sábado, 28 de maio de 2011

DESTAQUES DOS JORNAIS LOCAIS DESTA SEMANA

Jornal O DEBATE, de São Manuel, edição de 27 de maio de 2011

□□□ Os anos passam e cemitério fica sem solução.
□□□ Idosa é agredida por jovens dentro de casa.
□□□ Rádio Clube estende sua programação até meia-noite.
□□□ Campanha de reciclagem de óleo vegetal (óleo de cozinha usado) é feita pelo Supermercado Jaú Serve.
□□□Teatro: o ator global Guilherme Leme apresenta o monólogo “O Estrangeiro” no Cine Teatro Municipal, amanhã.
□□□ Opinião: Nosso município continua carente em vários aspectos.
□□□ Ponto de Vista: o professor Alceu Rosolino conta histórias sobre o rádio e sobre a Rádio Clube de São Manuel, que teve seu pai, João Rosolino, como um dos idealizadores.
□□□ Os pioneiros – Nesta edição o jornalista Miguel Roberto Nítolo conta a história da Família Sávio.
□□□ COLUNAS: Esporte (Osmar Corrêa), Bloco de Notas (coluna deste blogueiro), Direito em Debate (drª. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi), Casual (Letícia Castaldi), Motivação (Bene Bassetto), Cornetando (Sandro Dálio).
□□□ Flash – as personalidades da cena de nossa região.
□□□ Badalação – moças e rapazes da cidade em fotos coloridas.
□□□ Classificados – os melhores classificados da cidade.

Jornal O PRATIANO, de Pratânia, edição de 27 de maio de 2011

□□□ IMES e FATEC entregam certificados do curso de Inclusão Digital.
□□□ PM de Pratânia encontra droga em ônibus.
□□□ 1ª Copa Nordeste de Futebol reunirá migrantes de vários estados brasileiros que trabalham em Pratânia.
□□□ Caixa anuncia nova loteria instantânea e sorteio da Quina de São João.
□□□ Beleza & Saúde: Obesidade infantil, o que pode ser feito? (terapeuta Everaldo Andrade) /// Alerta para cuidados com a saúde no tempo seco /// Meu filho é baixinho?
□□□ Coluna “Em Dia com as Notícias” e a Crônica “Jeans, o uniforme de quase todo mundo”, ambas de autoria deste blogueiro, estão na página 05.
□□□ A “espertocracia” educacional – artigo de Gaudência Torquato.
□□□ Miss Regional Estado de São Paulo, dia 28, em São Manuel.
□□□ Esquadrilha da Fumaça e Festa do Peão são atrações no aniversário de São Manuel.
□□□ João Neto e Frederico em Pratânia.
□□□ Miss e Mister Pratânia 2011 será em julho.
□□□ Pousada da Colina: sala de fisioterapia é implantada e refeitório, cozinha, capela e apartamentos são reformados.
□□□ Resumo da 8ª Sessão Ordinária da Câmara em 23 de maio de 2011.
□□□ Comunicado da Presidência da Câmara de Vereadores.
□□□ Copa Futebol de Areia: Odontologia Paschoalinotto é campeã.
□□□ Campanha Cidade Limpa em São Manuel coleta 42 caminhões nos três primeiros dias.
DICA DO DIA
Diz o ditado mineiro que "quando a gente está no caminho errado, não adianta ficar pegando atalhos".
Quando seguimos por outros caminhos que não combinam com a nossa situação de vida, inevitavelmente iremos “quebrar a cara”. Quando isto ocorrer, mude imediatamente.
Isto significa dizer que não adianta ficar batendo cabeça com coisas que você sabe que não darão certo. Muitas vezes uma mudança de estratégia na vida da gente poderá modificar o nosso futuro e dará um outro rumo para o encontro da nossa felicidade.
Mude sempre que precisar: a mudança é a única certeza estável em nossa vida. Pense nisso hoje e reformule os seus conceitos de bem viver.
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O papa Bento 16 mandou fechar um famoso convento em Roma, de acordo com informações de jornais italianos. O jornal La Stampa informou que o monastério da Basílica di Santa Croce in Gerusalemme (Basílica da Santa Cruz de Jerusalém) estaria sendo fechado devido a "irregularidades" litúrgicas, financeiras e morais.
Segundo os jornais, alguns monges cistercianos da igreja foram transferidos para outras congregações na Itália. O abade Simone Fioraso, um extravagante ex-estilista de Milão, já tinha sido transferido do mosteiro há dois anos.
O jornal Il Messaggero informou que Fioraso tinha restaurado o convento, que estava muito danificado, e aberto um hotel no local, em que realizava concertos. Ele também realizou uma maratona de leitura da Bíblia que foi transmitida pela televisão e constantemente atraía celebridades para visitar o mosteiro, em que promovia uma abordagem menos convencional da religião.
Uma das freiras do mosteiro, Anna Nobili, ex-dançarina erótica, fez várias apresentações de dança com outras freiras durante cerimônias religiosas.
E então, o papa mandou fechar a casa...
(contaoutra.com)


O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Na noite da votação do Código Florestal, na terça-feira, por orientação da presidente Dilma Rousseff, o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) ligou para o vice-presidente da República, Michel Temer, e ameaçou demitir ministros do PMDB caso o partido votasse a favor da anistia a desmatadores, desobedecendo ao governo. Palocci disse que o primeiro a sair seria o ministro da Agricultura, aliado de Temer. "Você acha que eu vou brigar por um ministério de merda?!", reagiu o vice, segundo relato de JORGE BASTOS MORENO na coluna Nhenhenhém. Palocci acabou pedindo desculpas e, no dia seguinte, propôs uma conversa de Temer com Dilma, mas o vice se recusou a se encontrar com a presidente. O embate que afastou o vice da presidente quase implodiu a aliança do PT com seu principal parceiro e teve outras consequências imediatas: a união de todo o PMDB e a intervenção do ex-presidente Lula, que correu a Brasília para alertar aliados sobre o risco de uma crise institucional de resultados imprevisíveis. Ontem, Palocci mandou à Procuradoria Geral da República explicações sobre seu enriquecimento desde que deixou a Fazenda, em 2006, mas não enviou a lista de clientes de sua consultoria.

● Após o assassinato de um casal de ambientalistas no Pará, outro líder das lutas no campo foi morto ontem, em Rondônia: Adelino Ramos, presidente da Associação dos Camponeses do Amazonas. Ramos era sobrevivente do massacre de Corumbiara, em 1995, quando 13 camponeses foram mortos. Ele vinha sendo ameaçado.

● Os pitots (sensores de velocidade) do voo 447 da Air France ficaram sem funcionar por apenas um minuto, revelou Jean-Paul Troadec, chefe das investigações. A queda do avião durou 3 minutos e meio, segundo relatório.

Folha de S. Paulo

● A queda do voo 447 durou três minutos e 22 segundos. É o que mostra relatório preliminar do BEA, órgão francês que apura as causas do acidente com o Airbus A330 da Air France que ia do Rio a Paris e caiu no oceano a 187 km/h matando 228 pessoas em 31 de maio de 2009. As caixas-pretas indicam que os pilotos receberam informações incoerentes. Segundo o BEA, os passageiros não perceberam a queda. Havia desorientação espacial por causa da turbulência, do céu escuro e por a queda ter ocorrido com o nariz do avião para cima.

● O governador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que o crescimento patrimonial do ministro Antonio Palocci (Casa Civil) "chama a atenção" e "tumultuou o ambiente político" no país. A uma rádio de Salvador ele se disse surpreso com os R$ 20 milhões que a Projeto, consultoria de Palocci, faturou em 2010.

● O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, ameaçou tirar São Paulo da Copa-14 "em breve", se persistirem as indefinições quanto à construção do Itaquerão, o estádio do Corinthians e palco paulista no Mundial. A construtora Odebrecht e o Corinthians anunciaram que a obra da arena começa na segunda.

