sábado, 3 de julho de 2010

COPA DO MUNDO
Tínhamos a melhor defesa do Mundial até ontem. Duas falhas inexplicáveis, de marcação e de comunicação, tomamos dois gols e perdemos para a Holanda, que não jogou nadica de nada no primeiro tempo, e que depois, graças ao descontrole de nossos jogadores, conseguiu jogar melhor e vencer a partida. Curioso que o descontrole veio do vestiário. O time estava ganhando por um a zero e não havia razão alguma para o comportamento nervoso do time de Dunga. Aí está: o time de Dunga!!! Como disse o Datena ontem na TV Bandeirantes, passamos quatro anos treinando um treinador para a seleção... Parece piada, mas é verdade. Dunga jamais treinou nenhum time, nem mesmo o da esquina da casa dele... E olha que venho escrevendo aqui no Blog e dizendo isso nos comentários que faço diariamente na Rádio Clube de São Manuel, há muito tempo! Aliás, todos os brasileiros, com raríssimas exceções, tinham a mesma opinião. Só Dunga é que se julgava o todo poderoso, a ponto de insistir na escalação do brutamontes Felipe Melo. Dunga não teve capacidade de liderar, de comandar quando as coisas estavam indo pro brejo. E deu no que deu... (a laranja, para lembrar a Holanda...)

DICA DO DIA
"Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defuntovirá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores! Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Nunca julgue. Apenas compreenda". (recebi por e-mail do amigo Odair Laerte Rosseto, o Piau)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Fã da série Star Wars desde 1977, quando tinha cinco anos, Peter Hygate deu mais uma prova do seu amor à saga. Deu o nome de dois personagens a suas filhas. O inglês batizou Emily Rose Princesa Leia e Bethany Violet Skywalker. Outra loucura cometida por Peter Hygate foi em seu casamento. Enquanto o casal se encaminhava para o altar, a música de fundo era o tema de Star Wars. Conhecendo o fanático Hygate, não é de se espantar caso seu próximo filho, se menino, se chame Darth Vader. (contaoutra.com.br)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Comentário de O Globo, hoje: “A seleção brasileira deu adeus ontem de forma melancólica à Copa. A exemplo de 2006, foi eliminada nas quartas de final, ao perder para a Holanda por 2 a 1, em Port Elizabeth. Em seu melhor primeiro tempo do Mundial, abriu 1 a 0, com belo gol de Robinho, mas desperdiçou todas as chances de aumentar a vantagem e liquidar a partida. No segundo tempo, um gol contra de Felipe Melo, em falha com Júlio César, aos 8 minutos, mudou tudo. O time se desequilibrou, à imagem de seu comandante, Dunga, que esmurrava a armação de ferro do banco de reservas, em desespero. Símbolo do descontrole, Felipe Melo foi expulso ao pisar em Robben e acabou com qualquer chance de reação. O time pôs fim ao sonho do hexa colérico, sem brilho e sem representar o autêntico futebol brasileiro. Com a cara de Dunga”.

● Manchete do “Correio Braziliense” de hoje: "Chega. De Dunga, de Felipe Melo, de jogo feio, de destempero, de Jabulani, de vuvuzela, de sofrer e de não ser Brasil".

● A volta de Luiz Felipe Scolari ao cargo de técnico da seleção para a Copa de 2014 é dada como favas contadas dentro da CBF. Treinador vitorioso, que sabe tirar o máximo dos craques, com rigor, mas também educação, Filipão é visto como a pessoa capaz de levar o Brasil ao hexa, por ser um meio termo entre a passividade de Parreira em 2006 e os impulsos ditatoriais de Dunga. "A Copa que não posso perder é a de 2014, no Brasil", já afirmou, algumas vezes, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, candidato à presidência da Fifa.

● A média mensal de gastos com publicidade do governo federal duplicou no primeiro semestre na comparação com iguais períodos de 2007, 2008 e 2009.O incremento desses gastos é uma manobra para fazer frente às restrições do ano eleitoral, relata Rubens Valente. Houve um movimento similar em 2006.

● Material do Legacy envolvido no acidente com o avião da Gol que deixou 154 mortos voltou à dona do jato sem a Justiça autorizar. A devolução prejudica eventuais novas perícias.

● O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou “recuperar” as ações da TV opositora Globovisión cujos donos, Nelson Mezerhane e Guilhermo Zuloaga, estão foragidos. Chávez afirmou que intervirá em empresas de Mezerhane para recuperar o dinheiro que ele teria levado de banco de sua propriedade e que sofreu intervenção.

● Condenada em 2008 por improbidade, por contratar funcionários fantasmas e reter o pagamento de assessores, a deputada estadual Isaura Lemos (PDT-GO) ganhou liminar no STF permitindo a participação na eleição deste ano. A decisão, do ministro Antônio Dias Toffoli, segue a brecha aberta para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) Toffoli questiona a constitucionalidade da nova lei.

● Na última semana para a homologação das seleções, conforme a exigência da legislação eleitoral, 20 órgãos públicos garantiram a nomeação de novos servidores. Há possibilidade de novas publicações hoje. No DF, o Cespe divulgou ontem o resultado final do certame para a Polícia Militar, com 1,5 mil vagas.

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 02 de julho de 2010

□□□ Vereadores enviam queixa do IPREM à Promotoria.
□□□ Jogos Regionais serão em Lins neste ano.
□□□ Acompanhe as solicitações de seus vereadores apresentadas e aprovadas na Sessão do dia 28 de junho.
□□□ Prorrogadas as inscrições para o concurso Miss e Mister São Manuel 2010.
□□□ Obras de urbanização na entrada de acesso às COHABs I e II.
□□□ Governo do Estado pode repassar R$ 15 mil para Fundo Social de São Manuel.
□□□ Zapparoli quer diminuição de velocidade no trecho urbano da rodovia Mal. Rondon.
□□□ Servidores do ensino devem tomar vacina contra a gripe suína.
□□□ “Viagem Literária” realizada em Pratânia.
□□□ Acidente de carro tira vida do cantor sertanejo Eli Silva.
□□□ Pedágios estão 5,21% mais caros.
□□□ Programa "Show da Clube" discute problemas do estupro.
□□□ Empinar pipas durante as férias escolares amplia riscos de desligamentos de energia.
□□□ Ponto de Vista – Série Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz publica entrevista com Dalton Antonio Torres da Silva, antigo locutor da emissora, ex-funcionário do Banespa (aposentado), e hoje diretor de Construtorres Material de Construção, empresa de seu irmão Durval.
□□□ Os Pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo conta a história da família Biondo.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 03 de julho de 2010

