sábado, 19 de junho de 2010


COPA DO MUNDO
Zebra solta ontem na Copa do Mundo. Ninguém poderia imaginar que a Alemanha perdesse para a Sérvia, nem que a Inglaterra empatasse com a Argélia. E teve coisa pior: um árbitro evidentemente despreparado para assumir tamanha responsabilidade, anulou um gol que daria a vitória ao time dos Estados Unidos contra a Eslovênia. Ele anulou um gol legítimo e meteu a mão nos americanos do norte...

DICA DO DIA
Você sabia que existe um jeito muito fácil de ser feliz? É simplificando as coisas. Sabe aquela discussão boba e sem assunto com a mulher amada? Deixe de lado. Sabe aquele problema que parece insolúvel? Deixe o tempo se acomodar, que as respostas irão fluir. Sabe aquele projeto que não deu certo? Não fique se lamentando: outros mais virão pela frente. Assim é a nossa vida. Um dia vive-se a glória, no outro nem tanto. Mas para que ficar esquentando a cabeça ou deixando que a ansiedade tome conta do seu pensamento, desperdiçando uma energia poderosa? Para que ficar martelando sobre assuntos e coisas sem futuro, insistindo em razões sem sentido ou impróprias para a nossa essência? Assim, ao acordar pela manhã, faça uma promessa: a partir de hoje, usarei a simplicidade como um grande instrumento em busca da minha felicidade. Faça isso e seja feliz! (Adonai Za noni de Medeiros)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Os cachorros de uma milionária americana herdaram R$ 21 milhões com sua morte. Gail Posner morreu aos 67 anos e deixou uma fortuna em dinheiro e uma casa para seus três cachorros. Uma outra parte da herança foi destinada para os funcionários da mansão em Miami. Eles terão acomodação e salário garantidos enquanto estiverem cuidando dos animais. Bret Carr, filho da milionária, ficou com apenas R$ 1,7 milhão. Revoltado, ele entrou na Justiça alegando que um dos assessores da mãe a forçou a deixar a maior parte do dinheiro para os cães. Uma Chihuahua chamada Conchita foi a mais agraciada com a morte da mulher. A cachorra tem colares de pérola, um closet repleto de roupas e visita spas para relaxar em seu próprio Cadillac... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS


● As queimadas, sobretudo para a colheita da cana-de-açúcar, estão entre as causas da alta concentração de ozônio no Interior do Estado de São Paulo, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De 32 regiões avaliadas no Estado, 25 estão saturadas por ozônio. Desde o início do mês, São Paulo lidera o número de focos de calor no País, segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).


● As regiões com concentração de ozônio em vias de saturação, Araraquara, Bauru, Jaú, São José do Rio Preto e Araçatuba, são as que mais colhem cana com o uso do fogo. São Paulo tem a maior área plantada com cana no País e a safra está no pico. A prática foi reduzida em Ribeirão Preto e Piracicaba, onde já prevalece a colheita mecanizada. O Estado registrou, na quinta-feira, 286 focos de queimadas, à frent e do Mato Grosso (203 focos) e de Goiás (104).


● O escritor José Saramago, único Nobel de Literatura da língua portuguesa, morreu ontem, aos 87 anos, na ilha de Lanzarote, Espanha, onde morava desde 1992, quando rompeu com Portugal por causa da censura ao romance "O Evangelho segundo Jesus Cristo". Apesar das divergências, o escritor, que fez da crítica social um dos motores de sua obra, será velado e cremado em Lis.

● Conforme o jornal O Globo, o Brasil poderá tornar mais rígidos seus sistemas de segurança nas atividades de exploração e produção de petróleo em função do vazamento, que já dura dois meses, em um dos poços da BP no Golfo do México. O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse ontem que, apesar de os sistemas de segurança adotados no Brasil, e sua fiscalização, serem bastante rígidos, novas metodologias poderão ser adotadas, caso seja necessário.

● De acordo com a rádio BandNews, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a culpa pela atual crise fiscal na Europa é da demora dos países desenvolvidos. Segundo o presidente, as principais potências esperaram muito tempo para agir.

● Um balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde mostra que o número de mortes em acidentes caiu 32% no Estado do Rio nos últimos 12 meses após a regulamentação da Lei Seca. A redução chega a ser o dobro de alguns estados e cinco vezes maior do que a média nacional, que ficam em 6,2%. No Rio foram poupadas 694 vidas, contra 2.302 no País inteiro. O ministro José Gomes Temporão disse que o Twitter que informa os locais das blitzes "não adianta nada".

● Documento aos quais a Folha de S. Paulo teve acesso comprovam que os dados fiscais utilizados no dossiê contra o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, saíram da Receita. O formato dos documentos é exclusivo da Receita, informa Leonardo Souza. Procurada desde o início da semana, a Receita Federal não se manifestou.

● O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Aldir Passarinho Júnior suspendeu inserções do PSDB que seriam transmitidas neste mês com o candidato do partido à Presidência, José Serra, como destaque. O partido havia sido feito pelo PT. O PSDB vai substituir as inserções. O ministro do TSE permitiu a troca desde que os anúncios se limitem à proposta política tucana. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Aldir Passarinho Júnior suspendeu inserções do PSDB que seria transmitidas neste mês com o candidato do partido à Presidência, José Serra como destaque. O partido havia sido feito pelo PT. Advogado afirmou que a sigla vai se defender da acusação de propaganda antecipada.

● Após reclamações de ministros, o Ministério do Planejamento resolveu tirar do ar ontem o recém-lançado Portal do Planejamento, criado para auxiliar a formulação de políticas públicas. O alvo da polêmica é a seção "reflexões críticas", que apontava a falta de resultados em programas do governo. Segundo o ministro Paulo Bernardo, seus colegas alegaram que não tinham sido chamados a discutir as críticas.

● A decisão do Tribunal Superior Eleitoral de vetar a candidatura de condenados antes da Lei da Ficha Limpa embaralhou a montagem dos palanques. No Rio, Anthony Garotinho (PR) deve desistir de candidatura ao governo. No DF, o governador Rogério Rosso (PMDB) decidiu se lançar, já que a candidatura de Joaquim Roriz corre risco.

