sábado, 7 de novembro de 2009

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 06 de novembro de 2009

♦♦♦ Pedágio está pronto, mas sem data para começar e ser cobrado – a concessionária Rodovias do Tietê afirma que está aguardando trâmite burocrático para começar a cobrança.
♦♦♦ Milton Monti doa computadores para as APAEs de São Manuel e Areiópolis.
♦♦♦ Presos tentam fugir da Cadeia Pública de São Manuel, mas não conseguem.
♦♦♦ Opinião – em seu Editorial o jornal faz reflexões sobre o indivíduo presunçoso.
♦♦♦ Gripe Suína – confirmados 31 casos em São Manuel. Três pessoas ainda estão em monitoramento.
♦♦♦ Respostas de matérias de O Debate nos Bairros.
♦♦♦ A importância dos limites na infância – artigo da psicóloga drª. Lany Leilah Dantas Godinho.
♦♦♦ Automedicação – artigo da farmacêutica bioquímica e professora da Farmacologia da Faculdade Marechal Rondon, drª. Mara Dega.
♦♦♦ Coluna Espírita – Pedras, de Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.
♦♦♦ Comunicado da Guarda Municipal de São Manuel – alerta aos pais sobre atitudes indesejáveis de adolescentes em relação aos guardas municipais.
♦♦♦ Em Pratânia: Prefeitura entrega asfaltamento – Assinado convênio para construção de Delegacia de Polícia – Mais um Curso Profissionalizante em Pratânia – Detalhes do Campeonato de Futsal Prata é Ouro.
♦♦♦ Em Areiópolis – Aprovada lei que beneficia servidor público – Prefeito quer escola em tempo integral – Areiópolis conquista 4º lugar em Campeonato de Futebol de Botucatu.
♦♦♦ Dom Servílio não queria ser padre e ficou bispo – artigo de Hilário Cristofolini em homenagem aos 93 anos de Dom Servílio Conti, bispo emérito de Roraima, que continua trabalhando na Paróquia São Manuel.
♦♦♦ Ponto de Vista – Série Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz – entrevista com o locutor Alessandro Rogério, cuja vida de radialista também começou na Rádio Clube.
♦♦♦ Mais uma vez o Cemitério Municipal recebe inúmeras visitas em Finados.
♦♦♦ Banda “Seu Chico” no Cine Teatro Municipal.
♦♦♦ Peça de Teatro do Circuito Cultural em São Manuel – “Reprise”, com o grupo La Mínima – será amanhã, às 19 horas.
♦♦♦ Competição Infantil pela solidariedade – Alunos do CEAG – Centro Educacional Anjinho da Guarda arrecadam alimentos para Almoço de Natal do Projeto Luz.
♦♦♦ Supermercado Jaú Serve, muito obrigado! Agradecimento de Dida Dignani, presidente da Casa Santa Maria.
♦♦♦ Pousada da Colina agradece doações na portaria do Cemitério, em Finados, e convida para Exposição de Trabalhos Artesanais feitos pelas voluntárias da instituição – será de 10 a 14 de novembro, no Museu Padre Manoel da Nóbrega.
♦♦♦ Crônica de Osmar Corrêa “E o Damico foi para o brejo...” e mais esportes, na última página do segundo caderno.
♦♦♦ O jornalista Miguel Roberto Nítolo registra a história da família Mazzuco em São Manuel.
♦♦♦ COLUNAS: Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto).
♦♦♦ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
♦♦♦ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
♦♦♦ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 06 de novembro de 2009

♦♦♦ Prefeitura entrega asfaltamento – prolongamento da Rua Capitão Maneco.
♦♦♦ Prefeito de Pratânia assina convênio para construção de prédio para Delegacia de Polícia.
♦♦♦ Cursos de qualificação Profissional em São Manuel.
♦♦♦ A perereca é um detalhe – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
♦♦♦ Dia do Pastor foi comemorado em 24 de outubro.
♦♦♦ Estudo mostra que brasileiro gasta 66 horas por mês na Internet.
♦♦♦ Beleza & Saúde – Ortomolecular: por que é tão importante? (terapeuta Everaldo Andrade) – Estresse agudo e crônico (Dr. André Luís Bertani – fisioterapeuta e acupunturista) – Coluna “Mais Saúde” – 17 de novembro é Dia Nacional de Combate à Tuberculose.
♦♦♦ Mais um Curso Profissionalizante em Pratânia.
♦♦♦ “Em Dia com as Notícias” e a crônica “Uma volta para o Passado? (sobre a volta das máquinas fotográficas com filmes)” escritas por este blogueiro, estão na página 5.
♦♦♦ Centro de Convivência para Idosos deverá ser construído na Avenida Aldo Marini, em São Manuel. Será uma espécie de Creche para Idosos. A obra foi oferecida pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
♦♦♦ Estudo vincula depressão a alimentos industrializados.
♦♦♦ Vicinais: asfaltamento em andamento.
♦♦♦ Matrícula de crianças na pré-escola e jovens no ensino médio será obrigatória a partir de 2016.
♦♦♦ Folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura de São Manuel passará para a Caixa Econômica Federal.
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Surge uma boa notícia para os idosos de São Manuel: Vai ser construído aqui na cidade um Centro de Convivência de Idosos, que, ao que consta, vai ficar ao lado do prédio da Legião Mirim, na Avenida Irmão Aldo Marini. Já não é sem tempo. Os idosos de São Manuel, além do trabalho feito pela Pousada da Colina e do lazer oferecido pelo Clube da Terceira Idade, não têm mais nada que lhes beneficie. Aguardemos que esse Centro de Convivência de Idosos, que vai funcionar como uma espécie de Creche para Idosos, saia o mais rapidamente possível. Leia matéria completa no jornal O PRATIANO desta semana.

