sábado, 4 de dezembro de 2010

DICA DO DIA

Como ser um profissional cobiçado pelo mercado:

● Concentre-se no cliente – É ele quem paga o salário de todo mundo.

• Acerte o passo com o futuro – É lá que mora a oportunidade.
• Seja inovador – Numa era de rápidas mudanças, o contínuo aperfeiçoamento através da inovação é que conta.
• Faça com qualidade – Diminui os custos, aumenta a rapidez, dá orgulho e melhora a fidelidade dos clientes.
• Obtenha Feedback rápido e preciso – Saiba o que os seus clientes, concorrentes, empregados, fornecedores e mercado estão fazendo. A ignorância pode ser fatal.
• Competência significa agilidade – Seja flexível e rápido ao reagir e se adaptar.
• Se não acrescenta valor, não faça – Toda tarefa ou atividade que não valoriza o produto ou serviço cria encargos desnecessários.
• Construa equipes, não impérios – Equipes de trabalho interfuncionais tomam decisões mais rápidas e melhores do que as burocracias.
• Aprender sempre é uma tarefa de todos – Se você quiser permanecer vantajosamente empregado num mundo que se modifica rapidamente, aprenda a aprender e a continuar aprendendo.
• Faça o que tiver que ser feito! Agora! – Estabeleça prazos fatais desafiadores, que o obriguem e aos outros a usar o tempo da maneira mais eficiente e consistente.
(Daniel Carvalho Luz)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Uli Sigg, colecionador de arte contemporânea e ex-embaixador da Suíça na China, adquiriu por mais de R$ 76 mil (300 mil iuanes) uma réplica da famosa escultura Venus de Milo. Só que feita com cocô de panda. A obra foi confeccionada por crianças da província de Sichuan, região considerada santuário dos pandas no sudoeste da China, sob a coordenação do célebre escultor Zhu Cheng, segundo o portal de notícias Sina. A estátua foi exposta em um museu da província central de Henan, onde atraiu centenas de pessoas - algumas das quais, segundo a imprensa chinesa, acharam o odor "agradável". A Venus foi então comprada por Uli Sigg, colecionador especialista em arte contemporânea chinesa, afirmou um funcionário do museu de Belas Artes de Henan. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Preocupado com a inflação em alta e o aumento da inadimplência nos financiamentos de longo prazo, o Banco Central anunciou um pacote de medidas para apertar o crediário e frear o consumo. Na contramão do que foi prometido pelo governo durante as eleições, foi elevado o compulsório sobre depósitos à vista e a prazo. Exigências para compra parcelada de veículos também foram elevadas. Redes de varejo acham que as vendas de Natal não serão reduzidas pois os recursos para financiamentos já estavam contratados. Mas o crédito nos bancos deve ficar mais caro. Com as medidas, o BC não deverá subir juros na próxima reunião do Copom.

● Em nota, a presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou ontem mais três nomes para o ministério: Antonio Palocci (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Dilma definiu as quatro pastas que ficarão com o PMDB: Minas e Energia, Agricultura, Previdência e Turismo. Uma quinta vaga está em negociação - Moreira Franco na Secretaria de Assuntos Estratégicos. Nelson Jobim, da Defesa, entra na cota da presidente. Aloizio Mercadante foi convidado para a pasta de Ciência e Tecnologia e Helena Chagas, para a Secretaria de Comunicação Social. Ambos aceitaram.

● Uma carta apreendida pela polícia na casa de um traficante durante a operação de retomada do Complexo do Alemão indica uma inédita tentativa de união entre o tráfico e a milícia. Nela, Fernandinho Beira-Mar sugere que seus comandados deveriam organizar sequestros de autoridades para trocá-las por integrantes de uma milícia da Zona Oeste, como Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman. O traficante e o miliciano cumprem pena na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A descoberta pode levar Beira-Mar de volta ao Regime Disciplinar Diferenciado.

● O traficante Alexandre Mendes da Silva, o Polegar, e um comparsa teriam fugido do cerco ao Alemão escondidos num carro da Polícia Civil. Denúncias anônimas sobre o incidente foram encaminhadas ao Ministério Público, que investiga o caso.

● O governador Sérgio Cabral disse ontem que moradores do Alemão podem filmar a atuação da polícia durante as revistas em suas casas. Já são 37 as queixas de abusos. Os PMs vão ocupar casas que eram usadas por traficantes.

● Faltando um mês para o fim do governo Lula, o Itamaraty anunciou ontem que o Brasil apoia uma Palestina com fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, de 1967. Isso inclui, além de Cisjordânia e Faixa de Gaza, a disputada Jerusalém Oriental. O anúncio do Brasil, que irá inaugurar embaixadas na região em 2011, foi criticado pela chancelaria de Israel, que o classificou como prejudicial à paz.

● Depois de ter acesso cortado e sofrer pressões políticas, o site que revelou segredos da diplomacia americana acionou planos de contingência. Procurado pela Interpol, o mentor do WikiLeaks disse que o soldado responsável pelo vazamento é herói.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O rádio de antigamente, nos primeiros tempos. Para lembrar o pioneirismo da Rádio Clube de São Manuel AM!

Rádio Clube transmite finais do Clube Recreativo
Neste domingo você acompanha as finais do Campeonato de Futebol Society de Veteranos do Clube Recreativo, pela Rádio Clube AM!
A partir das 9 horas da manhã, tem a disputa de 3º e 4º lugares, entre as equipes da Appaz Terraplanagem e CMM Seguros!
E em seguida, tem a grande final, entre as equipes de Ronchetti Calçados e Gráfica Santa Terezinha!
Patrocinam essa jornada esportiva:
Roncheti Calçados, fone 3842.2888
Gráfica Santa Terezinha, fone 3841.2867
CMM Seguros, fone 3841.3266
e Appaz Terraplanagem, fone 3842.2437!

