sábado, 5 de maio de 2012


FOTO ANTIGA
Quando de uma visita que Tonico e Tinoco fizeram a São Manuel, no ano de 1993, foi feita esta foto, onde está este blogueiro, tendo ao lado os dois artistas, cuja história final terminou ontem, com o falecimento de Tinoco, acontecimento repercutido em todos os jornais de todas as emissoras de rádio e televisão do Brasil.  

DICA DO DIA
Preocupação e Influência
Uma das melhores maneiras de melhorar nossa consciência sobre o grau de proatividade que atingimos é perceber onde concentramos nosso tempo e nossa energia. Todos temos um amplo espectro de preocupações – saúde, filhos, problemas profissionais e financeiros, a economia do país, dívida externa, guerras, violência, etc... Conforme olhamos para o que se encontra dentro do nosso círculo de preocupações, fica claro que existem coisas sobre as quais não temos controle efetivo, e outras em que podemos interferir.
Essas últimas – que dependem de nossas atitudes e ações – devem ficar dentro dos limites do círculo de influência, um pouco menos. E, ao determinar em qual dos dois círculos concentramos a maior parte de nosso tempo e energia, podemos descobrir muito sobre nosso grau de proatividade.
As pessoas proativas concentram seus esforços no círculo de influência; ou seja, elas cuidam do que podem modificar. As pessoas reativas, por outro lado, concentram seus esforços no círculo das preocupações, e seu foco recai na fraqueza dos outros, ou seja, nas circunstâncias que fogem de seu controle. Esse foco resulta em atitudes acusatórias e lamentações, e postura de eterna vítima... Enquanto trabalhamos no âmbito do nosso círculo de preocupações, permitimos que os elementos pertinentes a ele nos controlem. Assim, não tomamos as iniciativas proativas necessárias para provocar mudanças positivas.
(Stephen R. Covey no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Um casal de velhinhos se mantém firme na decisão de não abandonar a residência em que vivem na cidade de Taizhou (China). A casa está no meio de uma avenida que está sendo aberta. Mas os idosos insistem em ficar.
Inicialmente, foi oferecida indenização de cerca de 24 mil reais para o casal se mudar. Mas os Hong e Kung Chunqin não toparam. E bateram o pé. Eles argumentam que as autoridades não querem lhes dar o direito de escolher onde vão morar caso decidam se mudar.
A obra está sendo chamada de "Estrada para Lugar Nenhum", noticiou o "Metro". Por isso a construção da avenida está interrompida...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Após mudar poupança, Dilma vai atacar juros da habitação

Folha de S. Paulo: Governo já prevê juros abaixo de 8% neste ano

O Estado de S. Paulo: Depois da poupança governo quer atacar juro de banco privado

Correio Braziliense: Juros mais baixos. É hora de…

Estado de Minas: Caminho livre para saidinha de banco

Jornal do Commercio: Estado de emergência atinge todo o sertão

Zero Hora: Bolão na escolar

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

Festa do Pastel do Projeto Girasonhos
O Projeto Girasonhos estará realizando a Festa do Pastel e convida a comunidade das Cohabs I e II e toda a população de São Manuel para prestigiar esse encontro. O evento acontecerá na sede da entidade hoje, dia 5 de maio, às 19h.
Haverá pastéis salgados e doces, como de carne, queijo, ovo, calabresa com catupiry, frango catupiry, portuguesa, pizza, prestígio, Romeu e Julieta, banana com canela, brigadeiro com cobertura e bebidas.
A organização convida a todos para participarem desse evento.

Quer mais detalhes? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

sexta-feira, 4 de maio de 2012


MORRE TINOCO, UM HERÓI DO SERTÃO
Este blogueiro teve o privilégio de escrever o livro TINOCO, UM HERÓI DO SERTÃO, publicado no ano 2002, já praticamente esgotado. Entrevistei o cantor, que se tornou grande amigo, colhendo informações para produzir a obra. Tive vários contatos depois com ele, com sua saudosa esposa Nadir, com seu filho José Carlos.
Hoje me entristeci logo cedinho, quando recebi a notícia do falecimento de Tinoco, que estava internado em hospital da Mooca em São Paulo, desde ontem. Ele estava com 91 anos de idade (não 95 anos como noticiou a Rádio Jovem Pan pela manhã), nasceu no dia 19 de novembro de 1920. Quem teria hoje 95 anos seria seu irmão, Tonico, são-manuelense de nascimento, que nasceu no dia 02 de março de 1917.
No meu livro, prefaciado gentilmente pelo ministro Almir Pazianotto, ao tempo em que era presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), relatei as origens de Tonico e Tinoco, a maior dupla da música sertaneja do Brasil, que posto na sequência, como homenagem póstuma ao amigo que partiu...
(Na foto, Tinoco nos estúdios da Rádio Clube de São Manuel, quando de uma visita sua)

