sábado, 29 de maio de 2010


“Auto da Compadecida”
O Grupo Teatral Aldo Marini encenou na noite de ontem, no palco do Salão Paroquial, a peça de Ariano Suassuna “Auto da Compadecida”, carro-chefe dessa companhia de teatro amador de São Manuel. Adilson Blanco, um dos destaques entre os atores, mais uma vez cuidou dos preparativos para a apresentação, que visou arrecadar fundos para conclusão da reforma da Igreja Matriz da Paróquia São Manuel. A foto acima é de Renato Bragiatto.


DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS NESTE FINAL DE SEMANA

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 29 de maio de 2010

♦ Câmara rejeita, por unanimidade, projeto do Executivo que previa restrição de circulação de veículos pesados.
♦ Dia do Desafio: Pratânia enfrentou Cândido Godoy – RS.
♦ Festa Junina “da Creche” será nos dias 12 e13 de junho.
♦ Copa Verão de Areia chega às semifinais.
♦ Milton Monti destaca participação popular para eleger candidatos com ficha limpa.
♦ Beleza & Saúde: Alimentos Funcionais (nutricionista Érika Pinho Fávero) /// Desidratação não é só doença de criança (fisioterapeuta Marcos Vinicius de Oliveira Neto) /// Mais Saúde – Gravidez tardia - Possíveis riscos e dicas para uma gestação saudável.
♦ Um filme em preto e branco – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
♦ Jantar Dançante da IAMN – Instituição Assistencial Maria de Nazareth.
♦ Clube dos 50 faz doação de leite para Pousada da Colina.
♦ Coluna “Em dia com as notícias” e a crônica “As lideranças do futuro”, ambas de autoria deste blogueiro, estão na página 05.
♦ Câmara Municipal de Pratânia: Rejeitada a proibição de circulação de caminhões /// Matérias apresentadas pelos vereadores em 24/05/2010 /// Projetos de Lei aprovados /// Demonstrativo das Despesas com Pessoa.
♦ Miss Pratânia será escolhida no dia 10 de julho.
♦ Pratânia enfeita as ruas no dia 3, Dia de Corpus Christi.
♦ São Manuel: Usina e Têxtil Itatiba ajudam município a manter saldo positivo no emprego formal /// Domingo tem espetáculo circense no cine-teatro /// Usina S. Manoel realiza campanha de vacinação da gripe A H1N1 /// IMES e Fatec inauguram curso de Inclusão Digital.
♦ São Paulo desiste de regra para contratar docente.

O Jornal O DEBATE, de São Manuel, não circulou neste final de semana. Vai sair no dia 02 de junho, véspera da Procissão de Corpus Christi.

CORPUS CHRISTI
A Procissão de Corpus Christi realizada em São Manuel com as ruas enfeitadas está completando 62 anos de existência. Ao final, os participantes da procissão passam por sobre os desenhos, como se estes fossem mesmo tapetes e passadeiras, como se vê na foto acima.

DICA DO DIA
Certa vez, perguntaram a um grande sábio: “Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas tão pequenos e morrem afogadas num copo de água?”. Ele simplesmente sorriu e contou essa história... “Era uma vez um homem que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, todos achavam que uma pessoa tão bondosa como ele somente poderia ir para o céu. Só que, por mero engano, o homem acabou indo para o inferno. O homem entrou lá e foi ficando. Alguns dias depois, o diabo chegou furioso às portas do céu para tomar satisfações com Deus: Nunca imaginei que fosse capaz de fazer uma coisa dessa comigo! Isso é puro terrorismo! Você mandou aquele sujeito para o inferno e ele está fazendo a maior bagunça! Ele escuta as pessoas, olha-as nos olhos, conversa com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. O inferno está insuportável, parece até o paraíso! Deus, por favor, traga aquele sujeito imediatamente pra cá!”. Ao terminar de contar esta história, o sábio acrescentou: “Viva com amor no coração. Desta forma, se por engano você for para o inferno, o próprio diabo lhe trará de volta ao paraíso”... (autor anônimo)


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Motoristas de ônibus na China foram desafiados por uma companhia de transporte público a dirigir sem derrubar um pingo de água de um balde cheio colocado propositadamente ao seu lado. A campanha quer fazer com que os condutores dos veículos dirijam com mais cautela. A empresa Longxiang tem recebido muitas reclamações dos usuários de que os motoristas brecam bruscamente e conduzem os ônibus perigosamente pela cidade de Changsha. Segundo as novas regras, os motoristas devem manter os baldes cheios de água a cada viagem e, consequentemente, até o final de seu dia de trabalho. De acordo com o jornal “Xiaoxiang Morning Post”, as câmeras de segurança dos veículos passarão a monitorar os condutores. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio revela que o voto obrigatório divide o eleitorado: 48% dos entrevistados no País são favoráveis e 48% são contrários. O apoio ao voto facultativo cresceu. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade; 43% eram contra.

● Estabelecida na Constituição, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. O Brasil é um dos 30 países em que o voto nas eleições nacionais é obrigatório. Dos entrevistados, 55% dizem que votariam se ele fosse facultativo; 44% optariam por não votar.

● O pré-candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, disse que pode ir à convenção da sigla, em 12 de junho, sem vice definido. Em discurso em Recife, ele disse que a pior coisa para um político no governo é “vice que faz aporrinhação”.

● O governo americano afirmou que o acordo costurado pelo Brasil e pela Turquia com o Irã é "inaceitável" e que a carta enviada pelo presidente Barack Obama ao presidente Lula não consistia de "instruções para negociação". Contradizendo a versão do Itamaraty, Washington afirmou que o chanceler Celso Amorim "sabia perfeitamente" que o acordo de troca de combustível com o Irã, fechado no dia 17 de maio, não levaria os EUA a desistir das sanções contra Teerã.

● Na versão de Amorim, os americanos nunca disseram que rejeitariam qualquer acordo que não contivesse a garantia de que o Irã pararia de enriquecer urânio. Mas o governo americano disse que Amorim e Lula foram informados "inúmeras vezes" dessa condição. "É importante adotarmos uma resolução na ONU. O acordo não resolve as questões centrais", disse uma autoridade dos EUA.

● Este Blogueiro está achando que essa gente, dos dois lados da questão iraniana, está de brincadeira... É um tal de diz-que- diz-que que não tem tamanho!

● Após o Fórum Mundial de Aliança de Civilizações, ontem, no Rio, o presidente Lula abraçou Evo Morales e fez piada com o pré-candidato do PSDB, José Serra, para quem o governo da Bolívia é “cúmplice” do tráfico de cocaína para o Brasil. “Vamos posar aqui; vamos fazer inveja no Serra”, disse Lula. Evo apenas sorriu. Em Olinda (PE), Serra afirmou que o governo boliviano faz “corpo mole” no combate à produção e exportação de cocaína.

