sábado, 31 de julho de 2010

DICA DO DIA
Ao nascer, entrando em contato com o mundo, você começou a enfrentar os desafios de assimilação e compreensão da realidade externa. Viveu múltiplas experiências, assimilou-as e cresceu. Desde muito cedo, escolheu maneiras de lidar com desafios, que proporcionaram sucesso, com conforto, segurança e, até mesmo, elegância. Diante dos bons resultados, sua tendência – como a de qualquer outro ser humano – foi a de repetir o comportamento padrão... Assim, foi fixada e cristalizada sua maneira de ser e agir... Mas esse comportamento padrão que, de início, permite aos seres humanos viver bem, por ser mecânico e repetitivo, com o tempo começa a limitar sua capacidade percepção e de ação... e limita a possibilidade de crescimento e de auto-aperfeiçoamento do indivíduo. Esses comportamentos tendem a ser pouco criativos e flexíveis e transformam o cotidiano em mesmice, provocando estresse e reações negativas ao novo ou a mudanças. Qualquer comportamento rotineiro ou mecânico bate de frente com a filosofia do Marketing Pessoal. Assim como, quando do lançamento de um produto, busca-se o melhor possível dentro de suas especificações, no caso dos seres humanos, a flexibilidade de comportamento é essencial para quem pretenda construir seu próprio design, objetivando sucesso. Por isso, lembre-se: o ser humano possui três motivações fundamentais – o instinto, a emoção e o intelecto; somente com o funcionamento pleno, harmonioso e equitativo das três, uma pessoa conseguirá um elevado padrão de percepção e ação.(texto de Lúcia De Bidart no livro "Marketing Pessoal")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A americana Judith Goode Fesler recuperou seu anel de formatura após 36 anos. Judith, que havia perdido a joia em 1974, contou que arqueólogos que trabalhavam em um parque onde teve uma batalha da Revolução do Texas encontraram o anel, segundo o jornal "Houston Chronicle".Judith, de Kerrville (Texas), perdeu o anel no verão de 1974 na área onde aconteceu a batalha de San Jacinto. Roger Moore, um arqueólogo que trabalhava no local da batalha, disse que a joia foi achada por Gary Wiggins, cerca de quatro centímetros abaixo da superfície. Os funcionários do parque disseram que chegaram até a dona do anel após pesquisar as iniciais que constavam no anel com a ajuda da associação de ex-alunos. Que sorte! (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Pesquisa Ibope apontou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 39% das intenções de voto, contra 34% do tucano José Serra e 7% da verde Marina Silva. O Ibope considera os percentuais de todos os candidatos, incluindo os nanicos. Dilma cresceu 3 pontos em relação à última pesquisa; Serra perdeu 2. No sábado, o Datafolha tinha registrado empate técnico. No Rio, Cabral tem 58% e Gabeira, 14%. NOTA DO BLOGUEIRO: as pesquisas atuais feitas por diversos institutos estão mostrando disparidades fora do comum, em relação a outras eleições do passado. É de impressionar!

● Criticado por Álvaro Uribe, que tachou de deploráveis declarações suas sobre a disputa entre Venezuela e Colômbia, Lula ignorou o atual presidente e falou diretamente com Juan Manuel Santos, que toma posse dia 7.

● A empresa americana Geron conseguiu autorização da FDA, órgão que controla remédios e alimentos nos EUA, para o primeiro teste com células-tronco embrionárias em seres humanos. As células serão usadas para reconstruir a medula espinhal de pessoas paralisadas. O teste clínico será feito com dez pacientes paraplégicos que tenham sofrido o acidente causador da paralisia até 15 dias antes. A Geron já havia obtido permissão para o teste em 2009, mas teve de parar ao ser questionada pela FDA sobre cistos surgidos no organismo de camundongos em pesquisas preliminares. A empresa quer dar início ao recrutamento de pacientes em um mês.

● A partir desta segunda, o viajante que comprar celular, relógio de pulso ou máquina fotográfica no exterior não precisará mais declará-los à Receita. Os objetos farão parte da cota de bens de uso pessoal, isentos de imposto. Notebooks e filmadoras estão fora, ou seja, continuam sendo tributados.

● Morador de rua em Curitiba há 11 anos, José de Camargo, 62, o Zezé -não por causa do cantor, mas por ser parecido com a atriz Zezé Macedo -, quer ser deputado estadual pelo PRTB. Camargo diz que era dono de empresa e "quebrou" com o Plano Collor. Eleito, quer continuar a viver na rua e se candidatar a presidente em 2014.

● Manual feito pelo Ministério da Justiça para preparar as polícias para a Copa de 2014 divide os torcedores de futebol em oito grupos, que incluem desde "leigos" até "mártires". O objetivo é garantir uma "cultura de paz" nos estádios.

● Uma proposta em estudo no governo para estimular o carro elétrico impõe 7% de IPI sobre o veículo, contra os atuais 25%. Diante do suposto desestímulo aos carros a etanol, as montadoras reivindicam corte de imposto para veículos flex, hoje entre 7% e 18%. Mas a queda estará vinculada à maior eficiência dos motores. A aposta do governo a curto prazo é o desenvolvimento de ônibus elétrico para competir no exterior.

● A nove dias da posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o líder das Farc, Guillermo León Sáenz, pediu diálogo às autoridades do país. O vídeo foi divulgado pela TV árabe Al-Jazira.

● A economia americana cresceu, porém ficou abaixo do esperado: em vez de 2,5% entre janeiro e junho, ficou em 2,4%. O anúncio deu aos analistas a certeza de que a recessão no país foi mais forte do que se imaginava, e lança uma sombra de dúvida sobre a capacidade e o fôlego da recuperação mostrada atualmente. Pesou o aumento nas importações.

● O cirurgião plástico Dagmar João Maester, de Goiânia, responderá por homicídio doloso no caso da secretária do Ministério das Cidades Kelma Gomes, que faleceu em abril. O Ministério Público considerou que houve omissão por parte de Dagmar durante o procedimento.