● Está chovendo lá fora. Quem sabe o calor diminui de vez e a gente não fica com as roupas molhadas de suor o dia inteiro...

● De acordo com matéria do Jornal da Band, aposentados rejeitaram acordo com o governo para reajustar o benefício em 6% de suas aposentadorias e pensões, no ano que vem, e insistem em vincular o aumento desses benefícios à correção do salário mínimo.

● A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pretende votar na terça-feira parecer favorável ao fim do fator previdenciário – mecanismo que incentiva os trabalhadores a retardar o momento da aposentadoria. O fator proporcionou ao INSS uma economia de R$ 10 bilhões desde 1999, razão pela qual o governo critica a medida. Outro projeto em tramitação vincula as aposentadorias a um número de salários mínimos.

● O Ministério do Meio Ambiente e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Rio vão exigir que a Companhia Siderúrgica do Atlântico adote medidas para compensar a futura emissão de 9,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono, o que corresponde a 76,3% das emissões do município e a 12 vezes as atuais emissões industriais. “Há novos filtros que retêm parcelas de carbono. E a CSA terá ainda que plantar milhares de árvores para absorver o CO2”, afirmou o ministro Carlos Minc.

● O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse não entender como o ministro Joaquim Barbosa, do STF, considerou um documento “falso” com prova de seu envolvimento no mensalão mineiro. “É tão vagabunda a falsificação que o delegado (Luiz Flávio) Zampronha, que foi extremamente duro comigo, não a considerou” disse Azeredo, que rejeita a tese de que o esquema foi o embrião do mensalão que abalou o governo Lula. Uma perguntinha aqui do blogueiro: não dá para fazer uma perícia nesse tal recibo para saber se é verdadeiro ou falso?

● A polícia do Pará pediu a prisão preventiva de Charles Trocate, coordenador estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Ele é suspeito de ter ordenado atos de vandalismo em duas fazendas. Segundo a governadora Ana Júlia Carepa (PT), há “indícios fortes” de que Trocate é responsável pela depredação. O MST negou a acusação e disse que o coordenador não estava no Pará no dia do conflito.

● O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar a morte do ex-presidente João Goulart, ocorrida em 1976 na Argentina. A Procuradoria dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul, à frente das investigações, tem apoio da Polícia Federal para exumar o corpo de Jango, enterrado em São Borja.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


Gemada em pó?
Pois é... Hoje em dia acho que ninguém mais toma gemada. Ou será que alguém ainda toma? Fica a dúvida, e a certeza de que, no passado, era até chique tomar essa mistura. Tanto que a Kibon, hoje dedicada aos sorvetes, principalmente, chegou a fabricar e comercializar uma gemada em pó! Veja acima a mensagem publicitária daqueles tempos, da Gemada Kibon!
COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Logo mais, por volta de 09 horas, este blogueiro estará falando aos alunos da Escola “Prof. Atílio Innocenti” aqui da cidade, sobre o Concurso de Redação que está sendo promovido pela Rádio Clube de São Manuel, em comemoração aos seus 70 anos de existência. Os alunos de escolas públicas e privadas participarão e concorrerão a belíssimos prêmios, como um netbook, câmeras fotográficas, MP4, MP3, etc. O regulamento do concurso está no site da emissora: www.cluberegional.com.br. Acesse!

● Esta noite choveu um bocado. Também, o calorão destes últimos dias tem feito muita gente sentir saudades do Inverno que terminou em setembro... Hoje parece que a umidade relativa do ar está mais alta, o que dá a sensação de menos calor. A previsão é que, no domingo, faça um pouco de frio. E haja saúde do brasileiro para suportar essas constantes mudanças de temperatura!

● Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a ONU cobrou do Brasil uma meta clara de corte das emissões dos gases causadores do efeito estufa. Também pediu que o número seja apresentado antes da conferência sobre o clima, marcada para dezembro, em Copenhague.

● Enquanto isso, a nova siderúrgica do Rio de Janeiro, a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) - que iniciará suas operações em 2010, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade -, aumentará em 76% a carga de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. A previsão é de uma produção de 9,7 milhões de toneladas de CO2, por ano. O valor representa mais de 12 vezes o total de emissões industriais desse gás no município do Rio e cerca de 14% do total de emissões do estado.

● O Brasil precisará gastar R$ 100 bilhões se quiser alcançar a meta de reduzir o desmatamento em 80% e diminuir em 20% as emissões brasileiras de CO2, até 2020. A conta é do próprio governo, mas não está claro de onde virá o dinheiro.

● Segundo reportagem do Jornal Nacional, a ida do presidente a Londres foi motivada principalmente pela homenagem que recebeu da Chatham House - Real Instituto de Relações Internacionais da Grã-Bretanha - pela liderança que o Brasil vem exercendo na América Latina. Lula esteve ontem visitando a rainha da Inglaterra.