● Provocada pela volta do IPI, a queda neste mês de até 20% nas vendas de eletrodomésticos como fogões, geladeira e máquinas de levar já faz indústrias darem férias coletivas. Sindicatos temem as paralisações.

sexta-feira, 28 de maio de 2010


Rádio Clube AM e jornal O Debate na frente
Divulgado o resultado da pesquisa feita pela Associação Comercial e Empresarial de São Manuel, Sincovasa e CDL. Com 67 % dos votos, a Rádio Clube AM foi a preferida pelos participantes da pesquisa entre as emissoras de ondas médias. A Rádio Nova teve 33 % dos votos. O Jornal O Debate teve mais que o triplo da votação do segundo colocado e, se forem somados todos os votos dados aos demais jornais da cidade (são quatro), o resultado não chega ao total recebido por O Debate. Como faço parte das equipes desses dois órgãos de comunicação de São Manuel, cabe-me agradecer a todos que os escolheram como os melhore da cidade. Muito obrigado!

DICA DO DIA
Você já viu um carro atolado na ilha central de uma rodovia? Geralmente se trata de alguém que tenta retornar, mas tem pressa demais para ir até a próxima saída. Um motorista como esse, que tenta cortar caminho pelo meio da estrada, arrisca-se a ficar atolado na lama ou numa vala. Como resultado, em vez de continuar dirigindo por mais cinco minutos até o próximo retorno, acaba levando horas para encontrar um guincho e desatolar o carro. Pense nisso na próxima vez em que se sentir tentado a tomar um atalho em seu trabalho, seus relacionamentos, sua saúde ou qualquer outra situação. A maneira mais fácil e rápida freqüentemente tem um alto custo. O valor que você extrai da vida é equivalente ao esforço que você dedica a ela. No final, procurar atalhos geralmente demanda mais tempo e energia do que realizar o trabalho em primeiro lugar. Não se consegue algo em troca de nada, pois aquilo que você conseguir de graça, não importa o "valor de mercado", logo passará a não ter significado para você. (autor desconhecido)

NOTÍCIAS DE CAIR O QUEIXO
Centenas de sapos invadiram uma estrada na cidade de Thessaloniki, na Grécia, na manhã de ontem. Autoridades locais fecharam a via depois que três carros desviaram dos anfíbios que tomaram a pista. “Parecia um tapete de sapos”, comentou Giorgos Thanoglou, agente da estrada. Segundo ele, os anfíbios devem ter seguido para a região em busca de comida. Mas precisavam ir todos juntos, ao mesmo tempo?...

(contaoutra.com)


COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Uma decisão de ontem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode mudar o quadro da disputa pelo governo do Estado do Rio. Por quatro votos a três, o tribunal tornou inelegíveis, por três anos, a contar das eleições de 2008, o ex-governador e pré-candidato ao governo Anthony Garotinho (PR) e a prefeita de Campos e mulher dele, Rosinha Garotinho (PR), que também teve o mandato cassado. O casal foi condenado por abuso de poder econômico.

● Depois de criticar o PT por fazer campanha antecipada, o DEM fez o mesmo no rádio e na TV: o pré-candidato tucano José Serra ocupou 80% do programa de rádio e TV do partido. Com isso, o DEM desafiou determinação do TSE, que suspendera programas do partido na Bahia e no Ceará por causa das aparições de Serra.

● O MP Militar pediu a prisão preventiva de um major do IME acusado de participar do esquema de fraudes em licitações realizadas entre 2004 e 2006 naquela instituição. Ao oficial é atribuído um e-mail com denúncias de pagamentos de propinas a generais.

● A partir de hoje, os vistos de turismo e negócios para os Estados Unidos terão validade de dez anos, o dobro do prazo anterior. O mesmo vale para os vistos concedidos pelo Brasil a cidadãos americanos. Os dois países eliminaram taxa para concessão de vistos.

● A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que a Casa Branca tem "discordâncias muito sérias" com o Brasil em relação ao Irã. Foi a maior demonstração pública de contrariedade dos EUA desde que Brasília anunciou o acordo com Teerã, na semana passada. Para Hillary, a atuação do Brasil no caso "ajuda o Irã a ganhar tempo e evita uma posição internacional unânime", o que, diz ela, "torna o mundo mais perigoso". Como a Folha de S. Paulo revelou ontem, o acordo para troca de urânio seguiu roteiro sugerido pelo presidente Barack Obama em carta a Lula. No Brasil, o premiê turco, Recep Tayyp Erdogan, que participou das negociações do acordo, chamou os críticos de "invejosos".

● O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a visita a Brasília do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, para reagir às tentativas dos EUA de desqualificarem o acordo nuclear – com sugestões do próprio presidente Barack Obama – fechado com o Irã. “Com truculência não resolvemos nem problema em casa”, disse Lula.


● O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o futuro tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff, o ex-prefeito de Diadema José de Filippi Junior, a devolver R$ 2,1 milhões à prefeitura. O escritório do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh foi contratado sem licitação. O município tinha 51 procuradores para defendê-lo, segundo a Promotoria. Greenhalgh também é do PT. O partido não comentou.

● Após quase um mês em férias no exterior, o ex-governador de Minas Aécio Neves voltou a descartar ontem sua candidatura a vice-presidente na chapa de José Serra. Enquanto Aécio esteve fora, a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, alcançou Serra nas pesquisas, fazendo ressurgir apelos para que o mineiro integre uma chapa puro-sangue do PSDB. Ele rechaçou as pressões. "Estou convencido de que a melhor forma de ajudar é estando em Minas como candidato ao Senado".

● O acidente na plataforma submarina da BP no golfo do México transformou-se no maior desastre ambiental da história dos EUA. Estima-se que, em cinco semanas, 68 milhões de litros de óleo tenham vazado. O recorde anterior era do navio Exxon Valdez, que despejou 42 milhões de litros no Alasca em 1989. A BP diz estar tendo sucesso em estancar o vazamento.

● Os ministros Carlos Eduardo Gabas (Previdência) e Carlos Lupi (Trabalho) também são favoráveis a que o presidente Lula aprove os 7.72% de reajuste para os 8,3 milhões de aposentados que ganham acima de um salário mínimo. A posição contraria os ministros da área econômica, que são contra o reajuste.

● A taxa de desemprego em abril, de 7,3%, é a menor para o mês desde 2002, segundo o IBGE. Os dados, coletados em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre, superaram a expectativa do mercado.