O Estado de S. Paulo

● Pressionado pelo Planalto, o PMDB fez pacto com sete senadores rebeldes da legenda para evitar apoio a uma CPI sobre o caso do ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Dirigentes peemedebistas aproveitaram para avisar a presidente Dilma Rousseff que não aceitarão retaliações por terem confrontado o governo na votação do Código Florestal. "Não acredito em retaliação contra o PMDB. Seria uma providência que jamais seria bem recebida pelo partido", disse o senador José Sarney (PMDB-AP). Conforme revelou ontem a colunista Dora Kramer, Palocci ligou para o vice-presidente Michel Temer no dia da votação do código e advertiu que os ministros do PMDB seriam demitidos se o partido atuasse contra o governo.

● Cientistas políticos consideram que a presidente perdeu autoridade com a intervenção do ex-presidente Lula no casa Palocci, mas alguns acham que isso terá pouco efeito no eleitorado.

● A Fifa e a CBP retiraram São Paulo da Copa das Confederações de 2013, prévia da Copa, e anunciaram que o centro de imprensa ficará no Rio. A exclusão de São Paulo da própria Copa não está descartada, porque ainda não há garantia financeira para o estádio do Corinthians.

Correio Braziliense

● Apesar da morte de nove pessoas no naufrágio do Imagination, no último domingo, os três órgãos responsáveis pela segurança no Paranoá - a Marinha, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do DF - não pretendem reforçar a fiscalização. Hoje, 2 mil embarcações navegam no lago. "No mínimo, um aumento no policiamento inibiria as irregularidades", afirma o engenheiro naval Hilo Braga de Moraes, especialista em hidrovias.

Estado de Minas

● Vendas do comércio no estado tiveram expansão de 4,7% no primeiro trimestre em relação aos três últimos meses de 2010. Foi o maior crescimento do país, segundo relatório de macroeconomia divulgado pelo Itaú/Unibanco. A projeção é de que o consumo em Minas chegue a R$ 247,2 bilhões neste ano. Ontem, brasileiros fizeram filas em várias capitais, inclusive BH, para comprar o iPad2, novo tablet da Apple, cujas unidades disponíveis se esgotaram rapidamente.

Jornal do Commercio

● Após oito meses de investigação, policiais capturaram, ontem, 23 acusados por crimes variados como homicídios, sequestros e tráfico de armas e drogas. Maioria estava em São Lourenço da Mata.

Zero Hora

● Os diálogos do voo 447 – As primeiras transcrições das caixas-pretas resgatadas dois anos depois do acidente revelam a tensão da tripulação na tentativa de evitar o mergulho no mar.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DICA DO DIA
Você entra em uma loja de conveniência para comprar um presente de natal, de repente passa à frente de um monitor de segurança e, de relance, aparece sua imagem na tela de televisão. Aí você pensa: "Ei, que estranho... Aquela pessoa está usando uma camisa da mesma cor que eu estou usando. Não, não é somente a mesma cor, aquela camisa é exatamente igual à minha. Espere um momento, aquele ali sou eu!"
É um sentimento estranho quando você vê a si mesmo. O mesmo ocorre quando escutamos uma gravação de nossa voz. Você acha a voz feia, diferente, estranha, definitivamente demora a acreditar que é você mesmo. Isto é uma experiência curiosa que demonstra que você trilha um caminho diferente do caminho que outros veem para você.
O que é importante guardar em mente é: frequentemente dê uma parada e veja você mesmo com os olhos de como os outros o vêem. Olhe com o máximo de objetividade suas suposições, rotinas, hábitos e modos. Com isto você poderá obter uma perspectiva valiosa. Pare alguns instantes e converse com pessoas mais próximas de você que o conhecem bem, pergunte sem medo de se ofender, como elas o vêem.
Imagine como você poderá melhorar seu relacionamento com os outros se você souber entender como todos o conhecem. Faça isto e você verá novas possibilidades à sua frente.
(diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Mais de 80 pessoas participaram da quebra de um inusitado Recorde Mundial do Guinness: maior quantidade de beijos recebidos por uma pessoa em um minuto.
Oitenta mulheres e um homem (sortudo ou aproveitador) se reuniram em um pub em Odessa, na Ucrânia, com o objetivo de estabelecer a nova marca. Organizado por uma agência local de namoro online, precisava superar o recorde anterior de 112 beijos, recebidos por Deborah Gist no Dia dos Namorados nos EUA em 14 de fevereiro de 2009, em Washington, DC.
As mulheres se alinharam em torno de Brian Antczak, o beneficiário da história. Com duas filas organizadas lado a lado, duas mulheres o beijavam ao mesmo tempo – uma em cada bochecha – e saíam rapidinho para abrir caminho às demais participantes.
Antczak não se mexia e ainda recebeu a ajuda de um participante que segurou sua cabeça no lugar para que ele não se movesse em decorrência de tantos beijos. Como algumas das 80 mulheres o beijaram duas vezes, Antczak recebeu um total de 118 beijos em um minuto, um novo recorde.
A tentativa bem-sucedida de entrar para o Guiness levantou fundos para ajudar a sociedade ucraniana Red Cross (“Cruz Vermelha”, em português), uma instituição de caridade que ajuda órfãos, crianças de rua, refugiados, deficientes e idosos.
(contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Após o ex-presidente Lula cobrar reação mais forte da presidente Dilma Rousseff e do ministro Antonio Palocci, os dois falaram pela primeira vez ontem, 11 dias depois, a respeito das suspeitas que recaem sobre o aumento do patrimônio do hoje chefe da Casa Civil. Dilma abordou a crise num evento público, mas Palocci, apenas numa reunião fechada com senadores do PT. Dilma usou o mesmo argumento de Lula para defender Palocci, com a concordância do ministro: chamou as denúncias de "luta política" e disse que "a oposição tenta o terceiro turno" das eleições. Os dois disseram que Palocci dará todas as explicações aos órgãos de controle.

● Motivo de polêmica no Congresso, o kit "Escola sem homofobia" não se destinava só ao ensino médio, como informava o MEC, mas também a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental - a partir de 11 anos, portanto. Entidades gays criticaram a decisão da presidente Dilma de suspender a distribuição do kit e disseram que o MEC aprovou o material. Dilma disse que o governo não fará propaganda de opção sexual.

● Suspeito de corrupção, o vice-prefeito de Campinas (SP), Demetrio Vilagra, do PT, foi preso ontem ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, vindo de Madri. Ele é acusado de comandar um esquema de fraudes em licitações que já teria desviado R$ 615 milhões dos cofres públicos e envolveria mais de dez pessoas. Vilagra teria pedido propina a empresários para pagar dívidas de campanha.

● Sem a presença de ministros ou representantes nacionais de partidos, nem mesmo do PT, foram enterrados ontem os corpos dos dois extrativistas assassinados no Pará. Três mil pessoas acompanharam a cerimônia.

Folha de S. Paulo

● O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar se a evolução patrimonial do ministro Antonio Palocci de 2006 a 2010 é compatível com os ganhos da sua empresa, a Projeto. O chefe da Casa Civil multiplicou seu patrimônio por 20 quando acumulou as funções de deputado e consultor, revelou a Folha.

● Mesmo sem fazer defesa enfática do ministro da Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff procurou mostrar ontem que seu principal auxiliar no governo conta com sua confiança - e aproveitou para atacar a oposição. Um dia após Lula alertar sobre falhas na articulação política, a presidente participou de evento público, recebeu senadores do PT e comentou pela primeira vez a situação de Palocci: em uma entrevista improvisada.

● O ex-líder militar Ratko Mladic foi preso depois de 16 anos foragido. Ele responde a 15 acusações em tribunal ligado a ONU; entre elas, o massacre de Srebrenica, em que mais de 8.000 homens e meninos muçulmanos morreram em 1995.
Detido na Sérvia. Mladic deverá ser extraditado para a Holanda.

O Estado de S. Paulo

● Dois dias após a intervenção de Lula para contornar o escândalo envolvendo Antonio Palocci, a presidente Dilma Rousseff, orientada pelo ex-presidente, rompeu o silêncio e saiu em defesa de seu ministro da Casa Civil. “Quero assegurar a vocês que o ministro Palocci está dando todas as explicações aos órgãos de controle. Espero que a questão não seja politizada", disse Dilma. Para ela, a oposição quer um “terceiro turno". A senadores do PT, Palocci admitiu que ganhou bastante dinheiro, mas negou qualquer crime.

