caídas, o rio Tietê transbordando como não acontecia há alguns anos, carros encobertos pela água, desmoronamentos, pessoas feridas e algumas mortes. Um trabalho intenso dos bombeiros, que muitas vezes terminou com desilusão, por não conseguirem salvar os soterrados. Foi terrível!

● O lixo acumulado ajudou a agravar o transtorno na região central de São Paulo, após corte de gastos na coleta pela prefeitura. Sacos e resíduos taparam bueiros e bocas-de-lobo.

● Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a tempestade também provou ferimentos e mortes. Muitas cidades catarinenses estão em estado de calamidade pública. São cidades que ficam a Oeste do estado, próximas à fronteira com a Argentina (que também foi prejudicada), onde ocorreu até um tornado, ao que parece. No Rio Grande do Sul o governo está enviando ajuda às muitas cidades afetadas pela chuva e pelos ventos. No Rio de Janeiro também ocorreram problemas.

● Dizem os especialistas que isso tudo foi provocado por uma frente fria que chegou de encontro a uma massa de ar quente estacionada no Sudeste. Isso ocasionou a chuvarada e os ventos fortes.

● Duas panes no sistema de telefonia impossibilitaram o uso de linhas da Telefônica na Grande São Paulo. A empresa não informou o motivo do problema e se havia relação com a chuva. Os telefones 190 (polícia) e 193 (incêndio, busca e salvamento) ficaram inoperantes por mais de uma hora. Ao menos três ocorrências graves foram informadas com atraso.

● O negócio que fora feito com a França, para compra de 36 aviões de combate, não aconteceu. Pelo menos é o que se depreende do desmentido de ontem à noite. Consta que o presidente Lula anunciou a negociação para comprar os caças Rafale, da empresa francesa Dassault, antes de receber o relatório da Força Aérea Brasileira sobre as propostas das três interessadas no negócio.

● O relatório seria entregue a Lula no fim deste mês pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Em nota, Jobim ratificou o interesse pela oferta francesa, mas, em aparente e inusitado desmentido, disse que o governo não fechou questão e que as negociações prosseguem com as três fornecedoras, da França, Suécia e Estados Unidos. Na véspera, o chanceler Celso Amorim deixara claro que a decisão fora política. Com que cara o presidente francês, que saiu satisfeito aqui do Brasil, vai receber essa notícia? A não ser que ele também já estivesse sabendo das tratativas que deveriam ser feitas pelos dois países, Nicholas Sarkozy vai ficar de beiço torcido...

● O Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação do mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e do vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por abuso de poder político. Eles podem recorrer, mas terão de deixar o cargo imediatamente. O deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) assume até a nova eleição, que será indireta.

● O presidente da Câmara Federal, Michel Temer, tenta hoje fechar acordo entre base aliada e oposição para que projetos do pré-sal sejam votados este ano, desde que o governo retire o pedido de urgência.

● Pesquisa CNT/Sensus diz que a avaliação positiva do governo caiu de 69,8% para 65,4%, e a aprovação a Lula, de 81,5% para 76,8%, de maio a setembro. O recuo é maior entre os mais escolarizados. Na corrida eleitoral, José Serra ampliou vantagem sobre Dilma Rousseff.

● A Comissão de Defesa Nacional e de Relações Exteriores da Câmara começa a debater hoje a revelação do JB de que o Brasil já sabe como fazer a bomba atômica. Deputados podem chamar a depor os ministros da Defesa e das Relações Exteriores.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Os mais madrugadores observaram, aqui em São Manuel, uma enorme ventania. Eu percebi isso por volta das 5 horas da matina. As fortes rajadas de vento chegavam a assustar. Será outra frente fria? Acho que não, pois o dia amanheceu mais quente hoje. Mas os meteorologistas estão prevendo chuvas para esta terça-feira com cara de segunda.

● O governo anunciou que abriu negociação para a compra de 36 aviões de combate franceses, em comunicado paralelo à divulgação do mega-acordo militar entre Brasil e França. No principal negócio do País na área desde a Segunda Guerra Mundial, o Brasil comprará helicópteros, submarinos convencionais e tecnologia para desenvolver um modelo nuclear. Com a aquisição dos aviões, uma conta que pode chegar a R$ 10 bilhões será adicionada ao acordo de R$ 22,5 bilhões, a serem pagos em 20 anos.