● Doze pessoas morreram e pelo menos 31 ficaram feridas após um tiroteio na base americana de Fort Hood, no Texas, a maior instalação militar do mundo, por onde circulam diariamente cem mil pessoas. Um dos atiradores, o major Malik Nadal Hassan, de 39 anos, que foi dado como morto, mas está vivo, era psiquiatra e especializado em estresse pós-traumático. Agora, se um médico psiquiatra comete um ato desses, como é que ficam os outros seres humanos???

● Relator no Supremo Tribunal Federal dos processos sobre os mensalões do PT e do PSDB de Minas, o ministro Joaquim Barbosa disse ver "enorme similaridade" entre os dois, e sugeriu que sejam julgados na mesma data. "Os dois tratam de corrupção política da mais alta gravidade". O senador Azeredo, réu do mensalão mineiro, usou Lula em sua defesa.

● Uma semana depois da ordem do Supremo, o Senado afastou Expedito Júnior (PSDB-RO), cassado por abuso de poder econômico, e empossou o empresário Acir Gurgacz (PDT-RO). A decisão encerrou a crise com o STF.

● O presidente Lula discutirá hoje com sua equipe o reajuste das aposentadorias acima do mínimo. Ele quer alta próxima de 6% em 2010 - 2,55% referentes à metade da variação do PIB de dois anos antes, mais a inflação. O cálculo é similar ao aplicado ao mínimo. O governo já fizera essa proposta em agosto, sem obter apoio de todas as centrais. O Planalto quer evitar que passe no Congresso projeto que acarretaria reajuste maior par os aposentados que ganham mais de um mínimo.

● Exército, Marinha e Aeronáutica poderão revistar pessoas, veículos e instalações, além de fazer prisões em flagrante, conforme novo texto da Lei Complementar 97, a que o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso. Em resumo, as Forças Armadas vão ganhar mais poder de polícia e proteção legal para realizar operações como policiamento de favelas ou retenção de aviões de traficantes. A lei, que respalda a Estratégia Nacional de Defesa, deve ser enviada ao Congresso neste mês e dará força ao ministro da Defesa, que perde o atual perfil decorativo.

● O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, recusou-se a indicar os nomes para o gabinete de transição acertado com o governo de fato. Zelaya disse que só nomeará seus representantes após o Congresso determinar sua volta ao poder. Enquanto isso, ele continua hospedado na embaixada brasileira em Tegucigalpa...

● Milhares de pessoas assistiram ontem a um show gratuito da banda irlandesa U2 em frente ao Portão de Brandenburgo, em Berlim, em comemoração aos 20 anos da Queda do Muro que separava as duas Alemanhas.

● A fábrica que a Toyota construirá em Sorocaba, interior de São Paulo,terá uma irmã gêmea na Índia. Ambas produzirão um novo modelo compacto, criado especialmente para os países em desenvolvimento. Após perder dinheiro por ter se concentrado demais nos EUA, a maior fabricante de carros do mundo percebe que não pode mais protelar seu crescimento nos mercados emergentes.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Está no jornal CORREIO BRAZILIENSE: “A Câmara dos Deputados foi cenário de um teatro para ludibriar o eleitor. O governo e a oposição sabiam que não havia chance de ir a plenário o projeto de lei que vincula o reajuste de aposentados e pensionistas ao salário mínimo. Mas procuraram tirar proveito da situação ou evitar o constrangimento público. O líder do PSDB, José Aníbal, defendeu a proposta em discurso, mas em seguida disse que ela precisa ser “melhor discutida”. Já o governista João Carlos Bacelar (PR-BA), que pediu mais prazo para relatar a MP 466/09 e trancou a pauta de votação, se desculpou: “Não sou contra aposentados”. Nas galerias (foto), os aposentados entoavam o coro: “Deputado, preste atenção, ano que vem tem eleição”. Como dissemos ontem aqui neste Blog, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco...

●A inadimplência cresceu e é a maior desde 2007. Mesmo assim, os bancos, que lucraram menos, estão pisando no acelerador e dando mais crédito. Após o Itaú, ontem foi a vez de o Bradesco anunciar que os pagamentos em atraso saltaram de 3,4% para 5% da carteira. Apesar disso, o banco elevou de 36 para 48 meses o prazo máximo do crédito ao consumidor. De acordo com a Serasa, o pior período da inadimplência foi em março. No varejo, Casas Bahia e Leader estão renegociando dívidas e dando descontos que chegam a 50%.

● O ministro Joaquim Barbosa, relator no Supremo Tribunal Federal do valerioduto tucano, votou pela abertura de ação penal contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) por crime de peculato. O esquema teria desviado dinheiro público para a reeleição de Azeredo ao governo mineiro, em 1998. A acusação de lavagem de dinheiro será analisada hoje.

● O Núcleo de Combate à Corrupção da Polícia Civil desarticulou ontem uma quadrilha suspeita de fraudes em licitações, que deu golpes até na Polícia. Doze empresas tinham R$ 100 milhões em contratos superfaturados com órgãos públicos.

