sábado, 26 de setembro de 2009

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 25 de setembro de 2009

♦♦♦ Cláudio Enfermeiro cobra transparência da Prefeitura – vereadores aprovam sugestão para criação do Programa Município Transparente.
♦♦♦ Ônibus do “Menina Fantástica” da Globo estará em São Manuel dia 09 de outubro.
♦♦♦ Ponto de Vista – Série “Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz” traz entrevista com o jornalista Cláudio Nicolini.
♦♦♦ Opinião – Editorial do jornal questiona: Acordos Políticos: até onde se deve respeitá-los?
♦♦♦ O Debate nos Bairros visitou o CDHU I (Núcleo Habitacional Caauby Lopes Meira), COHAB III (Núcleo Habitacional José Álvaro Mellão) e Vila Santa Terezinha.
♦♦♦ Caixa Eletrônico é furtado na Rodoviária de Aparecida.
♦♦♦ Caixa Eletrônico é arrombado na Unesp de Botucatu.
♦♦♦ Deputado Milton Monti libera mais R$ 100 mil para Pratânia.
♦♦♦ Praça de Pedágio de Areiópolis ficará pronta em outubro.
♦♦♦ Reinaugurada agência do Banco do Brasil.
♦♦♦ OAB realiza palestras sobre “Princípios Constitucionais do Direito Penal”.
♦♦♦ Festa dos 125 anos da fundação da Paróquia São Manuel.
♦♦♦ Curso de Mulheres Empreendedoras – SEBRAE.
♦♦♦ Universidade do Sol abre inscrições para curso sobre aquecimento solar de água – empreendimento da SOLETROL.
♦♦♦ Os Pioneiros – O jornalista Miguel Roberto Nítolo conta a história da tradicional Família Targa em nosso município.
♦♦♦ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Viva Bem (dr. Tiago Ragozzo).
♦♦♦ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
♦♦♦ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
♦♦♦ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 25 de setembro de 2009

♦♦♦ Inaugurada Oficina de Corte e Costura, pela Diretoria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Pratânia.
♦♦♦ Shows da Festa do Peão custam R$ 91.931,70 aos cofres municipais – vereadores solicitam documentos e esclarecimentos ao prefeito Marcos Corrêa, sobre o assunto.
♦♦♦ Horário de Verão começa no dia 18 de outubro.
♦♦♦ Beleza & Saúde – Hormônios – Comandos do corpo e da vida (terapeuta Everaldo Andrade) – Depressão pode prejudicar saúde óssea (Dr. André Luís Bertani – fisioterapeuta e acupunturista) – Mais Saúde – Gripe A e Coração – Portadores de doenças cardíacas estão entre os grupos de risco com relação à nova gripe.
♦♦♦ “Em Dia com as Notícias” e “Como anda sua autoestima?” – de autoria deste blogueiro, estão na página 5.
♦♦♦ O custo de nossa democracia – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
♦♦♦ Câmara aprova PEC dos vereadores em segundo turno – Serão mais de sete mil vereadores além dos atuais.
♦♦♦ Segundo edição da Menina Fantástica passará por São Manuel.
♦♦♦ Jogo da Amizade foi realizado no domingo, dia 20 em Pratânia. Teve participação do Bank Club de Vila Isabel, bairro da capital de São Paulo.
♦♦♦ Festa em louvor a Santa Tereza D’Ávila no Bairro Boa Vista será no dia 11 de outubro, mas a parte religiosa começa no dia 1º.
♦♦♦ Instituição Assistencial “Maria de Nazareth” foi contemplada no Programa Parceria Social da Embraer – receberá verbas para aquisição de equipamentos para cursos de corte e costura e informática.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Sábado bonito, cheio de sol, céu azul. Um pouco de frio agora pela manhã, mas está melhor do que o esperado! Só o quintal de casa é que está cheio de resíduos de cana-de-açúcar queimada. Mas há uma legislação que vai acabar com isso dentro de alguns anos.

● Conforme informa O Globo, o Conselho de Segurança da ONU condenou ontem as ações intimidatórias do governo interino de Honduras contra a embaixada brasileira, pediu tranquilidade às partes em conflito e recomendou que qualquer questão política seja tratada no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA). Mas a declaração não fez qualquer advertência política contra o governo hondurenho, nem o ameaça de sanções, como esperava o Brasil.

● De acordo com o Jornal Nacional, Zelaya disse que jogaram gás contra a casa da embaixada brasileira, onde ele está. Disse: "Várias pessoas, inclusive eu, acordamos doentes, com problemas na garganta, dores de cabeça. Alguns estão urinando sangue". Zelaya afirmou que escolheu a embaixada brasileira para se refugiar pela amizade que tem com o presidente Lula. Hummmm... Mui amigo...

