sábado, 10 de abril de 2010

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 09 de abril de 2010

♦ Milton Monti destina verba para Aparecida de São Manuel – Projeto do deputado são-manuelense prevê acesso duplicado desde o começo da avenida até o terminal rodoviário, além de iluminação e calçadas centrais e do portal “Parada da Fé”.
♦ Presos tentam nova fuga da cadeia.
♦ Valores de IPTU de terrenos devem permanecer.
♦ Opinião: editorial do jornal faz análise dos problemas que o novo diretor de Saúde do município, Dr. Eduardo Bicas Franco, está encontrando pela frente.
♦ Ponto de Vista – Série Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz publica entrevista com Amando Saglietti, um dos mais antigos locutores da Rádio Clube de São Manuel, do tempo em que ela era a PRI-6.
♦ Pesquisa Melhores do Ano da ACESM será pela internet.
♦ Vereadores participam de Congresso em Serra Negra.
♦ Conferência Regional de Esporte em São Manuel.
♦ Campanha de Vacinação contra a Gripe A.
♦ Presos beneficiados com saída temporária não retornam à cadeia.
♦ Adolescente mata irmão na Vila São Geraldo.
♦ Vereador Cicarelli solicita replantio de gramas na jardinagem da Matriz.
♦ Contratação para colheita da laranja faz fila de interessados no centro.
♦ Alunos das redes municipal, estadual e entidades assistenciais receberão ingressos gratuitos para o cinema.
♦ Escola de Pratânia agradece os pais dos alunos e a população.
♦ Areiópolis revive Paixão e Morte de Cristo.
♦ Rádio Clube sorteia mais de 55 quilos de chocolate.
♦ RetroVinil, um jeito autêntico e singular de fazer rock and roll.
♦ Voluntários de Ajuda aos Portadores de Câncer promovem venda de artesanato.
♦ Quase três mil pessoas comparecem à encenação da Paixão e Morte de Cristo.
♦ Procissão recorda a morte de Jesus.
♦ Pezão do Rádio entrevistado pela Rede Record.
♦ Calendário do Circuito cultural em abril.
♦ IMES abre inscrições para cursos de idiomas.
♦ Os pioneiros – o jornalista Miguel Roberto Nítolo escreve sobre a Família Apolônio.
♦ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto).
♦ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
♦ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
♦ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 1º de abril de 2010

♦ O PRATIANO não circulou neste final de semana.
JARDIM PÚBLICO
As árvores do jardim público da Praça Dr. Pereira de Resende em São Manuel, que está sendo reformado pela Usina São Manoel em parceira com a Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, estão sendo podadas, recebendo tratamento especial, já que muitas delas encontram-se com pragas. O gramado do jardim deverá ser totalmente substituído, com apenas uma espécie de grama. A obra, com custo estimado de R$ 600 mil, deverá ser entregue no próximo mês de junho.


DICA DO DIA
Busque sempre uma opinião sincera em relação às coisas que você faz. Quando você vê suas forças e fraquezas através dos olhos de outra pessoa, você tem um caminho definido para o aperfeiçoamento. E o contínuo aperfeiçoamento levará ao sucesso. Todas as pessoas que se encontram agora no topo, começaram de baixo. Toda empresa grande e bem sucedida foi, no passado, um simples projeto. Todos eles começaram de baixo e subiram ao topo através de contínuo aperfeiçoamento. O sucesso depende do valor que agregamos às pessoas. Por isso é crucial sabermos exatamente como as pessoas percebem o valor que você agrega. Todos os dias, você tem a oportunidade de fazer pequenas melhorias no seu trabalho. Uma opinião sincera e bem intencionada, vinda de pessoas que são diretamente tocadas pelo seu trabalho, lhe mostrará como fazer isso. É um recurso valioso que pode colocá-lo à frente. (diabetenet.com.br)

ACIDENTE MATA PRESIDENTE DA POLÔNIA
O presidente da Polônia, Lech Kaczynski e alguns dos maiores líderes militares e civis daquele país morreram neste sábado (10), quando o avião presidencial caiu durante o pouso, matando 96 pessoas no total, segundo informaram fontes oficiais. A queda ocorreu na região de Smolensk, a aproximadamente 400 quilômetros a oeste de Moscou (Rússia), por volta das 11h locais. Autoridades russas e polonesas disseram que não há sobreviventes do avião, um Tupolev da era soviética, que levava o presidente, sua mulher e uma equipe de eventos encarregada por organizar o 70º aniversário do massacre de milhares de oficiais da polícia polonesa pela polícia secreta da ex-URSS. Estavam a bordo o chefe do Exército, o presidente do banco nacional, o vice-ministro das Relações Exteriores, o capelão do exército, o chefe do Gabinete Nacional de Segurança, o vice-presidente do Parlamento, o comissário para os direitos civis e pelo menos dois assessores presidenciais e três deputados, de acordo com informações fornecidas pelo Ministério polonês das Relações Exteriores.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Município com maior número de mortes nas chuvas (132 de um total de 212 no estado do Rio), Niterói tem outra favela condenada por ter nascido junto a um lixão. A dois quilômetros do Bumba – onde 27 corpos haviam sido encontrados até ontem -, o Morro do Céu tem cerca de 150 famílias ameaçadas de perder suas casas, que já começaram a rachar. Do aterro sanitário vaza o chorume (líquido que resulta da decomposição de resíduos orgânicos). Ontem à tarde, os moradores organizaram uma manifestação para tentar sensibilizar as autoridades.

