sábado, 23 de outubro de 2010

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 22 de outubro de 2010

□□□ Parquinho no Jardim gera polêmica em São Manuel.
□□□ São Manuel entrega títulos de cidadão hoje.
□□□ Festa de São Vicente de Paulo realizada pela Vila Vicentina.
□□□ Louvor a Santa Teresinha – Festa será neste final de semana.
□□□ Lar Anália Franco completa 86 anos.
□□□ Laudo Natel: livro biográfico desse são-manuelense será lançado na segunda-feira.
□□□ Mulher passa mal após “comer” estilete sem saber.
□□□ Fasculdades abrem inscrições para vestibular do primeiro semestre.
□□□ Ministério de Música Ágape, da Paróquia N. Srª. Consolata, participa do concurso Vozes da Igreja.
□□□ Opinião – Conjunto Poliesportivo, principal cartão de visitas da cidade, parece estar abandonado.
□□□ Ponto de Vista – Histórias da Rádio Clube de São Manuel AM 1510 kHz – A entrevista desta semana foi feita com o oficial de Justiça José Roberto de Araújo, que foi locutor da emissora.
□□□ Os pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo resgata a história da Família Ciuffa.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Cornetando (Sandro Dálio).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, não está circulando neste final de semana
PELÉ, 70 ANOS
O rei do futebol está fazendo 70 anos hoje. Me lembro de Pelé com 17 anos, levando o Brasil a ganhar o primeiro campeonato mundial, na Suécia. Ouvia os jogos pelo rádio. Vi Pelé, ao vivo, pela primeira vez, no Campo do Noroeste de Bauru. Depois o vi jogando também ao vivo, das arquibancadas do Estádio Olímpico, do Grêmio d Porto Alegre. Vi seus jogos pela televisão, sempre. Pelé é indescritível, embora Maradona ache que não... Parabéns Pelé!

DICA DO DIA
O grande homem é tranqüilo, calmo, paciente, não grita, nem desespera. Pensa com clareza, fala com inteligência, vive com simplicidade. É do futuro, não do passado. Sempre tem tempo. Não despreza nenhum ser humano. Não é vaidoso. Como não anda a cata de aplausos, jamais se ofende. Possui sempre mais do que julga merecer. Está sempre disposto a aprender, mesmo das crianças. Vive dentro de seu próprio isolamento espiritual, onde não chega nem o louvor nem a censura. No entanto, seu isolamento não é frio: ama, sofre, pensa, compreende. O que você possui, dinheiro e posição social, nada significam para ele. Só lhe importa o que você é. Despreza a opinião própria, tão depressa verifica o seu erro. Respeita somente a verdade. Tem mente de homem e coração de menino. Conhece-se a si mesmo, tal qual é. (diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A professora Ileana Tacconelido, do colégio católico San Carlo de Milão causou polêmica após a descoberta de fotos picantes suas na internet. Algumas mães tiraram os filhos da escola pedindo que a moça, ex rainha da beleza, seja despedida por ser muito atraente para ser professora. Por outro lado, principalmente os pais, dizem que não veem problema algum que os filhos sejam ensinados por uma mulher bonita. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) subiu o tom das críticas ao presidente Lula e disse que ele deixou de agir como chefe de Estado para se tornar cabo eleitoral de Dilma Rousseff (PT). "O presidente sai menor do que entrou nesta eleição", afirmou Aécio, comentando declarações de Lula ironizando a agressão ao candidato tucano José Serra. Aécio disse estar triste pelo comportamento de Lula, com quem, completou, sempre julgou manter "uma relação de amizade e de respeito".

● Em comício da candidata Dilma Rousseff (PT) em Uberlândia (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que a agressão sofrida pelo tucano José Serra foi simulada. "Até um papelzinho que foi jogado na cabeça leva o cidadão a fazer tomografia", afirmou o presidente. Os objetos que atingiram Serra no Rio voltaram a ser tema dos programas eleitorais tucano e petista. O PT reforçou a acusação de Lula. O PSDB destacou "a agressividade".

● O PT e Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula, tornaram-se réus num processo em que são acusados de participar de quadrilha que cobrava propina de empresas de transporte na Prefeitura de Santo André, informam os repórteres do “Estadão” Ana Paula Scinocca e Leandro Colon. O desvio dos cofres públicos, segundo a acusação, chegou a R$ 5,3 milhões, num esquema que seria o precursor do mensalão petista no governo federal. Segundo a ação, o hoje assessor de Lula transportava a propina para o comando do PT quando ocupava a Secretaria de Governo do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, que era um dos principais coordenadores da campanha presidencial de Lula e foi assassinado em janeiro de 2002 - supostamente porque não aceitou que parte da propina enriquecesse os envolvidos. O dinheiro, aponta a investigação, serviu para financiar campanhas municipais, regionais e nacionais do PT. Por isso, o partido também responderá ao processo. O Ministério Público quer que o petista e os demais acusados devolvam os recursos desviados e sejam condenados à perda dos direitos políticos por até dez anos.

● Jorge Luiz Siqueira, integrante da campanha de Dilma Rousseff (PT) como prestador de serviço, é o dono do flat em Brasília onde o jornalista Amaury Ribeiro Jr. se hospedou na época em que se reunia com o "grupo de inteligência" da candidata. Amaury, pivô da quebra de sigilo de pessoas ligadas ao PSDB, disse à Polícia Federal que sua estadia havia sido custeada por alguém chamado Jorge, do PT. Segundo o jornalista, foi nesse imóvel que o deputado estadual licenciado Rui Falcão (PT-SP) teria copiado o material de seu computador. O deputado nega.

● Siqueira era gerente de despesas da Lanza - que foi desligada da campanha petista depois de revelada a atuação do grupo - e, com a saída, migrou para a nova contratada, a Pepper. Siqueira não foi localizado para comentar o caso.

● Na orla de Copacabana, amanhã, haverá atos de campanha do tucano José Serra e de militantes petistas, mas a PM não reforçará o policiamento. Lula e Dilma Rousseff (PT) percorrerão a Zona Oeste do Rio de Janeiro.

● Os coordenadores da campanha de Dilma Rousseff (PT) acreditam que a tarefa de mobilizar a militância no segundo turno para convencer indecisos e ocupar as ruas cumpriu seu papel. Agora, tentam controlar o ímpeto, por acreditar que novos episódios de tumulto, como o do Rio, em que objetos foram atirados no adversário José Serra (PSDB), podem tirar votos da candidata.

● Doença transmitida por água e alimentos contaminados já matou 150 pessoas e infectou outras 1.500 no país, que ainda sofre as consequências do terremoto de Janeiro.

● Dois dos sequestradores do publicitário Washington Olivetto fugiram da prisão após beneficiados com saída temporária para o Dia da Criança, mesmo sem ter mulher e filhos no Brasil. Os chilenos Marco Rodolfo Rodrigues Ortega e William Gaona Becerra cumpriam pena de 30 anos pelo crime, cometido em 2001.