● O reaparecimento do tipo 1 da Dengue no Estado do Rio foi confirmado ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A variante da doença estaria erradicada desde 1990, mas foi reintroduzida na região, de acordo com o ministro. O risco de disseminação, no entanto, ainda é reduzido. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o governo está atento ao problema e preparado para atacá-lo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

COPA DO MUNDO
A primeira rodada desta Copa do Mundo terminou sem artilheiros (os gols de Forlán foram marcados na 2ª partida do Uruguai) e com uma quantidade de gols desanimadora. Na história das Copas, nenhuma delas finalizou com média inferior a dois gols. Antes dos jogos de ontem as estrelas do Mundial somavam média de 1,56 gol. Só Alemanha, Coréia do Sul e Holanda tinham vencido seus adversários por dois ou mais gols de diferença. Com os gols da Argentina e do México ontem, a média subiu um pouquinho. Por outro lado, uma boa notícia: o jogo está mais “limpo”, e a Copa atual tem a menor média de cartões desde o Mundial dos EUA, em 1994. Vale destacar também que um dos nomes mais falados nesta Copa, nem está lá. É Ronaldinho Gaúcho (na caricatura), que não foi convocado por Dunga, e que poderia dar um pouco de qualidade ao ataque brasileiro.

DICA DO DIA
Muitas vezes, nesta longa jornada pela vida, criamos níveis de aceitação para as coisas. Uma dessas coisas é a nossa dor interior. Ela geralmente parece mais forte do que as dores dos outros, assim como os nossos problemas parecem mais graves do que os dos outros. Geralmente não tiramos alguns minutos para pensar na dor daqueles que vivem ao nosso lado, não parando para avaliar o seu sofrimento e os seus problemas. Afinal de contas, cada um com o seu problema. Esta visão distorcida dos fatos e acontecimentos leva ao egoísmo puro e insensato. Às vezes, nossas dores são pequenas, mas custamos a entender as dos outros. Devemos lembrar que nossas dores muitas vezes machucam, mas há outras que podem ser solucionadas num pequeno instante de otimismo. Olhar para os lados e entender a dor alheia nos mostra, em muitas ocasiões, que estamos reclamando com exagero. Quando você deixar de lado as suas dores e correr no auxílio do próximo, tal atitude lhe proporcionará sempre dias melhores e com menos dores. Pratique e seja feliz! (Adonai Zanoni de Medeiros)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um garotinho indiano de 4 anos de idade ganhou registro no livro dos recordes por fazer 1.500 flexões em 40 minutos. Ronak Vitha começou a treinar quando ainda tinha 2 anos e desde então não parou mais de fazer flexões no tempo livre.Segundo a mãe do menino, ele começou com 20 flexões em menos de uma hora e, gradualmente, foi aumentando o número em centenas. Ronak agora treina em uma academia, onde filmou as 1.500 flexões, contadas pela mãe, em 40 minutos. Os organizadores do Livro dos Recordes na Índia já fizeram o registro do pequeno notável. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Em resolução histórica, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a Lei da Ficha Limpa valerá para todos os candidatos condenados por crimes graves em órgãos colegiados, mesmo que a condenação seja anterior à sanção da lei, em 4 de junho. Com isso, todos os condenados ficam banidos das eleições. O resultado foi 6 a 1, e só Marco Aurélio Mello votou contra. O relator, ministro Arnaldo Versiani, enfatizou que a lei alcança processos em tramitação, já julgados ou sobre os quais cabe recurso. Para o TSE, o direito eleitoral deve proteger a moralidade.

● Em operação cercada de sigilo e sem avisar as autoridades estaduais, a Polícia Federal desarticulou ontem a conexão do tráfico de armas que unia as duas maiores facções de RJ e SP. A ação foi um golpe no fornecimento de uma média de 15 fuzis por mês, drogas e munição do Paraguai para Rio, baixada Fluminense, Região Serrana e São Paulo.

● Pesquisa do Ministério da Saúde mostra incidência preocupante do vírus HIV entre homossexuais masculinos: na faixa etária com mais de 18 anos, 10,5% são portadores do vírus. Na população brasileira, 0,8% dos homens de 15 a 49 anos estão infectados.

● Apesar do sinal verde da organização Mundial do Comércio (OMC) para aplicar sanções contra os EUA, por causa de subsídios ao algodão, o Brasil vai esperar até 2012. A retaliação atingiria remédios e até filmes.

● A decisão da Confederação Brasileira de Futebol de excluir o estádio do Morumbi da Copa de 2014 mudou o plano do governo do Estado para o metrô paulistano. A linha entre o aeroporto de Congonhas e o Morumbi terá novo cronograma. Passa a ser prioridade o trecho da zona norte ao centro, que passa por Pirituba e pela Pompeia, onde o Palmeiras reforma o seu estádio, opções para sede no Mundial.

● A Agência Nacional de Vigilância Sanitária inicia hoje o processo para tornar a venda de antibióticos controlada no País. A nova regra, com registro obrigatório dos dados da receita médica, vai passar a valer a partir de setembro.

● Dados da Cetesb mostram que, das 32 áreas do Estado de São Paulo avaliadas entre 2007 e 2009, apenas duas - Marília e Presidente Prudente - ainda não têm ar saturado por ozônio. Na região metropolitana, dez de 14 estados de monitoramento tiveram classificação da poluição como "severa", e as demais, como "séria". As áreas do Ibirapuera e da USP estão entre as mais problemáticas. A alta concentração de ozônio provoca tosse seca e cansaço, além de elevar o risco de morte de pessoas com doenças respiratórias.

● O poluente danifica o material genético e isso pode provocar tumor no pulmão. Diante desse quatro, São Paulo será a primeira cidade do mundo a adotar limites para a poluição do ar recomendados pela organização Mundial de Saúde. A determinação virá ainda neste ano por meio de decreto e valerá em todo o Estado, começando pela capital. O padrão deve motivar novas exigências para a concessão de licença ambiental a empresas e medidas mais extremas, como ampliação do rodízio de veículos.

● Uma professora de uma escola de Brasília foi presa depois de amarrar a amordaçar um aluno de 5 anos, hiperativo, para lhe dar um "corretivo". A cena foi testemunhada por uma funcionária, que denunciou o caso. A família não aceitou as desculpas da professora e exigiu providências legais.