● A pedido do governo do Estado do Rio de Janeiro, as Forças Armadas auxiliarão no socorro às vítimas das chuvas com homens e dois hospitais de campanha, que serão montados em São Gonçalo. Militares do Exército e da Marinha também vão atuar no resgate dos corpos soterrados em morros.

● Na semana em que o Rio sofreu com chuvas fortes e deslizamentos que deixaram ao menos 212 mortos, o Estado finalmente recebeu do governo federal a verba emergencial para outra tragédia, a que matou mais de 50 pessoas em Angra dos Reis na virada do ano. Os R$ 80 milhões prometidos em janeiro chegaram ontem. Serão usados para construir casas e conter encostas. A demora foi atribuída a trâmites burocráticos. Parece piada...

● O vice-presidente José Alencar desistiu da disputa eleitoral este ano. Com isso, o presidente do Senado, José Sarney, não poderá mais assumir a Presidência da República, durante a viagem de Lula a Washington.

● Depois de ameaçar montar um plano tocado por uma estatal, o governo federal voltou a conversar com o setor privado para tentar fazer seu Plano Nacional de Banda Larga deslanchar. O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, discutiu como seria sua participação numa reunião em Brasília com a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. O encontro foi intermediado pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O banco estatal tem 31,4% da tele. O presidente da Oi não detalhou sua proposta. Segundo a Folha apurou, tornou a ser discutido um sistema misto, com a rede de cabos de fibras ópticas administrada por uma estatal e a gestão dos serviços a cargo de um consórcio formado por empresas privadas.

● A campanha de vacinação contra a gripe A, que começou há um mês, atingiu apenas 22,1% do número de pessoas dos grupos de risco que o governo espera imunizar até o próximo dia 23 – incluindo crianças até dois anos e mulheres grávidas. Os governos federal, estaduais e municipais fazem hoje o “Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1”, chamado de “Dia D”. Devem ser abertos todos os 36 mil postos do País.

● Infelizmente, a população, em sua grande maioria, tem medo de tomar a vacina. Boatos boca a boca, mensagens idiotas espalhadas pela internet, dizendo que a vacina pode matar, que isso é coisa preparada pelo governo, enfim, essas cretinices todas, espalham o medo entre as pessoas. Mas, a vacina é segura, não causa problemas, a não ser um ou outro mal estar em algumas pessoas mais sensíveis, que passa com repouso. Então, é bom que todos aproveitem a possibilidade de evitar a gripe A. Vacinem-se!

● O tucano José Serra vai lançar hoje a sua pré-candidatura ao Planalto reforçando o discurso de que disputará a eleição na condição de “candidato pós-Lula”. Na prática, Serra vai incorporar a ideia defendida pelo colega de Minas, Aécio Neves, em abril do ano passado, de que a campanha não pode ser contra Lula e anti-Dilma Rousseff, a pré-candidata do PT. Na festa em Brasília, Serra vai se apresentar como a alternativa “mais qualificada” para levar o País a “avançar, fazendo melhor”.

● Após constranger aliados ao defender parceria com o governador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a presidenciável Dilma Rousseff (PT) disse que o eleitor tem o direito de formar a chapa que quiser.

● Em seu primeiro pronunciamento público desde que decidiu continuar no cargo, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu ontem a política monetária baseada em metas de inflação. Ele criticou a ideia de que a expansão forte de economia é o que importa, mesmo que ela resulte em alta de preços. “Não se pode querer que o piloto só tenha acelerador, e não tenha breque”, disse Meirelles.

● O presidente do STF, Gilmar Mendes, reagiu às críticas do presidente Lula à Justiça Eleitoral, que o multou por fazer propaganda para a ex-ministra Dilma Rousseff. “Todos nós estamos subordinados à Constituição e à lei”, disse Mendes. “Nós não temos soberanos. Todos estão submetidos à lei.” Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, criticou Mendes: “Ele deveria talvez falar mais nos autos e menos nos microfones”.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

DICA DO DIA
Nossa mente é como uma usina geradora de energia. Ela tanto cria como atrai as energias. Descrer do potencial da mente é ignorar a ação de Deus no homem, a quem ele fez à sua imagem e semelhança, concedendo-lhe a vida e com ela a participação em suas forças divinas e infinitas. Pense sempre nas coisas boas e belas que a vida tem para lhe mostrar e oferecer. Não atraia sobre si, com pensamentos negativos, os males e as doenças que se misturam na atmosfera. (J.G. Nobre)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● De O GLOBO: Acostumados a responsabilizar os pobres pelos desabamentos nas encostas, nos últimos 17 anos os sucessivos prefeitos de Niterói - além de governadores do estado - incentivaram, por meio de projetos urbanísticos, a ocupação irregular no Morro do Bumba, cujas casas construídas sobre um lixão ruíram provocando a maior tragédia do estado. O desastre começou com o temporal da noite de segunda-feira. Só lá há 17 mortos e 200 desaparecidos. Do atual prefeito, Jorge Roberto Silveira, ao ex-governador Leonel Brizola - que levou água e luz para o local -, cada governante fez um pouco, mas ninguém removeu de lá os moradores. Nem mesmo a Defesa Civil municipal, alertada depois que uma casa desabou terça-feira. Até ontem, Niterói registrava 107 dos 182 mortos no estado.