● O governo brasileiro corre o risco de ser responsabilizado por ter dado pretexto a uma eventual explosão de violência, por ter decidido hospedar Manuel Zelaya. Esse é o tema do Editorial do jornal “O Estado de S. Paulo” deste sábado.

● Pré-candidata do Planalto para 2010, a ministra Dilma Rousseff ironizou sua fama de durona com uma crítica aos colegas do sexo masculino no governo Lula: “Participo de um governo no qual nenhum homem é assertivo; não assumem suas posições”.

● Outro pré-candidato à Presidência, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) atacou a aliança PT-PMDB e o governador José Serra (PSDB-SP), também pré-candidato: “É feio pra caramba! Mais feio na alma que no rosto. Tem uma truculência com seus adversários”, disse Ciro Gomes sobre José Serra.

● Como se pode observar, apesar de ilegal, pois ainda não é tempo, a campanha eleitoral para a Presidência do Brasil, no ano que vem, já começou...

● EUA, França e Reino Unido acusaram ontem o Irã de construir secretamente uma segunda usina de enriquecimento de urânio, sob uma montanha na cidade sagrada xiita de Qom. Com exceção da China, todos os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU soltaram declarações condenando o Irã, por ocultar o projeto das inspeções internacionais. “O que fizemos é legal”, afirmou o líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad. O presidente Lula disse não ter por que duvidar que o programa do Irã seja para fins pacíficos. Tomara...

● O Brasil e seus parceiros no Bric (Rússia, Índia e China) queriam transferir 7% das cotas do FMI (Fundo Monetário Internacional) dos países ricos para os em desenvolvimento. Saíram com “pelo menos 5%”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou: “Foi uma vitória extraordinária”.

● O Banco Central advertiu, de forma inédita, para o impacto do aumento dos gastos do governo sobre a inflação. Em relatório divulgado ontem, o BC elevou de 3,9% para 4,4% sua previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano que vem. O documento avalia que os “impulsos fiscais no segundo trimestre de 2009 foram maiores do que o esperado”. Entre as despesas ampliadas, estão os salários e benefícios de servidores.

● Para salvar uma perereca em extinção e em fase de acasalamento, o estado do Rio de Janeiro parou sua principal obra no PAC – o Arco Metropolitano. A Physalaemus soaresi vive na mata onde está sendo feita a obra.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Na imagem acima, uma das primeiras transmissões radiofônicas feitas em nosso Planeta


DIA DO RÁDIO

● Hoje, dia 25 de setembro, é o DIA DO RÁDIO, ou mais precisamente, Dia Nacional da Radiodifusão, aqui no Brasil. Nessa data nasceu Edgar Roquette-Pinto, considerado o “Pai do Rádio no Brasil”. Por isso a data festiva, que o homenageia. A transmissão de ondas de som por rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no final do século 19. Porém a Suprema Corte Americana considerou Nikola Tesla o inventor do rádio, e isso se deve ao fato de que Marconi se utilizou de 19 descobertas patenteadas por Nikola para desenvolver seu projeto.

● No Brasil em 1893 o padre Roberto Landell de Moura também iniciou seus experimentos, feitos em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava a sua Paróquia. O padre realizou as suas primeiras transmissões, no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa. Mas o padre, que conseguiu fazer transmissões de sinais pelo rádio antes de Marconi, não foi levado a sério, nem pelo governo brasileiro nem pela Igreja da qual ele era sacerdote. Foi taxado de maluco. E sua descoberta não foi patenteada.

● A primeira transmissão de rádio em nosso País foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso foi transmitido para as cidades de Niterói, Petrópolis e São Paulo, por uma antena no Corcovado. A primeira estação de rádio do Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Seu fundador foi Edgar Roquette-Pinto, e ela foi adquirida pelo governo em 1936. Hoje ela possui o nome de Rádio MEC.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Parece que o Inverno não ficou muito satisfeito em ser substituído pela Primavera no dia 22 de setembro. Tanto assim que nesta noite fez um frio fora do comum aqui em São Manuel, e o frio continua hoje pela manhã. A única coisa que salva é que o Sol resolveu mostrar a cara já de manhãzinha, o que torna o dia mais claro e bonito. E haja frio...

● Conforme publicado no jornal "Folha de S. Paulo", o governo interino de Honduras acusou o presidente Lula de intromissão. Em duro comunicado, afirmou que o Brasil é o responsável pela segurança do mandatário deposto, Manuel Zelaya, que se abrigou na embaixada do país. A nota, emitida pela Chancelaria do governo golpista, acusou Lula e o chanceler Celso Amorim de mentir ao afirmarem que desconheciam os planos de Zelaya. Quero ver como é que o Brasil vai sair dessa...

● Numa sessão histórica, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução pedindo o fortalecimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Primeiro presidente dos EUA a presidir uma reunião do conselho, Barack Obama disse que a decisão reafirma o compromisso dos países “com a meta de um mundo sem armas nucleares". O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a decisão: "Vivemos hoje o começo de um novo futuro. Os cínicos diriam para sermos realistas, mas estão errados, porque o desarmamento é o caminho mais seguro".