● A organização independente WikiLeaks divulgou 391.832 documentos secretos sobre a Guerra do Iraque, o maior vazamento da história militar dos EUA. Os papéis detalham como o Irã armou milícias xiitas iraquianas, dizem que 109 mil iraquianos morreram na guerra e mostram que houve tortura sistemática contra prisioneiros. O governo americano criticou o vazamento, dizendo que coloca em risco a vida de americanos.

●A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou um conjunto de medidas para combater a bactéria Kleksiella pneumoniae carbapenemase (KPC). Todos os hospitais e postos de atendimento, públicos ou privados, terão de instalar potes de álcool nas salas onde há contato entre pacientes e profissionais da área médica. As unidades de saúde têm 30 dias para atender à resolução. O governo também vai controlar a venda de antibióticos. A partir de quarta-feira, as farmácias só poderão fornecer o medicamento mediante retenção de receita. Na avaliação das autoridades sanitárias, o uso indiscriminado desses remédios contribui para a ocorrência de micro-organismos super-resistentes. No Distrito Federal, a KPC matou 18 pessoas e contaminou outras 183. A Secretaria de Saúde gastou, em caráter emergencial, R$ 7,9 milhões na compra de medicamentos e insumos hospitalares para erradicar a bactéria.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DICA DO DIA
Antes de começar qualquer coisa, pergunte-se: quanto estou disposto a investir? Quanto tempo, emoção e dinheiro é o meu limite? Se você refletir sobre seus limites pessoais com antecedência, poderá executar qualquer tarefa com maior firmeza. Mas isso não é tudo. Para progredir e ir mais longe, tente superar os seus limites, exija sempre mais de si mesmo. Peça a si mesmo para melhorar a qualidade, executar num prazo menor, ou produzir mais do que o esperado; enfim, qualquer que seja o seu progresso, suba a aposta. (Narciso L. M. Machado, no livro "Exploda a Crise")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O pescador inglês Jeremy Wade, de 52 anos, estava em uma expedição no rio Congo, na África, quando conseguiu capturar um monstrinho... Um peixe, que parece ser uma piranha gigante, e é chamado de "peixe tigre". Para conseguir sair na foto com a presa, o pescador parrudão aparece segurando o peixe com a ajuda dos dois braços - obviamente ele não quer correr o risco de levar uma mordidinha... Essa espécie é uma das mais temidas no mundo, encontrada apenas em água doce. O "gigante" possui 32 dentes, com tamanho semelhante aos do tubarão branco. É conhecido por atacar humanos e até mesmo crocodilos. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Imagens do tumulto de anteontem no Rio mostram que José Serra foi atingido duas vezes por manifestantes petistas: primeiro, por uma bolinha de papel, de acordo com imagens do SBT e da Record; e, 15 minutos depois, pelo que seria um rolo de adesivos. Então Serra pôs as mãos na cabeça e encerrou a caminhada. O presidente Lula, citando somente as imagens da Record e do SBT, classificou de "farsa" a reação do tucano. E comparou-o ao goleiro chileno, que, num jogo com a seleção brasileira, em 1989, fingiu ter sido atingido por um foguete: "Vocês assistiram a uma mentira mais grave que a do Rojas". O programa do PT também divulgou a versão do SBT. Em Curitiba, moradores jogaram balões com água e uma bandeira contra o caminhão da candidata Dilma. Ela não se feriu.

● Acusado de ser o mandante da quebra de sigilo fiscal de tucanos e pessoas ligadas a José Serra, o jornalista Amaury Ribeiro Júnior disse à Policia Federal que o coordenador de comunicação da campanha petista, o deputado estadual Rui Falcão (PT-SP), furtou dados sigilosos de seu computador e entregou-os à campanha de Dilma Rousseff. Falcão nega as acusações. Em depoimento à PF no dia 15 de outubro, Amaury disse que os dados seriam utilizados por um grupo de inteligência que estava sendo preparado pela pré-campanha petista. O jornalista afirma que, quando o furto aconteceu, estava hospedado no apartamento do responsável pela administração de gastos da campanha petista. Segundo investigadores da PF, Amaury teria dito que levantava as informações para se contrapor a uma investigação de serristas sobre, Aécio Neves - mas isso não consta no depoimento de 15 de outubro. Amaury hoje é funcionário da TV Record.

● Dilma Rousseff (PT) estancou a perda de votos iniciada no final de setembro, subiu e agora está 12 pontos à frente de José Serra (PSDB) na disputa pelo Planalto, revela o Datafolha. Em votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a petista tem 56%, e o tucano, 44%. A petista variou dois pontos para cima, e o tucano, dois para baixo. O levantamento mostra ainda que Dilma subiu de 23% para 31% entre os eleitores de Marina Silva (PV) no primeiro turno; Serra caiu de 51% para 46%. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos. Por regiões, Dilma subiu de 60% para 65% no Nordeste e obteve empate técnico com Serra no Sudeste (44% a 43%). Dizem-se totalmente decididos sobre o voto 88%, e 10% cogitam mudar de opinião.

● Em setembro, o desemprego nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro recuou para níveis considerados de pleno emprego, com a demanda próxima da oferta (4,1%, 4,9% e 5,3%). Nas seis regiões metropolitanas que o IBGE pesquisa, o desemprego caiu a 6,2%, o menor em oito anos.

● A Aeronáutica não cumpriu meta, fixada em 2008, de chegar a este ano com 4.000 controladores de voo; hoje, há 3.114 em atividade. Em dois anos, 560 militares deixaram a função. Sindicato da categoria aponta baixo salário e condições de trabalho como culpados por evasão. A FAB nega risco à segurança de voos.

● O diretor executivo da Associação Nacional de Jornais, Ricardo Pedreira, classificou de “obscurantista e autoritária" a proposta de criação do Conselho de Comunicação do Estado no Ceará. O conselho, aprovado pela Assembleia cearense, deverá formular a política estadual de comunicação, exercendo funções consultivAs, normativas, fiscalizadoras e deliberativas. "Quem deve controlar veículos de comunicação deve ser a sua audiência. Não cabe a nenhum órgão do Estado exercer este papel", defendeu Pedreira.

● Resultados de missão da Nasa feita há pouco mais de um ano mostram que há mais água na Lua do que os cientistas imaginavam. Em apenas uma cratera, calcula-se que haja quase 4 bilhões de litros.

● Com as negociações com os israelenses dificultadas pela política de ampliação dos assentamentos em áreas de maioria árabe, os palestinos decidiram recorrer a organismos internacionais – como a ONU, a Corte Internacional de Justiça e os signatários das Convenções de Genebra – para viabilizar a criação de um Estado palestino na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Leste. Uma decisão favorável deixaria Israel de mãos atadas.

● O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, afirma que a igreja tem direito de se manifestar sobre a eleição e que não cabe a entidade punir bispos que orientam seus fiéis a votar em determinado candidato.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DICA DO DIA
- Veja mais o lado positivo das pessoas.- Aprenda com os erros dos outros e principalmente com os seus erros.