● A explosão de uma bomba no carro do contraventor Rogério Andrade, ontem à tarde, na Avenida das Américas, na Barra, causou a morte do filho dele, Diogo, de 17 anos, que estava ao volante do Toyota Corolla blindado. O atentado pode deflagrar nova guerra pelo controle da máfia dos caça-níqueis. O carro era escoltado por dois veículos com seguranças.

● Os professores da rede estadual de SP encerraram a greve iniciada há um mês sem conseguir nenhuma das reivindicações - a principal era de reajuste de 34,3%. O movimento, dirigido por entidades ligadas ao PT, termina depois de José Serra (PSDB) ter deixado o governo para concorrer à Presidência. Houve divisão na assembleia que definiu o fim da paralisação. A presidente da Apeoesp teve de deixar a reunião escoltada.

● Então fica a pergunta: de que adiantou essa paralisação de 30 dias? Seria mesmo uma greve política?

● No sábado, em discurso de lançamento de sua candidatura à Presidência, o ex-governador José Serra (PSDB) vai apresentar "um conjunto de valores políticos" que pretende seguir, se eleito. O tucano prega o "ativismo estatal", mas não planeja mudar as bases nas quais se assentam a economia - meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante. Crítico da política monetária, entende que a valorização do câmbio é um erro e teme a desindustrialização do País. Serra rejeita a pecha de neoliberal e prefere ser visto como um "progressista".

● Dora Kramer escreve “Noviça rebelde”, no ESTADÃO. Diz que “conhecida pela exigência no trabalho, Dilma agora se vê na posição inversa. Ela vai precisar que seus pares lhe ensinem os caminhos das pedras.

● Pressionado por forte alta dos alimentos, que responderam por 67% do seu resultado, o IPCA ficou em 0,52% no mês passado. No trimestre, ele subiu 2,06%, maior taxa para o período desde 2003. Em 12 meses, o índice acumula variação de 5,17%, acima do centro da meta do governo, de 4,5%.

● O Supremo Tribunal Federal rejeitou ontem por unanimidade 13 pedidos da defesa do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no processo do mensalão do PT, entre eles o de incluir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os réus. Para o STF, o advogado de Jefferson tenta "tumultuar" o caso para inviabilizar o julgamento. Ele disse que não será "intimidado".

● Uma onda de consolidação varreu o setor aéreo dos dois lados do Atlântico, ontem, depois de a British Airways e a Iberia confirmarem acordo de fusão que cria a quarta maior companhia do setor no mundo e de a US Airways retomar as negociações com a United Airlines. A pressão sobre as empresas aéreas de modelo tradicional intensificou-se com a retração provocada pela crise financeira internacional e com a concorrência das rivais de baixo custo. Os acionistas da British terão 55% na nova companhia e o restante ficará nas mãos dos investidores da Iberia.

● Auditoria do Tribunal de Contas da União aponta irregularidades em todos os níveis na folha de pagamentos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT): desembargadores, juízes e servidores. Os prejuízos aos cofres públicos chegariam a, pelo menos, R$ 65 milhões por ano. Segundo o TJDFT, o presidente Nívio Gonçalves mandou suspender pagamentos considerados irregulares.

● Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, assinaram acordo que reduz em um terço o número de ogivas nucleares ativas de cada país. O arsenal chega a 20 mil armas.

● Novas pistas da origem humana - Esqueletos com 2 milhões de anos de uma espécie desconhecida, encontrados na África, podem pertencer ao primeiro gênero de hominídeos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

TRAGÉDIA
A notícia veio ontem à noite, em meio à transmissão do futebol: em Niterói, um deslizamento de terra, num morro, soterrou várias casas. Falava-se em 60 casas. Outros diziam que eram 40. Mas o fato é que todas elas foram soterradas. Quantas pessoas estaria lá, debaixo dos escombros? Difícil saber. O Brasil não tem terremotos, é verdade. Mas os desastres provocados por outras manifestações da Natureza também são terríveis. Valha-nos Deus!

DICA DO DIA
A árvore, para sobreviver ao inverno, precisa que a seiva se concentre na raiz, fazendo cair as folhas; é isto que a faz sobreviver às dificuldades. Assim também é a nossa vida, precisamos de raízes para que possamos sobreviver. E estas raízes são os nossos amigos, que nos sustentam. Temos que viver como os bambus, que só crescem unidos. Se um bambu quiser crescer sozinho, ele não vai resistir à força do vento. É preciso criar raízes na vida de nossos amigos".
(Padre Fábio de Melo)


COMENTANDO AS NOTÍCIAS

De O Globo: “A tragédia no Estado do Rio - que até ontem à noite registrava 148 mortes - foi agravada com novo desabamento de pelo menos 50 casas em Niterói. Três corpos foram resgatados, elevando para 82 o número de vítimas naquele município. No Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, os bombeiros lamentaram não ter conseguido salvar um menino de 8 anos, que sobreviveu por uma noite, soterrado. Auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o Rio, apesar dos temporais, ficou com apenas 0,9% das verbas do governo federal. A análise dos repasses confirmou que a Bahia foi, sem histórico ou análise de risco justificáveis, o estado mais favorecido pelo Programa de prevenção e Preparação para Desastres (64,6% do total das verbas) na gestão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que vai concorrer justamente ao governo baiano”.

● Especialistas preveem uma ressaca que pode ser a maior da história do Rio com ondas de até cinco metros de altura, a partir de amanhã. Com um agravante: a ondulação é de sudeste e não encontrará obstáculos para entrar na Baía de Guanabara.

