sábado, 13 de março de 2010

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 12 de março de 2010

♦ Tudo pronto para o 54º Congresso Estadual de Municípios. Presidente da APM, Marcos Monti, à frente dos preparativos.
♦ Opinião: editorial do jornal aborda o tema educação, afirmando que ela constitui a base de um comportamento civilizado.
♦ Ponto de Vista – Série Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz publica entrevista que fizemos com Maria de Fátima Francisco Plens, que usava o pseudônimo de “Vera Lúcia” quando foi locutora da Rádio Clube.
♦ Ex-prefeito Flávio Silva responde a diversos processos no Tribunal de Contas do Estado – TCE.
♦ Os pioneiros – o jornalista Miguel Roberto Nítolo escreve sobre a Família Corá.
♦ Lions Clube completa 45 anos hoje e presta homenagem à Usina S. Manoel.
♦ Funcionários da Saúde recebem vacina contra Gripe Suína – A(H1N1).
♦ Clube Água Nova realizou Jantar Dançante em sua sede para homenagear o Dia Internacional da Mulher.
♦ Atriz Camila Lecciole, de Botucatu, teve particição em Malhação, da Rede Globo.
♦ Instituição Maria de Nazareth tem nova Diretoria.
♦ Porco no Rolete acontece em Aparecida de São Manuel no dia 28 de março.
♦ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Viva Bem (Dr. Tiago Ragozo).
♦ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
♦ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
♦ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 12 de março de 2010

♦ ARGB é declarada Entidade de Utilidade Pública.
♦ “Espaço Lazer”: Pratânia ganha calçadão.
♦ Câmara Municipal aprova criação de 11 cargos de agente comunitário de Saúde.
♦ Beleza & Saúde: Depressão – principal doença mental da terceira idade (terapeuta Everaldo Andrade) /// Castanha (nutricionista Érika Pinho Fávero) /// Cuidados para com o joelho – parte II (fisioterapeuta Marcos Vinícus de Oliveira Neto - Vina).
♦ Coluna “Em Dia com as Notícias” e a crônica “Adolescentes perdem interesse por blogs”, ambas de autoria deste blogueiro, estão na página 5.
♦ Aprovadas as Contas de 2007 do prefeito Ninão Vieira.
♦ Matérias apresentadas pelos vereadores.
♦ Leis são promulgadas pelo Legislativo.
♦ Jornada de Trabalho – Para deputado Milton Monti redução de Jornada de Trabalho é tema complexo.
♦ Serra e o “Rebolation” lulista – artigo do professor e jornalista Gaudêncio Torquato.
♦ De São Manuel: Prefeitura conclui duplicação do morro da Conquista /// Diretoria de Turismo agradece participação no Carnaval 2010 /// Novo Jardim terá estacionamento privativo para táxis.
DICA DO DIA
Se você está com olhos bem abertos, experimente fechá-los... Agora abra-os somente para o lado de dentro. Chegou a hora de visitar por uns instantes seu mundo interior. Passeie calmamente aí por dentro de você, detendo-se longamente às boas imagens que você tem guardadas. Não há qualquer problema em visitar o seu arquivo, ou o seu velho baú, desde que seja para buscar inspiração no passado, alimentar e dar força ao presente. Atenha-se ao que de mais precioso você viveu. Alguém especial vem se formando e se moldando pelo tempo e pela história desse tempo. Você é feliz pelo sonho de criança que você vem cultivando dia após dia, ano após ano. Se quiser abrir os olhos, abra-os bem e procure revelar a criança que ainda brilha em você. Agradeça. A vida continua. Hoje vai ser mais um dia na construção da sua história. As cenas do dia que começa também vão ficar marcadas, e você poderá revisitá-las. Hoje você escreve mais uma boa página nessa história. Está no ar a criança que você sempre preservará dentro de si. Coração aberto, sorriso pronto, abraço fácil, beijo sincero. Na rua, no trabalho, em casa, todo mundo vai notar que está diante de alguém muito especial.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Globo, passados mais de três anos do caos aéreo, que provocou prejuízos a milhares de brasileiros, o governo enviou ontem ao Congresso Nacional um projeto de lei que institui indenização a ser paga pelas companhias aéreas aos usuários em casos de cancelamento, atraso de voos superior a duas horas e overbooking (venda de passagens além dos assentos disponíveis).

● Segundo o jornal SBT Brasil, demorou 19 anos para a Câmara dos Deputados aprovar o projeto de lei que diz como os chamados resíduos sólidos devem ser tratados. O texto prevê que as empresas sejam responsáveis pelo lixo que produzem. O cidadão também vai fazer a sua parte, separando o lixo.

● Segundo a rádio BandNews, o governador afastado do Distrito Federal(DF), José Roberto Arruda, pode perder o mandato na próxima semana. O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) marcou para terça-feira o julgamento sobre o processo por infidelidade partidária.

● As críticas ao desempenho da economia em 2009, quando o país registrou queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB), a primeira desde 1992, foram rebatidas ontem pelo presidente Lula. Ao lado de Dilma, ele disse que "o povo não vivenciou a crise", devido ao consumo (que aumentou). Mas, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009, foram perdidos 797 mil empregos.

● Lula inaugurou ontem uma obra ainda não concluída, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária (PR). O projeto é questionado pelo Tribunal de Contas da União, por suspeita de superfaturamento. Acompanhado da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, Lula antecipou-se às críticas e justificou o ato dizendo que a obra criou empregos e que a investigação do TCU ameaça essas vagas.

● O presidente Lula vai reconhecer pela primeira vez que ouviu em março de 2005 do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o alerta sobre o esquema para a compra de congressistas aliados, o mensalão. Isso acontecerá em resposta a questionário do Ministério Público Federal que consta de processo no STF. O mensalão foi revelado em entrevista de Jefferson à Folha de S. Paulo três meses depois. O presidente responderá que não conhece pessoalmente o publicitário Marcos Valério, operador do maior escândalo de corrupção do governo petista. Dirá que o publicitário nunca esteve na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência. Lula afirmará que pediu investigação informal ao então ministro Aldo Rebelo e ao líder do governo na Câmara na época, Arlindo Chinaglia. Segundo Lula, recebeu a resposta de que não havia provas.