□□□ Jogos Regionais: Pratânia participa dos 54º Jogos Regionais em Lins.
□□□ Crianças da zona rural de Pratânia madrugam, enfrentam frio e escuridão para poder estudar – tema de matéria da TV Tem.
□□□ Pratânia perde um de seus filhos ilustres: faleceu em Belo Horizonte Genésio Baptiston, que foi farmacêutico em Pratânia. Homem público preocupado com o bem estar de todos, nasceu em Botucatu e veio depois para Pratânia. Foi vereador e chegou a ser prefeito de São Manuel (à época Pratânia era distrito), em 1946.
□□□ Com apoio de Milton Monti UNESP inaugura novo Pronto-Socorro.
□□□ II Passeio de Fisketeiros.
□□□ Beleza & Saúde: Obesidade Infantil – fatores que contribuem (Terapeuta Everaldo Andrade) /// Anemia ferropriva em crianças (nutricionista Érika Pinho Fávero) /// Artrose do Joelho – Parte I (fisioterapeuta Marcos Vinicius de Oliveira Neto) ///.
□□□ De olho nas contas (artigo do professor Gaudêncio Torquato).
□□□ Pedágios ficam mais caros no Estado de São Paulo.
□□□ Começam inscrições para o Bolsa Atleta.
□□□ Coluna “Em dia com as notícias” e a crônica “Os inaceitáveis erros de arbitragem no futebol”, ambas de autoria deste blogueiro, na página 05.
□□□ Câmara Municipal de Pratânia entra em recesso com pauta desobstruída.
□□□ Matérias apresentadas pelos vereadores em 28 de junho de 2010.
□□□ Encarregada dos Transportes presta informações à Câmara.
□□□ Unicamp cria pé de café que já nasce descafeinado.
□□□ VII Arraiá do IMES reúne multidão em Aparecida de São Manuel.
□□□ Prefeitura de S. Manuel irá substituir iluminação na vicinal Tarcílio Baroni.
□□□ Praça 15 de Agosto de Aparecida de São Manuel recebe moderna iluminação.
□□□ Fundo Social de São Manuel distribui lençóis e fronhas para o hospital.
□□□ Campeonato Varzeano de Pratânia começa neste domingo.

sexta-feira, 2 de julho de 2010


COPA DO MUNDO
Como dizia meu professor de Latim nos tempos de Ginásio, “alea jacta est” (a sorte está lançada). Hoje, na Copa do Mundo da África do Sul, o time brasileiro lança sua sorte enfrentando a Holanda, que, no meu modo de ver, tem resultados bons nos últimos tempos, jogadores bons também, mas não supera o Brasil. Temos bons jogadores – por vezes com pouca vontade – mas os temos. Temos cinco títulos mundiais, participamos de todos os certames realizados até hoje e, apesar de termos um treinador teimoso – como aliás são todos os outros – ele granjeou 69% de aprovação dos torcedores, segundo o DataFolha. Então, que venham os holandeses!!!

DICA DO DIA
Conceito básico: marketing pessoal é marketing de imagem. Aceita, porém, a premissa de que imagem é a projeção de individualidade, de verdade, de identidade diferenciada, cuja descoberta e realização duram a extensão de uma existência. Uma sugestão: crie uma metáfora para você. Sua metáfora lhe permitirá saber, e dizer – em menos de cinco palavras – quem você é e o que tem a oferecer. Além de ser sua expressão, seu conceito, ela será inspiradora e lhe dará respostas em momentos de escolha e decisões...Outra coisa: no mundo do marketing, sorte é um elemento catalisador que decorre do magnetismo criado por um querer muito forte. De uma vontade firme, capaz de motivar e de fazer sacrifícios para levar adiante seus planos... Por isso, somente quem é capaz de se sacrificar por um objetivo, para cumprir uma meta, cria poder pessoal, energia e sorte. (texto de Lúcia de Bidart no livro "Marketing Pessoal")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Criado hambúrguer de cobra na Indonésia. Sim, é verdade, o tal cobrúrguer existe na Indonésia. É um fato já conhecido que em cada país os pratos e lanches ocidentais mais conhecidos são adaptados segundo as preferências culturais daquele povo. É a conhecida culinária adaptada resumida pelo provérbio "Quem não tem cão, caça como gato". Neste caso em específico, nós temos hambúrgueres feitos de cobras, mais precisamente de najas, naquele país longínquo... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O Brasil na Copa do Mundo é o assunto que toma conta de todos hoje. Temos o antes e o depois do jogo. Que o depois seja de comemorações para os brasileiros!

● Notícia de hoje do jornal O Globo diz que, com o forte aquecimento da economia do País e o real valorizado, as importações bateram recorde fazendo a balança comercial registrar no primeiro semestre um tombo de 43,7% no superávit, em relação ao mesmo período do ano passado. A diferença entre exportações e importações de janeiro a junho caiu para US$ 7,8 bilhões, ante US$ 13,9 bilhões no primeiro semestre de 2009, no pior saldo comercial desde 2002.

● Liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, abriu brecha para contornar a Lei da Ficha Limpa. Ele suspendeu condenação em 2ª instância de Heráclito Fortes (DEM-PI), permitindo que o senador se mantenha candidato até julgamento do mérito do recurso.

● O presidenciável José Serra (PSDB), único a comparecer ao debate promovido pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA), criticou o financiamento público do MST. "Muitos assentamentos são mantidos por cestas básicas, o que é uma ironia", disse. Mais descontraído do que o habitual, ele "aconselhou" o seu vice, Índio da Costa, que estava na plateia, a ter cuidado com eventuais amantes: "Tem que ser uma coisa discreta".

● Datafolha mostra tucano com 39% e petista com 38%; Marina Silva, do PV, está com 10% das intenções de voto. José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) permanecem empatados na corrida presidencial, mostra o Datafolha. Como a diferença está na margem de erro da pesquisa - de dois pontos percentuais -, há empate técnico entre Serra e Dilma. Marina Silva (PV) está com 10%.


● Para o levantamento, foram entrevistados 2.658 eleitores ontem e anteontem em todo o país. Em maio, Serra e Dilma tinham 37% cada um. Marina, 12%. A exposição do tucano no mês passado levou à manutenção do cenário -50% afirmaram ter visto propaganda de Serra. Em maio, foram 29%.

● Outras pesquisas do Datafolha mostram que tanto o presidente do Brasil quanto o técnico da seleção brasileira, alcançaram popularidade recorde nas suas gestões. O governo de Lula é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros; eram 76% na pesquisa anterior. Dunga é aprovado por 69% dos entrevistados, salto de 20 pontos ante seu índice em maio.

● O Ideb, Índice do governo que define o desempenho de alunos em português e matemática, mostrou melhoria significativa nos primeiros anos do ensino fundamental de 2005 a 2009. O ritmo do avanço, porém, não se repetiu no nível médio. O progresso ainda é insuficiente para superar o patamar de 1995, quando o MEC começou a avaliar a educação básica.

● O governo brasileiro pediu à Suíça que classifique como criminal bloqueio administrativo de US$ 13 milhões de Fernando Sarney. Pela primeira vez, o empresário admitiu ter dinheiro lá. Advogado afirmou que a origem é licita.

● Em clima eleitoral, as centrais sindicais começam a pressionar Congresso e governo para garantir um salário mínimo de R$ 570 em 2011. O assunto está em discussão na Comissão de Orçamento. O Ministério do Planejamento propõe elevar o mínimo de R$ 510 para R$ 535,91.