● No 7 de setembro, o presidente Lula ampliou o discurso nacionalista e usou a Amazônia e o pré-sal para defender o acordo militar de bilhões de reais com a França. "Temos 300 milhões de hectares na Amazônia que precisamos preservar. Descobrimos outra riqueza, o pré-sal. O petróleo foi motivo de muitas guerras”, disse Lula, acrescentando que “o Brasil não quer guerra".

● O presidente francês, Sarkozy, anunciou a compra de 10 aviões militares da Embraer, defendeu a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU e a candidatura do Rio à Olimpíada de 2016.

● Com muita gente comparecendo aos desfiles do 7 de setembro em todo o Brasil, o dia foi marcado por manifestações de "Fora Sarney" pelo País inteiro.

● Até dezembro, o governo federal receberá o primeiro lote de um milhão de vacinas contra a gripe suína, produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur e o Instituto Butantan, de São Paulo. Pelo contrato, assinado ontem, a Sanofi enviará também matéria-prima para a produção de mais 17 milhões de doses.

● A ONU defendeu a criação de uma nova moeda global contra a especulação financeira para substituir o dólar. Uma das hipóteses levantadas pela Unctad (braço da ONU para comércio e desenvolvimento) é criar uma espécie de banco central global para emitir uma moeda "artificial".

● O Brasil apreende cada vez mais remédios falsificados, resultado do crescimento da ação de quadrilhas e de mais fiscalização. No primeiro semestre, foram recolhidas 316 toneladas, ante 45,5 toneladas em 2008.

● Ex-chefe da Casa Militar e do Gabinete de Segurança Institucional no governo Fernando Henrique Cardoso e especialista em estratégia militar, o general Alberto Mendes Cardoso confirma: o País já domina o conhecimento e, se quiser, pode dirigir a tecnologia à construção da bomba atômica. Tomara que ninguém encampe essa péssima idéia...

● Sucesso de vendas, o computador ultraportátil, mais conhecido como netbook, enfrenta um desafio no Brasil. Muitos consumidores têm comprado o produto achando que suas funções são semelhantes às de um notebook. Pesquisa da consultoria IT Data mostra que 41% dos compradores não ficaram satisfeitos com o equipamento. As reclamações mais comuns referem-se ao desempenho inferior ao de máquinas tradicionais e limitações físicas do equipamento.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009


INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

No Brasil não se comemora a Independência como ocorre em outros países. Mas, uma data desta, merece que nos lembremos de fatos importantes da história de nossa Pátria, a começar pelo famoso grito do Ipiranga, dado por Dom Pedro – que depois foi Dom Pedro I –, que marca a libertação do Brasil de Portugal. Como registra o famoso quadro cuja foto está aqui postada.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Acho que quem apelidou o treinador Dunga errou o nome do anão de Branca de Neve. Ele deveria ser o Zangado. Afinal de contas, nas entrevistas que concede à imprensa, não se cansa de martelar sobre críticas que recebeu ao longo de seu trabalho frente à Seleção Brasileira. Parece que ele quer ser o dono da verdade e os jornalistas são todos demônios cutucando-o com seus tridentes. Tá certo que o time jogou bem no sábado, contra a Argentina. Mas é certo também que tivemos vários resultados ruins nessas eliminatórias, e isso merece criticas. Se o Zangado... perdão... se o Dunga não as aceitar, que peça seu boné e se retire!

● O Brasil venceu Porto Rico na partida final da Copa América de Basquete Masculino, apertado, por 61 a 60. Isso garantiu, além da classificação para o mundial, o título de campeão para esses jovens cestobolistas que, ao que parece, estão fazendo ressurgir o bom basquete brasileiro, que já foi campeão do mundo em duas oportunidades, há muitos e muitos anos. Que bom!

● Em ano pré-eleitoral, o governo editou portaria que permite a prefeituras e ONGs assinarem contratos para receber verbas federais mesmo se estiverem inadimplentes. A medida possibilita aos ministérios prorrogar, sem limitações, o prazo para a prestação de contas. Primeiro a tirar proveito da flexibilização, o Ministério das Cidades prorrogou por mais 120 dias convênios pendurados desde o ano passado.

● Em entrevista à imprensa francesa, o presidente Lula disse que poderá aproveitar a visita do colega Nicolas Sarkozy para confirmar que, além de submarinos e helicópteros, o Brasil comprará 30 caças franceses Rafale. Sarkozy chegou à noite em Brasília e os dois irão juntos ao desfile de 7 de Setembro.

● Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem que a sociedade participe da discussão e pressione os parlamentares a aprovarem o novo marco regulatório do pré-sal. Sugeriu que os brasileiros escrevam cartas aos congressistas e disse que é preciso evitar que "interesses menores" retardem o progresso.