● A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima que, em 2019, fontes alternativas de energia, como usinas eólicas e movi­das a bagaço de cana, deverão respon­der por 23% da demanda nacional.

quinta-feira, 17 de junho de 2010


FOTO ANTIGA
A foto é da Igreja Matriz de São Manuel, no princípio do Século XX. É para recordar, neste dia em que a cidade faz mais um aniversário!
MUITO OBRIGADO!
Quero agradecer a todos que postaram comentários neste Blog nos últimos dias, parabenizando-me pela passagem de meu aniversário. Muitos não assinaram as mensagens, por isso o agradecimento é feito por atacado... Obrigado mesmo!

PRINCESINHA DA SOROCABANA
Esse era o slogan de São Manuel, que já foi do Paraíso. Hoje a cidade está completando 140 anos de existência. Logo pela manhã fiquei feliz, ouvindo José Paulo de Andrade, jornalista da Rádio Bandeirantes de São Paulo, fazendo referências a São Manuel, que já deu um governador do Estado, Laudo Natel, e dizendo que o diretor da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão de Campinas, Rodrigo de Oliveira Neves, é daqui da terra! E existe outro são-manuelense aí pela Bandeirantes, o Cláudio Nicolini, chefe de jornalismo da Band Vale, em São José dos Campos/Taubaté! Esta terra que foi também de Adhemar de Barros, que veio pequenino de Piracicaba para cá, (também foi governador paulista), e de Tonico e Tinoco, o primeiro nascido aqui, o segundo no Bairro do Guarantã, em Pratânia, que naquele tempo pertencia a Botucatu! Coisas da nossa história que rememoramos neste dia de apagar as velinhas e acender esperanças!
COPA DO MUNDO
Pois não é que a Espanha também “espanou” ontem? Perdeu para a Suíça por 1 a 0... E olha que o selecionado espanhol é considerado dos melhores dessa Copa do Mundo... O Brasil volta a campo no domingo, às 15h30, jogando contra a Costa do Marfim... Valha-nos Deus!

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 16 de junho de 2010

□□□ São Manuel: 140 anos somente com Desfile Cívico.
□□□ IPREM pode perder dinheiro em aplicação feita em 2008.
□□□ Opinião – Dês anos de 40, Zero de indústrias.
□□□ Cursos no Lar Anália Franco.
□□□ Festejos de Corpus Christi.
□□□ Francis Hime, um show para ficar na história.
□□□ Ponto de Vista – Série Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz publica entrevista com o Mário Fernando Ferraz, antigo locutor da emissora, ex-gerente do Banco do Brasil.
□□□ Zinhelo homenageia antigos companheiros músicos, Bio e Laércio Lourenção.
□□□ Os pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo conta a história da Família Crotti.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.
□□□ Caderno Especial em homenagem aos 140 anos de São Manuel: A Festa de Corpus Christi, O Café em São Manuel, O Comércio, O Teatro Amador em São Manuel, Clube de Campo e Náutica Água Nova, Histórias da A.A. Sãomanoelense, Programa “O Clube da Sexta-feira”, são os artigos publicados nesse caderno.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 16 de junho de 2010

□□□ Copa Verão de Areia: Lojão da Economia é a campeã.
□□□ Iara Bianca é a rainha do XV Rodeio Country de Pratânia.
□□□ XV Rodeio Country de Pratânia acontece de 17 a 20 de junho.
□□□ Festa Junina “da Creche”.
□□□ Desfile em comemoração ao aniversário de São Manuel será dia 17.
□□□ Beleza & Saúde: Alergia alimentar (nutricionista Érika Pinho Fávero) /// A importância dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas empresas (fisioterapeuta Marcos Vinicius de Oliveira Neto) /// Estresse – Como nos afeta (terapeuta Everaldo Andrade).
□□□ Não vale a pena ser do bem? (artigo do professor Gaudêncio Torquato).
□□□ Coluna “Em dia com as notícias” e a crônica “Em tempos de Copa do Mundo”, ambas de autoria deste blogueiro, na página 05.
□□□ Milton Monti preside Seminário Brasileiro de Transporte Rodoviário de Cargas.
□□□ Diretoria de Turismo de São Manuel agradece aos participantes do Corpus Christi.
□□□ Corpus Christi em Pratânia – em fotos.
□□□ II Festival do Morango da Padaria Prata.
□□□ Fundo Social de São Manuel anuncia postos de arrecadação da Campanha do Agasalho 2010 e pede doação de cobertores.

DICA DO DIA
Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando numa formação em V, o bando inteiro tem um desempenho muito superior ao de uma ave que voa sozinha.
Lição nº 1: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir seus objetivos mais facilmente. Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo deixado pela ave imediatamente à sua frente. Lição nº 2: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar ajuda, assim como oferecer nossa ajuda aos outros. Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação, e outro ganso assume o lugar, voando para a posição da frente.Lição nº 3: É preciso revezar nas tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são interdependentes. Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar os da frente e aumentar a velocidade.Lição nº 4: Precisamos nos assegurar de que o nosso discurso seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho. Quando um ganso fica doente, fraco ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Acompanham-no até que ele esteja apto para voar ou até ele morrer. Só assim eles voltam à formação.Lição nº 5: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado das outras pessoas nos momentos difíceis. diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Incomodado com a quantidade de insetos no verão, um grupo de moradores da cidade de Tartu, na Estônia, organizou um campeonato de caçar mosquito.Trinta e sete homens e mulheres participaram do torneio, que consistia em capturar - vivos ou mortos - o maior número de mosquitos em um intervalo de dez minutos. Os organizadores dividiram um gramado em espaços de 3 m².Na categoria individual, o vencedor conseguiu capturar 38 mosquitos. Já na categoria de equipes, o número chegou a 81 insetos. Segundo os organizadores, o torneio também é uma forma de combater os mosquitos, um problema em Tartu. Depois do concurso, a região tinha pelo menos 400 insetos a menos. Não resolveu o problema, mas ajudou um pouquinho... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Globo, junto com o reajuste de 7,7% dos aposentados que ganham acima do mínimo, o presidente Lula sancionou, para servidores da Câmara, aumentos que vão de 15% a 38% e custarão cerca de R$ 500 milhões. Comissões da Casa aprovaram projetos recompondo valor de aposentadorias que, se virarem lei, vão onerar os cofres públicos em R$ 90 bilhões por ano.

● O Senado aprovou o Estatuto da Igualdade Racial e excluiu do texto a criação de cotas em universidades e a reserva de vagas para negros em partidos, que tinham sido aprovadas na Câmara no ano passado. Políticas afirmativas permanecem apenas como possibilidade, sem obrigação. O texto irá para sanção presidencial.