● Secretário-geral do PT, o deputado federal José Eduardo Cardoso (SP) anunciou que não concorrerá nas eleições deste ano. Em carta ao partido, disse que o sucesso de uma campanha hoje depende de dinheiro, e não das ideias do candidato.

● Às vésperas da chegada do presidente Lula, Israel fechou a fronteira com a Cisjordânia, acirrando a tensão na área. Envolvido na polêmica dos dissidentes cubanos, Lula também enfrenta resistências à ideia de mediar o conflito entre israelenses e palestinos.

● Em 2009, pelo quarto ano consecutivo, a Telefônica liderou o ranking de reclamações do Procon-SP. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de mais de 300% no número de queixas contra a empresa. O serviço de banda larga Speedy é o principal alvo. Em seguida no ranking vêm Itaú, Eletropaulo, Sony Ericsson, Tim e Claro.

● Os brasileiros que sofreram perdas com o confisco do Plano Collor podem recorrer à Justiça até segunda-feira, dia 15 de março, quando termina o prazo legal de 20 anos. Em 1990, o governo bloqueou todos os depósitos acima de 50 mil cruzados novos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

DICA DO DIA
As pessoas são presentes! Algumas chegam com a embalagem bonita, outras em embalagem comum. Existem ainda aquelas que chegam com a embalagem machucada, às quais às vezes não damos o menor valor. E aquelas que chegam registradas: são presentes valiosos, pois não se pode perdê-los no caminho. Porém, isso tudo é superficial: o presente não é a embalagem, mas o conteúdo. É com ele que aprendemos, crescemos. É ele que nós compartilhamos com os outros. Você, eu e outras tantas pessoas: todos somos presentes umas para as outras. É no afrouxar dos nós que nos desembrulhamos pouco a pouco e vamos revelando o imenso presente: nós mesmos. Você já presenteou alguém hoje?

(www.diabetenet.com.br/motivacional)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A economia brasileira registrou queda de 0,2% em 2009, no primeiro resultado negativo para o Produto interno Bruto (PIB) desde 1992, quando o pais amargou uma das piores recessões da história, após o fracasso do Plano Collor. O resultado, divulgado ontem pelo IBGE, mostrou que a crise global não foi apenas uma "marolinha", como chegou a prever o presidente Lula em outubro de 2008. Mas o recuo do PIB também ficou bem abaixo do que previam os analistas no início do ano passado. Eles chegaram a apostar em retração de 3%. Já no investimento houve grande queda: 9,9%. Pelo sexto ano, o consumo das famílias impulsionou a economia.

● Apesar do resultado no ano, a economia brasileira cresceu 2% entre outubro e dezembro, o que levou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a afirmar que 2009 fechou com "chave de ouro". A taxas anualizadas, esse é um crescimento que chega a 8,2%, num ritmo quase chinês. A indústria, que levou o grande tombo no acumulado do ano, com corte de investimentos e empregos, também voltou a se recuperar e teve expansão de 4% no último trimestre.

● A aprovação da emenda que redistribui royalties do petróleo e tira R$ 7 bi do Rio gerou protestos nas rodovias do estado. A derrota contou com a "ajuda" de parlamentares fluminenses que faltaram à votação, como o deputado Rodrigo Maia, do DEM, que estava na Alemanha.

● O governador do Rio, Sérgio Cabral, exaltou-se e chorou ao falar sobre a aprovação na Câmara da emenda que revê a distribuição da receita advinda do petróleo. Cabral chamou a emenda de "linchamento" e disse que o Estado do Rio perderá quase R$ 5 bilhões. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, liderou protesto que fechou a BR-101.

● Em greve de fome, Guillermo Fariñas foi internado ontem na UTI. O Parlamento Europeu e os EUA condenaram Cuba. O presidente Lula, enfim, recebeu a carta dos dissidentes. Mas ainda não a leu.

● Um dia após o Senado confirmar no STM o general que condenou a presença de gays nas Forças Armadas, o tribunal exonerou um coronel que teve relação sexual com soldado.

● Três fortes tremores de terra assustaram autoridades que assistiam à posse do presidente do Chile, Sebastián Piñera. Um alerta de tsunami foi emitido e convidados tiveram que ser retirados rapidamente do Congresso após a cerimônia.

● A Receita selecionou um grupo de 8.000 pessoas físicas que serão "profundamente" investigadas neste ano por indícios de sonegação. A ação deverá resultar em um volume de autuações equivalente a R$ 6 bilhões. Batizada de Quebra-Cabeça, a operação envolve grandes contribuintes que devem, em média, R$ 350 mil ao fisco. Os primeiros 2.000 suspeitos serão investigados até abril.

● A exemplo dos pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), os governadores que deixarão os cargos até 2 de abril para disputar o Senado também correm para inaugurar "obras" - muitas inexistentes até no papel - para se promoverem. Em todo o País, são pelo menos 160 eventos marcados até a desincompatibilização. Os governos negam que as inaugurações tenham caráter eleitoral.

● O tucano José Serra planeja deixar o governo paulista no fim do mês, mas seu lançamento à Presidência será realizado só após a Semana Santa. A estratégia é não dividir os holofotes com Dilma Rousseff (PT), que apresentará o PAC 2 em 29 de março. O PSDB quer capitalizar o lançamento de Serra em várias etapas, para compensar o desgaste causado pela demora na definição. O anúncio será em Brasília, com tucanos de todo o País, para mostrar unidade.

● Clientes de churrascarias brasileiras nos Estados Unidos serão estimulados por meio da oferta de ingressos para provas da Fórmula Indy, ao consumo de vinhos brasileiros. Quarenta vinícolas do País esperam elevar o faturamento em exportações de US$ 430 mil, em 2009, para US$ 1 milhão, ainda este ano.

● O Japão, mundialmente conhecido por seu sashimi, disse ontem que ficará inflexível ante os esforços globais para salvar o atum vermelho, ameaçado de extinção. A exemplo do que acontece com as baleias, comerciantes japoneses prometeram ignorar as cada vez mais numerosas propostas de interrupção do comércio do peixe.

● O Supremo Tribunal Federal manteve decisão da Justiça brasiliense e afastou os distritais citados na Operação Caixa de Pandora do processo de impeachment contra o governador José Roberto Arruda na Câmara Legislativa.