● Após 19 meses, o centenário Teatro Municipal do Rio de Janeiro foi reinaugurado ontem, tendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como convidado especial. A ópera II trovatore, de Verdi, vai abrir a temporada pós-reformas, que custaram R$ 70 milhões.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

DICA DO DIA
De alguma forma, a vida é sempre uma luta, não importa quem você é, quão poderoso você seja ou quanto dinheiro você tenha. Nada o pode proteger do fato de a vida ser um constante desafio. Mesmo que você passasse seus dias nadando nas águas cristalinas da sua própria ilha tropical, sendo assistido por uma equipe de fiéis serviçais, a vida ainda seria um desafio. Então, aceite o fato. Muito do sofrimento vem do fútil desejo de uma vida sem desafios ou esforços. Você não pode evitar o desafio. Ele é que faz a vida acontecer. Receba bem os desafios. Tenha prazer em passar por eles e em usar essa energia para seguir em frente. Todos os dias estão cheios de desafios. Cada um oferece uma oportunidade única de crescimento e realização. Desfrute da sua própria eficiência em tirar o máximo dos desafios que você enfrenta. A felicidade, a confiança, a satisfação e a alegria vêm não da falta de desafios, mas da habilidade em receber bem esses desafios. (autor anônimo)


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Pouca gente sabe, mas o celular mais caro do mundo foi fabricado em 2007 na Suiça. A Goldvish, conhecida por fabricar celulares de luxo, lançou uma edição limitada do aparelho. O preço final do telefone, que tem rádio, câmera de 8 megapixels, MP3 player, cartão de memória e conexão com internet, chega a 1 milhão de dólares. O preço é justificado pela carcaça em ouro e platina e 120 quilates de diamantes. O design é bonito sim, mas não chega a ser muito diferente desses celulares convencionais que se compra por poucos reais em lojas de departamentos... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A indústria automobilística no país deve bater este ano seu recorde histórico de convocação de recalls, o que coincide com o melhor período de vendas do setor. Só nos primeiros cinco meses do ano, já houve 24 convocações pelas montadoras envolvendo 1.052.887 veículos fabricados, por exemplo, por Toyota, Mitsubish, Ford, Fiat e Volkswagen. Esse número é45,4% superior ao de todo o ano de 2009. Mantido esse ritmo, 2010 fecharia com mais de 50 recalls, superando a marca de 2 milhões de automóveis.

● Em clima de crescimento econômico e discursos ufanistas que aproximam os governos Médici e Lula (e o técnico Dunga), a seleção repetiu uma cena que não ocorria desde 1970: os jogadores desviaram a viagem à África do Sul para um beija-mão com o presidente Lula em Brasília. Em 1970, a equipe também fez o mesmo, com o general Médici, mas no Palácio Laranjeiras, no Rio. Lula disse que "o Brasil vive um momento mágico, em que tem mais confiança em si mesmo".

● O delegado Clayton Chaves foi assassinado a tiros quando dava entrevista a uma rádio de Camaçari, na Bahia. De dentro do carro, o delegado falava ao telefone com o locutor sobre a violência na cidade quando três homens chegaram em um táxi e dispararam contra ele. Sua mulher gritou por socorro. O crime foi transmitido ao vivo.

● Os presidenciáveis prometeram mudanças na segurança. Serra disse que pode propor alterações na Constituição para federalizar o tema. Dilma falou em prisão perpétua - inexistente no Brasil - para pedófilos. Marina defendeu ação policial integrada.

● O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disparou críticas ao governo russo, seu antigo aliado. Ele acusou o Kremlin de se curvar à pressão dos EUA para apoiar sanções contra seu país. Moscou reagiu com indignação.

● Nove empresas e consórcios apresentaram proposta para participar da contratação de 28 navios-sonda para o pré-sal. É a maior licitação da Petrobras em curso. Convertido pelo dólar de ontem, o custo dos navios pode superar R$ 50 bilhões - mais da metade do orçamento da Petrobras para 2010. O edital obriga a construí-los no Brasil.

● O acordo nuclear entre Brasil, Turquia e Irã segue, ponto a ponto, todas as solicitações que o presidente Barack Obama expusera em carta a seu colega Lula em abril, revela Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo. A Folha teve acesso a uma cópia da íntegra da carta, em que Obama "sugere caminho a seguir".

● O presidente Lula pediu à equipe econômica para refazer, as contas sobre a arrecadação porque não está disposto a vetar o reajuste de 7,72% para os 8,3 milhões de aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Lula não quer arcar com o ônus político. A equipe econômica, porém, continua pressionando o presidente, sob o argumento de que não há recursos - pelos cálculos apresentados a Lula, o reajuste provocaria impacto adicional no Orçamento de R$ 800 milhões.

● Há exatos 300 dias, o desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, colocou o jornal O Estado de S. Paulo sob censura, a pedido do empresário Fernando Sarney. Entidades ligadas à liberdade de expressão e à cidadania repudiam a demora da Justiça no caso.

● O Senado recontratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer reforma administrativa. O preço é o mesmo pago à fundação em 2009: R$ 250 mil. O ato contradiz discurso de 2009 do presidente José Sarney (PMDB-AP) de que a primeira proposta da FGV daria resultado.

● A Apple superou ontem, em termos de capitalização de mercado, a Microsoft. O valor acionário da criadora do Macintosh e do iPhone chegou a US$ 227,97 milhões, ante US$ 226,55 milhões da fabricante do Windows. Na década de 90, a Apple quase foi à falência.

● Os usuários de 180 milhões de celulares no país serão beneficiados com novos serviços por meio do investimento contínuo na qualidade do sistema e na capacitação profissional, segundo especialistas presentes a conferência "Era digital: o uso expandido do celular", realizada ontem pelo Jornal do Brasil e pela Casa Brasil.

● O forte aquecimento da demanda de papéis para embalagens, em especial o papel-cartão, trouxe aumento dos prazos de entrega pela indústria. Ao prever dificuldades, as empresas de alimentos e cosméticos estão antecipando encomendas para produtos a serem vendidos na época do Natal, que normalmente são entregues entre julho e setembro.

quarta-feira, 26 de maio de 2010


CORPUS CHRISTI
Está chegando o grande dia! Corpus Christi será celebrado no próximo dia 03 de junho, e São Manuel já está preparada para a grande festa! Visite nossa cidade na semana que vem! Você jamais se esquecerá da beleza dos enfeites feitos no chão bruto das ruas da cidade! (Acima, uma foto de passadeira do ano de 2004)