● Projeto aprovado na CCJ do Senado dobra o tempo mínimo que presidiários devem ficar atrás das grades, em regime fechado, antes de ter direito à progressão de pena. A regra vale para detentos que cometeram delitos comuns.

● Após a tentativa do ministro Guido Mantega de adiar para 2010 as devoluções de IR deste ano, a Receita pagará o maior lote de restituições desde 2006. Ao todo, 2,1 milhões de contribuintes receberão R$ 1,967 bilhão, no dia 16.

● A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) discute hoje mudança no contrato de concessão das distribuidoras de energia elétrica para corrigir a distorção que gerou cobrança indevida de pelo menos R$ 7 bilhões dos consumidores brasileiros. É preciso, porém, que as distribuidoras concordem. O ressarcimento das perdas já sofridas não é certo. Comentário nosso: Fosse ao contrário, estivessem os consumidores devendo para as distribuidoras, bem, aí o caso seria diferente...

● Em Barcelona, participantes da reunião preparatória para a conferência da ONU sobre o clima, em dezembro, mostraram pessimismo sobre as chances de um acordo. O chefe da ONU para o clima, Yvo de Boer, prevê impasse enquanto os países ricos não melhorarem suas propostas.

● O excesso de chuvas no mês de outubro elevou o nível dos principais reservatórios de água do País para o ponto mais alto dos últimos dez anos e pôs o governo em alerta. A perspectiva é de aumento no risco de inundações, no fim deste ano e no início do próximo. A Agência Nacional de Águas criará hoje uma “sala de situação” para controlar o volume dos reservatórios, mobilizar a Defesa Civil e tentar evitar catástrofes.

● Uma decisão do governo limita a atuação da Anvisa e abre espaço para facilitar a concessão de patentes de medicamentos para grandes farmacêuticas, liberando menos remédios para a indústria de genéricos. A medida pode ter reflexos no bolso do consumidor.

● As classes C e D, de menor renda, responderam pela maior parte do crescimento da quantidade de brasileiros que gastaram com turismo nos últimos dois anos. O aumento no geral foi de 83%, segundo o Instituto Vox Populi. O número de turistas passou de 32% da população, em 2007, para 58,8%.

● Muitas pessoas tomam aspirina acreditando que estão se prevenindo de doenças cardíacas, como infartos e derrames. Mas, um pesquisa britânica revela que o remédio pode causar sangramentos internos e que não previne problemas cardiovasculares. Então, só tome esse medicamento se houver ordem médica.

● Santos, historicamente voltada para o turismo e a atividade portuária, muda rapidamente de fisionomia com o petróleo do pré-sal e o gás. A nova configuração da cidade elevará não só a arrecadação pública e a receita privada, mas também o espaço físico urbano, que deve dobrar. A vocação da cidade é receber empresas voltadas para serviços.

● A vitória de dois republicanos para os governos de Virgínia e Nova Jersey acendeu o sinal de alerta na Casa Branca. A máquina política que elegeu Barack Obama há um ano não tem a mesma força para salvar localmente candidatos democratas considerados fracos, apesar de o presidente ter se envolvido pessoalmente nas campanhas dos dois estados.

● O ministro da Cultura, Juca Ferreira, lançou ontem na Câmara programa para financiar a construção de cinemas em cidades pequenas, com população de 20 mil a 100 mil habitantes. Seu custo será de R$ 1,5, milhão por município.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A cada dia que passa, mais nos surpreendemos com este mundo louco em que vivemos... Imaginem que lá no Rio de Janeiro, onde todo dia acontece troca de tiros entre policiais e bandidos, mais precisamente os traficantes de drogas, agora resolveram ensinar alunos e professores a fugir de tiroteios!!! Diz o jornal O DIA, do Rio, que “a realidade de violência que bate à porta de 150 escolas municipais — estrategicamente mapeadas como de áreas de risco — levou a Secretaria Municipal de Educação a estudar um plano de emergência para treinar professores, funcionários de apoio e alunos a enfrentar situações de alta tensão, como tiroteios entre bandidos e policiais. O curso deve ensinar como deixar as salas de aula da maneira mais segura e se abrigar em locais em que o grupo possa aguardar o cessar-fogo”. Sinceramente, não dá para acreditar...

● Informa o jornal O ESTADO DE S. PAULO, que em vez de metas de redução de gases de efeito estufa, o Brasil deve levar à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em dezembro, uma carta de intenções que mostraria o “esforço voluntário" para combater o aquecimento global . Ontem, após reunião ministerial, ficou claro que o País caminha para levar a Copenhague uma proposta sem definição de metas de redução de emissão de gases. Só houve consenso quanto à redução da derrubada da Floresta Amazônica. Os ministros pediram ao presidente Lula mais tempo e um novo encontro foi marcado para o dia 14. Parece brincadeira...

● Um acordo entre lideres do governo e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), autor de um dos projetos, deve garantir a aprovação de duas propostas para deixar condenados por crimes hediondos, como os grandes traficantes de drogas, por mais tempo na cadeia. Nesses casos, a progressão de regime – de fechado para semiaberto, só poderá ser pedida após o cumprimento de dois quintos da pena e exame criminológico para avaliar se o preso pode voltar ao convívio social. Deverá ser aprovado também projeto que tipifica o crime organizado, com pena de cinco a dez anos de prisão.

