sábado, 30 de abril de 2011

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 29 de abril de 2011

□□□ Várias ruas de São Manuel são asfaltadas.
□□□ Vereadores aprovam ficha limpa para funcionalismo.
□□□ Palestra sobre câncer de mama e de dolo do útero – realização do Grupo de Voluntários de Ajuda aos Portadores de Câncer de S. Manuel.
□□□ Ex-funcionários da Cafenoel se reúnem por direitos trabalhistas.
□□□ Vacinação para idosos – equipe da Diretoria de Saúde percorre zona rural.
□□□ Festa da Batata da Paróquia Concolata foi prestigiada pelo público.
□□□ Meninos de Goiás visitam Rádio Clube de São Manuel.
□□□ Festa de Santa Gianna se encerra neste final de semana.
□□□ Hoje tem projeto Sala de Visita ao Pé do Coreto.
□□□ Campeonato Paulista de Futebol Feminino – Neste sábado América D.C. pega a A.A. Francana no Estádio da Rua XV. Entrada é franca.
□□□ Ladrões explodem caixa eletrônico de agência bancária em Pratânia.
□□□ Opinião: A importância de a Prefeitura cuidar de suas contas.
□□□ Ponto de Vista: Nancy Ramos conta um pouco de sua vida pessoal e profissional na entrevista feita por Gildo Sanches.
□□□ Os pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo conta a história da Família Fuin.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Cornetando (Sandro Dálio).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 29 de abril de 2011

□□□ Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural empossa novos representantes.
□□□ Vereadores de Pratânia e São Manuel solicitam melhorias na SP 255.
□□□ Dia do Trabalho comemorado com torneios de malha e truco.
□□□ Sexto Pré-congresso de Missões da Igreja Evangélica Pentecostal Caminho para a Paz.
□□□ Fundo Social do Município de São Manuel abre inscrições para a Campanha do Agasalho.
□□□ Dicas de Mercado de Trabalho.
□□□ Beleza & Saúde: Viciados em crack – existe cura? (terapeuta Everaldo Andrade) /// O retorno das franjas /// Saúde do homem do tabu à informação.
□□□ Ofícios entregues ao governador Alckmin.
□□□ Neste sábado acontece a Campanha Nacional de Vacinação para o Idoso.
□□□ Oficina de Musicalização através do violão.
□□□ Coluna “Em Dia com as Notícias” e a Crônica “A professora se pergunta: ‘Por que meu aluno precisa ler?”, ambas de autoria deste blogueiro, estão na página 05.
□□□ Concurso Miss e Mister Pratânia.
□□□ Futebol de Areia chega às quartas-de-final.
□□□ Governo endurece regras para uso de cheques.
□□□ Os 100 maiores salários do futebol mundial.
□□□ Resumo da 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pratânia em 28 de abril de 2011.
□□□ As Comissões da Câmara Municipal de Pratânia.
□□□ Clube Recreativo São Manuel divulga projeto de reforma de sua sede social.
□□□ Programa Jovem Aprendiz Rural atende 35 jovens de Pratânia.
DICA DO DIA
Hoje existem edifícios altos e estradas mais largas, porém, temperamentos pequenos e pontos de vista estreitos.
Gastamos mais, porém desfrutamos menos. Temos casas maiores, porém, famílias menores.
Temos mais compromissos, porém, menos tempo. Temos mais conhecimento, porém, menos discernimento.
Temos mais remédios, porém, menos saúde. Multiplicamos bens, porém, reduzimos os nossos valores humanos.
Falamos muito, amamos pouco e odiamos demais. Chegamos à lua, porém, temos problemas para atravessar a rua e conhecer nosso vizinho. Conquistamos o espaço exterior, porém, não o interior. Temos dinheiro, porém, menos moral.
É tempo de mais liberdade, porém, menos alegrias... Tempo de mais comida, porém, menos vitamina... Dias em que chegam 2 salários em casa, porém aumentam os divórcios.
Dias de casas lindas, porém de lares desfeitos. Por tudo isso, proponho que hoje e para sempre você não deixe nada "para uma ocasião especial". Porque cada dia que você viver será uma ocasião especial.
Procure Deus. Conheça-o. Leia mais, sente na varanda e admire a paisagem sem se importar com a tempestade. Passe mais tempo com sua família e amigos, coma sua comida preferida, visite os lugares que ama. A vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados, não apenas para sobreviver.
Use suas taças de cristal, não guarde seu melhor perfume, é bom usá-lo cada vez que sentir vontade.
As frases "um dia desses", "algum dia", elimine-as de seu vocabulário. Escreva aquela carta que pensava escrever "um dia desses".
Diga a seus familiares, amigos o quanto os ama. Por isso não protele nada daquilo que somaria à sua vida sorrisos e alegrias.
Cada dia, hora e minuto são especiais. E você não sabe se será o ultimo.
Um bom começo de mudança pra você!
"O físico é visível, mas se torna descartável quando se pode ver além".
(autor desconhecido)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um homem de 27 anos roubou um banco em Tampa, no estado da Flórida (EUA), entrou em um ônibus e distribuiu o dinheiro roubado aos passageiros. O ladrão ganhou o apelido de Robin Hood. Elmer McGuirt cometeu o assalto na última quinta-feira, às 16h30. O jovem foi preso após a polícia entrar em contato com o motorista do ônibus. O condutor parou o veículo fingindo uma falha e o gaiato foi em cana... (contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● O Brasil revelado pelo Censo 2010 é um país com mais renda, infraestrutura e educação, mas em ritmo lento de melhoria. Entre os maiores problemas, o saneamento básico: só 55,5% dos domicílios têm acesso à rede de esgoto. A taxa era de 47,3% em 2000 e 35,3% em 1991 - o avanço nesse setor ocorreu, portanto, num ritmo menor que nos anos 90. Para especialistas, no quadro atual de investimentos, só em 2070 o Brasil poderá sonhar com 100% de acesso a esgoto. Num país mais urbano, mais feminino e mais velho, o maior crescimento é o de cidades de médio porte, como Rio das Ostras, cuja população aumentou 180%. Pela primeira vez, brancos não são maioria.

● Dois dias após mostrar a certidão de nascimento para provar que é americano, Obama foi ao Sul do país, devastado por tornados que mataram 339 pessoas, na maior catástrofe desde o Katrina em 2005. E prometeu ajuda.

Folha de S. Paulo

● PT reabilita o caixa do mensalão; Réu no processo que tramita no STF, Delúbio Soares é reintegrado ao partido cinco anos e meio após a expulsão. Por 60 votos a 15, o Diretório Nacional do PT aprovou ontem o retorno de Delúbio Soares ao partido. Ele havia sido expulso há cinco anos e meio, sob acusação de integrar a cúpula do mensalão. Segundo Rui Falcão, novo presidente da legenda, a decisão representa a opinião da maioria, que considera que o ex-tesoureiro já pagou por seus erros.

● Com 190,8 milhões de habitantes, o Brasil ficou menos branco, mais velho e mais feminino, revela o Censo do IBGE feito em 2010. Pela primeira vez, o percentual dos que se declararam brancos caiu abaixo da metade: 47,7%. Dez anos atrás eram 53,7%. Os pardos foram os que mais subiram.

● A presidente Dilma Rousseff determinou estudos para tentar reduzir o custo da energia elétrica no país. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, acendeu-se o "sinal amarelo" em relação ao tema.

