sábado, 27 de novembro de 2010

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 26 de novembro de 2010

□□□ São Manuel sem empregos – resultados de pesquisa feitas pelo jornal.
□□□ Milton Monti entrega verba para o hospital e para o Grupo de Combate ao Câncer de São Manuel.
□□□ Colisão mata são-manuelense Anderson de Oliveira.
□□□ Associação dos Artistas realizou carreata até a estação.
□□□ Festa das Nações acontece neste final de semana no São Manuel Tênis Clube.
□□□ Dia de Ação de Graças é comemorado pela Paróquia São Manuel.
□□□ Papai Noel nos Correios.
□□□ Opinião – O criador e a criatura desempenham seus papéis em prejuízo do povo.
□□□ Ponto de Vista – Histórias da Rádio Clube de São Manuel AM 1510 kHz – Entrevista com Cau Santarém, comentarista e apresentador esportivo da emissora na década de 80.
□□□ Os pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo conta a história da Família Novembrini.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Cornetando (Sandro Dálio).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 26 de novembro de 2010

□□□ Leilão em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e Febec é realizado em Pratânia.
□□□ Interrupção de obra causa transtornos à população – vereadores solicitam informações.
□□□ Desinformação causa indignação em mutuários da CDHU de Pratânia.
□□□ Bairro Guarantã – Festa em Louvor à Imaculada Conceição.
□□□ Beleza & Saúde: Doença Celíaca (Érika Pinho Fávero – nutricionista) + Saúde: O cigarro e as crianças – a abordagem do tema nas escolas e em casa podem evitar que crianças se tornem fumantes (página03).
□□□ Prefeitura de São Manuel inicia recape em ruas da cidade.
□□□ Coluna “Em Dia com as Notícias” e a Crônica “A falta de habilidade para resolver problemas”, ambas de autoria deste blogueiro, estão na página 05.
□□□ Presidencialismo mitigado? Sem chance – artigo do professor Gaudêncio Torquato.
□□□ Deputado Milton Monti, presidente da CVT, participa de discussão sobre marco regulatório e privatização de portos.
□□□ Um pouco da história recente – relato do empresário são-manuelense Otávio Koike.
□□□ Governo resiste em corrigir a tabela do Imposto de Renda.
□□□ Apesar de vazamento, MEC não anulará provas do Enem.
□□□ Aproada pela Câmara de Vereadores nova denominação para o Ginásio de Esportes.
□□□ Demais matéria apresentadas pelos vereadores na 18ª Sessão Ordinária.
□□□ Em São Manuel Grupo de Geração Ambiental planta 600 árvores nativas.
□□□ Semana Francisco Marins – homenagem ao renomado escritor pratiano.
□□□ Alunos do 3º Ano A agradecem apoio do deputado Milton Monti e do ex-prefeito Roque Joner.
□□□ VIII Festival de Música Sertaneja de Pratânia será neste domingo.

DICA DO DIA
A crise é a melhor bênção que pode acontecer às pessoas - e até mesmo aos países. Porque a crise traz progresso, a criatividade nasce da angústia e o dia lindo vem do ventre da tempestade escura.É na crise que surge a invenção, a descoberta, a reflexão e as grandes estratégias do marketing do amor. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado, e quem pendura no gancho da crise seus fracassos e lamúrias, violenta o seu próprio talento e tem mais respeito a problemas que soluções.A crise é uma farsa, a não ser a crise da incompetência, pois o problema de pessoas e países é o de autogerência. Sem crise não há desafios, e sem desafios a vida é uma rotina que leva ao túmulo.Sem crise ninguém tem méritos. É só na crise que você mostra que é bom, pois sem crise todo vento é carícia.Por isso, falar da crise é promovê-la e calar na crise é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhe duro, desinflacione a crise de você mesmo e acabe de uma vez com a única crise ameaçadora: a da tragédia de não saber por onde começar.Se o momento é de crise, crie. Pior do que a crise é a falta de coragem para enfrentá-la.
(diabetenet.com)

NOTÍCIAS DE CAIR O QUEIXO
O cão chamado "Deng Deng" foi treinado por seu dono para fazer compras em Changsha, na China. O proprietário Zhang Tiegang costuma mandar seu animal de estimação para o mercado com dinheiro e uma lista do que comprar. Tiegang criou, inclusive, um cinto especial com dois sacos para o cão trazer as compras. "Ele adora carregar as coisas", afirmou o dono. Se a moda pega... (contaoutro.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Um dia após a fuga em massa de bandidos expulsos pela Marinha e a ocupação da Vila Cruzeiro pelo Bope, o confronto, na Zona Norte do Rio, passou para o vizinho Complexo do A1emão, com a participação de tropas do Exército e de agentes da Polícia Federal. Um forte tiroteio marcou às 14h30m de ontem o início da Batalha do Alemão, que já deixou feridos três militares e seis civis, entre eles uma criança de 2 anos e um fotógrafo da Reuters. Dezenas de pessoas ficaram encurraladas. Muitas choravam temendo ser atingidas.

● Com apoio de três helicópteros e 45 viaturas - entre as quais cinco blindados Urutu -, os militares desembarcaram no Alemão para cumprir missão autorizada pelo presidente Lula, a pedido do governador Cabral. A função do Exército é vigiar os 44 acessos ao Alemão. Os militares foram aplaudidos. Os 800 paraquedistas - 60% com passagem pelo Haiti – estão orientados a não atirar, a menos que seja em legítima defesa. Diminuiu o número de ataques incendiários na cidade.

● O juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 1ª Vara Criminal de Bangu, decretou as prisões preventivas de Beatriz da Silva Costa de Souza, que seria amante de Marcinho VP, e dos advogados Flávia Pinheiro Fróes e Luiz Fernando Costa. Eles são acusados de passar as ordens de Marcinho VP e de Elias Maluco para os ataques no Rio. A mulher de Marcinho, Márcia Nepomuceno, foi presa ontem.

● Após a ocupação da Vila Cruzeiro, policiais encontraram espalhadas pelas ruas mais de 300 motocicletas abandonadas pelos bandidos em fuga. Numa casa, havia uma espécie de pronto-socorro para traficantes. Foram apreendidos 100 quilos de drogas.