DICA DO DIA
Existem muitas coisas sobre as quais absolutamente você não tem nenhum controle e que certamente têm o potencial de influenciar significativamente a sua vida. Uma vez que as coisas estão mesmo fora do seu controle, deveria você simplesmente sentar e deixar acontecer? Sim e não. Deixar acontecer, sim. Sentar, não. Não importa quão fora do seu controle as coisas possam estar, não importa quão impotente você se encontre diante dessa situação, o fato, porém, é que você pode sempre ter no controle a maneira para responder a esta circunstância. Até mesmo diante da mais aparente desesperançada situação, a esperança está sempre presente. Por quê? Porque a esperança não reside em circunstâncias, mas ela se faz presente no coração. Ninguém pode tirar de você aquilo que existe em seu interior. Faça o seu melhor com as coisas das quais você tem controle e você irá florescer a despeito das incertezas ao seu redor. Esteja preparado para responder de uma maneira positiva e eficiente a qualquer circunstância que vier ao seu encontro. Apesar de muitas delas estarem além do seu controle, o que você irá fazer com a circunstância é algo que só você poderá decidir. (John Homer Miller)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
"Filho, agora você vai ter que sentar no colo de um gordo barbudo, de saco cheio, que invade a casa das pessoas", diria você, tentando fazer seu filho feliz com uma visitinha ao Papai Noel. Sim, ao pensar nisso, eu também choraria. Não só eu, seu filho, mas como muitas e muitas crianças. Não concorda? As norte-americanas Denise Joyce e Nancy Watkins, jornalistas do Chicago Tribune, resolveram juntar provas concretas dessa teoria em um livro. O título da obra? Nada mais cabível do que “Quem tem medo do Papai Noel?”. São mais de 250 fotos de crianças em visitas traumáticas ao "bom velhinho", que vão de 1950 até hoje. O livro já está por aí e custa R$ 32,90. Será que vai vender? (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Os comandantes militares das tropas que participam das operações policiais no Alemão preparam um documento a ser encaminhado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, no qual estabelecem normas para a ação dos militares, fixando o tempo de atuação naquelas comunidades. Eles não querem ficar no local por mais sete meses, como pediu inicialmente o governador Sérgio Cabral, pois acham que quanto mais tempo na operação maior é o risco de os soldados serem "contaminados" por maus policiais, que assaltam moradores e colaboram com o tráfico. Os militares temem também a retaliação de traficantes contra os paraquedistas, já que boa parte dos 800 homens do Exército empregados nas ações mora no Rio, em regiões e comunidades pobres.

● A Secretaria de Segurança determinou ontem que todas as 13 UPPs do Rio entrem em alerta para impedir o acesso de fugitivos do Complexo do Alemão. A ordem veio depois da invasão, anteontem de madrugada, da casa de um perito da Polícia Federal, na Vista Chinesa, por criminosos que teriam escapado do cerco no Alemão, no fim de semana.

● Uma semana após as operações policiais e militares na Vila Cruzeiro e no Alemão, os índices de roubos de veículos em todo o estado caíram 63%. Na Zona Norte, onde ficam as favelas ocupadas, a estimativa é que a queda ultrapasse o patamar de 90%. Outra bazuca foi encontrada ontem por PMs na área conhecida como Areal, no Alemão.

● O presidente Lula deverá vetar o dispositivo da nova lei do pré-sal, aprovada anteontem, que distribui o dinheiro dos royalties pela exploração do petróleo a todos os Estados e municípios. O Planalto entende que, da forma como esta, o modelo tira dinheiro destinado a investimentos em educação e ciência e tecnologia para gastá-lo com custeio da administração. O governo já tem em mãos uma proposta alternativa, a ser encaminhada ao Congresso em 2011. A nova fórmula garante mais dinheiro para os Estados e municípios que pouco ou nada recebem atualmente, sem comprometer o padrão de ganho das regiões ligadas diretamente à produção de petróleo. Uma das novidades é a redução gradual, ao longo de 10 anos, da parcela de recursos destinada aos cofres dos produtores. Essa diminuição, entretanto, será compensada pelo aumento da produção dos poços de petróleo.

● Para acalmar o PMDB, a presidente Dilma Rousseff vai antecipar a indicação de Edison Lobão, aliado de José Sarney, para voltar ao Ministério de Minas e Energia. O PMDB quer cinco pastas. Pelo menos outros quatro ministros devem ser anunciados hoje.

● O governador Sérgio Cabral pediu ontem desculpas por ter anunciado o nome de seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, para o ministério de Dilma Rousseff. "A precipitação foi minha, errei" , disse Cabral, em Buenos Aires.

● Em telegramas vazados pelo WikiLeaks, a secretária de Estado alertou 12 embaixadas na América Latina sobre a venda de armas do Irã à Venezuela, disfarçadas de material eletrônico. Ela diz temer a influência do Irã na região.

● Há ao menos cinco anos o governo do Brasil se recusa a dar refúgio a pessoas detidas em Guantánamo, prisão localizada em Cuba, mas gerida pelos EUA, mostram telegramas obtidos pelo WikiLeaks.

● Em balanço de governo, ou autocritica, o presidente Lula disse ontem que, em oito anos, só fez o “o óbvio": "Faça apenas o óbvio. Tudo o que você for tentar fazer de diferente será problemático. O óbvio é simples, mas nem todo mundo quer fazer." Ele também chamou a ação da oposição, na crise do mensalão, de tentativa de golpe.

● A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou os dois primeiros nomes do PMDB para compor seu ministério. Edison Lobão volta para Minas e Energia e Wagner Rossi continua na Agricultura. O partido pode ficar com Cidades e manter a pasta da Saúde, alvo de polêmica após o governador Sérgio Cabral ter anunciado Sérgio Cortes sem consultar outros líderes da legenda.