● O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou liminar concedida pela Justiça estadual de Rondônia que obriga o Google, dono do Orkut, a fazer o controle prévio dos textos publicados no site de relacionamento. Agora, a empresa terá de provar em primeira instância a alegação de que o cumprimento da exigência é tecnicamente impossível, já que não há interferência do provedor nos textos dos usuários. Segundo a diretora jurídica do Google, Fabiana Siviero, a única medida possível, e já adotada, é a retirada posterior das páginas.

● Medicina popular: Regulamentado uso de planta medicinal. Anvisa divulga orientações sobre quando e como usar as receitas.

quinta-feira, 11 de março de 2010


A CAMISA DO RONALDO

Na promoção da Rádio Clube de hoje, um dos prêmios sorteados foi uma camisa número 9 do Corinthians, do Ronaldo Fenômeno, autografada por ele e pelo ex-jogador corintiano Neto, hoje comentarista da TV Bandeirantes. Eu não ganhei a camisa, e nem poderia, porque integro o quadro de colaboradores da emissora. Mas o Sandro Dálio me fotografou segurando a dita cuja. Valeu!!!
DICA DO DIA
Quando falar sobre a dor, deixe abertas as janelas da alma para compreender que o amor e a dor são tão parecidos que até os confundimos se olhados bem de pertinho.Quando falar sobre a paz, faça-o no rumor da guerra, e para ser ouvido na mais alta voz.Quando falar sobre sonhos, acorde para vivê-los na melhor lucidez do seu dia.Quando falar de amizade, estenda a mão aos seus inimigos para que possa provar a si mesmo aquilo que gosta de dizer aos outros.Quando falar de fome, faça um minuto de jejum para lembrar daqueles que jejuam todos os dias, mesmo sem querer.Quando falar de frio, abrace alguém.Quando falar de calor, estenda a mão.Quando estender a mão, mantenha o braço erguido para que perdure.Quando falar de felicidade, acredite nela.Quando falar de fé, cerre os olhos para encontrar a razão daquilo em que crê.Quando falar de Deus, faça-o pelo silêncio do seu testemunho.Quando falar de si mesmo, aprenda a calar, para entender o amor, a dor, a paz, os sonhos...
(diabetenet.com.br/motivacional)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, um pacote tributário enviado pelo governo ao Congresso, e que começará a tramitar agora, cria duros mecanismos de cobrança das dívidas ativas e penhora de bens. A Fazenda quer que seus fiscais ganhem poderes de polícia e possam quebrar sigilo, penhorar bens e até arrombar portas de empresas e casas sem autorização judicial prévia. Além disso, o pacote cria um sistema de investigação com acesso a todos os dados financeiros e cadastros patrimoniais dos cidadãos.O Planalto considera as propostas indispensáveis para modernizar a administração fiscal. Para a OAB, o projeto é inconstitucional.

● Segundo a TV Brasil, a estimativa é que 5,5 milhões de trabalhadores, que não têm qualificação, fiquem fora do mercado de trabalho. São Paulo é o estado que tem maior dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada. Já Bahia e Pernambuco deverão ter excesso de trabalhadores qualificados em 2010.

● Por 369 votos a favor, 72 contrários e duas abstenções, o Estado do Rio foi derrotado ontem, na Câmara dos Deputados, na votação da emenda que revê a distribuição da receita com exploração do petróleo no País, nas áreas já em produção, como a Bacia de Campos, e nas futuras, incluindo o pré-sal. Se for promulgada, a economia do Rio deverá perder R$ 7,2 bilhões por ano, incluindo os recursos destinados ao governo e aos municípios.

● O governador Sérgio Cabral alertou que os R$ 4,9 bilhões arrecadados pelo estado Ibsen, com royalties e participações especiais em 2009 serão reduzidos a R$ 100 milhões, o que quebrará a economia estadual. Cabral e os parlamentares do Rio apostam no prometido veto de Lula à emenda para evitar o que chamou de deboche. O texto segue para o Senado.

● Em 2005, o presidente Lula e dona Marisa Letícia compraram uma cobertura triplex de frente para o mar na Praia das Astúrias, no balneário paulista de Guarujá, mas amargam até hoje na fila. O casal é uma das vítimas da Bancoop, cooperativa habitacional dos bancários, que está sob investigação do MP por suspeita de desviar recursos para campanhas do PT. Incapaz de concluir a obra, a Bancoop repassou-a para a construtora OAS, mas ela continua parada. Um imóvel como o de Lula naquela praia pode valer mais de R$ 1 milhão.

● O promotor de Justiça José Carlos Blat disse que vai requerer o indiciamento criminal e denunciar à Justiça o ex-presidente da Bancoop João Vaccari Neto, por formação de quadrilha, estelionato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. Atualmente, Vaccari Neto é tesoureiro do PT.

● O presidente Lula criticou ontem quem inaugura "até maquete", referindo-se ao governador José Serra, que, na véspera, anunciara o projeto de uma ponte. Mas o próprio Lula já participou de eventos em que a obra também se resumia a uma maquete. E a ministra Dilma Rousseff lançou ontem licitação que só termina em 2013.

● Entidades de direitos humanos e dissidentes cubanos criticaram duramente o presidente Lula por comparar presos políticos a bandidos e defender a Justiça em Cuba. O chanceler Celso Amorim preferiu pedir o fim do embargo, e a ministra Dilma Rousseff disse que não critica Lula "nem que a vaca tussa".

● O Ministério da Educação do governo Lula anunciou que não haverá edição de meio do ano do Enem, ao contrário do que estava previsto desde que o exame passou a ser usado para substituir os vestibulares em universidades federais. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), não houve tempo para organizar o exame com a segurança adequada. A prova vazou no ano passado, quando passou a ser utilizada para selecionar calouros.

● Os ministros do Supremo escolheram Cezar Peluso para presidir o tribunal até 2012. Ele assume em abril. O presidente eleito do STF tem 67 anos e raramente dá entrevistas. Quando fala, é sobre o Judiciário. Sua escolha marca urna mudança de perfil em relação ao atual presidente do Supremo, Gilmar Mendes. Em entrevista para a Folha de S. Paulo Peluso sugeriu cortar as férias de juízes de 60 para 30 dias.

● Embalado pela alta das ações de suas companhias, Eike Batista, do Grupo EBX, teve um aumento de patrimônio de US$ 19,5 bilhões e se tornou o oitavo homem mais rico do mundo, com US$ 27 bilhões. Em 2009, ele ficou em 610 no ranking da revista "Forbes".