O Estado de S. Paulo

● Dados do Censo de 2010 divulgados ontem pelo IBGE mostram que a população da Região Norte cresceu 2,09% ao ano na década, bem acima da média nacional, de 1,17% - a menor da história. Em seguida aparece o Centro-Oeste, com expansão de 1,91%. No Sudeste, houve aumento de 1,05%. Para o IBGE, as diferenças se devem principalmente as migrações. Em 1980, Norte e Centro-Oeste, juntos, tinham 11,4% dos habitantes do País; no ano passado, 15,7%. Já a Região Sul, recuou de 16% para 14,4%. A marcha para os Estados menos urbanizados do País, além de acentuar a reversão de uma tendência histórica, de deslocamentos populacionais massivos em direção ao litoral, assinala o aumento da pressão ambiental sobre a Amazônia e o Cerrado.

● A concessão de aeroportos do País à iniciativa privada vai demorar mais tempo do que o previsto inicialmente pelo ministro Antonio Palocci (Casa Civil). A anunciada privatização de parte da infraestrututa aeroportuária está longe de ter o modelo definido pelo governo e poderá não ficar restrita às obras e operação de terminais de passageiros. Uma das possibilidades em estudo prevê a privatização de estrutura operada atualmente pela Infraero.

● Em conversas com a presidente Dilma Rousseff e líderes petistas, o ex-presidente Lula avaliou que a crise na oposição, com DEM e PSDB sob ataque do PSD, abriu a possibilidade de PT e aliados conquistarem a Prefeitura de São Paulo em 2012 com relativa “tranquilidade”.

● Nas maiores manifestações desde o início do movimento, em março, milhares de pessoas foram ontem às ruas de cidades sírias pedir a renúncia de Bashar Assad, informa Lourival Sant'Anna, enviado especial à região. Forças de segurança abriram fogo, matando pelo menos 62 pessoas.

Correio Braziliense

● Um esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda foi desmantelado pela Operação Risco Calculado, comandada por agentes da Polícia Federal e do Fisco. A trama beneficiou cerca de mil contribuintes, quase todos servidores do GDF e do governo federal, com restituições bem mais altas do que deveriam, "Teve gente que queria receber R$ 25 mil, R$ 30 mil", disse o delegado da Receita em Brasília, Joel Miyasaki. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no Gama e no Guará, nas residências de dois investigados. Nelas, apreendeu CDs, computadores e diversas declarações de IR. Os beneficiários da fraude serão intimados para dar explicações. Além de multa aplicada pela Receita, eles poderão ser processados por crime contra a ordem tributária.

● Ele tinha razão: A ética no país virou piada. Pivô do mensalão, maior escândalo de corrupção da história do país, Delúbio acabou expulso do PT e virou réu no STF. Ontem, o partido decidiu reabilitá-lo. Como um dia previu o ex-tesoureiro, certo da impunidade, o mensalão - ou a ética no país - está virando piada.

Estado de Minas

● As atenções do mundo se voltaram para Londres. Estima-se que 2 bilhões de pessoas tenham assistido pela TV ao casamento, cercado de toda a pompa da realeza, do príncipe William, segundo na sucessão da monarquia britânica, com Kate Middleton. A união, que mexe com o imaginário popular, é a primeira em 350 anos de uma plebeia com um herdeiro tão próximo ao trono da Inglaterra.

Jornal do Commercio

● Brasil caminha rápido para o envelhecimento. Censo 2010 mostra, entre muitos dados, idade do brasileiro subindo e Pernambuco com 8.796.448 habitantes.

Zero Hora

● RS envelhece a padrão europeu, aponta Censo
População gaúcha tende a parar de aumentar em, no máximo, duas décadas.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

DICA DO DIA
Não alimente inimizades! Procure fazer as pazes com todos aqueles que estão de mal com você. Aproveite a oportunidade de estar ao lado de seus adversários, para fazer-lhes bem, em troca do mal que lhe fizeram. Não deixe escapar o ensejo de anular o mal em torno de você, enquanto estiver na Terra, para que, ao sair dela, tenha sua consciência tranqüila. (autor anônimo)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O mistério do desaparecimento de Tino, o papagaio, está intrigando as pessoas em White Bay, no Reino Unido. Tanto quanto intrigaria o inspetor Clouseau, do filme A Pantera Cor-de-Rosa.
Por quê? Justamente pelo fato de Tino saber assoviar a música tema da Pantera Cor-de-Rosa!
Segundo o tabloide Metro, a dona do bicho, Joan Huskisson, de 59 anos, está doida atrás dele.
Tino fugiu porque estava com medo. Ele estava quietinho, em casa, quando o barulho de uma lata de lixo caindo na rua o assustou e o fez voar para longe.
Joan está com saudade de seu papagaio cinza africano, que é comum no oeste e no centro da África e pode viver até 70 anos em casa.
- A casa fica tão quieta sem ele!
Além de saber assoviar a música da Pantera Cor-de-Rosa, Tino também sabe assoviar a canção Always Look On The Bright Side Of Life.

(contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Menos de um mês após ceder às pressões do Ministério da Fazenda e trocar seu presidente, a Vale anunciou ontem que entrará na construção e operação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A mineradora entra no Consórcio Norte Energia no lugar da Gaia, do frigorífico Bertin, que desistiu por enfrentar dificuldades financeiras. A Vale compra os 9% do negócio e vai reembolsar o Bertin em R$ 5 milhões já gastos. Além disso, injetará no consórcio entre US$ 400 milhões e US$ 500 milhões. A mineradora é uma das maiores consumidoras de energia elétrica no país e, com a entrada em Belo Monte, aumentará sua geração própria de energia de 45% do que consome para 63%.

● Em desafio à presidente Dilma, e numa articulação comandada pelo deputado cassado José Dirceu, o PT vai eleger hoje o deputado estadual Rui Falcão (SP) como seu presidente - José Eduardo Dutra renunciará por motivo de saúde. Falcão perdeu cargo na campanha eleitoral de Dilma, ano passado, por suspeita de vazar dossiê contra o tucano José Serra. O PT também deve aprovar a volta de Delúbio.

● Medida provisória do governo autoriza que a mistura do álcool à gasolina caia dos atuais 20% para 18%. O máximo é 25%. O objetivo é evitar que a gasolina suba na entressafra da cana. A ANP fiscalizará o mercado de etanol.

● O cliente que quiser sustar ou revogar cheque roubado, furtado, extraviado ou fraudado terá de apresentar registro ou boletim de ocorrência policial ao banco para evitar o saque da conta. A nova regra pode começar a valer hoje.

Folha de S. Paulo

● Medida provisória de Dilma libera empresa para criar seu próprio banco e investir no projeto do trem-bala. Medida provisória autoriza os Correios a montar uma empresa de telefonia celular, comprar frota de aviões para transporte de carga e investir no trem-bala. A estatal também poderá criar seu próprio banco e se associar a outras empresas financeiras, de serviço de logística e postal eletrônico.

● A Receita Federal cobra da Petrobras R$ 15,5 bilhões em impostos e contribuições. A estatal recorreu. O valor pode prejudicar os resultados da empresa, que não fez reserva para cobrir esse montante, caso perca a disputa.

● Série de tornados provocou a morte de quase 300 pessoas em seis Estados do sul nos últimos dois dias - a maior parte (194) no Alabama, um dos mais pobres do país. É a pior ocorrência do fenômeno desde 74, quando 315 morreram.

O Estado de S. Paulo

● O novo presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), assinou atos secretos quando era da Mesa Diretora da Casa, entre 2003 e 2007, informa o repórter Leandro Colon. O senador chancelou boletins sigilosos de criação de novos cargos, aumento de salários e concessão de benefícios para servidores e senadores. Em 2009, quando os atos secretos foram revelados pelo Estado, o nome de João Alberto, homem de confiança do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ficou de fora do escândalo porque não era mais senador, mas vice da governadora Roseana Sarney no Maranhão. João Alberto não foi encontrado para comentar.