● Uma vacina experimentada em 16 mil pessoas na Tailândia se tornou a primeira a prevenir a infecção pelo HIV. Testes realizados pelo Exército dos Estados Unidos e pelo governo tailandês indicaram que a vacina pode evitar cerca de 30% dos casos. Esse percentual ainda não é suficiente para que ela seja usada no combate mundial à epidemia, mas abre a primeira possibilidade concreta para a prevenção global da doença.

● Dois caças Rafale, da Marinha francesa, caíram ontem no Mar Mediterrâneo, durante uma missão de treinamento. Um piloto foi resgatado e o outro está desaparecido. Os aviões, fabricados pela Dassault, são iguais aos que o presidente Lula disse ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, que comprará para a Força Aérea Brasileira. Para a imprensa francesa, os caças se chocaram no ar. Será que vamos entrar em outra fria?...

● A explosão de uma loja que vendia fogos de artifício em Santo André derrubou quatro casas e deixou ao menos dois mortos e 15 feridos. A explosão ocorreu após uma antena de TV que estava sendo instalada na casa encostar na rede elétrica. A prefeitura disse ter indeferido o alvará da loja na semana passada. A polícia procura o dono, que já havia sido preso em 2002 por posse ilegal de explosivos.

● Os ricos brasileiros - que correspondem a cerca de l% da população do País - gastam em três dias o mesmo que os pobres em um ano. A informação consta de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito com base nos dados apresentados na semana passada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, relativa ao ano passado.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ATENÇÃO!
Estamos no ar!
Acesse o site www.cluberegional.com.br e ouça a programação da RÁDIO CLUBE DE SÃO MANUEL 1510 kHz AM! Nesse site você também tem acesso a este Blog! Depois de dois dias de pane, o Speedy voltou a funcionar e agora você pode, novamente, ouvir a Rádio Clube em seu computador!
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Até ontem, no final do expediente comercial, a Telefonica ainda não havia restabelecido o contato da Rádio Clube de São Manuel com a Internet, pelo sistema Speed. Por isso, ainda não está sendo possível ouvir a emissora on-line pelo seu site (www.cluberegional.com.br). Estamos torcendo para que o sistema seja religado ao longo desta quinta-feira...

● Conforme publicado no jornal “O Globo”, o presidente Lula pediu ações rápidas do Conselho de Segurança da ONU, que se reúne amanhã, para solucionar a crise em Honduras, agravada com a disseminação de confrontos em outros pontos da capital, Tegucigalpa. Pelo menos uma pessoa morreu. “A comunidade internacional exige que Manuel Zelaya reassuma imediatamente a Presidência de seu país”, disse o presidente, na abertura da Assembleia Geral da ONU.

● Tudo bem. Mas será que o Brasil precisava entrar nessa gelada, acolhendo o ex-presidente em sua embaixada em Tegucigalpa e fazendo com que esses conflitos crescessem? Imagino que ficaria tudo mais fácil se fosse acionada a ONU antes, quando Manuel Zelaya se encontrava fora do país. De qualquer maneira, vamos esperar que tudo se resolva rapidamente naquele distante país...

● O presidente Barack Obama estreou na Assembleia Geral da ONU com o discurso da cooperação internacional. "Os que costumam criticar os EUA por atuarem sozinhos no mundo não podem agora ficar à margem e deixar que os EUA resolvam os problemas". Também estreante nesse palco, o líbio Muamar Kadafi atacou a ONU, dizendo que seus princípios foram traídos. Falou por mais de uma hora e meia o líbio. Em seu discurso, ao referir-se à crise global, Lula disse que "faliu um insensato modelo de pensamento e de ação, que subjugou o mundo por décadas". Lula encontrou-se com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

● Essa proximidade do presidente brasileiro com o presidente iraniano, convenhamos, também é preocupante. Tomara que nada resulte de mal para nosso país por causa disso...

● A CCJ do Senado aprovou reajuste de cerca de 9% para ministros do STF, estendido aos juízes federais (5% em setembro e 3,88% em fevereiro de 2010). Se o presidente Lula sancionar a lei, o teto do funcionalismo sobe para R$ 26.723,13.

● O número de alunos matriculados no ensino básico caiu 2,1% este ano no País. Há 1,1 milhão de crianças a menos nas escolas públicas e privadas. Para o MEC, os motivos são a queda da natalidade e uma melhora no fluxo escolar. Será?

● O presidente do Conselho da Criança em cidade do interior de Alagoas é suspeito de ser o chefe de uma rede de pedofilia. Pais eram ameaçados de perder o Bolsa Família caso denunciassem o crime. Coisa triste...