● Estudo com 41.654 crianças e adolescentes brasileiros revela que, dos 7 aos 17 anos, eles são mais altos que os americanos: uma menina de 9 anos mede 1,38 m no Brasil e 1,34 m nos EUA, em média. Há 20 anos, o crescimento brasileiro ficava abaixo do internacional.

● O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deixa o cargo até o fim do mês com planos de ocupar a vaga de vice na chapa de Dilma Rousseff. Na avaliação do PT, Meirelles seria a garantia de continuidade da política econômica, a letra viva da carta aos brasileiros apresentada por Lula em 2002. Michel Temer estaria sendo escanteado?

quarta-feira, 10 de março de 2010

DICA DO DIA
Para ser ouvido, fale. Para ser compreendido, exponha claramente suas ideias,sem jamais abrir mão daquelas que julga fundamentais apenas para que os outros o aceitem. Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso, antes de receber qualquer recompensa. Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo. Nada tem graça se não for bom para o seu corpo, leve para seu espírito e agradável para seu coração. Para poder recomeçar sempre, perdoe-se pelos fracassos. Isso é fundamental.
(diabetenet.com.br/moticacional)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Na terceira "inauguração" de obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), anteontem, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse que a Petrobras deverá investir R$ 85 bilhões este ano, o que obrigou a estatal a divulgar nota corrigindo a informação. Dirigida ao mercado financeiro e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a nota diz que os investimentos previstos hoje são de R$ 79,45 bilhões.

● Pré-candidato do PSDB à Presidência, o governador paulista José Serra viajou ontem a Santos para lançar uma ponte que ainda vai ser licitada. O também tucano Aécio Neves disse ontem que será um soldado da campanha de Serra.

● Interessante observar que nestes tempos de pré-campanha eleitoral os que almejam ser candidatos inauguram coisas inacabadas, reinauguram coisas já inauguradas e inauguram até coisas que pretendem fazer depois de eleitos... E não são só Serra e Dilma que fazem isso não...

● A Câmara Federal aprovou projeto de lei que dá aos militares poder de prisão em ações de patrulhamento em regiões de fronteira. A proposta, elaborada pelo ministro Nelson Jobim, como parte de um Plano Nacional de Defesa, reforça o poder do ministro sobre as Forças Armadas. O texto segue agora para votação no Senado.

● O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu respeito às decisões do governo de Cuba e condenou o uso da greve de fome por dissidentes como instrumento para que eles sejam soltos, comparando-os a criminosos comuns durante entrevista à agência Associated Press. "Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubanos. A greve de fome não pode ser um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade", afirmou.

● Em 23 de fevereiro, um dia antes de Lula visitar Cuba e se reunir com os irmãos Fidel e Raúl Castro, o preso político Orlando Zapata Tamayo morreu depois de 85 dias sem comer. Desde então, aumentaram as críticas ao regime cubano e à sua política de direitos humanos. O dissidente Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias pela libertação de 26 presos, disse em entrevista que Lula é "cúmplice da tirania dos Castro": "A maioria do povo cubano se sente traído por um presidente que um dia foi preso político".

● Surgirram muitas críticas ao presidente Lula, principalmente por ter comparado os presos políticos cubanos aos presos comuns aqui do Brasil.

● Numa decisão inédita, o governo ordenou um recall dos veículos Stilo fabricados a partir de 2004 para reparar defeito na roda traseira. A Fiat foi multada em R$ 3 milhões por ter continuado a vender o veículo mesmo após notificação. O problema é apontado como o motivo de pelo menos 30 acidentes - 8 deles com mortes. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, orientou os donos dos veículos a procurar a montadora. A Fiat confirmou que fará em breve o recall. Mas a empresa classificou a decisão como "inusitada". Afirmou discordar "totalmente" do laudo que embasou a exigência.

● Dos 53 empreendimentos lançados pela Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários), 19 não chegaram a sair do papel. A entidade é investigada pelo Ministério Público por suposto desvio de recursos para ex-dirigentes e para o PT. Associados da cooperativa questionam o destino do dinheiro das obras. A Bancoop diz que os projetos pararam "por falta de interesse dos cooperados". A entidade nega ter havido desvio.

● Pressionado pelo setor industrial, o governo Lula suspendeu a cobrança do novo seguro de acidente de trabalho para mais de 7.000 empresas que entraram com recurso. Houve contestação dos cálculos do Ministério da Previdência. A suspensão vale até que os processos sejam examinados pela pasta. Para a confederação da indústria, há aumento de encargos. Segundo o governo, não existiu intenção de elevar a arrecadação.

● O primeiro passo nas negociações de uma alternativa "pacífica" às retaliações comerciais do Brasil contra os EUA frustrou-se com a ausência de oferta americana. A expectativa brasileira era que uma proposta de compensação comercial fosse entregue, o que não ocorreu. O Brasil já está finalizando a lista de direitos de propriedade intelectual que podem ser objeto da retaliação.

● O Conselho Nacional de Justiça aprovou regras para que juízes ouçam testemunhas e presos por meio de videoconferência. A expectativa é de mais rapidez e menos riscos à segurança. Também está previsto uso de sistema eletrônico para comunicação de prisão em flagrante.

● Pesquisadores canadenses concluíram que a imunização de crianças e adolescentes que frequentam escola reduz em cerca de 60% a ocorrência de gripe comum. No Brasil, pessoas entre 3 e 19 anos não estão incluídas na campanha de vacinação contra gripe suína.

● Para comprar na internet há cada vez mais facilidades, com direito a aquisição de produtos com um único clique. Mas o conforto não é o mesmo para cancelar a compra. Entidades de defesa do consumidor lembram que os clientes que adquirirem produtos fora de estabelecimentos comerciais – por telefone ou lojas virtuais – tem até sete dias após a entrega para desistir da negociação.

● Dessa forma, o dinheiro empenhado deverá ser totalmente devolvido, e o cliente não pode gastar nenhum valor para efetuar a devolução. Mas no caso dos sites, não há uma política clara sobre o assunto. O Submarino, que lançou a opção de comprar a um só clique há 16 dias, não se pronuncia. A Saraiva, que inaugurou o serviço esta semana, aconselha, no caso de desistência, o cliente entrar em contato com a empresa, que promete seguir as regras do Procon.