● A ata da última reunião do Copom indica que o ciclo de alta da taxa básica de juros deverá durar mais do que se previa inicialmente. Essa é a interpretação majoritária dos analistas econômicos após a elevação da Selic em 0,25 ponto, para 12% ao ano. A avaliação é de que o documento devolveu à Selic o protagonismo no combate à inflação e ainda serviu para a BC mandar um recado ao governo: é preciso moderar os subsídios ao crédito.

● O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, expulso no rastro do escândalo do mensalão, será anistiado pelo partido neste fim de semana. A reabilitação provocou reações negativas no partido.

Correio Braziliense

● Um habeas corpus concedido pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça, pôs em liberdade ontem a promotora de Justiça Deborah Guerner e o marido, Jorge Guerner. Eles respondem a acusações que incluem crimes de corrupção, formação de quadrilha, extorsão, fraude processual e falsidade ideológica. Os dois estavam presos havia oito dias, a pedido do Ministério Público, por suspeita de haver montado uma farsa: com a ajuda de psiquiatras, ela estaria se fingindo de doida para não ser responsabilizada pelos crimes. Mas, na decisão, o ministro do STJ diz não haver elementos que justifiquem a prisão preventiva do casal.

Valor Econômico

● Economistas do governo trabalham numa agenda ousada de desindexação da economia, que vai além dos contratos atrelados a índices de preços. Ela deve abranger os investimentos financeiros indexados ao DI (juros médios das operações interbancárias), a caderneta de poupança e o que eles estão chamando de indexação "oculta". Esta se refere a preços que, embora livres, não obedecem aos ciclos econômicos.

Estado de Minas

● Resolução do Conselho Monetário Nacional aperta o cerco aos cheques sem fundos, responsáveis por um calote de R$ 70 bilhões em 2010. Entre outras medidas, os bancos terão de fazer contratos com os clientes estabelecendo regras claras sobre o uso do documento e prestar informações ao comércio a respeito das contas, comum sistema semelhante ao SPC. Além disso, os cheques terão data de confecção no talão e só poderão ser sustados com boletim de ocorrência policial.

Jornal do Commercio

● Postos serão investigados por causa de preços.

Zero Hora

● Falta de qualificação deixa 32 mil vagas em aberto no Estado. Levantamento do Ipea alerta que a expansão de setores como indústria, comércio, construção e gastronomia esbarra na escassez de profissionais habilitados.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DICA DO DIA
O que você pode fazer hoje para tornar o amanhã diferente? O que você pode fazer hoje para que seu desempenho seja melhor que o de ontem?
O que você pode fazer hoje que tenha o maior impacto positivo no maior número de pessoas? O que você pode fazer hoje para estar acima e além do que se espera de você?
O que você pode fazer hoje que o ajudará a crescer? Que coisas novas pode aprender? O que você pode fazer para aplicar as lições que já aprendeu?
A excelência não nasce de chavões e boas intenções, e sim de dias e momentos vividos com esforço e comprometimento sinceros de dar o seu melhor.

(Autor Anônimo)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Por uma "direção mais humana", a prefeitura da cidade de Vicente López (Argentina), que tem 270 mil moradores, decidiu contratar apenas mulheres para dirigir os ônibus das linhas municipais.
"Como transportamos crianças e idosos, queremos motoristas que guiem de uma forma mais cuidadosa", disse Luis Fusco, diretor de Transporte de Vicente López.
"Com mulheres dirigindo, o ônibus tem uma orientação mais familiar, mais amigável", disse Rafaela Nuyl, de 34 anos, uma das 28 recém-contratadas.

(contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● O sinal verde do governo para a concessão à iniciativa privada da construção e operação de aeroportos no país já está despertando o interesse de grandes empreiteiras nacionais e de operadoras estrangeiras. Antecipando-se à decisão oficial, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Odebrecht fizeram associações com companhias no exterior ou criaram subsidiárias de olho nesse mercado. Em conversas no Palácio do Planalto, vários grupos estrangeiros também mostraram forte apetite pelas licitações dos cinco principais aeroportos do país - Cumbica (Guarulhos-SP), Viracopos (Campinas-SP), Brasília, Galeão e Confins (Belo Horizonte). Entre eles, estão a Fraport (Alemanha), o Aéroport de Paris-ADP (França), o British Airport Authority-BAA (Reino Unido), a Aeropuertos Espanõles y Navegación Aérea-Aena (Espanha) e a Brussels Airport Company (Bélgica). Pressionada pelos governadores Sérgio Cabral (Rio) e Antonio Anastasia (Minas), a União tende a passar integralmente ao setor privado os terminais de Galeão e Confins no regime "de porteira fechada". Sendo assim, a Infraero deixaria de administrá-los.

● O ministro Garibaldi Alves Filho confirmou que pretende mudar o critério de concessão de pensões por morte, como antecipou O GLOBO em março. A mudança abrangeria também a previdência do setor público, mas sem retroagir. Hoje, uma mulher jovem pode receber, pelo resto da vida, pensão pela morte do marido, mesmo após casamento recente, o que é visto pelo INSS como distorção.

● Em meio à greve de juízes federais ontem, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, disse que o movimento é impróprio e inadequado. "A sociedade não pode ficar refém da magistratura”, afirmou ele. Em diversos estados, não houve audiências nos tribunais da Justiça Federal.

Folha de S. Paulo

● EXCLUSIVO - Repórter da Folha compra revólver em loja no Paraguai e recebe a entrega em frente a hotel no Brasil. Na fronteira considerada a mais vigiada do Brasil, a reportagem da Folha comprou ilegalmente um revólver em Ciudad del Este (Paraguai) e recebeu a mercadoria por motoboy em Foz do Iguaçu, no Paraná. O calibre 38 foi adquirido por R$ 700 nos fundos de uma loja de armas da cidade. Pela lei do país, a venda é restrita a paraguaios e a estrangeiros residentes.

● Mesmo com a escalada da inflação, a Aneel, agência reguladora do setor de energia elétrica, autorizou reajustes superiores ao reivindicados por distribuidoras. A paulista CPFL, que havia pedido 6,7%, recebeu permissão para subir 7,7%.

● Os principais partidos palestinos, o laico Fatah e o islâmico Hamas, chegaram a um acordo para por fim a quatro anos de confronto e formar um governo de unidade interino. Meta é realizar eleições em até um ano. A mediação foi feita pelo Egito. A queda do ditador Mubarak, que não era visto como neutro, foi essencial para o acordo. Israel criticou o anúncio.

O Estado de S. Paulo

● Após quatro anos de divisão, as facções palestinas Hamas e Fatah anunciaram acordo de reconciliação nacional. Negociado em reuniões secretas no Cairo, o pacto prevê a formação de um governo interino, a fixação de uma data para as eleições e a libertação de presos políticos. No entanto, restam em aberto várias questões-chave - como a unificação das forças dos dois lados. Israel imediatamente condenou a decisão do Fatah, que controla a Autoridade Palestina (AP). "A AP deve decidir entre a paz com Israel e a paz com o Hamas, que quer nos destruir", disse o premiê israelense, Binyamin Netanyahu. Os EUA também receberam a notícia com reservas. Hamas e Fatah já haviam feito outros dois acordos, em 2007 e 2009, e ambos fracassaram.

● Decepção no mar. Robô achou a carcaça de uma das caixas-pretas do voo 447 da Air France. Equipamento que armazena os dados não foi localizado.