● Após ceder à pressão da bancada católica e evangélica e suspender o kit anti-homofobia do Ministério da Educação, a presidente Dilma Rousseff disse ontem que o governo não vai fazer "propaganda de opções sexuais" nem “interferir na vida privada das pessoas". O kit, que gerou polêmica entre especialistas, foi usado como moeda de troca para evitar a investigação do ministro Antonio Palocci (Casa Civil).

● O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, anunciou ontem que o governo vai afrouxar os gastos, depois de atingir um superávit primário de R$ 41,4 bilhões até abril, metade da previsão para o ano. O forte aumento da receita garantiu o resultado.

Correio Braziliense

● Os deputados aprovaram um projeto para regulamentar o Conselho de Ética da Casa e abriram a possibilidade de punições brandas para os parlamentares flagrados em atos ilícitos e processados por quebra de decoro. A partir de agora, eles podem receber censura ou ter o mandato suspenso por seis meses. O novo texto deixou de fora propostas para impor regras mais rígidas de conduta. Flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator de um esquema de corrupção em Brasília, Jaqueline Roriz (PMN-DF) será julgada em 8 de junho pelo Conselho e o caso dela se encaixa em artigos que preveem pena de suspensão. No entanto, o presidente da comissão, José Carlos Araújo (PDT-BA), afirma que as novas normas não vão alterar os rumos do processo de Jaqueline.

Valor Econômico

● O rendimento médio real dos trabalhadores com curso superior cresceu apenas 0,3% entre 2003 e o ano passado, segundo dados do IBGE na pesquisa realizada nas seis principais regiões metropolitanas do país. No mesmo período, o rendimento médio da população ocupada em geral avançou 19%. A estagnação da renda de trabalhadores com nível superior foi puxada por São Paulo, onde o rendimento caiu 6,6%.

Estado de Minas

● Duas capelas históricas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário serão reabertas neste fim de semana inteiramente restauradas. A primeira delas, do século 18, vai ser entregue hoje à comunidade de Piranga, na Zona da Mata, depois de receber investimentos de R$ 590 mil. A outra, em Betim, na Grande BH, é do século 19, passou pela primeira reforma em 114 anos, ao custo de R$ 620 mil, e será reinaugurada amanhã.

Jornal do Commercio

● Para solucionar o déficit em Pernambuco, seriam necessários pelo menos 28 novos leitos de terapia intensiva neonatal. Número é da Secretaria de Saúde e toma por base cálculos do Ministério.

Zero Hora

● PMs irão à casa de motoristas buscar carteiras suspensas. Em ofensiva contra a impunidade, 7.336 gaúchos que violaram limite de 20 pontos terão de entregar CNH a órgãos de trânsito sob pena de serem denunciados.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DICA DO DIA

A visão do bom


Em nossas vidas surgem fatos e acontecimentos a todo instante. Muitos destes fatos são coisas boas, outros nem tanto. Se ocorrerem nove coisas boas e apenas uma ruim, ficamos martelando na nossa cabeça o processo ruim, esquecendo-nos das coisas boas. Para evitar e quebrar este paradigma da sua vida, comece a aplicar a visão do bom.

Exemplos:

Em vez de você ficar pensando que está em idade avançada, prefira rever quantas experiências magníficas a vida lhe deu e os momentos de felicidade proporcionados ao lado de uma pessoa muito especial.

Em vez de você pensar que o seu corpo está acima do peso, prefira rever os momentos de pura saúde que ele pôde lhe proporcionar ao longo dos últimos anos, numa gostosa caminhada ou numa partida de futebol.

Em vez de ficar se lamentando por ter tirado uma nota baixa na faculdade, veja quantos trabalhos espetaculares você já realizou com notas máximas.

A visão do bom é a busca de uma versão mais otimista para vida, em vez de ficarmos lamentando os erros vividos por nós. Os erros são escolas para nós, aprendizes do mundo, e merecem muito respeito em nossa evolução como humanos. Só não merecem uma valorização maior do que as conquistas desta sua linda vida. Pense nisso. Pense no lado bom da sua vida.

(Adonai Zanoni de Medeiros - Conferencista e Consultor)


NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O chapéu usado pela princesa Beatrice no casamento real britânico no mês passado foi leiloado por 81.100 libras (mais de 200 mil reais) pelo site eBay, com renda revertida igualmente para a Unicef e para a fundação Crianças em Crise. O chapéu, criado pelo estilista Philip Treacy, teve um preço inicial de 13 mil reais e foi apelidado de assento de privada... (contaoutra.com)


O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Menos de seis meses após deixar o Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula atua em Brasília, há dois dias, como se ainda ocupasse o cargo. Ontem, comandou reunião com líderes e presidentes dos partidos aliados, na casa do presidente do Senado, José Sarney, numa espécie de intervenção branca no governo Dilma. Na presença do vice-presidente, Michel Temer, Lula pediu que todos apresentassem as queixas contra o governo, prometendo encaminhá-las e convencer Planalto e ministros a receber parlamentares. Até já repreendeu o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, de quem cobrou mais atenção à base, justamente num momento em que o governo Dilma enfrenta sua pior crise, com as suspeitas que pesam sobre o aumento do patrimônio do ministro. Lula exigiu dos aliados ajuda a Palocci, mas ouviu muitas reclamações contra o governo. A intervenção de Lula surtiu efeito imediato: hoje, Dilma almoça com a bancada do PT no Senado e, semana que vem, com líderes dos demais partidos aliados. Palocci também procurou parlamentares para marcar jantares.

● O PSDB apresentou documentos para levantar suspeitas de que Palocci atuou junto à Receita na liberação de restituição de impostos para a incorporadora WTorre. A empresa foi uma das clientes de Palocci na consultoria Projeto. A empresa recebeu R$ 9,2 milhões em 2010. No mesmo ano, ela doou R$ 2 milhões para a campanha de Dilma, que Palocci coordenava. A Receita divulgou notas para contestar, e numa delas forneceu dados sob sigilo. A WTorre disse que a liberação foi feita pela Justiça.

● Preso anteontem, o jornalista Pimenta Neves pode pedir progressão de regime e ficar na cadeia menos de dois anos, embora condenado a 15, por matar Sandra Gomide. O pai dela se disse animado por ver Pimenta na cadeia.

● O senador Itamar Franco, ex-presidente da República, está em tratamento contra leucemia em São Paulo.

Folha de S. Paulo

● Derrotada pela primeira vez em uma votação no Congresso, com seu principal ministro enfraquecido e em meio a um ambiente de crescente rebelião entre aliados, a presidente Dilma Rousseff foi obrigada a fazer concessões ao Legislativo.

O Planalto cedeu à bancada religiosa e suspendeu o kit anti-homofobia. Na votação do Código Florestal, em que o governo perdeu, católicos e evangélicos ameaçaram convocar Antonio Palocci (Casa Civil) para explicar seu patrimônio.

● A liderança do PSDB na Câmara suspeita que pagamentos da Receita à WTorre estejam relacionados ao trabalho prestado a empresa por Antonio Palocci. No dia em que doou R$ 1 milhão à campanha de Dilma, a WTorre solicitou restituição de IR - paga em 44 dias. A empresa disse que obteve logo a restituição graças a mandado de segurança. A Receita confirma.

● Jânio de Freitas - O Lula que faz calúnia fácil volta agora para ajudar chefe da Casa Civil – O Lula que reaparece para "assumir a defesa" de Antonio Palocci, o qual já precisou afastar do governo por atitude delinquente e imoralidade administrativa, é um dos piores Lulas: o que faz calúnia fácil e desumana. Atribuir segundas e outras intenções a jornalistas sérios atinge os profissionais que se esforçam por um jornalismo honesto.

● No parlamento britânico, Barack Obama disse que o crescimento de países como China, Índia e Brasil não significa queda da influência dos EUA e da Europa. "O tempo para a nossa liderança é agora".