● A saúde de José Roberto Arruda tornou-se um embate entre os advogados de defesa, o Ministério Público e a Polícia Federal. Amigos e a primeira-dama, Flávia Arruda, fazem apelos sobre o estado físico do governador, mas o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é contrário ao benefício da prisão domiciliar. Segundo as autoridades, Arruda está recluso em condições dignas, e exames médicos não apontam alteração no quadro clínico do preso.

● O Superior Tribunal de Justiça autorizou o cardiologista Brasil Caiado, médico particular de Arruda, a visitá-lo na Superintendência da PF. Caiado examinou o paciente por uma hora e meia. Verificou pressão arterial e taxa de glicose altas, mas descartou a necessidade de internação. Hoje Arruda será submetido a exames de urina, sangue, eletrocardiograma e monitoramento de pressão.

● Mercado interno em alta, tarifa antidumpmg contra produtos chineses e recuperação das exportações animam os fabricantes brasileiros de calçados a retomar planos de investimento em expansões.

● No dia em que o país recebia o vice-presidente americano, Joe Biden, o governo de Israel anunciou a construção de 1.600 casas para colonos judeus em Jerusalém Oriental, a parte da cidade de maioria árabe anexada pelo Estado hebreu em 1967, após a Guerra dos Seis Dias. Os EUA condenaram a decisão israelense.

terça-feira, 9 de março de 2010

DICA DO DIA
Guarde nos olhos a certeza de que a felicidade existe e está ao alcance de cada um de nós. Guarde no coração a beleza de uma manhã de sol, rasgada pelo nevoeiro típico do outono. Guarde na memória todos os momentos interessantes pelos quais já passou na vida, ainda que tenham sido raros. Faça um esforço para ser mais feliz, ainda que esteja difícil. Considere como aprendizado até os momentos de profunda tristeza: mais cedo ou mais tarde, você pode reverter a situação e dar boas risadas de tudo isso.

(adaptado de diabetenet.com.br/motivacional)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Dia destes vi na televisão três assassinos confessos de um bombeiro, em São Paulo, serem julgados num júri popular e absolvidos. Três jurados votaram pela condenação dos meliantes. Quatro jurados votaram pela absolvição. O promotor de justiça disse à imprensa, estupefata com o ocorrido, que eles tiveram medo dos bandidos... Então, pergunto: onde é que vamos parar???

● Anvisa autorizou o aumento dos preços dos medicamentos em até 4,83%. Vai ser difícil continuar tratando de nossas doenças crônicas... Ou será que você não tem nenhuma?...

● O GLOBO informa que o governo brasileiro divulgou uma lista de 102 produtos oriundos dos Estados Unidos cujas tarifas de importação poderão subir até 100%, como retaliação aos subsídios americanos ao algodão, autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Se os EUA não apresentarem, em 30 dias, contraproposta que evite uma retaliação de US$ 829 milhões, será dificultado o ingresso no Brasil de itens como trigo, cuja alíquota subirá de 10% para 30%, automóveis (35% para 50%), tecidos de algodão (26% para 100%) e eletrodomésticos, que serão tributados em 40%.

● Os Estados Unidos dizem estar decepcionados com a retaliação que o Brasil lhes fará, comercialmente, face ao problema do subsídio ao algodão feito pelos americanos. Mais decepcionados estamos nós, os brasileiros. Pois não é que a bomba vai estourar em nossas mãos? Vamos pagar mais caro pelos produtos que vierem de lá. Coisas básicas, até o pão e a pizza. Então, que raio de retaliação é essa que, em vez de machucar os culpados prejudica os inocentes?

● Durou sete minutos a vistoria do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff ao canteiro de obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. O presidente, Dilma e o governador Sérgio passaram, porém, duas horas no palanque montado pela Petrobras para assinatura de contratos. No Rio, numa festa popular paga pelo governo federal com Lula e Dilma, a secretária Benedita da Silva pediu votos para a ministra.

● O presidente Lula atacou ontem a imprensa ao reagir à revelação de que a ministra Dilma Rousseff, sua pré-candidata ao Planalto, participou da inauguração, em clima de campanha, de um hospital na Baixada que não recebeu recursos federais. O presidente, que inaugurou ontem menos de 20% das obras do PAC na Favela da Rocinha, disse que a imprensa se interessa por desgraças.

● A menos de um mês do prazo final para afastamento de seus cargos, os dois principais pré-candidatos à Presidência investem as últimas semanas de poder em inaugurações de obras, até as inacabadas. Fora dos cargos em 3 de abril, o governador José Serra (PSDB) e a ministra Dilma Rousseff (PT) terão menos visibilidade até junho, quando as candidaturas serão confirmadas. A campanha começa oficialmente no início de julho.

● Em São Paulo, as chuvas impõem risco às pretensões de Serra. Aliados do governador planejam uma série de eventos na última semana do mês, mas a Dersa sugere que as obras viárias sejam só "abertas ao tráfego" em vez de inauguradas. Nos próximos 20 dias, Dilma intensifica as viagens na companhia do presidente Lula, em especial na região Sudeste. Obras do PAC serão visitadas, mesmo as que ainda não possam ser inauguradas por estarem em andamento.

● O desvio de recursos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) entre 2001 e 2008 pode superar os R$ 100 milhões, calcula o promotor de Justiça José Carlos Blat. Ele disse que não tem "mais dúvida alguma" de que uma fatia desse montante foi destinada a campanhas eleitorais do PT. Na última sexta-feira, o promotor requereu a quebra do sigilo bancário e fiscal de João Vaccari Neto, que presidiu a cooperativa até fevereiro, quando deixou o cargo para assumir o posto de tesoureiro do PT. Blat repudiou a acusação de aliados de Vaccari de que ele estaria a serviço da ala do Ministério Público alinhada com o governador paulista, José Serra (PSDB).

● O primeiro dia de greve do ensino público estadual em São Paulo começou com baixa participação: entre 1% das escolas (estimativa do governo) e 30% (número da Apeoesp, sindicato de professores) tiveram sua rotina afetada. A categoria exige, entre outros pontos, reajuste de 34,3%. O governo considerou o movimento "inimigo da educação" e afirmou que descontará as faltas. Para os grevistas, a adesão deve crescer.