● Cientistas identificaram, em mais de mil idosos, variações genéticas capazes de prever, com 77% de acerto, se uma pessoa vai viver mais de 100 anos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010


COPA DO MUNDO
Diego Maradona tem um longo histórico contra a Alemanha, sua rival nas quartas da Copa. O hoje técnico argentino soma duas finais de Mundial contra a seleção germânica, com um título e uma derrota marcante. Após perder de forma traumática em 1990, o ex-meia acusou a máfia de ter prejudicado a sua equipe. Maradona viveu o seu grande momento no futebol ante Alemanha, em 1986, quando ele foi campeão. Em 1990, Maradona sofreu a decepção da queda na final, e até hoje não se conforma com o árbitro. “Eu havia prometido à minha filha Dalma que voltaria com a Copa do Mundo, mas aí teria de explicar algo muito difícil, feio e doloroso; que no futebol havia a máfia. Uma máfia que é capaz de cobrar um pênalti que não existe e não dar um que foi”, disse Maradona, em declaração publicada La Nacion. A bronca é pelo lance que decidiu o Mundial disputado na Itália. No fim do jogo, o árbitro mexicano Edgardo Codesal deu um pênalti polêmico de Sensini em Völler. Brehme cobrou e garantiu o terceiro título mundial à Alemanha. (Foto de Maradona discutindo com o árbitro)

DICA DO DIA
Olhe para trás! Veja os obstáculos que você já superou. Veja quanto você já aprendeu nesta vida e quanto já cresceu.Olhe para frente! Não fique parado, levante-se quando tropeçar e cair. Estabeleça metas, tenhas planos e prossiga com firmeza.Olhe para dentro! Conheça seu coração e analise seus projetos. Mantenha puro os seus sentimentos. Não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração.Olhe para o lado! Socorra quem precisa de você. Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.Olhe para baixo! Não pise em ninguém... Perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las.Olhe para cima! Há forças maiores do que você, que mantém o mundo girando e as estrelas no céu, por mais que tudo possa parecer caótico... (diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um monge budista pode pegar um ano de prisão por filmar secretamente centenas de mulheres que se despiam durante uma celebração no templo de Phnom Penh, no Camboja. Net Khai, de 37 anos, foi preso por espionar as mulheres que o procuravam para serem abençoadas e participavam de rituais em que tinham de tomar banho sem roupas. O homem ainda é acusado de pornografia por divulgar suas filmagens. Uma testemunha que teve acesso aos vídeos denunciou o monge. “Ele filmava as mulheres desde 2008, quando começou a ser procurado por mulheres que só queriam sua benção”, disse um oficial da polícia ao tabloide “The Sun”. Monge sacana esse... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Contrariando a orientação da equipe econômica e cedendo aos apelos da ala política do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu autorizar o uso do FGTS para comprar ações da Petrobras na nova capitalização da estatal. A avaliação é a de que a permissão que favorece os trabalhadores pode dar dividendos eleitorais. Quem já tem FGTS Petrobras agora pode comprar novas ações usando até 30% do seu saldo. Foi a segunda derrota da ala econômica no mesmo mês: ela defendia o veto ao aumento dos aposentados. Com incertezas em relação à capitalização, as ações da Petrobras já caíram 25% no ano.

● Apesar de 74% dos acionistas da Portugal Telecom terem aprovado a oferta da Telefónica espanhola para comprar a Vivo por € 7,15 bi, o governo português vetou o negócio. A Vivo é a maior operadora móvel do Brasil.

● O PSDB cedeu à pressão do DEM e aceitou o nome imposto por seu principal aliado para vice na chapa presidencial de José Serra. O escolhido foi o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), de 39 anos, com quem Serra só se encontrou uma vez, durante o jogo Brasil e Coreia do Norte. A indicação de Índio, homologada na convenção do DEM, é uma vitória do ex-prefeito Cesar Maia e de seu filho, deputado Rodrigo Maia, presidente do partido. Índio foi subprefeito e secretário municipal em gestões de César. Os Maia rejeitavam a indicação do senador tucano Álvaro Dias para vice. Sem argumentos depois que o irmão de Dias, no Paraná, se coligou ao PT, o PSDB cedeu para garantir a aliança e o tempo de TV.

● Os poderosos argumentos do governo ainda são desconhecidos, mas devem ter sido convincentes. Em 24 horas, o PSC e o senador Osmar Dias (PDT-PR) mudaram de lado e trocaram José Serra por Dilma Rousseff. Irmão de Álvaro Dias, até então cotado para vice de Serra, Osmar Dias se relançou ao governo do Paraná na aliança de Dilma. O PSC traiu acordo com o PSDB e anunciou apoio à chapa petista

● Com ataques à imprensa e ao Judiciário, acusados por ele de dificultarem sua candidatura, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) anunciou ontem que desistiu de voltar ao cargo nas eleições deste ano. Beneficiado por liminar do TSE, que suspendeu a decisão do TRE de torná-lo inelegível, Garotinho se lançou candidato a deputado federal. O pouco tempo na TV e a falta de dinheiro, disse, também pesaram.

● O Banco Central elevou a previsão de crescimento da economia em 2010 de 5,8% a 7,3% - acima das estimativas feitas pelo mercado e pelo Ministério da Fazenda. A projeção de inflação também subiu, para até 5,4%. Parte do mercado financeiro interpretou as projeções do Relatório Trimestral de Inflação como sinal de que os juros básicos seguirão em alta. Espera-se taxa de 12% em dezembro. Hoje, é de 10,25% ao ano.

● A Fundação Nelson Mandela, ONG ligada ao ex-presidente sul-africano, vê risco de violência contra estrangeiros na fase final da Copa do Mundo. Refugiados do Zimbábue dizem sofrer ameaças de gangues em favelas. A Fifa anunciou que os jogos das quartas de final serão usados como "plataforma contra discriminação".

● O premiê italiano Silvio Berlusconi passou dois dias no Brasil em reuniões com empresários e com o presidente Lula. Mesmo assim, teve tempo para conhecer seis garotas em festa privê, em um hotel de São Paulo. Contratada por R$ 2 mil, dançarina apresentou a "dança do poste".

● Relatório da ONU divulgado ontem mostra que tem aumentado o número de mulheres brasileiras entre as 140 mil vítimas de tráfico para exploração sexual na Europa. A América do Sul exporta 13% desse total.

● Um estudo da Coppe premiado pela ONU propõe que, 130 mil litros de óleo de soja gerados anualmente por bares e restaurantes de Copacabana sejam transformados em biodiesel numa usina no bairro.

● A Japan Airlines (JAL) vai suspender por tempo indeterminado seus dois voos semanais entre São Paulo e Tóquio. A medida é parte da reestruturação da companhia, que enfrenta grave crise financeira. O último voo decola em 27 de setembro.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

COPA DO MUNDO
Felizmente, depois de tanta reclamação, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se pronunciou a respeito dos recentes erros de arbitragem nas partidas entre México e Argentina e Alemanha e Inglaterra, válidas pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O dirigente admitiu que o uso da tecnologia a serviço da arbitragem deverá ser rediscutido em julho, em uma reunião em Cardiff, no País de Gales. Disse o chefe da Fifa que “é óbvio que depois do que vivemos até agora seria um absurdo não reabrir a discussão sobre o uso da tecnologia. A princípio, só vamos voltar a discutir o uso [da tecnologia] na linha do gol. O futebol é um jogo dinâmico e, no momento em que há uma discussão se a bola entrou ou não, se houve ou não oportunidade de gol, você dá a possibilidade de uma equipe pedir replays uma, duas vezes, como no tênis. Para situações como no jogo do México, nem precisa de tecnologia”, analisou. Já é um começo. Outra boa notícia é que a Copa do Mundo pode virar uma Copa América, com tantos sul-americanos classificados para as quartas de final (foto do Google).