● Estudo do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj sobre a cobertura da campanha eleitoral revela que a Folha de S. Paulo foi o grande jornal brasileiro mais crítico em relação aos dois principais candidatos a Presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

● Secretário de Segurança na gestão anterior de Geraldo Alckmin como governador de São Paulo, Saulo de Castro vai retornar para o primeiro escalão da administração estadual. Agora, na pasta dos Transportes. Também de volta, Jurandir Fernandes conduzirá mais uma vez a Secretaria de Transportes Metropolitanos. O vice-governador paulista eleito, Guilherme Afif (DEM), ocupará a pasta de Desenvolvimento.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DICA DO DIA
Se você foi vítima de preterição em serviço, reconhecerá que isso aconteceu em favor da sua elevação de nível.Se perdeu o emprego ante a perseguição de alguém que lhe cobiçou o lugar, creia que alcançará outro muito melhor.Se um companheiro lhe atravessou o caminho, atrapalhando-lhe um negócio, transações mais lucrativas aparecerão amanhã em seu benefício.Se determinada criatura lhe tomou a residência, manejando processos inconfessáveis, em futuro próximo terá você moradia muito mais confortável.Se um amigo lhe prejudica os interesses, subtraindo-lhe oportunidades de progresso e ajustamento econômico, guarde a certeza de que outras portas se lhe descerrarão mais amplas aos anseios de prosperidade e de paz.Se pessoas queridas lhe menosprezam a confiança, outras afeições, muito mais sólidas e mais estimáveis, surgirão a caminho, garantindo-lhe a segurança e a felicidade.Mas nunca persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques a ninguém porque sofrer é muito diferente de fazer sofrer e a dívida é sempre uma carga dolorosa para quem a contraiu. (Chico Xavier)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um grupo de 618 participantes estabeleceu na terça-feira, na Universidade Yeshiva, em Nova York (EUA), um novo recorde para o maior número de pessoas jogando pião simultaneamente. A tentativa foi organizada por dois estudantes da universidade, segundo o jornal "New York Post". A marca anterior era de 541 participantes. O novo recorde ainda precisa ser ratificado pelo Guinness. (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Quatro dias após a vitória das forças de segurança no Complexo do Alemão, aparecem em outros pontos do Rio pistas dos bandidos que haviam sido cercados por lá. Desde ontem a polícia faz buscas na Floresta da Tijuca, mais precisamente na Vista Chinesa, na Zona Sul do Rio, à procura de chefões do tráfico que dominavam o Complexo do Alemão. Um deles seria Fabiano Atanázio da Silva, o FB, que invadiu com seis cúmplices uma casa na Estrada da Vista Chinesa, onde fizeram quatro reféns. Uma das vítimas foi um perito da PF do Rio, que foi rendido, encapuzado e ficou sob a mira das armas durante mais de cinco horas. Desde segunda-feira, a Corregedoria Geral Unificada (CGU) da policia recebeu 27 denúncias de maus-tratos e abusos praticados por agentes das forças de segurança que ocupam o Complexo de favelas do Alemão. A PM pôs no local um carro com alto-falantes para receber denúncias.

● Em visita ao Alemão, Beltrame foi parado por uma senhora que reclamou da PM. Na prefeitura, ele chorou com a gratidão de um garçom, que disse não ter mais medo de sair de casa

● Irritada com o governador Sérgio Cabral, que vazou a informação de que ela se decidira pelo secretário Sérgio Côrtes para o Ministério de Saúde, a presidente eleita, Dilma Rousseff, negou ontem que tenha escolhido o titular da pasta. A bancada do PMDB na Câmara também reagiu e disse que não se sentiria representada por Côrtes, nome praticamente descartado.

● A presidente eleita, Dilma Rousseff, disse a interlocutores que o futuro ministro das Relações Exteriores será o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota. Ele substituirá Celso Amorim. A Receita deverá ser comandada por Carlos Alberto Barreto, presidente do conselho de recursos fiscais do órgão. Barreto é ligado a Jorge Rachid, chefe do fisco quando Antonio Palocci - que assumirá a Casa Civil na gestão de Dilma - era ministro da Fazenda.

● Cotado para assumir o Ministério da Agricultura, o senador eleito Blairo Maggi (PR) doou, por meio de suas empresas, R$ 1 milhão para a campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT). A doação foi feita depois da eleição. O setor que mais contribuiu para ajudar Dilma a fechar a conta da campanha foi o sucroalcooleiro. As doações de empresas do setor atingiram ao menos R$ 3,5 milhões nas últimas semanas.

● Um estudo do movimento Todos pela Educação concluiu que apenas 14,8% dos estudantes que concluem o ensino fundamental e 11% dos que terminam o ensino médio sabem matemática. O desempenho em língua portuguesa também é ruim.

● Pesquisa mostra que 92% dos médicos já sofreram interferência dos planos de saúde sobre como devem atuar. Para 75% dos profissionais, há limitação a exames. Mais da metade se queixou sobre restrições a período de internação dos pacientes.

● Telegramas vazados pelo site WikiLeaks revelam que a aproximação entre os presidentes Lula e Sarkozy incomoda os EUA, que veem a exploração da grande popularidade de Carla Bruni, pelo marido, para atrair brasileiros e ampliar sua influência.

● Criticado por governantes e países atingidos pela divulgação de documentos secretos de sua diplomacia, o governo dos EUA conseguiu tirar do ar por pelo menos cinco horas o site WikiLeaks, autor do vazamento. Por pressão feita pelo Departamento de Segurança Doméstica dos EUA e pela Comissão de Segurança Nacional do Senado americano, a Amazon, que fornecia servidores ao WikiLeaks, retirou o serviço do ar. No final da tarde, o site voltou a ser acessado por intermédio de um servidor europeu. A Amazon Web Services - parte da Amazon.com, popular site de venda de livros e outros produtos – não quis comentar. A pedido de corte sueca, a Interpol (polícia internacional) colocou Julian Assange, fundador do WikiLeaks, na lista dos mais procurados. Ele é acusado de crimes sexuais e coerção ilegal. Assange nega.