● O comparecimento à eleição parlamentar no Iraque, anteontem, atingiu 62%, declararam autoridades de Bagdá. A taxa é maior do que nos pleitos locais do ano passado (51%), mas menor que na eleição legislativa anterior, em 2005 (76%). O governo considerou a participação acima da expectativa. Atentados no domingo mataram 38 pessoas.

● O aumento no uso de contraceptivos e o investimento em educação sexual causaram, segundo o Ministério da Saúde, uma redução de 22,4% no número de partos de adolescentes em hospitais públicos do País, nos últimos quatro anos. A maior redução foi registrada entre jovens da região Nordeste.

● Acompanhado por dois procuradores, o distrital Batista das Cooperativas foi à PF a fim de notificar o governador José Roberto Arruda da abertura de processo de impeachment. Batista contou com um delegado e um agente da PF como testemunhas para o governador receber, à revelia, a comunicação oficial. O chefe do Executivo local dispõe de 20 dias para apresentar a defesa. Pela manhã, Arruda recebeu cuidados médicos. Ele foi levado ao Hospital Juscelino Kubitschek, no Sudoeste, onde passou por exames. O governador tem se queixado de dores e inchaço nos pés, possivelmente por causa de diabetes.

segunda-feira, 8 de março de 2010


No dia Internacional da Mulher, a homenagem deste bloqueiro para aquelas que me são mais próximas: Elza, minha esposa, Lena, Cristina e Sônia, minhas cunhadas. Parabéns!
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Nada mais contraditório do que ser mulher...
Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros, daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes.
Que como uma dona de poderes mágicos transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que, por um dia, souber entender a alma da mulher!
(Autor Desconhecido)


DICA DO DIA
Se o seu dia está começando agora, significa que você começa em vantagem. Isto quer dizer que você terá tempo de se preparar para que este dia esteja o mais próximo possível do dia ideal para você.Sua inteligência, seu talento, seus dons e virtudes devem ser bem aplicados.Cada minuto bem vivido é um exercício verdadeiro para o seu aprimoramento.Não jogue fora um só segundo do dia que se abre à sua frente. E esteja preparado para a oportunidade quando ela aparecer.Portanto, viva tudo o que lhe é de direito e tire todo o proveito de cada boa sensação. Cada segundo tem que valer e merece um registro especial no seu arquivo pessoal. (diabetenet.com.br/motivacional)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo,estudo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostra que o Custo Brasil, conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria do País, encarece em média 36,27% o preço do produto brasileiro em relação aos fabricados na Alemanha e nos Estados Unidos.

● Segundo a TV Globo, o Ministério Público de São Paulo investiga suposto desvio de dinheiro da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo para o caixa de campanhas eleitorais do PT. Detalhes da investigação foram publicados na reportagem de capa da revista “Veja” desta semana. Pelo esquema mostrado pela revista, a cooperativa recebia notas frias de empresas e pagava os serviços que não eram prestados com cheques nominais. As empresas descontavam os cheques no caixa do banco e entregavam o dinheiro para dirigentes da Bancoop. Um deles é João Vaccari Neto, na época também presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e hoje tesoureiro do PT.

● Depois de um sábado caótico, com ruas alagadas, falta de luz e confusão no trânsito, o Rio contabilizou os números da tragédia: seis pessoas morreram e oito ficaram feridas em deslizamentos no Rio Comprido, em Anchieta e em Niterói. A prefeitura do Rio fez um apelo para que as pessoas deixem as áreas de risco, e atribuiu os problemas às fortes chuvas, às ocupações irregulares e ao fato de os cariocas jogarem lixo nas ruas.

● A inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, virou um ato de campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com a presença de cinco ministros. A obra de R$ 40 milhões, no entanto, foi bancada exclusivamente pelo governo do Estado do Rio. Organizada pelo governador Sérgio Cabral e políticos da Baixada Fluminense, a festa teve bandeiras do PT e do PDT, dezenas de faixas de agradecimento e até carros de som pedindo voto para a ministra. Enquanto isso, em Copacabana, a diretora de Gás e Energia da Petrobras fez elogios a Dilma em evento da estatal.

● O ex-governador Joaquim Roriz (PSC), que tentará voltar ao poder nas eleições deste ano para o governo do Distrito Federal, vai ter que prestar contas à Justiça. O Ministério Público está concluindo o texto de uma ação de improbidade administrativa contra ele, acusando-o de receber propina. O ex-governador também será arrastado para o centro das investigações da Operação Caixa de Pandora. O Ministério Público começou a tomar depoimentos para provar vínculos entre Roriz e o mensalão do DEM, que levou para a prisão o governador José Roberto Arruda.

● Com a estagnação ou a retração das economias da Europa e dos EUA, o mercado brasileiro contribuiu para melhorar o balanço das multinacionais no ano passado. O Brasil passou a ser o segundo maior mercado da Unilever e da Nestlé, atrás apenas dos Estados Unidos, a filial da Fiat ultrapassou a matriz italiana em vendas pela primeira vez em 2009. Na Portugal Telecom, o Brasil também superou a sede. Com o Pão de Açúcar, a rede varejista Casino, que recuou 3,8% na França, cresceu 12,7% no Brasil. Apesar da maior participação brasileira, em relação a 2008, as empresas estrangeiras enviaram 30% menos lucros e dividendos às matrizes no ano passado. O Brasil tem exportado ainda modelos de gestão. A AmBev, que comanda a AB Inbev, a maior cervejaria do mundo, e o Carrefour, são dois exemplos.

● Uma onda de ataques com morteiros, foguetes, granadas e bombas em Bagdá e em outras partes do Iraque matou 40 pessoas e feriu mais de 100 ontem, mas não impediu que iraquianos votassem na segunda eleição para o Parlamento - que escolherá o primeiro-ministro e o presidente - desde 2003. Em alguns locais, as explosões alcançaram média de quatro por minuto. Não foram divulgados resultados nem dados nacionais de comparecimento. O presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou a coragem dos que votaram. Para o grupo sunita Al-Qaeda, que havia anunciado um toque de recolher, a eleição consolida o domínio do Iraque pela maioria xiita.

● Os constantes reajustes no preço do etanol afetam principalmente os donos de automóveis que não têm a opção de usar gasolina. Enquanto o mercado não se estabiliza, a saída para muitos deles tem sido deixar o carro na garagem e andar de ônibus.