● Com apenas um concorrente disposto a participar, o governo decidiu adiar o leilão do trem-bala ligando Campinas, São Paulo e Rio. A entrega das propostas, que seria na segunda-feira, passou para 11 de abril do ano que vem. Segundo o governo, o leilão só foi adiado porque quatro grupos empresariais informaram que apresentariam proposta se houvesse extensão do prazo.

● No ano passado, 11,2 milhões de pessoas - 5,8% da população - passaram fome em algum momento por não ter dinheiro para comprar comida, mostra o IBGE. Segundo o instituto, 1 milhão de crianças de até quatro anos estavam nessa situação. Em 2004, 8,2% do país passou fome.

● Mais cheios no final de ano, Congonhas e Cumbica, têm problemas no ar-condicionado. No primeiro, falta ar fresco no saguão e no desembarque; no segundo, a refrigeração é ruim em lojas longe do sistema central. A Infraero nega problemas em Cumbica e promete melhorar Congonhas.

● A presidente eleita Dilma Rousseff decidiu manter no cargo o assessor especial internacional do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia. A decisão é sinal de continuidade da política de bom relacionamento com países vizinhos, como a Venezuela. O sucessor de Celso Amorim no Itamaraty não está definido. O mais cotado é o atual secretário-geral, Antonio Patriota.

● Gasolina, transporte, telefone, luz e mensalidades escolares são alguns dos produtos e serviços que terão seus preços aumentados no próximo ano. O índice médio deve chegar a 6%.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Você receberá um corpo físico. Você pode amá-lo ou detestá-lo, mas ele será seu ao longo de toda a sua existência.Você receberá lições. Você estará matriculado na escola da vida em período integral. Você terá oportunidades para aprender a cada dia que passa. Você poderá usar estas oportunidades ou deixá-las passar simplesmente. Não há erros, apenas lições.O crescimento é resultado de um processo de tentativa e erro: uma experimentação. Os experimentos fracassados são tão parte do processo quanto os experimentos que funcionam. Uma lição se repetirá até que tenha sido aprendida. Esta lição será apresentada a você sob várias formas até que você a tenha aprendido. Quando conseguir isso, poderá então passar para a próxima lição.Aprender lições é um processo interminável. Não há nenhum evento na vida que não contenha uma lição. Se você está vivo, sempre haverá uma lição para aprender.Lá não é melhor que aqui. Quando o seu lá se transformar em aqui, você apenas estará obtendo outro lá que, mais uma vez, parecerá melhor que aqui. Os outros são apenas espelhos da sua própria imagem.Você não pode amar ou detestar alguma coisa em outra pessoa sem que isso reflita alguma coisa que você ama ou detesta em si mesmo.É você quem escolhe o que quer fazer da sua vida. Você tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que faz com eles é problema seu. A escolha é sua. As respostas estão dentro de você. As respostas às questões da vida estão dentro de você.Tudo que você tem a fazer é prestar atenção, ouvir e confiar.
(diabetenet.com)

NOTÍCIAS DE CAIR O QUEIXO
Mark Clay Hazlitt, de 58 anos, foi preso no último domingo em Lakeland, no estado da Flórida (EUA), acusado de apontar um laser para o rosto de um piloto do helicóptero da polícia. De acordo com a polícia, o homem disse que ficou brilhando a luz em direção do piloto, porque estava cansado de ouvir o barulho do helicóptero. O piloto estava participando das buscas por um homem que ameaçava cometer suicídio perto da área. A polícia disse que devido à intensidade da luz do laser o piloto teve que interromper o trabalho de buscas durante um período. "Ele colocou a vida do nosso piloto e do observador de voo em risco", afirmou o xerife, ao comentar a prisão de Hazlitt. Foi levado para o xilindró...
(contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Seis blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, da Marinha, transportando militares e policiais do Bope, fizeram a diferença ontem em operação policial histórica que retomou o principal bunker do tráfico, na Vila Cruzeiro, na Penha. O comboio foi aplaudido pelas pessoas nas ruas. Numa semelhança simbólica com o desembarque das tropas aliadas na Normandia - que abriu as portas para a derrota da Alemanha nazista -, a ação no Rio foi o Dia D do combate ao tráfico que, desde domingo, realiza ataques em várias áreas da Região Metropolitana. Só ontem foram mais 41 veículos incendiados, alguns já na Zona Sul.

● Apesar de os blindados da Marinha terem metralhadora de calibre .50, o armamento - que pode derrubar um helicóptero - não foi usado. Houve intenso tiroteio entre as forças de segurança (cerca de 600 policiais civis, militares e fuzileiros) e traficantes. Quando perceberam que era impossível deter os blindados da Marinha - que têm esteiras em vez dos pneus dos capeirões -, os bandidos recuaram e fugiram em direto ao vizinho Complexo do Alemão, sem que fossem detidos pela polícia. As imagens da fuga de cerca de 200 bandidos armadas de fuzis, transmitidas do helicóptero da TV Globo e exibidas ao vivo, por volta das 15h, causaram perplexidade e foram assistidas em clima de uma ainda inexistente versão de ''Tropa de elite 3".

● O episódio repercutiu no mundo inteiro. A noite, a Polícia Federal entrou na guerra, participando do cerco as imediações do Complexo do Alemão. O secretário de Segurança, Jose Mariano Beltrame, disse que caiu o porto seguro do tráfico, agradeceu a Marinha, mas criticou o Exercito, que não colaborou com a operação.

● Para tentar reduzir a taxa de juros no governo Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, quer esvaziar o índice de inflação excluindo do cálculo todos os alimentos e os combustíveis.

● Coordenador da equipe de transição, o deputado Antonio Palocci (PT-SP) gostaria de assumir um ministério de menor visibilidade, mas foi convencido por Lula: vai para a Casa Civil.

● A meta de superávit primário será de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos quatro anos, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao Valor Econômico. Na primeira entrevista a um jornal após sua confirmação no ministério pela presidente eleita Dilma Rousseff, Mantega foi além: para 2011, embora a meta seja esta e sem ajustes, ele terá de fazer um superávit adicional - que não quantificou - para aumentar a poupança pública ou fazer uma desoneração de impostos.

● Um procedimento incomum, a gravação de um vídeo com a participação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do diretor de política econômica, Carlos Hamilton de Araújo, em reunião com economistas em São Paulo para subsidiar o Relatório de Inflação do quarto trimestre, foi divulgado no fim da tarde de ontem no site da instituição, oficializando o discurso de Meirelles. E o próprio discurso traz uma informação também considerada inusual pelo mercado: a sinalização de que o BC pode retomar o aperto monetário.