● Saiu uma notícia, que meu filho Renato me mostrou hoje, de que Mano Menezes teria aceito ir para a Seleção Brasileira ganhando menos do que ganhava no Corinthians. Não penso que isso seja verdade. Vamos aguardar mais informações a respeito.

sexta-feira, 30 de julho de 2010


ANIVERSÁRIO DA RÁDIO CLUBE AM 1510 KHZ
Fundada em 30 de julho de 1939, a então PRI-6, Rádio Clube de São Manuel, teve sua fundação decorrente do sonho de Vitorino Ribeiro, João Rosolino e um grupo de amigos, que antes, instalaram um serviço de alto-falantes no Jardim Público. Ela teve como primeiro gerente o professor Lino José Saglietti que elaborou programas variados, que iam desde a apresentação de conjuntos de corais e orquestras, até cultores do gênero sertanejo, entre eles, Tonico e Tinoco, que pouco depois se transformaram na dupla “Coração do Brasil”. As instalações da emissora ficavam no tradicional prédio da esquina das ruas Moraes Gordo e Cel. Rodrigues Simões.
No dia da inauguração a orquestra dos Irmãos Martorelli apresentou-se aos ouvintes, dando assim início às transmissões da emissora, que na época tinha como slogan "a voz de um município de São Paulo, nos céus do imenso Brasil!". Na ocasião, o pianista Landiman, famoso na época em todo interior do estado de São Paulo, também se apresentou.
Depois do prof. Lino José Saglietti, a direção da emissora passou pelas mãos do Carlito Marquezzi, e no começo da década de 60, assumiu a gerencia o dr. Daniel de Oliveira Neves Filho. Foi nesta época que a Clube deixou o prédio da Rua Moraes Gordo, e passou a funcionar no Teatro Municipal, localizado na rua Epitácio Pessoa.
Na década de 60, a Rádio Clube de São Manuel foi comprada pelo Grupo Bandeirantes que tinha à frente o Dr. João Jorge Saad, e passou a ser denominada Rádio Clube Bandeirantes.
O programa mais antigo da emissora, Sociais, que começou no começo dos anos 40, apresentado por vários locutores, entre eles amando Saglietti, Alberto Santarém Júnior, depois, por Roberto de Moraes Salles (Beto Salles), sucedido por Genésio Simões, passou na década de 70 a ser apresentado por Dona Nenê Plese de Oliveira Neves, esposa do então gerente, dr. Daniel. Ela permanece até hoje a frente do programa, que já é um dos mais antigos do interior do Estado de São Paulo.
Na década de 90, a Rádio Clube foi vendida pelo Grupo Bandeirantes a família Shedi.
No final da década de 90, Liliana Gerzely da Silva Monti, esposa do Deputado Federal Milton Monti, comprou a emissora, e assumiu a mesma. Desde então novos equipamentos foram comprados, um novo transmissor também foi adquirido, e a “casa das máquinas” (popular nome dado ao sistema irradiante da emissora) saiu do antigo “matadouro” e mudou-se para um novo local.
A Clube passou a ter novas instalações a partir de setembro de 2001, os estúdios mudaram para a rua Epitácio Pessoa, 440, onde permanecem até hoje.
Em outubro/2004 Liliana passou a ser Diretora Presidente da emissora, e Tânia Cecília Tavares Casquel assumiu a direção, onde permanece até hoje.
Este blogueiro começou a lidar com as coisas da Rádio Clube de São Manuel no começo dos anos 60. Alguns trabalhos como bancário em outras cidades – Goiânia, Porto Alegre, Agudos, Espírito Santo do Pinhal e Tietê –, me afastaram do microfone daqui, levando-me, em alguns momentos, a microfones de outras emissoras. Mas, retornei e continuo sendo colaborador dessa que é uma estação de rádio pioneira do Brasil, tendo sido a 69ª emissora inaugurada no País. Parabéns Rádio Clube, por seus 71 anos de existência!
(na foto, este blogueiro nos estúdios da Rádio Clube AM)

DICA DO DIA
Procure adotar palavras simples, que identifiquem exatamente o sentido do seu pensamento, sem palavras vulgares, sem ser rebuscado, que esteja de acordo com o nível intelectual dos ouvintes e adequado para a atividade profissional da platéia. Para melhorar seu vocabulário, o segredo é aumentar a leitura de livros, jornais, revistas. Tenha o hábito de procure o significado das palavras de que não conheça bem o sentido. Procure utilizar essas palavras em suas próximas conversas ou apresentações, de tal forma que elas se incorporem naturalmente à sua comunicação. Mas cuidado para não se comportar de maneira muito rigorosa com as palavras que deseja utilizar. Prefira os termos analógicos ou afins, isto é, use palavras que possam dar o mesmo sentido à mensagem, mesmo que às vezes não sejam tão perfeitas. Lembre-se de que a palavra perfeita é uma só, e que insistir muito para encontrá-la no momento em que estiver falando, poderá prejudicar o ritmo da apresentação e comprometer o interesse dos ouvintes. (baseado no artigo de Reinaldo Polito, na revista Vencer! de agosto de 2003)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O norte-americano Randy Allan Humple, de 27 anos, foi condenado a 90 dias de cadeia na segunda-feira em Westminster, no estado de Maryland (EUA), acusado de roubar uma aranha de estimação de uma biblioteca pública, segundo a emissora de TV "Fox". O caso ocorreu no dia 19 de maio. Na época, funcionários da biblioteca de Westminster chamaram a polícia depois que descobriram que "Chili Rose", uma tarântula chilena, sumiu do balcão de informações. Testemunhas contaram para as autoridades que viram Humple com a aranha e que ele se gabava de tê-la roubado. Humple também foi condenado a outros quatro anos de prisão por ter violado sua condicional. Que aranhada essa não?... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A crise entre a Colômbia e a Venezuela respingou no Brasil. Num duro comunicado, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, condenou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o conflito do seu país com a Venezuela, classificando-as de deploráveis. Segundo o governo Uribe, Lula trata o assunto como se fosse um embate pessoal e ignora a ameaça que "representa a presença de terroristas das Farc" em território venezuelano.

● Com mais investimentos e gastos correntes inflados pelo ano eleitoral, o país fechou o mês passado com o pior superávit primário (economia para pagamento de juros da dívida) nas contas públicas desde 2003, segundo dados do Banco Central (BC). O resultado foi de apenas R$ 2,059 bilhões, quase 40% a menos do que um ano antes.

● A alta do minério de ferro fez a Vale lucrar R$ 9,5 bi no semestre. O resultado foi 104,9% acima do mesmo período do ano passado. O valor superou as previsões do mercado. Este ano, o minério representará 12% da balança comercial.

● Mortalidade infantil registra queda de 54% desde 1990, mas progresso é bem menor entre bebês de até 28 dias. Dados do Ministério da Saúde apontam mudança no perfil da mortalidade infantil no país. Em 1990, bebês com até 28 dias respondiam por 49% do total da mortalidade de crianças com até um ano de idade. Em 2008, a participação saltou para 68% (alta de 39%).

