sábado, 28 de agosto de 2010


VELHOS TEMPOS

A foto mostra nosso Jardim Público, da Praça Dr. Pereira de Resende, nos anos 40/50. Era tido como o mais bonito jardim de todas as cidades da região. Hoje o local passa por reforma, está com tapumes, sem acesso ao público, que aguarda ansiosamente por sua reinauguração. Quem está à frente da obra de restauração do nosso jardim é a Usina Açucareira S. Manoel, que sempre colabora com as realizações da cidade.
DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 27 de agosto de 2010

□□□ CEI confirma irregularidade na compra de medicamentos.
□□□ Em São Manuel, de 9 ambulâncias, 3 estão em manutenção.
□□□ Tempo seco prejudica saúde dos brasileiros.
□□□ Casa é destruída por incêndio em Aparecida de São Manuel.
□□□ Título de eleitor e documento com foto serão exigidos para votar em outubro.
□□□ Semana do Excepcional é comemorada pela APAE.
□□□ Operação Mototaxi realizada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
□□□ Campeonato Paulista de Futebol Feminino – equipe local joga no domingo em casa.
□□□ Opinião – O difícil momento de fazer a escolha certa.
□□□ Ponto de Vista – Série Histórias da Rádio Clube AM 1510 kHz relata a história de Valter Salomão, a voz padrão da emissora.
□□□ Os pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo relata a história da Família Gallerani.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Cornetando (Sandro Dálio).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 27 de agosto de 2010

□□□ Programa Jovem Aprendiz Rural de Pratânia visita AGRIFAM.
□□□ Pratânia na Copa Record de Futsal.
□□□ 4º Desafio Lençóis Paulista / Pratânia de Ciclismo acontece no domingo.
□□□ Beleza & Saúde: Hepatite – proteja-se (terapeuta Everaldo Andrade) /// Obesidade (nutricionista Érika Pinho Fávero) /// 60% dos fumantes com câncer não largam o vício mesmo após o diagnóstico. ´
□□□ De São Manuel: Domingo tem Mutirão da Cidadania na São Geraldo – Prefeitura asfalta interligação com a Mal. Rondon – Jardim Brasil tem ruas interligadas com asfaltamento – Iniciados os ensaios do Miss e Mister São Manuel 2010.
□□□ Coluna “Em Dia com as Notícias” e a Crônica “A lenda dos três cedros do Líbano”, ambas de autoria deste blogueiro, estão na página 05.
□□□ “Pior do que ta não fica” – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
□□□ Descobertos planetas em órbita de uma estrela.
□□□ Câmara de Vereadores de Pratânia sugere maior valor para verba do Hospital São Vicente de Paulo de São Manuel.
□□□ Matérias apresentadas pelos vereadores na sessão de 23/08/2010.
□□□ Projetos nas Comissões da Câmara Municipal
□□□ Próximas Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores de Pratânia.
□□□ Eleitor deverá levar título e documento com foto para votar em outubro.
□□□ Campeonato de Malha na Pratinha – texto e fotos do evento.
□□□ Festa em louvor a Nossa Senhora Consolata na Pratinha.
□□□ História de Bar – peça teatral será apresentada no Cine Teatro Municipal de São Manuel.
DICA DO DIA
Acontece um novo dia. Fenômeno que não pode ser encarado com indiferença. Encontre um momento para uma pausa em reverência a esta manhã. Como dizia Carlos Drummond de Andrade: “A vida necessita de pausas”. Creio que ele dizia isso pensando neste fenômeno que ocorre à nossa volta, que molda o nosso destino, enquanto a gente está (pré)ocupado com tantas outras coisas que pensamos ser importantes. Enfim, temos um novo dia para realizar e transformar. Homens, mulheres, jovens, crianças: façamos um bom dia. Um dia que harmonize as melhores vontades, sem a necessidade de ensaios e sem que seja necessária uma engenharia complicada. A felicidade há de estar na simplicidade da rotina, que talvez nem seja tão massificante quanto parece ser. Fique atento a tudo. Use bem todos os sentidos. Mantenha sua sensibilidade aberta às melhores vibrações e forte para combater as más vibrações.
(diabetenet.com
)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Em Ohio (EUA), inúmeras pessoas se reuniram para o Festival de Pulo em Distância de Sapos. O objetivo é estimular o réptil a saltar o mais longe possível, apenas obedecendo a um grito do treinador. A vencedora desse ano foi uma garotinha de apenas 1 ano de idade. Ela gritou tão alto que fez o sapo pular 4,26 metros. Brincadeira? (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Após levar dois meses fazendo uma sindicância que só veio a público por ordem da Justiça, a Receita Federal agora admite a existência de um grande "balcão de venda de sigilos" no ABC paulista. O secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, e o corregedor, Antônio Carlos D'Ávila, disseram não acreditar que haja motivação eleitoral no vazamento de dados fiscais de pessoas ligadas ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra, mas não descartaram a possibilidade de a vinculação política vir a ser descoberta no decorrer das investigações. Cartaxo diz que a Receita está surpresa e "extremamente constrangida" com a quebra de sigilos. No Rio, Serra disse que a versão da Receita "é história da carochinha", e que a fabricação do dossiê foi baixaria do PT para desgastá-lo na véspera das eleições. O presidente do PT nega isso.

● Com a liminar do STF que suspendeu a censura a programas de humor na campanha, os comediantes já preparam suas piadas. "Não pretendemos retaliar, apenas voltar ao trabalho sem neuras", diz Marcelo Tas, do "CQC".

● Por Liminar,o Supremo Tribunal Federal suspendeu a tramitação de todas as ações que pedem pagamento de diferenças de correção de planos econômicos. Até que o próprio STF dê decisão final.

● Com a conexão entre agentes do SNI e do DOI no atentado à OAB, que matou Lyda Monteiro há 30 anos, revelada ontem pelo jornal O GLOBO, juristas discutem como reabrir as investigações sobre o crime.