● Aos economistas, Meirelles comentou que na reunião do Copom, em julho, o BC já tinha a informação de que existia um problema no sistema financeiro, mas não conhecia sua dimensão nem quantas instituições estariam envolvidas. Após meses de investigações, chegou-se ao PanAmericano. A Afirmação foi vista como justificativa à maior cautela do BC na condução da política monetária.

● Num mercado forrado de tentações tecnológicas, os celulares usados representam uma opção para usuários que não querem ou não podem pagar o preço alto dos lançamentos. Nas estreitas galerias da rua Santa Ifigênia - a "Meca" das quinquilharias eletrônicas em São Paulo - encontram-se pechinchas como o LG Scarlet a R$ 450, um terço do valor nas redes varejistas. O Blackberry 8520 sai por R$ 650, quase 30% mais barato. E são produtos originais, com garantia da loja, mas de segunda mão.

● É difícil calcular o tamanho do mercado de celulares usados, já que uma parte das vendas ou trocas desses aparelhos se dá por meio de canais informais - uma pequena loja, um amigo, alguém da família. Na internet, páginas de comércio eletrônico também atraem os consumidores com centenas de ofertas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Embora você quase não perceba, está tudo diferente à sua volta. Aliás, se você não está vendo muita coisa diferente, dê uma paradinha mais longa hoje diante do espelho. Quem você vê diante do espelho é a mesma pessoa de ontem? Seguramente sua imagem está mudada. Milhares de células novinhas surgiram há instantes. E não se preocupe com sinais de envelhecimento, algumas ruguinhas novas não farão mal nenhum. O que importa é o que você vê além do espelho dos seus olhos refletido. Você gosta de quem você vê no espelho? Está de bem com essa pessoa? Reconhece bem todas as pessoas que passeiam por trás dos olhos que você vê no espelho, enquanto faz a barba pela manhã ou enquanto capricha na maquiagem, ensaiando o melhor sorriso? Aliás, quando você ensaia um sorriso, você pensa em quem? Para quem você daria o seu melhor sorriso hoje? Uma sugestão: escolha todo mundo. Seu sorriso brilhando nos olhos do maior número de pessoas possível vai fazer com que você se torne uma pessoa ainda melhor do que já é.Use sua sensibilidade para notar e entender as mudanças que ocorrem a todo momento no processo da vida. E esteja de bem. Você é dono do seu tempo... da sua vontade... da sua atitude. (diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um vídeo que mostra um bebê se mexendo no útero ganhou destaque em blogs e no site do jornal inglês "Daily Mail". No vídeo publicado no site "Break", a mãe aparece deitada de costas enquanto o bebê se contorce todo dentro de seu útero. De acordo com a reportagem do jornal "Daily Mail", alguns blogueiros escreveram que a cena lembrava os filmes de Alien. O vídeo não informa em quantos meses de gestação a mulher estava quando a cena foi filmada. Mas o fato é que o beb^Çe já virou estrela antes de nascer... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Quatro dias após o início dos ataques que aumentaram a sensação de insegurança no Rio, o governo do estado decidiu preparar sua principal ofensiva contra o terror imposto pelo tráfico. O objetivo é dominar a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, que se transformaram no maior bunker de traficantes cariocas desde que migraram para lá bandidos expulsos de favelas ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O governador Sérgio Cabral Filho pediu apoio logístico à Marinha, que vai fornecer blindados e equipamentos. A PM decretou estado de prontidão em todas as unidades da Região Metropolitana.

● Ontem, até o final da noite, a corporação fez incursões em 28 favelas, resultando na morte de 18 pessoas e 41 presos - desde domingo, já morreram 22. A Policia Civil foi a outras duas favelas. Entre a madrugada e o início da noite, 28 veículos (oito dos quais ônibus) foram incendiados em ataques do tráfico. Pela primeira vez, quatro pessoas ficaram feridas no incêndio de uma van e uma outra num ônibus.

● Além das ações do tráfico, a população do Rio está enfrentando outro adversário: a onda de boatos, que se aproveita da rapidez das mídias sociais para aumentar a sensação de insegurança e promover o pânico. O caso corriqueiro de um carro que teve pane elétrica e pegou fogo, por exemplo, foi divulgado como mais um ataque. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, pediram que a população mantenha a calma e tenha cuidado com a difusão de informações falsas.

● Ao serem anunciados como os primeiros integrantes do governo Dilma Rousseff, Guido Mantega (Fazenda), Alexandre Tombini (BC) e Miriam Belchior (Planejamento) defenderam a austeridade fiscal para viabilizar investimentos.

● O ministro Guido Mantega (Fazenda), confirmado no cargo, disse que em 2011 o novo governo não deve criar novos gastos. Segundo ele, o objetivo do governo é poupar mais e reduzir a dívida publica. O comando da economia foi concluído com o convite a Luciano Coutinho para permanecer no BNDES. Dilma Rousseff acertou com Lula a ida de Antonio Palocci e Gilberto Carvalho para o núcleo político do governo. Eles devem ficar com a Casa Civil e com a Secretaria-Geral da Presidência. A eleita formalizou convites para Paulo Bernardo, hoje no Planejamento, e José Eduardo Cardozo, que deve ir para a Justiça.

● A expansão das importações no Brasil em 2010 é a maior entre 70 países analisados pela Organização Mundial do Comércio. Houve aumento de 46% entre dezembro de 2009 e setembro deste ano. O real valorizado e o fortalecimento do mercado doméstico são os principais motivos desse avanço. Ao final de dezembro do ano passado, o Brasil importava US$ 12,8 bilhões. No mês de setembro de 2010, esse volume já chegava a US$ 18,7 bilhões.

● O governo federal vai usar a malha de fibra óptica da Telebrás para colocar de pé a TV pública digital. O acordo deixa de lado o plano ambicioso de TV digital que o governo havia traçado há mais de um ano. A proposta original da Empresa Brasileira de Comunicação, estatal responsável pelos canais federais de televisão, era construir sua própria infraestrutura de TV digital, que custaria R$ 2,8 bilhões.A movimentação da Telebrás, no entanto, minou os planos.