● Os presidentes de bancos centrais das 27 principais economias do mundo aceitaram impor um teto para a alavancagem (relação entre empréstimos e o patrimônio) das instituições financeiras - a principal causa da crise - e criar uma espécie de colchão financeiro para épocas de poucos recursos. A medida põe no papel, pela primeira vez, uma promessa de reuniões anteriores.

● O presidente Lula anunciará o veto à expansão das plantações de cana em área de 4,6 milhões de km2 - mais da metade do território nacional - e em regiões que mantenham a vegetação nativa. A área de proibição inclui a Amazônia e o Pantanal. O Planalto quer imprimir o "selo verde" no projeto do álcool combustível, mas as regras do zoneamento da cana podem ser alteradas no Congresso antes de entrarem em vigor, por causa da acirrada disputa no governo sobre o assunto.

● A brasileira Simone Moreira, de 23 anos, foi presa na Itália, acusada de ter jogado a filha, Giuliana, num rio. A menina de dois anos foi encontrada ainda viva pelos bombeiros e levada ao hospital, mas morreu depois de 24 horas por hipotermia. Simone diz que se descuidou e a filha caiu no rio. A defesa de Simone, que vive na Itália, diz que a acusação não se sustenta.

● O Ministério do Meio Ambiente anuncia esta semana um plano nacional de combate ao desmatamento no cerrado brasileiro. Uma das medidas previstas será o monitoramento via satélite, tal como é feito na floresta amazônica. Cerca de 50% da vegetação original deste que é o segundo maior bioma do País, abrangendo 11 Estados, desapareceu. O cerrado encolhe ao ritmo de 1% ao ano e já perdeu 1 milhão de quilômetros.

● A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado deve convocar os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, para explicar o choque entre o governo brasileiro e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) por causa da pesquisa sobre explosivos nucleares feita pelo físico Dalton Girão Barroso. A informação é do presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Conforme o Jornal do Brasil revelou ontem, o trabalho do pesquisador - apresentado como tese de doutorado no Instituto Militar de Engenharia do Exército - mostra que o País já domina o conhecimento e a tecnologia para desenvolver a bomba atômica.

domingo, 6 de setembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Choveu bastante na madrugada de hoje aqui em São Manuel, com direito a trovoadas... Agora só está chuviscando, mas as previsões dos meteorologistas indicam muita chuva para hoje.

● Hoje tem o Porco no Rolete na residência do deputado federal Milton Monti, aqui em São Manuel. Toda a arrecadação será destinada ao Hospital São Vicente de Paulo de nossa cidade. Todos os ingressos foram vendidos.

● Quando da realização do Porco no Rolete, será lançada a segunda edição do livro de receitas “Multiplicando Talentos”, organizado pela Drª. Michela, delegada de Polícia da DDM. O que for arrecadado com a venda desse livro também será destinado ao Hospital São Vicente de Paulo.

● Ontem, pelas eliminatórias da Copa do Mundo do ano que vem, lavamos a alma diante dos argentinos, sobretudo de Maradona, que deve ter roído todas as unhas e algumas pontas dos seus dedos, tal a angústia que demonstrou. Placar de 3 a 1 para o Brasil, com direito a um golaço de Luís Fabiano, assessorado magistralmente por Kaká. Estamos classificados para a Copa da áfrica do Sul. E afinal, sempre é bom ganhar da Argentina...

● O Brasil assina amanhã com a França o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros. Provavelmente a conta será aumentada em breve pela aquisição de caças franceses, se depender do desejo do Ministério da Defesa.

● O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirma, em entrevista ao jornal O Globo, que concluirá a transição do G-8 para que o grupo passe a incluir o Brasil e mais cinco países emergentes. O bloco dos países mais importantes vira G-14 em 2011, quando a França exercerá sua presidência. Sarjozy assiste ao desfile militar amanhã, aqui no Brasil, em comemoração à nossa independência.

● O cerrado brasileiro já perdeu quase metade de sua cobertura florestal original, mostram dados preliminares de um estudo inédito do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente. Uma área de quase um milhão de quilômetros quadrados foi devastada pelo avanço de plantações de soja, da pecuária e da exploração de madeira para produção de carvão para siderúrgicas. Só de 2002 a 2008, pelo menos 120 mil km² teriam sido destruídos.