DICA DO DIA
Um certo pensamento pode nos ocorrer de vez quando: “não seria maravilhoso se não tivéssemos nenhum problema?”. Puro engano!...Somos designados a resolver problemas e a encontrar novas maneiras de fazer as coisas. Os problemas são uma parte inerente ao universo e nos obrigam a aprender, a experimentar e a superar nossas desvantagens.
Os cães não são grandes solucionadores de problemas. Um cão consegue as coisas de uma maneira mais fácil; um porco, então, leva uma vida mais tranqüila. Mas quem quer ser um porco?
O detalhe mais incrível em ser humano é que você experimenta muito mais coisas. Você pode criar algo do nada. Porcos não compõem música. Cães não montam empresas.
Por isso, o “pacote turístico” que acompanha a viagem de um ser humano envolve problemas, mas também significa ter a chance de amar, de rir, de chorar, de tentar, de se levantar e cair, e de se levantar novamente.
O pensador otimista diz que um problema é simplesmente uma oportunidade para aprender. Isso pode até soar como um velho clichê, mas existe uma grande dose de bom senso nessa filosofia e os bebês e as crianças tendem a viver por meio dela.
Bebês com 10 meses de idade vêem tudo como um desafio: a chance de fazer novos barulhos, a oportunidade de aprender a pegar e atirar coisas, o divertimento em jogar longe o que estão comendo... Para eles, a vida é uma fascinante jornada de descobertas. As crianças se atiram na vida com um lindo entusiasmo descuidado – seja “voando” de bicicleta, correndo por escadas ou subindo e descendo de árvores!
Se você parar um pouco para pensar nisso, vai perceber que alguns dos maiores desafios que já encarou ocorreram nos seus primeiros anos de vida, quando enfrentava os problemas de andar, falar, correr e assim por diante. E o que é melhor: você superou isso!
Mas, de alguma maneira, esses corajosos usuários de fraldas podem se transformar em adultos tão medrosos e tímidos que até mesmo as menores tarefas passam a ser encaradas como monstros indomáveis...
Em poucas palavras: os problemas existem e exigem um esforço extra de todos nós. E como Horácio disse: ‘A adversidade revela o gênio, a prosperidade o oculta’. Pense nisso. (texto de Andrew Matthews no livro "Seja Feliz")


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Aranhas servidas de diferentes formas são a atração para quem visita uma cidade no nordeste do Camboja. Aranhas fritas ou mergulhadas em vinho de arroz (usadas como medicamento) atraem viajantes que passam por Skun, na província de Kampong Cham. Os moradores locais preparam as aranhas na hora. Ao chegar, os clientes ainda podem vê-las "passeando" pelo corpo de mulheres e crianças antes de virarem refeição ou medicamento. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Globo, a situação das contas públicas se deteriorou drasticamente em maio. O superávit primário — economia para pagar juros da dívida — de todo o setor público despencou de R$ 19,7 bilhões em abril para R$ 1,4 bilhão no mês passado. O pior desempenho foi da União, que teve déficit de R$ 1,431 bilhão, o maior em 18 anos para o mês.

● Segundo a TV Brasil, os comerciais de TV, rádio, internet e mídia impressa deverão dizer se os produtos contêm muito açúcar e a consequência do excesso no consumo, como a obesidade e cárie. O alerta também será feito para alimentos com muita gordura ou sódio, que podem aumentar o risco de diabetes, doença do coração ou pressão alta.

● Candidata do Planalto, Dilma Rousseff propôs zerar impostos sobre investimentos – que Lula aumentou. José Serra disse que o BC tem de estar afinado com a equipe econômica, mas que não tirará a autonomia do órgão.

● Na véspera da Convenção Nacional do DEM, seu principal aliado, o PSDB buscava ontem uma saída para salvar a aliança. Os tucanos resistiam à ideia de rever a indicação do senador Álvaro Dias (PR) para vice do candidato José Serra. O DEM insistia que o cargo ficasse com um nome do partido, mas estava disposto a ceder. Depois de dois dias de discussões, PSDB e DEM conseguiram avançar apenas na direção de um acordo mínimo. A aliança entre os dois partidos está praticamente selada e será anunciada durante a convenção, que ocorre hoje, em Brasília.

● O Conselho Federal de Medicina vai limitar viagens de médicos para congressos com despesas pagas pela indústria farmacêutica, relata Cláudia Collucci. Estará liberado só quem der palestras ou cursos nos eventos. O presidente do CFM, Roberto D' Ávila, afirma que a decisão é um caminho sem volta. Se não houver acordo com os laboratórios, ela virá em forma de resolução. Segundo D'Ávila, a ideia é criar regras transparentes. Estudos mostram que, ao oferecerem favores, determinadas indústrias obtêm vantagens na prescrição de produtos. Médicos concordam em evitar abusos, mas temem prejuízos à atualização profissional.

● O custo anual da burocracia para as empresas brasileiras, calculado pela Fiesp (federação das indústrias paulistas), é de aproximadamente R$ 46,3 bilhões, relata Fernando Canzian. Boa parte do gasto se destina a demandas tributárias dos governos federais, estaduais e municipais. Para a Fiesp, o PIB per capita do país poderia crescer 17% com simplificações.

● O Tribunal de Contas da União fixará em R$ 199 a tarifa máxima a ser cobrada aos passageiros do trem-bala no trajeto entre Rio e São Paulo. Vencerá a concorrência para construção e operação quem oferecer a menor tarifa. O relatório de análise dos estudos de viabilidade do projeto, de R$ 30 bilhões, será votado hoje pelo TCU. Uma das principais propostas que serão analisadas proíbe que o vencedor peça aumento de tarifa se o número de passageiros for menor do que o esperado.

● Achado sangue no carro e no sítio do goleiro Bruno do Flamengo. Ele é suspeito do desaparecimento de uma amante. Foi afastado das atividades do Clube pela Presidência rubro-negra.

● As passagens de ônibus interestaduais ficam 2,13% mais caras amanhã. Na comparação de preços, viajar de Brasília para Belo Horizonte ou para o Rio de Janeiro é mais barato por avião do que por terra.

terça-feira, 29 de junho de 2010


COPA DO MUNDO
Ontem foi diferente, o Brasil engarrafou o time do Chile e fizemos 3 a 0, que nas atuais circunstâncias, é uma goleada mesmo. E perdemos outras oportunidades também. A entrada de Ramires – coisa que todo mundo vinha pedindo há tempos – no lugar dos brutamontes Felipe Melo, deu nova movimentação à seleção brasileira. Pena que ele, Ramires, não possa atuar na sexta-feira contra Holanda, por causa do cartão amarelo. Mas Kaká e Robinho melhoraram ontem e vão jogar. Temos condições de ganhar desse time da Holanda, que é bom, mas que nem se assemelha à antiga laranja mecânica que eles tinham na década de 70. E nós temos os melhores zagueiros do mundo, Lúcio e Juan (foto). Então, ainda que retorne o Felipe Melo, vamos torcer!