● O estoque de crédito na economia do País cresceu 2,7% no primeiro trimestre. O Banco Central avalia que o ritmo indica uma taxa desejável para desaquecer a economia e conter a inflação. Em março, o volume subiu 1% ante fevereiro, mas se manteve estável em 46,4% do PIB.

Correio Braziliense

● Laudo do Instituto Médico Legal conclui que Deborah Guerner age “de acordo com as conveniências, juízo crítico e contato com a realidade” e que houve simulação quando se submeteu à perícia médica.

Valor Econômico

● A política de correção do salário mínimo será a principal responsável pelo aumento de R$ 9,9 bilhões no déficit da Previdência Social em 2012, que passará de R$ 41,6 bilhões este ano para R$ 51,5 bilhões. Com o reajuste do mínimo e menor expansão da massa salarial, o desequilíbrio deverá atingir R$ 68 bilhões no fim de 2014, segundo cálculos do Ministério da Fazenda.

Estado de Minas

● A União Nacional dos Legislativos Estaduais recorrerá ao Supremo Tribunal Federal contra a suspensão do pagamento por sessão extraordinária aos deputados de Minas e Goiás. Pretende cobrar até o ressarcimento pelo período em que o benefício ficar cortado. Os deputados mineiros recebiam R$ 1.002 a cada reunião e têm direito também a um auxílio-moradia de R$ 2.250. Mas pelo menos 21 são donos de imóveis em bairros nobres de BH.

Jornal do Commercio

● Falta leito até em hospital particular.

Zero Hora

● Combinação de barreiras argentinas e atração chinesa de empreendimentos afeta empresas, baixa produção, causa demissões e ameaça novos investimentos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DICA DO DIA
Seus fracassos e decepções estão todos no passado. Eles nada têm a ver com o que você deseja conquistar a partir de hoje.
Você começa cada dia como uma folha em branco. Cada momento é uma oportunidade de começar a transformar seus sonhos em realidade.
O que já passou não importa mais. Sim, o passado trouxe você até aqui. Mas agora seu caminho se divide em infinitas direções e você pode escolher qual delas deve seguir.
Aprenda com o passado e deixe-o para trás. Desejar que tivesse sido diferente é perda de tempo e energia.
Continuar convivendo com as limitações do passado é desperdiçar o enorme potencial da sua vida.
Seu passado não define quem você é ou o que você pode conquistar. Quem decide isso é você.
(Autor Anônimo)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Sósias do príncipe William e de sua noiva, Kate Middleton, vêm ganhando cada vez mais atenção, trabalho e dinheiro na Grã-Bretanha. Nos últimos seis meses, Jodie Bredo e Simon Watkinson interpretaram o novo casal real em peças publicitárias, em eventos e até em lançamentos de livro.
Simon é engenheiro civil e acha “surreal” seu trabalho como sósia de William. Jodie se faz passar por Kate Middleton há dois anos. Diz que todos os dias faz algo diferente e que está ganhando bem para isso. Trabalho de imitação da realeza costuma ser lucrativo, mas efêmero. A artista Alison Jackson, que trabalha com imitadores há 12 anos, acha que os sósias nos fazem sentir mais próximos das celebridades. (contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Parado há oito anos no Palácio do Planalto, onde sofria restrições do então presidente Lula e da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o projeto de concessão dos aeroportos à iniciativa privada foi anunciado ontem pelo governo como solução para o gargalo aéreo brasileiro. A proposta constava do programa de governo do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e foi atacada pelo PT durante as três últimas campanhas presidenciais. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, obras e construção de novos terminais em Viracopos (Campinas), Guarulhos (São Paulo) e Brasília serão tocadas pelo setor privado, e o governo federal ainda estuda o modelo de concessão para os aeroportos de Confins (Belo Horizonte) e Galeão (Rio de Janeiro).

● Como reflexo da política de corte de gastos para conter a inflação, o governo registrou superávit fiscal de R$ 25,5 bilhões no primeiro trimestre. A economia para pagar juros supera, com um mês de antecedência, a meta do primeiro quadrimestre. Para mostrar comprometimento com a austeridade fiscal, Mantega quebrou o protocolo e revelou os números antes da divulgação pelo Tesouro.

● No Rio, alerta chega depois da chuva. Um ano após tragédia, cidade continua despreparada e nem radar importado detectou temporal.

Folha de S. Paulo

● Com a experiência de ter respondido a cinco processos por quebra de decoro, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito ontem como um dos 15 integrantes titulares do Conselho de Ética, responsável por investigar a conduta de 81 congressistas que compõem a Casa. O senador João Alberto (PMDB-MA), que é amigo de Calheiros e do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), foi indicado para presidir o conselho.

● Na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social nesta gestão, Dilma Rousseff pediu um voto de confiança de empresários e da sociedade às medidas econômicas e disse que o governo analisa "diuturnamente e até noturnamente" a pressão inflacionária.

● Mais de cinco anos após assumir sozinho entre petistas a culpa pelo mensalão, o ex-tesoureiro Delúbio Soares deve ter sua refiliação aprovada no fim de semana. Um dos 38 réus da ação penal no STF, foi o único expulso do partido, o PT. Sua volta tem o aval de Lula, que chegou a vetá-la na pré-campanha presidencial.

O Estado de S. Paulo

● O governo vai lançar, entre maio e julho, editais propondo a concessão dos aeroportos de Cumbica, Galeão, Brasília, Viracopos (SP) e Confins (MG) à iniciativa privada. No modelo, a empresa vencedora da licitação executa a obra de ampliação do terminal e, em contrapartida, explora comercialmente o aeroporto, com aluguel de lojas – exceto os espaços, administrados pela Infraero. A intenção é apressar a ampliação dos aeroportos, com vista à Copa, à Olimpíada e ao crescimento da demanda interna. O investimento estimado pela Infraero é de R$ 3,987 bilhões. "Queremos combinar a urgência das obras com a necessidade de investimento público e privado para que a gente possa dar resposta a essas questões no menor espaço de tempo possível", disse o ministro Antonio Palocci (Casa Civil).

● O sindicato das empresas aéreas espera “caos completo" nos aeroportos na Copa de 2014 mesmo que as obras não atrasem. O número de passageiros deve saltar de 155 milhões para 225 milhões.

● A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que o governo não vai controlar a inflação à custa do desemprego e da redução drástica do crescimento. Antes, o ministro Guido Mantega (Fazenda), ao fazer sua apresentação, disse que a política do governo é "reduzir a expansão do crédito e moderar o crescimento da demanda sem matar a galinha dos ovos de ouro", que é o crescimento.

● Remessas de lucros e aumento das gastos de turistas brasileiros no exterior provocaram déficit em conta corrente de US$ 14,6 bilhões no trimestre, recorde para o período desde 1947, início da série do Banco Central. O BC se diz tranquilo porque os investimentos estrangeiros cobrem o buraco.

Correio Braziliense

● Estudo da Agência Nacional do Petróleo (ANP) reforça a suspeita de formação de cartel por donos de postos no DF. Na 107 Sul, o litro da gasolina chegou a R$ 3,19. A presidente Dilma voltou a afirmar ontem que o governo está atento à inflação. “Até noturnamente”, disse.

Valor Econômico

● A nomeação de Maria Eduarda Kertesz, uma baiana de 38 anos formada em administração de empresas pela FGV, para a presidência da Johnson & Johnson no Brasil é a face mais visível da reviravolta pela qual passa a companhia, também aqui no país. A estrutura de comando da empresa, que teve um faturamento mundial de US$ 61,6 bilhões em 2010, está sendo reorganizada para dar mais agilidade à tomada de decisões, fundamental para a companhia neste momento.