● A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou vacina contra HPV (papilomavírus humano) para homens de 9 a 26 anos. A imunização previne verrugas genitais geradas, em especial, por dois tipos do vírus. A Folha revelou ontem que cresceu no país o índice de casos de câncer de boca ligados a infecção por HPV via sexo oral.

O Estado de S. Paulo

● Preocupado com as ameaças da base governista, o ex-presidente Lula avisou ao ministro Antonio Palocci (Casa Civil) que ele tem de atender os parlamentares, do contrário até aliados poderiam endossar uma CPI no Senado para investigar a evolução de seu patrimônio. Lula relatou o diálogo que teve com Palocci durante café da manhã com líderes de partidos aliados do governo, ontem, na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O ex-presidente ouviu queixas e pediu um voto de confiança em Palocci, que telefonou para senadores pedindo apoio. Por outro lado, Lula cobrou da presidente Dilma Rousseff e do ministro mudanças urgentes na articulação política, dizendo que é preciso satisfazer os aliados na montagem do segundo escalão.

● Antonio Palocci prestou serviços para o Santander quando era deputado e consultor. O banco diz que o contratou para palestras.

● Preocupada com a pressão dos parlamentares evangélicos, que ameaçaram endossar o pedido de CPI para investigar o ministro Palocci, a presidente Dilma Rousseff mandou suspender o kit anti-homofobia que estava sendo preparado pelo Ministério da Educação para distribuição em escolas. Dilma pretende se reunir com líderes evangélicos na próxima semana.

● O governo deve prorrogar por 120 dias o início da vigência das punições para os produtores rurais que não registraram a reserva legal em seus imóveis. O decreto com a moratória para os produtores que cometeram crimes ambientais termina em 11 de junho. O adiamento das punições está sendo pleiteado pelos senadores, que querem prazo maior para analisar o projeto do Código Florestal, aprovado na Câmara.

Correio Braziliense

● O ex-presidente e atual senador pelo PPS-MG teve o diagnóstico da doença confirmado. Ele já começou o tratamento.

Valor Econômico

● Podem faltar recursos para o financiamento de imóveis já no ano que vem, preveem os bancos que atuam no setor. Com o recente ciclo de alta do juro, o dinheiro da poupança, principal fonte de financiamento do setor, encolhe desde o início do ano. Até o dia 19, a captação foi negativa em quase R$ 2 bilhões, em comparação aos R$ 4,2 bilhões positivos do mesmo período de 2010. Já os desembolsos somavam R$ 22,2 bilhões no primeiro quadrimestre, 54,7% maiores que no mesmo período do ano passado e acima dos 40% estimados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Estado de Minas

● Condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por improbidade administrativa, o ex-prefeito de Ouro Preto José Leandro Filho (PDT) trabalha na assessoria direta ao governador Antonio Anastasia (PSDB). É o quinto ocupante de cargo comissionado no governo estadual apontado pelo Estado de Minas que não se enquadra na Lei Ficha Limpa mineira. Três já foram exonerados. Outra condenada por improbidade administrativa é Marisa Xavier (PDT), vice-presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto.

Jornal do Commercio

● Via-crúcis é mais um retrato dramático da saúde pública. Mãe teve dificuldade para dar à luz, bebê nasceu com problema cardíaco e não resistiu às idas e vindas entre hospitais em busca de assistência.

Zero Hora

● Lula assume operação para abafar Caso Palocci. Ex-presidente adverte Dilma e ministros de que é preciso atender os pedidos de aliados a fim de conter dissidentes, estancar crise e evitar abertura de CPI.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

DICA DO DIA

"Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?"
Roberto Shinyashiki responde: "A sociedade quer definir o que é certo".

São quatro as Loucuras da Sociedade. A primeira é: Instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais. A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias. A terceira é: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo. Por fim, a quarta loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo.
Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas. As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade.
Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento.
Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo à praia ou ao cinema. Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora
da morte. Maior parte pega o médico pela camisa e diz: "Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz". Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada.
Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Massagem com cobra é mania em Israel. Conhecida também como massagem ofídia, essa terapia mete medo! O tratamento consiste de uma massagem nas costas, no pescoço e no rosto feita por serpentes (não venenosas, claro!). As cobrinhas variam de tamanho, pode ter de 20 cm a até 1 m. Essa terapia, foi criada por Ada Barak, a dona de um hotel na cidade de Talmei Elazar, no norte de Israel.
As pessoas que fizeram o tratamento com os ofídios, relataram que o “passeio das cobras” no corpo é relaxante, calmante e estimulante. A terapia pode aliviar dores musculares e melhorar a movimentação dos pacientes. Mas depende muito da pessoa conseguir relaxar com os bichinhos andando pelo corpo. A aventura custa em torno de 70 dólares mas o valor terapêutico pode ser bastante valioso. As cobras maiores são usadas para massagem profunda, enquanto as criaturas menores são usadas para dar um toque mais leve, como no rosto, por exemplo!
Teoricamente a terapia faz muito sentido. Sabemos que as cobras possuem uma notável força muscular e algumas são capazes inclusive de matar pequenas presas por constrição. Assim, acredita-se que o movimento muscular juntamente com o peso corporal pode sim fazer uma massagem relaxante e terapeutica. (contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Após sucessivos adiamentos, a Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite, por 410 votos a favor, 63 contra (35 deles do PT) e uma abstenção, o projeto que altera o Código Florestal. Duas emendas polêmicas começaram a ser discutidas em seguida, com a base governista rachada. Um dos destaques é do PMDB, aliado do governo, e prevê anistia para quem desmatou em áreas de preservação até 2008. Sem conseguir unir a base, a presidente Dilma Rousseff disse a oito ex-ministros do Meio Ambiente que vetará a emenda do PMDB, caso aprovada. Outros vetos também são cogitados, caso o governo não consiga mudar o texto no Senado.

● O ex-presidente Lula assumiu a articulação política do Planalto para defender o governo Dilma e o ministro Palocci, diante das suspeitas sobre o aumento do patrimônio do chefe da Casa Civil. Em reunião com senadores do PT, Lula orientou o ataque e cobrou unidade para evitar a convocação de Palocci pelo Congresso. Segundo participantes do almoço, o ex-presidente chegou a acusar o tucano José Serra de estar por trás do vazamento de dados da empresa de Palocci. O ministro Gilberto Carvalho acusou a prefeitura de São Paulo.

● Assassino confesso da jornalista Sandra Gomide, o também jornalista Pimenta Neves, de 74 anos, foi preso ontem, quase 11 anos após o crime. Depois de conseguir protelar o cumprimento da sentença de prisão com sucessivos recursos à Justiça, o último deles foi julgado improcedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A polícia cercou a casa do jornalista, em São Paulo, e ameaçou invadir para prendê-lo, mas Pimenta se rendeu. Como ele tem mais de 70 anos de idade, ainda poderá tentar mais um recurso: cumprir a pena em prisão domiciliar, segundo advogados.

Folha de S. Paulo

● Sem consenso, a Câmara dos Deputados aprovou por 410 votos a 63 o texto-base da reforma do Código Florestal, que determina como deve ser a preservação de rios, florestas e encostas combinada com plantações e a criação de animais.
O governo não conseguiu mobilizar aliados nem convencer o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) a mudar pontos cruciais. O revés partiu da bancada ruralista, que tem deputados do PMDB, do PP, do PR e do FIB, da base de apoio de Dilma.

● A Caixa Econômica Federal relatou à Justiça que o responsável por vazar dados do caseiro Francenildo Costa, em 2006, foi o gabinete do ministro Antonio Palocci, à época na Fazenda, relata Rubens Valente. Antes, o banco dizia ter feito "transferência do sigilo". A assessoria de Palocci disse que os fatos foram analisados pelo Supremo Tribunal Federal, que rejeitou a denúncia.