● O ex-petista Valdebran Padilha, um dos aloprados envolvidos no escândalo do dossiê contra tucanos, foi preso novamente ontem pela PF, agora numa operação que apura fraudes em licitações em Mato Grosso. Outro detido é o tesoureiro do PMDB no estado, Carlos Miranda.

● A arrecadação do FGTS no primeiro trimestre alcançou a marca recorde de R$ 3,752 bilhões, 54% do valor apurado no ano passado. A Caixa estima que em 2010 o saldo atinja R$ 10 bilhões. Segundo Wellington Moreira Franco, vice-presidente da Caixa, é a primeira vez que o total de trabalhadores com carteira assinada contribuindo para o FGTS supera 50% da população economicamente ativa do País, de 99,5 milhões.

● No segundo dia de sua viagem a Minas Gerais, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, elogiou o ex-governador tucano Aécio Neves e disse ser possível que os eleitores mineiros votem nela e no PSDB para o governo do Estado. Nota de tucanos, com apoio do DEM e do PPS, classificou de "oportunismo" o roteiro de Dilma em Minas, que incluiu visita ao túmulo de Tancredo Neves, avô de Aécio.

● Projeto aprovado pelo Senado determina que fornecedoras de serviços públicos como água, luz e telefonia suspendam o abastecimento em caso de inadimplência só após notificação prévia de 30 dias. Isso ainda tem de ser aprovado na Câmara.

● A menos de seis meses da eleição, o governo prepara medida provisória que dará o perdão a todas as dívidas de até R$ 10 mil dos agricultores do Semiárido com o Banco do Brasil e com o Banco do Nordeste. O benefício soma R$ 1 bilhão e atingirá cerca de 270 mil agricultores, de uma região que inclui o Nordeste e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo.

● Assim que acabar a Copa da África do Sul, a Fifa pretende cobrar do Brasil resultados concretos do planejamento para a Copa de 2014.

● O que muitos perguntam é como vai ser no caso de ocorrerem chuvas tão fortes como as de agora, quando da realização da Copa do Mundo? E com relação aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro? São dúvidas cruéis.

Do Jornal do Brasil: “O brasileiro está se alimentando de maneira mais saudável, mas tem dedicado menos tempo a esportes e exercícios físicos. Estudo do Ministério da Saúde revelou que o lazer sedentário, como assistir a TV, é um dos vilões para adultos e crianças”.

● Um novo tratado sobre a redução de arsenais nucleares será assinado hoje, em Praga, pelos presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev. O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, criticou a nova política nuclear dos EUA.

● Parlamentares da base governista conseguiram adiar para maio a votação do projeto que exige ‘ficha limpa’ para os candidatos às eleições. O receio da oposição é de que as novas regras não sejam votadas a tempo de vigorarem no pleito de outubro.

● No Campeonato Paulista de Futebol, o Corinthians ficou de fora. Desperdiçou pontos importantes com essa história de escalar um time em cada jogo, estratégia adotada por Mano Menezes. Classificaram-se dois grandes (Santos e São Paulo), e dois menores (Grêmio Prudente e Santo André). As semifinais começam neste final de semana.

quarta-feira, 7 de abril de 2010


QUANTA CHUVA!
O que será que está acontecendo com este azulado planeta Terra? De onde vem tanta água, Deus do céu?! Agora foi o Rio de Janeiro que ficou inundado, causando pânico, ferimentos, mortes... Que será isso? Castigo?

DICA DO DIA
Você é capaz de qualquer coisa que deseja. Nada que esteja longe de você e nada do que aconteceu no seu passado é capaz de alterar o futuro que você deseja para si. O mundo bombardeia você com milhares de distrações, obstáculos, medos e desejos de prazeres vazios, fáceis e rápidos, Ainda assim, nada irá impedir que você conquiste tudo aquilo que sua mente sonha e almeja. O simples fato de você imaginar que sua vida pode melhorar está evidenciando a sua capacidade para alcançar seus sonhos. Você já possui a maioria dos seus tesouros com que você sonha e que você deseja: eles já existem dentro de você. Dê a eles a força do seu pensamento, da sua ação, do seu compromisso. Faça-os reais, e não apenas exclusividade de seus sonhos. Traga-os também ao mundo que o cerca. Isto é realização, isto é destino.

(diabetenet.com. br/motivacional)

INTERNET
O Ministério da Justiça apresentará até o fim da semana a minuta de projeto de lei sobre as regras da internet no Brasil, o marco regulatório que será colocado em audiência pública. O texto foi debatido com a sociedade na própria rede durante os últimos meses e as sugestões foram consolidadas pelo ministério. A principal novidade do texto ao qual o Valor teve acesso é o termo de "notificação e retirada". Embora seja uma tradução do "notice and take down" americano, a proposta cria um modelo inédito de definição de responsabilidades por conteúdo. O texto prevê os direitos e as responsabilidades de todos os participantes da rede, principalmente quando houver dúvida quanto à autoria da informação. Pela minuta, as empresas que hospedam informações de terceiros terão de notificar quem colocou determinado conteúdo no ar se houver reclamação fundamentada de pessoa física ou jurídica que se sinta prejudicada. Ao receber a denúncia, esse provedor deve imediatamente tirar a informação do ar e, em seguida, notificar o autor. A informação voltará ao site se o autor assumir integralmente a responsabilidade pelo teor da publicação. Assim, havendo discussão judicial, não caberá ao provedor nenhum ônus legal.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, um temporal de 14 horas, o maior em 44 anos no Rio, deixou 103 mortos no Estado, até o fechamento da edição. Impotentes diante do caos, o presidente Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes fizeram apelos dramáticos - pediram que moradores saíssem das áreas de encosta e que a população evitasse sair às ruas. "Quando o homem lá em cima está nervoso, só temos de pedir a Ele para parar a chuva, para que a gente possa tocar a vida", afirmou Lula no Rio. Segundo ele, a cidade está preparada para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016.