● Com o dólar barato, as importações brasileiras bateram recorde mensal em outubro e somaram US$ 12,754 bilhões. Esse desempenho contribuiu para que o saldo comercial registrasse, no mês passado, o seu menor resultado mensal desde janeiro, US$ 1,328 bilhão.

● O antropólogo francês nascido na Bélgica Claude Lévi-Strauss morreu na madrugada do último sábado para domingo, a menos de um mês do seu 101° aniversário. A notícia foi divulgada apenas ontem. O enterro já foi realizado - sem a presença da imprensa, a pedido da família - na cidade de Lignerolles, no leste da França.

● Um dos mais importantes intelectuais do século 20, Lévi-Strauss lançou as bases da antropologia moderna e é considerado o pai do estruturalismo. Seu livro mais célebre, "Tristes Trópicos", de 1955, relata suas experiências no Brasil, onde viveu na década de 30 e participou da criação da USP, onde lecionou.

● O governo quer um acordo com as centrais sindicais e entidades de aposentados para evitar a aprovação do projeto de lei que estende a todas as aposentadorias e pensões o mesmo índice de correção dos benefícios no valor de um salário mínimo. A mudança teria impacto de R$ 6,9 bilhões no próximo ano nas contas da Previdência. Ontem, o governo procurou evitar que o projeto fosse levado a votação hoje na Câmara. Mas os analistas consideram que ele deve mesmo ser votado hoje. Advinha pra que lado vai arrebentar a corda?...

● A polícia de São Paulo prendeu um falso oficial do Exército que oferecia curso para integrar a força da ONU no Haiti. Rafael Fernandes dos Santos, de 24 anos, cobrava até R$ 5 mil de suas vítimas, dando treinamento de selva - tratava os alunos "como se fosse o capitão Nascimento" segundo a polícia. Sua experiência se resumia a cinco meses como recruta em batalhão de Caçapava.

● O Itaú Unibanco lucrou R$ 2,26 bilhões no terceiro trimestre, 11% menos que no mesmo período de 2008, mas a carteira de crédito cresceu. O mercado recebeu bem o resultado e as ações do Itaú Unibanco PN subiram 5,32%.

● Mais de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a osteoporose, doença que atinge uma em cada três mulheres com mais de 50 anos, mas que cresce também entre os homens. E os especialistas alertam: a pouca ingestão de vitamina D e cálcio faz das crianças de hoje sérias candidatas ao mal na idade adulta.

● Órgão ligado à ONU que regula o setor de telecomunicações aprova dispositivo universal para os telefones móveis, os nossos celulares. O carregador será produzido em 2010 e haverá adaptadores para utilização nos aparelhos antigos. Boa medida essa!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O calor parece que veio com tudo. Ou será que ainda teremos algum frio nestes dois últimos meses do ano? É esperar pra ver!

● Informa o jornal O Estado de S. Paulo que o Banco Central está perto de se livrar da massa falida de seis bancos liquidados extrajudicialmente há mais de uma década. São falências históricas, ocorridas nos anos 90, que resultaram em quase R$ 60 bilhões de dívidas só com o BC. A saída está em um projeto-piloto apresentado ao BC para solucionar o caso Bamerindus.

● Um levantamento feito pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), da Uerj, revela que, entre 200 dependentes atendidos na unidade, 57% são usuários de crack e o restante, de cocaína. Em 2005, pesquisa com o mesmo número de pacientes mostrava que apenas um deles era viciado em crack. O psicólogo Bernardo da Gama Cruz, um dos coordenadores da pesquisa, disse que o crack é hoje a droga mais usada pelos jovens até 21 anos em tratamento no núcleo, o mais importante centro de referência para a cura de dependentes químicos do Rio.

● Estudo inédito do economista Ricardo Paes de Barros, do Ipea, mostra que o Brasil vem reduzindo o trabalho infantil num ritmo duas vezes maior que a média mundial. Em 1992, 13% das crianças de 5 a 14 anos trabalhavam e a parcela caiu para 5% em 2008, uma queda de três milhões. Mesmo assim, hoje ainda há 1,7 milhão de crianças e adolescentes ocupados. A OIT estima que o país elimine o trabalho de 5 a 9 anos em até dois anos.

● Depois de escapar da falência, a Ford anunciou ontem um lucro de US$ 997 milhões no terceiro trimestre, surpreendendo o mercado. É o primeiro lucro do grupo em mais de um ano e o primeiro resultado positivo nos EUA desde 2005.

● O preço das passagens aéreas no mercado doméstico vai subir. Segundo levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as tarifas atingiram em setembro o menor nível do ano. A competição entre TAM e Gol, e entre as duas líderes e as pequenas Azul, Oceanair e Webjet, foi a maior responsável pela guerra tarifária, segundo analistas. A crise econômica também contribuiu para a queda. Mas, com a recuperação da demanda nos últimos três meses, as empresas começaram a fazer reajustes.

● Estudo preliminar que será levado hoje ao presidente Lula indica que o Brasil pode reduzir o ritmo de emissão de gases-estufa para que, em 2020, ela seja 35% menor do que seria se nada fosse feito. O Planalto deve definir hoje a meta que apresentará na conferência de Copenhague, em dezembro.