● Em 20 anos, o Brasil reduziu as mortes infantis (até um ano) em 54% graças a programas de vacinação e saneamento, entre outros fatores. Na faixa dos neonatais, porém, pesam fatores estruturais não resolvidos, como pré-natais deficientes e falta de UTIs neonatais. Para o governo, 70% das mortes de recém-nascidos seriam evitáveis.

● Depois das negociações entre Telefónica, Portugal Telecom e Oi, a agência reguladora Anatel prevê que a área de telecomunicações receba investimento superior a R$ 200 bilhões até 2018. Para analistas, o Brasil é um dos países mais promissores no setor.

● Em parceria com a Embrapa, produtores de soja do Mato Grosso vão iniciar um projeto para produzir etanol de milho em suas usinas de biodiesel. O objetivo é reduzir a ociosidade das plantas e agregar valor aos excedentes de produção do grão.

● O Brasil retoma hoje as negociações para obter maior acesso ao mercado russo de carnes, em torno dos compromissos para o ingresso do país na Organização Mundial do Comércio.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

DICA DO DIA
Sua capacidade de ver... faz o mundo mais atento.

Sua capacidade de observar... faz o mundo mais culto.
Sua capacidade de pensar... faz o mundo mais livre.
Sua capacidade de trabalhar... faz o mundo mais próspero.
Sua capacidade de servir... faz o mundo mais dinâmico.
Sua capacidade de lutar... faz o mundo mais potente.
Sua capacidade de semear... faz o mundo mais florido.
Sua capacidade de escrever... faz o mundo mais sábio.
Sua capacidade de versejar... faz o mundo mais lírico.
Sua capacidade de perdoar... faz o mundo mais justo.
Sua capacidade de sofrer... faz o mundo mais sensível.
Sua capacidade de chorar... faz o mundo mais humano.
Sua capacidade de orar... faz o mundo mais cristão.
Sua capacidade de brincar... faz o mundo mais criança.
Sua capacidade de sorrir... faz o mundo mais risonho.
Sua capacidade de cantar... faz o mundo mais alegre.
Sua capacidade de viver... faz o mundo mais vivo.
Sua capacidade de amar... faz o mundo mais feliz.
O mundo depende da capacidade criadora de todos nós...
(texto de Ramos Freire)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Katie Stagliano, de 11 anos, é hoje dona de uma horta especial na cidade de Summerville, no estado da Carolina do Sul (EUA). Lá, ela planta vegetais e verduras para pessoas carentes. A inspiração da menina aconteceu quando ela tinha 9 anos de idade e plantou sementes de repolho no quintal de sua casa. À época, o resultado foi um repolho de 18 kg, doado para uma instituição beneficente. O repolho foi usado em uma sopa para 275 pessoas, fazendo com que a menina transformasse seu quintal em horta para os necessitados. Boa menina essa! (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A Caixa Econômica Federal (CEF) já emprestou para a Petrobras R$ 5,6 bilhões em menos de dois anos: R$ 2 bilhões no mês passado e R$ 3,6 bilhões no auge da crise financeira global, em 2008. O crédito dado à Petrobras representa praticamente três vezes todo o dinheiro da Caixa para saneamento, que não passa de R$ 1,982 bilhão. Os R$ 5,6 bi emprestados quase se igualam aos valores desembolsados no programa Minha Casa, Minha Vida, a vitrine do governo Lula para habitação popular.

● A lei que obriga que 30% dos candidatos a cargos eletivos sejam mulheres está sendo desobedecida em todos os estados brasileiros. O Rio de Janeiro tem atualmente o maior percentual de candidaturas femininas (27,95%) e o Espírito Santo (12,9%), o menor.

● Para uma plateia lotada de oficiais, dois PMs levam ao palco do Teatro João Caetano "O preço da escolha", a história de policiais do Rio de Janeiro envolvidos com a corrupção. As denúncias de extorsão fizeram o tema entrar na agenda da PM.

● Entidades defensoras da ética na política lançaram ontem um portal na internet para cadastrar os candidatos com ficha limpa e mostrar suas contas da campanha. As informações serão dadas pelos próprios políticos, e fiscalizadas por mil ONGs e eleitores.

● Sem vinculação partidária, Carlos Henrique Custódio foi demitido da Presidência dos Correios, empresa estatal, e será substituído por David José Matos, apadrinhado do PMDB do DF, de Joaquim Roriz.

● Na estreia do Estatuto do Torcedor, um exército de cambistas agia ontem nos arredores dos estádios da Vila Belmiro e do Beira-Rio. Vender ingressos por preço superior ao oficial agora é crime, sujeito a pena de prisão de até dois anos. Em Santos, dois foram detidos por policiais à paisana. Em Porto Alegre, apesar do policiamento intenso, outra exigência da lei, nenhum cambista havia sido abordado até o começo da noite.

● A participação do governo federal foi fundamental na conclusão dos dois negócios que mudam o rumo das telecomunicações no País, segundo apurou a Folha de S. Paulo. Por R$ 8,4 bilhões, a Portugal Telecom ficará com 22,4% da Oi, que terá 10% da tele europeia. Por R$ 17,2 bilhões, a PT vendeu sua parte na Vivo à Telefónica. La Fonte e Andrade Gutierrez não podem vender ações até 2015. BNDES e fundos devem injetar no futuro R$ 1,1 bilhão para manter suas participações na Oi. O governo não confirmou nem negou o aporte. Para que a operação fosse fechada, o presidente Lula impôs que a Oi continuasse “brasileira da Silva".

● Um dia antes da entrada em vigor da nova lei de imigração do Arizona, uma juíza federal suspendeu temporariamente os pontos mais polêmicos da medida. O Estado vai recorrer para ter o direito de checar o status migratório de qualquer pessoa. Para a Casa Branca, a lei é racista.

● Pesquisa detectou uma queda de 40% no fitoplâncton (algas microscópicas nos oceanos, que produzem metade do oxigênio da Terra) nos últimos 60 anos. Segundo o estudo; liderado por canadense, as algas devem ter sumido por causa do aquecimento das águas, como resultado das mudanças climáticas.

● Responsável por 54% de toda a carga transportada por via aérea no País, o Aeroporto de Guarulhos sente os efeitos da saturação e da falta de infraestrutura. Cargas são armazenadas ao relento c faltam câmaras refrigeradas para produtos perecíveis, como vacinas e medicamentos. Clientes também se queixam da qualidade dos serviços prestados pela Infraero, o que estaria acarretando prejuízos às empresas. A Infraero reconhece que falta espaço para armazenagem, mas nega que tenha problemas operacionais.

● Os EUA sinalizaram que podem negociar com o Irã uma troca de urânio enriquecido por combustível nuclear. A base seria o acerto de outubro, que Teerã recusou. O Irã manifestou disposição ao diálogo.