● O estádio paulistano na Copa será uma arena do Corinthians. A decisão foi tomada em reunião no Rio e anunciada em nota conjunta da CBF, do governo estadual e da prefeitura. A ideia partiu de Ricardo Teixeira e ganhou a anuência de Gilberto Kassab e Alberto Goldman. Segundo o texto, os dois concordaram, desde que não exigisse dinheiro público. O Corinthians já tem planos de construir uma arena para 48 mil pessoas em Itaquera (zona leste), mas esta será que ser ampliada. A Fifa exige pelo menos 60 mil lugares para o jogo inaugural. A Folha de S. Paulo apurou que o presidente Lula, que é corintiano, sugeriu à empreiteira Odebrecht que construísse o estádio.

● Após dez dias de horário eleitoral, Dilma Rousseff (PT) abriu 24 pontos porcentuais sobre José Serra (PSDB) na disputa presidencial, mostra pesquisa do Ibope feita por encomenda do Estadão e da TV Globo. Dilma chegou a 51% das intenções de voto, alta de 8 pontos ante o levantamento anterior. Já Serra passou de 32% para 27%. Se a eleição fosse hoje, Dilma levaria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

● O cantor Netinho de Paula (PC do B) subiu para 24% e está tecnicamente empatado com Orestes Quércia (PMDB) em segundo lugar para o Senado de SP, revela o Datafolha. Marta Suplicy continua à frente (32%). No RS, a jornalista Ana Amélia (PP) cresceu 11 pontos e virou líder.

● Cinco em cada dez pessoas do País estão acima do peso, mostra levantamento do IBGE. É mais que o dobro do registrado na década 70. Caso o ritmo seja mantido, em dez anos, a proporção de obesos pode chegar a 2/3, índice atual dos EUA. Para especialistas, o excesso de peso está se tornando a maior ameaça à saúde pública, superando o consumo de tabaco. Os dois fatores são os que mais provocam mortes e doenças, mas, enquanto o fumo diminui, a gordura cresce.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DICA DO DIA
Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente. Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornavam a se afastar uns dos outros. Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha: ou eles passavam a aceitar os espinhos do semelhante, ou sua espécie seria extinta. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. Sobreviveram.Disso, depreende-se que o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele em que cada um aceita os defeitos do outro e consegue perdão pelos próprios defeitos.
(doabetenet.com)


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Nos Estados Unidos, um molecote sem noção resolveu brincar com seu cachorro, e acabou engolindo um apito para cães. Depois do ocorrido, ele teve que ser operado, pois o apito ficou alojado no seu pulmão. Até ser feita a cirurgia, segundo Laurie Robertson, a mãe do moleque, toda vez que ele respirava ouvia-se o som do apito dentro dele. A cachorrada da vizinhança ficava indócil... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal Folha de S. Paulo, o Planalto estuda privatizar a construção e a operação de usinas nucleares no País, em um arranjo que acabaria com o monopólio do Estado no setor. O projeto prevê acordo de concessão à iniciativa privada, mas mantém a propriedade em poder do governo. Para que o modelo seja rentável, os consumidores, por meio das distribuidoras, poderão ser obrigados a comprar energia sem leilão.

● De acordo com a rádio CBN, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou R$100 milhões em investimentos nas polícias civis, para a área de perícia criminal. Outros R$ 500 milhões devem ser usados na construção de centros de detenção provisória.

● Além das quatro pessoas ligadas ao tucano José Serra, analistas da Delegacia da Receita em Mauá (SP) devassaram os dados fiscais de 140 contribuintes, entre eles personalidades e empresários que vivem longe do ABC paulista. Serra cobrou explicações de Dilma Rousseff (PT) sobre “o crime contra a Constituição”. Dilma negou e atribuiu os ataques de Serra ao “desespero”. A oposição pediu investigação do MP. Alegando sigilo, a Receita ainda não esclareceu.

● O resultado da pesquisa Datafolha que apontou vantagem de 20 pontos percentuais de Dilma Rousseff sobre José Serra desanimou ainda mais a oposição. A petista passou o tucano até em São Paulo, governado por ele até março.

● Cientistas políticos ouvidos pelo Jornal do Brasil acreditam que apenas um escândalo ou uma forte crise seria capaz de mudar a tendência de vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. A cada nova pesquisa, as chances de ela conseguir eleger-se, já no primeiro turno aumentam.

● Trinta anos depois do atentado a bomba na OAB, que matou a secretária Lyda Monteiro, militares ligados ao setor de informações do Exército trazem novos indícios sobre o elo entre este episódio e o ataque no Riocentro, em 1981. Um grupo de agentes do DOI-Codi no Rio teria participado das duas ações. Entre eles, o sargento Guilherme do Rosário, que morreu ao explodir a bomba no Riocentro, e um sargento identificado como “agente Guarani” — o hoje segundo-tenente Magno Motta. O único processado pelo caso foi absolvido, e ninguém jamais foi punido pelo atentado.

● A primeira pesquisa Datafolha sobre a eleição para governador em sete Estados e no DF após o início do horário eleitoral mostra reação de Antonio Anastasia (PSDB) em Minas Gerais. O tucano cresceu 12 pontos, para 29%. Hélio Costa (PMDB) ficou nos 43% do levantamento anterior. Na pesquisa espontânea, Anastasia foi a 17%, enquanto o peemedebista tem 14%. Em São Paulo, Geraldo Alckmin manteve 54%. Aloizio Mercadante (PT) subiu para 20%.

● O ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, suspendeu a legislação que proíbe programas de humor de fazer piada com candidatos. Para ele, esse veto fere o princípio constitucional da liberdade de expressão.

● A TV chilena transmitiu ao vivo ontem à noite imagens dos operários presos na mina San José. O grupo recebeu uma câmera do Ministério da Saúde para mostrar o que ocorria com eles. Cada um dos 33 mineiros perdeu em média 10 kg por desidratação e diarreia - pelo uso de água contaminada. A Nasa ajudará em plano nutricional. Fumantes ganharam chiclete de nicotina para enfrentar as crises de abstinência.

● O governo comprometeu-se a aplicar apenas a correção pela inflação para o salário mínimo e as aposentadorias do INSS, conforme a proposta do Orçamento Geral da União que segue para o Congresso na terça-feira. Na proposta, contudo, está prevista urna negociação com as centrais sindicais para conceder aumento real (acima da inflação) a esses dois itens de despesa. Esse debate será feito mais tarde, provavelmente após as eleições.