● Colégio de presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu reconvocar 18.720 bacharéis de direito que fizeram a avaliação da entidade em 28 de fevereiro em todo o Brasil. A medida visa preservar a credibilidade da instituição, diz presidente nacional.

domingo, 7 de março de 2010


JARDIM PÚBLICO PASSA POR REFORMA
A reforma do jardim público central de São Manuel deverá ser iniciada dentro dos próximos dias, conforme informação da Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A reforma que será feita por etapas, irá interditar o jardim, por segurança e deverá custar mais de R$ 600 mil reais, que serão custeados pela Usina Açucareira S.Manoel. O novo jardim terá projeto assinado pelo arquiteto e paisagista Shinzo Okuda. Dentre as modificações que serão realizadas estão: o fechamento do banheiro público e construção de um novo em outro local, instalação de um playground, além de substituição da parte hidráulica e elétrica, plantio de novas espécies, dentre outras. Na foto acima, vê-se nosso jardim, tido como um dos mais bonitos da região, no começo do século passado.

DICA DO DIA
O sucesso é um processo muito particular na vida de cada pessoa. Funciona como uma essência maravilhosa que corre pelas veias e que impulsiona o nosso ímpeto a seguir sempre em frente. Em nossa existência terrena temos uma série de sonhos e metas que, com determinação, entusiasmo e conhecimento do lugar aonde se quer chegar, possuem uma grande chance de se concretizarem. Assim, quando alcançamos o ponto alto do sucesso de nossos sonhos, transformamos o mundo à nossa volta e transbordamos de alegria o nosso coração sonhador. Quando realizamos nossos sonhos de sucesso, renovamos a esperança e a crença na nossa força interior, que demonstra que todo sonho possui a sua verdade e que o mesmo merece ser realizado.

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo e boa semana! A crônica de hoje a escrevi há muito tempo, e o fato aconteceu há muito mais tempo ainda... Mas não deixa de ser uma história interessante, ocorrida comigo, quando era aprendiz de relojoeiro... Ah... Ia me esquecendo: está fazendo 5 anos que envio – ultimamente posto no Blog – estas crônicas de domingo... Boa leitura!
Gildo Sanches

Susto de aprendiz de relojoeiro...
A Casa Omega, de Humberto Paschoal, foi meu primeiro local de trabalho efetivo. Comecei em julho de 1959, como faxineiro, balconista e entregador de contas e encomendas. Os caminhões que desciam a Rua Batista Martins (naquele tempo o trânsito de veículos era ao contrário), levando madeira para a construção de Brasília, levantavam a poeira da rua e a faziam acumular-se nos artigos expostos na grande prateleira aberta. Limpava aquilo todo dia com espanador, mas toda semana tinha que carregar as peças para o quintal, lavá-las, secá-las e trazê-las de volta. Para fazer tudo de novo na semana seguinte.
Diariamente também dava corda nos relógios consertados e observava a variação de cada um deles, para que fossem regulados. Os relógios automáticos estavam apenas surgindo, eram poucos, e relógios a pilha eram sonho dos japoneses. O “Seu” Humberto, ourives de primeira, mexia com as jóias e controlava o trabalho dos dois relojoeiros, um deles Leonildo Vitório Moretto, hoje proprietário da casa. Em meados de 1960 o outro relojoeiro deixou o emprego, Leonildo foi chamado para substituí-lo e eu fiquei em seu lugar, como aprendiz.
E, como todo aprendiz, comecei com os despertadores. Depois de abri-los, verificava o eixo, geralmente a peça que mais dava problemas. Desmontava o dispositivo, afiava suas pontas numa finíssima pedra de amolar – a operação às vezes durava horas – e remontava a máquina, colocando-a em observação. Na maioria das vezes dava certo. Quando não dava, apelava para o Leonildo, que já conhecia tudo de relógios, e ele dava um jeito.
Num belo dia estou a desmontar um despertador da marca Westclox (acho que é assim que se escreve), quando, por um descuido, ao remover o mostrador de papel, ele se rasgou ao meio. Comecei a suar frio já naquele instante. Fora eu mesmo quem recebera o despertador, de um cidadão alto, forte, vestido de peão boiadeiro e com cara de poucos amigos. Fiquei imaginando sua reação quando visse seu belo despertador, cujos segundos eram assinalados pelo trote de um pequeno cavalinho fixado no mostrador, avariado.
Não havia como conseguir um mostrador novo para substituir o que se rasgara. Apelei para o Leonildo que, depois de estudar o problema por todos os ângulos possíveis, até mesmo revirando as caixas de relógios velhos existente no porão, sem encontrar algo parecido para colocar no lugar, decidiu que iríamos colar o mostrador com goma arábica, única cola disponível. Fizemos o remendo que, no meu modo de ver, ficou horrível.
Fiquei vários dias sem dormir. Nos poucos momentos em que cochilava, sonhava com o dono do despertador me esganando por causa do erro que cometi. No sonho ele era bem maior do que me parecera, tinha esporas que soltavam fogo, um chicote igualzinho ao do Zorro de então e carregava revólveres no cinturão, assim como o bandido do filme do Roy Rogers que eu assistira na matinê do Cine Paratados. Foi um sofrimento...
Chegou o sábado, dia em que o cidadão deveria vir buscar o seu despertador. Obviamente que fui para o trabalho tremendo, sentindo as pernas bambas e um exagerado frio na barriga. De repente o homem chegou. Dei o relógio a ele, elogiando sua qualidade, ressaltando a perfeição daquela máquina incrível, mostrando o maravilhoso tinir da campainha, apontando o trote perfeito do cavalinho marcador dos segundos e, mentalmente, rezando todas as orações que me vinham à mente.
Pois não é que o freguês se encantou com tudo aquilo que eu disse (claro que as orações ajudaram...), pediu para embrulhar, pagou a conta e se foi. Nunca mais o vi, nem nos meus sonhos.
Prossegui como aprendiz de relojoeiro por pouco tempo, já que em dezembro de 1960, abandonei a profissão. Fui trabalhar na Casa União, grande armazém de secos e molhados, roupas, cadernos, canetas, instrumentos para trabalho na roça e outros que tais. Fui ser aprendiz de guarda-livros, com o Nico Castaldi. Mas essa é outra história...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O Brasil superou o Canadá e se tornou o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Na última década, o País já havia deixado para trás Austrália e China. Hoje só EUA e União Europeia vendem mais alimentos que os agricultores e pecuaristas brasileiros. Dados da Organização Mundial de Comércio apontam que o Brasil exportou US$ 61,4 bilhões em produtos agropecuários em 2008, comparando-se com US$ 54 bilhões do Canadá.