● O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis receberá o Pioneer Award, prêmio dos EUA que estimula inovações. "É para fazer coisas do futuro mesmo", disse, sobre os US$ 2,5 milhões de financiamento para pesquisa.

● No pior acidente aéreo do ano, um Airbus caiu ao norte de Islamabad, capital do Paquistão, matando as 152 pessoas que estavam a bordo. Apesar do mau tempo, as primeiras suspeitas são de falha humana.

● Diante de um cenário de forte redução das margens, baixa capacidade de endividamento e fluxo de caixa reduzido, produtores de grãos já começaram a renegociar em bancos públicos e privados algumas dívidas de custeio da safra 2009/10, além de débitos de investimento e passivos repactuados em anos anteriores. O governo avalia dar fôlego ao segmento por meio de uma moratória nessas dívidas.

● O Bradesco obteve lucro líquido de R$ 4,508 bilhões no primeiro semestre, segundo melhor resultado da história dos bancos de capital aberto no País para o período. Aguarda-se a divulgação do lucro do Itaú.

● Presidente da CBF vistoria obras do Mineirão, elogia andamento da reforma do estádio e põe capital mineira à frente de São Paulo e Brasília na disputa pelo jogo de abertura do Mundial.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

DICA DO DIA
Um famoso senhor, com poder de decisão, gritou com seu diretor porque estava com ódio naquele momento. Seu diretor, chegando em casa, gritou com sua esposa porque estava gastando demais. A esposa, por sua vez, gritou com a empregada que quebrou um prato. A empregada chutou o cachorrinho, no qual ela tropeçara. O cachorrinho saiu correndo e mordeu uma senhora que ia passando pela rua porque estava atrapalhando sua saída pelo portão. Essa senhora foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao aplicar. O farmacêutico, chegando em casa, gritou com sua mãe porque o jantar não estava ao seu agrado. Sua mãe, idosa, passando a mão em seus cabelos e beijando-lhe na testa, disse: “Você está muito nervoso, trabalhou muito, e a esta hora já esta cansado; amanhã você vai se sentir melhor”. Abençoou-lhe e foi deitar. Naquele momento o círculo do ódio se rompeu, porque encontrou a tolerância, o perdão, a paz e o amor. Se você está ou entra em um círculo do ódio, lembre-se que, com tolerância, perdão, paz e amor, pode-se quebrá-lo! Pense nisso sempre que estiver triste e descontente com alguém. O mundo pode ser melhor... façamos nossa parte! A palavra branda afasta o furor! (diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Em comemoração ao dia nacional do hot dog, o restaurante Serenidipity 3, de Nova York (EUA), criou o cachorro-quente mais caro do mundo. Ele custa US$ 69 (R$ 122) e entrou para o Guinness, livro dos recordes, como o hot dog mais caro do planeta. Para justificar o valor, algumas características diferentes entre este prato e o comum são: azeite de trufas, pão salgado de pretzel, manteiga trufada, carne de pato, mostarda dijon, cebola e ketchup. Sem dúvida, um cachorro-quente de raça pura... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Na tentativa de acabar de vez com a violência no futebol, a quatro anos da Copa no Brasil, o presidente Lula sancionou projeto de lei que altera o Estatuto do Torcedor. As medidas, que entram em vigor hoje, criminalizam atos de violência nos estádios e têm como principais alvos os cambistas, que ficam sujeitos a pegar até quatro anos de reclusão, e os torcedores violentos, que podem ser condenados a dois anos. As torcidas organizadas terão que cadastrar os seus filiados e passarão a ser responsabilizadas por atos dos seus membros. Já os árbitros que interferirem para mudar o resultado dos jogos poderão pegar pena de até seis anos.

● Levantamento inédito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que em tribunais de pelo menos 13 estados mais de 50% dos cargos comissionados - de livre nomeação por juízes ou chefes de setor - são ocupados por funcionários não concursados. Para o CNJ, só 50% dos cargos poderiam ser ocupados assim. Em Alagoas, o percentual chega a 92,3%.

● Com a alegação de que a Lei da Ficha Limpa não pode retroagir, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão contrariou o Tribunal Superior Eleitoral e deferiu as candidaturas do deputado federal Sarney Filho (PV) e de outros políticos, que tinham sido impugnadas pelo MP.

● Apesar dos danos causados pelo vazamento de documentos secretos, o Congresso americano aprovou mais US$ 37 bilhões para financiar o envio de 30 mil soldados ao Afeganistão. Cem democratas votaram contra. Os papéis revelam que os EUA seguiram o rastro de Bin Laden.

● A PF prendeu em flagrante 21 pessoas acusadas de compartilhar fotos e vídeos com cenas de abuso sexual infantil. Foi a maior operação de combate à pedofilia na internet no país. Um dos presos é coronel da PM. Seis deles também são acusados de estuprar crianças e adolescentes.

● Na contramão da queda de homicídios, furtos e roubos, mortos em chacinas já superam 2009. Após dois trimestres de alta, o Estado São Paulo registrou queda na maioria dos índices de criminalidade no período de abril a junho deste ano, segundo números obtidos pela Folha de S. Paulo. Caíram as ocorrências de homicídio doloso (intencional) e latrocínio (roubo seguido de morte) - 10% e 22%, respectivamente. Nas duas situações, as reduções se referem ao total de casos, não de vítimas. Os números indicam recuo também nos índices de roubo, furto, roubo de veículos, de carga e a bancos. As informações completas, que incluem sequestro e tentativa de homicídio, serão divulgadas pelo governo do Estado até o dia 31 deste mês.

● O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, posou para fotos em frente a ilustrações do futuro Estádio Mané Garrincha de Brasília. Diante da indefinição em São Paulo, a capital federal se candidatou a receber a abertura da Copa de 2014. Já em obras, o novo estádio, para 70 mil torcedores, vai custar R$ 696 milhões.

● A empresa britânica British Petroleum teve prejuízo de US$ 17 bilhões no segundo trimestre. A maior perda da história da BP é resultado direto dos problemas provocados pelo acidente na plataforma de exploração no Golfo do México, em abril. A empresa colocou à venda ativos de US$ 30 bilhões e trocou o presidente. Em Londres, manifestantes impediram o funcionamento de postos de combustível da marca.

● A taxa média de juros bancários para pessoas físicas atingiu, em junho, o menor nível da série apurada pelo BC desde 1994. A redução ocorreu pela migração para linhas de custo mais acessível, e não por redução nos bancos. Mas não nos impressionemos com isso: os juros para pessoas físicas aqui no Brasil continuam sendo dos mais elevados do mundo...