● O Tribunal de Justiça condenou o governo de São Paulo a pagar indenização de R$ 20,4 mil por danos morais à família de estudante que teve atividade com conteúdo racista na escola. Em 2002, uma professora passou atividade baseada em texto chamado "Uma família colorida". Na redação, o homem mau era preto e tentava roubar as crianças. Depois da atividade, o garoto, negro e à época com 7 anos, passou a apresentar problemas.

● O primeiro sistema planetário com mais de um dos planetas em trânsito – passando pela linha de visão entre a Terra e sua estrela – foi descoberto pela sonda Kepler, da Nasa. Astros têm massa similar à de Saturno.

● Em parceria com o governo paulista, a Siemens acelera estudos sobre a viabilidade de implantação de trem de passageiros entre São Paulo e Santos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DICA DO DIA
Pensamentos chineses da boa sorte:
1) Dê às pessoas mais do que elas esperam e faça-o com alegria.
2) Case com alguém com quem você goste de conversar. À medida que vocês forem envelhecendo, seu talento para a conversa se tornará tão importante quanto os outros todos.

3) Não acredite em tudo o que você ouve, não gaste tudo o que você tem e não durma tanto quanto você gostaria.
4) Quando você disser "eu te amo", seja sincero.
5) Quando você disser "sinto muito", olhe nos olhos da pessoa.
6) Fique noivo pelo menos por seis meses antes do casamento.
7) Acredite no amor à primeira vista.
8) Nunca ria dos sonhos dos outros. Quem não tem sonhos tem muito pouco.
9) Ame profundamente e com paixão. Você pode se ferir, mas é o único meio de viver uma vida completa.
10) Quando se desentender, lute limpo. Por favor, nada de insultos.
11) Não julgue ninguém por seus parentes.
12) Fale devagar mas pense depressa.
13) Quando lhe fizerem uma pergunta que você não quer responder, sorria e pergunte: "Por que você deseja saber?"
14) Lembre que grandes amores e grandes realizações envolvem grandes riscos.
15) Diga "saúde" quando alguém espirrar.
16) Quando você perder, não perca a lição.
17) Recorde-se dos três "R": respeito pôr si mesmo, respeito pelos outros e responsabilidade por seus atos.
18) Não deixe uma pequena disputa afetar uma grande amizade.
19) Quando você notar que cometeu um engano, tome providencias imediatas para corrigi-lo.
20) Sorria quando atender o telefone. Quem chama vai ouvi-lo em sua voz.
21) Passe algum tempo sozinho.
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Em Fujian, o chinês Wen Jian não corta as unhas desde os 13 anos de idade. Ele diz que faz isso para controlar o seu temperamento que não é lá tão calmo.Com as unhas gigantes, ele diz que não consegue fechar os punhos e isso faz com que ele não entre em nenhuma confusão. Será? (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A candidata do PT Dilma Rousseff manteve a tendência de alta e foi a 49% das intenções de voto, abrindo 20 pontos sobre José Serra, do PSDB, que está com 29%, Marina Silva (PV) tem 9%. Na pesquisa Datafolha realizada nos dias 23 e 24, a petista ficou à frente em segmentos que eram redutos do tucano. Dilma ultrapassou Serra em São Paulo, no Rio Grande do Sul, no Paraná e entre os mais ricos. Em SP, Dilma saiu de 34% e está com 41%. Serra recuou de 41% para 36%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Dilma venceria no primeiro turno com 55% dos votos válidos. Na pesquisa espontânea, a petista passou de 31% para 35%; Serra oscilou de 17% para 18%.

●O debate Estadão/TV Gazeta, que reuniu na noite de terça-feira os candidatos ao governo paulista, foi marcado por um duelo entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT) sobre a qualidade dos programas de educação. Alckmin, líder nas pesquisas eleitorais, foi alvo dos principais ataques feitos por todos os candidatos presentes ao debate.

● 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça garantiu aos correntistas o pagamento da diferença da correção das cadernetas de poupança em razão dos planos Bresser, Verão, Collor I e Collor II. A decisão derruba cerca de 1.100 ações coletivas que beneficiariam 40 milhões de poupadores e que, em termos financeiros, poderiam causar as maiores perdas para os bancos. Os ministros consolidaram entendimento de que os bancos devem pagar aos correntistas a diferença entre os índices aplicados logo que entraram em vigor os planos e o que era pago antes, com base na inflação. O assunto ainda será discutido no Supremo Tribunal Federal.

● Mais três pessoas ligadas ao candidato tucano à Presidência, José Serra, tiveram o sigilo fiscal violado: Luiz Carlos Mendonça de Barros, ministro do governo Fernando Henrique; Gregório Marin Preciado, marido de uma prima de Serra; e Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do Banco do Brasil. As violações aconteceram em 16 minutos, em um computador da Receita, no mesmo dia da espionagem contra o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. Os vazamentos constam da investigação da Receita – que silenciou sobre o caso. Serra voltou a culpar a campanha de Dilma Rousseff pelo vazamento.

● No maior massacre ligado ao narcotráfico no México, corpos de 72 pessoas foram encontrados num rancho no Norte do país. Eram imigrantes ilegais e, segundo o Itamaraty, entre eles há pelo menos quatro brasileiros. O equatoriano Luis Fredy Lala Pomavilla, que sobreviveu à chacina, contou que o grupo tentava chegar ao Texas quando foi abordado por integrantes do cartel Los Zetas, que teriam oferecido emprego como capangas. Diante da recusa, o grupo foi fuzilado.

● Após a euforia por terem sido localizados, os mineiros presos em galeria de mina no Chile se veem em meio à angústia. Serão necessários três meses para sair de lá. O contato deles com o mundo se faz por um duto, por onde recebem comida e se comunicam.

● A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) criticou o projeto da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de declarar de "interesse público" a produção, distribuição e comercialização no país de papel de jornal. Segundo a SIP, o projeto ambiciona estabelecer um "controle da mídia".

● No Rio de Janeiro, para driblar a ação das UPPs, traficantes estão usando uma espécie de disque-drogas. Nas favelas onde a vigilância da polícia é forte, os traficantes recebem as encomendas dos usuários e buscam as drogas em áreas ainda não pacificadas, através de motoqueiros.

● O Ministério da Saúde autorizou a inclusão de nove procedimentos novos na rede pública. A mudança vai permitir o uso de drogas mais modernas no combate ao câncer.