● A Comissão de Finanças da Câmara aprovou projeto de repatriação de capitais enviados ilegalmente ao exterior. O texto, que ficou quatro anos parado, inclui anistia para os responsáveis pela evasão das divisas. O projeto ainda terá de ser votado em plenário, antes de ir ao Senado.

● O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner, afirmou que os repasses anuais da inflação, medidos em índices como o IGP-M, poderão ser eliminados em parte dos contratos de energia no país. A medida beneficiaria o consumidor, que paga pelos repasses nas contas de luz. O governo cogita impor a regra como condição para renovar concessões. Para empresas geradoras e distribuidoras, ela é impraticável.

● Aqui em nossa região, recentemente, a CPFL Energia aumentou a conta de luz em mais de 20%. Um absurdo, se levarmos em conta a inflação corrente. Mas ninguém fez nada para impedir esse aumento.

● A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a companhia regional Team a manter voos regulares entre os Aeroportos de Jacarepaguá, zona oeste do Rio, e Campo de Marte, zona norte de São Paulo, com passagem a R$ 280. A Infraero deu parecer contrário, mas cumprirá ordem de adequar os terminais até 10 de outubro. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, diz que brigará contra a nova ponte aérea.

● Dezenove tarifas bancárias, de um pacote de 32 cobradas pelos bancos privados à pessoa física, tiveram redução entre janeiro de 2008 e julho deste ano, segundo o Ministério da Fazenda. Alguns serviços chegaram a cair mais de 80%. Mas, na comparação entre instituições públicas e privadas, as tarifas continuam mais baixas nas primeiras para a maioria dos serviços.

● No último dia do seminário Pré-sal e o futuro do Brasil, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirma que o País será autossuficiente em gás natural a partir de 2011. Com a exploração em águas profundas, crescem as chances de se produzirem mais 30 milhões de metros cúbicos do combustível, o bastante para dispensar a importação da Bolívia. Esta notícia está no “Correio Braziliense” de hoje.

● Após rejeitar a proposta de reajuste salarial de 4,5% feita pela Federação dos Bancos, funcionários de instituições públicas e privadas decidem paralisar as atividades. Sindicato prevê uma grande adesão à greve no País.

● Catarata, doença atinge 100 mil brasileiros por ano e é responsável por 40% dos casos de cegueira, pode ser curada quando descoberta no estágio inicial. As cirurgias estão menos invasivas e mais seguras. Que bom!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Depois de um Inverno extremamente chuvoso, eis que surge a Primavera também carregada de água caindo do céu... Muita gente ficou frustrada com isso, mas o negócio é levantar a cabeça e esperar pelo amanhã. Quem sabe chega o Sol? E se não chegar amanhã, vem no dia seguinte. Temos que ter esperanças!

● A Rádio Clube de São Manuel foi prejudicada ontem em sua transmissão pela Internet. É que caiu a conexão dos computadores da emissora, e não foi possível transmitir a sua programação on-line. Ainda agora, pela manhã, a conexão ainda não havia se restabelecido. Esperemos que ela volte ao longo do dia. Solicitamos escusas aos nossos leitores, que foram avisados da presença da emissora, ao vivo, em seu site, e não conseguiram ouvi-la.

● Conforme publicado no jornal “Folha de S. Paulo”, forças de segurança do governo golpista de Honduras cercaram a embaixada brasileira no país, onde o presidente Manuel Zelaya, deposto em junho, está abrigado desde anteontem. Soldados lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra cerca de 4.000 manifestantes pró-Zelaya nos arredores da casa, e os manifestantes atiraram pedras. Houve ao menos 20 feridos. De madrugada, o governo cortara água, luz e telefone da embaixada. O Brasil pediu reunião do Conselho de Segurança da ONU para garantir a segurança de Zelaya.

● Ainda continuo achando que o Brasil entrou numa fria nessa história de acolher o presidente deposto de Honduras na embaixada, na capital hondurenha. Agora é preciso sair dessa, o mais rapidamente possível.

● Irritado com a proibição de novas áreas para plantio de cana no Pantanal, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, ofendeu o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente: "Se ele viesse, eu ia correr atrás dele e estuprá-lo em praça pública", disse o governador, após chamar Minc de "veado e maconheiro". Diante da repercussão, Puccinelli pediu desculpas.

● Servidores do Senado fizeram nos últimos anos, às custas da Casa, cursos como medicina do sono em São Paulo, judô no Japão, capoeira em Cingapura, cultura italiana em Florença e inglês no Havaí. Isso está em “O Globo” de hoje. Parece brincadeira, mas não é. É sério.

● A agência Moody’s pôs o Brasil no nível de grau de investimento, ou seja, de baixo risco de calote. A S&P e a Fitch fizeram a reclassificação em abril e maio de 2008. Esta de agora foi a 1ª promoção de um país após a crise econômica ter pairado sobre o mundo.