● A verba obtida pelos EUA a partir da venda de petróleo e gás do Iraque e destinada à reconstrução do país foi desviada. O governo americano admite que dos US$ 9 bilhões distribuídos, US$ 8,7 bilhões sumiram.

● Os preços de vários bens duráveis mostram um comportamento declinante nos últimos meses. Há produtos eletrônicos com quedas expressivas no ano. Os televisores, por exemplo, recuaram 8,94% de janeiro a julho. Os veículos novos registram deflação de 0,26% no período, mesmo com o fim do IPI reduzido a partir de abril. Câmbio valorizado, redução dos preços de importação e estoques elevados - no caso dos automóveis - explicam o fenômeno.

● Maradona não é mais técnico da Argentina. Conflitou com dirigentes e se foi...

● Pesquisadores encontraram no Timor Leste fósseis de ratos com peso estimado em seis quilos, e o tamanho de um cão pequeno. Atualmente, os maiores ratos conhecidos pesam dois quilos e vivem nas Filipinas e na Nova Guiné. Os do Timor Leste eram verdadeiros ratões...

terça-feira, 27 de julho de 2010

DICA DO DIA
Um alto nível de senso de valor próprio e de autoconfiança é vital para uma vida feliz e bem-sucedida. É isso que você vai usar para construir uma fé inabalável em si mesmo. A fé poderosa na própria capacidade, segurança e recursos interiores é o que separa os mestres das massas, os seres humanos extraordinários dos comuns, os líderes carismáticos dos seguidores. No mundo de hoje, a segurança de uma pessoa vem do fato de ela ser independente. E a independência está enraizada em indestrutível fé, que em troca traz serenidade, segurança, autoaceitação, fazendo com que a pessoa esteja bem consigo mesma. Tudo o que uma pessoa atrai na vida é um reflexo do que ela acha que merece, do que acha que vale. As oportunidades, as pessoas, os fracassos e a sorte que atrai são todos resultados diretos das mensagens que ela envia para fora. As circunstâncias de sua vida pessoal, profissional e social dizem exatamente que grau de valor ela se atribui. Portanto, o senso de valor próprio nada mais é do que o grau de estima que cada um sente por si mesmo. Todos nascemos com um forte senso do próprio valor – isso é parte da natureza humana. Mas, ao longo do caminho, a maioria das pessoas perde uma grande porção dele. Então, levadas pela necessidade de se sentirem valiosas a seus próprios olhos e aos olhos dos outros, começam a procurar esse valor fora delas, esperando recebê-lo de alguém. E é aí que está o erro, porque o verdadeiro valor próprio só pode ser gerado por nós mesmos. Ninguém nem nada nos pode dá-lo. Esse valor não é determinado pela aprovação dos outros, por situação econômica ou sucesso intelectual. É algo interno. Quando o temos, as escolhas com que nos deparamos surgem de talentos e desejos genuínos, não da necessidade de impressionar os outros. Portanto, tome a decisão de trabalhar, de fazer as mudanças necessárias para elevar seu senso de valor próprio ao máximo. (Fiona Harrold, em "Seja o Treinador de sua Vida")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A arte de usar o disfarce para o roubo perfeito parece evoluir para a arte do ridículo. Dennis Hawkins, de 48 anos, assaltou um bando em Swissvale, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, usando uma peruca loira, peitos postiços e uma calça de palhaço. Após o assalto, Hawkins entrou no carro de uma mulher, a ameaçou com uma arma de brinquedo (a mesma utilizada no assalto ao banco) e deu no pé com o veículo. A vítima alertou a polícia que encontrou o assaltante dentro de um estacionamento. Dennis Hawkins estava com uma mala com o dinheiro roubado do banco: U$$ 230 mil, cerca de R$ 414 mil. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, dados do Banco Central mostram que o saldo de entrada e saída de recursos ficou negativo em US$ 5,18 bilhões em junho. No semestre, o resultado ficou no vermelho em US$ 23,76 bilhões, outro recorde, quase empatando com o acumulado em todo o ano passado (US$ 24,3 bilhões). Para o BC, o rombo será financiado com dólares que entram para investimento produtivo e no mercado financeiro.

● O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) constatou que a situação no setor é grave mesmo nos estados que investem o limite mínimo previsto na Constituição, que é de 12% da arrecadação. A análise de dados de 2006 e 2007 revela que na Região Norte, onde todos os estados cumpriram a lei, a população sofre com um péssimo atendimento. No Pará, por exemplo, caiu a cobertura vacinal de BCG, hepatite e poliomielite, e 87% das mortes de crianças com idade inferior a 9 anos ocorrem entre menores de 1 ano, principalmente devido à septicemia (infecção generalizada). O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Junior, diz que essa situação é fruto da má gestão de recursos e da falta de políticas de atenção básica.

● Os coordenadores da área ambiental das campanhas de Serra, Dilma e Marina divergiram sobre como resolver o problema da falta de saneamento básico. A principal crítica foi ao Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Para João Paulo Capobianco (Marina) e Xico Graziano (Serra), Lula erra ao financiar a construção de moradias deixando a maioria das habitações do País na clandestinidade.

● O governo americano tentou minimizar o vazamento de 90 mil documentos sobre a guerra do Afeganistão, classificando sua divulgação de irresponsável, mas se viu pressionado sobre a condução do conflito. A ajuda ao Paquistão, acusado de ligações com o Talibã, foi questionada.

● Um tribunal da ONU condenou a 30 anos de detenção Kaing GuekEav, que administrou uma prisão no Camboja onde, na década de 70, 15 mil pessoas foram torturadas pelo Khmer Vermelho.

● Os smartphones mudaram a rotina dos executivos e estenderam as jornadas de trabalho. "Trazer serviço para casa não é mais uma opção", diz Eladio Bezerra, do BicBanco.

● A Editora Globo e a americana Condé Nast formam uma joint venture para gerir os títulos da revista de moda Vogue no Brasil A editora brasileira terá 70% do capital da nova empresa.

● O crescimento da aviação comercial brasileira está redesenhando o mapa do setor na América Latina. A ligação São Paulo-Brasília já é a segunda mais movimentada da região, atrás da ponte São Paulo-Rio.

● TRE de Minas é o primeiro no país a aplicar nova lei para barrar uma candidatura a deputado federal. O impugnado, o ex-prefeito Athos Avelino, de Montes Claros, vai recorrer ao Supremo.

● Justiça autoriza acareação entre adolescente de 17 anos e todos os outros investigados pelo sequestro e suposto assassinato de Eliza Samudio, a ex-amante do goleiro Bruno. Advogado do menor vai recorrer da decisão.