DICA DO DIA
Nossa vida pode ser encarada com um jogo de golfe. Cada buraco conquistado é um objetivo alcançado. Cada tacada em direção ao buraco é uma decisão que tomamos. Podemos acertar o buraco logo na primeira tacada, ou então damos varias tacadas até conquistar cada buraco. Mas como saber que tacada daremos, qual taco usaremos, que técnica colocaremos em prática? Para decidir tudo isso, devemos ter paciência e escolher com sabedoria, pois uma decisão precipitada pode nos levar a bola ao banco de areia ou à floresta, e então precisaremos de várias tacadas para voltar ao caminho certo. Em nossa vida é da mesma forma. Temos que ser prudentes, não podemos deixar de ir em busca de nossos objetivos, passo a passo, com sabedoria e paciência. E nunca devemos nos contentar apenas com a primeira conquista e, logo em seguida, permanecer acomodados. Temos que continuar buscando nossos projetos, nosso sonhos, por mais absurdos que nos pareçam num primeiro momento. Mesmo que você esteja algumas tacadas atrás de seu oponente, isto não é motivo para desanimar. Tire força das adversidades para continuar. (autoria de Hércules F. Santos)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Uma tartaruga de cinco centímetros que estava enjaulada tumultuou um voo em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA). A dona do animal, uma menina de 10 anos, e suas irmãs, foram retiradas do avião. Carley Helm foi avisada pelas aeromoças de que não poderia voar com Neytiri (nome da tartaruguinha) e teria que se livrar do animal. A menina foi retirada do vôo durante uma conexão. Ela argumentou que os funcionários de embarque estavam cientes da presença da tartaruga. Chateada, a garota colocou Neytiri sobre um recipiente de lixo do saguão do aeroporto e voltou para seu assento, aos prantos. Annie, 13, e Rebecca, 22, irmãs da jovem, ficaram desoladas com a situação. Já em casa, elas comunicaram o pai, que pediu para um funcionário do aeroporto recolhesse a tartaruga até que ele pudesse ir buscá-la. Parece brincadeira, mas é sério... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A uma semana do começo oficial da campanha, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio rejeitou ontem recurso do ex-governador Anthony Garotinho e, por unanimidade, o manteve inelegível por três anos, a contar das eleições de 2008, por abuso de poder econômico. Na mesma decisão, o TRE determinou o afastamento imediato de Rosinha Garotinho e do vice dela da prefeitura de Campos. O presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim, irmão de Garotinho, assumirá o cargo até a realização de novas eleições. Garotinho, que pretende disputar o governo do Rio pelo PR - o prazo legal para a realização de convenções acaba amanhã -, já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a suspensão da decisão do TRE.

● Quatro dias depois da visita a Washington do presidente russo, Dmitri Medvedev, durante a qual ele saiu para comer hambúrguer com Barack Obama, o governo americano anunciou a prisão de dez pessoas acusadas de atuarem como espiões da Rússia nos EUA.

● Em cena que chocou o México, o candidato a governador Rodolfo Torre e seis assessores foram mortos numa estrada; o ataque foi atribuído a cartéis de drogas.

● Aliança com o PMDB faz o PT ocupar pela 1ª vez o maior espaço no horário eleitoral dos candidatos à Presidência. A ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT ao Planalto, ficará com 40% do tempo de TV destinado à propaganda eleitoral dos candidatos à Presidência, que começa em 17 de agosto. A fatia é 35% superior à que o tucano José Serra terá no horário gratuito. Trata-se de fato inédito na história do PT - o partido não ocupou o maior espaço na TV em nenhuma das cinco eleições presidenciais que já disputou: O predomínio se deu porque os petistas e seus aliados, principalmente o PMDB, elegeram mais deputados federais. Caso o DEM não confirme amanhã sua aliança com os tucanos, Dilma terá o dobro do tempo de Serra.

● A chuva que voltou a atingir parte do Nordeste causou a morte de mais duas pessoas, elevando para 54 o total de mortos nos temporais em Pernambuco e Alagoas. Ambas viviam em Pernambuco, onde fortes chuvas já deixaram 20 vítimas. Renata Bezerra da Silva, 2, foi soterrada num deslizamento em Recife, e Leonilson Ferreira da Silva, 34, foi arrastado por uma enxurrada em Gameleira. Nos dois Estados, existem mais de 156 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

● Por 5 votos a 4, a Suprema Corte dos EUA decidiu que o direito de ter e portar armas de fogo para legitima defesa é garantido em todo o país e não pode ser restringido por leis de Estados ou municípios. O caso dividiu o tribunal entre conservadores, a maioria, e liberais.

● Funcionários em greve na USP desde 5 de maio fecharam as portas da creche central da universidade, local que recebe 180 crianças. O bloqueio foi uma reação ao registro de faltas para os grevistas, não confirmado pela reitoria.

● Está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado uma proposta de emenda constitucional que ressuscita a aposentadoria integral para juízes, procuradores e defensores públicos. O privilégio foi derrubado pela reforma da Previdência em 2003. De autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB), a PEC diz que, pela Constituição, os juízes não podem ter os “subsídios e proventos" reduzidos. Essa interpretação foi considerada um artifício por parlamentares e especialistas. Uma emenda já acatada pelo relator Marconi Perillo (PSDB) também garante o valor integral aos delegados de polícia.

● O presidente Lula admitiu publicamente ontem, pela primeira vez, seu desejo de ocupar algum cargo na área internacional após deixar o governo. "Quero levar adiante os esforços feitos pelo meu governo no sentido de criar um mundo multilateral e multipolar, livre da fome e da pobreza", disse em artigo divulgado pelo site do jornal britânico Financial Times.

● Um supercomputador recém-adquirido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) trará avanços na capacidade de estudos climáticos no país. A máquina, de R$ 50 milhões, vai funcionar ainda este ano.

● A ONU vai investir US$ 5 milhões num projeto de descontaminação do agente laranja no Vietnã. O herbicida usado pelos EUA para destruir a vegetação na guerra contra os vietcongues causa mortes e doenças graves ainda hoje.

● Ao descobrir que a filha estava com leucemia, Flávia Guimarães montou um blog. O espaço virtual tornou-se um diário da família e permitiu uma intensa troca de experiências com internautas. A interatividade pode ser uma poderosa aliada para lidar com situações graves como um problema de saúde.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COPA DO MUNDO
Erros de arbitragem em futebol são comuns. Mas, erros de arbitragens em jogos da Copa do Mundo, no meu modo de ver, são inaceitáveis. Ontem o árbitro de Alemanha e Inglaterra não deu um gol legítimo dos ingleses – a bola entrou quase meio metro no arco alemão – e prejudicou seriamente o time da Inglaterra. O bandeirinha não viu o lance direito. No jogo da tarde entre Argentina e México, o primeiro gol de Tevez foi marcado em claríssimo impedimento, que o bandeirinha também não percebeu e o árbitro validou. E os “velhinhos” da FIFA não se tocam! Teimam em não utilizar a tecnologia moderna, de rápidos vídeos repetidos, para confirmar essas escorregadas homéricas dos donos do jogo, os homens de preto. Assim, convenhamos, não dá... Esperemos que hoje, no jogo entre Brasil e Chile, os mediadores também não durmam em serviço...