● O índice de casos de câncer de boca e de orofaringe ligados a infecção por HPV pela prática do sexo oral é hoje três vezes superior ao registrado no fim dos anos 90, relata Cláudia Collucci. Antes, a doença afetava homens acima de 50 anos, tabagistas e/ou alcoólatras. Hoje, atinge mais jovens (de 30 a 45 anos), que não fumam nem bebem e fazem sexo sem proteção.

O Estado de S. Paulo

● Caso Palocci põe Lula à frente da articulação política. Diante da crise, ex-presidente traça estratégia para defesa do ministro e lidera diálogo com parlamentares.

● O consórcio Norte Energia, dona da concessão da Hidrelétrica de Belo Monte, deve sofrer novas baixas nas próximas semanas. De sexta-feira até ontem, três empresas privadas fizeram pedido formal para deixar o grupo investidor: Galvão Engenharia, Servenge e Cetenco. A Contern, do Grupo Bertin, fará comunicado nos próximos dias. A construtora Mendes Júnior também deve deixar o consórcio. A J. Malucelli está disposta a se desfazer de sua participação se houver interessado.

● Após quase 11 anos do crime, o Supremo Tribunal Federal ordenou que o jornalista Antonio Pimenta Neves cumpre a pena de 15 anos de prisão à qual foi condenado pelo assassinato da jornalista Sandra Gomide. Em liberdade graças a recursos judiciais, ele se entregou aos policiais que foram à sua casa ontem à noite, na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo. “É chegado o momento de cumprir a pena", afirmou o ministro Celso de Mello.

● Aplaudido por republicanos e democratas em discurso no Congresso dos EUA, o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, descartou negociar com um governo palestino integrado pelo Hamas. Ele rejeitou também um Estado palestino nas fronteiras pré-1967, como propôs o presidente Barack Obama. Netanyahu disse que Jerusalém não será dividida e que a solução para os refugiados está fora das fronteiras de Israel. Para os palestinos, o discurso foi uma “declaração de guerra".

● Casal de ambientalistas é assassinado no Pará.

Correio Braziliense

● Planos de saúde vão subir 6,6%. O índice de reajuste, acima da inflação dos últimos 12 meses, foi definido ontem pela agência que controla o setor e terá que ser aprovado pelo Ministério da Fazenda. O aumento vai atingir as mensalidades de 7,8 milhões de conveniados.

Valor Econômico

● Com mudanças importantes em sua diretoria, anunciadas há duas semanas, a Embraer começa a se preparar para o longo processo de decisão sobre o lançamento de um novo avião comercial, em 12 a 18 meses. "O mercado aceita bem os nossos aviões e temos que ter muito cuidado, justamente para decidir o que fazer e quando fazer", disse ao Valor Frederico Curado, presidente da empresa.

Estado de Minas

● O diretor da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamagis) Elpídio Donizetti Nunes arranjou um jeito inusitado de cumprir sua obrigação financeira com a ex-esposa. Em vez de tirar do próprio bolso, avançou no do contribuinte: nomeou a ex-companheira para um cargo de assessora no Tribunal de Justiça de Minas, com salário de R$ 9,2 mil. O acordo consta no termo de separação judicial do casal. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instaurou procedimento disciplinar para apurar o caso e determinou a exoneração da servidora da função comissionada. Sobre o acordo, o desembargador disse tratar-se de um instrumento compensatório em que a ex-mulher abriu mão da pensão, mas que ele arcaria com os valores caso ela perdesse o cargo.

Jornal do Commercio

● Aliados desafiam Dilma e aprovam Código Florestal. Proposta votada à revelia da presidente libera ocupação de cerca de 420 mil quilômetros quadrados de áreas de preservação permanente.

Zero Hora

● Código Florestal passa na Câmara mas emenda impõe derrota a Dilma. Ao aprovar alteração que anistia desmatamentos e transfere poder para os Estados, deputados da base expõem divisão no governo. Texto segue para o Senado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

DICA DO DIA
Você dá o melhor de si todos os dias? Certamente, pois, ao final do dia, o que você realizou foi o melhor que pôde fazer. Isso é o suficiente? É você quem decide.
Você corresponde às próprias expectativas? Certamente, pois o que você espera de si mesmo é o que terá da vida.
Você vive a vida que realmente gostaria? Com certeza. Porque se você realmente quisesse algo mais, encontraria a maneira de conseguir.
Qual é o melhor que você pode dar? O que você espera de si? O que você quer da vida?
Essas coisas estão sob seu total controle. É você quem decide qual é seu melhor. É você quem decide o que esperar de você mesmo. E é isso que você obterá.
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um cão sobreviveu na última quinta-feira a um ataque de um aligátor (jacaré americano) de quase dois metros em Palm City, no estado da Flórida (EUA), após ser salvo por seu dono, Gary Murphy.
Murphy contou que ouviu um latido e, quando foi ver o que era, viu o aligátor com o cão chamado "Doogie" em sua boca. Ele destacou que usou os sapatos para bater no réptil para que ele soltasse seu animal de estimação. Murphy acredita que pulou no momento certo.
Segundo o veterinário Andrea Pace, o cão teve perfurações no tórax, mas vai se recuperar das lesões. "Ele teve muita sorte", afirmou o veterinário.

(contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Um dos coordenadores da campanha de Antonio Palocci em 2006, assessor do petista durante os quatro anos de mandato como deputado (2007-2010) e hoje assessor especial da Casa Civil, Branislav Kontic é, como seu chefe, sócio de uma empresa de consultoria em São Paulo. Brani, como é conhecido, é sócio da Anagrama, aberta em 1997, e, de acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo, ainda em atividade. Quando se tornou assessor de Palocci na Câmara, Brani se afastou da função de administrador da empresa, posto repassado a seu sócio Marco Antonio Campagnolli - que também tem cargo público, na prefeitura petista de Guarulhos, mas alega nem se lembrar da empresa. Antes disso, Brani sempre conciliou a administração da Anagrama com cargos públicos nas prefeituras de Guarulhos e São Paulo. O assessor de Palocci também é sócio minoritário da Epoke Consultoria em Mídia Ltda., do petista Luis Favre, ex-marido da senadora Marta Suplicy (PT). Brani negou trabalhar com consultoria e disse que, ao se tornar assessor parlamentar de Palocci, se afastou da administração e comunicou o fato à Comissão de Ética da Presidência. A Casa Civil não viu conflito de interesses no caso.

● Editorial = Como também já ocorreu no passado, blindagens no Congresso de autoridades são inúteis se não há explicações convincentes para os supostos malfeitos.

● O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, é outro assessor da presidente Dilma Rousseff que terá de se explicar, neste caso na Justiça. Ele foi acusado pelo Ministério Público de improbidade administrativa por dispensa de licitação para construção de casas populares quando era prefeito de Belo Horizonte, e a Justiça de Minas aceitou a denúncia na semana passada. O juiz também determinou a indisponibilidade de bens da HAP Engenharia Ltda., empreiteira acusada de superfaturar a construção de casas populares e de desviar recursos para a campanha de Pimentel em 2004, quando o petista disputou a reeleição.

● Segundo o MP, as obras tiveram previsão de custo inicial de R$ 12,7 milhões para a construção de 1.500 casas do Conjunto Habitacional do Jatobá, mas apenas 678 unidades foram entregues. E o repasse final à empresa alcançou R$ 26,7 milhões. Os promotores questionaram também a proximidade entre Pimentel, a HAP e o seu sócio-administrador Roberto de Senna, que declararam ter doado R$ 235 mil a campanha do ministro.

● Depois de adiamentos, o governo tentará votar hoje as mudanças no Código Florestal, mas ainda há um impasse. A presidente Dilma avisou ontem que não aceitará anistia para desmatadores. Líderes do PMDB, porém, insistem nessa proposta. Ex-ministros do Meio Ambiente pediram que o assunto seja adiado.

● Medida provisória baixada pelo governo reduz impostos sobre tablets e exigirá que 20% dos componentes sejam produzidos no país. Esse percentual deve subir para 80% em três anos.