● Do jornal Zero Hora de Porto Alegre: Brasileiros já pagaram mais de R$ 700 bi em impostos neste ano. Atingida 40 dias antes do que em 2009, marca reforça que o crescimento da arrecadação supera o do PIB, observa instituição autora da estimativa.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

DICA DO DIA
Hábitos são coisas que fazemos repetidamente. Contudo, na maior parte do tempo, não estamos cientes de que os temos. Eles funcionam no piloto automático. Alguns hábitos são bons, como fazer exercício regularmente, planejar com antecedência e mostrar respeito pelos outros. Há alguns que não fazem diferença, como tomar banho de noite, tomar iogurte com garfo, ler revista de trás para frente. Mas há os hábitos ruins, por exemplo, pensar negativamente, sentir-se inferior e culpar os outros. Dependendo de quais forem, os hábitos podem tanto nos moldar quanto nos arruinar. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Mas, por sorte, você é mais forte do que seus hábitos. Assim sendo, é possível mudá-los. Experimente, por exemplo, cruzar os braços sobre o peito. Agora cruze-os ao contrário. O que lhe parece? Bem esquisito, não? Mas se você cruzá-los sempre ao contrário durante trinta dias seguidos, não irá mais estranhar. Na verdade, nem terá de pensar a respeito disso. Terá adquirido o hábito.Isso vale para tudo. A qualquer momento, é possível se olhar no espelho e dizer: “Ei, não gosto disso em mim”, essa é a deixa para trocar um velho hábito ruim por um novo melhor. Nem sempre é fácil, mas sempre é possível.Criar novos hábitos pode ajudá-lo a assumir o controle de sua vida, melhorar o relacionamento com amigos, tomar decisões sábias, superar vícios, definir valores - e o que é mais importante - fazer mais em menos tempo, aumentar sua autoconfiança e ser feliz! (Sean Covey, em "Os Sete Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes")

DOMINGO ESPORTIVO

▪▪▪ Ontem, domingo, passei o dia todo vendo disputas esportivas. Logo pela manhã, a prova de Fórmula 1 da Alemanha me chamou a atenção porque nosso vizinho de Botucatu, Felipe Massa, estava liderando desde o começo. Depois, veio a decepção. Ele teve que deixar-se ultrapassar por Fernando Alonso, que deve ter um patrocinador mais forte na Ferrari. Alonso venceu e Massa ficou em segundo. A Ferrari foi multada em 100 mil dólares por isso. Importa? Claro que não! Dinheiro eles têm de monte. O que não têm mesmo é vergonha na cara...

▪▪▪ Depois, à tarde, acompanhei três jogos: Santos e São Paulo pela TV, com vitória apertadíssima do Peixe por 1 a 0, sem direito a dança dos atacantes praianos, porque o gol foi contra. Mais tarde, Palmeiras e Ceará pela televisão, Corinthians e Guarani pela Rádio Bandeirantes, com Ulisses Costa narrando e Cláudio Zaidan comentando. Os dois ao mesmo tempo. Não sei porque, ainda acho o rádio mais emocionante do que a televisão. Deve ser vício de radialista esportivo... Mas, no frigir dos ovos, o Palmeiras empatou novamente sem abertura de contagem, e o Corinthians, para se despedir de Mano Menezes que foi para a Seleção, venceu o Guarani por 3 a 0.

▪▪▪ Agora o abacaxi está nas mãos de Mano Menezes. Era para ser de Muricy Ramalho, mas ele não pôde aceitar. Eu, particularmente, acho que o Fluminense não deixou que ele saísse, porque não existe nenhum treinador no mundo que não queira ser técnico do time brasileiro. Mas foi melhor. Murici também é avesso a repórteres, os trata como se fossem fantasmas do outro mundo, e isso dificultaria as coisas, como dificultou para Dunga. Mano Menezes tem outra cabeça, sabe lidar com a imprensa, entende de futebol tanto quanto Muricy, e pode dar certo. Foi muito festejado ontem depois do jogo do Corinthians, pelos torcedores. Agora, vamos torcer por ele!

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Uma carta foi entregue com mais de 70 anos de atraso em Stockton, no estado da Califórnia (EUA). A correspondência tinha sido enviada em 23 de dezembro de 1937, mas só chegou ao seu destino na semana passada, segundo reportagem da emissora de TV "CBS 13". A carta foi entregue no Centro de Mulher do condado de San Joaquin. No entanto o prédio abrigava um convento há sete décadas. "Como pode uma carta ficar perdida no sistema por 73 anos?", questionou a diretora do Centro da Mulher, Joelle Gomez. A carta tinha sido enviada para Marie Fergone e dizia: "Querida Marie, feliz Natal para você e um ano cheio de bênção". Joelle localizou a família de Marie, que, na época, estava estudando no convento para se tornar uma freira, mas, depois, o abandonou.Segundo a reportagem, a mulher construiu uma família e morreu no ano passado. Joelle disse acreditar que a vida de Marie pudesse ter sido diferente se ela tivesse recebido a carta. "Era uma carta de encorajamento para ela continuar a estudar. Talvez, sua vida tivesse um final diferente". Ou não... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, a participação da agricultura no valor bruto da produção do campo saltou de 45,4% para 75,1% em dez anos. Ao analisar os dois últimos censos da agropecuária brasileira - 1996 e 2006 -, economistas da Fundação Getúlio Vargas concluíram que, em termos absolutos, o valor nominal das lavouras mais do que quadruplicou no período: era de R$ 23,3 bilhões em 1996 e passou para R$ 108,1 bilhões em 2006.

● Para evitar as restrições impostas pela legislação eleitoral, a União aumentou este ano os repasses de verbas para os municípios, que, de janeiro ao começo de julho, foram beneficiados com empenhos que chegam a R$ 8,1 bilhões, um crescimento de 238% em relação ao mesmo período de 2009. O período de junho a 3 de julho concentra o maior volume de repasses: 64% do total. O ritmo cresceu porque, nos três meses anteriores às eleições, o repasse é proibido, numa tentativa de coibir o uso da máquina em favor de candidatos governistas.

● A ANP, o Ibama e a Marinha começaram a elaborar o primeiro plano nacional para conter vazamentos de petróleo em alto-mar, como nos campos do pré-sal. Três meses após o desastre da BP no Golfo do México, o diretor-geral da ANP, Haroldo Uma, admite que, apesar de modernos, os sistemas de segurança e fiscalização no Brasil devem ser aperfeiçoados.

● Trezentos índios invadiram ontem usina em construção no município de Aripuanã, em Mato Grosso, e prenderam 300 funcionários, trocados, à noite, por três gerentes da empresa Energética Águas da Pedra. Os índios, de 11 etnias, pedem uma maior compensação financeira por danos causados pela construção de cinco usinas na bacia do Rio Aripuanã.