● A EBC decidiu que, em vez de se apoiar em satélite, uma das alternativas mais caras de transmissão, sua rede vai trafegar pela malha da Telebrás. “Vimos na Telebrás não só a chance de reduzir consideravelmente os gastos mas também de ampliar o alcance do nosso sinal digital", diz o diretor de serviços da EBC, José Roberto Garcez.

● A Irlanda anunciou um pacote de austeridade para os próximos quatro anos que inclui corte no salário mínimo, criação de impostos e demissão de 25 mil servidores para atacar déficit. O arrocho e exigência do FMI e da União Europeia para empréstimo de até € 90 bilhões ao país.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Existem muitos dados falsos à nossa volta. Indivíduos mal intencionados constroem isto para servir a seus propósitos. Alguns deles decorrem apenas de uma evidente ignorância sobre os verdadeiros dados. O principal processo de aprendizado consiste em examinar os dados disponíveis, separando o verdadeiro do falso, o importante do supérfluo, e chegar – deste modo – a conclusões que são tiradas e aplicadas. Se uma pessoa faz isto, ela está indo bem no caminho para alcançar a competência... Outra parte do aprendizado consiste simplesmente em confiar as coisas à memória – como a ortografia de palavras, tabelas e fórmulas matemáticas, a sequência dos botões a apertar. Mas, mesmo na simples memorização, o indivíduo tem que saber para que serve o material, e como e quando utilizá-lo. (L. Ron Hubbard, em "O caminho da felicidade")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O aeroporto de Moscou estava vivendo mais um dia rotineiro de funcionamento quando, de repente... uma senhora de 58 anos liga para lá e denuncia a presença de uma terrorista suicida que carrega bombas, que estava embarcando em um avião. Virou um alarde. Caos total, pânico. De acordo com o site Orange News, o embarque foi totalmente paralisado e uma busca pela mulher-bomba começou. Acharam, sim, a suposta terrorista. Mas resolveram rastrear também a origem da ligação. E, acredite, a senhora que fez a denúncia era a mãe da suposta mulher-bomba! É uma bela história. Uma mãe que denuncia a própria filha para proteger a vida de várias outras pessoas... Não, nada disso! Nossa história ainda tem uma virada no final! A suposta mulher-bomba não era terrorista coisa nenhuma. Era apenas uma jovem que estava indo ao Marrocos. E estava indo para se casar com um marroquino. O que a senhora queria era evitar que o avião da filha decolasse. E, para isso, resolveu inventar uma ameaça de bomba. Com a filha como principal suspeita. O problema é que o final foi infeliz: por conta da falsa denúncia, a mulher foi parar na cadeia. E sabe-se lá se ela vai conseguir comparecer ao casamento da filha. No Marrocos... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Segundo o jornal O Globo, após 16 anos de uma guerra que matou dezenas de inocentes, as duas maiores facções criminosas do Rio se uniram pela primeira vez para tentar desestabilizar o principal projeto de segurança pública do estado: o da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A informação desta união foi dada ontem pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que, num discurso inflamado, anunciou que vai enfrentar os criminosos com efetivo dobrado das polícias Civil e Militar. A aliança dos bandidos já teria se concretizado também na Zona Sul, com a ida de traficantes do Complexo do Alemão para a Rocinha Em resposta aos ataques, que continuaram ontem, houve blitzes nas ruas e operações policiais em 22 favelas. A Polícia Rodoviária Federal triplicou seu contingente no estado. Oito presos serão transferidos para presídios federais.

● Ruas mais vazias no Rio de Janeiro são sinal do medo. A rotina carioca foi afetada após os novos ataques. Ontem, no horário do rush, o trânsito fluía bem na Zona Sul, em pontos onde normalmente há engarrafamentos. E as ruas estavam mais vazias. Moradores têm evitado sair à noite.

● A presidente eleita Dilma Rousseff escolheu para o comando do Banco Central, no lugar de Henrique Meirelles, o economista Alexandre Tombini, atual diretor de Normas da instituição. Também foi definido que Miriam Belchior, assessora especial do presidente Lula e coordenadora do PAC, assumirá o Ministério do Planejamento, no lugar de Paulo Bernardo. A decisão sobre Tombini foi tomada após reunião de Dilma com Guido Mantega, que será mantido na Fazenda, e antes de prometido encontro com Meirelles. O gesto confirma que Mantega chefiará a equipe econômica. Antes de se tornar funcionário de carreira do BC, Tombini foi coordenador de análise internacional da Fazenda e assessor da Casa Civil no governo de Fernando Henrique Cardoso. Um dos formuladores da política de metas de inflação, ainda na gestão FHC, ele segue linha semelhante à de Meirelles.

● Pela primeira vez, uma pílula ajudou a prevenir a Aids. Testada em seis países, inclusive no Brasil, ela ofereceu proteção de 43,8%. Segundo a ONU, a epidemia reduziu o ritmo de expansão no mundo.

● Outra guerra da Coreia? Turistas observam nuvens de fumaça que sobem após o ataque da Coreia do Norte à ilha de Yeonpyeong, no Mar Amarelo, na fronteira com a Coreia do Sul: houve troca de tiros de artilharia, num dos piores confrontos desde o fim da guerra na península (há quase 60 anos), com dois mortos e 18 feridos.

● A Justiça condenou em primeira instância o médico Roger Abdelmassih, especialista em reprodução assistida, a 278 anos de prisão. Ele recorrerá em liberdade. Abdelmassih é acusado de ter estuprado ou violentado 37 mulheres em sua clinica, de 95 a 2008. Sua defesa nega os crimes.

● A Justiça determinou que os quatro menores filmados ao agredir pedestres na avenida Paulista no domingo sejam internados na Fundação Casa. A defesa dos menores deve recorrer.

● O crime que chocou Brasília ganhou novos personagens. Francisco Naérlio, 22 anos, está preso desde ontem, sob custódia da Coordenação de Investigações de Crimes contra a Vida (Corvida). Ele é suspeito de participar do assassinato do casal Villela e da empregada em agosto de 2009. Os agentes chegaram até ele após ouvir outro depoimento de Leonardo Alves, ex-porteiro do Bloco C da 113 Sul. Leonardo também admitiu, pela primeira vez, que o triplo homicídio teve um mandante. Em Montalvânia (MG), policiais da Corvida fizeram buscas no local onde Paulo Cardoso, o segundo cúmplice de Leonardo, teria jogado uma faca utilizada no assassinato. O caso Villela suscita mais uma polêmica no tratamento a testemunhas. Michelle Alves, filha do ex-porteiro preso, foi chamada para depor no último domingo. Desde então, não apareceu em casa ou no trabalho, tampouco telefonou para parentes ou amigos.