● A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, foi recebida pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, no dia em que o governo dele anunciou um projeto que aumenta a idade da aposentadoria dos franceses de 60 anos para 62 anos. Dilma foi ao encontro no carro da embaixada do Brasil e acompanhada pelo embaixador José Bustani.

● Com anel com a inscrição Jesus, Marina Silva (PV) fala em evento da Folha de S. Paulo e site do UOL. Ela disse que Lula precisa de sucessor, não de continuador.

● A política industrial deve ocupar um papel central no programa de governo do ex-governador José Serra (PSDB). É o que afirma o responsável pelo núcleo encarregado de redigir o documento, Francisco Graziano. Questionado sobre qual será o papel do BNDES e como o PSDB vê a atuação do banco na formação dos grandes conglomerados nacionais, Graziano responde: "O que vai mudar é que, na cabeça do Serra, tem de ser uma política ativa do Estado para a indústria, e o BNDES vai ter de operar essa política".

● A Polícia Federal prendeu em SP 12 pessoas acusadas de fraudar concursos para órgãos como Receita Federal, PF e OAB. Pela prova da Receita, o grupo cobrava R$ 279 mil. Contratações suspeitas de fraude estão sob investigação.

● Em novo duelo de ameaças, o Irã anunciou que vai construir mais quatro reatores para pesquisas médicas. Já os EUA ampliaram suas sanções àquele país com mais restrições a indivíduos e empresas.

● Santos quebra recorde no movimento de cargas em maio e demonstra gargalo na infraestrutura do País. O porto, por onde passam 25% do comércio exterior do País, voltou a ter congestionamentos com a retomada das exportações. Apenas em maio, movimentou 8,959 milhões de toneladas, o maior volume mensal em seus 118 anos. A previsão de 89 milhões de toneladas da Codesp para 2010 deve ser superada.

● A CBF e o comitê da Copa 2014, presididos por Ricardo Teixeira, excluíram o Morumbi do Mundial. Por enquanto, a cidade de São Paulo está fora do torneio. Segundo o dirigente, SP não ficará fora, da Copa. Em nota, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo e desafeto de Teixeira, sugeriu que o corte foi político.

● O presidente Lula sancionou o projeto aprovado no Congresso que permite implantar sistemas de vigilância eletrônica de presos por pulseiras ou tornozeleiras. O texto prevê o uso somente em presos do regime semiaberto, naqueles em saída temporária - como no Dia das Mães e no Natal - e para detidos em prisão domiciliar. A lei ainda precisa ser regulamentada.

● O governo deverá liberar, até agosto, RS 800 milhões aos aposentados que recebem mais do que um salário mínimo. O valor corresponde à diferença entre o reajuste de 6,14% que vinha sendo pago desde janeiro e o aumento de 7,72% sancionado pelo presidente Lula. A folha de benefícios de julho já será rodada com o reajuste aprovado pelo Congresso.

● Governo prorroga alíquota menor do imposto para veículos pesados como caminhões, caminhões-tratores, reboques, picapes e caminhonetes comerciais.

● A France Télécom e o grupo de mídia SFA, dono da revista de esquerda "Le Nouvel Observateur", preparam oferta de € 80 milhões por 65% do jornal "Le Monde", que enfrenta grave crise financeira.

● A Natura anuncia hoje a criação de uma nova marca para integrar o portfólio de perfumaria da empresa. A linha de produtos Amó (diversidade em tupi-guarani) terá inicialmente quatro itens.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO

1. O técnico Dunga (na foto, o homônimo) não viu maiores limitações ou problemas da seleção na vitória apertada sobre a Coreia do Norte por 2 a 1. “O Brasil fez uma boa partida, sobretudo no segundo tempo”, disse. Indagado mais de uma vez se ficou satisfeito, criticou apenas a falta de velocidade na troca de passes no primeiro tempo. E concedeu: “A gente quer sempre mais. Não se contenta com o que conseguiu”. Esse modo de ver as coisas de Dunga é que irrita o torcedor. Todo mundo viu que o time brasileiro não tem nenhuma criatividade. Depende de Kaká e quando o meia não está bem, o time não joga. Caberia nesse time, com toda certeza, Ronaldinho Gaúcho. Caberia Hernanes do São Paulo, Ganso do Santos e tantos outros que Dunga deixou para trás. De qualquer maneira, a gente continua torcendo...

2. A Copa do Mundo testa a potência dos motores da internet no mundo. Durante o primeiro dia dos jogos, mais de 12 milhões de pessoas por minuto visitaram sites atrás de conteúdo relacionado aos jogos, um recorde. A marca anterior - com 8,6 milhões de usuários - pertencia ao anúncio da vitória de Barack Obama nas eleições americanas, em novembro de 2008.

DICA DO DIA
Se você pensar um pouco verá que a lei da causa e efeito impede que se obtenha alguma coisa em troca de nada. Você sempre paga um preço por tudo aquilo que obtém. A chave é determinar o que você quer e que preço deve pagar em troca. Então, resolver se paga esse preço ou até mais, pois assim você terá ainda mais, daquilo que quer. Você pode esperar colher somente aquilo que semear. Você pode realmente esperar ser campeão sem se dedicar nos treinamentos? Você pode realmente esperar ser o melhor jogador do ano sem vir aos treinos de corpo e alma? É típico dos vencedores aceitar total responsabilidade, por tudo o que dizem e fazem. Como resultado eles são mais confiantes e sentem-se no controle. Eles entendem que com o controle de si mesmo veem a liberdade de escolha e a compreensão de que tudo é possível. Desde que esteja disposto a pagar o preço. Os vencedores escolhem suas recompensas pelos seus esforços
.(Prof. João Gualberto Neiva de Mesquita)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um chinês de Chongqing treinou sua cachorra para subir em árvores e guardar seus brinquedos nos galhos. Wu Jiang afirma que Tina pode saltar até três metros de altura para subir nos galhos. Segundo ele, a cachorra adora subir em árvores. "Comecei a treiná-la quando ela ainda tinha seis semanas de vida. Colocava seus brinquedos nas árvores para que se acostumasse", contou o chinês. Resultado: virou uma cadelinha-macaca... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A três meses da eleição, o presidente Lula sancionou o reajuste de 7,7% concedido pelo Congresso a aposentados que ganham acima do mínimo. A decisão contrariou recomendações dos ministros da área econômica, que alertaram para o impacto nas contas - o custo total chegará a R$ 8,4 bilhões por ano. "Vamos deixar os velhinhos em casa, em paz", disse Lula. Nos bastidores, sabe-se que Lula havia decidido desde o inicio manter o reajuste, mas demorou a anunciá-lo para não deixar apenas com o Congresso os ganhos políticos da medida e ajudar a candidatura da petista Dilma Rousseff ao Planalto.