● Mesmo diante do fato de que, no Rio de Janeiro, por falta de funcionários e seguranças, muitos bancos sequer abriram as portas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as contas vencidas ontem terão que ser pagas com juros, por atraso. Quanta insensibilidade...

● O governo de Barack Obama anunciou que os EUA não vão usar armas atômicas para reagir a ataques biológicos e químicos ou contra países não nucleares. A Casa Branca, porém, impõe como condição o respeito ao Tratado de Não Proliferação, o que exclui Irã e Coreia do Norte.

● Fizeram bem os EUA em sua proposta para o contencioso do algodão, e fez melhor o Brasil em adiar a retaliação. É a vantagem da diplomacia voltada à solução séria de problemas. A constatação é do embaixador Rubens Ricupero.

● Projeto que tramita no Senado prevê melhor remuneração das contas do FGTS, hoje corrigidas pela TR mais 3% ao ano. A mudança, porém, pode elevar os custos de financiamentos mobiliários.

● O Correio Braziliense informa que o Distrito Federal testa uma nova droga contra diabetes. Diz que brasilienses participam do estudo mundial de um remédio que promete controlar a glicose e regenerar o pâncreas. Tomara!

● O aumento do preço do algodão, em torno de 40% em um ano, chegou ao fio, que subiu cerca de 8% desde dezembro, e agora pressiona o denim, o tecido usado nos jeans. Adriana Bozon, diretora da Ellus, conta que nas negociações atuais os fornecedores elevaram os preços em 5%. Roberto Chadad, da Associação Brasileira do Vestuário, informa que os 500 associados do segmento de jeans faturaram 7% menos em 2009.

terça-feira, 6 de abril de 2010

DICA DO DIA
O aprendizado constante nos leva ao mundo do conhecimento, além de ser um grande parceiro na evolução humana. Quando difundimos o conhecimento, estamos diminuindo o tamanho da ponte que nos leva da miséria absoluta a um mundo mais justo. Ao investirmos em educação, estamos criando seres livres e com capacidade para pensar. Esta é uma grande oportunidade para você transformar e melhorar o mundo em que vivemos hoje. Afinal, você também é responsável pela construção de uma sociedade mais próspera no terceiro milênio. Faça a sua parte para um mundo melhor! (www.diabetenet.com.br/motivacional)



CELSO LUIZETTO
Meu amigo Celso Luizetto, ex-prefeito de São Manuel (do qual este blogueiro foi chefe de gabinete), advogado militante em nossa Comarca, fez aniversário no dia 29 de março. Nesse dia ele estava com a esposa e sua filha, a médica Drª. Camila, em Aparecida, e foi à missa na Basílica. Ele me contou que no encerramento da mesma, o padre pediu aos fiéis que estivessem aniversariando naquele dia, que se manifestassem. Dentre cerca de 400 pessoas presentes, somente ele estava aniversariando. Foi convidado a subir ao Altar, onde após saberem o seu nome e de que cidade ele era, recebeu uma benção especial e todos os que ali estavam entoaram o “Parabéns pra você!”. Ele conta que ao descer do altar, recebeu os cumprimentos dos presentes e comenta: “Foi emocionante. De arrepiar. A Marisa com a máquina na mão, não conseguiu fotografar o momento”. Provavelmente a emoção que a Marisa, esposa de Celso, sentiu, bloqueou seus movimentos e impediu a foto daquele instante. Celso acha que o que lhe aconteceu é coisa que Deus prepara para nós. Eu acho que ele prepara sim, mas para as pessoas de bom coração, pessoas de boa vontade! Fica o registro.


COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, a dois dias de iniciar a retaliação aos EUA por conta dos subsídios ao setor do algodão, o governo prorrogou o prazo para 22 de abril, para estender o diálogo com Washington. O Brasil espera que os americanos adotem medidas já negociadas, entre as quais a criação de um fundo no valor de US$ 147,3 milhões anuais para financiar projetos do setor de algodão brasileiro.

● Pré-candidata do PT à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff participou da convenção do aliado PR e se reuniu a portas fechadas com o ex-governador Anthony Garotinho. "É um parceiro antigo", disse ela. "Somos amigos históricos", devolveu ele. Tom muito diferente Dilma usou para atacar a oposição, especialmente o PSDB do ex-governador José Serra, revelando a linha que adotará na campanha: tachar a oposição de "anti-Lula" e "falsos cordeiros". No estilo evangélico de Garotinho, usou urna fábula para chamar Serra, sem citá-lo diretamente, de "lobo em pele de cordeiro". Mais cedo, em entrevista, ela já tinha responsabilizado Serra pelo "apagão" no governo FH. O PSDB classificou o discurso de Dilma de descompensado e terrorista.