● A Câmara aprovou o projeto que muda o modelo de exploração no pré-sal, hoje de concessão, para o regime de partilha. O governo receberá parte da produção em petróleo. Foi criado ainda o fundo social para aplicação dos recursos. Só falta agora a sanção presidencial. O governo conseguiu adiar para 2011 a discussão sobre os royalties.

● Projeções do IBGE indicam que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer atingiu 73,2 anos em 2009, ante 72,9 anos em 2008. Com isso, muda o cálculo do fator previdenciário, utilizado para compor o valor das aposentadorias pagas pela Previdência Social por meio do critério de tempo de contribuição. O governo informou que a nova tabela passou a incidir sobre os benefícios requeridos a partir de ontem.

● O deputado mais votado do Brasil, Tiririca, foi absolvido. Vai tomar posse normalmente.

● Senadores aprovam projeto de cadastro de bom pagador. Isso deverá reduzir os juros para os que pagam as contas em dia.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DICA DO DIA
Meu coração e minha língua fizeram um trato: quando meu coração estiver enfurecido, minha língua guardará silêncio. As palavras respondem aos sentimentos, e os sentimentos às idéias. Por isso, é impossível dominar nossas palavras se não somos senhores de nossos sentimentos; e estes sentimentos irão se acalmando segundo a força de nossas idéias. A um coração que não se domina, responderão palavras violentas e ferinas; a um coração fechado em si, sucederão palavras e atitudes que depreciam os demais. Por conseguinte, calarei quando meu coração não estiver sossegado e em calma; não falarei, pois seguramente me arrependerei do que disser ou, pelo menos, do modo como o disser, ou do momento em que o disser. Se em geral o coração não costuma ser bom conselheiro, menos o será quando não estiver em paz e não se sentir senhor de si mesmo. (Armando Ettore)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Angeles Durán, que é da Espanha, disse que era dona do Sol e foi a um cartório para registrar sua nova posse... O jornal La Voz de Galicia teve acesso à ata do caso. Nele, Angeles reclama sua propriedade. – “Sou proprietária do Sol, estrela de tipo espectral G2, que se encontra no centro do Sistema Solar, situada a uma distância média da Terra de aproximadamente 149.600.000 km”, declarou ela. A perplexidade dos funcionários do cartório os levou a consultar a lei antes de fazer a escritura. A nova dona do Sol explicou ao jornal que existe um convênio internacional, segundo o qual nenhum país pode ser dono dos planetas, mas não vincula isso às pessoas. Ela também explicou que um americano se apropriou de quase todos os planetas e da Lua, mas não do Sol. Angeles afirmou ainda ter se apropriado da estrela por usucapião e por "não existir nem haver conhecimento em cinco milhões de anos de nenhum proprietário até a presente data". Durma-se com um barulho desse... (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, as Forças Armadas serão usadas na segurança pública do Rio até pelo menos a Copa de 2014. Foi o que ficou definido em reunião da presidente eleita Dilma Rousseff com o governador do Rio, Sergio Cabral, o vice, Luiz Fernando Pezão, e o futuro ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Além disso, há a possibilidade de replicar a ação militar que liberou a Complexo do Alemão em outras capitais do Brasil com problemas semelhantes.

● A quantidade de drogas apreendidas até ontem no A1emão impressiona. São 33 toneladas de maconha, 225 quilos de cocaína, 37 quilos de crack e muito lança-perfume. Só o que já foi periciado pela polícia. Vão virar cinzas na CSN.

● A cúpula de Segurança do Rio investiga o envolvimento de policiais no desvio de dinheiro, drogas e armas apreendidas, além de facilitação de fuga de traficantes. As polícias Militar e Civil, cujos contingentes somam 1.600 homens, não relataram nenhuma apreensão de dinheiro. A Polícia Federal, que atua com 300 homens, anunciou ter recolhido R$ 39.850, segundo informou. O Exército, que tem 800 soldados, relatou R$ 106 mil.

● A Folha de S. Paulo apurou, porém, que esse valor declarado pelo Exército foi registrado na delegacia da Penha como R$ 75,1 mil. Suspeita-se que dinheiro tenha saído das favelas em mochilas, enquanto carros foram usados para levar outros pertences. Para evitar a "contaminação", o Exército propôs rodízio de seus soldados na operação das favelas.

● O presidente Lula defendeu a compra de outro avião presidencial, o Aerodilma. Para ele, "é uma vergonha" fazer escalas em viagens longas. "O Brasil não pode ser grande com um comportamento humilhante lá fora", disse ele.

● O PMDB recusou a primeira proposta da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), de participação da sigla em seu futuro ministério. Dilma ofereceu quatro pastas aos peemedebistas - Minas e Energia, Agricultura, Saúde e Cidades. A configuração não agradou aos peemedebistas do Congresso; o partido quer que a eleita ofereça mais um ministério ou mude os nomes levados à negociação. Paulo Bernardo (PT), hoje no Planejamento, assumirá as Comunicações.

● Telegramas da Embaixada dos EUA produzidos em 2009 fazem duras críticas à estratégia de defesa brasileira, informa Fernando Rodrigues. Vazados pela ONG WikiLeaks, eles classificam como "elefante branco" o submarino nuclear da Marinha brasileira.

● Documentos vazados pelo WikiLeaks mostram que diplomatas americanos consideravam o governo Lula tomado por "escândalos de compra de votos e tráfico de influência". Os papéis avaliavam como “amistosa” a relação com o Brasil, mas apontavam tendência “antiamericana”.