● O Santander e o BNDES desenvolveram operação inédita de financiamento à compra de seis aeronaves Embraer 195 pela Azul. Segundo o superintendente executivo do Santander, Maurício Cesar Farias, o banco é o proprietário dos aviões e investiu entre 15% e 20% de capital próprio na aquisição. O banco fará leasing operacional para a Azul por 12 anos.

● O calor e a baixa umidade do ar que atingem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País fazem disparar as vendas de umidificadores e outros produtos como hidratantes e soro fisiológico.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


DIA DO SOLDADO

Nossa homenagem ao soldado brasileiro, lembrando nossos companheiros de Tiro-de-Guerra 47, em São Manuel, ano de 1962, sob o comando do 1º sargento Alcides Formigari. Bons tempos aqueles!


DICA DO DIA
Eis um fato surpreendente: o trabalho mental sozinho não pode cansá-lo. Parece absurdo, mas há poucos anos, cientistas procuraram descobrir quanto tempo o cérebro humano poderia funcionar sem chegar a uma diminuição de capacidade para o trabalho – que é o que se define como fadiga. Para espanto geral, eles descobriram que o sangue que passa através do cérebro, quando este está em atividade intelectual, não revela nenhum sinal de fadiga! A comparação foi feita com o sangue de um trabalhador braçal; enquanto ele está trabalhando, seu sangue está cheio de “toxinas da fadiga” e outras reações... O resultado indica que o cérebro pode funcionar tão bem e rapidamente tanto no princípio quanto no fim de 8, 10 ou mais horas de trabalho. O cérebro é totalmente incansável.O que é, então, que faz com que fiquemos cansados? Segundo alguns estudiosos, a maior parte da fadiga que experimentamos é de origem mental, ou seja, nosso cansaço deriva das nossas atitudes mentais e emocionais. O trabalho árduo, pesado, por si só, raramente causa fadiga que não possa ser curada com uma boa noite de sono ou com repouso. Já as preocupações, os estados de tensão e os distúrbios emocionais são as três maiores causas da fadiga. Tédio, ressentimento, sensação de não estar sendo apreciado ou de inutilidade, pressa, ansiedade e preocupações são fatores de desgaste que provocam cansaço e geram tensões nervosas que parecem ter como causa o trabalho físico ou mental. Por isso, relaxe. Repouse e poupe energia para as coisas mais importantes
.(Dale Carnegie, em "Como evitar preocupações e começar a viver")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Nos EUA, cliente de salão de beleza teve que pagar uma taxa de US$ 5 por estar acima do peso. Michelle Fonville foi ao salão fazer as unhas e sobrancelhas, quando foi surpreendida ao receber a conta do estabelecimento. Ela ficou desconcertada ao saber que teria que pagar a mais só por causa do seu peso. A gerente alegou que a cadeira suportava somente 90 kg e que custaria R$ 2.500 para consertar. A notícia não esclarece se a cadeira quebrou ou não. Mas, convenhamos, é o fim da picada essa cobrança... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A coordenação da campanha do presidenciável do PSDB, José Serra, preparou uma ofensiva política para fazer frente ao crescimento da candidata Dilma Rousseff (PT) nas últimas pesquisas. O contra-ataque prevê demonstração de força no Estado de São Paulo, onde foi articulado encontro com 450 prefeitos, e a exibição de depoimentos de apoio a Serra no horário eleitoral gratuito na TV, gravados por “estrelas” do PSDB. Foi fechada ontem uma agenda conjunta entre Serra e o candidato tucano ao governo paulista, Geraldo A1ckmin, para projetar a candidatura em São Paulo e impedir o avanço de Dilma. Na TV, o programa de Serra lançou ataques à petista e, pela primeira vez desde que começou o horário político, ele lembrou o mensalão.

● Líder nas pesquisas para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff planeja adotar um modelo de governança que inclui ter conselheiros no Planalto. Eles atuariam em áreas estratégicas e se reportariam diretamente a ela. A ideia, que tem semelhança com o núcleo de assessores da Casa Branca, enfrenta resistência de ministros do atual governo.

● Ararinha, Franca, Votuporanga e Barra Bonita, no interior de SP, registram índice de umidade relativa do ar de 11%, nível similar ao do deserto, do Saara (entre 10% e 15%). Na capital, a taxa fica em 17%. Em lugar fechado, toalha molhada é melhor que bacia com água, para deixar mais úmido o ambiente.

● Conforme o jornal Folha de S. Paulo, além da polêmica sobre o preço do barril, a operação para levantar dinheiro para os investimentos da Petrobras nos próximos anos corre agora um novo risco de não ocorrer no mês que vem. O Congresso aprovou que a União ceda à Petrobras 5 bilhões de barris. Para isso, entregaria à empresa o reservatório de Franco e uma área vizinha a Tupi.

● Em sentença inédita na Justiça Federal do Rio, um ex-governador, Anthony Garotinho, dois ex-chefes da Policia Civil - Álvaro Lins dos Santos e Ricardo Hallak - e mais sete pessoas foram condenados pelo juiz Marcelo Leonardo Tavares, da 4ª Vara Federal Criminal, a penas que variam de dois a 28 anos de prisão, por crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de bem. O juiz ressalta que Garotinho dividia com Lins - condenado a 28 anos – o comando da quadrilha responsável pelo loteamento de delegacias e a proteção das atividades da máfia dos caça-níqueis, controlada por Rogério Andrade. Os condenados vão recorrer.

● A Justiça Federal determinou que a Receita Federal dê ao vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, acesso às investigações sobre o vazamento de seus dados fiscais. "O Brasil convive há muito tempo com janelas quebradas na vizinhança da proteção ao sigilo", diz a sentença do juiz Antonio Claudio Macedo da Silva. A Receita entregou a Eduardo Jorge dois CDs com dados das investigações. Para o tucano, o vazamento saiu da campanha petista. O PT nega.

● O comércio de dados pessoais sigilosos nas ruas de São Paulo continua sendo feito livremente. Ontem, um dia após denúncia do GLOBO, repórter comprou outro CD com informações de contribuintes. Agora, da Receita Federal, por R$ 95.