DICA DO DIA
Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Continue andando e fazendo. O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente. A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele. Se você para completamente é muito mais difícil começar tudo de novo. Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante. Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo. Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja lá o que for, continue. O importante é não parar! (autor desconhecido)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O ucraniano Igor Vovkovinskiy, de 27 anos, está no céu. O gigante de 2,38 cm, que se mudou com a família para Rochester, no Estado de Minnesota, aos 7 anos, para fazer um tratamento contra crescimento acelerado, apareceu no programa The Dr Oz Show, da rede NBC. Era numa competição para escolher a pessoa mais espigada do país. Vovkovinskiy deixou os apresentadores com torcicolo e com a língua enrolada para falar seu sobrenome. E declarou que pretende alçar voos longos na carreira. Ele ganhou também um lugar de honra no Guinness Book – recebeu o título de morador mais alto dos EUA.Apesar das enormes dimensões, ele não joga basquete. Planeja ser ator ou trabalhar como atração de feiras, festas e eventos, além de terminar seus estudos. Vovkovinskiy estuda na Faculdade de Administração e Negócios de Minnesota. Vovkovinskiy pretende se encontrar com o turco Sultan Kosen, 2,43 m, considerado o mais alto do planeta pelo Guinness. A ideia do ucraniano é formar uma dupla para excursionar pelo mundo. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Nova norma exime docente temporário de avaliação da rede de ensino do governo estadual. A Secretaria da Educação do Estado de SP autorizou a contratação de professores que não tenham prestado exame de seleção, contrariando resolução anterior, relata Fábio Takahashi. Na primeira avaliação dos temporários, neste ano, o total de aprovados foi insuficiente. Mesmo reprovados foram convocados. Agora, até quem não foi examinado pode ser chamado. Para sindicatos, a carência se deve a lei que, para evitar vinculo, afasta o professor eventual por 100 dias após um ano de aulas. O governador Alberto Goldman (PSDB) admitiu a falta de docentes de física. O problema é geral, afirmam sindicalistas. A secretaria confirmou deficit em exatas e diz que a norma visa prevenir eventual escassez de professores.

● Divergências entre o Tribunal de Contas da União e o governo podem atrasar o projeto do trem-bala em pelo menos mais um ano. O TCU exige um projeto básico, mas o governo recusa-se a fazê-lo porque a tecnologia a ser usada depende do resultado da licitação. O edital deveria ser publicado em 15 dias.

● Ministros influentes de governos que elevaram em muito a carga tributária, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) agora prometem fazer a reforma tributária, proposta que FH e Lula não tiraram do papel.

● Depois de se reunir com o pré-candidato José Serra, o presidente do PTB, Roberto Jefferson - cassado no escândalo do mensalão do PT -, anunciou que o partido formalizará apoio ao tucano.

● A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, considerou inadequado o documento enviado pelo Irã à AIEA e disse que há deficiências. No Irã, o cineasta Jafar Pahani foi solto após pagar fiança de US$ 200 mil.

● O bilionário mexicano das telecomunicações Carlos Slim decidiu fundir duas das suas empresas no Brasil, a Embratel e a Claro. A operação ocorrerá em até dois meses. José Formoso Martínez, presidente da Embratel, deve chefiar a empresa resultante. A Net, que tem 49% das ações nas mãos de Slim, ficará de fora. Cálculos indicam que a nova empresa pode gerar uma economia de 30% nos custos. Segundo a revista "Forbes", Slim é o homem mais rico do mundo, com patrimônio de US$ 53,5 bilhões.

● A Coreia do Norte aumentou o grau de tensão com a do Sul ontem ao anunciar a suspensão de relações com o país vizinho. A medida é uma represália à acusação de que afundou um navio da rival em março passado. A reação incluiu a expulsão de sul-coreanos de complexo industrial. Na véspera, Seul tinha interrompido ações de comércio.

● O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, deixou de lado o estilo pacífico em evento dos presidenciáveis na Confederação Nacional da Indústria. O tucano criticou Dilma Rousseff (PT) e disse faltar "planejamento e qualidade de gestão" ao governo Lula. Já Dilma atacou o "apagão de planejamento" na gestão FHC e tentou associar a Serra o risco de uma eventual instabilidade econômica.

● Um pedaço de terra pública na Amazônia pode custar R$ 2,99 por hectare ao atual ocupante, de acordo com a nova tabela de preços definida pelo governo. Até o final deste ano eleitoral, a meta oficial é regularizar 50 mil posses irregulares na região. O preço dos terrenos, no Programa Terra Legal, foi objeto de intenso lobby ruralista.

● O pacote de bondades do governo para tornar o trem-bala que ligará o Rio a São Paulo atraente para o setor privado deve incluir um subsídio no financiamento concedido pelo Tesouro. O custo do empréstimo, definido em TJLP (hoje em 6% ao ano) mais 1%, poderá cair para até TJLP menos 3%, se houver baixa demanda de passageiros.

● O passeio trágico de 11 jovens pelas águas do Paranoá tornou-se um caso de homicídio. Os corpos das irmãs Juliana e Liliane de Lira foram encontrados às 9h e às 10h15, respectivamente, no fundo do lago. Juliana, 21 anos, estava a 50 metros da embarcação. Liliane, 18 anos, foi localizada a uma distância menor, 20 metros. Com o resgate das vítimas, a polícia indiciou José da Rocha Júnior, condutor da lancha Front Roll na madrugada de sábado, por homicídio culposo.

● O Ministério do Desenvolvimento já tem uma ação pronta para ser adotada como represália às barreiras da Argentina contra a entrada de alimentos importados, que deixaram caminhões brasileiros retidos na fronteira: o retardamento na liberação das licenças não automáticas de importação para produtos argentinos, respeitando o prazo máximo de 60 dias, estabelecido pela OMC.

● O volume de carne de frango exportado pelo Brasil para a África neste ano já ultrapassa o destinado à União Europeia. Em valores, a UE continua à frente.
● A eficiência na hora de contar mentiras leves é compatível com o maior ou menor desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, segundo estudo desenvolvido na Universidade de Toronto, no Canadá.

terça-feira, 25 de maio de 2010

DICA DO DIA
Só hoje você pode ser feliz. O amanhã ainda não chegou e já é muito tarde para ser feliz ontem. A grande maioria das dores é fruto dos restos de ontem ou dos medos do amanhã. Viva o dia de hoje com sabedoria: decida como irá alimentar seus minutos, no seu trabalho, no seu descanso. Comece o dia com otimismo e motivação. Lembre-se que o sol bilha lá fora, mesmo que esteja por trás das nuvens... (autor desconhecido)


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um faxineiro que trabalhava em uma fábrica em Danvers, Massachussets (EUA), foi acidentalmente sugado para dentro de uma máquina de temperar salsichas. Apesar de ter sido puxado pela cabeça e ter ficado entalado até os ombros naquela tubulação, todo sujo, o homem não sofreu nenhum ferimento. Mas, mesmo dizendo que estava bem e que não havia se machucado, ele foi levado para o hospital para verificar se havia alguma lesão interna. O departamento regional de segurança no trabalho diz que ficou sabendo do caso e que vai mandar investigar as instalações da DiLuigi Sausage Co. O faxineiro saiu do hospital e voltou para casa andando, segundo consta, atraindo todos os gatos da vizinhança por causa do forte cheiro de salsicha que se desprendia de seu corpo... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Em reunião da coordenação de governo, a equipe econômica recomendou ontem ao presidente Lula que vete o aumento de 7,7% para aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo. Os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Carlos Gabas (Previdência) mostraram a Lula que os 7,7% teriam impacto de R$ 8,5 bilhões nos cofres da Previdência, R$ 1,5 bilhão a mais do que o gasto com o aumento de 6,14% já dado pelo governo. Lula deixou a reunião dizendo que ainda ouvirá a área social e aliados políticos. Ele já decidiu barrar o fim do fator previdenciário, também aprovado pelo Congresso. "Este assunto (o reajuste) ficou pendente", disse Paulo Bernardo.