● O presidente Lula irritou-se com o repórter Leonencio Nossa, do Estadão, quando este lhe perguntou se estava ontem no Maranhão para "agradecer o apoio da oligarquia Sarney". Lula disse ao repórter que ele deveria "fazer psicanálise para diminuir o preconceito".

● O superávit primário do setor público está abaixo da meta, apesar das manobras contábeis feitas pelo governo. Nos 12 meses terminados em outubro, a economia para abater os juros da dívida está em 2,85% do Produto Interno Bruto (PIB). A meta oficial é de 3,1%.

● A disparada do IGP-M, que subiu 1,45% em novembro e 10,56% no ano, deixou para trás, na comparação, a maior parte das aplicações financeiras. A piora fez com que alguns analistas passassem a trabalhar com uma alta de juros já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, nos dias 7 e 8 de dezembro. Segundo estimativas da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbirna), os fundos DI devem encerrar o mês com ganho de 0,82% e rentabilidade no ano de 8,89%. As carteiras de renda fixa, por sua vez, devem avançar em média 1,02% em outubro e 10,51% no ano.

● As perdas do Carrefour apontadas na revisão dos números da subsidiária brasileira já somam £550 milhões (R$ 1,2 bilhão). A matriz negou a venda da operação local e prevê o reequilíbrio em 2013 ou 2014.

● A União Europeia suspendeu até o fim de agosto de 2011 a tarifa de € 98 por tonelada sobre a cota de 337 mil toneladas de açúcar que cabe ao Brasil. A isenção deve viabilizar vendas de €200 milhões.

● Ainda em forte alta em relação a 2009, o preço do feijão iniciou uma curva descendente. Em novembro, o preço médio ao produtor paulista caiu 19,6% frente a outubro, a segunda queda mensal consecutiva.

● MasterCard, Itaú, Vivo e Redecard passam a testar, no começo de 2011, um serviço de pagamentos por celular. A experiência terá início em São José dos Campos (SP).

terça-feira, 30 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Não importa há quanto tempo você esteja andando para o Norte - com apenas um passo você é capaz de andar para o Sul.

O que é preciso para dar uma volta de 180º na sua vida?Apenas um passo.
Você está a apenas um passo de uma dieta mais equilibrada, a um passo de melhorar suas finanças pessoais, a um passo de ser um profissional muito melhor, a um passo de ter um relacionamento mais gratificante.
Daqui a um minuto, seus piores problemas podem estar todos atrás de você, ao invés de estarem na sua frente.

Com apenas um passo, o melhor dia da sua vida pode ainda estar por vir, e não estar perdido em algum lugar do passado distante. Num instante, todas as energias negativas na sua vida podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva.
Apenas um passo é necessário para romper essa inércia, e dar à sua vida o rumo que você realmente gostaria que ela tivesse.

(autor desconhecido)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O dono de um cassino em Macau, na China, pagou US$ 300 mil (cerca de R$ 520 mil) por duas trufas brancas gigantes (uma de 900 gramas e outra de 400 gramas). O bilionário Stanley Ho fez o lance vencedor no sábado durante um leilão beneficente. A trufa, um cogumelo subterrâneo, da família das entuberáceas, produz corpos esporíferos tuberosos, comestíveis pelo sabor e pelo aroma agradáveis. Eita comidinha cara heim? (contaoutra.com)

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Um dia após a ocupação do Complexo do Alemão, o governador Sérgio Cabral anunciou que já conseguiu do Ministério da Defesa a garantia de que o Exército poderá permanecer por sete meses no conjunto de favelas até que o Alemão e a Vila Cruzeiro ganhem Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Enquanto cerca de sete mil PMs forem treinados, militares do Exército serão responsáveis pelas operações de cerco, buscas e patrulhamento das favelas. Os soldados que estão nas duas comunidades passaram pelo Haiti e têm experiência em ocupações. Denúncias de saques nas casas de moradores durante as operações policiais levaram à criação de uma ouvidoria em caráter emergencial. A polícia estima que o prejuízo total do tráfico no Complexo do Alemão foi de R$ 50 milhões - entre 42 toneladas de maconha, cerca de 300 quilos de cocaína, armas, dinheiro em espécie, veículos e imóveis.

● As imagens da fuga em massa de bandidos, exibidas pela TV Globo, deixaram duas perguntas no ar: para onde foram todos os traficantes e onde estão as armas? A policia já prendeu 123 suspeitos, mas investiga a hipótese de que muitos dos 600 traficantes da área tenham escapado pela galeria pluvial do PAC. A revista no Alemão não tem data para acabar.

● Telegramas confidenciais de diplomatas dos EUA divulgados pela ONG Wikileaks revelam que o país vê a política do Ministério das Relações Exteriores como "antiamericana", informa Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo. Os mesmo documentos mostram que os americanos enxergam o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que será mantido no governo Dilma Rousseff, como aliado e "líder confiável", contrapondo-o à ação do Itamaraty. Os telegramas integram um lote de 1.947 documentos elaborados pela embaixada dos EUA em Brasília. O Departamento de Estado norte-americano se recusou a comentar as comunicações sigilosas.

● A Agência Nacional de Aviação Civil ordenou a suspensão da venda de passagens pela TAM até sexta-feira para tentar conter cancelamentos e atrasos de voos que ocorrem desde sábado. A Anac iniciou auditoria na TAM. A empresa alega ter tentado evitar que os funcionários superassem o limite de jornada de trabalho permitido por lei.

● Programa da BBC e dois jornais europeus acusam o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de receber R$ 16 milhões em propina da ISL, empresa de marketing ligada à Fifa, que faliu em 2001. A CBF negou as acusações a Teixeira e disse que o caso já foi julgado, com condenação aos executivos da ISL. A Fifa se recusou a falar sobre o assunto.