DICA DO DIA
Suponhamos que você se encontre tão desanimado que não tenha mais esperança de transformar seus limões em limonadas. Nesse caso, ainda há duas razões pelas quais você deve, pelo menos, tentar... A primeira: pode ser que você tenha êxito. A segunda: mesmo que não tenha êxito, a simples tentativa de transformar o seu mínimo em máximo fará com que você olhe para frente, em vez de olhar para trás. Fará com que você substitua seus pensamentos negativos por pensamentos positivos. Despertará as suas energias criadoras, fazendo com que você fique ocupado, que não tenha tempo nem vontade de lamentar o que já ficou para trás, o que já passou para sempre. Certa ocasião, um violinista de fama mundial estava se apresentando num concerto em Paris, quando uma das cordas de seu violino subitamente se partiu. Ele não se perturbou e terminou a melodia com apenas três cordas. Assim é a vida: se uma corda se parte, continue apenas com as três restantes... Lembre-se sempre: a coisa mais importante da vida não é capitalizar sobre os nossos ganhos. Qualquer idiota pode fazer isso. O que é realmente importante é tirar proveito das nossas perdas. Isso requer inteligência e constitui a diferença entre um homem sensato e um tolo. (texto de Dale Carnegie no livro "Como evitar preocupações e começar a viver")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Uma fã incondicional do festival de música de Glastonbury, que acontece desde a última quinta-feira (24) na Inglaterra, teve que dar uma pausa nos shows para dar à luz seu primeiro filho. Segundo informações do tabloide britânico Daily Mail, Victoria Iremonger, de 30 anos, percebeu que estava prestes a entrar em trabalho de parto quando chegou ao local do festival na quarta-feira, véspera do primeiro dia de shows. Ela foi então ao centro médico instalado no local e os médicos confirmaram que a bolsa havia rompido e ela poderia parir a qualquer momento. Segundo o jornal, Victoria queria dar à luz ali mesmo, no festival, mas os médicos a convenceram a ir até um hospital da região. Reuben, primeiro filho de Victoria, nasceu na manhã de quinta-feira no hospital Yeovil. A mamãe não perdeu tempo e voltou ao festival no dia seguinte, com o bebê no colo. Ao Daily Mail, ela disse que dar à luz durante o festival foi uma experiência incrível. - Nunca imaginei que isso fosse acontecer, mas é um ótimo começo para o festival. Isso valeu meu final de semana. Reuben parece estar curtindo seu primeiro Glastonbury. Eu venho a este festival há 12 anos, então é algo incrível... como um sonho. Victoria explicou ao jornal que a previsão era de que o bebê não nascesse antes do dia 11 de julho. Apesar disso, ela afirma que vai curtir o festival até o último show. Junto com o bebê... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Dados do Portal do Planejamento mostram que o número de pessoas atingidas por enchentes e alagamentos praticamente triplicou entre 2007 e 2009. Nesse período, as vítimas das chuvas aumentaram de 1,3 milhão para mais de 3 milhões. O total de municípios afetados subiu de 176 para 620. No portal, retirado do ar há uma semana, uma avaliação criticava a ação "reativa" da Defesa Civil e alertava que as inundações não são causadas só por fatores climáticos, mas principalmente por falhas institucionais. Ontem, voltou a chover forte em cidades de Alagoas e Pernambuco e a Defesa Civil fez alerta para que as pessoas saiam de casa.

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, representantes dos países do G-20 reunidos no Canadá comprometeram-se ontem a reduzir seus déficits pela metade até 2013. O texto também fala em trajetória descendente do endividamento em relação ao PIB até 2016. Para analistas, o acordo representa vitória da Europa, que defendeu metas concretas, em oposição a representantes dos EUA e do Brasil.

● Irregularidades apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) levaram a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) a suspender as obras de expansão nos campi da Baixada Santista e de Diadema. Segundo a universidade, uma comissão está investigando indícios de fraudes e reavaliando convênios e contratos firmados.

● Folha e UOL promovem em 18 de agosto, às 10h30, um debate eleitoral inédito, ao vivo, transmitido pela internet. Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) debaterão por duas horas e meia. O sinal será aberto para outros portais transmitirem.

● Barqueiros, lavradores e comerciantes vítimas do regime militar aguardam até hoje as indenizações da Comissão de Anistia. Os processos são tão lentos que alguns morrem antes, de velhice.

● O diretor da CIA, Leon Panetta, surpreendeu a comunidade internacional ao afirmar que o Irã já teria urânio para produzir duas bombas nucleares até 2012. Em entrevista à rede de TV ABC, ontem, ele disse que este prazo é suficiente para que o país enriqueça o urânio e construa um sistema de lançamento.

● A Embraer quer aproveitar a grave crise que atinge os Estados Unidos para crescer com ajuda de dinheiro do contribuinte americano. A empresa pediu isenção de impostos na captação de US$ 27,8 milhões em empréstimos para bancar a construção de sua fábrica de jatinhos na Flórida, dentro de um plano do governo americano para recuperar a economia.

● A Petrobras consegue esperar até setembro para fazer a capitalização, mas não mais do que isso. Sem o dinheiro da oferta pública de ações e sem frear investimentos, a estatal poderá perder a condição de grau de investimento no fim do terceiro trimestre. Os analistas fazem as contas para entender como a empresa poderá investir R$ 88,5 bilhões em 2010 mesmo tendo encerrado dezembro com R$ 29 bilhões disponíveis e previsão de geração operacional de caixa, após pagamento de dividendos, de R$ 39 bilhões.

● O governo espera a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso para ingressar com ações na Justiça contra a indústria do tabaco. O texto da lei diz que a União tomará medidas judiciais cabíveis para o ressarcimento das despesas do SUS com o tratamento de usuários de fumo. A expectativa é que a cobrança atinja bilhões de reais.

● O uso exagerado de aparelhos eletrônicos e da internet não é mais preocupação exclusiva de países como Estados Unidos ou Japão. O Brasil, ao mesmo tempo em que busca caminhos para reduzir a exclusão digital, começa a lidar com um novo problema: o vício tecnológico. Em São Paulo, o Hospital das Clínicas criou o Centro de Estudos de Dependência da Internet. O local atendeu mais de 200 pessoas até agora e a procura não para de crescer. Cidades como Rio de Janeiro e Porto Alegre também começam a se mexer. A compulsão faz vítimas como o empresário Jarbas Eduardo Leite, que perdeu três empregos porque não conseguia se desconectar da internet.

domingo, 27 de junho de 2010

COPA DO MUNDO
Começaram as oitavas de final da Copa do Mundo na África do Sul. Agora os jogos não podem terminar empatados, pois são eliminatórios. Se nenhum time vencer no tempo regulamentar, haverá prorrogação e se nem aí se definir o vencedor, haverá cobrança de pênaltis. Ontem o Uruguai venceu por 2 a 1 a Coréia do Sul e Gana ganhou dos Estados Unidos pelo mesmo placar, só que na prorrogação. Hoje teremos duas grandes partidas: às 11 horas jogam Alemanha contra a Inglaterra, e às 15h30 a Argentina enfrenta o México. Os jogos serão transmitidos ao vivo para o mundo inteiro. Os brasileiros estarão a postos, desde cedo!