● A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - de olho na Copa de 2014 – e seis empresas vão participar de um fundo para financiar obras de infraestrutura nas áreas de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O fundo já dispõe de R$ 24 milhões. O secretário de Segurança será o gestor dos recursos do convênio assinado ontem pelo governador.

● Uma nova pesquisa de opinião Reuters/Ipsos mostrou que pela primeira vez a rejeição ao presidente Obama superou a aprovação: 52% dos entrevistados desaprovam o seu desempenho; só 45% lhe dão nota positiva.

● Rio e Manaus serão as primeiras cidades brasileiras a usar um novo método para detectar tuberculose, que reduz de dois meses para 1h30m o tempo de diagnóstico. O Brasil também produzirá um tratamento mais simples.

● Um acidente com um avião da companhia brasileira Embraer na China deixou 42 mortos -54 sobreviveram. O desastre com a aeronave da chinesa Henan Airlines ocorreu no pouso. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Fonte oficial, entretanto, disse que o jato se partiu antes de tocar o solo. A Embraer afirmou que vai apoiar as investigações.

● O governo federal decidiu intervir na administração de portos estaduais que descumpriram regras previstas em contrato com a União ou cuja operação tem afetado a competitividade do Pais. A intervenção tem graus diferenciados, como a retomada total da concessão de cinco portos do Estado do Amazonas ou a maior participação da União na gestão de Paranaguá e Rio Grande, na Região Sul.

● O Chile pediu conselhos à Nasa para lidar com os 33 mineiros soterrados a 688 metros de profundidade há 19 dias. Para o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, a situação é igual à de astronautas em estações, espaciais - os mineiros só serão resgatados em quatro meses. Em contato por um interfone, eles contaram que sobreviveram com uma ração de duas colheres de atum, meia xícara de leite, um biscoito e um pêssego em calda a cada 48 horas.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

DICA DO DIA
Eu percebia que meu comportamento aborrecia muito os meus pais, porém pouco me importava com isso. Desde que obtivesse o que queria, dava-me por satisfeito. Mas, é claro, se eu importunava e agredia as pessoas, estas passavam a tratar-me de igual maneira.

Cresci um pouco e um dia percebi que a situação era desconfortante. Preocupei-me, mas não sabia como me modificar.O aprendizado aconteceu num domingo em que fui, com meus pais e meus irmãos, passar o dia no campo.
Corremos e brincamos muito até que, para descansar um pouco, dirigi-me à margem do riacho que corria entre um pequeno bosque e os campos. Ali encontrei uma coisa que parecia uma pedra capaz de andar. Era uma tartaruga.
Examinei-a com cuidado e, quando me aproximei mais, o estranho animal encolheu-se e fechou-se dentro de sua casca. Foi o que bastou. Imediatamente decidi que ela devia sair e, tomando um pedaço de galho, comecei a cutucar os orifícios que haviam na carapaça. Mas os meus esforços resultavam vãos e eu estava ficando, como sempre, impaciente e irritado.
Foi quando meu pai se aproximou de mim. Olhou por um instante o que eu estava fazendo e, em seguida, pondo-se de cócoras junto a mim, disse calmamente: "Meu filho, você está perdendo o seu tempo. Não vai conseguir nada, mesmo que fique um mês cutucando a tartaruga. Não é assim que se faz. Venha comigo e traga o bichinho".
Acompanhei-o. Ele se deteve perto da fogueira acesa e me disse: "Coloque a tartaruga aqui, não muito perto do fogo. Escolha um lugar morno e agradável".Eu obedeci. Dentro de alguns minutos, sob a ação do leve calor, a tartaruga colocou a cabeça de fora e caminhou tranqüilamente em minha direção. Fiquei muito satisfeito e meu pai tornou a se dirigir a mim, observando:
"Filho, as pessoas podem ser comparadas às tartarugas. Ao lidar com elas, procure nunca empregar a força. O calor de um coração generoso pode, às vezes, levá-las a fazer exatamente o que queremos, sem que se aborreçam conosco e até, pelo contrário, com satisfação e espontaneidade”.
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A americana Melanie Typaldos, de 55 anos, ficou conhecida no estado Texas, nos EUA, por manter uma capivara como animal de estimação. A mulher vive com o grande roedor em sua casa em Buda. Segundo a agência "Barcroft Media", a capivara chamada "Caplin Rous", de três anos de idade, conta, inclusive, com páginas no Myspace (site de relacionamentos) e no Twitter (serviço de microblog), tendo mais de 3 mil
seguidores
. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, dados divulgados ontem pelo Banco Central mostram que no mês passado a conta corrente brasileira - que registra todas as operações de bens e serviços do Brasil com o exterior - teve saldo negativo de US$ 4,5 bilhões, o pior resultado para julho desde 1947.

● Segundo o Jornal Nacional, o Ministério da Educação nega que haja atrasos na liberação dos financiamentos e informa que só este ano já foram feitos 44 mil novos contratos. Mas o Sindicato das Faculdades Particulares de São Paulo afirma que mais de 60% das entidades do País enfrentam problemas com o Financiamento Estudantil (Fies).

● Informações sigilosas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre proprietários de carros e dados bancários de aposentados e pensionistas do INSS são facilmente obtidos nas ruas do Centro de São Paulo em poucos minutos. O repórter do jornal O GLOBO Lino Rodrigues, sem se identificar, comprou dois CDs com dados desses dois órgãos públicos na Rua Santa Efigênia, na capital paulista, por R$ 200. A negociação com o "vendedor" durou menos de meia hora e, ao final, certo de que o "cliente" não era policial, o ambulante ainda ofereceu listagens do Itaú Unibanco. Os dois CDs serão entregues ao promotor José Mário Barbuto, que se comprometeu a abrir investigação no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado, do Ministério Público de São Paulo. O Denatran e o Ministério da Previdência vão pedir investigação à Polícia Federal. O Itaú Unibanco não se pronunciou.

● Com base na Lei da Ficha Limpa, o TRE-SP indeferiu o registro da candidatura do deputado Paulo Maluf (PP) à reeleição. Por 4 a 2, os juízes entenderam que Maluf não pode entrar na disputa por causa da condenação no "Frangogate" - escândalo no qual foi punido por comprar, quando prefeito, frango superfaturado para a merenda escolar e contratar uma empresa ligada à sua mulher para fornecer o produto. Para o presidente do TRE-SP, a decisão é histórica. Maluf vai recorrer da impugnação ao TSE e ao STF. Ele continua candidato e, se for eleito sem que o TSE tenha julgado o recurso, pode tomar posse na Câmara. Se o TSE mantiver a decisão, Maluf perde o foro privilegiado.