● O Brasil tem 190.732.694 pessoas - mais 12,3% em relação a 2000 -, cresce em ritmo mais lento e é cada vez mais urbano, revelam os dados do Censo 2010, do IBGE. Os moradores das cidades são 84,32% da população. O Censo visitou 67,6 milhões de domicílios no País, e os recenseadores não conseguiram realizar a entrevista em 901 mil. Nesses casos, segundo o IBGE, foi usada metodologia para estimar o total de habitantes.

● Pesquisa da Fiesp com 354 empresas indica que 55% das indústrias paulistas importam maquinas, matérias-primas e produtos acabados, principalmente da Ásia. Só este ano, 17% das fábricas ampliaram as compras no exterior e 3% começaram a importar.

● As ofertas públicas de ações devem somar cerca de R$ 14 bilhões nos próximos três meses, segundo estimativa do Itaú BBA. Desse total, cerca de R$ 5 bilhões são de seis empresas que já estão com pedido de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros R$ 9 bilhões são previstos para operações que ainda não são conhecidas pelo mercado. Neste ano, as 20 operações já realizadas somaram R$ 147,7 bilhões - R$ 27,5 bilhões, excluindo-se a capitalização da Petrobras.

● Ganhador de R$ 110 milhões na Mega-Sena, um recém-milionário foi traído pela sorte por uma pequena nota publicada em um jornal do Rio Grande do Sul. O texto, apesar de não citar nomes, informava que o sortudo era empresário gaúcho e morador de uma cidade do interior do Estado. A notícia ainda trazia a atividade da empresa, um frigorífico, e que ele possuía dívidas trabalhistas. Essas poucas informações chamaram a atenção de um procurador da Fazenda Nacional que, ao acionar o núcleo de inteligência do órgão, descobriu em uma semana o nome do apostador e um débito de R$ 2,5 milhões da empresa com a União.

● Com os dados em mãos, o procurador foi à Justiça e conseguiu uma ordem para bloquear o valor da dívida na conta do apostador. O caso inusitado é um exemplo do trabalho realizado pela área de inteligência da Fazenda, no Grupo de Acompanhamento dos Grandes Devedores da União. Formado por 65 procuradores, esses profissionais levantam o histórico de contribuintes e descobrem: bens e dinheiro que possam ser penhorados para pagar as dívidas com a União. As fontes de busca vão desde notas veiculadas em revistas e jornais até denúncias e troca de informações com a Receita Federal e as fazendas estaduais.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DICA DO DIA
Não estrague o seu dia. A sua irritação não solucionará problema algum... As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.... Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar... O seu mau humor não modifica a vida... A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus... A sua tristeza não iluminará os caminhos... O seu desânimo não edificará a ninguém.... As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade... As suas reclamações, mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você... Não estrague o seu dia... Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem”. (Chico Xavier)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um britânico de 72 anos foi enterrado na sexta-feira (26) junto com o seu celular, cumprindo o seu último desejo: seus amigos teriam que ligar para ele, quando já estivesse dentro do caixão. George Ball disse, antes de morrer, que seu funeral só poderia continuar se ele não atendesse o celular, pois, só assim, garantiria que não estava "pregando uma peça".Centenas de pessoas assistiram ao funeral do homem em Bradwell, na Inglaterra, segundo o jornal Daily Telegraph.Um dos amigos de George repetiu o que ele disse, quando foi perguntado qual seria seu último desejo. - Pode colocar meu celular no caixão e ligar para ele? Daí, eu me levantarei, direi "olá" e veremos que tudo terá sido uma piada! Um dos amigos ali presentes ligou para o número, mas como ninguém atendeu, continuaram com o funeral... (contaoutra.com)


COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Após três dias de tensão e medo de que ocorresse um banho de sangue no Complexo do Alemão, o Rio respirou aliviado e comemorou a maior vitória das forças de segurança sobre o crime organizado. Em pouco mais de uma hora, a polícia retomou o território que durante pelo menos três décadas foi uma das principais fortalezas do tráfico, controlada por bandidos truculentos e munidos de armas de guerra. O sinal da conquista, que ficará para sempre marcada na História da cidade, estava nas bandeiras do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro tremulando numa plataforma do teleférico do complexo. “O Alemão era o coração do mal”, disse o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

● Sem ferir um inocente sequer, os 2.600 policiais e militares fizeram uma operação exemplar, com três mortes do lado inimigo. Houve cerca de 20 presos, mas há rumores de que bandidos tenham escapado ao cerco do Exército e fugido até por tubulações de água pluvial. Disfarçado de mata-mosquito, um dos traficantes conseguiu furar o bloqueio, mas foi detido depois na casa de uma tia. Pela primeira vez desde 1994, o Exército vai policiar o Complexo do Alemão. O governador Sérgio Cabral pediu ao Ministério da Defesa que ocupe o conjunto de favelas até que o estado forme novos policiais que vão atuar na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela.

● Na véspera da invasão das forças de segurança, traficantes do Alemão, que costumavam aterrorizar o asfalto, estavam em pânico. Um deles, o assassino de Tim Lopes, urinou nas calças na hora da prisão.

● Os moradores do Alemão foram as principais fontes das informações que chegaram ao Disque-Denúncia. Pelo telefone, os relatos apontavam os esconderijos. Pessoalmente, eles ajudavam policiais com gestos e sinais.

● O coordenador do AfroReggae, José Júnior, disse a Plínio Fraga que encontrou os traficantes "arrasados emocionalmente" quando foi pedir sua rendição. "O governo cansou os caras". Alguns dos criminosos já haviam pedido a morte de José Júnior antes. "Não queria que os bandidos morressem", afirmou ele.