- "Conhece a ti mesmo". Encare seus próprios defeitos e se esforce para mudar. Isso é evolução.
- Freie pensamentos ruins e aumente a quantidade de pensamentos bons. É bom para você e age no inconsciente coletivo, tornando o mundo melhor.
- Jogue fora as coisas ruins do passado e guarde as boas.
- Aproveite ao máximo o presente. Palavra que se revela em seu outro significado, pois é dado a você para ser usufruído.
- Trace planos para o futuro. Onde eu me encontro hoje? Onde quero estar daqui a um ano? E daqui a três anos? E a dez?
- Faça metas. Trabalhe para alcançá-las e mentalize que tudo é possível e seus projetos se realizarão. O nosso destino é a gente quem faz.
- Não se importe com as críticas contra você. O que as pessoas pensam de ruim a seu respeito é problema delas. Mesmo que para todas as pessoas suas idéias parecerem ridículas, acredite nas suas próprias idéias. Liberte-se da boiada e ganhe asas.
- Grandes mentes discutem idéias; mentes medianas discutem eventos; mentes pequenas discutem a vida alheia.
- Tenha a mente aberta para aceitar novas idéias e mesmo para mudar de opinião.
- A sociedade em que vivemos prega o sucesso pessoal e o individualismo. Quanto maior é a sua consciência, maior é a sua responsabilidade. Por isso faça alguma coisa boa para quem você gosta e para o coletivo.
- Só com consciência e ação nós podemos melhorar a nós mesmos e o mundo em que vivemos.
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O chinês Zhao Huaiyun não tinha cão para proteger sua casa em Mianzhu, então ele resolveu treinar seu bode mesmo. O animal, de 20 meses de idade, põe os cachorros da rua para correr e, segundo o dono, até atende ao telefone de vez em quando.- Ele é muito inteligente. Ele adora dançar comigo e cumprimentar os visitantes.Além disso, Zhao disse ao site Orange News que seu bode dançarino realmente é valente nas disputas com os cachorros.- De vez em quando, os cachorros dos vizinhos vêm até minha casa e tentam roubar comida, mas meu bode tenta expulsá-los. Se ele não consegue vencer a briga, ele corre para dentro de casa e me chama para ajudar. (contaoutra.com)


COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Segundo o jornal O Globo de hoje, o inquérito da Polícia Federal concluiu que o mandante da quebra de sigilo fiscal de tucanos foi o jornalista Amaury Ribeiro Júnior - que trabalhou na pré-campanha de Dilma Rousseff no início deste ano. Segundo a PF, Amaury era repórter do jornal "O Estado de Minas" quando pagou R$ 12 mil a um despachante de SP por dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e de mais sete pessoas ligadas ao candidato José Serra. Apesar disso, a PF nega vínculos entre a violação e a campanha de Dilma. "Não foi comprovada utilização em campanha política", disse o diretor Luiz Fernando Corrêa. Ouvido no inquérito, Amaury disse que contratou o despachante só para levantar dados em juntas comerciais, e que tudo foi pago pelo jornal "Estado de Minas". Disse que investigava um suposto esquema de espionagem contra Aécio Neves montado por pessoas ligadas a Serra.

● Em campanha na Zona Oeste do Rio, o candidato tucano à Presidência, José Serra, enfrentou um tumulto iniciado por sindicalistas e militantes do PT e foi atingido na cabeça por um rolo de adesivos de campanha atirado por um manifestante. Com camisetas e bandeiras do PT, o grupo intimidou Serra com xingamentos e tentou se aproximar dele. O tucano não se feriu. Por orientação médica, cancelou o resto da agenda e submeteu-se a uma tomografia num hospital da Zona Sul.

● Pesquisa Ibope divulgada ontem indica que Dilma Rousseff ampliou de 6 para 11 pontos a vantagem sobre José Serra. Na proporção de votos totais, Dilma tem 51%, e Serra, 40%. Considerando só votos válidos, Dilma tem 56%, e Serra, 44%. Já a pesquisa do CNT Sensus mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra é de 5 pontos.

● Opinião deste blogueiro: É muita diferença entre uma pesquisa e outra. Esses institutos de pesquisas aqui do Brasil mais atrapalham o eleitor do que o ajudam a definir sua escolha. Seria preciso mudar essa situação, até para manter a credibilidade dos próprios institutos.

● A campanha de José Serra(PSDB) está oferecendo benefícios a igrejas evangélicas em troca de apoio à sua candidatura. O mediador é o pastor Alcides Cantóia Jr. Segundo Cantóia, um governo tucano apoiaria igrejas complementando a ação da escola. "O objetivo é levar as crianças para dentro da igreja", diz ele.

● Por unanimidade, o Copom decidiu ontem manter a taxa básica de juro em 10,75% ao ano. No comunicado, o BC diz que a decisão leva em conta "o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação".

● O presidente Lula divulgou ontem duas novas regras do programa de financiamento estudantil, o Fies. A primeira acaba com o fiador, a outra permite a renegociação de contratos antigos. O objetivo é elevar o ingresso no ensino superior na próxima década.

● A Justiça de Abu Dhabi absolveu ontem a garota brasileira de 15 anos que havia sido condenada por ter feito sexo sem ser casada. Consultor do Departamento de Justiça afirmou que "alguns estrangeiros fazem coisas que seriam consideradas inadequadas em seus próprios países".

● O governo britânico anunciou o maior pacote de austeridade desde a Segunda Guerra Mundial, que prevê cortes de US$ 131 bilhões nos gastos públicos, a demissão de 490 mil servidores e a elevação da idade mínima de aposentadoria para 66 anos. Na França, em meio a novos protestos contra a reforma, Sarkozy usou a polícia para liberar depósitos de combustíveis e evitar desabastecimento.

● O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, de 73 anos, foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI. O Brasil passa a ter nove cardeais com direito a voto numa eventual eleição de novo papa no Vaticano.

● O presidente dos EUA iniciou uma viagem por estados do Oeste, num esforço final para as eleições do dia 2, tentando fazer frente ao Tea Party Express, a excursão dos adversários u1traconservadores.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DICA DO DIA
A sua irritação não solucionará problema algum.
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida.
A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desânimo não edificará ninguém.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Na tentativa de atrair turistas, a cidade chinesa de Zhengjiang, na província de Jiangsu, organizou uma competição de bebedores de vinagre. Os competidores tiveram que tomar três garrafas de 375 ml da "bebida", segundo o site britânico "Orange News". Os participantes se submeteram a exames médicos para garantir que não sofriam de pressão alta e doença cardíaca. O morador local Yuejin Liu acabou faturando o título do evento ao beber três garrafas de vinagre em apenas 28 segundos. Tá cuspindo azedo até agora... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O presidente Lula vai terminar o governo sem realizar sua principal promessa para a área da Cultura. Em 2003, ele garantiu aos artistas que terminaria o governo destinando no mínimo 1% do Orçamento Geral da União ao Ministério da Cultura, mas a realidade da proposta enviada ao Congresso para o ano que vem é bem diferente: estão previstos recursos de R$ 1,65 bilhão, 0,16% do total. Este ano, a Cultura recebeu R$ 2,23 bilhões - 0,23% dos R$ 947,8 bilhões do Orçamento. Só teve mais recursos que as pastas de Pesca, Esporte, Indústria e Comércio e Relações Exteriores.