● O presidente vetou o fim do fator previdenciário, que coíbe aposentadorias precoces. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, para quem o reajuste abalaria a "solidez orçamentária" do governo, agora disse que ele é possível, mas "vai doer".

● O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral, multou o PSDB em R$ 10 mil por propaganda eleitoral contra a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, num site mantido por colaboradores tucanos.

● Na Venezuela, após intervenção do governo, agências do Banco Federal amanheceram fechadas, revoltando 300 mil correntistas. O presidente do banco é acionista da Globovisión, única TV crítica a Chávez.

● Relatório do Tribunal de Contas da União, que será avaliado hoje, considera legais serviços prestados por filha do FHC ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sem dar expediente na Casa. Indicado por José Sarney ao TCU, o ministro Raimundo Carreiro também não viu problema em auxiliar de Roseana Sarney (PMDB-MA) não bater ponto. Os casos surgiram em 2009.

● A Austrália pediu que se investigue suposto suborno do Japão a países pobres para que votem a favor da caça à baleia. Segundo a acusação, publicada pelo jornal "The Sunday Times", a propina envolve até pagamento de prostitutas a delegados. O Japão nega.

● Planalto Central teve o seu mar. Pesquisadores da UnB e da USP encontram vestígios de um oceano nas áreas dos estados de Minas, Goiás e Mato Grosso.

● Os brasileiros que nos últimos anos se afastaram da sala de TV para buscar entretenimento na internet podem voltar a se acomodar no sofá. Cresce o número de fabricantes de televisores que apostam em aparelhos com acesso à rede e de provedores de conteúdo que buscam mais parcerias para disputar a audiência fora dos computadores.

terça-feira, 15 de junho de 2010


COPA DO MUNDO

Não dá para comemorar, apesar da vitória. O time de Dunga chegou a irritar em alguns momentos, principalmente no primeiro tempo. Nilmar entrou quase no final e deu dois chutes perigosos a gol. Fez muito mais do que Luís Fabiano durante o jogo inteiro. Júlio Cesar pegou duas bolas, se tanto. A terceira entrou, com o gol dos pernas-de-pau da Coreia do Norte. Mas a gente já sabia que a coisa seria complicada, porque, na verdade, temos jogadores, mas não temos treinador. Uma pena! De qualquer maneira, continuamos a torcer!

COPA DO MUNDO
O Campeonato Mundial da África do Sul está pobre. Pelo menos em termos de gols, que são a alegria do futebol. Quem sabe hoje, com o Brasil estreando frente à Coreia do Norte, esse saldo pífio de 1,6 gol por jogo não possa ser aumentado. Tomara que nossos craques consigam colocar muitas bolas na rede adversária!

DICA DO DIA
Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade. Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. Achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros voltam para casa para serem felizes. Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes. Uma busca infinda. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão, nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto. Nunca estamos satisfeitos. Mas, há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de coisas fora de nós para ter alegria, estamos fadados à decepção. A felicidade não tem nada a ver com conseguir. Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaria um inconformado. As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar e um Deus pra acreditar, seremos felizes. Então, na incerteza do amanhã, aproveite o hoje para ser feliz. (diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Na Letônia, aconteceu neste fim de semana a terceira edição de uma corrida de carregar mulheres. A competição deste ano reuniu 53 casais, que correram ladeira acima com a esposa ou parceira a tiracolo, dependuradas no pescoço principalmente. A corrida é uma brincadeira com uma expressão do país, já que em letão, "carregar ladeira acima" quer dizer satisfazer os desejos da mulher.O evento é uma versão local da tradição da Estônia, mas nesse outro país a corrida acontece num campo. Na Letônia é mais complicado, pois ele tem que correr morro acima. Dessa forma, não há santo que ajude... (adaptado de contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje se mantém ou veta o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham acima do salário mínimo, em meio a uma forte pressão que rachou o governo e aliados. Parlamentares e ministros da área social temem que o veto ao aumento aprovado pelo Congresso prejudique a campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Mas a área econômica está unida contra o aumento, que representa uma despesa anual de R$ 1,6 bilhão, além do que o governo previra no Orçamento com o reajuste de 6,14%, já autorizado. A tendência é a de que o presidente adote uma solução intermediária e decida por um reajuste de 7%. Ontem, ele disse que não vai estragar sua "relação com aposentados", mas que não fará extravagâncias em ano eleitoral.

● O senador Pedro Simon (PMDB-RS), com sua emenda que redistribui a riqueza do petróleo, favoreceu vários municípios que têm embarque e desembarque de petróleo e gás. Entre eles, estão 20 dos 24 municípios em seu estado natal, o Rio Grande do Sul, que hoje recebem receita do petróleo. O Rio, maior estado produtor, só tem 11 cidades beneficiadas. Como este blogueiro sempre diz, cada um puxa a brasa para sua sardinha...

● Tradicionais rodadas de entrevistas em eleições não terão a presença de Dilma Rousseff. Temendo gafes, sua assessoria não confirmou ida ao "Roda Viva" (IV Cultura) e ao "Espaço Aberto" (GloboNews).

● Após um mês de férias forçadas, Romeu Tuma Júnior voltou ao trabalho e foi demitido da Secretaria Nacional de Justiça pelo Planalto. Tuma é suspeito de envolvimento com um contrabandista.

● A Polícia Federal fechou ontem, em Nova Iguaçu, a maior central clandestina de TV a cabo da Baixada, com 30 mil assinantes. O serviço era de um policial civil e de um ex-agente penitenciário.