● O site WikiLeaks publicou documentos sigilosos indicando que, para os EUA, o Brasil disfarça a prisão de terroristas. O relato foi feito em 2008 pelo então embaixador em Brasília, Clifford Sobel, e consta de lote de 1.947 telegramas da diplomacia americana na última década. A Folha de S. Paulo teve acesso exclusivo a seis telegramas. Tratam de ações de ativistas de origem árabe no País, mas não listam suspeitos de terrorismo detidos no Brasil. São mais de 250 mil telegramas, de 1966 a fevereiro de 2010. Julian Assange, editor do site, diz que há provas de infiltrações políticas dos EUA em vários países.

● Haitianos tiveram ontem dificuldade para encontrar locais de votação. Houve protesto e pedido de anulação de votos.

● A grande oferta de gás natural que o Brasil terá nos próximos anos está abrindo caminho para que o governo federal volte a licitar usinas termelétricas. Em apenas cinco anos, a oferta do combustível vai praticamente dobrar se levadas em conta as bacias que já estão sendo exploradas pela Petrobras e as novas descobertas feitas nos Estados de Minas Gerais e Maranhão. Nessas contas não estão incluídas as descobertas do pré-sal.

● O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, prevê a volta das térmicas no Plano Decenal de Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já fala em leilões de termelétricas que operem na base, ou seja, que gerem energia durante boa parte do ano e não somente em períodos emergenciais.

● O presidente Lula vai deixar o Planalto sem realizar seu sonho de inaugurar a Transnordestina, a ferrovia de 1.728 km que ligará os portos de Suape (PE) e Pecém (CE) ao município de Eliseu Martins (PI). No dia 10, ele vai conseguir cortar a fita apenas do primeiro trecho de 100 km, ligando Salgueiro (PE) a Missão Velha (CE).

domingo, 28 de novembro de 2010


SÃO MANUEL ANTIGA
Na foto acima, trecho da Rua XV de Novembro, rua central de São Manuel. No passado, entre os dois sobrados, existiam três lojas de um só comerciante, José Birraque. Eram a Loja do Sol, A Insinuante e Ao Botafogo. A primeira vendia artigos mais finos, a segunda oferecia calçados e a terceira atendia o povão, principalmente aquele que vinham da roça. A foto é da década de 40. Tempos depois, no lugar dessas lojas, foi construída a agência do Banco Itaú S.A., inaugurada em 1984, época em que eu era gerente daquele banco aqui em São Manuel.

DICA DO DIA
Tudo que eu preciso saber aprendi da Arca de Noé.

1) Não perca o barco.

2) Lembre-se de que estamos todos no mesmo barco.

3) Planeje para o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a arca.

4) Mantenha-se em forma. Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer algo realmente grande.

5) Não dê ouvido aos críticos; apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito.

6) Construa seu futuro em terreno alto.

7) Por segurança, viaje em pares.

8) A velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo da Arca com os leopardos.

9) Quando estiver estressado, flutue por um tempo.

10) Lembre-se, a Arca foi construída por amadores; o Titanic por profissionais.

11) Não importa a tempestade, quando você está com Deus, há sempre um arco-íris esperando.
(recolhida da internet)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Alicia Machado Fajardo, Miss Universo 1996, deu uma baita mancada ao comentar no Twitter o conflito armado das Coréias, confundindo os coreanos com os chineses: - "Esta noite quero pedir a todos que me acompanhem em uma oração pela paz, que estes ataques entre as Chinas não piorem nossa situação", escreveu Alicia, tendo em conta o ataque de artilharia da Coréia do Norte contra a ilha sul-coreana Yeonpyeong, com quatro vítimas fatais. Após ser zuada ela tentou consertar a gafe dizendo que havia escrito "Chinas" para dar um tempero a suas palavras... A pobrezinha não segurou a onda e acabou encerrando sua conta no Twitter. A moça é muito bonita, mas, meio desinformada... (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Alô gente! Bom domingo! Nesta semana telefonou-me Pascoal Martucci. Queria uma foto, que depois ele encontrou nos seus próprios arquivos, que registrava o momento de um gol de bicicleta que ele fez quando jogava no Garça, equipe da cidade do mesmo nome. Dei-lhe um exemplar de meu livro “Caderno de Notas”, onde está contada essa história, que posto aqui hoje. Boa leitura!