● A candidata petista, Dilma Rousseff, fez campanha em Goiás. O tucano José Serra encontrou-se com Fernando Gabeira no Rio e disse que fez parceria com setores do PV.

● Investigação da Polícia Federal fez conexão entre a quebra dos sigilos fiscais de várias pessoas ligadas ao candidato José Serra (PSDB) e o dossiê preparado pela chamada "equipe de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT). A PF descobriu que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. encomendou a compra de informações obtidas ilegalmente ao despachante Dirceu Garcia, que, em depoimento, confirmou ter recebido R$ 12 mil pelo trabalho. O jornalista sempre negou que estivesse trabalhando para a pré-campanha de Dilma. Ele, no entanto, participou de reunião da "equipe de inteligência" no dia 20 de abril. O flat em que Ribeiro Jr. se hospedava em Brasília era pago pelo PT. A quebra de sigilo fiscal de tucanos foi revelada pela Folha de S. Paulo em junho.

● Sindicância do governo indica que o esquema comandado por Israel. filho da ex-ministra Erenice Guerra, não usava só a estrutura da Casa Civil. Segundo a investigação, o grupo de Israel, acusado de tráfico de influência, usou PCs e funcionários da Secretaria de Assuntos Estratégicos e do Gabinete de Segurança Institucional. A sindicância deveria ter sido concluída no domingo, mas foi adiada para depois da eleição. Ex-braço direito de Dilma Rousseff, Erenice deixou a Casa Civil em setembro, após as denúncias. Citado na investigação, Gabriel Laender, que foi da SAE e hoje é assessor da Casa Civil, negou relação com o esquema. O governo alegou sigilo e disse que não se pronunciaria.

● Diretor de "Tropa de Elite 2", José Padilha, negou estar apoiando Dilma Rousseff - embora tenha sido incluído no manifesto de artistas a favor dela. Em nota, o cineasta disse que "a falta de crítica e de compromisso com a verdade" marca os dois candidatos. O sociólogo Emir Sader, que redigiu o manifesto, disse ter sido informado do apoio de Padilha. A CUT admitiu o erro.

● A pedido da Advocacia Geral da União, o Superior Tribunal Militar suspendeu o julgamento do pedido de acesso ao processo da ditadura contra Dilma Rousseff. A decisão pode ficar para o dia 28.

● Se implantadas, as principais promessas de campanha de José Serra. candidato do PSDB ao Planalto, para a área social, custariam aos cofres públicos mais de R$ 46 bilhões em 2011. As propostas de Serra incluem dobrar o Bolsa Família e elevar o mínimo para R$ 600. O valor equivale a uma vez e meia tudo que a União investiu em infraestrutura em 2009 (R$ 32 bilhões). Para consultor do candidato, "há espaço" para esses gastos no Orçamento.

● Cobrado no "Jornal Nacional" por fazer promessas que elevam gastos - como mínimo de R$ 600 e 13º para o Bolsa Família -, José Serra disse que as medidas custariam apenas 1% do Orçamento da União.

● Comando tucano vê perda de fôlego na campanha e discute mudanças na estratégia de Serra.

● O Ministério Público de São Paulo denunciou o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no caso Bancoop.

● O Estado do Rio tem hoje uma fila de 138 pessoas aguardando vaga em algum Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Segundo uma fonte da Secretaria de Saúde, sete morrem por dia à espera desse serviço. Cabral anunciou a criação, ano que vem, de mais 213 vagas em CTIs, num investimento total de R$ 274 milhões, que serão aplicados para ampliar três hospitais e construir outro.

● A Agência Nacional de Vigilância Sanitária está elaborando normas mais rígidas para venda de antibióticos. A ideia é exigir sempre receita para comercialização desses medicamentos nas farmácias.

● Hospitais de São Paulo vêm isolando pacientes com a superbactéria KPC mesmo que não apresentem sintomas. A Secretaria Municipal da Saúde solicitou que surtos da bactéria super-resistente a antibióticos sejam notificados imediatamente. O maior foco da KPC está em Brasília, com 135 casos confirmados e 15 mortes. Em São Paulo, houve ao menos 90 casos neste ano.

● Para conter a inflação, a China surpreendeu os mercados e subiu os juros, na primeira alta desde 2007. Com isso, as bolsas caíram: 1,5% em NY e 2,61% em SP. O dólar subiu 1,26%, para R$ 1, 687.

● Mais de 1 milhão de franceses voltaram ontem às ruas na sexta jornada de protestos contra a reforma da previdência promovida pelo governo. Jovens promoveram quebra-quebras e confrontos com a polícia em cidades como Paris, Nanterre, Argenteuil, Lyon e Mans. A pressão aumenta porque a lei deve ir a votação até amanhã.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DICA DO DIA
Um minuto serve para você sorrir: sorrir para o outro, para você e para a vida. Um minuto serve para você ver o caminho, olhar a flor, sentir o cheiro da flor, sentir a grama molhada, notar a transparência da água. Basta um minuto para você avaliar a imensidão do infinito, mesmo sem poder entendê-lo. Em um minuto apenas, você ouve o som dos pássaros que não voltam mais. Um minuto serve para você ouvir o silêncio, ou começar uma canção. É num minuto que você dará o sim que modificará toda a sua vida... E basta. Basta um minuto para você apertar a mão de alguém e conquistar um novo amigo. Em um minuto você pode sentir a responsabilidade pesar em seus ombros: a tristeza da derrota, a amargura da incerteza, o gelo da solidão, a ansiedade da espera, a marca da decepção e a alegria da vitória. Quanta vitória se decide num simples momento, num simples minuto! Num minuto você pode amar, buscar, compartilhar, perdoar, esperar, crer, vencer e ser. Num simples minuto você pode salvar a sua vida. Num pequeno minuto você pode incentivar alguém ou desanimá-lo! Basta um minuto para você recomeçar a reconstrução de um lar ou de uma vida. Basta um minuto de atenção para você fazer feliz um filho, um aluno, um professor, um semelhante.Basta um minuto para você entender que a eternidade é feita de minutos. De todos os minutos bem aproveitados! (diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Especialistas do Centro de Ciência de Ontário, no Canadá, estão analisando um vídeo amador que mostra um suposto unicórnio que teria sido filmado por Peter Hickey-Jones na região de Don Valley, segundo uma agência de notícias da província de Ontário. Os peritos estão revendo o vídeo quadro a quadro para determinar se Hickey-Jones tem razão em afirmar que filmou um unicórnio. O Centro de Ciência criou, inclusive, um número de emergência caso alguém tenha mais informações ao flagre algo incomum. Unicórnio é um animal mitológico, símbolo da virgindade e da pureza, com corpo de cavalo, barba de bode e um só chifre no meio da testa. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● O presidente Lula e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, anunciaram ontem, num evento em São José dos Campos, que a estatal começará a exploração comercial do pré-sal na área de Tupi, na Bacia de Santos, entre 27 e 29 de outubro, a poucos dias do segundo turno das eleições. Tupi e a área com maior volume de reservas estimadas para o pré-sal. A operação estava programada para acontecer no fim do ano e foi antecipada. Segundo Lula, a data será um novo marco da indústria petrolífera do país. 0 anúncio ocorre no momento em que a Petrobras está no centro da disputa eleitoral.