Folha de S. Paulo

● Líderes do PT saíram em defesa do ministro Antonio Palocci para esfriar a crise sobre seus negócios e definiram o caso como "luta política" bancada pela oposição. A Folha revelou que o ministro multiplicou seu patrimônio de 2006 a 2010.
Cinco governadores disseram que Palocci não deve explicações ao Congresso. Segundo o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), a receita de R$ 20 milhões da empresa do ministro em ano eleitoral não implica indício de irregularidade.

● Os Estados Unidos enfrentam a pior série de tornados em 58 anos: 2011 registra 481 mortes até agora; ao longo de 1953, foram 519. Segundo meteorologista, o pico da temporada das tempestades está no início. Em Joplin, cidade situada no Estado do Missouri, sul do país, ao menos 116 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas.

● Por um acordo com a base aliada na Câmara sobre o Código Florestal, o governo cedeu em parte da reforma: aceitou flexibilizar a preservação ambiental em área de agricultura familiar. A presidente Dilma, porém, disse não aceitar anistiar desmatamentos feitos por produtores até 2008.

● Barco que afundou no DF estava com 103 pessoas, mas podia levar só 92.

O Estado de S. Paulo

● A presidente Dilma Rousseff ameaça vetar a reforma do Código Florestal se os deputados não recuarem de proposta acertada na semana passada. O texto considera consolidada a ocupação em áreas de preservação permanentes desmatadas até julho de 2008, o que, na avaliação do governo, abre caminho para mais desmatamento. A ameaça de Dilma se dá após a divulgação de que o desmatamento na Amazônia em março e abril cresceu quase 500% em relação ao ano passado. O relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) e alguns governistas não aceitam a exigência de proteção de vegetação nativa em parte das propriedades rurais do País e a recuperação de áreas de preservação permanentes às margens de rios e encostas. A votação está marcada para hoje, mas corre o risco de ser mais uma vez adiada.

● Relatório do Ministério Público sustenta a ordem de prisão contra 20 suspeitos de participação em suposto esquema de corrupção na Prefeitura de Campinas. Entre os envolvidos está o vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT). Um dos alvos da investigação é o empresário José Carlos Bumlai, amigo e anfitrião do ex-presidente Lula.

● Vencedor das votações locais de domingo, o Partido Popular, de centro-direita, pediu eleições gerais imediatas e a renúncia do governo de José Luis Zapatero. O Partido Socialista Operário Espanhol foi punido por eleitores insatisfeitos com a crise.

Correio Braziliense

● Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram ontem três corpos perto do local onde o barco Imagination naufragou no domingo, no Setor de Clubes Sul — na noite do acidente, um bebê de sete meses já havia falecido. O primeiro resgate do dia (foto) foi o de Flávia Daniela Araújo Pereira Dornel, de 22 anos. À noite, o garçom Vicente Carneiro de Souza Neto, 36 anos, e uma criança não identificada foram retirados da água. Outras seis pessoas estão desaparecidas. Segundo a polícia, no mínimo 103 passageiros participaram da festa na embarcação, que tinha capacidade limitada a 92 ocupantes. No entanto, não é possível garantir que o excesso de peso tenha provocado o acidente. Há suspeitas de falha mecânica. Os bombeiros também detectaram uma rachadura na parte de baixo do barco. Muitos sobreviventes reclamaram da falta de segurança a bordo.

Valor Econômico

● Vinte e cinco anos depois de a Petrobras ter iniciado sua operação na bacia do rio Solimões, no Amazonas, começa uma nova corrida para exploração de petróleo no Estado. A empresa privada HRT Oil & Gas iniciou há um mês a perfuração de seu primeiro poço perto de Tefé. A companhia é operadora de 21 blocos no Amazonas, numa área de 48.485 km2, duas vezes maior que a da Petrobras na região e equivalente a duas Dinamarcas.

Estado de Minas

● Além das vans piratas que se multiplicam pela capital, o transporte clandestino tem forte presença no aeroporto internacional da Grande BH. Conforme constatou o Estado de Minas, motoristas atuam com desenvoltura oferecendo serviço mais barato do que o dos táxis. O maior risco é para a segurança, pois são utilizados carros não vistoriados, muitos com licenciamento vencido e várias multas. Para piorar, há veículos dirigidos por condutores que cumprem jornadas de até 17 horas diárias e costumam abusar da velocidade para fazer mais corridas.

Jornal do Commercio

● Segurança reforçada na porta do Fórum - Júri de acusados pela morte de Jennifer Kloker começa hoje, em São Lourenço, com 52 homens de três batalhões de policiamento. Promotoria usará vídeos para tentar condenar os quatro réus.

Zero Hora

● Ligações entre 31 cidades terão custo de chamadas locais. A partir de sábado, mudança na telefonia fixa beneficiará 4 milhões de moradores da Grande Porto Alegre, a exemplo de outras regiões metropolitanas do país.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DICA DO DIA
Ser forte é amar alguém em silêncio.
Ser forte é deixar-se amar por alguém que não se ama.
Ser forte é fingir alegria quando não se sente.
Ser forte é sorrir quando se deseja chorar.
Ser forte é consolar quando se precisa de consolo.
Ser forte é calar quando o ideal seria gritar a todos a sua angústia.
Ser forte é irradiar felicidade quando se é infeliz.
Ser forte é esperar quando não se acredita no retorno.
Ser forte é elogiar quando se tem vontade de maldizer.
Ser forte é manter-se calmo no desespero.
Ser forte é fazer alguém feliz, quando se tem o coração em pedaços.
Ser forte é ter fé naquilo em que não se acredita.
Ser forte é tentar perdoar alguém que não merece perdão.
Ser forte é, enfim, viver quando já se está morto.
Por isso, por mais difícil que seja a vida, ame-a: seja forte!
(diabetenet.com)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Milo, hoje com 26 anos, ficou muito conhecido na Austrália depois de uma decisão considerada loucura por todos. Ele decidiu amputar sua mão que, apesar de visualmente intacta, estava completamente inerte, para colocar no lugar uma prótese biônica.
Há cerca de dez anos atrás Milo sofreu um acidente de moto e sofreu uma lesão no plexo braquial que deixou o braço sem movimento. Após cirurgia envolvendo transplante de tecidos musculares e nervosos conseguiu recuperar os movimentos de seu antebraço, porém a mão continuou paralisada.
Uma outra operação envolvendo transplante de tecidos musculares e nervosos foi feita em seu antebraço, na tentativa de recuperar os movimentos da mão, infelizmente sem sucesso, mas acabou aumentando o sinal elétrico de seu cérebro para seu antebraço, o que era suficiente para movimentar uma mão biônica, motivo que o fez tomar esta decisão tão polêmica.
Fabricada pela empresa alemã de Próteses Otto Bock, a prótese está ligada ao sistema nervoso central com dois sensores colocados na pele do antebraço, o que faz com que a mão biônica possa comprimir-se e agarrar objetos em resposta a sinais do cérebro.
“A operação vai mudar minha vida, estou há 10 anos com esta mão inerte e nada melhor pode ser feito”, disse Milo antes da cirurgia realizada no Hospital Geral de Viena.
Apesar das críticas geradas por esta decisão, Milo está feliz.
(contaoutra.com)

O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● Nomeados por indicação política para fiscalizar os gastos públicos, os conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) se transformaram em alvo de investigações. Levantamento da Associação Nacional do Ministério Público de Contas mostra que, dos 240 integrantes desses tribunais, 48 - ou seja, 20% - respondem a inquéritos ou processos. O caso mais grave é o de Rondônia, onde seis dos sete conselheiros são alvo de processo. Entre os crimes investigados, há suspeita de tráfico de drogas, pedofilia e homicídio. Mas a maioria das situações envolve corrupção e conflito de interesses - como conselheiros que julgam contas de prefeituras para as quais suas empresas prestam serviços. Especialistas defendem indicações técnicas para os postos nesses tribunais pelo país.

● O governo Dilma exigirá fidelidade da base aliada para barrar a tentativa da oposição de criar uma CPI sobre o aumento de patrimônio do ministro Antonio Palocci. Para esvaziar a polêmica, o Planalto vai usar os cargos na administração pública, e os infiéis devem ficar sem nada. Para a oposição, já há indícios para a instalação de uma CPI. Entre eles, um que aumenta a suspeita de tráfico de influência: o fato de a empresa de Palocci fazer contratos que previam "cláusulas de sucesso", com pagamento extra pelo bom desempenho.