● A alta de 0,86% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) em novembro intensificou as apostas de que o Banco Central voltará a elevar os juros no início de 2011, impondo um desafio delicado ao novo governo - principalmente ao novo presidente da instituição, já em sua primeira reunião à frente do Comitê de Política Monetária (Copom). O resultado veio após uma série de indicadores de inflação desfavoráveis nas últimas semanas. Alimentos e bebidas responderam por 56% da alta do IPCA-15 no mês, mas a alta não foi isolada. Combustíveis avançaram com força e serviços mostraram aceleração.

● O IPCA de novembro levou os analistas a elevar para 5,8% as projeções para o IPCA em 2010, bastante acima do centro da meta, de 4,5%. Impedir a continuidade da piora das expectativas de inflações é um dos argumentos usados pelos que defendem a elevação dos juros. No regime de metas, elas têm grande peso, diz o economista Fábio Ramos, da Quest Investimentos, que vê um IPCA de 5,8% neste ano e de 5,2% em 2011. Se o BC perde o controle sobre as expectativas, cumprir as metas fica mais difícil, argumenta o economista.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Um dia você vai ver que não valeu a pena tanta correria, para ganhar dinheiro e não usufruir. Vai ver que o tempo passou e o cansaço tomou conta de seu corpo. Vai ver que, mesmo rodeado de muita gente, você se sente só.Um dia você vai se recolher ao seu quarto e ter vontade de abraçar o travesseiro, porque não sobrou ninguém pra abraçar. Vai ver que, entrando numa roda viva, você não é mais dono do tempo que dizem que é seu e que não pode cedê-lo a qualquer um. Vai ver que o carro já está se tornando um problema, e não um conforto. O telefone é chato, a gravata incomoda... Por mais que tente se livrar de tudo, é um escravo, e ainda assim invejado por muitos. Vai ver que não valeu a pena os anos sem férias, sem descanso. Vai ver que não tem mais ilusões e a esperança anda com vontade de dormir. Um dia você vai ver que passou pela vida sem viver. Freqüentou o mundo sem saber por quê. Rodou, rodou, rodou e não saiu do lugar. Pensou que foi, mas ficou. Teve tudo e não sentiu nada. Um dia você verá que o tempo escoa tão rápido como a areia fina pelos seus dedos. Vai ver que resta parar e gritar de cima de um edifício: "Chega!”. Vai ver que é hora de sorrir, de amar, de ser da família, de misturar-se com as crianças e dar a mão ao próximo. Antes que seja tarde demais...
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um bombeiro e uma funcionária municipal foram demitidos depois que foram flagrados em vídeo usando um veículo especial do Aeroporto Internacional de Denver, no estado do Colorado (EUA), para aventuras sexuais. Um inquérito revelou que, em pelo menos três vezes, eles mantiveram relações sexuais no veículo em 2009. Eles aparentemente não sabiam que o veículo de alta tecnologia tinha uma câmera ativada por movimento que gravava tudo o que ocorria em seu interior. Enquanto fazia uma verificação de rotina, um funcionário descobriu o vídeo sexual. As imagens mostravam o casal de amantes tirando a roupa e fazendo sexo entre as 15h15 e 15h26 do dia 5 de julho de 2009. Após a descoberta do vídeo, as autoridades realizaram uma investigação mais aprofundada do sistema de gravação digital e acharam outros dois vídeos “quentes” do casal, relativos a março e abril de 2009. "Eu acho que todo mundo está chocado", disse o porta-voz do aeroporto, Jeff Green... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Após mais um ataque do tráfico, ontem, numa série de arrastões e um total de seis carros incendiados nas ruas do Rio desde o fim de semana, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, anunciou que a polícia voltará a fazer operações em favelas, em busca dos autores, e vai reforçar o patrulhamento em áreas mais vulneráveis da cidade. Pela primeira vez em dois anos, desde o início da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o tráfico amplia a reação orquestrada ao projeto de pacificação de favelas. "É uma tentativa de intimidação. Mas não vamos retroceder, continuaremos reconquistando territórios e levando a paz às comunidades", afirmou o governador Sérgio Cabral.

● As empresas aéreas estão proibidas de praticar o overbooking entre 17 de dezembro e 3 de janeiro. A decisão, que impede a venda de mais passagens do que o número de assentos disponíveis nos voos faz parte do plano elaborado para evitar o caos aéreo neste fim de ano. A Anac, que se reuniu ontem com companhias e representantes do setor, anunciou a obrigação de endossar o bilhete em caso de cancelamento de voo e a contratação de funcionários extras.

● O ministro do Esporte, Orlando Silva, se uniu ontem às críticas às condições dos aeroportos brasileiros para a Copa de 2014: "Imagino que a Infraero terá que alterar totalmente a conduta, a atitude e o comportamento sob pena de oferecer constrangimentos ao evento".

● A presidente eleita, Dilma Rousseff, caminha para a definição da equipe econômica. Ela decidiu descartar a permanência de Henrique Meirelles à frente do BC. O nome mais forte agora é o do atual diretor de Normas do banco, Alexandre Tombini, que não despertaria temor no mercado. Miriam Belchior deve ir para o Planejamento.

● Um encontro entre representante do Vaticano e o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, definiu ontem que a futura presidente Dilma Rousseff deverá se encontrar com o papa Bento XVI em 2012. Por meio de Carvalho, Dilma enviou carta ao pontífice para estabelecer trégua após as polêmicas da campanha eleitoral.

● O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, e a Força Sindical, presidida por ele, foram condenados a devolver R$ 235 mil e a pagar multa de R$ 471 mil, por irregularidades no uso de verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

● O edital sobre a viabilidade do trem-bala não previu o custo da construção de linhas de transmissão de energia. O problema deve aumentar em R$ 1 bilhão o valor do projeto, estimado hoje em R$ 33,1 bilhões. Embora não preveja essa despesa, o edital atribui ao vencedor a responsabilidade da construção do sistema ao vencedor da licitação. O prazo para entregar as propostas vence na próxima segunda-feira, dia 29.