● A Casa Civil prorrogou por 30 dias os trabalhos da comissão de sindicância que apura denúncias de tráfico de influência na gestão de Erenice Guerra. Os resultados só saem após a eleição. A PF fez cópias dos arquivos dos computadores de Erenice.

● Publicação que faz campanha para Dilma Rousseff (PT) segundo a Justiça Eleitoral, a edição deste mês da "Revista do Brasil" teve anúncios pagos pela Petrobras e pelo Banco do Brasil. O Tribunal Superior Eleitoral determinou a interrupção da distribuição da revista por ela ser ligada à CUT. Editor vê "censura” no episódio.

● Dilma Rousseff (PT) acusou José Serra (PSDB) de "acobertar" suspeita de pagamento irregular a Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto. No "Jornal Nacional", Dilma comparou a situação ao caso Erenice, que está sendo investigado.

● O Tribunal Superior Eleitoral virou palco de batalha de panfletos entre PT e PSDB. Petistas acusam tucanos de estar por trás de impressos com ataques de religiosos contra Dilma Rousseff - no domingo foram apreendidos cerca de um milhão de panfletos. 0 PSDB foi a Justiça para impedir a circulação de publicações da CUT que promovem a candidata. 0 pedido foi acolhido ontem pelo TSE. 0 tribunal proibiu que a Central Única dos Trabalhadores continuasse a distribuir um jornal e de divulgar na internet uma revista com textos elogiosos a Dilma e críticos a José Serra.

● As acusações sobre Dilma Rousseff e José Serra seguem a todo vapor. O antropólogo italiano Massimo Canevacci, marido de Sheila Canevacci (a dançarina que afirmou ter ouvido de Monica Serra, mulher do tucano, a admissão de um aborto) saiu em defesa da esposa – mas Monica continua negando. Já o PSDB pediu instauração de inquérito para apurar o envolvimento de Valter Cardeal de Souza, diretor da Eletrobras e homem de confiança de Dilma, em tráfico de influência, formação de quadrilha, prevaricação e improbidade.

● O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou ontem novas medidas para tentar segurar a entrada de dó1ares no mercado e, em consequência, conter a queda da moeda americana. Mais uma vez, o instrumento escolhido foi o Imposto sobre Operações Financeiras. A primeira medida é no mercado à vista: o IOF sobre os investimentos de estrangeiros em renda fixa subiu de 4% para 6%. A tarifa já havia sido elevada recentemente de 2% para 4%. A segunda medida e no mercado futuro: o IOF que incide sobre as margens que são pagas pelos investidores estrangeiros ao aplicar nesse mercado subiu de 0,38% para 6%. 0 aumento vale somente para os estrangeiros. 0 objetivo é reduzir a rentabilidade das operações no mercado futuro e diminuir a alavancagem. 0 volume de margem dos estrangeiros hoje e de US$ 20 bilhões, o que significa a possibilidade de fazer negócios da ordem de US$ 200 bilhões.

● Especialistas do mercado manifestaram dúvidas sobre as novas medidas anunciadas pela Fazenda. Nos últimos dias, o governo pressionou diretores da BM&F Bovespa para alertar regras do mercado futuro porque acredita que a maior pressão sobre o real venha dessas operações.

● Entre os franceses, os grandes movimentos de protestos - como o feito contra as propostas de mudança na aposentadoria - extrapolam o objetivo pelo qual foram desencadeados, escreve João Batista Natali. É uma espécie de catarse pela qual a sociedade reitera sua fé no Estado.

● Sob anonimato, um agente sênior da Otan afirmou à rede americana CNN que o terrorista Osama bin Laden e seu braço direito, Ayman al Zawahiri, estão vivendo próximos, em casas, na região noroeste do Paquistão. Os americanos dizem desconhecer o paradeiro do líder da Al Qaeda, e o governo paquistanês nega abrigar terroristas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DICA DO DIA
Você tem escolha! Você pode obter o que deseja ou ficar com as coisas deixadas pelos outros para você. Deixar as coisas acontecerem é muito mais fácil, afinal não requer nenhum esforço de sua parte. O problema é, que quando você simplesmente espera as coisas acontecerem elas não ocorrem do seu gosto. E você fica alimentando uma sensação que a vida está passando e que não está fazendo nada de importante com ela.A outra escolha, que é conquistar os seus sonhos e ideais, requer envolvimento ativo, toma esforço com foco, compromisso, disciplina e persistência. Todas estas coisas soam como difíceis, e elas com certeza serão. Assim, por ser difíceis, fazem muitas pessoas evitarem ou desistirem deste caminho. Mas quem escolhe este caminho, e persiste até o fim, obterá as recompensas que a vida nos reserva. Seguramente você pode escolher o seu caminho – andar por estradas conhecidas ou se aventurar pelos caminhos mais difíceis. Qual caminho você está seguindo neste instante de sua vida? Você tem sorte de poder escolher qual estrada seguir para construir a vida que você deseja. Escolha com sabedoria, por que através desta decisão você irá alterar completamente os destinos de sua vida. (diabetenet.com)

MINHAS CONSIDERAÇÕES
Na maioria das vezes os institutos de pesquisa do tempo e da temperatura acertam suas previsões. Mas, o Climatempo, o meu preferido, me tungou neste final de semana... Eu tinha dito no programa do Thiago Melego que hoje não choveria. Isso porque o Climatempo informou na sexta-feira que nesta segunda, a probabilidade de chuva era de 0%, que teríamos sol com algumas nuvens no céu, mas não choveria. Pois amanheceu chovendo aquela chuvinha com cara de que vai perdurar por todo o dia...