● Enquanto isso, na tentativa de criar um acordo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em dezembro, na Dinamarca. representantes da ONU disseram ontem que os Estados Unidos deveriam fixar, para 2020, uma meta de redução de gases causadores do efeito estufa. A pressão sobre os EUA, feita também por países da União Europeia, ocorreu no primeiro dia de reuniões entre emissários de 180 nações que buscam estabelecer acordos prévios a serem apresentados no evento em Copenhague.

● O primeiro fim de semana após a prorrogação pelo governo da redução do IPI sobre produtos como geladeiras, fogões e máquinas de lavar foi considerado positivo pelo comércio, que prevê aumento nas vendas de até 20% em comparação a 2008.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DIA DE FINADOS
Hoje nos recordamos daquelas pessoas que nos foram muito caras e que já nos deixaram, indo para o andar superior. Nossos parentes, próximos ou distantes, nossos amigos, aqueles que viveram uma parte da vida junto a nós, são venerados hoje, com nossas preces. Que Deus lhes dê luz e paz, e cubra a todos com suas bênçãos...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O Corinthians conseguiu tomar dois gols iguais do Palmeiras, ontem. E olha que o goleiro Marcos foi expulso ainda no primeiro tempo. Está mal essa defesa corintiana... De qualquer maneira, agora, Palmeiras e São Paulo encabeçam a classificação do Brasileirão. Até quando? Não se sabe... O Fluminense bateu o Cruzeiro no Mineirão por 3 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. Mas, o grande resultado não livrou o tricolor carioca da lanterna...

● O governo federal apura a suspeita de fraude em compras feitas por meio de pregões eletrônicos que somam R$ 5,75 bilhões. O pregão é considerado por especialistas e pela União como a modalidade mais transparente de concorrência pública. As compras investigadas foram feitas entre 2005 e abril deste ano e caíram numa espécie de malha fina, criada para apontar situações que tenham o potencial de provocar prejuízo ao governo. Foram analisados 5 milhões de contratos.

● Com o objetivo de garantir verbas para gastar no ano eleitoral, o governo decidiu criar uma espécie de Orçamento paralelo para 2010. O plano é aprovar no Congresso, ainda este ano, 63 pedidos de créditos adicionais ao Orçamento de 2009, no valor de R$ 34 bilhões, e, com isso, transferir para o próximo ano cerca de R$ 47 bilhões, a título de “restos a pagar”. Todo esse dinheiro poderá ser gasto no ano que vem, livre de restrições legais, mesmo que o Orçamento de 2010 não seja aprovado até dezembro, como diz a lei.

● Comércio e indústria estimam um aumento de vendas no final do ano de 5% a 20%, na comparação com o mesmo período de 2008. Economistas preveem que as vendas de Natal serão as melhores dos últimos anos. Produtos como televisores de LCD e de plasma podem faltar, afirmam lojistas. Queda na taxa de juros e aumento de emprego e renda explicam o aquecimento, segundo especialistas.

● O banco norte-americano CIT Group, com US$ 71 bilhões em ativos e um dos maiores credores de pequenos e médios empresários dos EUA, entrou ontem com pedido de concordata. É o quinto maior pedido da história americana, atrás de Lehman Brothers, Washington Mutual, WorldCom e da General Motors.

● O governo do presidente Barack Obama pressiona o Brasil para que a Boeing vença a disputa que apontará quem vai fornecer 36 caças para a FAB. Ellen Tauscher, subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional dos EUA, disse que “seria uma pena o País não levar o melhor avião e a melhor oportunidade”. De acordo com ela, a compra dos F-18 tornaria a relação entre os dois países mais dinâmica e profunda. Francêses e suecos também querem vender os seus aviões para os brasileiros...

● No primeiro semestre, a participação da poupança interna no PIB caiu para 13%, a menor para o período desde 2000. Se a tendência continuar, o Brasil será obrigado a ampliar a dependência externa, para voltar a investir. Pela estimativa da Corretora Convenção, o País teria um déficit externo de 5% do PIB em 2010, para retomar o nível de investimento pré-crise.

● O candidato da oposição à presidência do Afeganistão, Abdullah Abdullah, anunciou ontem que desistiu de disputar o segundo turno das eleições, marcado para sábado, por acreditar que o pleito não será transparente. A decisão dá vitória ao presidente Hamid Karzai.

● Falsificação: Venda de pirataria dará cadeia em SP. Suspeitos serão enquadrados no crime contra relação de consumo.

● A menos de dois meses para as festas de fim de ano, as oportunidades de trabalho temporário surgem com força no comércio. Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizados e Trabalhos Temporários prevê que cerca de 120 mil vagas estão sendo abertas em todo o País, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo - o que representa um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

● Mesmo com chuva, uma multidão compareceu ontem à Parada Gay, em Copacabana. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, discursou em carro de som e o prefeito Eduardo Paes prometeu criar a Coordenadoria GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais a Transexuais).