A Bicicleta do Pascoal

Corria o ano de 1950 e São Manuel, na época, exportava craques de futebol. Zigomar, Homero, Ceci, Pascoal, foram nomes de respeito em equipes interioranas, nem sempre juntos, mas sempre de forma marcante. A cidade de Garça foi uma das que acolheu jogadores de São Manuel, e os quatro atletas citados estiveram por lá em épocas diferentes. Mas fizeram duplas: Ceci e Pascoal, Zigomar e Homero.
Pois foi naquele ano de 1950 que aconteceu a Bicicleta do Pascoal. Um lance que ficou famoso naquela região. Tanto que em 1977, indo a Garça a convite da equipe do mesmo nome, quando foram homenageados antigos craques que por lá passaram, Pascoal era lembrado pela sua famosa "bicicleta". Isso 27 anos depois dela ter acontecido.
Leônidas da Silva foi o criador da chamada "bicicleta" no futebol. Um lance raro, onde o jogador, sempre de costas para o gol, lança o corpo para o alto em direção à bola, faz um jogo de pernas e bate nela no sentido da meta contrária. Um lance difícil de acertar e mais difícil ainda de ser validado, pois quase sempre ocasiona infração em dois lances (jogo perigoso). Mas, de vez em quando dá certo. Aí então, é o delírio!
Pascoal Martucci, que começara como centroavante, naquelas alturas já atuava pela ponta-direita. Era veloz e fazia dessa velocidade sua principal arma de ataque. Porém, no final dos treinos, gostava de treinar "bicicletas". Os companheiros centravam para a área, um deles aparava de cabeça levantando a bola, e lá ia o Pascoal para o alto, arriscar o chute. Dificilmente acertava, confessa. Mas não desistia...
O São Bento de Marília, atual Marília A. C., e o Garça F. C., eram rivais ferrenhos. Coisa de vizinhos daqueles tempos, como os times de A.A. Sãomanoelense e A. A. Ferroviária de Botucatu, por exemplo. A proximidade das cidades acirrava os ânimos e as torcidas enchiam as arquibancadas. Num belo dia, em 1950, aconteceu o encontro aguardado. Em Garça, o time da casa tinha grandes jogadores, entre eles os são-manuelenses Pascoal e Ceci, um habilidoso meio-campista.
Começa o jogo, bola pra lá, bola pra cá e, de repente, num rebote da defesa do time de Marília, a bola sobe em rodopios. Pascoal acompanha a trajetória da "redonda". Ela quica e sobe de novo. Ele salta junto, meneia as pernas no ar e chuta... Cai de costas, de olhos fechados, e ouve o ensurdecedor alarido da torcida do Garça. A bola entrara no gol do Marília! Dera certo a tão sonhada "bicicleta"!
A partida demorou alguns minutos para ser reiniciada, porque a intensa comemoração dos torcedores custou a cessar. Recomeçado o jogo, Pascoal estava eufórico. Tanto que resolveu arriscar alguns lances diferentes. Num deles, ao tentar driblar um zagueiro adversário, perdeu a bola infantilmente, o que não era de seu feitio. Do seu lado, Ceci "bicou": "Puxa Pascoal! Só porque você marcou um golzinho à-toa já quer sair driblando todo mundo!"...

COMENTANDO AS NOTÍCIAS

● Cercados no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, por 800 soldados do Exército e outras centenas de policiais, traficantes começaram a falar em negociação. Eles enviaram mensagens ao mediador de conflitos e coordenador do AfroReggae, José Junior, para iniciar algum tipo de conversação antes da invasão da polícia. O comandante da PM do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, exigia que os bandidos se entregassem. "Não vamos recuar, estamos chegando nos momentos finais para a retomada do Alemão. Temos toda a superioridade neste momento", afirmou.


● Segundo a PM, já estava até sendo montado um local no centro da favela para a rendição dos traficantes. A ONG AfroReggae emprega ex-traficantes e ex-presidiários que atuam em favelas conflagradas para tentar minimizar efeitos de confrontos.

● O símbolo da retomada territorial do tráfico, a Vila Cruzeiro e as demais favelas da Penha serão objeto de um amplo projeto de intervenção urbanística e social da Prefeitura do Rio. Já nesta semana começa um processo de licitação da versão do programa Morar Carioca para a região. Será a maior de todas e a previsão de investimentos é de R$ 400 milhões. A primeira intervenção será de R$ 144,2 milhões, informa Ruben Berta. Vai ser a urbanização de uma área de 317 mil metros quadrados, conhecida como Parque Proletário da Penha, e começará em cerca de dois meses.

● Ao longo da Avenida Nossa Senhora da Penha – por onde a polícia invadiu o complexo, com o apoio de blindados da Marinha -, serão construídos um mercado popular com 47 lojas e dois quiosques, e uma praça com espaço voltado para a inclusão digital, com lan house pública, cinema e cursos de capacitação. A área atualmente é tomada por ambulantes e lojas degradadas. A estrada por onde traficantes foram flagrados pela TV fugindo, durante a ação da polícia, vai ganhar uma Clínica da Família.

● A Polícia Civil prendeu ontem Viviane Sampaio, mulher do traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, acusado de ser chefe do Morro da Mangueira e de ter comandado a onda de violência nas ruas do Rio. Ela foi detida em seu apartamento na Barra. Durante a madrugada, quatro carros foram incendiados na Baixada Fluminense. No cerco do Complexo do Alemão, militares do Exército apreenderam uma mochila com R$ 30 mil.

● Levantamento feito pelo Estadão mostra que os cargos que podem ser preenchidos sem concurso na Esplanada dos Ministérios, disputados por aliados do governo, chegam a 7.060. Somados, os salários devem atingir R$ 34 milhões por mês. No caso dos salários mais altos, de R$ 8.988 a R$ 11.179, não há normas - o que vale é a caneta dos ministros ou secretários.

● O brasileiro terá ao menos cinco meses de inflação alta pela frente. Estão previstos reajustes de mensalidades escolares, passagens de ônibus e aluguéis, numa faixa acima de 7%, além da forte pressão dos alimentos.

DESTAQUES DAS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja
□□□ Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2010 - O dia em que o Brasil começou a vencer o crime.
□□□ Especial EUA - Novas potências mundiais eclipsam a hegemonia do império americano.

Época
□□□ Vamos vencer o tráfico - A guerra ainda não acabou. Mas a ação da polícia, com apoio da população, mostra que é possível livrar o Rio de Janeiro – e todo o Brasil – desta chaga.

ISTOÉ
□□□ O Rio é maior que o crime - O Estado enfrenta com força inédita a escalada de atentados e mostra que a sociedade não se curva mais diante das ameaças do tráfico.□□□ Por dentro do QG de inteligência que orienta as operações policiais.

□□□ Como a polícia pacificadora está vencendo a guerra nos morros e conquistando o apoio da população□□□ O inimigo oculto no consumidor, que compra drogas e financia quadrilhas.
□□□ Exclusivo - Os planos de Battisti após a prisão.

CartaCapital
□□□ Finalmente - A saída de Henrique Meirelles encerra a era das prima-donas no BC. É tempo de menos ideologia e mais racionalidade.
Mantega exclusivo: “Tombini não deve vassalagem aos mercados”.
□□□ Rio de Janeiro - O tráfico unido desafia as autoridades.