● Com 80 mil fornecedores, a Petrobras faz negócios com 7% das indústrias e empresas de serviços do País. Suas compras nesses setores movimentaram, de 1998 a 2007, r$ 406 bilhões (valor corrigido até 2010) ou US$ 225 bilhões, segundo pesquisa do Ipea. Isso equivale a sete PIBs do Uruguai ou a um PIB de Portugal. O total de empregados das fornecedoras dobrou para 1,7 milhão.

● Investigado nos EUA por corrupção, o ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, quer comprar uma cobertura avaliada em US$ 10 milhões em Ipanema. Rico em petróleo e governado por Obiang desde 79, o país tem indicadores sociais baixíssimos.

● Documentos obtidos pelo governo Lula indicam que Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), movimentou dinheiro no exterior sem declará-lo à Receita, relata Leonardo Souza. Para autoridades chinesas, ele opera conta num paraíso fiscal em nome de "offs-hore" com sede no Caribe. Em 2008, segundo os documentos, Fernando usou esse canal para transferir US$ 1 milhão para uma agência do HSBC na China; a autorização da transação contém a assinatura dele.

● O governo quer estender benefícios fiscais a um maior número de exportadores e estimular empresas que estão no Simples a exportar mais, adianta o ministro Guido Mantega (Fazenda). O pacote em estudo prevê ainda isentar do IR remessas de serviços ligadas ao comércio exterior.

● Bancos abrem a temporada de financiamento aos contribuintes com imposto de renda a restituir. Mas quem optar pela antecipação deve considerar riscos como a possibilidade de cair na malha fina e a indefinição de data para liberação pela Receita, que podem aumentar os juros.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

♦♦♦ Exclusivo: Caiu a casa do tesoureiro do PT – O petista que vai cuidar das finanças da campanha de Dilma Rousseff é apontado em inquérito como pivô de um esquema que desviou dezenas de milhões de reais e abasteceu o caixa dois da campanha de Lula em 2002
♦♦♦ Tucanos – Serra e Aécio prometem decisão logo.
♦♦♦ Chile – A geologia profunda de um terremoto.
♦♦♦ Arruda no tempo em que reinava – O governador do DF vai continuar preso enquanto o processo de impeachment caminha e as investigações detalham como funcionava seu reino de corrupção, nepotismo e fisiologismo. Bombinha diplomática – A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, veio ao Brasil em busca de apoio para desarmar a encrenca chamada Irã. Levou só aperto de mão e foto posada.
♦♦♦ Longe da excelência – Dados do Ministério da Educação indicam que o Brasil avançou em ritmo lento em sala de aula - e a qualidade do ensino é ainda uma meta distante.
♦♦♦ Liberdade não se negocia – Jornalistas, empresários, intelectuais e políticos se reúnem para rebater as ameaças lançadas pelos radicais do PT contra a liberdade de imprensa.

Época

♦♦♦ Os segredos dos bons alunos – Como eles tiram notas altas (sem ser superdotados...).
♦♦♦ Terremoto – O planejamento chileno evitou uma tragédia pior.
♦♦♦ Por que Serra está esperando – Apesar de a vantagem sobre Dilma ter caído, o governador calcula que adiar o confronto é a melhor estratégia para derrotá-la na campanha.
♦♦♦ As razões do cárcere – Época obtém os depoimentos que reforçaram a decisão do STF de manter Arruda na cadeia e mostram como ele usou a polícia de Brasília para atrapalhar as investigações.
♦♦♦ Eles ainda são nossos amigos – É um equívoco acreditar que as divergências sobre o Irã representam um afastamento entre Brasil e Estados Unidos.
♦♦♦ O risco para nossa liberdade – Em vários países da América Latina, o direito democrático à livre expressão de ideias está ameaçado. Até que ponto a imprensa está segura no Brasil?
♦♦♦ Uma blitz contra a gripe - O governo começa a vacinar metade dos brasileiros contra o vírus A(H1N1). Quem vai ficar de fora?

IstoÉ

♦♦♦ Estudos chegaram a um novo arsenal de remédios e tratamentos – Para dar fim a alguns dos maiores temores sexuais do homem, como a impotência e a ejaculação precoce. A base dessa revolução está na terapia genética, na nanotecnologia e nas células-tronco
♦♦♦ Chile – O testemunho do nosso repórter, que viveu o drama do terremoto.
♦♦♦ Eleição – A sucessão passa por Minas – Aécio Neves segue a lição do avô Tancredo e adota a política da convergência: nega ser vice, mas garante que Serra terá os votos do segundo maior eleitorado do País.
♦♦♦ A um passo de virar Réu - Ministério Público só aguarda conclusão de inquérito para denunciar o ex-prefeito Fernando Pimentel à Justiça.
♦♦♦ De que lado estão os empresários? – Pela primeira vez, capitães da indústria terão que votar em um candidato que defende o aumento do papel do Estado e ninguém está com medo.
♦♦♦ Palanque digital - Candidatos elegem o Twitter como a estrela da internet para se aproximar dos eleitores e multiplicar seus discursos.

Carta Capital

♦♦♦ O plebiscito em marcha – Uma equidistante análise dos governos FHC e Lula.
♦♦♦ Sucessão – José Serra segue em frente, mesmo sem Aécio.
♦♦♦ Desemprego ao estilo tucano – Ante a deterioração do mercado de trabalho nos anos 90, os ideólogos do PSDB culpavam os trabalhadores.
♦♦♦ Memórias do Estado policial – Nos anos FHC, a PF chantageava e cumpria missões partidárias. Com Lula, a guinada republicana não resistiu à Satiagraha.
♦♦♦ Os escolhidos – Tanto nas privatizações quanto na tese do Estado indutor, FHC e Lula indicaram os vencedores. Um enredo econômico e, às vezes, policial.
♦♦♦ Mais uma herança maldita de Roriz – Empenhado em voltar ao governo do DF, o ex-senador pode ver o seu suplente e sucessor cassado por crime eleitoral.
♦♦♦ O câmbio no lugar – O ex-ministro lança a Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento para se contrapor aos phdezinhos ortodoxos e ao mal da desindustrialização.