● A ordem na campanha de Dilma Rousseff é "tirar a pele de cordeiro dos lobos do PSDB", relata a Folha de S. Paulo. Para os petistas, José Serra está sendo bem-sucedido ao se colocar como pós-Lula, e não anti-Lula.

● Segundo o Estadão, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), aceitou desafio feito pela pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff em entrevista ao Estado, de trazer o debate ético para a campanha eleitoral. Guerra cobrou da ex-ministra que começasse esclarecendo o "dossiê dos aloprados" e a biografia do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ligado à Bancoop.

● A abertura do trecho sul do Rodoanel aliviou o trânsito de caminhões na avenida dos Bandeirantes (zona sul de SP), caminho para o sistema Anchieta/Imigrantes e o porto de Santos. A Folha de S. Paulo constatou redução de 43% entre as 16h e às 17h, horário que a Companhia de Engenharia de Tráfego considera de pico. Ontem, circularam 816 caminhões nos dois sentidos; em 22 de março, também uma segunda-feira, foram 1.427. Foi o primeiro grande teste dos efeitos do Rodoanel, cujo trecho sul foi aberto para o tráfego na quinta-feira.

● O Rio é uma ilha: Carros são arrastados pelas águas numa rua no Maracanã, onde o canal transbordou. O temporal de ontem alagou avenidas, cortou a energia elétrica em vários pontos e ainda paralisou trens da SuperVia. Os cariocas ficaram mais uma vez ilhados.

● O mau tempo durante todo o dia, em São Paulo e no Rio, afetou também a vida de quem precisou voar. Nos aeroportos de Congonhas e no Santos Dumont, os painéis passaram a segunda-feira com muitas previsões e poucos aviões saindo ou chegando.

● O número de mortes nas estradas federais aumentou 34% na Semana Santa, em comparação com 2009. Houve 25% mais feridos e 26% mais acidentes. No Rio, porém, as mortes diminuíram. Desta vez, a Polícia Rodoviária disse que a culpa foi da chuva, mas, no carnaval, tinha responsabilizado o sol.

● Dois atentados suicidas levados a cabo por militantes talibãs deixaram 49 pessoas mortas e mais de cem feridas no Paquistão. Um dos ataques atingiu o Consulado dos EUA na cidade de Peshawar, em retaliação a bombardeios americanos.

● A estatal Petrobras pretende contratar 8.500 funcionários até 2013 para ampliar refinarias e executar projetos do pré-sal.

● O mercado de trabalho iniciou o ano bastante aquecido. Em fevereiro, a taxa de desemprego ficou em 7,1%, com ajuste sazonal, a mais baixa da série iniciada em 2001, segundo cálculos da Rosenberg & Associados. Com a expectativa de crescimento expressivo da demanda, as empresas têm aumentado as contratações.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

DICA DO DIA
É mais fácil ser sincero que fingir. É mais fácil ser verdadeiro que sustentar a mentira. É mais fácil agir que conviver com o arrependimento. É mais fácil fazer direito que voltar atrás e consertar. É mais fácil planejar com antecedência que tentar recuperar o tempo perdido. É mais fácil alcançar a excelência que tolerar a mediocridade. É mais fácil viver com propósito e determinação que deixar que outros controlem sua vida. É mais fácil acabar o trabalho agora que voltar a ele mais tarde. É mais fácil trabalhar com cooperação e respeito que com trapaças e brigas. É mais fácil falar o que pensamos que conviver com a injustiça. É mais fácil perguntar e aprender que viver na ignorância. Depois que tudo está dito e feito, a vida é mais fácil quando a vivemos como deve ser vivida: com propósito, honestidade, esforço, respeito e foco. (diabetenet.com.br/motivacional)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Começa hoje a terceira etapa da vacinação contra a gripe H1N1, conhecida como gripe suína. O objetivo é imunizar os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos. Essa faixa etária, segundo o Ministério da Saúde, teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória causada pelo H1N1 - 24% dos 44,5 mil casos registrados. A meta é vacinar 80% do público alvo, de 35,1 milhões de pessoas

● Enquanto permanece estacionada no Congresso a Proposta de Emenda Constitucional para a redução da jornada legal de 44 para 40 horas semanais, cerca de 32% dos trabalhadores formais do País já vivem sob este regime. Sindicatos de categorias mais organizadas vêm ampliando a conquista dos acordos com redução de jornada sem corte de salários.

● O governo estuda formas de injetar recursos no BNDES para financiar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), bem como projetos para Copa, Olimpíadas e pré-sal. Uma das opções seria a capitalização via recursos do Tesouro Nacional, que, devido à crise global, arcou com o aporte de R$ 100 bilhões no banco, no ano passado, e mais R$ 80 bilhões este ano. Outra possibilidade é a emissão de debêntures no mercado. Nos dois casos, o Tesouro arcará com o custo, pois na emissão de títulos o BNDES pagaria juros maiores do que recebe quando empresta para as empresas.

● O Papa Bento XVI recebeu na missa do domingo de Páscoa, na Praça de São Pedro, apoio de 400 mil padres e bispos, por meio do cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio dos Cardeais. Ele disse que a liderança do Papa é "inquebrantável", e se referiu a denúncias de abuso sexual como "fofoquinha". Ingleses recolhem assinaturas contra a visita do Papa.

● Acuado pelas reações à pregação que fez na missa da Sexta-Feira Santa, o frade Raniero Cantalamessa desculpou-se por ter comparado a investigação de casos de pedofilia na Igreja com a perseguição aos judeus. Disse que lera trechos da carta de um amigo judeu.