● Convenhamos: em ano de eleições, os ministros citados acima parecem trabalhar contra... Ou não?

● A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, disse que José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) extrapolam os limites da lei e exageram na propaganda antecipada. E que o mau exemplo vem de Lula.

● O presidente dos EUA, Barack Obama, recusou convite do presidente Lula para vir ao Brasil antes do pleito de 3 de outubro. O Planalto gostaria de usar a viagem em favor da candidatura da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). Não vai dar...

● O PSDB quer usar as inserções estaduais do partido no rádio e na TV para ajudar o pré-candidato à Presidência José Serra. O objetivo é dar uma "superexposição midiática" a Serra, que perdeu terreno nas pesquisas para a petista Dilma Rousseff. O tucano será também a estrela do programa do DEM que irá ao ar nesta quinta-feira e servirá para atacar o governo Lula.

● A mudança no tempo verbal do texto do Ficha Limpa divide gramáticos. Para alguns, "os que forem condenados" abrange todos os condenados, em qualquer tempo, inclusive no passado. Mas há quem diga que, com a mudança, o projeto inclui só os que vierem a ser condenados.

● Segundo o Jornal da Record, o Brasil reduziu 61% e está entre os 25 países que mais reduziram a mortalidade infantil desde 1990. Apesar do resultado, ainda falta muito para o País atingir os índices dos países desenvolvidos.

● As centrais sindicais vão divulgar em 12 de junho, em ato conjunto, documento com mais de 270 reivindicações, entre elas direito irrestrito de greve e extinguir fator previdenciário. As centrais devem declarar apoio a Dilma.

● O Ministério Público Eleitoral recomendou a cassação do mandato do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2006 e de ter usado recursos de sindicatos na campanha.

● O Irã entregou ontem à Agência de Energia Atômica a carta com os termos do acordo aprovado com Brasil e Turquia, mas alertou que ele será suspenso se não for aprovado integralmente.

● O consumidor pagará pelo menos R$ 6 bilhões além do previsto até 2013 para bancar as usinas térmicas poluentes, movidas a óleo, na Amazônia. É o que estima a Abrace, associação do setor. Somente para este ano a Agência Nacional de Energia Elétrica calcula o subsídio em R$ 4,7 bilhões, quase o dobro da previsão do ano passado - R$ 2,4 bilhões. O custo se refere à produção de eletricidade em áreas isoladas, sem acesso à rede de transmissão nacional.

● A Linha 4 do Metrô paulistano começa a funcionar hoje com as estações Paulista e Faria Lima. A linha é a primeira da cidade operada no sistema de parceria público-privada. Os novos trens têm 32 assentos preferenciais para idosos, gestantes ou deficientes, por vagão.

● O plano do governo do Estado de São Paulo é expandir a rede de metrô e trem para 520 km até 2014, ano da Copa do Mundo, 59% mais que os 327 km atuais. O custo de contratos já firmados soma R$ 23 bilhões. A maior dificuldade está no sistema de trem: ligação do centro a Cumbica sai do papel só se for construído o terceiro terminal de passageiros do aeroporto.

● O Banco Central Europeu (BCE) luta para evitar que bancos com títulos de dívida pública da Grécia, de Portugal ou da Espanha quebrem. Mas, para alguns economistas, o risco existe. A compra de títulos pode contribuir para aumentar a liquidez dos papéis evitando que a crise se espalhe pelo sistema financeiro da União Europeia. Boa parte das dívidas está em bancos da Alemanha, da França e até da Itália.

● A crise internacional, que trouxe de volta ao país 400 mil brasileiros que viviam no exterior, também reduziu as remessas feitas pelos imigrantes, que diminuíram 23% entre 2008 e 2009.

● A Coreia do Sul anunciou a suspensão das transações comerciais com a Coreia do Norte, em resposta ao afundamento de sua corveta Chenoan, em março, pelo país vizinho. Os EUA estão "em prontidão".

● O acidente com 11 pessoas a bordo de uma lancha no Lago Paranoá não foi uma fatalidade. Excesso de peso na embarcação, ausência de coletes salva-vidas nos passageiros e facilidade em tirar a licença de navegador são fatores que contribuíram para o naufrágio. O piloto José da Rocha Júnior deve ser indiciado por homicídio culposo. Bombeiros prosseguem hoje a busca pelas duas irmãs desaparecidas desde a madrugada de sábado.

● Em março, o número de caminhões que trafegaram pelas rodovias do país bateu pela primeira vez o recorde registrado em 2008, quando a economia foi atingida pela crise internacional. Nas rodovias paulistas, o primeiro trimestre foi particularmente bom e fechou com um volume de veículos 10,5% superior ao do mesmo período do ano passado. O ritmo forte do movimento nas estradas ajudou as concessionárias de rodovias a superarem a crise e crescer a taxas incomuns para o setor - graças também a novos ativos que estrearam em suas carteiras. Os quatro maiores grupos do setor fecharam o primeiro trimestre com receita 27% maior que o mesmo período do ano passado.

● Então, por que tanto pedágio???

segunda-feira, 24 de maio de 2010

DICA DO DIA
A vida é como uma corrida de bicicleta, cuja meta é cumprir a Lenda Pessoal. Na largada,estamos juntos, compartilhando camaradagem e entusiasmo. Mas, à medida que a corrida se desenvolve, a alegria inicial cede lugar aos verdadeiros desafios: o cansaço, a monotonia, as dúvidas quanto à própria capacidade. Reparamos que alguns amigos desistiram do desafio, ainda estão correndo,mas apenas porque não podem parar no meio da estrada. Eles são numerosos, pedalam ao lado do carro de apoio, conversam entre si, e cumprem sua obrigação. Terminamos por nos distanciar deles e então somos obrigados a enfrentar a solidão, as surpresas com as curvas desconhecidas, os problemas com a bicicleta. Perguntamo-nos finalmente se vale a pena tanto esforço. Sim, vale...É só não desistir! (Paulo Coelho)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A polícia da cidade de Corpus Christi, no Texas (EUA), ficou salivando quando um garoto apareceu por lá e disse que havia descoberto a maior plantação de maconha do mundo. O tal garoto disse que, em Waldron Park, havia tanta maconha que daria para abastecer todo o Estado do Texas. Quando a polícia chegou lá, descobriu que não era exagero e, em uma operação alardeada como "o maior confisco de drogas do Texas", removeu de lá cerca de 400 arbustos, com raíz e tudo. O orgulho texano virou fumaça quando, na hora de submeter as plantas aos testes, ficou provado que a maconha não era maconha... Era uma espécie de hortelã que, na melhor das hipóteses, serviria para fazer chá o bastante para deixar o Texas inteiro calminho. A maior apreensão de maconha no Texas não foi nada além de um mero serviço público de jardinagem... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

O noticiário aqui veiculado é obtido da sinopse oferecida pea Radiobras, empresa de notícias do governo federal.