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Cinco anos depois da separação de seus donos, "Laude" poderá voltar a conviver com ambos após um juiz espanhol conceder a guarda compartilhada do cachorro ao ex-casal, que terá o animal em períodos sucessivos de seis meses. O litígio começou há cinco meses, depois que Paqui Barrios pediu a guarda compartilhada do cachorro que seu então parceiro e ela, que conviveram durante nove anos, encontraram abandonado e adotaram, em 2001. O magistrado do Juizado de Primeira Instância número 2 de Badajoz, Luis Romualdo Hernández, considerou em sua sentença conhecida na quinta-feira que, de acordo com o Código Civil, os animais têm a natureza de bens móveis, já que podem ser objeto de apropriação. "Estamos diante de um bem, o cachorro, sem dúvida e essencialmente indivisível. As opções, então, seriam a atribuição do cachorro a um dos donos, com o dever de indenizar o outro, ou a guarda compartilhada", disse o juiz em sua sentença, publicada integralmente em diversos jornais. O magistrado também fez referência a uma lenda dos índios norte-americanos sobre o Deus Nagaicho, que diz que este criou o mundo, o homem, a mulher e todos os animais, exceto o cachorro, que ia a seu lado porque sempre esteve ali. "Acima de tudo, talvez por essa relação especial inata, o principal papel do cachorro é nos fazer companhia, sobretudo nas sociedades urbanas. E desta companhia, como consequência lógica, nascem grandes afetos", diz o juiz na sentença. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● De O Globo de hoje: Em debate ontem à noite na RedeTV!, os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) voltaram a trocar acusações, com a petista insistindo nos ataques às privatizações e na tese de que os tucanos pretendem privatizar estatais. Serra, por diversas vezes, acusou o PT de Dilma de mentir, criticando resultados do governo Lula e destacando avanços das privatizações, como no setor de telecomunicações. Para ele, não está em questão qualquer privatização atualmente e, por isso, o PT usa o assunto com fins eleitorais. Os dois discutiram também sobre educação, segurança e infraestrutura. Serra voltou a criticar o Enem, "desmoralizado no governo do PT", mas o exame foi defendido por Dilma, que o acusou de pretender acabar com o teste, o que o tucano negou. Durante todo o debate, tanto Serra como Dilma não falaram de aborto, casamento gay e outros temas que envolvem questões religiosas e que têm dominado o embate entre eles neste segundo turno. Para especialistas que acompanharam o programa a pedido do jornal O Globo, o tom beligerante entre os candidatos não ajuda o eleitor indeciso a fazer sua escolha.

● Da Folha de S. Paulo de hoje: Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) mudaram de tática e adotaram um tom menos agressivo no debate Folha/Rede TV!, mas, questionados por jornalistas, tiveram de tratar das acusações contra ex-assessores. Dilma disse combater o nepotismo e que a ex-ministra Erenice Guerra "errou" no governo. Serra afirmou desconhecer suposto desvio de verba na campanha, acusação feita ao ex-diretor da Dersa Paulo Preto. A petista focou sua atuação em tentar colar o rótulo de "privatista" no tucano. Serra rebateu ao definir Dilma como "antipaulista". Os dois evitaram discutir aborto, tema que até então era central no segundo turno. O debate teve, em média, 4,3 pontos de audiência - o equivalente a 180 mil domicílios na Grande São Paulo. O pico, de 7 pontos, aconteceu durante o terceiro bloco, quandoduas jornalistas fizeram perguntas.

● Este blogueiro meteu-se a assistir o debate ontem à noite. Estava uma chatice, as mesmas coisas do debate da Bandeirantes, nada de novo. Em vez de falar do que pretendem fazer, de seus planos, os dois candidatos preferem ficar atacando um ao outro. E tem mais debates marcados para os próximos dias...

● Terceira colocada na eleição, Marina Silva oficializou em convenção do PV que se manterá neutra no segundo turno. Sua escolha acabou sendo imposta à cúpula do partido, que se inclinava em apoiar José Serra (PSDB). A reunião da legenda em São Paulo foi dominada por referências a uma nova candidatura de Marina. "Temos o projeto de nos tornar viáveis em 2014", disse Ricardo Young, candidato derrotado ao Senado.

● Li o que escreveu um jornalista: A Verde Amarelou...

● A Polícia Federal apreendeu 1,1 milhão de panfletos contrários à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, numa gráfica na zona sul de São Paulo. Com forte veto à descriminalização do aborto, os panfletos traziam logotipo da CNBB e eram idênticos aos distribuídos na missa de 12 de outubro em Aparecida. O material teria sido encomendado por assessor do bispo de Guarulhos, d. Luiz G. Bergonzi.

● A MTA, pivô do escândalo de tráfico de Influência que derrubou Erenice Guerra da Casa Civil, foi proibida de voar, mas não é a única empresa de carga aérea em dificuldade no País. Todo o setor, responsável por carregar encomendas dos Correios e parte do dinheiro enviado pelo BC aos estados, está em situação complicada. Com isso, os Correios gastam mais recursos para fazer as entregas, e o serviço é prejudicado, com atrasos.

● Após uma semana buscando vaga num hospital, uma aposentada de 61 anos morreu num posto de São João de Meriti. Mesmo com ordem judicial, parentes não conseguiram CTI em 40 unidades públicas e privadas consultadas.

● Ontem o Dr. Adib Jatene, cardiologista, que dói ministro da Saúde, participou de programa Canal Livre na TV Baneirantes. Ele disse que o problema da Saúde no Brasil é um só: falta de dinheiro. O governo sabe disso, mas não encontra meios de resolver a questão. Quando encontra uma saída, como era a CPMF, usa o dinheiro noutros setores...

● Depois de 3 milhões irem às ruas no sábado contra a reforma da Previdência, ontem faltou combustível em quase 400 postos da França. A votação decisiva no Senado será terça-feira.

● O presidente da Bolívia, Evo Morales, admitiu, pela primeira vez, que parte da produção de coca do país é exportada e desviada para abastecer narcotraficantes.

● As expectativas de analistas para o cenário econômico de 2011 vêm piorando ao longo da eleição. Previsão indica inflação em 4,98% ao ano e se distancia da meta oficial, de 4,5%. Para os especialistas, a falta de debate sobre macroeconomia levou às incertezas.

● Um acidente com um ônibus que levava jovens deficientes deixou 11 mortos e 22 feridos em Minas. Entre as vítimas estão um enfermeiro, três professores, quatro alunos da Apae e três atletas paradesportivos.

● De olho nos R$ 90 bilhões que devem ser injetados na economia com o pagamento do 13º salário, bancos, financeiras e escritórios de recuperação de crédito se preparam para seduzir os devedores. “No último bimestre são recuperados 30% dos créditos do ano", diz José Roberto Roque, da Aserc.

domingo, 17 de outubro de 2010

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 15 de outubro de 2010

□□□ Iniciativa privada dá início à reforma da estação ferroviária.
□□□ Sucesso em mais um Porco no Rolete – em benefício do Hospital São Vicente de Paulo.
□□□ À meia-noite de sábado para domingo começa o horário brasileiro de verão.
□□□ Casa Santa Maria faz Festa do Frango no domingo.
□□□ Palestra sobre Homeopatia e Florais de Bach acontece no dia 21, no Clube Recreativo.
□□□ Rádio Clube realiza sorteios.
□□□ Equipe do Salles foi campeã da X Copa de Futebol Amador “Américo Sartorelli”.
□□□ Combate à hanseníase – campanha vai até o dia 31 de outubro.
□□□ Vila Vicentina faz Festa de São Vicente de Paulo neste final de semana.
□□□ O melhor das Tradições Nordestinas neste domingo, em Pardinho.
□□□ “Cine Mais Pratânia” – cinema de graça para a população, no Clubinho Taquara-Poca.
□□□ São Manuel participou da 19ª Olimpíada da Melhor Idade em Marília.
□□□ Continua a IV Copa Rossetto Sports de Futsal.
□□□ Opinião – Reflexões sobre o resultado das eleições de 3 de outubro.
□□□ Ponto de Vista – Histórias da Rádio Clube de São Manuel AM 1510 kHz – Na entrevista desta semana o dr. Célio Aparecido Carmelin fala de seu tempo de funcionário na emissora.
□□□ Os pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo resgata a história da Família Corrêa.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Cornetando (Sandro Dálio).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 15 de outubro de 2010