DICA DO DIA
As palavras às vezes cortam como uma faca e de maneira irrefletida ferimos os outros, mesmo se os amamos, sem que haja retorno. Conscientes disso é que em muitos dos casos, nos calamos, quando tudo o que pensamos e sentimos nos queima por dentro. Essas coisas são os não ditos das relações e da vida. As palavras que não dizemos, mas não enterramos também, estão sempre entre nosso coração e nossa garganta e nos ferem interiormente. São opções que fazemos, seja para não machucar outras pessoas, seja, simplesmente, pela falta de coragem de sermos nós, inteiros e límpidos. A comunicação é a base de todo relacionamento saudável. Pessoas que se amam, quer seja na amizade, no amor ou nas relações familiares, devem estar prontas para ser quem são, para perdoar e receber perdão. Não nos calaríamos tanto se soubéssemos que o outro nos ouviria com a alma, nos entenderia e continuaria a nos amar, apesar de tudo. Mas as pessoas, por mais maduras que pareçam, nem sempre estão prontas para ouvir as verdades, se essas forem doloridas. Assim são criadas as relações superficiais, onde pensamos tanto e falamos de menos, onde sentimos e sufocamos. Nos falta um pouco de humildade para aceitar nossa imperfeição, aceitar que o outro possa não gostar de algo em nós e ter o direito de dizê-lo. Nos falta a ousadia de sermos nós, sem essa máscara que nos torna bonitos por fora e doentes por dentro. A comunicação na boa hora, com as palavras escolhidas e certas, consertaria muitos relacionamentos, sararia muitas almas, tornaria as pessoas mais verdadeiras e mais bonitas. Sabemos que as pessoas nos amam quando nos conhecem profundamente, intimamente e continuam nos amando. Quando com elas temos a liberdade e coragem de dizer: isso eu sinto, isso eu sou. (Letícia Thompson)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. Não é o caso do americano Christopher Bishop, de 43 anos. Ele foi atropelado pelo próprio cão. Com a picape engatada, Bishop dava aquela averiguada embaixo da caranga, quando seu bulldog, Tassy, pulou para dentro do veículo e conseguiu empurrar o câmbio para marcha ré. O homem conseguiu escapar sem ferimentos e a tempo de segurar o carro para que não acontecesse outro acidente. Tassy, como castigo, ficará sem biscoitos por uma semana. Vai aprender a não meter o nariz aonde não é chamado... (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo! Você já usou sua havaiana hoje? Penso que sim, pois acho que todo mundo tem a sua sandália havaiana. Veja nesta crônica, publicada recentemente pelo jornal O PRATIANO, a história dessa fantástica sandália de dedos. Boa leitura!
Gildo Sanches

AS FAMOSAS HAVAIANAS DO BRASIL

Na semana passada comprei um novo par de sandálias Havaianas. Diferente da que tinha já há anos, mais reforçada, um novo modelo, mas sem perder aquela característica de um calçado simples, confortável, fácil de usar. Muita gente não sabe, mas as Havaianas são produto de uma antiga empresa brasileira, a Alpargatas, nome de um calçado que eu usei muito quando adolescente, feito de lona, com solado de corda. Era barato e confortável.
Coincidentemente, vi reportagem na internet sobre essa marca. Hoje em dia as Havaianas viraram moda no mundo inteiro. Por isso a Alpargatas resolveu lançar-se numa nova empreitada, qual seja, a de repetir o sucesso comercial do chinelo de dedo com os tênis Havaianas. Eles serão bem coloridos e manterão na sola e na palmilha a mesma borracha dos chinelos.
No mês passado, a empresa enviou à Europa os pares de estreia da sua linha de calçados fechados que inclui os tênis, batizada de Soul Collection. Além dos modelos de cano baixo e alto, há uma sapatilha e o bom e velho sapato de lona, as antigas alpargatas, em nova versão, com borracha no lugar da palmilha de corda.
Os novos tênis e sapatos Havaianas estarão disponíveis no Brasil a partir de maio, com preços entre 50 e 75 reais. Eles serão vendidos na loja-conceito da marca em São Paulo até o fim do ano, quando a distribuição se estenderá às 82 franquias do País. No ano que vem, devem chegar aos Estados Unidos.
Com o lançamento dos sapatos fechados no exterior, a Havaianas caminha para se consolidar como grife internacional. Sua lista de produtos inclui, além dos chinelos de borracha, bolsas de lona, toalhas de algodão e meias. Essas últimas foram feitas para países gélidos, como Ucrânia e Canadá.
Todos os itens da marca Havaianas são produzidos no Brasil. As sandálias são fabricadas em Campina Grande, na Paraíba, e respondem por 80% do mercado de chinelos de borracha no País. Elas representam ainda metade do faturamento de 2,4 bilhões de reais do grupo, que conta também com as marcas Topper, Mizuno, Rainha, Dupé e Timberland.
Em 1999, quando as exportações em massa tiveram início, apenas 1,3% das sandálias seguia para outros países. No ano passado, 13% dos 190 milhões de pares que deixaram a fábrica tiveram como destino o mercado externo. Os chinelos de borracha estão presentes em oitenta países, sendo que os principais compradores são Austrália, Filipinas, Argentina, Estados Unidos, França, Itália e Espanha.
Há nove anos a Alpargatas começou a arquitetar sua estratégia para vender as sandálias no mercado internacional. Depois de enfrentar uma crise no fim da década de 80, a empresa decidiu ampliar a linha, que por 32 anos se ancorou em um único modelo, aquele da palmilha branca com solado e tiras da mesma cor.
Surgiram os novos modelos, como este que estou calçando, e as Havaianas conseguiram fazer do "Made in Brazil" um sinônimo de qualidade. No caso das sandálias, associa-se o produto ao clima tropical e ao estereótipo dos brasileiros sempre divertidos e descontraídos. Embora qualquer país pudesse fazer um chinelo de borracha parecido, a marca brasileira conseguiu ser reconhecida como original. Um produto brasileiro ganhando o mundo!


COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Condenações e envolvimento em escândalos são esquecidos pelos principais candidatos à Presidência, na hora de formar suas alianças. De olho no potencial de votos dos aliados e em mais tempo na propaganda gratuita, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) optam pelo pragmatismo eleitoral.

● Depois de ressuscitar a Telebrás para gerir o Plano Nacional de Banda Larga, o governo Lula estuda parceria com a Oi para lançar um satélite brasileiro de uso militar e comercial. O custo do projeto é estimado em R$ 710 milhões, informam Elvira Lobato e Valdo Cruz. A proposta foi apresentada a Lula pelos acionistas controladores da tele, e o presidente gostou da ideia. Segundo assessores presidenciais, a parceria é vantajosa diante do custo elevado. Além disso, dizem eles, um satélite de uso exclusivo da União ficaria ocioso, e a Oi tem a simpatia do Planalto por ser brasileira. O país não tem satélite de controle totalmente nacional. Sua construção é defendida por militares e órgãos que cuidam de dados sigilosos, como a Receita.

● Escolas e prédios públicos cedidos para abrigar famílias que perderam suas casas em Alagoas se tornaram favelas de teto único. Sem privacidade, desabrigados delimitam territórios com carteiras escolares, lençóis e lonas plásticas. A enchente em Alagoas e Pernambuco matou 51 pessoas; 150 mil deixaram suas casas.

● Indenizações a perseguidos políticos já pagas ou aprovadas pela Comissão da Anistia, no valor de ao menos R$ 4 bilhões, poderão ser revistas para baixo pelo Tribunal de Contas da União, informa a repórter Marta Salomon. São alvo da representação do Ministério Público, por ora, 9.371 benefícios já concedidos. A proposta só deixa de lado indenizações em parcela única, de R$ 100 mil no máximo.

● O volume de compras do País no exterior em maio superou em 5% o pico de julho de 2008. De janeiro a maio, ante igual período de 2009 (auge da crise), a alta é de 41,5%. A “invasão de importados” é provocada pelo crescimento da economia em ritmo chinês e pelo câmbio forte.

● A Fifa diz que o veto ao estádio veio da CBF e garante que a abertura da Copa 2014 será em São Paulo.

● Homenagens póstumas, velórios e testamentos virtuais. A rede se tornou uma espécie de memorial aos mortos queridos. Em alguns casos, parentes e amigos mantêm ativo o perfil da pessoa em redes sociais, transformando o espaço em um verdadeiro mausoléu, em que o luto pode ser compartilhado. Até a identidade e o paradeiro de assassinos já foram descobertos nessa troca de informações. Também já é possível fazer velório pela web e nomear os herdeiros que administrarão seu espólio na internet.