● Pesquisa CNI/Ibope aponta a subida nas intenções de voto do deputado Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República. José Serra (PSDB) e Dilma (PT) perderam pontos na corrida. Serra ainda é o primeiro colocado e Dilma está empatada com Ciro Gomes. Mais atrás na pesquisa estão Heloisa Helena e Marina Silva.

● Em conversa interceptada pela Polícia Federal, o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), diz ao filho que é dono de uma vaga no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA): "Boto quem eu quiser". Fernando nega ilegalidade; Sarney não comentou. E agora José?

● A pesquisa Pnad divulgada pelo IBGE mostra que o número de analfabetos entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos passou de 29 mil em 2007 para 51 mil em 2008 no Estado de São Paulo. A Secretaria da Educação entende que pode haver erro na amostra. O IBGE vê crescimento real. É preciso fazer alguma coisa para consertar isso!

● A Polícia Civil de São Paulo desencadeou ontem em 12 Estados operação contra organização criminosa que explorava jogos de azar pela Internet, movimentando R$ 5 milhões por mês. Foram presas 25 pessoas e vasculhadas 358 lan houses de fachada e casas de empresários que bancavam o jogo.

● Não seria melhor legalizar o jogo logo de uma vez aqui no Brasil, fiscalizar e cobrar impostos? Afinal de contas, o jogo é legalizado em quase todo mundo. E, como diz o jornalista José Paulo de Andrade em seu “O Pulo do Gato”, que vai ao ar pela Rádio Bandeiratnes de São Paulo, “quem quiser jogar, busca onde fazê-lo”. E disse mais, no programa de hoje: que o patrocinador do Real Madrid e do Milan, é uma empresa de jogos pela Internet. Então, fica a pergunta inicial no ar...

● O presidente Barack Obama conseguiu apenas um aperto de mão entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. O resultado do encontro, realizado em Nova York, foi modesto. O americano pediu urgência na retomada das negociações de paz. Mas parece que vai ser muito difícil...

● Líderes mundiais tentaram ontem um impulso nas negociações climáticas, mas as propostas da China e a conclamação dos EUA de pouco serviram para superar o impasse na ONU. Já o Japão promete cortar em 25% as emissões de gases do efeito estufa até 2020. Está difícil essa questão...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Hoje termina o Inverno e chega a Primavera aqui no Brasil. A nova Estação estará conosco exatamente às 18h18min de hoje. Acho que vale uma mensagem para celebrar essa mudança. É de Vicente Carvalho, em seu livro “Rastros de Luz”: "Quem vive a solidariedade faz da própria vida uma eterna Primavera. Sua alegria torna-se tão grande quanto a liberdade do vento a rasgar os céus. E seu sorriso enfeita-se com a perfumada magia de uma flor a desabrochar”. Que a Primavera traga muitas flores, muitas cores, muita alegria e muita paz a todos vocês!

● Dia destes chamou-se a atenção uma notícia a respeito de água mineral. Hoje em dia quase todo mundo consome água mineral, geralmente em galões, a maior parte deles de 20 litros. Aqui em São Manuel existem várias distribuidoras. Bem, agora, os galões de plástico terão prazo de validade: 3 anos. Ocorre que, com tantas lavagens pelas quais passam, esses recipientes acabam se desgastando internamente, o material se mistura com a água e isso faz mal para nossa saúde. Estou esperando para ver que distribuidora de água mineral aqui da cidade vai divulgar isso para a população. Vamos aguardar.

● Conforme publicado no jornal “Folha de S. Paulo” (e na maioria dos grandes jornais), o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho e expulso do país, voltou clandestinamente a Tegucigalpa e se refugiou na embaixada brasileira. O governo golpista declarou toque de recolher e exortou o Brasil a entregar Zelaya às "autoridades competentes". Zelaya disse que quer ficar sob a proteção brasileira enquanto tenta um "diálogo de reconciliação". Dá para perceber a fria em que o Brasil se meteu, não dá?

● Do jornal “O Globo”: “Em campanha eleitoral antecipada, é cada vez maior a lista de ministros do governo Lula que aproveitam as viagens a seus estados de origem e esticam o fim de semana com eventos às sextas ou segundas-feiras. O ministro da Justiça, Tarso Genro, pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PT, passou, de abril a agosto deste ano, 38 dias fora de Brasília - 60% deles em solo gaúcho. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), aproveita as sextas e segundas-feiras para agendas no Paraná, onde sua mulher quer disputar o Senado”.

● E prossegue o jornal carioca: “Em Minas, dois ministros pré-candidatos estão em campanha: Hélio Costa (Comunicações), do PMDB, e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), do PT. Na última sexta-feira, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), que disputará pelo PMDB o Senado ou o governo da Bahia, vistoriou obras e recebeu homenagens no interior. No Amazonas, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), tem feito o mesmo”.