□□□ Deputado Milton Monti é reeleito – Pratânia foi a cidade do Estado que mais votou em Miltinho, proporcionalmente: 61,58% dos votos válidos.
□□□ Dia da Criança da Associação Pratinha de Amigos e Moradores.
□□□ IX Campeonato Prata é Ouro de Futsal.
□□□ Guarda Municipal: confiança e segurança para os pratianos.
□□□ Envelhecimento deve elevar idade mínima para aposentadoria.
□□□ Beleza & Saúde: Atividade física deve começar desde a infância (terapeuta Everaldo Andrade) /// RPG – Reeducação Postural Global (fisioterapeutas Cláudia Ragazzi e Carla Luches – Clínica SANKAL) – Butantan cria remédio contra asma à base de veneno de peixe /// Dicas de Beleza – página 03.
□□□ Estância Dona Amélia – árvores centenárias preservadas.
□□□ Discursos saturados – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
□□□ Coluna “Em Dia com as Notícias” e a Crônica “Na hora de passar por uma seleção...”, ambas de autoria deste blogueiro, estão na página 05.
□□□ Conselheiros Tutelares tomam posse: mandato de três anos.
□□□ Palestra Caminhos para a Saúde – sobre homeopatia e florais de Bach – dia 21 no Clube Recreativo São Manuel.
□□□ Notícias de São Manuel: Prefeitura vai iniciar a 2ª etapa do asfaltamento do Ouro Verde /// Meio Ambiente planta árvores em praças e avenidas /// Crisma na Igreja Nossa Senhora Consolata.
□□□ Câmara aprova contas de 2008 do prefeito Ninão Vieira.
□□□ Matérias apresentadas pelos vereadores em 13 de outubro de 2010.
□□□ Abandono: Terminal Rodoviário de Pratânia custou aproximadamente R$ 400 mil aos cofres públicos e está abandonado.
□□□ Festa de Santa Tereza D’Ávila no Bairro Boa Vista será neste domingo.

HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO
Sou contra o horário brasileiro de verão. Os que me lêem nos jornais locais, ou aqui no Blog,, os que me ouvem pela Rádio Clube de São Manuel AM sabem disso. A economia que fazem é ínfima. É tão ridícula que nem as distribuidoras conseguem impressionar os consumidores com os números que apresentam. Além do mais, tenho uma opinião: se o horário de verão é tão bom assim, por que somente as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste é que o aplicam? No resto do país está sobrando energia elétrica? Por isso eu considero o horário de verão, aqui no Brasil, uma piada de mau gosto.

DICA DO DIA

Não digas tudo o que sabes
Não faças tudo o que podes
Não acredites em tudo o que ouves
Não gastes tudo o que tens

Porque:
Quem diz tudo o que sabe
Quem faz tudo o que pode
Quem acredita em tudo o que ouve
Quem gasta tudo o que tem

Muitas vezes...
Diz o que não convém
Faz o que não deve
Julga o que não vê
Gasta o que não pode
(Provérbio árabe)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Três pessoas foram presas pela polícia em Chandler, no estado do Arizona (EUA), acusadas de participar de um ritual vampírico. O departamento de polícia divulgou na última terça-feira a foto de Robert Maley, que admitiu ter permitido que o casal Aaron Homer, de 24 anos, e Amanda Williamson, de 21, sugasse seu sangue uma vez. Maley, porém, destacou que recusou que o casal repetisse o ato uma segunda vez. Ele foi preso junto com Aaron e Amanda no dia 3 de outubro depois que a polícia o encontrou sangrando e contando histórias conflitantes. Ele contou à polícia que levou uma facada de Homer no braço, depois que se recusou a continuar participando do ritual vampírico. O casal alega, porém, que agiu em autodefesa depois que Maley teria atacado a jovem... Devem estar todos piradinhos... (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO

Alô gente! Bom domingo! A gente ouve e lê tanta coisa sobre a importância da caminhada para os seres humanos, que falamos disso nesta crônica publicada recentemente no jornal O PRATIANO. Boa leitura!

Caminhar é preciso...
Não faz muito tempo que o ser humano tomou consciência da necessidade de praticar exercícios físicos para melhorar e preservar sua saúde. No começo de tudo, dizem os cientistas, os humanos caminhavam de quatro, ou seja, mais ou menos como os macacos. Como parte do reino animal que somos, nosso corpo precisa atender às necessidades que os animais enfrentam, entre elas a do deslocamento.
No transcurso do tempo, o ser humano evoluiu. Tornou-se bípede, mas continuou caminhando. E passou a usar a caminhada para outros fins, que não aquele de chegar a um lugar específico, a fim de buscar determinada coisa.
No entanto, praticar exercícios físicos é algo relativamente recente, até porque, no passado, o sedentarismo era a exceção antes da regra. Caçadores, agricultores, trabalhadores em geral jamais pensariam nisso. Mas muito cedo o ato de caminhar adquiriu um significado psicológico, simbólico.
Dados da revista Mente & Cérebro nos relembram que o protesto político muitas vezes se fez – e ainda se faz –, sob a forma de marchas, de caminhadas. Foi o caso da Marcha dos 100 Mil (em 1968), um dos primeiros protestos organizados contra a ditadura no Brasil.
A história dos filósofos gregos registra que muitas vezes eles ensinavam a seus discípulos caminhando. Também no Evangelho encontramos, em João, 5:8, uma determinação: “Levanta-te, toma teu leito e anda” ou seja, vá em busca de seu destino, de seus objetivos. E, ainda, Santo Agostinho cunhou uma expressão famosa: Solvitur ambulando, que significa caminhar resolve (obviamente, os problemas, as dúvidas). Por quê?
No livro Wanderlust: a history of walking (A ânsia de vagar: uma história da caminhada), do ano 2000, Rebecca Solnit diz que andar permite “conhecer o mundo através do corpo”, ou, nas palavras do poeta modernista Wallace Stevens (1879-1955): “Eu sou o mundo no qual caminho”.
Caminhar é, pois, uma experiência cognitiva, muito necessária nesses tempos em que as pessoas se deslocam sobretudo utilizando carros, trens, aviões. Mas caminhar também envolve um processo de autoconhecimento, quando não de inspiração. “Os grandes pensamentos resultam da caminhada”, diz o filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900), uma ideia que Raymond Inmon expressa de forma mais poética: “Os anjos sussurram para aqueles que caminham”.
O escritor francês Anatole France (1844-1924) faz uma comparação interessante: “É bom colecionar coisas, diz ele, mas é melhor caminhar. Porque caminhar também é uma forma de colecionar coisas: as coisas que a gente vê, as coisas que a gente pensa”.
Esse processo é facilitado pela renovação da paisagem, seja ela rural ou urbana, e pelo próprio automatismo do ato de caminhar. Vimos aqui receitas filosóficas sobre o que tem de bom o ato de caminhar. Elas alavancam as receitas dos profissionais de Educação Física, que registram a qualidade desse simples exercício no que diz respeito ao retorno que ele proporciona a quem o pratica.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● De olho nos quase 20 milhões de votos que a verde Marina Silva teve em 3 de outubro, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) ensaiam agora um discurso em defesa do meio ambiente, mas o assunto foi praticamente ignorado durante o primeiro turno. Nos 400 minutos de seus programas de TV, a petista gastou apenas cinco (1,25%) com a questão ambiental. Já no discurso do tucano, meio ambiente entrou durante dois minutos ou 0,71% dos 280 minutos da sua propaganda eleitoral, informa o jornal O Globo. O levantamento inclui referências a saneamento, tema ligado à preservação do meio ambiente. Problemas como as queimadas na Amazônia ou as mudanças no Código Florestal foram completamente esquecidos.