Estado de Minas

● A direção da Assembleia Legislativa decidiu cortar o pagamento aos deputados por participação em sessões extraordinárias. Conforme denunciou o Estado de Minas, cada parlamentar vinha recebendo R$ 1.002 por reunião realizada de manhã ou à noite. O jeton fica suspenso até que o Supremo Tribunal Federal se manifeste em ação que contesta benefício idêntico pago pelo Parlamento de Goiás. Sem a suspensão, os gastos com o privilégio nos quatro anos da legislatura poderiam chegar a R$ 27,1 milhões. A sessão convocada para amanhã de hoje foi cancelada.

Zero Hora

● Obras para Copa são insuficientes, alertam companhias aéreas. Estudo das empresas aponta que movimento de passageiros superará capacidade dos aeroportos, mesmo se todas as ampliações previstas se concretizarem.

terça-feira, 26 de abril de 2011


Morre o são-manuelense Zeferino Pasquini, ex-goleiro do Corinthians Paulista

Zeferino Pasquini (FOTO) era goleiro aqui em São Manuel, defendendo o Jim da Serra F.C.. Era um bom goleiro. Tanto que foi integrado à equipe do S.C. Corinthians Paulista, onde foi reserva do grande goleiro Gilmar dos Santos Neves.
O futebol londrinense e brasileiro teve uma grande perda no domingo (dia 24) quando o ex-goleiro do Londrina Esporte Clube, Zeferino Pasquini, o Zequinha, morreu aos 74 anos com uma parada cardiorespiratória na Santa Casa daquela cidade. Ele estava internado desde fevereiro por causa de uma cirurgia no joelho e começou a apresentar problemas cardíacos. O ídolo cuidava do Estádio do Café há 32 anos e sempre afirmava que o local era sua casa.
Zeferino foi velado até às 10h30 de segunda-feira (dia 25) na capela mortuária da Acesf, na avenida JK, em Londrina. Ele foi sepultado aqui, em sua terra natal, na tarde de ontem.
Conhecido como "Zequinha" pelos amigos, Zeferino havia recebido uma homenagem da Prefeitura de Londrina no dia 20 de janeiro, pelo que representava para o clube paranaense e para o esporte londrinense.
À época, o prefeito Barbosa Neto fez vários elogios ao administrador do Estádio do Café. "Merece todas as homenagens de Londrina porque deu tantas alegrias a essa torcida. E, ultimamente, trabalhando anonimamente, mas com o mesmo vigor como treinador de goleiros, treinando grandes goleiros aqui que foram revelados nacional e internacionalmente".
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Clademir Vilalta, disse que só pode resumir o sentimento na palavra "perda". "É uma perda, nós vamos sentir muito pela alegria que ele tinha, pela responsabilidade com o Estádio do Café. Não vai existir outra pessoa como o Zeferino", afirmou.

Carreira esportiva


Zeferino estreou no futebol profissional com apenas 17 anos, no Sport Club Corinthians Paulista, como reserva do goleiro da Seleção Brasileira, Gilmar dos Santos Neves. Após três anos, transferiu-se para o Londrina Esporte Clube, time que marcou sua carreira em quase dez anos de atuação.Atuou ainda em várias outras equipes brasileiras, entre elas, o Marília e o São Bento de Sorocaba.
Depois de mais de 30 anos cuidando do Estádio do Café, sempre dizia que seu grande sonho era ver o local com trinta mil pessoas, como acontecia no auge do Londrina E.C.

DICA DO DIA
Se está desempregado, não se desespere, não amaldiçoe a sorte. Enfrente as dificuldades corajosamente. Não pense em abandonar a vida. Não seja covarde! Você pode vencer! Você vai vencer! Não recuse trabalho pelo fato de ser modesto. O grande Ford começou sua vida como simples mecânico. Tenha coragem, porque o Pai não abandona ninguém. (retirado da internet)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O cabelo de uma mulher chinesa, que há duas décadas não vê uma tesoura e agora mede 3,6 metros, finalmente será cortado, e com ela será feito um tipo de bordado de recordações.
Por que só agora ela quer cortá-lo?
Jiang Aixiu, a mulher da vasta cabeleira, tomou essa decisão porque ela gasta muito tempo cuidando do cabelo: “Tenho que lavá-lo seção por seção e isso leva muito tempo, mais ou menos duas horas”.
Por esse motivo, Jiang, que nasceu em Fushun (província central chinesa de Henan), recorreu ao cabeleireiro com a intenção de cortar seu cabelo, mas ele lhe disse que o melhor era conservar o cabelo após o corte “porque é de boa qualidade”.
“Estou pensado em cortá-lo, mas eu gostaria de usar os cabelos para tecer um bordado e assim ter uma lembrança para sempre”, disse Jiang aos jornalistas chineses.
Como ela o cuida?
A mulher afirma que não tem levado uma dieta especial nem utilizado xampus caros para ter fios de tal qualidade e que crescem a um ritmo de mais de 10 cm ao ano.
“Cada vez que um fio cai, me dói o coração”, disse Jiang, cuja devoção capilar a levou a guardar cada um dos fios que caíram desde 1993, e agora ela possui mais de 10 bolsas de plástico cheio deles.
Inclusive, há quem chegou a oferecer dinheiro por seu cabelo, cerca de 10.000 yuan (1.500 dólares), afirma, mas ela recusou todas as ofertas. Não é de se estranhar que as pessoas se surpreendam com a cabeleira de Jiang quando a veem passar pela rua e inclusive, explicou, “alguns tiram fotos de meu cabelo”. (contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Bancos públicos, entre eles o Banco do Brasil, e instituições privadas estão desrespeitando circular do Banco Central que proíbe a exclusividade na concessão do crédito consignado (com desconto em folha) para servidores. Esses bancos efetuam o pagamento dos salários, mas têm que garantir a liberdade para que os funcionários públicos possam tomar empréstimo onde encontrarem melhores condições. De olho num mercado de quase R$ 140 bilhões, os bancos estão exigindo exclusividade desses servidores. A disputa já foi parar na Justiça e envolve o funcionalismo em nove estados, incluindo três capitais (São Paulo, Manaus e Natal) e outras 40 cidades. O Banco do Brasil, que controla um terço desse mercado de consignado, é um dos maiores interessados em manter a exclusividade, contrariando o BC. O caso já foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

● Somente nas estradas federais, 175 pessoas morreram e 2.274 ficaram feridas durante o feriadão da Semana Santa, informou a Polícia Rodoviária Federal. Na comparação com o carnaval, houve redução de 18% no número de mortes e de 7% no de feridos. Mas, em relação à Semana Santa de 2010, a média diária de mortes subiu de 28,5 para 31. Foram registrados nada menos que 3.861 acidentes em seis dias. Nas estradas estaduais do Rio, os feridos aumentaram 111 % em relação à Semana Santa de 2010.

● Trinta anos após o atentado no Riocentro, uma testemunha, que usava o Fusca parado atrás do Puma onde estavam o sargento Guilherme Pereira do Rosário e o capitão Wilson Machado, conta que viu um cilindro com o sargento e outros dois no banco de trás. Minutos depois, viu a explosão, e percebeu, após a confusão, que os dois cilindros do banco de trás do Puma tinham sumido.

Folha de S. Paulo

● O governo Dilma Rousseff negocia uma parceria entre a Secretaria de Aviação Civil e o Tribunal de Contas da União para o acompanhamento de grandes obras federais de expansão dos aeroportos visando a Copa-14. Técnicos do TCU, responsável pela fiscalização, treinariam funcionários da secretaria. Com esse convênio, o objetivo do governo é corrigir rumos e evitar paralisações de obras. De 10 projetos, 6 ainda estão parados.