● Pesquisa da Fundação Seade mostra que o número de nascimentos em São Paulo já não é suficiente para a manutenção da população da cidade sem migração. O estudo analisou os nascimentos entre 1997 (média de 2,3 filhos por mulher) e 2007 (média de 1,9) – o índice que mantém a população é 2,1. Como a migração vem caindo, é possível afirmar que a cidade estará menor nos próximos anos.

● O governo de São Paulo vai criar um e-mail para se comunicar com as empresas, fazer notificações e até autuar. O objetivo é fornecer esse endereço eletrônico a todo o Estado em dois anos. Os fiscais deixarão de ir às ruas para entregar intimações, notificações e autos de infração e passarão a trabalhar na análise de dados para combater a sonegação. Para a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a inovação pode evitar processos.

● Tese de doutorado do Instituto Militar de Engenharia – “Simulação numérica de detonações termonucleares em meios híbridos de fissão-fusão implodidos pela radiação” – confirma que o Brasil já tem conhecimento para produzir a bomba atômica. Nela, o físico Dalton Ellery Girão Barroso desenvolveu equações que revelaram os segredos de uma ogiva nuclear americana, a W-87. Parte da pesquisa virou um livro que levou a Agência Internacional de Energia Atômica a suspeitar de que o Brasil pretende fabricar a bomba. Será que precisamos disso?

● Lembram do triplo assassinato em Brasília? O Correio Braziliense apurou que, com o avanço da investigação, a hipótese de que o ex-ministro do TSE, a mulher e a empregada da família tenham sido vítimas de um latrocínio (roubo seguido de morte) perdeu força. A nova linha de trabalho está baseada em provas retiradas do apartamento onde os três foram assassinados e no depoimento de uma testemunha.

● Boa notícia: passado um ano do estouro da bolha imobiliária americana, o Brasil sai de uma leve recessão para despontar como uma das únicas economias do mundo a fechar 2009 com o PIB positivo. E comemora a retomada do emprego, da renda e da produção. Muito bom!

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA

◊◊◊ Alcoolismo – É possível prevenir a doença sem cortar a bebida – Como a medicina identifica o “bebedor de risco” – As estatísticas mostram que o perigo cresce mais rapidamente entre as mulheres.
◊◊◊ José Alencar: “Estou preparado para a morte”.
◊◊◊ “O Brasil é a quinta potência” – Lula impulsiona sua candidata com o discurso retrógrado-nacionalista de que só o PT protege o petróleo e outras riquezas do País.
◊◊◊ 10 questões sobre o pré-sal – Os desafios para retirar o petróleo do fundo do mar e transformar essa riqueza potencial em desenvolvimento efetivo do Brasil.
◊◊◊ Uma CPI para investigar o MST – Parlamentares vão criar uma CPI para apurar a origem e o destino do dinheiro que abastece os cofres de entidades ligadas ao movimento dos sem-terra.
◊◊◊ A tentação de controlar tudo – O Senado Federal vai recuar da decisão de censurar a internet durante o período eleitoral – uma vitória da lógica e do bom senso.
◊◊◊ Uribe dá mau exemplo – A aprovação no Congresso de um plebiscito para mudar a Constituição e autorizar um terceiro mandato para Álvaro Uribe é um retrocesso na até então exemplar democracia da Colômbia.

ÉPOCA

◊◊◊ Pré-sal – Dádiva ou ilusão? – Por enquanto, a exploração é só política.
◊◊◊ Como evitar a maldição dos petrodólares e trazer a prosperidade para todos
◊◊◊ Os poços de votos – A um ano das eleições, a proposta do governo Lula para explorar o pré-sal reforça o papel do Estado no setor de petróleo.
◊◊◊ O blogueiro do Planalto – A estreia do blog presidencial mostra que os governos e os políticos não podem prescindir da Internet, mas ainda morrem de medo dela.
◊◊◊ Não faltam cargos – O governo prevê 57 mil novos empregos públicos em 2010 – mais do que tem a siderúrgica Gerdau, uma das maiores do mundo.
◊◊◊ Nossa economia – Paulo Rabello de Castro – A insana classe política na busca de mais impostos – A escalada de insensatez traz agora a CSS, cópia borrada da CPMF. Quem aguenta mais carga tributária?
◊◊◊ Entrevista – Tom Jefferson – “Não havia razão para a OMS decretar pandemia” – O epidemiologista inglês diz que a gripe suína não é perigosa, seu vírus está sendo superestimado e a melhor maneira de combatê-lo é... lavar as mãos.