● Impedido de fazer publicidade dos órgãos públicos nos 90 dias que antecedem as eleições, o governo Lula acelerou os gastos com propaganda. Nos primeiros quatro meses do ano, já foram desembolsados R$ 240,7 milhões - 63% a mais do que no mesmo período de 2009. Para promover a imagem e as ações do governo, o orçamento total para a propaganda chega a R$ 700,4 milhões, 29,2% a mais do que no ano passado. Estão de fora dessa conta os valores gastos pelas estatais. A Secretaria de Comunicação da Presidência nega, em nota, motivação eleitoral.

● A Petrobras resolveu duplicar o Complexo Petroquímico em construção no Rio e fazer duas refinarias em vez de uma. Com isso, a obra vai atrasar mais de um ano.

● Incluindo Copa e Olimpíada, levantamento do BNDES mapeou R$ 1,3 trilhão em projetos para o país até 2013, uma alta de 54,6% frente ao período de 2005 a 2008.

● O físico suíço Dirk Helbing quer criar um supercomputador que una áreas distintas do saber e possa prever hecatombes como a da crise global. Nesse planeta virtual, o sistema manejaria interações entre os seres humanos, variáveis ambientais e colisões. As informações vêm de Genebra.

● A última pesquisa Datafolha, que registra empate entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), acendeu a luz amarela na coordenação da campanha do tucano. Com o resultado, cresce a pressão para que o ex-governador Aécio Neves aceite ser o vice de Serra.

● Com a renda em alta e o desemprego em queda, a ascensão da classe D levou os bancos a ampliarem o atendimento nas favelas em busca de clientes que ganham até três salários mínimos. Com agências na Rocinha e em Heliópolis, o Bradesco abrirá duas outras em Paraisópolis, em São Paulo, e o Santander, uma no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

● Depois de a construção civil e a indústria naval indicarem a escassez de profissionais especializados, agora quem reclama da falta de trabalhadores de alto nível são os setores automobilístico, ferroviário, moveleiro, siderúrgico e metalúrgico, transportes e serviços. Pesquisa da Fundação Dom Cabral nas 76 maiores empresas mostra que 67% delas enfrentam dificuldade para preencher vagas, apesar dos 8 milhões de desempregados no País. Para atenuar, o setor de petróleo traz profissionais da Venezuela e o agronegócio, da Argentina e Uruguai.

● O governo federal pagou R$ 3,3 milhões nos últimos 7 anos pelos serviços prestados por um sindicato que, em vez de representar os trabalhadores, atua como empresa de terceirização de mão de obra. O dinheiro foi repassado pelo Ministério da Agricultura ao Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral (Sintram) em Montividiu, interior de Goiás.

● A expectativa de investimentos no Brasil já superou os níveis anteriores à crise. A avaliação é do BNDES, que mapeou aportes projetados pela indústria, em setores de infraestrutura e na construção civil. De acordo com o trabalho, o País terá investimentos de R$ 1,324 trilhão entre 2010 e 2013. O total é 54.6% superior ao realizado entre 2005 e 2008 e permitirá crescimento anual de 5% nos próximos anos.

● A Justiça tornou indisponíveis os bens de 55 dos 91 envolvidos com madeira ilegal em Mato Grosso, todos com prisão já decretada. O patrimônio deles deve superar R$ 1,7 bilhão, calcula a Polícia Federal. O cx-secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Afrânio Migliari, acusado de liderar o esquema, acumulou R$ 403,8 milhões.

● Apesar da fartura das reservas, os governos dos países sul-americanos vivem perdidos em um roteiro de apagões, racionamento e crise que afasta investidores estrangeiros e castiga os próprios consumidores. Nem a riqueza hídrica nem o desenvolvimento do biodiesel reverteram o quadro.

● A Infraero anunciou um pacote de obras no Aeroporto de Congonhas para a Copa de 2014. Serão 17,5 milhões de passageiros por ano, um aumento de 20,6%, o que o consolidará como o segundo maior do país, atrás apenas de Cumbica, em Guarulhos.

● Apesar da posição dos Estados Unidos – que avalizaram o acordo entre Brasil, Irã e Turquia, mas querem manter as sanções aos iranianos – o presidente Mahmoud Ahmadinejad ratificou que o Irã cumprirá o acordo. “É uma nova era nas relações internacionais. O Irã quer colaborar e interagir com os países amigos”, disse ele, por telefone, ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

● Entre os 150 mil detentos em condições de votar, apenas 22.456 manifestam até agora a intenção de participar do processo eleitoral. Tribunais regionais criam estratégias para organizar pleito em presídios.

● A filial da Avon no Brasil é a segunda em vendas do grupo e encosta nas da matriz americana. A linha de perfumes deve agora ampliar seu crescimento, diz Luis Felipe Miranda, presidente.

● O perigo de terem que arcar com indenizações por erros no recolhimento dos impostos de seus clientes tem levado empresas de contabilidade a contratar seguros de responsabilidade civil. As vendas dos produtos cresceram 27% no primeiro trimestre, na comparação com igual período de 2009. Sem o seguro, uma empresa de contabilidade paulista seria obrigada a ressarcir uma multinacional multada em R$ 200 mil, porque um de seus contadores deixou de recolher dois meses de IPI.

domingo, 23 de maio de 2010

DICA DO DIA
O líder precisa saber administrar pessoas, esse é o diferencial. Ele deve ir até as pessoas. Dessa forma, ele estará fazendo com que sua equipe sinta-se mais participante e motivada. Isso aumenta a relação de confiança. Em casa, no trabalho e em quaisquer circunstâncias, vale a pena cultivar o hábito de ir até as pessoas e procurar ouvi-las. Conhecê-las melhor, compreendê-las, compartilhar, interagir. Caso não fique bem claro para o colaborador a importância do seu trabalho, isso pode levá-lo à frustração e a desmotivação. Para enfrentar os desafios desta década, as organizações devem dar extraordinária atenção aos empregados, tanto quanto aos clientes externos. Isso não é uma questão de ser bonzinho com os colaboradores. Trata-se simplesmente do reconhecimento de que os seres humanos é que fazem ou destroem uma empresa, um negócio ou uma família. (Do livro de Sonia Jordão: A Arte de Liderar – Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado)