● Na Argentina, órgãos internacionais, a oposição e os principais diários argentinos protestaram contra o que tacharam de novas ameaças à liberdade de imprensa no país por parte da presidente Cristina Kirchner, que quer controlar a distribuição de papel para jornais.

● Um homem expulso da polícia protagonizou, em Manila, um episódio muito semelhante à tragédia do ônibus 174, que chocou o Rio há 10 anos. Exigindo seu emprego de volta, Rolando Mendoza invadiu um veículo com turistas, tomando 24 reféns. Depois de 12 horas de uma negociação que foi transmitida ao vivo na TV, 8 pessoas foram mortas, além do criminoso. Terrível.

● A Promotoria de Nova York investiga a Igreja Universal por suspeita de envio ilegal de R$ 420 milhões aos EUA de 1995 a 2001. A denúncia foi feita, em acordo de delação premiada, por doleiros brasileiros. Advogado da Igreja Universal disse que não poderia se manifestar especificamente sobre essa investigação, mas confirmou que a apuração existe.

● Material escolar para crianças de até 12 anos passará a ter selo de qualidade e segurança do Inmetro. A norma deve ser publicada até o final de setembro. Os fabricantes terão o prazo de um ano para se adaptar aos padrões. A regra também valerá para produtos importados.

● Os 33 mineiros soterrados há 19 dias numa mina de cobre e ouro no norte do Chile começaram a receber suprimentos ontem. O resgate, a 700 metros de profundidade, poderá estender-se por até quatro meses.

● A falta de estrutura para o combate às queimadas fez com que o Exército fosse acionado no Tocantins, onde há pelo menos 5,6 mil focos de incêndio. Rondônia recebeu o auxílio de Mato Grosso do Sul, que enviou brigadistas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DICA DO DIA
Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido agarrar-se a parte dos destroços para poder ficar flutuando.

Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada, longe de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente.
Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse proteger-se do sol, da chuva, de animais e, também, para guardar seus poucos pertences, e como sempre agradeceu.
Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia. No entanto, um dia, quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente desesperado, ele se revoltou. Gritava chorando: "O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?" Chorou tanto, que adormeceu profundamente cansado.

No dia seguinte, bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
-"Viemos resgatá-lo", disseram os tripulantes da embarcação.
-"Como souberam que eu estava aqui?", perguntou ele.
- "Nós vimos o seu sinal de fumaça"!
É comum nos sentirmos desencorajados e até mesmo desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento. Lembrem-se: se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina.
Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva.
(autor anônimo)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A professora de espanhol Ginger D"Amico, de 37 anos, ganhou na Justiça quase US$ 15 mil, entre indenização e salários atrasados, depois que foi suspensa por uma escola em Brownsville, no estado da Pensilvânia (EUA), porque apareceu em uma foto ao lado de um stripper. Segundo a emissora "WPXI", ela recebeu suspensão de 30 dias em janeiro, posteriormente reduzida para 19 dias, após uma foto tirada em dezembro durante uma festa de despedida de solteira de uma colega ter sido publicada no site de relacionamentos Facebook.Para o advogado Witold Walczak, que defendeu a professora, a tecnologia rompe as barreiras da vida privada, mas, nem por isso, os órgãos públicos não podem punir os funcionários simplesmente porque desaprovam a conduta fora do trabalho do empregado. Outras professoras estavam nas fotos ao lado do stripper, mas apenas Ginger foi suspensa, porque seu rosto era único que era possível ser identificado nas imagens. As demais professoras receberam apenas advertência do distrito escolar. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar, na quarta-feira, a possibilidade de os bancos serem responsabilizados pelo pagamento de bilhões de reais como correção de quatro planos econômicos. Além de definir a responsabilidade pela conta, que também poderá recair sobre o Banco Central, os ministros vão tentar esclarecer outras dúvidas cruciais sobre a questão, inclusive qual o índice de correção para cada plano.

● Como há milhares de processos sobre o assunto, o STJ optou por julgar apenas dois recursos, em que são discutidas as questões principais. A decisão, nesses dois casos, definirá o parâmetro para os demais. Ou seja, se o STJ decidir que são os bancos que têm de pagar, todos os outros processos serão decididos dessa forma. Nessa hipótese, os bancos teriam de provisionar os valores a serem pagos em seus balanços. Se o STJ decidir que o BC é o responsável, será o governo que terá de pagar aos correntistas.

●O rombo previsto na Previdência dos servidores federais, com cerca de um milhão de aposentados e pensionistas, deverá chegar a R$ 50 bilhões em 2011. É um déficit maior do que os R$ 43 bilhões estimados para o INSS, que beneficia 27 milhões de pessoas que trabalharam na iniciativa privada. Reduzir essa conta será um desafio do sucessor ou sucessora do presidente Lula. A criação do Fundo Complementar do servidor, que amenizaria o problema, parou no Congresso.

● Comediantes tomaram ontem a orla de Copacabana e, com muita irreverência, protestaram contra a norma do TSE que impede o humor no rádio e na TV no período eleitoral. Palavras de ordem irônicas - "Humorista unido jamais será comido" e "Queremos apanhar" - e um abaixo-assinado contra a mordaça marcaram a manifestação.

● Dilma Rousseff (PT) já discute com auxiliares próximos e com o presidente Lula medidas econômicas duras, sobretudo na área fiscal, para adotar no início de um eventual governo. Uma medida seria reduzir a política de reajuste salarial para o funcionalismo. Também se considera diminuir um pouco a meta de inflação, que hoje é de 4,5%, para a casa dos 4%. A avaliação que o ajuste não precisará ter a intensidade do adotado por Lula em 2003, porque a situação econômica é bem melhor. Mas é necessário dar ao mercado sinais de que a eventual gestão Dilma reduzirá o ritmo de gastos dos últimos dois anos.

● O candidato do PSDB José Serra disse que não vai mudar sua campanha à Presidência, apesar de críticas e pressão de aliados. "Vamos seguir nosso trabalho. E vamos chegar lá", afirmou.