● O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pediu ao país calma, diante dos temores de que o assassinato do líder racista branco Eugene TerreBlanche detone uma onda de violência racial. A ultradireita defendeu boicote à Copa.

● O voto de preso provisório, previsto em resolução aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pode se tornar inviável, segundo três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Carlos Ayres Britto, presidente do tribunal eleitoral, Ricardo Lewandowski, seu sucessor, e o ministro Marco Aurélio Mello endossam as críticas de juízes e diretores de presídios sobre a possível interferência de facções criminosas na votação.

● Atentados coordenados contra representações diplomáticas em Bagdá deixaram pelo menos 42 mortos e 220 feridos. Houve três explosões de carros-bomba com minutos de intervalo. Os ataques foram atribuídos por autoridades ao braço iraquiano da Al Qaeda.

● Em um cenário inédito, praticamente todos 05 hospitais privados de São Paulo investem em novas torres. Quase duas dezenas deles estão ou estiveram em obras. Em 2012, quando os prédios estiverem prontos, seus 3.000 leitos de internação vão saltar para 5.300. Os gastos chegam a R$ 3,4 bilhões, em parte financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

● Técnicos do Tribunal de Contas do Estado recomendaram anular dois contratos do Metrô de São Paulo com agências de Duda Mendonça e Nizan Guanaes por falta de detalhamento dos custos. O Metrô, que já pagou R$ 63 milhões às agências, nega haver irregularidade.

● Três anos após o Brasil dar início a uma política mais agressiva de incentivos para atrair fabricantes estrangeiros de chips, três empresas devem se instalar no País. A coreana Hana Micron está prestes a iniciar produção no Rio Grande do Sul, e duas outras fabricantes já estão em negociações adiantadas. As empresas terão isenção de Imposto de Importação, PIS e Cofins, entre outras. Estima-se que o preço dos chips caía à metade.

● Norte-coreanos estão formando redes que transmitem informações sobre a vida local para a Coreia do Sul e seus aliados ocidentais. Eles usam celulares para furar o bloqueio de informações imposto pelo governo. As redes foram criadas por desertores da Coreia do Norte e ativistas sul-coreanos de direitos humanos. Entre os relatos já publicados na internet, há alguns confirmados e outros contraditórios.

● Morte da servidora Kelma Gomes sete dias após lipoescultura numa clínica de Goiânia leva o Ministério Público do DF a discutir mudanças nas regras e nos procedimentos. Promotor propõe que médicos e clínicas assinem um Termo de Conduta.

● Consumo das classes populares e demanda reprimida no setor corporativo devolvem a produção de microcomputadores aos níveis pré-crise. Vendas no primeiro trimestre cresceram 33% sobre igual período de 2009.

domingo, 4 de abril de 2010


DOMINGO DE PÁSCOA
A Páscoa (do hebráico Pessach
, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerada como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. Aqui no Brasil é costume consumir Ovos de Páscoa ou outras guloseimas de chocolate, para marcar a data. Boa Páscoa para todos que estão lendo este blog!

DICA DO DIA
Você se torna responsável quando age com responsabilidade. Você se torna maduro quando age com maturidade. Você se torna inteligente quando você age com inteligência. Você se torna confiante quando age com confiança. Você se torna criativo quando age com criatividade.O que você faria, agora, se fosse exatamente a pessoa que você quer ser? Faça-o e você será essa pessoa. O que você faria se tivesse tudo que sempre quis? Faça-o e você terá tudo isso.Suas ações definem a pessoa que você é. Vencedores são pessoas que tomam as atitudes específicas que as tornam vencedores. Seja qual for seu desejo, não perca seu tempo tentando alcançá-lo. Em vez disso, seja seu desejo, realize seu desejo. Seja uma pessoa capaz de conseguir o que for que você deseje. Faça o que for preciso para alcançar seus desejos.Não espere a realização aparecer de repente em sua vida. Isso nunca vai acontecer. Em vez disso, faça aquilo que traz realização e você a alcançará.

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Já faz muito tempo que escrevi e publiquei esta crônica. Foi em junho de 2006. Ela me veio à memória ontem, quando minha prima Hilda, que mora em São Paulo, fez referência ao seu irmão, Roberto, que jogava botões comigo quando vinha com seu pai passar alguns dias na casa de nossos avós... Bons tempos aqueles... Boa leitura!
Gildo Sanches