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O menino americano Jordan Romero, de 13 anos de idade, se tornou a pessoa mais jovem a escalar o Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, segundo informou sua família. O jovem, da Califórnia, ligou para sua mãe do topo da montanha mais alta do mundo, disse Leigh Anne Drake. “Mãe, estou te ligando do alto do mundo”, foram as palavras do jovem, segundo sua mãe.Romero escalou o pico acompanhado de seu pai – um experiente alpinista - e três guias sherpas. O jovem já subiu as montanhas mais altas de seis dos sete continentes do mundo. Ele subiu o Monte Kilimanjaro, na África, quando tinha apenas 10 anos de idade. Agora, só falta escalar a montanha Vinson Massif, na Antártica para completar as montanhas mais altas de todos os continentes.Romero partiu da capital nepalesa, Katmandu, no mês passado, seguindo para o acampamento de base no lado chinês da montanha. (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo! Aqui está uma crônica relatando uma lenda. Uma lenda que contém um grande ensinamento para todos nós. De minha autoria, foi publicada recentemente no jornal O PRATIANO, de Pratânia, município vizinho de São Manuel. Esse jornal também circula aqui em São Manuel. Boa leitura!
Gildo Sanches

A lenda da Porta Negra
Esta é uma lenda, é claro. Mas ela contém um grande ensinamento. Começa com o velho “era uma vez”... Era uma vez um país cujo rei era muito polêmico em seus atos. Ele levava prisioneiros de guerra para uma enorme sala, onde estes eram enfileirados, no centro do recinto. Neste momento, o rei entrava na sala e gritava: - Eu vou dar uma chance para vocês! Olhem para o canto direito da sala.
Ao olharem, os prisioneiros viam alguns soldados armados de arco e flechas, prontos para a ação. - Agora - continuava o rei - olhem para o canto esquerdo. Ao olharem, todos os presos notavam que havia uma horrível porta negra, de aspecto dantesco. Crânios humanos serviam como decoração, e a maçaneta era a mão de um cadáver. Algo horripilante só de imaginar, quanto mais de ver.
O rei se posicionava no centro da sala e gritava: - Agora escolham: o que vocês querem? Morrer cravados de flechas ou abrir rapidamente aquela porta negra, entrando por ela enquanto tranco vocês? Agora decidam. Vocês têm livre arbítrio, escolham.
Todos os prisioneiros mostravam o mesmo comportamento: na hora da decisão, eles chegavam perto da horrível porta negra, olhavam para os desenhos de caveiras, sangue humano, esqueletos, aspecto infernal, coisas escritas do tipo "Viva a Morte", etc., e decidiam: "Quero morrer flechado". Um a um, todos agiam assim.
Mas, um dia, a guerra acabou. Passado algum tempo, um ex-prisioneiro, que jurara fidelidade ao rei, tornando-se um servo e livrando-se da terrível pena, varria a enorme sala. Ao ver o rei passar pela sala, perguntou, com toda reverência e meio sem jeito:
- Sabe, ó grande rei, eu sempre tive uma curiosidade. Não se zangue com minha pergunta, mas ...o que há além daquela porta negra? O rei respondeu: - Lembra que eu dava aos prisioneiros duas escolhas? Pois bem, vá e abra a porta negra.
O ex-prisioneiro, trêmulo, virou cautelosamente a maçaneta e sentiu um raio puro de sol beijar o chão feio da enorme sala. Abriu mais um pouquinho a porta e mais luz e um gostoso cheiro de verde inundaram o local. O soldado então notou que a porta negra abria para uma longa estrada. Foi aí que o ex-prisioneiro percebeu: a porta negra dava para a Liberdade.
Todos nós temos uma porta negra dentro da mente. Para uns, a Porta Negra é o medo do desconhecido, para outros, é uma pessoa difícil. Pode até ser uma frustração qualquer, como medo de se entregar (a alguém ou a alguma coisa), medo de se relacionar, medo de ser rejeitado, medo de inovar ou de mudar, medo de voar mais alto.
Para alguns, a Porta Negra é a incerteza que a falta de preparo atemoriza.Ou uma trava imaginária que as inseguranças da vida fabricaram durante a educação. Mas, lembre-se: se você pode perder, você também pode vencer.Se der um passo além do medo, você vai encontrar o raio de sol entrando em sua vida. Abra essa Porta Negra que aparece ali adiante, e deixe o sol inundar você...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Pelo menos 170 mil brasileiros estão numa fila invisível em hospital público e conveniados com o SUS, à espera de cirurgia. Aguardam pelas chamadas cirurgias eletivas, que não são de urgência, mas incluem procedimentos fundamentais, como próteses ortopédicas. Alguns pacientes esperam três anos para ser operados. Outros vão à Justiça, na esperança de furar a fila com uma liminar.

● Dilma Rousseff, do PT, sobe sete pontos em relação a pesquisa de abril do Datafolha e empata com José Serra, do PSDB, com 37% de intenções de votos. A pré-candidata Marina Silva, do PV, segue em terceiro lugar, com 12%.

● Na campanha mais multimídia do país, os principais pré-candidatos à Presidência apostam tempo e dinheiro nas redes de relacionamento da internet, e já elegem o Twitter como a principal ferramenta tecnológica para o contato com eleitores.

● Candidatos na corrida presidencial já se preocupam com o amplo segmento de eleitores que, na hora de decidir o voto, fazem a conexão entre religião e política. Mais do que conquistar novos simpatizantes, o objetivo é evitar posições que ofendam as crenças mais tradicionais.

● O Conselho Nacional de Educação vai propor, e o MEC recomendará a escolas públicas e privadas, que não reprovem mais alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental. A medida divide especialistas e entra em vigor em 2011.

● Este blogueiro tem a impressão de que, desse jeito, os estudantes vão mesmo continuar saindo da escola mal sabendo ler ou escrever, e sabendo nada de contas de mais e menos...

● O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou articulações com líderes mundiais para definir seu futuro após deixar o governo. Lula gostaria de se tornar secretário-geral de uma nova Organização das Nações Unidas ou presidir o Banco Mundial. A Folha de S. Paulo apurou que Lula já tratou dos dois temas com outros presidentes e primeiros-ministros. O ministério das Relações Exteriores, Celso Amorim, também falou a esse respeito com diplomatas estrangeiros. A avaliação de Lula, Amorim e líderes mundiais, como o premiê José Sócrates (Portugal) e o presidente de governo José Luiz Zapatero (Espanha), é que o brasileiro obteve cacife político para assumir até o posto de secretário-geral da ONU.