● A maioria dos brasileiros já apanhou dos pais, já bateu nos filhos e é contra o projeto de lei do governo federal que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças, conforme pesquisa feita pelo Datafolha. Enviada ao Congresso no começo deste mês, a proposta "estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante". Disseram ser contra o projeto de lei do presidente Lula 54% dos 10.905 entrevistados, enquanto 36% revelaram concordar com a mudança. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o levantamento, meninos costumam apanhar mais, e as mães (69%) batem mais do que os pais (44%). No total, 72% disseram ter sofrido castigo físico - 16% afirmaram que isso acontecia sempre.

● Hugo Chávez ameaçou ontem cortar o fornecimento de petróleo para os EUA caso a Colômbia ataque a Venezuela. Cerca de 15% do petróleo importado pelos americanos vem de Caracas. Mas a sanção também afetaria gravemente a economia venezuelana.

● Três execuções, tiroteios e um suposto suicídio, além de intervenção de coronel que fora agente do SNI, marcaram o período em que a canadense Colossus operou em Serra Pelada (PA), num contrato com a cooperativa local de garimpeiros pela retomada da mineração.

● Estudo da CET mostra que apenas uma em cada dez pessoas usa o cinto de segurança no banco de trás. Com isso, o risco de morte do motorista e do passageiro da frente aumenta cinco vezes.

● A aviação regional brasileira volta a atrair o interesse das grandes companhias e avança com o crescimento econômico fora das capitais e com a saturação dos principais aeroportos.

● Oito mil militares sul-coreanos e americanos estão, desde ontem, atuando em exercícios navais no Mar do Japão. A Coreia do Norte prometeu retaliar com "guerra santa".

● O Censo Demográfico 2010, que o IBGE inicia no dia 1º de agosto, tentará apurar quantos brasileiros moram no exterior. O dado mais recente mostra 3.040.993 pessoas em 117 países.

● A Argentina deve bater este ano um recorde histórico e receber 1 milhão de turistas brasileiros que, na média, gastam mais que outros visitantes estrangeiros.

● Por causa da seca que deixou regiões do Centro-Sul sem chuva por até 130 dias, a consultoria Datagro reduziu estimativa de moagem de cana-de-açúcar para 585 milhões de toneladas.

domingo, 25 de julho de 2010


OTÁVIO AUGUSTO
O ator global Otávio Augusto, são-manuelense, será homenageado nesta noite, quando da apresentação da peça “Auto da Compadecida”, no Cine Teatro Municipal. Na foto, momento em que este blogueiro entrevistava o ator, nos estúdios da Rádio Clube de São Manuel, quando de uma de suas visitas à sua cidade natal.

DICA DO DIA
Se você está no ponto de estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar. Se o motivo é moléstia no próprio corpo, a intranqüilidade traz o pior. Se a razão é enfermidade em pessoa querida, seu desajuste é fator agravante. Se você sofreu prejuízos materiais, a reclamação é bomba atrasada, lançando caso novo. Se perdeu alguma afeição, a queixa tornará você uma pessoa menos simpática, junto de outros amigos. Se deixou alguma oportunidade valiosa para trás, a inquietação é desperdício de tempo. Se contrariedades aparecem, o ato de esbravejar afastará de você o concurso espontâneo. Se você praticou um erro, o desespero é porta aberta a falta maiores. Se você não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga a distância entre você e o objetivo a alcançar. Seja qual for a dificuldade, conserve a calma trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução. (Autor anônimo)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Existem recordes que não levam a nada, mas tem aqueles que os querem quebrar... Vejam este, por exemplo: 251 pessoas que se reuniram em uma praia de Scheveningen, na Holanda, para entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes. Para conseguir cravar o nome no livro, os banhistas passaram protetor solar por dois minutos, todos ao mesmo tempo. Como não havia um registro anterior para a marca, eles conseguiram bater o recorde... de ninguém! Bom, pelo menos eles ficaram protegidos dos raios solares. (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo! “A essência das melhores idéias na área de administração do tempo pode ser capturada em uma única frase: Organize e execute conforme a prioridade”. Saiba mais sobre o assunto lendo esta crônica, recentemente publicada pelo jornal O Pratiano. Boa leitura!
Gildo Sanches

A administração do tempo ao longo do tempo
Eu já escrevi aqui neste espaço sobre o tema de hoje, ou seja, sobre a administração do tempo. Porém, recebi um e-mail estes dias contendo uma outra visão a respeito, num texto extraído do livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes". É bastante interessante, então, vamos a ele:
“A essência das melhores idéias na área de administração do tempo pode ser capturada em uma única frase: ‘Organize e execute conforme a prioridade’. O gerenciamento pessoal se desenvolveu de acordo com um padrão similar a muitas outras áreas do conhecimento humano.
Saltos importantes em termos de desenvolvimento sucedem-se periodicamente, acrescentando uma nova dimensão vital. Por exemplo, no desenvolvimento social, a revolução agrícola foi seguida pela revolução industrial, que foi seguida pela revolução da informática. Cada “onda” que chega cria um momento de progresso social e pessoal.
Na área da administração do tempo, as coisas acontecem de maneira similar: cada geração se apoia na geração anterior, cada uma delas se move em direção a um controle maior da vida. A primeira geração se caracterizou por bilhetes e listas, a segunda pelos calendários e agendas, e a terceira reflete o campo de administração do tempo atual.
Ela adiciona às gerações anteriores a importante idéia de prioridade, de esclarecimento de valores e comparação do peso relativo das atividades. Além disso, ela se concentra em estabelecer metas específicas de curto, médio e longo prazo, em cuja direção o tempo e a energia são direcionados. Inclui também o conceito do planejamento diário, da elaboração de um plano específico para a conquista dessas metas e as atividades consideradas mais valiosas.
Mas, apesar de sua contribuição significativa, as pessoas começaram a perceber que a elaboração de agendas eficientes e o controle excessivo do tempo são improdutivos. Isso porque a concentração frequente na eficácia gera expectativas que entram em conflito com as oportunidades de desenvolver relacionamentos mais ricos, de satisfazer as necessidades humanas e de desfrutar momentos espontâneos diariamente.
Assim, começa a surgir uma quarta geração cujo desafio não é gerenciar o tempo, mas a pessoa. Em vez de focalizar a atenção nas coisas e no tempo, as atenções da quarta geração se voltam para a preservação e melhoria dos relacionamentos e para a obtenção de resultados”.
É uma análise interessante. Contudo, lembramos que há necessidade absoluta de que cada um administre o seu tempo da forma como achar mais eficaz, para que possa chegar às metas e objetivos propostos, na vida pessoal ou na vida profissional, nos estudos ou em outro campo qualquer. As idéias existem, as análises estão aí, elas podem ajudar, sem nenhuma dúvida. Mas a escolha do caminho para melhor aproveitar o tempo é puramente pessoal.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Levantamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral revela que, entre 2000 e 2010, pelo menos 700 políticos tiveram seus mandatos cassados por compra de votos nas e1eições. Em pleno século XXI, este ainda é, de longe, o motivo do maior número de cassação de mandatos no país. O GLOBO analisou 200 casos ocorridos nas últimas 5 eleições e constatou as mais diversas formas usadas por políticos que cometem esse crime: em Rondônia, um candidato a vereador foi preso pela PF distribuindo pintinhos amarelinhos a eleitores de comunidade carente. Há candidatos que oferecem cédulas de real rasgadas, com à promessa de dar a outra parte se forem eleitos. Outros distribuem mesas de sinuca, dentaduras, caixas-d'água, carteiras de motorista. Mas pesquisa da Universidade de Brasília mostra que o crime pode não compensar: de cada dez eleitores que se vendem, só dois votam no comprador.