● O juiz da 2ª Vara Cível de Macapá, Mário Mazurek, suspendeu a condenação do advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, que teria que devolver R$ 700 mil. Indicado de Lula ao STF, o governo agora quer antecipar a sabatina dele.

● Em sabatina, o ombudsman da "Folha de S. Paulo", Carlos Eduardo Lins da Silva, 56 anos, disse que jornais e jornalistas são arrogantes e não aceitam contestações: "Não gostam de ouvir críticas em nenhuma hipótese e não querem ser melhorados". Lins da Silva defendeu meios de autorregulação da mídia. "Ou os jornais se autorregulam para melhorar ou vão ser regulados por alguém, e vai ser muito pior para todo mundo". Dever ser uma barra muito pesada esse cargo de ombudsman...

● Um ano após o agravamento da crise mundial, em setembro, o setor bancário brasileiro está mais concentrado. Segundo o Banco Central, a fatia dos cinco maiores bancos do País nos ativos totais do setor passou de 66% para 77%, refletindo as uniões de Itaú/Unibanco e de BB/Nossa Caixa.

● Santander lidera volta nas ofertas de ações. O banco informou ontem que pretende captar no Brasil entre R$ 11,6 bilhões e R$ 13,2 bilhões. Se os investidores referendarem essa estimativa, será a maior oferta pública de ações da história do mercado nacional, e o valor do Santander na Bovespa pode superar R$ 100 bilhões, passando o Bradesco.

● Entre 2003 e 2008, em torno de 26 milhões de brasileiros ascenderam das classes mais baixas para a média, que tem renda domiciliar entre R$ 1.115 e R$ 4.807. Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, feito a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/2008), do IBGE, no mesmo período outros 6 milhões de pessoas subiram às classes econômicas de maior poder aquisitivo, A e B, cuja renda mensal está acima de R$ 4.807.

● Ontem, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a campanha por melhor acessibilidade criada em 2005, recebeu a adesão do governo do Rio, das prefeituras de Mauá (SP), Diadema (SP) e São Bernardo do Campo (SP) e da Central Única dos Trabalhadores. O Brasil tem 25 milhões de portadores de alguma deficiência.

● Dois novos testes de sangue vão ajudar médicos a diagnosticarem câncer de cólon e estômago, sem a necessidade de procedimentos invasivos. Marcadores genéticos no sangue indicam a probabilidade de à pessoa desenvolver a doença.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Hoje é o “Dia da Árvore”. Nos meus tempos de estudante, ainda nos primeiros anos, minha escola comemorava esse dia com muita pompa, fazendo uma cerimônia de plantio de pelo menos uma árvore. O Grupo Escolar “Dr. Augusto Reis” ainda tem muitas daquelas árvores que plantamos há anos, hoje bastante frondosas. E olha que naquela época nem se falava em ecologia, meio ambiente, essas coisas!

● Hoje também é “Dia do Radialista” aqui no Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, o País celebra o “Dia do Radialista” no dia 07 de novembro. De maneira que temos dois dias do radialista! No dia 25 celebra-se o “Dia da Radiodifusão”, que em meu modo de entender deveria acontecer junto com o “Dia do Radialista”. Mas, como em nosso Brasil as coisas sempre são um tanto confusas, não é assim que ocorre. De qualquer modo... Viva o Radialista! Viva o Rádio!

● Conforme publicado no jornal "Folha de S. Paulo", estudo do BNDES revela que o país já retomou quase metade dos R$ 100 bilhões em projetos de investimentos congelados desde o início da crise, há um ano. O levantamento se baseou em planos anunciados, retomados ou cancelados pelos setores público e privado para o período de 2009 a 2012. O estudo registra o ânimo de investimentos antes da crise global, em agosto de 2008 – no auge dela, em dezembro – e no mês passado.

● Passada a crise, o comércio se prepara para um Natal gordo. O otimismo dos lojistas se ampara na previsão de que pelo menos R$ 140 bilhões sejam injetados na economia até dezembro, 20% a mais que em 2008, por conta do pagamento do 13º salário e da recuperação do crédito.

● A recessão global provocou a maior queda dos últimos 40 anos na emissão de gás carbônico, o principal gás de efeito estufa, constata estudo feito pela Agência Internacional de Energia. Entre os motivos estão a desaceleração industrial e a suspensão de projetos de usinas térmicas a carvão. É o "lado bom" da crise...

● Aconselhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não deve mais sair candidato ao governo de Goiás em 2010. Interessado em ter Meirelles no BC até o fim do mandato, Lula pediu aos ex-ministros Antonio Palocci e Márcio Thomaz Bastos que tentassem convencê-lo a desistir da candidatura. A conversa com Palocci e Thomaz Bastos parece ter surtido efeito.

● Numa série de entrevistas para defender a reforma da saúde, o presidente Barack Obama também abordou outros temas e reconheceu que as eleições afegãs não foram como ele esperava.