● Quase 38 anos após o golpe de 11 de setembro de 1973, o Chile vai exumar hoje o corpo do presidente Salvador Allende, morto no Palácio de La Moneda durante o ataque dos militares. Com apoio da família de Allende, a Justiça pretende determinar se ele se suicidou, como afirma a versão oficial, ou foi assassinado.

Folha de S. Paulo

● Há pelo menos quatro anos, 11,3 mil policiais militares de São Paulo, na maioria oficiais, e 3.000 pensionistas recebem salários acima do determinado por lei, informa Rogério Pagnan. O prejuízo estimado ao Estado supera R$ 200 milhões. O pagamento a mais ocorre porque a PM interpreta de maneira distorcida uma lei sobre uma gratificação que dobra o salário-base dos policiais militares. Os oficiais fazem a gratificação incidir também sobre outros benefícios recebidos.

● Com déficit de 40% no quadro de oficiais, o Judiciário de São Paulo enfrenta atraso no cumprimento de atos judiciais. Desde 1999, nenhum oficial de Justiça foi contratado. Dos 8.801 postos, 3.357 estão vagos. O Judiciário culpa cortes orçamentários pela falta de contratações. O governo de SP admite dificuldades de caixa e promete esforço para atender as demandas mais urgentes.

● Um vazamento de cloro em unidade da Braskem em Maceió deixou 130 pessoas hospitalizadas, incluindo 22 crianças, com sintomas de intoxicação. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas abriu processo administrativo. A empresa disse que investiga o caso e lamenta o ocorrido.

O Estado de S. Paulo

● O sucesso do etanol brasileiro, uma experiência tida como um modelo em todo o mundo, pode ser seriamente comprometido. Sem investimentos na produção, sem grandes projetos à vista, a expectativa é que haja déficit de cana-de-açúcar para atender a frota crescente de veículos flexíveis, cuja participação no mercado nacional tem avançado a uma taxa média de 35% ao ano desde 2006. Se não houver uma reversão no quadro, a previsão é que o volume de carros biocombustível abastecidos com etanol caia gradualmente. A participação, que já atingiu 60% na safra 2008/2009, recuou para 45% neste ano, e pode despencar para 37%, em 2020/2021, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

● O presidente Barack Obama, em discurso realizado ontem, em Washington, enalteceu os laços com Israel, mas reafirmou a defesa de um Estado palestino com base nas fronteiras pré-1967.

● Apesar da chuva, 70 mil fieis acompanharam a beatificação de Irmã Dulce em Salvador. A celebração contou com a presença de Dilma Rousseff e foi lembrada no Vaticano.

Correio Braziliense

● Um barco de festas afundou no Lago Paranoá, por volta das 21h, com prováveis 104 pessoas a bordo, nas proximidades do Ascade, clube de servidores da Câmara de Deputados. Até a meia-noite de ontem, pelo menos seis pessoas haviam sido internadas nos hospitais da rede pública da cidade. Um bebê de seis meses morreu. A mãe dele estava desaparecida e as buscas continuariam durante a madrugada. Cinco ambulâncias, dois helicópteros e mais de cem homens do Corpo de Bombeiros participavam do socorro às vítimas. Sobreviventes relatam que o naufrágio teria durado cerca de cinco minutos. Quando começaram a ver a água entrando no barco, passageiros correram para a popa da embarcação. Suspeita-se que não havia colete salva-vidas para todos. Muitos pularam na água e conseguiram nadar até a margem. Outros foram resgatados pelos bombeiros. O comandante do barco, Airton Carvalho da Silva, 28 anos, foi ouvido na 10ª DP, no Lago Sul.

Valor Econômico

● Para sobreviver no novo cenário econômico-financeiro, os bancos pequenos e médios terão de se capitalizar e encontrar novas áreas de atuação. Segundo o diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Anthero Meirelles, a crise de 2008 provocou "mudanças estruturais" no sistema financeiro, diminuindo a liquidez antes disponível a esses bancos.

Estado de Minas

● Seguro-desemprego: Falsos acordos causam rombo de R$ 3 bilhões - Benefício para amparar o desempregado é fraudado por demissões negociadas entre funcionários e empregadores. Governo já planeja mudar as regras de concessão.

Jornal do Commercio

● Mais aperto no consumo - Governo tenta conter a inflação e pagamento mínimo de cartão de crédito sobe, dia 1º de junho, de 10% para 15% da fatura.

Zero Hora

● Piratini amplia para três anos isenção de taxa veicular - Pressionado pelo Conselhão e por aliados da Assembleia, governo altera sua proposta e inclui descontos na inspeção de veículos fabricados antes de 1987.

domingo, 22 de maio de 2011

DICA DO DIA
Vivemos procurando razões e respostas para tudo. Procuramos fé, procuramos a verdade, procuramos o conhecimento, procuramos evolução. Enfim, com toda a sapiência o homem procura decifrar muitos mistérios que o cercam. Tudo à sua volta lhe interessa, desprezando muitas vezes o seu lado interior.
Desde a criação dos tempos, Deus colocou no interior do homem uma luz de brilho incessante e de harmonização intensa, fazendo dele uma usina de poderosa energia. Todos nós possuímos uma luz própria, que ilumina o nosso caminho e o dos outros. Fazer com que esta luz desperte os horizontes da felicidade é o maior desafio que encontramos todos os dias.
A partir de hoje, comece a olhar mais para o seu interior e viva intensamente a sabedoria de Deus, mostrando que você é uma pessoa iluminada e abençoada. Aproveite este momento de reflexão e busque a iluminação.
(autor desconhecido)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A excêntrica cantora pop Lady Gaga se tornou a primeira celebridade a ter mais de 10 milhões de seguidores no site de rede social Twitter. Gaga agradeceu aos fãs pelo apoio: “10 milhões de ‘monstros’! Estou sem palavras, nós conseguimos! O meu amor por vocês é uma doença. Vou embora de Londres sorrindo”, postou a artista estadunidense no microblog.
A estrela se tornou a primeira pessoa a alcançar os nove milhões de seguidores no Twitter em março. Ela já havia ultrapassado Britney Spears em agosto passado e se tornado a rainha do Twitter. Britney Spears liderou o ranking de mais seguidores durante apenas três meses, após tirar o posto de primeiro lugar do ator Ashton Kutcher.
Lady Gaga também tem 24 milhões de fãs no Facebook, mas está atrás do rapper Eminem.
(contaoutra.com)

CRÔNICA DE DOMINGO
Bom domingo a todos! Escrevi esta crônica há muito tempo, depois de acompanhar o vôo das garças aqui por sobre a cidade de São Manuel. Junta uma história de gansos, que estimula o trabalho em equipe, com as aves brancas que voam do mesmo jeito deles. Esta crônica foi publicada pelo jornal O PRATIANO. Boa leitura!

OS ENSINAMENTOS DOS GANSOS E DAS GARÇAS

É de manhã, o sol rasga o espaço no horizonte tentando clarear o que resta da escuridão da noite e, aos poucos, vai conseguindo. Essa é a hora do lusco-fusco matutino e já dá para ver o céu, com uma estrela-d'alva brilhando a mais não poder. É o planeta Vênus refletindo a luz do mesmo sol que daqui a pouco derramará sua luminosidade pelo nosso planeta.

Lá em cima, bandos de garças-brancas, não muito numerosos, em formação “V”, voam em direção su-sudoeste – isso se minha “Rosa dos Ventos” não estiver com defeito... –, para cumprir as “tarefas do dia”. Voltarão à tardinha, para o ninhal que fica lá pelos lados da antiga Fazenda Arielo, aonde vão se empoleirar, quase que umas sobre as outras, num espetáculo digno de ser observado.