● A nova resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que assegura direitos a passageiros que tiveram problemas em voos já está em vigor. Agora, quem for afetado por atraso, cancelamento ou overbooking terá prioridade na reacomodação em voos da mesma companhia e poderá exigir reembolso integral e imediato da passagem quando seu voo tiver sido cancelado ou estiver lotado. As regras valem também para o passageiro que perder conexão por causa de atraso em voo anterior. Além disso, os passageiros deverão ter acesso a telefone e e-mail após uma hora de atraso, a alimentação adequada após duas horas e a acomodação em hotéis se o atraso superar quatro horas. A multa em caso de descumprimento varia de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

● A nova legislação sobre crimes sexuais, que pretendia ser mais rígida e definiu o atentado violento ao pudor também como estupro, tomou mais brandas as penas contra criminosos. Antes, havia condenação pelos dois crimes simultaneamente, o que poderia levar a um período de 12 a 20 anos de detenção. Com o entendimento de haver um só delito, as punições podem cair para 6 a 10 anos. Houve situações como essa em quatro Estados. No DF, a Promotoria apurou pelo menos 25 casos. Segundo o juiz Ulysses Gonçalves Júnior, a intenção pode ter sido boa, mas a redação deu margem à discussão. A deputada Maria do Rosárío (PT-RS), relatora da lei, diz que a interpretação está equivocada.

● O governo da Venezuela alegou indícios de irregularidades e interveio no Banco Federal, que tem como presidente um dos acionistas da TV Globovisión, crítica de Hugo Chávez.

● Com a crise econômica e a desvalorização do euro, os preços dos pacotes de viagem à Europa ficaram até 26% menores. O gasto médio diário dos turistas caiu para € 60 (R$132).

● O crescimento da economia brasileira pode chegar a 8,1% neste ano, segundo os economistas ouvidos pelo Banco Central no levantamento semanal Focus. A pesquisa foi feita após a divulgação dos dados do PIB no primeiro trimestre, com expansão de 9%. Na média, o mercado estima alta de 7% em 2010.

● O aumento de preços neste ano, em relação a 2009, proporcionou à Receita Federal uma arrecadação extra de tributos no valor de R$ 1,9 bilhão no primeiro quadrimestre.

● A Camargo Corrêa, cuja subsidiária Aporte administra aeroportos no Chile, na Colômbia, em Honduras e em Curaçao, se associou à construtora Andrade Gutierrez para construir e operar um novo aeroporto Internacional em São Paulo. O projeto já está pronto, mas depende de marco regulatório do governo federal para que possa ser tocado pela iniciativa privada.

● Mais profissionalizada que muitas empresas, a administração do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida decidiu investir em seu maior ativo, os romeiros que visitam a cidade para venerar a padroeira do Brasil. Para esse público, que neste ano deve superar 10 milhões de pessoas, o Santuário vai construir a Cidade do Romeiro, com investimento de R$ 60 milhões. Em um terreno de 177,6 mil m2 comprado pela Igreja, serão construídos dois hotéis, centro de convenções, lojas e restaurantes. Com o projeto equacionado, o Santuário estuda novas formas de elevar a receita.

● Relatório da FAO prevê que exigências ambientais e padrões sanitários mais rígidos vão elevar os custos da produção de carne bovina na próxima década e favorecer o consumo de carne de frango.

segunda-feira, 14 de junho de 2010


COPA DO MUNDO
A imprensa está endeusando a Alemanha por ter ganhado por 4 a 0 da Austrália. Mas a Austrália tem um grande futebol? Eu penso que não. Então... menos... Já as últimas estreias do Brasil em Copas do Mundo não foram fáceis. Nas últimas três edições, vitórias por um gol de diferença mostraram que o começo de caminhada geralmente é complicado. Mas a chance de repetir a geração do tri (última a sobrar no primeiro jogo) se apresenta ao time de Dunga neste ano. Diante da Coreia do Norte, a seleção almeja um começo mais tranquilo. Nem tanto porque a estratégia de Dunga seja de atacar o adversário. Pelo contrário, o negócio dele é defender. Mas sim, porque a Coréia do Norte também não tem nenhum futebol que amedronte... Enquanto isso, estão culpando a bola (foto) pelos frangos sofridos pelos arqueiros na Copa. Ontem aconteceu outro "penoso"...

DICA DO DIA
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. E você vai continuar do mesmo jeito... (autor desconhecido)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Entidades de proteção de animais na África do Sul estão dizendo que uma espécie de abutre tradicional da região, o abutre do Cabo, está ameaçada de extinção devido à crença local de que fumar o cérebro da ave ajuda a prever o resultado de jogos de futebol. A tradição tem suas raízes nas culturas de várias etnias sul-africanas. Acredita-se que o animal tem a capacidade de prever o futuro e que, fumando ou ingerindo seu cérebro, seja possível adquirir esse poder. O suposto conhecimento adquirido é então usado para se fazer apostas em resultados de eventos esportivos. Especialistas acreditam que a excelente visão da ave, que tem a capacidade de localizar alimentos em vastas áreas, talvez tenha contribuído para a crença de que o pássaro tenha poderes especiais.Embora não haja qualquer evidência científica para sustentar essa crença, Andre Botha, da entidade sul-africana de proteção a espécies ameaçadas, Endangered Wildlife Trust, disse que é difícil convencer as pessoas disso. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Ao discursar ontem na convenção do PT que oficializou a candidatura à Presidência de Dilma Rousseff, o presidente Lula atacou a oposição e disse esperar que seus adversários "não façam jogo rasteiro, inventando dossiês todo dia". A cúpula do PSDB vem cobrando explicações do PT sobre a elaboração de um dossiê contra seu candidato à Presidência, José Serra. Dirigentes tucanos chegaram a classificar o episódio como uma quebra do estado de direito. Na festa petista, cujo lema foi "a continuidade da mudança", Dilma acabou ofuscada pela desenvoltura do presidente no palanque e, em seu discurso, citou o nome de Lula mais de vinte vezes. Militantes do movimento de mulheres vaiaram o trecho de um dos jingles do PT, que chama Dilma de "coroa", e também exigiram que a candidata fosse chamada de presidenta.

● Agora Dilma Roussef e José Serra já são candidatos de fato e de direito.

● Em São Paulo Geraldo Alckmin volta a disputar o cargo de governador do Estado.

● A maior fraudadora da Previdência, a ex-advogada Maria Jorgina de Freitas, que causou um rombo de cerca de R$ 400 milhões na década de 90, foi solta, após 13 anos de prisão. Ela deixou a penitenciária Oscar Stevenson, em Benfica, onde cumpriu parte da pena.

● Dona de uma rede de 111 clínicas voltadas para as classes C, D e E, a dentista Carla Renata Sarni, 36, faturou R$ 120 milhões em 2009. A Sorridents, que já atendeu mais de 1 milhão de pacientes, nasceu em 1995 com uma cadeira de dentista alugada na zona leste de São Paulo. A clientela paga em até 12 meses.