● O presidente americano vai reunir em Nova Yorque os dos principais mandatários de Israel e da Palestina, tentando formalizar a paz entre aqueles povos. Tomara que consiga!

● O governo decidiu abrandar as novas regras para as empresas de cartões de crédito no País. O pacote de medidas manterá, por exemplo, a proibição de lojistas darem desconto para quem paga em dinheiro. Não li nada sobre os cartões cobrarem juros um pouco menores. Pelo menos por enquanto.

● Apesar de passar o ano afogado em escândalos, o Senado é visto pela maioria dos brasileiros como uma instituição necessária, segundo levantamento do Instituto Análise. Dos mil entrevistados, 52% concordam com a tese de que a existência da Casa ajuda a aprimorar as leis. “A população é capaz de separar a instituição Senado da pessoa física dos senadores", explica Alberto Carlos Almeida, diretor de Instituto Análise.

● Paulo Cabral de Araújo, um defensor da liberdade, morreu ontem. O jornalismo perdeu um profissional que se confunde com a própria história da imprensa. Comandou os Diários Associados por 22 anos e presidiu a Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

● Morreu também Idário, grande jogador do Corinthians nos anos 50. Ele formava a linha média Idário, Goiano e Roberto, lendária no alvinegro do Parque São Jorge. Idário foi homenageado com uma faixa de despedida pelos jogadores do Corinthians quando entraram em campo ontem, para enfrentar o Goiás. No final, Idário, onde quer que esteja, deve ter chorado: o “timão” levou de 4 a 1...

domingo, 20 de setembro de 2009

ATENÇÃO! Acesse o site www.cluberegional.com.br e ouça a programação da RÁDIO CLUBE DE SÃO MANUEL 1510 kHz AM! Nesse site você também tem acesso a este Blog!

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo e boa semana!
O mundo está ficando entupido de plástico. As sacolas plásticas que usamos em nossas compras do dia a dia são responsáveis, em grande parte, por esse problema. Esta crônica que escrevi recentemente aborda esse tema. Foi publicada no jornal O PRATIANO. Boa leitura!
Gildo Sanches

As sacolas plásticas e o meio ambiente
Num dia destes vi uma notícia num site da Internet, sobre uma recente lei estadual aprovada no Rio de Janeiro, visando suprimir o uso de sacolas e saquinhos plásticos para embalar compras em supermercados, quitandas e afins. Ainda falta o governador sancionar a lei e, depois de publicada no Diário Oficial, ela passa a valer, em prazos escalonados: em um ano para as grandes redes, dois anos para as médias e três anos para os pequenos estabelecimentos.
Claro que tem gente a favor – acho que a maioria –, e gente contra a medida. Mas, cá entre nós, se observarmos o mal que essas sacolinhas e sacolonas plásticas fazem ao meio ambiente, temos que concordar que alguma coisa precisa ser feita para que este nosso planeta azul não se afogue nessas embalagens que demoram anos para serem consumidas pela natureza.

Esse método de embalar as compras – e depois o lixo doméstico – em sacolinhas plásticas, faz parte das invenções humanas que estão relacionadas com o nosso conforto e a praticidade da vida. Invenções que muitas vezes são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda de seu impacto, principalmente ambiental. A regra é o lucro imediato, como é o caso dessas “sacolinhas de supermercado”, que nos últimos tempos virou uma praga. Qualquer coisa que você compre, até mesmo uma cartela com duas pilhas pequenas, é rapidamente colocada na sacolinha...
Esse método foi inventado há muitos anos e foi uma revolução para o comércio por ser prático e barato. Apesar de antiga, a invenção só veio a explodir aqui no Brasil a partir da década de 80, quando se cultuava a filosofia do “tudo tem que ser descartável”. Mas agora sabemos (e os europeus já sabem há um bom tempo) que as tais sacolinhas são um dos grandes vilões do meio ambiente.
Mas porque ele é assim tão prejudicial para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar 100 anos ou mais. Assim, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje.
No Brasil, aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora, sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.
Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinho as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado, libera toxinas perigosas para a saúde.
O que fazer então? A grande idéia é, aos poucos, substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembram daquelas antigas sacolas de feira? Elas podem voltar. E se antes a gente as carregava debaixo do braço quando íamos às compras, por que agora não podemos fazer a mesma coisa?

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Pelo menos 918 mil multas aplicadas nas estradas deixaram de ser recolhidas. Elas somam R$ 190 milhões. O motivo é a briga entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e os Correios, que suspenderam a entrega das multas por causa de dívidas,

● Para o ex-ministro Delfim Netto, o capitalismo deve aos programas oficiais de distribuição de renda a sua sobrevivência no País em meio à crise global. “Ele (Lula) mudou o País de forma importante, de forma a salvar o capitalismo”, disse Delfim. “Não há mercado sem Estado forte”, acrescentou.