● Se dependesse apenas dos estados com maior índice de beneficiários do Bolsa Família, Dilma Rousseff teria sido eleita no primeiro turno. Em nove dos dez estados da lista, ela superou a marca de 50% dos votos, revela um cruzamento de dados feito pelo O Globo.

● O senador eleito Aécio Neves (PSDB) assumiu de vez a condição de cabo eleitoral de José Serra. Entre as missões, está a organização de um ato no dia 24, no Rio. O tucano afirma que houve "certa soberba" na campanha de Dilma Rousseff (PT) e conta que "a ideia é mostrar que Serra somos todos nós".

● Senador eleito por Minas e um dos coordenadores da campanha do PSDB, Aécio Neves diz em entrevista ao Estadão que José Serra tem possibilidade real de vitória porque incorporou a tese de que representa um projeto político coletivo. Na opinião de Aécio, Serra está mais aberto e demonstrando disposição de compartilhar esforços e ideias, fazer um governo aberto: "Essa era uma preocupação que alguns tinham lá atrás: saber como seria."

● O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) diz que Dilma Rousseff (PT) terá de fazer ajuste fiscal se vencer a eleição. Em entrevista, ele avaliou que o aperto será suave, porque não há risco de descontrole inflacionário. Para Bernardo, a política salarial do funcionalismo terá de ser "compatível com a inflação baixa". Sobre a proposta de José Serra de elevar o mínimo para R$ 600, Bernardo diz que o tucano "tem de dizer de onde vai sair o dinheiro".

● O empresário Edgar Cardeal, irmão do diretor da Eletrobras Valter Cardeal, atua como negociador de projetos no setor de energia eólica, área com previsão de investimentos bilionários no PAC 2, relata a Folha de S. Paulo. Edgar oferece a empresas projetos para erguer torres de energia eólica em fazendas. Segundo um cliente, ele cobra "taxa de sucesso", se o governo comprar a energia. Para dar certo, os projetos tem de ter aval da Aneel e vencer leilão federal. O diretor da Eletrobras Valter Cardeal, que há 20 anos é homem de confiança de Dilma Rousseff (PT) no setor, diz que não fala com o irmão e que não vê conflito de interesses. Edgar nega que seja um "abridor de portas" no governo.

● Uma filha do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, foi contratada para trabalhar no Palácio dos Bandeirantes no primeiro mês do governo de José Serra (PSDB). Souza foi citado em debate como tendo "fugido" com dinheiro da campanha tucana. 0 governo do Estado e a assessoria de Serra disseram que houve critério técnico na contratação.

● Pressionados pelos 20 milhões de votos de Marina Silva (PV) no 1º turno, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) assumem compromissos ambientais para tentar atrair eleitores. A pedido do jornal Estadão, eles responderam a questões sobre a área. Um dos temas críticos é a reforma do Código Florestal - ambos se disseram contrários à anistia a desmatadores. Sobre as estratégias anti-desmate, Serra prega moratória de 5 anos. Dilma quer continuar os programas em curso. Quanto às mudanças climáticas, eles admitem o princípio de reduzir as emissões de gases-estufa, mas não têm plano. O PV recebeu propostas das campanhas, mas considerou-as fracas.

● Dora Kramer escreve hoje que “o PMDB já começou a reconstruir suas pontes com o PSDB para, na hipótese de vitória de José Serra, ser avalista da governabilidade”.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

□□□ O poder de Aécio - Político das viradas eleitorais impossíveis, o neto de Tancredo Neves pode ser um fator decisivo na campanha presidencial. □□□ Eleições - Aécio Neves, o grande eleitor. (
□□□ "Fui extorquido na Casa Civil" - Deputado diz que pagou propina a assessor para obter favores do Planalto.
□□□ Política - Dilma abandona compromissos do PT

Época

□□□ Um guia para ficar milionário - Ouro - Bolsa - Imóveis - Fundos - Renda Fixa.

□□□ Os melhores conselhos para investir em 2011.
□□□ Como chegar ao primeiro milhão - Especial mostra por que o país dará boas chances de enriquecimento a quem investir.
□□□ Exclusivo: Banco alemão envolve homem de confiança de Dilma - e ela própria - na história de uma fraude de 157 milhões de euros.
□□□ Um nome sob suspeita - O suposto envolvimento de Valter Luiz Cardeal de Souza, homem de confiança de Dilma Rousseff, em fraudes.
□□□ Entrevistas da Semana: Aécio Neves - “Serra não é uma candidatura isolada, mas um projeto para o Brasil.
□□□ A Lei Seca corre o risco de ficar inócua.
□□□ Eleições - A subida de Serra desnorteia a campanha da rival.

ISTOÉ

□□□ "Não sei queM é Paulo Preto. Nunca ouvi falar" - José Serra, no dia 11 de outubro, sobre Paulo Vieira, acusado de desviar R$ 4 milhões da campanha do PSDB.
□□□ "Evidente que eu sabia do trabalho do Paulo Souza, que é considerado uma pessoa muito competente" - José Serra, no dia 12 de outubro, sobre Paulo Vieira de Souza, acusado de desviar R$ 4 milhões da campanha do PSDB.
□□□ Reformas - ONU passa por obras que custarão R$ 3,2 bilhões, mas políticas estão longe de mudar.

CartaCapital

□□□ O que é isso José? - Aparece o factoide que sumiu com 4 milhões. Chama-se Paulo Preto e é velho colaborador de Serra e Aloysio Nunes Ferreira.
□□□ Sérgio Guerra e Agripino Maia no meio da corrupção do Distrito Federal.
□□□ Especial - A real situação de porto e aeroportos.
□□□ Crise Mundial - Novos alertas sobre a longa recessão.