● A crise da Irlanda após o governo aceitar megaempréstimo do FMI e da União Europeia levou o premiê Brian Cowen a se dizer disposto a dissolver o Parlamento e antecipar as eleições marcadas para 2012. Portugal e Espanha tentam se dissociar da crise irlandesa. O governo português voltou a prometer ações contra o déficit e porta-voz da UE elogiou os "esforços" espanhóis.

● Criada por professores da USP, a FIA (Fundação Instituto de Administração) oferecerá a partir de 2011 curso particular de graduação em administração, com mensalidade de R$ 2.200. Alunos e sindicalistas apontam conflito ético; para diretor da FIA, a ação beneficia a universidade pública.

● A sequência de equívocos, prisões injustificadas e troca de acusações contaminou a credibilidade da investigação acerca do caso Villela. Os advogados de Adriana, filha do casal assassinado, pediram à Justiça o afastamento da delegada Mabel de Faria, da Coordenação de Crimes contra a Vida (Corvida), por entenderem que lhe falta isenção à frente do inquérito. A Corregedoria da Polícia Civil, por sua vez, abriu procedimento administrativo para verificar a conduta das equipes de Mabel Faria e de Deborah Menezes, titular da 8ª DP e responsável pela prisão do ex-porteiro Leonardo Alves, assassino confesso do crime. Além da querela pública entre as delegadas, a condição de Adriana Villela suscita fortes críticas ao trabalho da polícia. Na avaliação do presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, as provas contra a acusada são "vazias". O ex-ministro do TSE Pedro Gordilho, amigo dos Villelas, denuncia em artigo ao Correio a "bizarra insistência" de lançar acusações à filha do casal.

● As compras de Natal serão a prazos mais curtos neste ano, especialmente nos segmentos de eletroeletrônicos, linha branca e bens de informática. O Grupo Pão de Açúcar anunciou mudanças na política de crédito para as bandeiras Extra e Ponto Frio, alterações que já respingam na Casas Bahia, operação que ficou subordinada à Nova Globex. Em 2009, o consumidor encontrava planos de até 24 meses na agressiva Casas Bahia. Agora, as vendas de fim de ano no setor serão limitadas a no máximo 19 prestações.

● O Carrefour, que durante seu aniversário, em setembro, chegou a parcelar suas vendas em até 30 vezes no cartão próprio, desistiu de levar a promoção até o fim do ano e retomou a política de 15 vezes.

● Em quatro anos, a América Latina deverá ultrapassar a América do Norte como segundo maior mercado de refrigerantes do mundo, com maior crescimento no Brasil e Peru, hoje abaixo da média da região.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Cada dia é uma oportunidade de tornar sua vida o que você quer que ela seja. Tudo é possível quando você trabalha para isso, um dia de cada vez. Pule um dia e você perderá uma chance. Tente fazer tudo ao mesmo tempo e você falhará.Trabalhe constante e firmemente, dando importância a cada dia, e você atingirá suas metas. Hoje você tem a chance de crescer, de fazer um pouco mais do que você fez ontem, um pouco melhor, com um pouco mais de eficiência. Todo mundo pode fazer um pouco mais, aprender um pouco mais e crescer um pouco mais a cada dia. Logo, com um esforço consistente, esses “pedacinhos” se somam e se transformam em grandes realizações.Há alguma coisa que você queira mudar? Hoje é o dia de começar a fazê-lo. Existe um cliente que você queira conquistar? Hoje é o dia de começar a fazer com que tudo isso aconteça. Você precisa perder peso? Hoje é o dia de começar a fazê-lo. Não na próxima segunda-feira ou no mês que vem: hoje. Você merece alcançar seus objetivos o quanto antes. Controle o dia de hoje e você controlará sua vida.
(Portal Diabetes)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A norte-americana Melissa Alexander, que mora em Herriman, no estado de Utah (EUA), recuperou seu cão de estimação que havia desaparecido há dois anos. A mulher contou que estava morando em West Jordan quando seu cão chamado "Barkley" sumiu. Ela procurou exaustivamente pelo animal, mas não o encontrou. Tempo depois, Melissa decidiu se mudar para Herriman. Recentemente, Melissa decidiu adotar um novo cão e entrou no site da agência de controle de animais do condado de Salt Lake. Foi quando ela teve uma surpresa ao ver que "Barkley" estava no centro de animais. E o bicho voltou para casa! (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Ontem à noite Paul McCartney fez show no Morumbi para mais de 60 mil pessoas. Cantou sucessos dos Beatles e de sua carreira solo. A Globo mostrou parte do show para aqueles que vão dormir mais tarde. Bateu muita saudade!

● Um dia após a divulgação de declarações do Papa Bento XVI afirmando que, em certos casos, o uso de preservativos é autorizado, o Vaticano esclareceu que não há "uma mudança revolucionária" na doutrina da Igreja, e sim uma "visão compreensiva" para conduzir a humanidade "rumo ao exercício responsável da sexualidade". Ainda assim, a ONU saudou o comentário do papa como "um passo significativo" na luta contra aids, informa de Genebra o correspondente Jamil Chade, do Estadão.

● O Ministério Público Federal deu prazo de 20 dias para que a Unifesp (Universidade Federal de SP) explique um suposto desperdício de dinheiro público de R$ 1,2 milhão, informa Laura Capriglione da Folha de S. Paulo. A controladoria-Geral da União constatou que 12 imóveis alugados pela Unifesp em São Paulo para fins educacionais ficaram grandes períodos com pouco ou nenhum uso ou foram utilizados por associação privada. A instituição diz que trabalha para resolver as irregularidades e que, dos 17 imóveis alugados até 2008, 10 foram devolvidos, 4 entregues e 5 estão sob análise.

● Empresas aéreas e governo se reúnem hoje no Rio para finalizar um plano que evite o caos nos aeroportos neste fim de ano, quando a demanda deve crescer cerca de 20% em relação a 2009. Entre as medidas estão a criação de uma autoridade aeroportuária em Cumbica, unindo PF, Infraero, Receita e Vigilância Sanitária, e uso de terminal metálico provisório em Brasília.

● O presidente Lula pediu a Dilma Rousseff que mantenha José Sérgio Gabrielli no comando da Petrobrás pelo menos em 2011. Na avaliação de Lula, não é aconselhável mexer na cúpula da empresa no ano em que a disputa pela distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal será um dos principais assuntos do Congresso. Dilma já teve muitos embates com Gabrielli, mas deve aceitar a sugestão. A ideia é que Gabrielli deixe a estatal mais à frente para integrar o secretariado do governo da Bahia. O presidente da Petrobrás é, hoje, o nome mais citado no PT para a sucessão do governador Jaques Wagner, em 2014.