ISTOÉ

◊◊◊ Olhe-se no espelho e descubra como melhorar a autoestima – O que dizem os últimos estudos sobre o sentimento que transforma as pessoas.
◊◊◊ Brasil potência – A revolução da nova corrida do petróleo.
◊◊◊ Chance de ouro – Pré-sal tem força para levar o País ao Primeiro Mundo, mas para isso o governo precisa saber usar tanta riqueza.
◊◊◊ Todos querem a cadeira de vice – Nos bastidores da sucessão de 2010, aumenta a disputa para ser o segundo na chapa antes mesmo de se saber quem é o primeiro.
◊◊◊ Nome do PSDB não será indicado pela cúpula – O presidente do partido garante que candidato tucano sai este ano e acredita no entendimento entre os governadores Serra e Aécio.
◊◊◊ Genro sob suspeita – Marido de Lurian, filha do presidente Lula, é investigado por tráfico de influência nas obras do Porto de Itajaí. Diretas-já no Tocantins – Com governador cassado, Estado revive campanha para impedir escolha de substituto sem o voto do povo.


CRÔNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo e boa semana!
Foi uma mancada comprar o colchão novo para a mãe, que viajou... Esta crônica foi recentemente publicada no jornal
O PRATIANO. Boa leitura!
Gildo Sanches

O dinheiro estava lá dentro...
Tem coisas inacreditáveis neste mundo. Imaginem que uma moça, moradora de Tel Aviv, Israel, está fazendo buscas em todos os depósitos de lixo de lá, tentando encontrar um colchão velho que pertencia à sua mãe. Já fazia algum tempo que ela tentava convencer a mãe a comprar um colchão novo, pois o que usava estava por demais desgastado. “Pode até lhe fazer mal, dar dor nas costas, mamãe!”, exclamava ela a cada vez que ia visitar a genitora. Mas a mãe não aceitava a sugestão, dizia que o colchão estava “muito bom” e tocava a vida em frente.
Um belo dia a mãe de Anat – esse é o nome da moça – viajou. Foi passar alguns dias na casa de parentes que moravam um pouco distante. Anat então achou que aquela era a hora propícia para surpreender a mãe, comprando-lhe um colchão novo de presente. E fez isso.
Quando o colchão chegou da loja, ela o levou para a casa da mãe e ficou pensando onde colocá-lo. De pronto concluiu que seria muito interessante, e surpreendente para a presenteada, se colocasse o colchão na própria cama da mãe, em substituição ao velho que lá estava.
Algum tempo depois a mãe retornou e ficou surpresa, aliás, muito surpresa. Não propriamente com a chegada do colchão novo, mas sim, com o desaparecimento do colchão velho... Ligou para a filha, perguntou o que fora feito com ele e a moça, alegre e descontraída, lhe disse que havia jogado o dito cujo no lixo...
A mulher se sentou na primeira cadeira que encontrou ali por perto, para não desabar, desmaiada. Disse para a filha que escondera naquele colchão todas as economias que fizera durante a vida! E agora, o que fazer?
A filha achou, primeiramente, que seriam alguns trocados, disse à mãe que não tinha importância... A velha então lhe contou que ali, naquele antigo e maltratado colchão, estavam US$ 1 milhão, ou seja, cerca de R$ 2 milhões nos dias de hoje.
Obviamente, saíram as duas a percorrer os lixões da cidade, para tentar encontrar o tal colchão recheado de dólares. Foram aos três maiores depósitos de lixo, e nada acharam. Buscas totalmente infrutíferas. Souberam que o colchão poderia estar num outro depósito, mas foram surpreendidas com a notícia de que estivera lá sim, mas que fora removido para outro depósito, junto com outras três mil toneladas de lixo recolhidas naquele dia.
O jornal “Yedioth Ahronoth”, que contou a história toda, disse que a mulher seguiu então para o depósito de Efeh, próximo ao Mar Morto. Lá, chegou "totalmente desesperada". O gerente do lugar, preocupado com o ocorrido, teria mantido alguns funcionários no depósito durante a noite para afastar caçadores de tesouros e ajudar a mulher. Mas o colchão não foi achado. Muito menos o dinheiro que estava nele.
Apesar de não ter conseguido recuperar o colchão e a fortuna nele escondida, Anat, a filha, pareceu filosófica sobre a perda. "As pessoas têm que dar às coisas a devida proporção e agradecer a Deus pelo que é bom e pelo que é ruim", disse ela. A mãe não fez nenhum comentário. Pelo menos em público...