● José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) permanecem tecnicamente empatados na corrida à presidência da República, segundo pesquisa Datafolha realizada entre 20 e 23 de julho. O tucano aparece com 37% das intenções de voto, e Dilma com 36%. Marina Silva (PV) tem 10%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e foram ouvidos 10.905 eleitores. Para o governo de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a disputa com 49%.

● José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), os três principais candidatos à sucessão de Lula, privilegiam os grandes centros nas viagens de campanha.

● Com as restrições impostas pela legislação eleitoral, humoristas da TV evitam mirar nos candidatos. O "Casseta e Planeta" tirou os presidenciáveis de seu programa.

● Lançado em agosto de 2007 pelo Presidente Lula com a meta de reduzir os índices de homicídio pela metade, o PAC da Segurança teve efeito quase nulo na contenção de mortes do tipo. Na maioria dos Estados (15) e no DF, o número de assassinatos aumentou, relata José Ernesto Credendio. O programa tinha como objetivo chegar a 12 homicídios por 100 mil habitantes em 2010. O número ainda está em 25 por 100 mil, mesmo índice de quando o PAC foi lançado, segundo estima o próprio governo. Para a Organização Mundial da Saúde, mais que 10 por 100 mil é violência epidêmica. Para o governo, o PAC, ainda em consolidação, reduziu a violência em áreas críticas, como as dominadas pelo tráfico.

● Em meio a nova crise diplomática com a Colômbia, a Venezuela de Hugo Chávez enfrenta recordes negativos e deve terminar 2010 com inflação de cerca de 40% e uma das recessões mais severas do mundo. Enquanto a maioria dos emergentes crescerá fortemente, o PIB venezuelano encolherá entre 2,8% e 6,2%. Em 2009, já houve contração de 3,3%.

● Mano Menezes é o novo técnico da seleção brasileira. Ele será apresentado amanhã, quando fará a primeira convocação pós-Copa, chamando jogadores que atuam no País.

● Apesar dos setores de vestuário e calçados representarem quase 60% do resultado do comércio no Dia dos Pais, os livros devem ser os presentes mais procurados neste ano, com expectativa de crescimento de 50%.


DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

● Perdão - A sensação de liberdade de quem conseguiu tirar da ala o peso da mágoa.
● Índio da Costa: O vice de José Serra é bom de briga.
● Zico: O ídolo quer os craques longe dos bandidos
● O PSDB requer ao Ministério Público que investigue se o governo escondeu imagens das câmaras de segurança do palácio que prejudicariam a candidata Dilma Rousseff.
● STF: Lentidão da Justiça livra Maluf de acusações.
● A biografia de Marina Silva - No livro sobre sua vida, há episódios laterais saborosos.
● Aviação - Embraer: encomendas de até 9 bilhões de dólares.

Época

● Viva melhor com menos sal - Você não precisa sacrificar o sabor. Com pequenas mudanças, é possível reduzir o sódio na dieta e torná-la mais equilibrada e mais saudável.
● Dilma - Os privilégios nebulosos nas obras do PAC - Faltam critério, fiscalização e transparência na isenção de impostos dadas pelo programa que embala a campanha de Dilma à Presidência
● Eleições - O vice de Serra acirra a disputa presidencial.
● Educação - O Enem e a escolha da sua escola - A variação acima do normal no ranking deste ano mostra que é preciso cuidado ao usar as notas do exame do ensino médio para avaliar a qualidade do ensino das escolas.

IstoÉ

● A tática do medo - Serra e o seu vice, Indio, deflagram o vale-tudo da campanha. Tentam associar o PT ao narcotráfico, à organização criminosa Comando Vermelho e a “tudo que há de pior”, como fantasmas para assustar o eleitor brasileiro. Mas o terror pode ser uma estratégia suicida.
● Paternidade de filha de José Alencar é reconhecida - A Justiça mineira reconheceu na quinta-feira, 22, que Rosemary de Morais, 35 anos, é filha do vice-presidente da República, José Alencar. Ela é fruto do relacionamento dele com a enfermeira, quando ambos moravam na cidade de Caratinga, Minas Gerais.
● Quebra de sigilo - Funcionária da Receita confirma à Isto é que está sendo investigada por violar sigilo de dirigente tucano. Ela será convocada para depor no Congresso.
Doação de sangue - O Ministério da Saúde esclarece que não há qualquer restrição à doação de sangue por homossexuais no País.
●Internacional: A nova loucura de Chávez - Após ser acusado de dar abrigo a guerrilheiros das Farc, presidente venezuelano rompe relações diplomáticas com a Colômbia e eleva tensões entre os países a seu ponto máximo

CartaCapital

● Censura: um fantasma apenas - Por que a liberdade de imprensa não está sob risco no Brasil.
● Rosa dos Ventos - Maurício Dias - O uso da retórica golpista completa o percurso de quem saiu da esquerda para cair no colo da direita.
Editorial - Mino Carta - A síndrome do púlpito - De como a mídia nativa complica a vida do seu candidato José Serra no afã de facilitá-la.
● Seu País - As fadigas de Palocci - Com Dilma na qualidade de "especialista em empresários", ele cuida também do seu futuro.
● Entrevista – Telecomunicações - Banda larga contra a desigualdade - A ampliação da oferta de acessos à internet impulsiona a economia, diz Raul Katz, da Columbia Business School.