● O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional DF, Francisco Caputo, vai pedir hoje ao Ministério Público do DF que apure a conduta de integrantes da Coordenação de Crimes contra a Vida (Corvida) e da 8ª Delegacia de Polícia envolvidos na investigação do caso Vilela. "Essa história está tomando contornos dramáticos. Em vez de elucidar o crime, descobrir se teve a participação de uma terceira pessoa, se houve ou não um mandante, fica um tentando desqualificar o outro", ponderou Caputo. O governador Rogério Rosso convocará a cúpula da corporação para uma reunião, possivelmente hoje.

● Uma nova geração de defensivos que chega ao mercado pretende vencer o desafio de proteger as culturas, aumentar a produtividade da lavoura e reduzir o impacto sobre o ambiente. Eles trazem avanço em três frentes: reduzem o volume de doses aplicadas, solucionam o problema da resistência e fazem combinações para proteção de lavouras contra duas pragas, usando um só produto. "Estamos retirando do mercado os mais antigos e substituindo por outros que combinem características e ações", afirma Oswaldo Marques, gerente de marketing para cultivos extensivos da alemã Basf. Monsanto, Syngenta e DuPont adotam estratégias semelhantes.

● Desde que o rombo do PanAmericano foi divulgado, o mercado de cessão de carteiras de crétido está praticamente parado. Com isso, a oferta de crédito neste fim de ano pode ficar restrita aos grandes bancos.

domingo, 21 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Quando se fala em vencedor, logo vem a imagem de alguém muito competitivo, sem ética e, invariavelmente, solitário. Na verdade, vencedor é a pessoa que consegue atingir seus objetivos. Mais do que vencer os outros, ela vence suas próprias fraquezas, inseguranças e inabilidade. O vencedor sabe que a derrota é uma possibilidade e se prepara adequadamente para que ela não aconteça. Apesar disso, concentra sua atenção em alcançar suas metas e não evitar derrotas. A postura diante da derrota é um dos principais aspectos que diferenciam um vencedor de um perdedor. Perante a derrota, o perdedor tem duas atitudes: o menosprezo e o pessimismo. Ele dá pouca importância ao adversário e não tem consciência de suas limitações. Por isso, frequentemente é pego de surpresa. Outra atitude: o pessimismo; nesse caso ele acredita que nasceu marcado e entra na disputa, já preparando uma desculpa para a derrota... Já o vencedor sabe que não conseguir algo faz parte das possibilidades da vida. E, ao invés de ficar se torturando e se culpando, procura refletir sobre sua conduta para aprender a crescer. O vencedor tem um prazer constante em aprimorar-se! (Roberto Shinyashiki)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A associação estatal de fotógrafos da China proibiu os novos casais de fazer fotos nuas para o álbum de casamento. Entre os temas, os casais posavam de anjos e de Adão e Eva. "Essas fotografias são contrárias ao espírito do casamento", disse He Lin, representante da associação. De acordo com ele, o casamento precisa ser um ritual sagrado. (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo! Este acontecido já é um bocado antigo, perto de 14 ou 15 anos. Mas ficou marcado, até pela história que escrevi e que coloco aqui hoje, para parabenizar Tinoco, pelo seu aniversário de 90 anos, dia 19. Que beleza! Boa leitura!

A DOLORIDA PICADA DE MARIMBONDO
Já escrevi muitas vezes sobre Tonico e Tinoco, a "Dupla Coração do Brasil", surgida em São Manuel na década de 30, e que, embora desfeita pelo falecimento de Tonico, ainda encanta a muita gente, com suas gravações e com os shows que Tinoco faz com seu filho Tinoquinho, por este Brasil afora. Mas esta história eu ainda não contei.
Recentemente Tinoco esteve em São Manuel, visitando o prefeito Celso Luizetto, revendo a Praça Tonico e Tinoco que, em tão boa hora, o ex-prefeito Marcos Monti construiu. Naquele dia, após o almoço, fomos até a Fazenda Deca de Barros, onde Tinoco iria ver outra vez a velha casa onde residiram, ele e Tonico, com seus pais e irmãos, durante muitos anos.
Aliás, muita gente pensa que eles nasceram lá, naquela casa. Mas não é verdade. Lá eles moraram quando adolescentes, já compondo canções que até hoje tocam pelos rádios do Brasil, como Pé de Ipê, só para citar uma dessas composições. Pelo que sei, Tonico nasceu na Fazenda Quebra Pote, mesmo local onde nasceu o ex-governador de São Paulo, Laudo Natel. Tonico é, portanto, são-manuelense. Tinoco, embora também se considere são-manuelense, nasceu em terras de Botucatu. Alguém me disse que foi no Guarantã, mas eu ainda vou confirmar isso pessoalmente com ele, na próxima vez em que nos encontrarmos.
Mas voltemos à nossa visita à Fazenda Deca de Barros. O consagrado artista não esconde a emoção quando avista, de longe, a velha casa da colônia, rodeada de cana-de-açúcar, lavoura que substituiu os cafezais de seu tempo. A casa ainda está lá. Portas de madeira grossa, batentes enormes, a casa está vazia. Tinoco conta para o prefeito e para seus familiares, detalhes da vida que ali levava, mostrando até mesmo o lugar onde guardavam as enxadas, depois da faina diária.
Lembra a biquinha, que não pudemos ver, porque está um tanto escondida pelo mato, numa ribanceira, e fala dos namoricos com as meninas da fazenda naquele lugar. Pergunto pelo pé de ipê, que deu origem à canção. Ele diz que a árvore já não mais existe, está apenas na sua lembrança. Vê o velho fogão de lenha na cozinha escura da pequena casa, e vai até lá, entrando pela porta da sala. Eu, mais próximo da porta da cozinha, pensei em fotografar Tinoco ao lado do fogão, e tentei entrar por ela.
Foi então que trombei com um enorme enxu de marimbondos e, obviamente, levei uma vigorosa e dolorida picada na testa, que me fez jogar para o alto os óculos e a máquina fotográfica, para defender-me. Felizmente, os óculos não se quebraram e a câmera foi preservada pela correia presa ao meu pescoço. De nada adiantaram os esforços dos presentes para tentar retirar o ferrão do inseto. Doeu muito, inchou, e fiquei cerca de dois dias sentindo a picada.
Essa história do marimbondo muita gente já conhece. Alguém comentou com alguns amigos, dentre eles o Décio Bizzoto, o conhecido Décio "soldado", fã incondicional de Tonico e Tinoco que, agora, toda vez que discute detalhes de seus ídolos da música cabocla, incluiu a história daquela dolorida picada de marimbondo que, de certa forma, me forneceu material para mais uma história vivida com esse grande representante da música caipira do Brasil, Tinoco. Ele que, a todo instante, parece ter ao seu lado a figura serena e inconfundível de seu irmão, o grande poeta Tonico, que partiu fisicamente, mas que está com a gente em espírito, sempre.