● Os passaportes comuns emitidos pela Polícia Federal terão, a partir de dezembro, um chip eletrônico, tecnologia já adotada por países da União Europeia e Estados Unidos. O documento será mais seguro que o atual e vai armazenar mais dados. O passaporte com chip vai custar quase o dobro para a PF. O Ministério da Justiça confirmou que a taxa de emissão aumentará.

● A qualidade do fornecimento de energia elétrica piorou em 2009 com o aumento de apagões em todo o País. Dados da Aneel mostram que, pela primeira vez desde a privatização, o número de horas em que os consumidores ficaram sem luz superou o limite estabelecido. O tempo médio subiu de 16,63 para 18,70 horas. As empresas atribuem o resultado ao clima.

● O Brasil terá de longe o mais rápido crescimento da produção agrícola no mundo nos próximos dez anos, com expansão superior a 40%, o dobro da média mundial, comparado ao período 2007/9, segundo relatório de perspectivas agrícolas que a Agência para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicarão amanhã.


● O País se firmará como grande celeiro do mundo, segundo as projeções de produção, consumo, estoque, comércio e preços para 2010/19 analisadas no estudo, ao qual o jornal Valor Econômico teve acesso. Nesse período, a FAO e a OCDE esperam maior crescimento econômico global, com aumento da demanda e do comércio, além de preços elevados para os produtos agrícolas no médio prazo.

● Em Votorantim, no interior de São Paulo, presas fazem o primeiro programa de TV numa prisão. Criado para ressocializar, o TV Cela fez das detentas celebridades nos presídios.

domingo, 13 de junho de 2010


COPA DO MUNDO
Levar um “frango” é o pior que pode acontecer com um goleiro. Levar um “frango” num jogo de Copa do Mundo e pior que tudo. É um drama. Ontem o goleiro Robert Green foi o grande responsável pelo empate na estreia da seleção inglesa, porém, não positivamente, e sim pelo 'frango' que levou no jogo contra os Estados Unidos. Pelo lado brasileiro todos estão confiantes em nosso goleiro titular, Júlio Cesar, que parece estar totalmente recuperado da contusão que sofreu num desses amistosos ridículos agendados pelos comandantes da seleção brasileira. O Brasil estreia no dia 15, terça-feira, jogando contra a Coréia do Norte.

DICA DO DIA
Todos os dias a vida coloca à nossa frente obstáculos a serem ultrapassados. Algumas vezes somos vencidos ou somos traídos pela nossa má preparação, pelo elemento surpresa ou pela falta de sintonia com os fatos, o que nos deixam de cabeça baixa e com muita reflexão no ar. Mas é importante entender que cada passo equivocado em direção ao sucesso é uma preparação a mais para a conquista de um horizonte bem maior do que sonhamos. Aprendemos muito através das lágrimas e do suor. Aprendemos também que, na virtude da vida, temos que reconhecer primeiro nossos erros, para depois fortalecermos os nossos acertos. Conquiste o seu sonho dourado de felicidade, superando a si mesmo com muita garra, com muita fé e com forte determinação.
(Adonai Zanoni de Medeiros)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Cerca de 250 estudantes se reuniram na nova arena de um time de hóquei nos Estados Unidos para uma descarga coletiva nos vasos sanitários. Os jovens foram convocados para testar os novos vasos sanitários da arena do time Pittsburgh Penguins, na quinta-feira, em Pittsburgh, estado da Pensilvânia (EUA). Os engenheiros queriam testar a capacidade máxima do sistema hidráulico do estádio e chamaram os estudantes para colaborar na ação. As bombas funcionaram perfeitamente ao mesmo tempo, e os estudantes batizaram a ação de “a grande descarga”. Não parece ser coisa séria... Mas é... (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo! O episódio que conto hoje, em trecho de meu livro “Caderno de Notas”, traz uma recordação dolorosa para os brasileiros apreciadores do futebol. Mas, é um fato e não há como furgir-se dele, a não ser torcendo para que o Brasil ganhe esta Copa do Mundo que está sendo disputada na Ádrica do Sul. Boa leitura!
Gildo Sanches

O nosso Time dos Sonhos
Aconteceu em 16 de julho de 1950. Foi nesse dia que a seleção brasileira de futebol, dirigida pelo treinador Flávio Costa, disputou o título mundial contra o Uruguai, no Maracanã. O time brasileiro parecia tão melhor que o uruguaio que ninguém acreditava fosse possível perder aquele jogo, perder a Taça do Mundo. Mas o Brasil perdeu.
Nosso time era muito bom. Havia a majestade de Danilo Alvim, a elegância de Bauer, a bravura de Chico e as incríveis jogadas de Zizinho, Ademir e Jair, que aqueceram os corações dos brasileiros naquele junho friorento. Era — para plagiar algo atual — um Time dos Sonhos dos brasileiros. Um sonho que durou só 15 dias.
Registra a história que Flávio Costa era um homem confuso até a terceira partida do Brasil na Copa. Escalara um time na estréia, quando vencemos o México por 4 a 0 e hesitava entre utilizar a sua "diagonal" ou o sistema "WM", que aprendera com Dori Kruschner.
Houve contratempos. Tesourinha e Rodrigues, considerados os ponteiros titulares, contundiram-se e não se recuperaram a tempo de atuar na Copa. Zizinho teve uma distensão muscular que o forçou a ficar de fora nos dois primeiros jogos. E Flávio Costa ainda enfrentava a pressão dos cariocas de um lado e dos paulistas de outro, para que ele escalasse este ou aquele jogador. Uma dureza...
Mas, na terceira partida, Zizinho entrou em campo, o Brasil venceu a competente Iugoslávia por 2 a 0, o time se classificou para a final, o treinador se definiu, e surgiu o Time dos Sonhos! Seguiram-se duas espetaculares vitórias que levaram o País inteiro ao delírio. Primeiro, 7 a 1 sobre a Suécia. Depois, 6 a 1 contra a Espanha dos famosos Zarra, Basora e Gainza. E fomos para a final, festejando carnavalescamente o título, ao som de "Eu fui às touradas em Madri, pararatimbum... bum... bum! - tudo em clima de "já ganhou"...
Primeiro, o chute enviesado de Friaça, a alegria. Depois, o empate saindo dos pés de Schiaffino e, para desespero geral, o gol de Ghiggia... Aí, viu-se a taça nas mãos do lendário Obdulio Varela, o choro da equipe brasileira, o silêncio impressionante das 200 mil pessoas que lotavam o Maracanã. Era o fim...
Ainda há os que se perguntam o que teria realmente acontecido com a equipe brasileira. O tempo ensinou que nem o Time dos Sonhos dos brasileiros era imbatível, e que nem o time uruguaio, na época tido como modesto, era tão modesto assim. Tinha também seus gênios.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● As empresas de cartão de crédito e débito já criaram mais de 50 tarifas que são cobradas aos clientes no país pelos seus serviços. Segundo o Ministério da Justiça, o número de taxas, que muitas vezes confundem o consumidor pela falta de clareza, é bem superior às 31 tarifas aplicadas pelos bancos, cuja carteira de serviços é bem mais ampla. Sob pressão dos órgãos de defesa do consumidor e do governo, as operadoras de cartão já admitem reduzir à metade o total de tarifas cobradas, além de buscar a padronização dos nomes,