● A Polícia Federal tenta desvendar um enigma que une a rede Al Qaeda, tráfico de cocaína para financiar ações do terror e supostos contrabandistas brasileiros. A conexão com o País foi descoberta com a prisão de três militantes do grupo terrorista na África ocidental. Conversas telefônicas e gravações em vídeos feitas pelos EUA mostraram que um deles passou pelo Brasil. A PF visa identificar quem são os brasileiros citados pelos integrantes da Al Qaeda que ajudariam a colocar até uma tonelada de cocaína no Mali.

● Abrir sindicatos virou um negócio lucrativo no País. A falta de fiscalização sobre o uso do imposto sindical – que arrecada R$ 2 bilhões por ano – estimula a criação de entidades de fachada. Na prática, alguns sindicatos funcionam como empresas de terceirização de mão de obra. Só neste ano foram registrados 126 novos sindicatos no Brasil, o que dá uma média de um por dia.

● O crédito pessoal volta ao consumo e disparou no Brasil: passou de 5,1% do PIB em 2002 para 15% em 2009, ou R$ 487,5 bilhões. O segmento do mercado de empréstimos, que exclui o crédito imobiliário, já atinge nível próximo do registro nos EUA (17,2% do PIB).

● Até a noite de ontem, soldados do Corpo de Bombeiros ainda procuravam as duas irmãs que desapareceram no Lago Paranoá, em Brasília. Liliane, 18 anos, e Juliana Queiroz de Lira, 21, estavam entre os 10 passageiros da embarcação de 23 pés que submergiu próximo ao Brasília Alvorada Hotel (Setor de Clubes Norte) na madrugada de sábado.Elas passeavam após uma festa de aniversário na QL 15 do Lago Norte. Há suspeitas de que a situação do barco estaria irregular.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

♦ A confissão da bruxa - Eu chamei a menina de cachorra mesmo”.
♦ Lan house de garagem - Como 32 milhões de brasileiros acessam a internet

♦ Entrevista – Jader Diamond – A liberdade enriquece – O cientista e escritor diz que, para enriquecer, os países quentes precisam vencer as doenças tropicais e que se democracia nem a China vai muito longe.
♦ Compra-se petistas – Para apoiarem a candidatura da governadora Roseana Sarney, petistas estão recebendo ofertas de pacotes de dinheiro que chegam a 40 000 reais. Nos últimos dias, treze companheiros mudaram de lado. Por que será?
♦ Golpes na impunidade – O Supremo pune político e o Congresso aprova o Ficha Limpa, que veta a eleição de condenados em segunda instância. São dois bons passos rumo à moralidade política. Mas ainda há muito que fazer nesse sentido.
♦ Assim, vai acabar em CPI – O governo usa atraso nas obras da Copa para justificar regras mais frouxas em licitações e despejar 5 bilhões de reais em estatal que já promoveu desvios de meio bilhão.
♦ Colômbia pós-Farc – A promessa dos candidatos de não negociar com o terror e a preocupação das pessoas com outros temas mostram um país rumo à normalidade.
♦ Esperteza atômica – Passada a marolinha diplomática do Brasil no Oriente Médio, ficou claro que o megalonanismo da diplomacia brasileira serviu mesmo para acobertar os objetivos bélicos dos iranianos.
♦ Os palanques vespertinos – Programas como os de Ratinho e Datena ganharam relevância inédita na atual corrida eleitoral. O que os candidatos e os apresentadores buscam faturar com isso.

Época

♦ Por que tudo é tão caro no Brasil? – Comparamos os preços em 13 países e descobrimos os motivos: impostos, impostos e mais impostos.

♦ A festa durou pouco, mas a ressaca... – As consequências para o Brasil e para o presidente Lula do revés causado pelo acordo firmado com o iraniano Ahmadinejad.
♦ A estreita terceira via de Marina – A candidata do PV, Marina Silva, escolhe o vice e monta a equipe que vai tentar a difícil missão de quebrar a polarização entre Dilma e Serra.
♦ Quem tema ficha suja? – A lei que proíbe a candidatura de condenados foi aprovada no Congresso, mas deixa dúvidas sobre a quem se aplica.
♦ Quem será o novo Uribe? – Empatados nas pesquisas, o candidato governista e o da oposição têm histórico de sucesso no combate à violência. Agora, o desafio do país é gerar empregos.

ISTOÉ

♦ Confronto dos “caras”- Ao enfrentar os EUA de Obama no impasse nuclear do Irã, o presidente Lula faz sua maior jogada global e coloca o Brasil no seleto tabuleiro das nações que decidem o destino do mundo.
♦ Militares candidatos - Eles saem dos quartéis e tentam formar uma bancada própria no Congresso.

♦ Dois tesoureiros muito discretos – Cuidadosos e com bom trânsito entre os empresários, Sérgio Silva de Freitas e José Filippi Jr. têm a missão de levantar os recursos que financiarão as campanhas de Serra e Dilma.
♦ Mãos ao alto, Gabeira – Ao acusar Fernando Gabeira de sequestrador, Marta Suplicy ataca por tabela companheiros do PT e, mais uma vez, cria constrangimento no partido.
♦ Empate técnico – Depois de registrarem resultados divergentes, em nova rodada os institutos de pesquisa mostram o avanço da candidatura de Dilma Rousseff.
♦ O vice de US$ 2 bilhões – Guilherme Leal, dono da Natura, aceita compor a chapa de Marina para provar que a defesa do meio ambiente não se apõe ao crescimento econômico.

CartaCapital

♦ Desafio ao Império - A missão de paz de Lula e Erdogan a Teerã é mais um capítulo do rearranjo do poder mundial.
♦ Sucessão - Para enfrentar o presidente “santo” e sua candidata, no Nordeste Serra busca a intercessão do Padim Ciço.

♦ Rosa dos Ventos – Mauricio Dias – Candidato do feito vs. candidato do por fazer – Os resultados das pesquisas qualitativas não mostram anseio de mudança dos eleitores.
♦ Editorial – Mino Carta – Os interesses do Império e os nossos – A mídia nativa, contra Lula, defende aqueles.
♦ Herança maldita 6 – Disputa trabalhista – Um contingente estimado em 45 mil servidores dispensados durante a reforma do Estado na era FHC tenta retornar ao serviço público.
♦ Sextante – Antonio Delfim Netto – Barbas de molho – Enquanto a Comunidade Europeia patina, o Brasil atravessa um momento positivo.
● O advogado da esquerda herética – D’Alema – O ex-líder comunista aponta a semelhança entre o velho PT e o PCI.

♦ A capital da inovação – Iniciativa – Com duas universidades e modernos centros de pesquisa, São Carlos vira paraíso tecnológico.
♦ A nova corrida do crédito – Finanças – Os bancos privados querem buscar o terreno perdido para os rivais públicos.