N.A.: Tempos depois de ter escrito esta crônica, pesquisei para escrever o livro “Tinoco, Um Herói do Sertão”, e soube que Tonico nasceu, na verdade, na Fazenda Vicente Soares, aqui em São Manuel, e Tinoco nasceu mesmo no Guarantã, um bairro rural que pertencia a Botucatu na época, e que hoje fez parte do município de Pratânia.

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Um erro de cálculo ameaça o caixa de Estados e municípios no fim de ano e traz risco para o 13º do funcionalismo, relatam Fernando Canzian e Gustavo Patu, da Folha de S. Paulo. Após refazer as contas cinco vezes, o governo prevê que os repasses da União ficarão R$ 8,6 bilhões abaixo do cálculo de agosto de 2009 – base de orçamentos de governadores e prefeitos. A queda afeta mais Norte e Nordeste, mais dependentes de verbas federais, e cerca de 75% dos municípios.

● O problema ocorreu porque o aumento da receita do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que têm arrecadação repartida, ficaram longe do imaginado. O Tesouro não quis comentar, mas afirmou que o repasse até outubro foi 7,1% superior ao do mesmo período em 2009.

● A Anac convocou para amanhã uma reunião urgente com os presidentes das principais companhias aéreas, além de representantes de Infraero, Polícia Federal, Receita Federal e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A agência está preocupada com o risco de problemas nos aeroportos em dezembro, durante as festas de fim de ano. Chama a atenção, em particular, a prática de venda de passagens para voos extras ainda não autorizados. Apenas uma grande companhia já teria vendido cerca de 10 mil passagens acima da capacidade dos voos programados no período.

● O presidente Lula entregará amanhã o título de propriedade da terra aos moradores da comunidade Ivaporunduva, no interior de São Paulo. O evento passará ao largo das crescentes tensões que envolvem a demarcação de terras quilombolas – uma herança espinhosa para Dilma Rousseff. Estimativa mostra que, se todas as comunidades identificadas forem atendidas, o governo terá de titular 8,5 milhões de hectares – quase duas vezes o Estado do Rio.

● A Caixa Econômica Federal perdeu mais de R$ 320 milhões com o derretimento do valor de mercado, de R$ 2,1 bilhões para R$ 1,2 bilhão, do Banco Panamericano. Há um ano, a Caixa adquiriu do banco uma participação de 35,5%, por R$ 740 milhões.

● Uma investigação iniciada pela Polícia Civil e que está sob responsabilidade do Supremo Tribunal Federal concluiu que um parlamentar fluminense chefia um esquema de fraude na venda de combustíveis no estado, revela O Globo. Segundo levantamento feito em CPI na Assembleia Legislativa, o esquema de evasão fiscal já causou um prejuízo de pelo menos R$ 850 milhões.

● Escutas autorizadas pela Justiça comprovaram que "um deputado federal ou senador da República", segundo os investigadores, usava uma linha telefônica da Rádio Melodia para tratar da fraude com o empresário Ricardo Magro, do grupo que controla a Refinaria de Manguinhos, base operacional do esquema, que ainda envolveria um ministro.

● Ex-prisioneira política no Irã, a americana-iraniana Roxana Siberi, diz em entrevista que a relação do Brasil com o país persa deveria incluir a condenação a violações de direitos humanos. Para ela, que faz campanha pela libertação dos 500 presos políticos iranianos, "os governos devem atuar multilateralmente" em relação ao Irã.

● Brasil tem 20 mil sites que promovem discriminação. Crime avança no Facebook e no Twitter. Negros, homossexuais, religiosos e estrangeiros são alvo de preconceito crescente na internet, e em vários idiomas. A proliferação de lan houses, assim como a falta de leis para investigação e punição dos criminosos, são apontados, por especialistas, como uma das grandes causas do problema, que levou a mais de 52 mil denúncias ano passado. (

● Quando deixar o cargo, em janeiro, o presidente Lula terá que achar um destino para tudo o que ganhou em oito anos, incluindo presentes de chefes de Estado. O material enche 11 caminhões.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

□□□ As regras boas (e viáveis) da nutrição sadia.
□□□ Orgânicos: Em que eles são melhores.
□□□ Ração Humana: A busca pela dieta mágica.
□□□ Dilma e a economia: Os 5 maiores desafios para o novo governo
□□□ Convidado a permanecer no cargo e fazer parte do governo Dilma, o ministro da Fazenda precisará agora efetuar ajustes na política econômica para incentivar o aumento dos investimentos e preservar os ventos que sopram a favor do país.

Época

□□□ Ganhei 1 milhão na internet - Quem são as estrelas da nova geração de brasileiros que está enriquecendo com negócios no mundo digital
□□□ Meirelles fica? - A dúvida sobre o presidente do BC no governo Dilma.

ISTOÉ

□□□ Três grandes segredos para viver mais.
□□□ A ciência mostra como a sua personalidade, a quantidade de alimentos que você consome e o ritmo do seu relógio biológico determinam uma vida longa e saudável.

CartaCapital

□□□ Mantega confirmado, Palocci no bastidor
□□□ Enquanto isso, na bolsa de apostas: Alexandre Tombini no BC e Mercadante no Desenvolvimento.
□□□ Competição: Os bancos nacionais se expandem no exterior - Tidos como alvo fácil dos estrangeiros nos anos 90, os bancos nacionais ganham corpo, expandem as operações no exterior e avançam em novos mercados.
□□□ The Economist: Como tirar os EUA e a União Europeia da crise?
Uma reportagem especial sobre a economia mundial.