● Pesquisas com analistas e consultorias mostram que, pela primeira vez desde 1999, o mercado deixou de acreditar no cumprimento da meta de superavit primário fixada pelo governo, que é de 3,3% do PIB em 2010. Em levantamento do Banco Central, a expectativa de superavit primário – economia para pagar juros – foi de 2,5%. Já a Federação Brasileira de bancos chegou a uma projeção de 2,1%.

● Preocupados com o petróleo do pré-sal, os usineiros querem que o governo defina a política para o setor de combustíveis, para evitar o que ocorreu com o Proálcool – que minguou nos anos 80 por causa da queda na cotação do petróleo. “É preciso criar uma regra garantindo que o etanol continuará a ser o número um na matriz de combustíveis, e que a gasolina é uma alternativa”, disse Antonio de Pádua Rodrigues, da União da Indústria da Cana-de-açúcar.

● No fim de 2008, o consumo nacional do etanol superou o da gasolina, graças ao sucesso dos carros flex, uma invenção brasileira. O consumo de etanol no País cresceu 27% entre janeiro e agosto deste ano, ante o mesmo período de 2008. Mas a euforia com o pré-sal, aliada ao estudo do governo mostrando que os carros a gasolina poluem menos que os álcool, ameaça esse quadro.

● O Judiciário consome, em média, 90% de seus recursos com salários de servidores (magistrados e pessoal administrativo), mostra estudo do Conselho Nacional de Justiça. Há tribunais que aplicam 99% da verba com pessoal, caso do Tribunal de Justiça do Piauí. Representantes das cortes alegam que os gastos com pessoal são necessários diante da demanda e que a verba é pequena.

● A melhora no cenário econômico interno e externo e a valorização do real frente ao dólar ameaçam a indústria brasileira com nova onda de importações. Preocupados sobretudo com produtos asiáticos, representantes das indústrias têxtil, calçadista, de eletroeletrônicos e de máquinas pedem ajuda ao governo contra a invasão.

● A Câmara dos Deputados concluiu o primeiro turno da votação da PEC que permitirá aumento no orçamento da educação de R$ 7,5 bilhões em 2010. O dinheiro seria suficiente para alfabetizar três vezes o atual contingente de brasileiros maiores de 15 anos que não sabem ler nem escrever.

● Cuidado com os cartões de lojas. Algumas redes de varejo embutem juros que chegam a 1.059% ao ano. Banco Central quer enquadrar esse tipo de negócio, de acordo com técnicos, como “inaceitável”. O setor movimenta mais de R$ 150 bilhões. Para o Procon, é preciso fazer uso consciente dos cartões.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA
♦♦♦ Especial - Açúcar é a droga da vez? Nos EUA, especialistas em saúde e nutrição começam a tratar o açúcar com o mesmo rigor que isolou o tabaco do convívio social - e o alvo número um é o refrigerante.
♦♦♦ Exame que vai substituir o velho vestibular – Novo Enem exige mais raciocínio do que memória.
♦♦♦ Toffoli e o STF – Indicado a uma vaga no STF. Antonio Toffoli foi condenado duas vezes a devolver dinheiro aos cofres públicos, mas as sentenças não são definitivas.

♦♦♦ Ficou pela metade – A decisão de taxar a caderneta de poupança não resolve o principal problema: a distorção provocada pelo anacrônico rendimento fixado em lei.

ÉPOCA
♦♦♦ O oitavo de Lula no STF – Ex-advogado do presidente e do PT, o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, é a mais polêmica indicação de Lula ao Supremo Tribunal Federal.

♦♦♦ Uma valorização espetacular – O Distrito Federal pagou R$ 4 milhões por um terreno que, dois anos antes, valia R$ 426 mil.
♦♦♦ Missão cumprida – Após cinco anos, a atuação das forças brasileiras na pacificação do Haiti é considerada um caso de sucesso. A ONU agora quer nossos soldados em outros países.
♦♦♦ A campanha 2.0 ainda está longe – O Congresso liberou a internet para 2010. Mas ainda há limitações para que a rede alcance a mesma influência que teve na eleição dos EUA.

ISTOÉ
♦♦♦ Censura – O cerco dos políticos à imprensa na América Latina – Ataques de políticos à liberdade de expressão trazem de volta à América Latina o fantasma da censura.

♦♦♦ Diplomacia de interesses – O Itamaraty cria cargos e consulados para abrigar no Exterior mulheres e maridos de seus diplomatas.
♦♦♦ Yeda no fogo – A governadora do Rio Grande do Sul pede ajuda ao PSDB para reforçar sua defesa em processo de impeachment.
♦♦♦ Marqueteiro importado – O PT contrata para a campanha de Dilma o publicitário que ajudou Obama a arrecadar US$ 500 milhões pela internet.
♦♦♦ Eles querem mexer na caderneta de poupança – Proposta de taxar depósitos acima de R$ 50 mil confunde poupador com investidor.