● Abrir a porta e trocar a música no rádio do carro poderão, num futuro próximo, ser feitos com o estalar de dedos. Sensores musculares sobre o antebraço transformam movimentos em impulsos elétricos capazes de comandar diferentes tipos de equipamentos. É a tecnologia ajudando o ser humano...

domingo, 1 de novembro de 2009

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo e boa semana!
Esta crônica foi publicada pelo jornal O PRATIANO recentemente. É uma lenda, ou uma parábola, para meditar. Boa leitura!
Gildo Sanches

O Sábio e a Vaquinha
Contam que um velho sábio peregrino caminhava com seu discípulo pelas estepes da velha China. Por dias eles caminharam sem encontrar o menor sinal de civilização, nenhum rio ou qualquer vegetação de onde pudessem tirar alimentos. Chegaram a uma cabana de madeira, e bateram palmas. Logo um velho senhor apareceu. Sua pele era queimada e muito curtida pelo sol. As mãos pareciam fortes como as mãos de alguém que preenchia seus dias inteiros com trabalhos pesados
Os visitantes foram convidados a entrar e lá pernoitaram. Na manhã seguinte, enquanto se preparavam para a partida, o velho sábio perguntou: “Como podem, vocês, sobreviver por aqui?”. Serenamente o ancião explicou: “Ali atrás da casa temos uma vaquinha. Uma vez por semana, ando cerca de dez horas até um pequeno lago de água empoçada da curta época das chuvas. No lombo da vaca consigo trazer vários galões de água. Com a água, nos lavamos e bebemos. Com o que sobra regamos a pequena vegetação da qual a vaca se alimenta e uma pequena moita de chá. Tiramos o leite e ainda o aproveitamos para fazer queijo. Desta maneira montamos nosso dia a dia”.
Gratos, os andarilhos despediram-se e seguiram viagem. Passadas algumas horas, o sábio peregrino parou e disse ao seu aprendiz: "Volte àquela casa, sem ser visto, pegue a vaquinha e traga ela para cá". Sentindo-se desnorteado ao duvidar pela primeira vez da índole de seu mestre, o jovem obedeceu. No dia seguinte encontraram alguns viajantes, aos quais o velho presenteou com a vaca. O seu aprendiz nada compreendeu.
Alguns anos depois, com a morte do sábio o jovem aprendiz tornara-se um peregrino solitário. No meio de seu caminhar reconheceu a região pela qual, há muitos anos, passara com seu mestre. Após alguns dias avistou o que pareceu ser uma pequena vila. Ao chegar lá, viu uma venda onde alguns viajantes comiam e bebiam. Sentou-se a uma das mesas e pediu uma bebida. Entretido com seu lanche, pensou o que teria acontecido com aquela família da qual havia roubado a vaquinha.
A moça que o atendia, perguntada a respeito dos antigos moradores sorriu e encaminhou o visitante até uma bela casa, explicando: “Aqui é a sede desta fazenda na qual o senhor está. Por favor, entre e aguarde”. Veio alguém para atendê-lo, e o andarilho reconheceu o senhor que o recebera em sua pequena casa muitos anos antes. Cumprimentaram-se com alegria e o jovem perguntou: "O que aconteceu?!".
O velho senhor contou a história: "Logo após sua partida, nossa querida vaca desapareceu misteriosamente. Certos de que não poderíamos viver e buscar água sem ela, começamos a pensar em outras alternativas. Cavamos em vários locais até que encontramos uma nascente subterrânea. Com isto tínhamos água à vontade. Irrigamos a terra e logo tínhamos muitas moitas de chá. Um mercador passou e ofereceu sementes de alguns vegetais em troca de um pouco de chá. Aceitamos e plantamos todos. Pouco a pouco, tudo mudou”.
O jovem sorriu aliviado. Não apenas tirara de seus ombros o peso por ter roubado a vaca, mas entendera, enfim, a grande lição de seu mestre: na verdade, quando acreditamos que todos os nossos problemas estão resolvidos, acabamos por nos acomodar. E o que nos parece ser a solução, pode ser o fim de nosso crescimento...


FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL

No próximo dia 06 de novembro, o Colégio Holus Objetivo de São Manuel vai realizar uma Feira Científico-Cultural. Com trabalhos experimentais de oito países, retratando um tempo da história de cada um deles: Grécia, Itália, Japão, Portugal, Espanha, China, Índia e África. A exposição será no próprio colégio, que fica na Avenida Irmãs Cintra, 951, em São Manuel. A entrada é franca!


COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● E o São Paulo F.C. voltou a ocupar a liderança do Campeonato Brasileiro ontem. O Palmeiras precisa vencer o Corinthians hoje à tarde, para ocupar novamente a ponta da tábua de classificação. O jogo será em Presidente Prudente, outra vez. Muita gente torcendo, para um e para outro time!

● Pelo menos R$ 460 milhões destinados pelo governo federal para construção e reforma de presídios estão parados nas contas de 24 estados e do Distrito Federal. Há verbas paradas desde 2004. O Brasil tem déficit de 170 mil vagas no sistema prisional.

● Mesmo com a crise econômica, o País atingiu em 2009 níveis inéditos de consumo. Entre setembro de 2008 e o mesmo mês deste ano, muitos brasileiros compraram o primeiro carro e eletrodomésticos como lavadora de roupas e aparelho de DVD, revela pesquisa Datafolha. Para boa parte dos consumidores, o cartão de crédito de lojas se tornou uma das únicas formas de gastar no momento em que os financiamentos convencionais secaram por causa da crise.