● O tucano Geraldo Alckmin, que disputa o governo do Estado, minimizou a entrada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha do petista Aloizio Mercadante.

● As doações recebidas neste ano pelo Diretório Nacional do PT são o dobro dos recursos arrecadados pelos seis partidos da coligação encabeçada pelos tucanos. Até julho, o PT recebeu R$ 43,7 milhões, quase a totalidade de empresas. O valor é 1.500% superior ao do mesmo período de 2006, ano da reeleição de Lula.

● O governo federal vai tornar os licenciamentos ambientais mais rápidos e eliminar exigências que julga desnecessárias. As novas regras elaboradas pelo ministério devem ser apresentadas amanhã em Brasília. O governo nega que queira flexibilizar os procedimentos para empreendedores. Mas ambientalistas se mostram receosos.

● Dentre os pequenos investidores que passaram a movimentar ações de setembro de 2007 a dezembro de 2009, metade aplica menos de R$ 2.000 por mês, mostra estudo da FGV. Para aumentar o número de pessoas físicas, a Bolsa reduziu o mínimo para alguns investimentos e vai cortar custos fixos cobrados pelas corretoras.

● Encerrada ontem, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo recuperou um público perdido na edição anterior. Nos dez dias do evento, passaram pelo Anhembi cerca de 740 mil pessoas, numa média diária de 74 mil, contra 66 mil em 2008. O espaço mais visitado foi o infantil O Livro é uma Viagem, que recebeu 50 mil crianças.

● O Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio, sofreu um êxodo de hóspedes ontem, um dia depois de o prédio ser invadido por um bando armado que aterrorizou o bairro na manhã de sábado. Traumatizados, cerca de 800 pessoas deixaram o estabelecimento. Entre os funcionários, 25 faltaram ao trabalho.

domingo, 22 de agosto de 2010


VELHOS TEMPOS
A foto, bastante antiga, mostra ao fundo o prédio que estava ainda sendo construído para abrigar a então Escola Normal e Colégio Estadual “Dr. Manuel José Chaves”. Na frente aparece o prédio do então Seminário de Santa Teresinha, onde foram formados inúmeros sacerdotes da congregação Missionários da Consolata. Atrás, apenas um descampado, que hoje abriga muitos bairros bastante populosos, como Vila Consolata, Vila Industrial, Vila Kennedy, entre outros. Vale para os jovens são-manuelenses conhecerem coisas do passado da cidade, e para os mais, digamos, antigos, recordarem os velhos tempos!

DICA DO DIA
As emoções – tanto agradáveis quanto desagradáveis – dirigem nossa atenção para circunstâncias importantes. Se não tivéssemos emoções, não saberíamos como distinguir as situações que são benéficas para a nossa vida das prejudiciais. Por exemplo, a alegria que sentimos assistindo ao nascer do sol lembra-nos de como é importante reservar algum tempo para admirar as belezas da natureza. Sem emoções, não perceberíamos que uma determinada situação é tediosa e não faríamos nada para torná-la mais interessante. Sem o medo e a raiva, não saberíamos sair de situações potencialmente danosas. Devemos, portanto, tomar nossas emoções como ponto de partida para a reflexão, ou elas poderão produzir reações automáticas que não nos farão bem. Emoções, pensamentos e ações são trigêmeos que precisam trabalhar juntos e em harmonia. Quando percebemos uma emoção, temos de analisá-la a fim de poder ouvir a mensagem que ela nos está enviando. Usadas assim, as emoções nos levam a percepções ocultas, medos e preferências. Quando usamos as informações oferecidas tanto pelas emoções quanto pela reflexão, podemos determinar o melhor modo de agir.

(Susan Heitler, no livro "A Arte do Relacionamento")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A cidade de Union Grove, no estado do Wisconsin (EUA), promoveu durante a feira agrícola do condado de Racine, um desfile de cabras. No evento realizado no dia 28 de julho, os proprietários usavam fantasias enquanto desfilavam com seus animais. Garanto que o leitor já viu desfile de tudo, até mesmo de animais os mais variados... Mas, desfile de cabras... (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo! A leitura é uma forma de felicidade e nenhuma felicidade pode ser obrigatória. Quem disse isso foi o grande escritor argentino José Luiz Borges. Este texto, publicado recentemente em O PRATIANO, trata desse tema. Boa leitura!

A LEITURA É UMA FORMA DE FELICIDADE
O Jornal da Cidade de Bauru, recentemente, trouxe várias matérias fazendo referência à importância da leitura, sobretudo para as crianças, para os escolares, e sustentou um aspecto importante, resumido pelo grande escritor argentino José Luiz Borges: “Leitura é uma forma de felicidade e nenhuma felicidade pode ser obrigatória”.
A autora do texto publicado pelo jornal bauruense, Luciana La Fortezza, afirma que essa frase mostra o caminho a ser trilhado para reverter a preocupante realidade do Brasil, onde apenas um em cada cinco cidadãos tem o hábito de ler. E se pergunta: “Se a literatura é um devaneio, que trata especificamente da condição humana, de seus êxitos, sonhos, amores e sofrimentos, como explicar o fato de tantos brasileiros estarem alijados desse prazer?”.
Ela explica que, seja pelo convidativo sol forte, pelo dado genético que nos propicia molejo nos quadris, pelo intenso apelo da imagem (trabalhada na televisão para ser consumida imediatamente, sem qualquer esforço) ou pela pobreza material capaz de tornar supérfluo um livro, um batalhão de pessoas jamais se encontrou ou se descobriu na literatura. E afirma que sem a relação emocional, é difícil transformar leitura em hábito.
“Se encontrar um companheiro próximo ao ideal exige esforço, humildade para com o amigo interessado em apresentar uma pessoa especial, além de paciência para identificar virtudes e defeitos do outro, com os livros parece não ser muito diferente. Em alguns casos, o amor à primeira vista acontece e cedo. Para grande maioria, o enlace ocorre mais tarde, após a apresentação de vários títulos. Um dia, a identidade se dá com um deles e, finalmente, começa a história de amor com a literatura”, ensina a autora da matéria.
Mas ela ressalta que o trajeto não é fácil. Como grande parte das famílias não têm o o hábito de ler, inclusive por conta do contexto socioeconômico, resta às escolas fazer a introdução. E isso vira um novo obstáculo, já que parte dos professores também não são leitores. Oriunda das classes populares, muitos desses mestres consumiram leitura massificada, e é com base nesse repertório que indicarão livros aos seus alunos.
Não por acaso, muitas leituras na escola são feitas de modo impositivo, com objetivos práticos e utilitários, sem qualquer relação com a realidade dos alunos. A partir daí, fica fácil entender a resistência construída com o passar dos anos, tornando difícil é reverter a situação.
Mudar esse contexto exige do professor habilidades múltiplas. Para cavar espaço para o texto literário, alguns promovem leituras coletivas, dramatizadas e realizam oficinas, por exemplo. É de fato um empenho para garantir ao outro um prazer que acalanta a vida e, de quebra, oferece noções como de filosofia, geografia e política.
A síntese do gosto pela leitura é mesmo o que afirmou José Luiz Borges.Ela tem que fazer o leitor feliz. Se for obrigado, ele não lê.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● A pesquisa Datafolha que mostra a candidata Dilma Russeff (PT) com 47% das intenções de voto contra 30% do tucano José Serra transformou as eleições para o governo paulista em prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o objetivo de tentar inverter a desvantagem do petista Aloizio Mercadante, que tem 16% das intenções de voto, contra 54% do peessedebista Geraldo Alckmin-, o presidente cobrou da campanha urgência na criação de "fatos políticos". No Rio, Serra não quis comentar a pesquisa e defendeu a atuação do governo federal na área de segurança. Com a diferença de 17 pontos percentuais aberta por Dilma sobre o candidato do PSDB, tucanos e aliados aumentaram a pressão por mudanças na propaganda eleitoral de Serra, que tem tentado colar sua imagem à do presidente Lula.