● No dia em que o mercado elevou pela sétima vez seguida a previsão de inflação, a presidente Dilma disse haver "imensa preocupação" no governo e prometeu um "combate acirrado". Ela não adiantou se haverá novas medidas para contê-la. Pesquisa do Banco Central mostra que economistas esperam que o IPCA feche 2011 em 6,34%.

● Arquivos secretos mostram que entre os detentos da prisão dos EUA em Guantánamo (Cuba), estavam um garoto de 14 anos vitima de sequestro e um homem que sofria de demência senil. Segundo os documentos, vazados pelo site WikiLeaks, quase a metade do grupo de 212 afegãos presos era inocente.

O Estado de S. Paulo

● Pelo menos 150 suspeitos levados à prisão americana de Guantánamo desde 2002 eram inocentes, revelam alguns dos mais de 700 documentos confidenciais do governo dos EUA tornados públicos ontem pelo WikiLeaks. Os registros detalham ainda a utilização de métodos violentos nos interrogatórios, o sistema de classificação por grau de periculosidade dos presos e a transcrição de depoimentos. Segundo os documentos, em muitos casos os suspeitos foram detidos após serem confundidos com pessoas procuradas ou simplesmente porque estavam no lugar errado e na hora errada. Os papéis falam também de um suposto plano terrorista para atacar o Aeroporto de Heathrow, em Londres. O Pentágono qualificou o vazamento das informações de “infeliz".

● Relatório do Banco Central divulgado ontem indica que o mercado prevê para este ano uma inflação de 6,34%, encostando no teto da meta (6,5%). Há um ano, a projeção era de 4,8%. A presidente Dilma Rousseff manifestou "muita preocupação” com a inflação.

● Dez milhões ainda não entregaram IR. A Receita Federal recebeu até ontem 14,26 milhões de declarações de Imposto de Renda. Até sexta-feira, o Fisco espera receber 24 milhões de documentos.

Correio Braziliense

● O dragão da inflação contra a ex-guerrilheira - Dilma diz que todas as atenções do governo estão voltadas ao combate à inflação. Mas até agora nenhuma medida se mostrou eficaz para segurar os preços. No Distrito Federal, o preço da gasolina pega fogo. Depois de seguidas altas, já passou dos R$ 3. Ovo, tomate, cebola, pimentão, carne… Tudo está mais caro. E, pouco a pouco, um monstro que parecia banido do país voltou a por as garras de fora e desafia o governo.

Valor Econômico

● O dito popular "ganhou, mas não levou" está caindo em desuso na Justiça brasileira. Amparados por sistemas eletrônicos, os juízes têm cada vez mais penhorado contas bancárias, imóveis e veículos de devedores condenados em ações trabalhistas, fiscais e cíveis. No ano passado, R$ 20,13 bilhões em contas correntes e 226 mil veículos sofreram bloqueio on-line. A tendência é que o cerco aos devedores se feche ainda mais nos próximos anos. Isso porque, além desses instrumentos, os magistrados também têm utilizado o Sistema de Informações ao Judiciário (Infojud) para acessar as declarações de Imposto de Renda (IR) de contribuintes dos últimos cinco anos. De 2009 até o fim do ano passado, mais de um milhão de solicitações foram enviadas à Receita Federal.

Estado de Minas

● O país dos números ...que envergonham.

Jornal do Commercio

● Programa da Justiça ajuda endividados.

Zero Hora

● Tarso planeja reabrir escolas de sem-terra fechadas por Yeda - Procurador Gilberto Thums, que em conjunto com a SEC em 2009 suspendeu as aulas em acampamentos do MST, considerou nova decisão“um escárnio”.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DICA DO DIA
Se você ainda é estudante, aproveite o tempo ao máximo. Pense nos esforços de seus pais, em mantê-lo no colégio. Se você não estudar, está malbaratando o dinheiro de seus pais. Aproveite o período escolar para aprender, e não apenas para passar de ano. Forme uma base de conhecimentos sólidos, que lhe garantam a vitória na vida. (retirado da internet)


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Uma empresa americana criou o banheiro dos sonhos de muita gente. Com sistema de som embutido, controle remoto sensível ao toque, bidê personalizado e desodorizador, o sanitário custa cerca de R$ 10 mil (US$ 6.390). Jim Lewis, vice-presidente de marketing da empresa produtora, afirma que o banheiro é um exemplo de design moderno. - É um produto inovador. Forma e funcionalidade andam de mãos dadas. Que “forma” e “funcionalidade” tenham, no mínimo, lavado essas mãos... (contaoutra.com)


O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Com o fim da ditadura, militares e policiais que integravam a rede de terror que conspirou contra a abertura, abriram empresas de vigilância, segurança e contrainformação e se envolveram em escutas ilegais. É o que revela o cruzamento de dados, a partir da agenda do sargento Guilherme do Rosário, morto no atentado do Riocentro. Um exemplo é o coronel Roza, já falecido. Ele abriu a Newtork Inteligência e teve o nome ligado ao episódio do grampo do BNDES, durante a privatização do sistema Telebras. Wilson Pinna, agente aposentado da PF, foi exonerado da Agência Nacional do Petróleo, acusado de elaborar um falso dossiê contra um diretor do órgão.

● Preocupada com o atraso nos preparativos para a Copa de 2014, a presidente Dilma Rousseff vai se reunir com os 12 governadores envolvidos para criar parcerias que acelerem o trabalho. Hoje, ela se reúne com os ministros Orlando Silva (Esporte) e Wagner Bittencourt (Aviação Civil) para fechar o modelo de concessão dos aeroportos, um dos principais gargalos que ameaçam a competição.

● Fontes do Palácio de Buckingham confirmaram que o príncipe William pediu uma moratória de dois anos para que sua futura mulher, Kate Middleton, participe de uma agenda integral de compromissos da realeza. A ideia e preservá-la de uma superexposição na mídia como ocorreu com a princesa Diana. A inspiração do príncipe é o casamento sólido e discreto de sua avó, a rainha Elizabeth II. Pesquisa divulgada ontem mostra simpatia dos britânicos pelo sistema monárquico.

Folha de S. Paulo

● Ter mais de 50 anos tornou-se uma boa notícia para quem procura emprego, informa Pedro Soares. É nessa faixa que o número de pessoas ocupadas mais cresce, segundo o IBGE.
De 2003 ao primeiro trimestre de 2011, os empregados com essa idade aumentaram 56,1% nas seis maiores regiões metropolitanas do país. O percentual é quase o triplo do aumento do emprego em geral (19,8%).

● A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) encerrou o programa que oferecia a alunos da rede pública aulas extracurriculares em escolas privadas de línguas. O modelo foi criado por seu antecessor, o também tucano José Serra. Para a atual secretaria da Educação, os cursos em seus próprios centros de idiomas são mais baratos e serão ampliados. Os 80,8 mil alunos que eram atendidos pela rede particular estão sem aulas.

● Durante celebração da Páscoa, o papa Bento 16 pediu que europeus "abram seus corações" e acolham com generosidade imigrantes ilegais que fogem dos conflitos na África do Norte. O apelo foi feito após a entrada de imigrantes, vindos da Tunísia, ter gerado atritos políticos na Itália e na França. Há também hostilidade de parte da população dos países.