● O crédito total na economia brasileira pode ter reforço de até R$ 500 bilhões no ano que vem. Como comparação, o estoque de empréstimos no País deve avançar R$ 180 bilhões em 2009. Entre os fatores que contribuem para a expectativa, estão a expansão das carteiras dos bancos, de 20%, e operações recentes no setor, como a oferta de ações do Santander.

● A Caixa Econômica Federal pagou por parte da festa em homenagem ao ministro José Antonio Toffoli após sua posse no STF, informa Frederico Vasconcelos. A Associação dos Juízes Federais, uma das organizadoras da festa para 1.500 pessoas, pediu R$ 50 mil à CEF, que repassou R$ 40 mil. Juiz federal questiona o gasto. A Caixa diz que o patrocínio visa “retorno mercadológico”, e a Ajufe nega irregularidade.

● Para tentar aprimorar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Fernando Haddad, pretende dotar o MEC de uma entidade própria encarregada de organizar o exame todos os anos. “Será a Fuvest do MEC”, diz ele, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. A ideia é reproduzir o modelo da fundação que, sem a necessidade de licitações, há mais de 30 anos realiza com eficácia o vestibular da USP.

● O governo já estuda a criação de uma câmara técnica para resolver pendências relacionadas com a paralisação de obras diretamente com o Tribunal de Contas da União. “Queremos que a fiscalização continue, mas com critérios”, justificou o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), que levou a proposta à direção do tribunal. O Planalto considera o TCU um bastião oposicionista.

● Em Brasília, em menos de 10 meses, o número de apreensões de animais silvestres em poder de traficantes chega a 3.885. O Ibama estima que 40% dos moradores do Distrito Federal que saem de férias, voltam para casa com bichos comprados irregularmente em beira de estradas ou em feiras.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

VEJA

♦♦♦ Dilma 2010 – Como Lula fez em 2002, ela também vai se reinventar
♦♦♦ O novo sócio do Brasil no Mercosul destruiu a economia venezuelana – O cenário é chocante. A cubanização da Venezuela já destruiu a produção de bens e alimentos
♦♦♦ Linha branca mais verde – Manter a redução do IPI apenas para os eletrodomésticos que consomem menos energia é uma medida eficaz.

♦♦♦ Más notícias, presidente – Fora a tentativa de expulsar o correspondente do New York Times, Lula nunca levantou a mão contra a liberdade de expressão. Mas a língua não perde chance de atacar a imprensa.
♦♦♦ Nota zero em gestão – Uma pesquisa da Fundação Victor Civita mostra que, no Brasil, os diretores de escola pública gastam tempo demais com burocracia e pouco com as questões da sala de aula.

ÉPOCA

♦♦♦ Seu próximo carro será elétrico – Não é mais ficção científica: os novos automóveis para ligar na tomada já estão no Brasil.
♦♦♦ A estratégia da indecisão – Ao adiar a definição sobre a candidatura à Presidência, José Serra trabalha à vontade nos bastidores e evita desgastes e cobranças.

♦♦♦ Um negócio arriscado – O Senado está certo ao aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul.
♦♦♦ Alguém vai pagar? – Empresas cobram a mais pela energia desde 2002. Mas não há garantia de que devolverão o dinheiro.
♦♦♦ Mais R$ 4 bi para a educação – O Senado enfim aprovou a emenda que proíbe o governo de retirar dinheiro da área para fazer caixa. Mas será suficiente?

ISTOÉ

♦♦♦ A corrupção que ninguém vê – Investigação da Controladoria-Geral mostra que 95% dos municípios brasileiros desviam recursos federais.
♦♦♦ O príncipe do PAC – Quem é o garoto que está conquistando todas as obras do governo.
♦♦♦ Saúde – A fantástica tecnologia que recupera rapidamente lesões do corpo humano.
♦♦♦ A rebelião dos ministros do TCU – Como a atuação do emissário do Planalto, o desconhecido Walton Alencar Rodrigues, provocou a ira de toda a corte.

♦♦♦ As dores do ministro – Com problemas de saúde, o rigoroso Joaquim Barbosa deve abrir mão da presidência do TSE em 2010, para alívio de muitos políticos.
♦♦♦ O sócio do barulho – Para enquadrar Chávez e melhorar o comércio, Lula banca entrada da Venezuela no Mercosul.

CARTA CAPITAL

♦♦♦ O ultimato de Aécio – O governador de Minas cobra uma posição do PSDB, apresenta-se como o pós-Lula e diz: “Quero se candidato a presidente, não a vice”.
♦♦♦ 2014 – Os problemas da Copa de Ricardo Teixeira.
♦♦♦ O Brasil ainda não entrou em campo – O País foi escolhido há dois anos para sediar o Mundial de 2014, mas até agora não definiu um plano estratégico claro para a execução dos projetos necessários.

♦♦♦ Entrevista – As promessas do ministro – Orlando Silva, do Esporte, garante: a organização será capaz de evitar os “elefantes brancos” e deixará um legado real às novas gerações.
♦♦♦ Ruídos na conexão – Tecnologia – O governo quer democratizar o acesso rápido à Internet, mas não decidiu se fará isso sozinho ou em parceria com o setor privado, que até hoje pouco avançou.