Vejo essas aves quase todo dia. Numa manhã, tive a nítida impressão de perceber uma garça apoiando outra, que voava à frente. Apoiando com o pescoço esticado, como que a dar-lhe sustentação. Estaria a outra cansada? Machucada? Não sei. Passaram rapidamente, perderam-se na distância, mas aquilo ficou martelando em minha mente. Será que as garças são tão solidárias no seus vôos quanto os gansos selvagens?


Conta-se que quando os gansos selvagens voam em formação "V", eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. A explicação é simples: à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma "sustentação" para o pássaro que o segue. As garças voam com essa formação. Quando o ganso que está no ápice do "V" fica cansado, ele passa para trás da formação e outro ganso voa para a posição de ponta. Durante o vôo, os gansos da retaguarda grasnam para encorajar aqueles que vão à frente a manterem a velocidade. Não dá para ouvir as garças, mas pode ser que façam a mesma coisa.

E explicam também os entendidos nesses assuntos, que os gansos mais fortes acompanham os mais fracos. Quando um deles fica doente, ferido ou é abatido, no mínimo um ganso sai da formação e o segue na descida, para ajudá-lo e protegê-lo. Ele permanece na sua companhia até que o ganso debilitado possa voar novamente ou morra. Só então ele vai em busca de uma outra formação ou se integra ao próprio grupo. Não teria sido o caso da garça branca que vi sendo ajudada, semelhante?

Mas a interpretação filosófica do vôo dos gansos é até mais interessante do que esse esclarecimento científico: eles trabalham em equipe, voando juntos. Quando o ganso de trás se adianta para assumir a ponta, mostram que eles partilham a liderança. Quando grasnam para encorajar os que estão à frente, demonstram que são amigos. Quando um sai da fila para ajudar outro, oferecem exemplo de solidariedade. Trata-se de uma evidente demonstração da força de uma equipe, em busca de um objetivo.

Na vida nossa de cada dia, quase sempre somos parte de uma equipe. No trabalho, nos estudos, numa tarefa comunitária, em casa, sempre há uma equipe batalhando por alguma coisa. É porque, sendo parte de uma equipe, nós podemos produzir muito mais, e mais rapidamente.

A qualquer instante também podemos estar sendo indicados para liderar o grupo. Palavras de encorajamento e apoio inspiram e energizam aqueles que estão na linha de frente, ajudando-os a se manter no comando, mesmo com as pressões e o cansaço do dia-a-dia.

Finalmente, mostrar compaixão e carinho afetivo por nossos semelhantes
é uma virtude que devemos cultivar em nossos corações. Da próxima vez, ao ver uma formação de aves voando, lembre-se desses ensinamentos, principalmente da importância do trabalho feito em equipe e da solidariedade. “Ser solidário não é virtude, é dever”, lembra o escritor Vicente de Carvalho no seu livro “Rastros de Luz”.

Alguém disse um dia que é uma recompensa, um desafio e, sobretudo, um privilégio, ser membro de uma equipe. E mesmo que não se tenha uma equipe definida, até porque existe a solidão e existem os solitários, todos fazemos parte da maior e mais importante equipe do universo, a humanidade. Assim ensinam os gansos e, creio eu, também as garças...


O QUE DIZEM OS JORNAIS

O Globo

● A política de segurança, alavancada pela pacificação de favelas, já se reflete nos hospitais do Rio, que, nas últimas décadas, se especializaram na medicina de guerra para enfrentar os altos índices de violência. Quatro das maiores emergências do Rio - Souza Aguiar, Miguel Couto, Lourenço Jorge e Salgado Filho - tiveram queda de 46,6% (de 302 para 161) no número de baleados atendidos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009.

● Projetos que regulamentam o lobby no Brasil tramitam há pelo menos 20 anos no Congresso Nacional. O caso do ministro Antonio Palocci reabriu o debate sobre consultoria, lobby e tráfico de influência, entre setor privado e agentes do governo. Para especialistas, é preciso proteger o interesse público.

● Elio Gaspari – Assessor que redigiu a nota dizendo que o ministro Palocci só fez o que todos fazem foi "carbonizado" no dia seguinte.

Folha de S. Paulo

● Estão parados no Congresso há mais de um ano projetos do governo que punem servidores que não explicam sua evolução patrimonial e empresas envolvidas em corrupção praticada por seus representantes. Em uma das propostas, enviada pelo Planalto à Câmara em 2005, o enriquecimento ilícito de funcionários públicos é transformado em um artigo do Código Penal, prevendo pena de três a oito anos de reclusão.

● Pesquisa nas 500 maiores empresas mostra que negros ocupam poucos cargos de comando no país - estão em 13,2% dos postos de gerência e em 5,3% das diretorias. Ainda assim, a participação da mão de obra negra nas empresas cresceu na era Lula, de 23,4% (2003) para 31,1% (2010).

● Pré-candidatos à Presidência da Argentina usam propostas lulistas para fazer campanha. Ricardo Alfonsin e Eduardo Duhalde têm como bandeira uma versão local do Fome Zero, e Alfonsin quer criar um "conselhão" nos moldes daquele que Lula teve.

O Estado de S. Paulo

● Documento entregue ao governo mostra que o aumento do ritmo do desmatamento na Amazônia está relacionado à reforma do Código Florestal em discussão no Congresso, informa a repórter Marta Salomon. Oficio assinado pelo secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso, Alexander Torres Maia, relata que o novo código criou expectativa entre proprietários de terra de que não haveria novas autorizações para desmatamento.

● A crise envolvendo o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que após deixar o governo Luiz Inácio Lula da Silva, e já eleito deputado em 2006, criou a empresa Projeto para prestar serviços de consultoria a empresas, chama a atenção para o vácuo legal sobre as situações de conflitos de interesses públicos e privados.

● Dora Kramer: Sangria desatada – A reação defensiva do governo é desproporcional às manifestações de confiança na lisura de Palocci. Por que impedi-lo de ir ao Congresso?

Correio Braziliense

● Consumidores recorrem aos tribunais pedindo a revisão de contratos de financiamento e de empréstimos com cobrança de encargos considerados abusivos. Também pedem a devolução de taxas ilegais, como as de abertura de crédito, de emissão de boletos e de avaliação de bens. Em alguns casos, é possível reduzir o montante devido a menos da metade.

Estado de Minas

● De olho nas embaixadas brasileiras. Festa de casamento em Roma e sumiço de obras de arte em Paris são denúncias investigadas pelo TCU em representações do país no exterior.

Jornal do Commercio

● Verdadeira bomba química, mais barata e nociva que o crack, óxi mistura cocaína com cal, gasolina ou querosene e se espalha no País como uma praga.

Zero Hora

● Como foram localizados os destroços do voo 447.
Comandante da missão narra o exato momento da descoberta.

O QUE DIZEM AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS BRASILEIRAS

Veja

□□□ Por critérios matemáticos, os estádios da Copa não ficarão prontos a tempo. No ritmo atual, o Maracanã seria reaberto com 24 horas de atraso.
□□□ Caso Palocci
□□□ Quando a solução vira problema

Época

□□□ O mito da felicidade - Família, dinheiro, amor, sexo... nada disso fará você feliz. Novos estudos revelam que o segredo da boa vida é relaxar - e ser você mesmo.
□□□ Exclusivo - Os doleiros e os laranjas do líder do governo Romero Jucá.

ISTOÉ

□□□ A privatização da polícia - O controle de entrada e saída do País, a emissão de passaportes e a vistoria das bagagens em nossas fronteiras agora são serviços executados por empresas privadas. O novo esquema não passou pela aprovação do Congresso e entrou em vigor assim mesmo. Para terceirizar as funções constitucionais, a PF ignorou parecer técnico e gasta mais de R$ 100 milhões por ano. O Brasil ficou mais seguro?
□□□ Massacre da língua portuguesa - MEC dá aval a livro que tolera graves erros gramaticais e provoca revolta entre escritores e professores.

Carta Capital

□□□ Quem, eu? - Sim, ele mesmo, Antonio Palocci, pego em flagrante.
□□□ Justiça - Peluso enfrenta a república dos advogados.
□□□ Especial The Economist - Como domar o sistema financeiro.