● Longa espera e ineficiência na oferta de serviço são alguns dos problemas enfrentados diariamente por aqueles que dependem de convênio médico. Muitas vezes, a única saída é pagar pelo atendimento.

PRINCIPAIS DESTAQUES DAS GRANDES REVISTAS SEMANAIS

Veja

♦♦♦ A Síndrome do Fofão - Aja antes que os filhos completem 10 anos. Depois é quase impossível vencer a obesidade.
♦♦♦ Flagelo das chuvas - Uma torrente de água e incompetência destruiu cidades do Nordeste.
♦♦♦ Entrevista - Marina Silva - Para crescer sem poluir - A candidata do PV à Presidência da República defende incentivos financeiros em troca de um bom comportamento ambiental e diz que se sente discriminada por ser evangélica.
♦♦♦ Mailson da Nóbrega - Lula, os pobres e a carga tributária.
♦♦♦ Holofote - Os ovos dentro da galinha.
♦♦♦ PF na cola de Serra, Dilma e Marina.
♦♦♦ José Serra define o candidato a vice em sua chapa: será o tucano Álvaro Dias, senador pelo Paraná. Com isso, espera arrebanhar até 2 milhões de votos a mais.
♦♦♦ STJ - Corte proíbe desconto de funcionários públicos grevistas
Greve ou férias?
♦♦♦ Um grupo de especialistas acaba de formular um conjunto de propostas bem práticas para melhorar o ensino no Brasil. O objetivo do documento, que será entregue aos candidatos à Presidência, é tornar o debate menos ideológico - e mais racional.

Época

♦♦♦ O dom da fúria - O que nos faz perder o controle. E como usar a raiva a nosso favor. Por que às vezes perdemos o controle, como Dunga. E como usar a raiva de forma positiva.
♦♦♦ Cheias do Nordeste - As causas da tragédia e o drama das vítimas.
♦♦♦ O avanço de Dilma - Líder, ela agora aposta na classe média emergente.
♦♦♦ Época Debate - os gargalos da saúde no Brasil.
♦♦♦ Diagrama - o uso das drogas entre universitários.
♦♦♦ Nossa Política - Por que Alckmin se tornou crucial para Serra?
♦♦♦ Entrevista: Pastor Sóstenes Apolos da Silva - O líder religioso da candidata Marina Silva explica por que ela se opõe ao casamento gay e ao aborto.
♦♦♦ A trava dos impostos - Uma nova pesquisa mostra que a carga tributária é o fator que mais atrapalha os negócios no país.
♦♦♦ Entrevista : José Goldemberg - Para o físico, ao defender o direito nuclear do Irã, Lula deixa a porta aberta para fazer a bomba.

ISTOÉ


♦♦♦ Milagres contemporâneos - As recentes histórias de brasileiros que superaram doenças desafiam a ciência e a medicina e são tratadas pelo Vaticano como prova da intervenção divina.
♦♦♦ Chuvas e descaso transformam o Nordeste em Haiti.
♦♦♦ Entrevista - José Gomes Temporão - “Nosso modelo da saúde não funciona” - O ministro reconhece que os hospitais públicos não atendem às necessidades da população e estão tomados por corporações.
♦♦♦ Semana - 22% dos estudantes do país podem se viciar em álcool
♦♦♦ Drogas: são os universitários os maiores usuários de substancias tóxicas (ilícitas e lícitas) no País.
♦♦♦ Último minuto
♦♦♦ A campanha de Dilma Rousseff não jogou a toalha em relação ao apoio formal do PP. Na quinta-feira 24, entrou em campo o ex-ministro José Dirceu, cada vez mais influente na campanha do PT.
♦♦♦ O ministro da Educação, Fernando Haddad, prepara anúncio importante para esta quinta-feira 1º. Há quem diga que se trata de um balanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 que mede a proeficiência em português e matemática e teria apresentado uma evolução significativa. A meta do MEC é a tingir o índice de 6,0 em 2022, contra 4,2 em 2007.
♦♦♦ O presidente Lula reúne-se na terça-feira 29, em São Paulo, com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. O encontro acontecerá na Fiesp, e será acompanhado de um fórum de empresários dos dois países.
♦♦♦ TCU bateu o martelo - Na quarta-feira 23, o Tribunal de Contas da União (TCU) multou em R$ 15 mil o ex-ministro de comunicação de Lula, Luiz Gushiken. A mesma sanção foi aplicada ao braço direito dele na Secom, Marcus Flora. A denúncia de gastos sem controle de propaganda oficial surgiu no rastro da CPI dos correios, em 2002. Há tempos a dupla tentava provar inocência aos ministros do TCU. Pelo que se vê, não conseguiram.
♦♦♦ Segurança – Trabalho extra - É uma norma da Fifa: a segurança dos torcedores dentro dos estádios deve ser feita por empresas privadas.
♦♦♦ Brasil - Como o mundo vê os nossos candidatos - Dilma, Serra e Marina são garantia de continuidade aos olhos da comunidade internacional. Especialistas não preveem rupturas que possam mudar o rumo do Brasil. ♦♦♦ Está dando errado
A estratégia de apostar nos programas de tevê e nas alianças regionais fracassou. Agora, o PSDB busca um novo discurso e tenta emplacar o senador Álvaro Dias (PR) como vice.
♦♦♦ A torre das Donzelas - Como era a vida de Dilma Rousseff na masmorra circular que abrigava presas políticas durante o regime militar no presídio Tiradentes.

CartaCapital

♦♦♦ Os donos da bola - Havelange, Blatter e Teixeira não resistiriam a uma Lei da ficha Limpa.
♦♦♦ O futebol à beira da falência, no Brasil e no mundo.
♦♦♦ Cartaverde Nº 3 - Uma análise das opções energéticas do Brasil
♦♦♦ Entrevista: José Sergio Gabrielli, da Petrobrás.
♦♦♦ Código florestal: Por que o comunista Aldo Rebelo está em pé de guerra com os ambientalistas.
♦♦♦ Transgênicos: O arroz LL deve ou não ser liberado?
♦♦♦ A semana - A opinião de CartaCapital sobre os assuntos do momento
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse desconfiar da última pesquisa Ibope, feita sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, que apontou a candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente do tucano José Serra: 40% a 35% ou 38,2% a 32,3% a depender se a simulação inclui ou não os presidenciáveis “nanicos”.
♦♦♦ Ricardo Lewandovski - O presidente do TSE elogia a Lei da Ficha Limpa e defende que as campanhas eleitorais comecem mais cedo.
♦♦♦ Há demanda para tanto aço? - Até 2016 a indústria nacional de siderurgia pode produzir 77 milhões de toneladas.
♦♦♦ No Espírito de Lamarca - O capitão Sousa desafia o Exército com suas idéias de esquerda.
♦♦♦ Um Brasil no Oriente? - Há muitas analogias entre o crescimento da Ancara como potência regional no Oriente Médio e o de Brasília na América do Sul.
♦♦♦ Delfim Netto - Faz a análise crítica da economia, em sextante.
♦♦♦ Marcos Coimbra - decifra as tendências eleitorais Vox Populi.
♦♦♦ Editorial: Mino carta - Não é preciso combater à sombra.
♦♦♦ O Céu desaba no Nordeste.
♦♦♦ As contas dos brasileiros - IBGE mostra o aumento da renda e novo perfil de gastos.