● Com a liderança de Dilma Rousseff nas pesquisas, o PMDB já definiu o tamanho do espaço que vai exigir num eventual governo da candidata petista à Presidência, faltando ainda 40 dias para a eleição. Sob o argumento de que não é mais "convidado", mas "dono da casa", o partido quer o poder dividido "meio a meio" e assento no Planalto, entre os "ministros da Casa" e no Conselho Político que assessora a Presidência. Quer Henrique Meirelles na equipe econômica, cargos nas estatais e postos de chefia na Petrobras e na Petro-Sal. Quer ainda o Senado e a Câmara sob seu comando, tendo ou não a maior bancada.

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, os preços da gasolina e do diesel no Brasil estão prestes a completar dois anos com valores acima das cotações internacionais. É o período mais longo de alta desde a liberação do setor, em 2002, dando à Petrobras receita adicional de R$ 24,7 bilhões, segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura.

● Segundo a TV Brasil, foi feito teste em 25 estados e no DF para verificar o desempenho das urnas no sistema eletrônico, levando em conta várias situações para que os funcionários estejam preparados. Nos municípios onde a votação será com urna biométrica, que faz a identificação através da impressão digital, a eleição também foi simulada.

● De acordo com a rádio CBN, a Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS) está revendo a fórmula de reajuste dos planos de saúde. O objetivo é impedir que os planos fiquem cada vez mais caros. A ANS estuda mudanças na regulação do setor.

● NO Rio de Janeiro, após um confronto entre policiais militares e traficantes, na manhã de ontem, em São Conrado, 20 bandidos invadiram o Hotel Internacontinental, fazendo 15 turistas e funcionários de reféns. No momento da invasão cerca de 600 pessoas estavam no hotel, entre elas dentistas que participavam de um congresso. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) negociaram a rendição dos criminosos, que entraram pela cozinha do prédio. Tudo começou por volta das 8h, quando uma viatura da PM cruzou com um comboio formado por um carro, uma van e uma moto. Houve intenso tiroteio, o Túnel Zuzu Angel e a avenida Niemeyer foram fechados, e uma mulher morreu. As informações dão conta de que era uma traficante.

● Obras antienchentes pouco avançaram em São Paulo desde o último verão. Piscinões não vão sair do papel até a próxima estação de chuvas, e quatro reservatórios no centro tiveram a licitação suspensa.

● Avião não tripulado para monitoramento, arma elétrica não letal, trem de levitação magnética, biodiesel feito com resíduo de óleo de fritura, kit para detectar tumores mamários, robô que limpa tubulação de ar condicionado e iogurte orgânico de soja. São alguns dos resultados do investimento do Rio em pesquisa, que até dezembro ultrapassará a barreira de R$ 1 bilhão.

● O financiamento de conversores residenciais, a construção de torres de transmissão e a oferta de programação são ações que o governo federal planeja promover para estimular a adesão à TV digital no País.

● As ferrovias, transporte mais barato e ecologicamente correto, têm um longo percurso até chegarem ao seu potencial de uso. Para a Associação Nacional de Transporte Ferroviário, a falta de planejamento trava o país no setor.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja
□□□ Casar faz bem - O casamento hoje dá mais trabalho, mas traz mais satisfação.
□□□ Exclusivo: Liz Gilbert, de Comer, Rezar, Amar, ensina a ser comprometido e feliz

Época
□□□ As 100 melhores empresas para trabalhar ...e as lições da campeã Google - Na empresa símbolo do trabalho no século XXI, um ambiente criativo e inspirador com tempo livre, mesa de bilhar, massagem - e até almoço grátis.

IstoÉ
□□□ Nunca fomos tão felizes - Brasileiros são tomados pelo sentimento de bem-estar, comprando mais carros, viajando mais, adquirindo a casa própria e realizando sonhos até então inatingíveis.

□□□ O avassalador avanço da classe C sobre o consumo.

□□□ As vendas do comércio superam expectativas.

□□□ A indústria prepara-se pra o melhor Natal em décadas. □□□ Linhas de crédito e índice de empregos batem recordes históricos.

□□□ Violência - A trágica história de Joanna, 5 anos, vítima da briga dos pais, da Justiça e de um falso médico
□□□ Saúde - Seis mitos no cuidado com os seus dentes.

CartaCapital
□□□ A Petrobras na mira - A estatal, entre os jogos do mercado financeiro e a sucessão presidencial.
□□□ The Economist - Especial discute os avanços do Projeto Genoma.
□□□ Agrotóxicos
Uma cidade do Ceará sem água potável.