● O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, diz que o setor é dos que mais recebem reclamações, concentrando 36% de todas as queixas feitas pelos consumidores. Entre os problemas, ele destaca a dupla tarifação dos cartões: "É ilegal o consumidor pagar duas vezes pelo mesmo serviço".

● Com as candidaturas oficializadas, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) mostram visões distintas sobre políticas fiscal e econômica.

● São Paulo será a primeira cidade do mundo a atacar os limites para poluição do ar recomendados pela Organização Mundial de Saúde. O padrão será mais rígido que o atual, de 1990. Além de novos requisitos para empresas obterem licenças ambientais, serão aplicadas medidas extremas, como a ampliação do rodízio de veículos, quando o índice estiver crítico.

● Do Jornal do Brasil, edição de hoje: “Em entrevista a Mauro Santayana, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) critica a forma como seus conterrâneos fazem política. Para o autor da sugestão de transferir à União a responsabilidade pela compensação aos estados pela redução do repasse dos royalties do petróleo - uma alteração na Emenda Ibsen -"é preciso acabar com o maniqueísmo do Sul". Simon também elogiou o ex-presidente Itamar Franco”.

PRINCIPAIS DESTAQUES DAS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

□□□ Para sair do empate - O inédito equilíbrio nas pesquisas acirra a disputa entre Serra e Dilma.
□□□ Marina Silva: ela pode não ser apenas a miss simpatia.
□□□ Verdades e mitos sobre o que decide as eleições presidenciais.
□□□ Crescer 9% - Por que a China pode e o Brasil não.
□□□ Carta ao Leitor - Corações e mentes.
□□□ Com a realização das convenções partidárias, foi dada a largada oficial para a disputa da Presidência do Brasil, ocupada nos últimos sete anos e meio por Luiz Inácio Lula da Silva.
□□□ Entrevista - Dilma Rousseff - A candidata do PT diz que se foi o tempo de apreensão dos mercados com eleições presidenciais no Brasil e garante que se vencer o pleito vai manter a inflação sob controle.
□□□ Irã - As sanções são aprovadas.
□□□ Maílson da Nóbrega: A prioridade invertida.
□□□ A sociedade deve optar pelas crianças ou pelos idosos? Reposta óbvia: pelos dois. Os idosos, de qualquer nível social, merecem uma velhice decente, sejam os que se prepararam para a aposentadoria, sejam os que, sem condições de fazê-lo, recebem uma renda mínima do Estado.

Época

□□□ Como afastar os jovens das drogas - Uma pesquisa inédita mostra que as famílias não sabem onde buscar ajuda. O que funciona para prevenir – ou superar – o drama.
□□□ Em quem votarão os novos eleitores.
□□□ Em contexto - O que o crescimento do PIB revela sobre o Brasil.
□□□ A Receita Federal na campanha presidencial.
□□□ Eleições - O substituto do financiador Marcos Valério.
□□□ Diplomacia - Por que o Brasil e EUA não se entedem sobre o Irã.
□□□ Pré-sal - A votação começou mal. E ainda pode piorar.
□□□ São Paulo - A queda do homem forte de Gilberto Kassab.
□□□ Energia - As pressões sofridas pelo juiz que critica Belo Monte.
□□□ Meio ambiente - O país pode crescer e ainda reduzir emissões.
□□□ Época debate - Como melhorar a saúde no Brasil.

ISTOÉ

□□□ Chegamos à era do videofone - O lançamento do novo celular iPhone, que permite chamadas com imagens, realiza um antigo sonho dos usuários e pode mudar para sempre a maneira como nos comunicamos.
□□□ Brasil - Fernando Pimentel não disputa o governo mineiro e perde poder na campanha de Dilma.
□□□ Eleições 2010 - Candidatos já voaram tanto em campanha que poderiam ter dado sete voltas na Terra.
□□□ Entrevista: Iara Lee - “Queremos um navio do Brasil em Gaza”.
□□□ Semana- Alerta Nuclear - Ministério Público Federal investiga existência de problemas de segurança na usina de Angra 3, cuja construção acaba de ser liberada.

CartaCapital

□□□ Do que o Brasil precisa? Escrevem e falam: Marcelo Odebrecht, Marco Maciel, Jorge Furtado, Delfim Netto, Marcos de Oliveira, Luiz Alberto Moniz Bandeira, Luiz Gonzaga Belluzo, Juca de Oliveira, Maria Fernanda Coelho, Dagmar Garroux, José Vicente, Mino Carta, Walter Fanganiello Maierovitch, Dom Dimas Lara Barbosa, João Pedro Stedile, Marcio Alemão, Sócrates e MV Bill.
□□□ O suposto dossiê, bastidores - Novos detalhes do confuso factóide.
□□□ Qualquer semelhança entre o texugo da piada e a elite brasileira é mera coincidência. Por Mino Carta.
□□□ Tijolos e sonhos - Podemos triplicar o financiamento imobiliário em meia década, diz a presidente da Caixa.
□□□ Embolorada justiça - Além de lenta, ela é covarde em relação aos poderosos. Por Wálter Fanganiello Maierovitch.
□□□ Marcos Coimbra decifra as tendências eleitorais em VOX POPULI.
□□□ O desafio energético - A retomada dos projetos hídricos é um alento. Por Antonio Delfim Netto.