O Estado de S. Paulo

● A euforia que tomou conta do mercado imobiliário nos últimos cinco anos fez o preço dos imóveis praticamente dobrar no período. Agora, além de pagar mais caro, o cliente terá de esperar mais tempo para se mudar. Levantamento da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio a pedido do Estado mostra que, no primeiro trimestre de 2007, 25% dos empreendimentos lançados na Grande São Paulo tinham entrega entre 30 e 45 meses, o máximo no setor. De janeiro a março de 2011, esse prazo já subiu para 40% dos lançamentos. Até então, a maioria dos imóveis era entregue em até 15 meses. Com a dilatação dos prazos de entrega, o custo das obras sobe e pode elevar ainda mais o preço dos imóveis. De acordo com o índice FipeZap, o valor do metro quadrado cresceu 82% entre janeiro de 2008 e janeiro deste ano. Parte da alta se deve a inflação do setor de construção civil, medida pelo INCC.

● Depois da repressão que deixou ao menos 120 mortos, o regime sírio deflagrou uma onda de prisões para tentar sufocar a pressão contra o ditador Bashar Assad. Foram detidos mais de 200 ativistas.

● Comer fora custa até R$ 13 mil por ano. Os gastos em bares e restaurantes consomem boa parte do orçamento. Para quem mora sozinho, porém, fazer refeições em casa é menos vantajoso.

Correio Braziliense

● A semana começa fervendo. Acusada de envolvimento no maior escândalo de corrupção da história do DF, Deborah Guerner tenta conseguir habeas corpus no STJ para se livrar da prisão. Na terça-feira, o Conselho Nacional do Ministério Público deve pôr sob os holofotes outro suspeito de participação no caso: o ex-procurador-geral de Justiça Leonardo Bandarra.

Valor Econômico

● Há um ano, o governo conseguiu balançar as estruturas do setor de telecomunicações ao anunciar a reativação da Telebrás para liderar uma grande empreitada de disseminação de acesso à banda larga no país. O lançamento do ambicioso Programa Nacional da Banda Larga (PNBL), que tinha a estatal de telefonia como a sua "espinha dorsal", causou fortes reações das teles privadas, que enxergaram na iniciativa o risco de um movimento reestatizante.

Estado de Minas

● Se a saída de BH para o feriadão da semana santa foi problemática, o retorno acabou sendo pior. Mais uma vez, a interdição da ponte no Rio das Velhas, na BR-381, principal ligação da capital com Espírito Santo e Bahia, foi a grande vilã. Na rodovia, veículos ficaram retidos por até 10 horas, em engarrafamento que chegou a 40 quilômetros, para alcançar os desvios por Santa Luzia e Sabará. A interdição teve reflexo na BR-040 (Rio-BH), usada como rota alternativa via Ouro Preto, que teve 17 quilômetros de trânsito lento. O congestionamento foi pesado nas duas estradas também para quem chegava por Sete Lagoas e Betim.

Jornal do Commercio

● Católicos de todo o mundo festejaram, ontem, a ressurreição de Jesus. Arcebispo do Fernando celebrou missa em Olinda. Tráfego nas rodovias foi intenso.

Zero Hora

● Tempestades expõem demora habitual para normalizar energia. Promessas feitas em 2009 por empresas de energia após fortes temporais ficaram engavetadas. Usuários enfrentam transtornos e só ouvem novas promessas.

domingo, 24 de abril de 2011



DOMINGO DE PÁSCOA
A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego (Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (na Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

SONS NOTURNOS
Estou sonolento, esta noite não consegui dormir. Já no começo da noite de ontem surgiu um som ensurdecedor vindo de um local fronteiriço à minha casa. Som que parecia estar dentro de meu quarto, a noite toda. Em altíssimo volume. Só desligaram o equipamento exatamente às 05h35min da madrugada... Não sou contra a diversão, não sou contra quem se diverte. Mas, o sono dos outros precisa ser respeitado. Quem será que fiscaliza essas coisas? Vou tentar apurar.

DICA DO DIA
"Como aos apóstolos assustados na tempestade, Cristo repete aos homens de nosso tempo: ‘Coragem, sou eu, não tenhais medo!’ (Mc 6,50) ", "E se Ele está conosco, por que havemos de temer? Embora possa parecer escuro o horizonte da humanidade, celebramos o triunfo esplendoroso da alegria pascal. Se um vento contrário dificulta o caminho dos povos, se o mar da história se torna borrascoso, ninguém deve ceder ao pavor nem ao desânimo. Cristo ressuscitou! Cristo está vivo entre nós! A Páscoa traz consigo a mensagem de vida libertada da morte. Que vençam os pensamentos de paz! Que vença o respeito pela vida!" (João Paulo II)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Wang Tianqing, um agricultor da província chinesa de Hebei, norte, que vinha sofrendo de convulsões por mais de duas décadas, descobriu que seus problemas foram causados por uma bala dentro de seu cérebro. Wang foi baleado em 1988, mas a equipe médica na época não conseguiu encontrar nada de errado e deu-lhe apenas um anti-inflamatório. Wang recordou o incidente."Eu vi um homem de pé sobre uma colina e pensei que ele iria me bater, pensei que tinha sido atingido por um estilingue". Pouco depois, Wang começou a ter convulsões, e quando eles pioraram no ano passado, sua família decidiu que era hora de ter uma segunda opinião.O cirurgião chinês que removeu a bala, disse que Wang escapou da morte por uma questão de milímetros. (contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
O Atlético Mineiro perder para o Rio Branco de Andradas, é mais ou menos como o S. C. Corinthians Paulista perder para o Araçatuba F.C. O resultado pode provocar uma crise no time grande e uma alegria incomum entre os jogadores e, principalmente, entre os torcedores da equipe do interior, aqui em São Paulo ou em Minas. Foi o que aconteceu numa véspera do Dia de Tiradentes, em Minas Gerais, terra do grande herói da Inconfidência. Bom que se diga que a cidade de Andradas (MG) fica a coisa de 20 quilômetros de Espírito Santo do Pinhal (SP), onde eu residia naquele ano de 1988. Eu era gerente da agência do Banco Itaú S.A., e meu filho, Flávio Renato, estudava na EEPSG "Cardeal Leme". Esta crônica está em meu livro “Caderno de Notas”. Saudades daqueles tempos... Bom domingo, boa Páscoa, boa leitura!