Futebol de botão na mesa da sala
Quando ouço a canção “Meus tempos de criança”, que muita gente chama da “Professorinha”, de autoria de Ataulfo Alves, desperta-me uma certa nostalgia a frase “Jogo de botões sobre a calçada”, porque volto aos meus tempos de meninote, quando esse era meu brinquedo preferido. Eu e meus companheiros jogávamos “futebol de botão”, também conhecido como “futebol de mesa”, não sobre a calçada, que na minha rua nem calçada existia, mas sobre a mesa da sala da casa de meus avós, Bras e Torquata, com quem eu vivia.
Há controvérsias sobre onde e como surgiu esse jogo, que existe ainda hoje. Li dia destes que Ubirajara Godoy Bueno, no seu livro “Botoníssimo”, de 1988, diz que provavelmente ele é descendente do “Jogo da Pulga”, muito praticado na Europa, principalmente na Inglaterra, e que consiste em pressionar uma ficha, com outra ficha, para fazê-la pular, geralmente para dentro de um copo. Por isso o nome “pulga”. Mas, oficialmente, considera-se que o “futebol de botão” foi criado no Brasil, nos anos 20, pelo estudante Geraldo Cardoso Décourt, em Niterói. A garotada arrancava os botões dos uniformes para jogar...
O que eu sei é que, no começo, o jogo era feito com botões mesmo, desses de casacos, os maiores. Depois foram surgindo outras opções. Quando eu tinha as minhas “equipes”, elas eram formadas por vidros plásticos de relógios. As de meus colegas de brincadeira também. Fazíamos uma peregrinação quase que diária às relojoarias da cidade, em busca daquele material, que chamávamos de “lentes de relógios”. Quando substituídas elas não serviam para mais nada, mas para a molecada eram o máximo, pois podíamos colar as fotos dos jogadores em seu interior.
Eu tinha dois “times”, formados pelos jogadores do Brasil que foram campeões mundiais pela primeira vez na Suécia, em 1958. O primeiro time era composto pelos titulares: Gilmar, De Sordi, Belini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo. O segundo time tinha os reservas Castilho, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Oreco; Dino Sani e Moacir; Joel, Mazzola, Dida e Pepe. As fotos eu as consegui numa revista que circulava naquele tempo, a “Gazeta Esportiva Ilustrada”.
Os goleiros eram representados por caixas de fósforos contendo areia, devidamente envolvidas com papel da cor do time. As bolinhas eram feitas de papel alumínio, que conseguíamos nos maços de cigarro vazios. Queimávamos o papel com cuidado, e a parte de alumínio permanecia intacta, permitindo a “produção” das bolas.
Na mesa disputávamos as partidas, que tinham – e têm até hoje – regras específicas, as quais, confesso, se apagaram de minha memória. Lembro-me de pouca coisa, como do alerta que tínhamos que dar para o adversário quando íamos “chutar” para o gol. Se não fizéssemos isso, o gol não era validado.
Anos depois, cheguei a comprar o “Estrelão”, um “campo” fabricado, obviamente, pela Estrela, não mais para meu uso, mas para meu filho Renato, que era pequeno. Junto também comprei várias equipes, estas já fabricadas com material plástico – as bolinhas também – e nas cores dos clubes que representavam. Acho que ainda são vendidas nas lojas de brinquedo. O campo, o “Estrelão”, é que não sei se existe ainda.
O “futebol de mesa” tem seus admiradores até hoje. Muitos integram a Federação Paulista de Futebol de Mesa, ou federações semelhantes dos demais estados brasileiros. Outros praticam o jogo por sua própria conta, sem serem filiados a qualquer organização. E assim, vão mantendo essa paixão por um tipo de competição que marcou muito a infância e adolescência de muita gente. Inclusive deste escriba...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Tenho a impressão de que os plantonistas da Radiobras, lá em Brasília, se esqueceram de ir trabalhar hoje. Até agora não saiu a sinopse dos jornais, que utilizo aqui todos os dias, para resumir o noticiário. Então, se essa sinopse sair, se o site for bonzinho e abrir, eu posto as notícias mais tarde. Caso contrário, fica para amanhã...

● Mas uma notícia eu posso dar aqui, agora: O concurso número 1.168 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira, deve pagar R$ 39 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. Ontem, dia 03, nenhum bilhete acertou os números do concurso 1.167 e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião em Jacareí (SP) foram: 20 - 28 - 43 - 51 - 52 - 56. Ao todo, 44 apostadores acertaram a quina e cada um vai receber R$ 52.834,93. Outras 4.342 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 764,86 cada uma.

● Uma outra notícia da madrugada é sobre o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Malásia. O piloto alemão Sebastian Vettel liderou uma dobradinha da Red Bull no circuito de Sepang, onde foi disputado na manhã deste domingo o GP da Malásia. Já o Mundial de Pilotos da F-1 tem um novo líder: Felipe Massa ultrapassou o companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, na classificação. Logo após Vettel, chegou o australiano Mark Webber (Red Bull), que largou na pole position. Nico Rosberg, parceiro de Michael Schumacher na Mercedes, ocupou o terceiro posto e fechou o pódio.

● As Ferraris não tiveram bom aproveitamento no treino classificatório, devido a um erro de estratégia da equipe em relação à chuva. Com isso, Alonso largou em 19º, e Massa em 21º.

● O espanhol abandonou a prova e viu o brasileiro encerrar na sétima colocação, o que o colocou na dianteira da tabela --Massa soma agora 39 pontos, enquanto Alonso mantém seus 37. Com isso, a Ferrari também permanece na liderança do Mundial de Construtores.

● As McLaren, que também não foram bem nos treinos, conseguiram evoluir na corrida: Lewis Hamilton largou em 20º e chegou em sexto; Jenson Button largou em 17º, e chegou em oitavo.

● Entre os outros brasileiros, Rubens Barrichello (Williams) ficou com a 12ª colocação. Lucas di Grassi, da Virgin, e Bruno Senna, da Hispania, conseguiram o objetivo que vinham traçando, ou seja, completar a corrida. O primeiro ficou em 14º, enquanto o sobrinho de Ayrton foi o 16º.

● Foi a terceira corrida da temporada, logo após o Bahrein e a Austrália. A próxima etapa da F-1 será realizada no dia 18 de abril, com o GP da China, em Xangai.