ANDRADAS, MINAS GERAIS
Noite de quarta-feira, 20 de abril de 1988. O mineiro município de Andradas tinha cara de feriado. Os populares, fisionomias alegres, sorrisos largos, rumavam para o Estádio JK, onde estava a grande atração da noite, ou seja, o jogo entre Atlético Mineiro e Rio Branco. Muita gente na arquibancada. Curiosamente, muitas mulheres. Grudados no alambrado, Logato e Tiãozinho, companheiros de faina — são gerentes do Banco Itaú de São João da Boa Vista e Mogi Guaçu, respectivamente — andradenses, preocupavam-se com um interminável programa político, desses obrigatórios, que rompia pelas emissoras de rádio, impedindo a narração do jogo e a consequente identificação dos jogadores.
"Veja se isso é hora de falar em política!"— exclama Flávio Renato, filho aqui do escriba. Ligado no cotejo que estava para começar, ele reconhece o jaqueta cinco, volante do Rio Branco, Edson Augusto. É seu professor no "Cardeal Leme". Já tinha para quem torcer. E enquanto o professor Edson Augusto esquecia um pouco a Física e a Química e "dava aula" de toque de bola e de desarme, deu tempo de terminar o tal programa político e do locutor da Rádio Vinícola gritar, emocionado, o gol de Itamar Mineiro: um a zero para o Rio Branco!
Coisa linda toda aquela gente vibrando nas arquibancadas! O Atlético partiu pra cima do Rio Branco para descontar o prejuízo. Mas não teve sucesso. Sérgio Araújo, sua grande opção de ataque, estava apagado, bem marcado pelo pinhalense Silvinho. Terminou o primeiro tempo. Certamente Telê Santana, técnico do "Galo", julgava que as coisas seriam mais fáceis no segundo tempo. Só que do outro lado, Urubatão, antigo ídolo do Santos F.C., dirigindo o Rio Branco, não pensava da mesma maneira...
Veio o segundo tempo. O Atlético forçou. Era uma máquina, forte e veloz. Empatou através de Renato, o "pé murcho" que jogou pelo São Paulo e que virou centroavante cabeceador dos melhores em Minas. A tristeza dos andradenses durou pouco. Uma bola encobriu João Leite, tocada de cabeça por um zagueiro do Rio Branco, da entrada da área. Morreu nas redes. Lá estava o segundo gol! Minutos após, o mesmo Itamar Mineiro do gol inicial acertou um pelotaço de fora da área e fez 3 a 1 para o "Azulão"! Colossal sacudida nas arquibancadas! Tiãozinho e Logato derrubaram até os copos de cerveja...
O Atlético ainda marcou seu segundo gol. Mas ficou nisso. Perdeu o jogo, mas não perdeu a linha, numa partida limpa, sem violência, o que é raro hoje em dia. Os torcedores do Rio Branco saíram alegres do estádio. Pudera: ganharam do "Galo", o time saiu da "lanterna" e divertiram-se pra valer, tudo por Cr$100,00! É que o presidente do Rio Branco, embirrado com a Federação Mineira de Futebol, que despejou muitos fiscais em Andradas naquela noite, baixou o preço dos ingressos e deixou as mulheres entrarem de graça.
Bendita birra essa, que poderia pegar em donos de supermercados, padarias, farmácias e outros que tais... Como seria bom! Tão bom quanto o jogo do dia 20 de abril, véspera de um dia bem mineiro, no Estádio JK, em Andradas, Minas Gerais!

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Trinta anos depois do atentado no Riocentro, a agenda do sargento Guilherme Pereira do Rosário - um dos autores do ataque, morto na explosão - revela detalhes sobre a rede de terror envolvida no episódio. A agenda jamais foi usada nas investigações, embora tenha sido anexada ao segundo inquérito do caso. Agora obtida pelo GLOBO, a caderneta traz nomes reais e telefones de militares e civis envolvidos com tortura e espionagem, conforme relatam Chico Otávio e Alessandra Duarte. Quatro deles eram ligados ao "Grupo Secreto", organização paramilitar que desencadeou atentados para deter a abertura política. Há também personagens da cúpula da polícia fluminense e do setor encarregado de investigar atentados como o do Riocentro.

● Encontrada no arquivo do Instituto Cravo Albin, a gravação do show da noite em que a bomba explodiu, no Riocentro, será lançada em CD, com artistas como Gal Costa, Gonzaguinha, Dona Ivone Lara e Beth Carvalho.

● Guerra fiscal: O investimento de US$ 12 bilhões que a Foxconn, maior exportadora da China, fará numa fábrica de iPads no Brasil abriu uma disputa entre prefeituras, que estão oferecendo pacotes de isenções.

Folha de S. Paulo

● Cada vez mais, toda hora é hora de pico no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o maior do país. Com a demanda em alta, as empresas aéreas criaram novos voos em horários antes ociosos. Com isso, o aeroporto, que costumava ficar cheio no início da manhã e à noite, agora apresenta movimentação intensa também no final da manhã e à tarde, informa Ricardo Gallo. Nesses períodos, o vai-vem de aviões passou a superar 30 pousos e decolagens por hora no ano passado. O número se aproxima do limite máximo de Cumbica, que é de 44. A situação não deve melhorar pelo menos até o fim de 2003, quando a Infraero promete concluir o processo de ampliação dos pontos de estacionamento de avião de 61 para 103.

● O Ministério da Previdência planeja limitar critérios de concessão de pensões por morte, relatam Natuza Nery e Gustavo Patu. O objetivo é reduzir o alto déficit previdenciário e evitar que o benefício contemple quem não precisa dele. O Plano não altera direitos adquiridos, mas prevê impor período mínimo de contribuição e obrigar o dependente a provar que não pode se sustentar.

● O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre sexta-feira e ontem deixou oito mortos, vítimas de deslizamentos. Em Novo Hamburgo, três crianças da mesma família foram soterradas depois que a casa de madeira onde moravam desabou. Segundo a meteorologia, o volume de chuva no período atingiu 80% da média de todo o mês.

O Estado de S. Paulo

● Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos desde o início do ano, os motoristas migraram para a gasolina. Consequentemente, faltou combustível em postos do interior de São Paulo e a Petrobrás e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol. A situação é consequência da queda da produção de etanol, mas reflete também um problema estrutural. Com o aumento da frota de veículos e a expansão da economia, e sem investimentos compatíveis, o País começa a viver um "apagão" de combustíveis. O consumo de derivados de petróleo superou a produção. Pela projeção da RC Consultores, o déficit na balança de derivados será ampliado de US$ 13 bilhões em 2010 para US$ 18 bilhões este ano.

● Depois do conforto dos equipamentos domésticos garantidos pelo crediário, a classe C investe na decoração. Já há arquitetos fechando parcerias com magazines para orientar esse consumidor.

● As editoras estão investindo no mercado de livros customizados, que reúnem conteúdos selecionados de acordo com a demanda de cada escola ou faculdade. A idéia é evitar a pirataria da fotocópia.

Correio Braziliense

● Se já andava assustado com a escalada do preço da gasolina, o brasiliense pode se preparar para outra notícia ruim: há risco de postos do Distrito Federal ficarem sem estoque do produto nos próximos dias. Alguns estabelecimentos reclamam que o abastecimento pelas distribuidoras está sendo feito com atraso e em quantidade menor do que a encomendada. No DF, já há casos de bombas que chegaram a ser fechadas por falta do combustível. Em parte, o problema se deve à escassez do álcool anidro, que é misturado à gasolina. E também a um grande aumento de consumo.

Zero Hora

● Tragédias da enxurrada - Equipes resgatam um corpo em Igrejinha, depois da chuvarada que também matou três irmãos em Novo Hamburgo.

O QUE DIZEM AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

□□□ Kate Middleton - A princesa encantada
□□□ Especial Realeza - O charme da monarquia, a construção de uma princesa, os escândalos reais, as outras princesas, como os ingleses, ao preservar a coroa, criaram o mundo moderno.

Época

□□□ A nova infância do computador - O que uma geração de máquinas mais inteligentes, divertidas e fáceis de usar - como o iPad - muda na sua vida
□□□ E mais: Os 50 melhores aplicativos para tablets e smartphones.

ISTOÉ

□□□ O santo do povo - O que significa a beatificação, em tempo recorde, de João Paulo II, o papa mais popular da história, no momento em que a Igreja Católica enfrenta sua maior crise.
□□□ A ideia é aumentar o rebanho adotando novos santos pelo mundo. Será o suficiente?
□□□ A invasão de Roma por milhares de fiéis para a cerimônia em 1º de maio.
□□□ O plano antimiséria de Dilma.
□□□ Os detalhes da ação do governo para atacar a pobreza.

CartaCapital

□□□ O diário do Araguaia - O dia a dia na selva narrado por Maurício Grabois, líder da guerrilha, em escritos mantidos sob sigilo pelo Exército há 38 anos - “Nosso objetivo estratégico nesta fase da luta armada é sobreviver." (12/09/72) - "Esse aprendizado nos custou sangue, sofrimentos e suor.” (12/10/73).
□□□ Cartaverde - Como o mundo se prepara para viver sem petróleo.
□□□ Salvador - Degradada, a capital baiana perde turistas para Fortaleza.