AS ORIGENS
João Salvador Perez era Tonico, nascido em 02 de março de 1917 na cidade de São Manuel, interior do Estado de São Paulo, na Fazenda Vicente Soares, que ficava no Bairro Igualdade. No Cartório de Registro Civil de São Manuel, o nascimento dele consta como se tivesse sido em 06 de abril de 1917. Isso é perfeitamente compreensível, quando se recorda que, naqueles tempos, a criança nascia na fazenda, pelas mãos de dedicadas parteiras, e só quando o pai ia à cidade, quase sempre para fazer compras para abastecer a casa, é que era feito o registro. E isso, às vezes, demorava muitos dias.
Tinoco, o José Perez, nasceu no dia 19 de novembro de 1920, em Pratânia, na época distrito de Botucatu. Pratânia, posteriormente, foi distrito de São Manuel e, desde 30 de dezembro de 1993, emancipou-se, tornando-se município. Seu primeiro prefeito, Roque Joner, foi eleito em outubro de 1996.
O pai de Tonico e Tinoco chamava-se Salvador Perez, um espanhol da província de León, que imigrou para o Brasil em 1892. Tinha então cinco anos de idade e foi, com seus pais, Nicolau Perez e Rosalina Folgueiraz, morar na região de Botucatu. Tonico e Tinoco sempre fizeram questão de lembrar que o pai deles cresceu e viveu trabalhando na lavoura, desbravando o sertão, formando fazendas.
A mãe de Tonico e Tinoco era Maria do Carmo, filha de Olegário Henrique e Isabel Toledo, que eram brasileiros puros, descendentes de negros com índios. O velho Olegário era o mais famoso tocador de sanfona de oito baixos da região e, por causa disso, chamado com freqüência para tocar nos bailes, onde começava ao pôr-do-sol e varava a madrugada alegrando os casais de dançarinos. E quando “Seu” Olegário cansava, sem nenhuma cerimônia, passava a sanfona para “Dona” Isabel, que continuava animando a festa.

DICA DO DIA
O homem amadurece à medida que, lembrando-se de erros passados, tenta não repeti-los, e lembrando-se dos acertos, procura aperfeiçoá-los – (Vicente Carvalho)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A seita Crescendo em Graça (Growing in Grace International, nos EUA) ignora a suposta previsão do calendário maia, que teria determinado o fim do mundo para 21 de dezembro deste ano.
É bem antes! 30 de junho!
De acordo com o líder da seita, o portorriquenho José Luis de Jesús Miranda, apenas os seus seguidores sobreviverão ao fim do mundo.
Os fiéis acreditam que o Jesus de Miami é a segunda encarnação de Jesus Cristo (na verdade, segundo a crença deles, o apóstolo Paulo). Eles têm tatuado em várias partes do corpo o número 666. Mas não tem nada a ver com o anticristo. Para eles, o 666 significa "prosperidade, amor e riqueza".
A Crescendo em Graça foi fundada pelo ex-pastor pentecostal Jesús no início dos anos 80 em Miami, onde tem seu centro principal de operações. Ela opera hoje em 35 países, incluindo o Brasil, e tem canal de TV.
Após o apocalipse de 30 de junho, Jesús, chamado de Papai, e os seus seguidores dizem que vão governar o mundo com "justiça e igualdade".
Eu acho que será mais uma seita que vai dar um tiro n’água, com essa história de o mundo acabar...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Poupança renderá menos para os juros caírem mais

Folha de S. Paulo: Dilma corta ganho da poupança

O Estado de S. Paulo: Governo cria gatilho para poupança

Correio Braziliense: Gatilho na poupança para derrubar juros

Valor Econômico: Poupança muda e juro real cai a 2,45%, o menor desde o Plano Real

Estado de Minas: Encolheram a poupança

Jornal do Commercio: Regra para rendimento da poupança muda hoje

Zero Hora: Limite na poupança deve ter efeito já no final deste mês

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

Acusado diz não lembrar do crime


Segundo polícia, perfil de Martinelli, que confessou ter matado a garotinha Vitória, poderia ser de um assassino em série

Enquanto familiares e amigos davam o último adeus à pequena Vitória Graziela Fernandes de Lima, 6 anos (leia mais ao lado e na página 9), a Polícia Civil colhia o depoimento do assassino confesso da garota. Ao fim, um misto de sentimentos tomou conta dos policiais: a tristeza de não terem conseguido encontrar a criança com vida junto com o alívio de ter tirado alguém com problemas psicológicos perigosos das ruas.
Renato Alexandre Cury Martinelli, 36 anos, voltou à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) ontem. Ouvido durante quase toda a tarde pelo titular da unidade, Kleber Granja, ele disse que “não se lembra” do momento em que ateou fogo no corpo da criança.
“Ele relatou que levou a Vitória no local do crime e ela estava se balançando nas ‘barras’ da torre de energia. Do nada, revelou que pegou a cabeça dela e bateu duas ou três vezes contra a torre. Disse não saber o porquê de ter feito isto”, relata o delegado.
Renato teria dito ainda, em depoimento, que “apagou” depois de ter agredido a criança. “Ele disse que teve um lapso e só acordou quando percebeu uma espécie de explosão, sentindo o calor do fogo. Depois disso, ele correu”.
Questionado se havia percebido que havia assassinado a pequena Vitória, ele alega que não. Porém, mesmo assim, resolveu ir para Guaianás, onde mantinha algumas amizades. Lá, ficou em um sítio desde segunda-feira até a manhã de quarta. “Ele abandonou o carro nesta propriedade. Foi a pé para o Centro do distrito, onde se deparou com a Polícia Militar. Foi então que ele fugiu e se escondeu no matagal. Depois, vocês conhecem a história”, completa o titular da DIG.
“Uma pessoa com problemas psicológicos, porém, perfeitamente imputável (que tem a posse de suas faculdades mentais)”. É esta a conclusão que Kleber Granja chegou sobre Renato Martinelli. Tal perfil deixou um misto de alívio e tristeza no delegado. 
“A morte da Vitória não foi em vão. Toda a equipe queria entregá-la com vida e ficamos muito tristes. Mas ele tinha um perfil problemático. Podia virar um assassino em série. Esta prisão evitou a morte de outras vítimas”, aponta. 
Por conta desta característica psicológica conturbada, a Polícia Civil ainda investiga se Renato está ligado a outros homicídios semelhantes.
(matéria do Jornal da Cidade, de Bauru)

Quer mais detalhes? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

quinta-feira, 3 de maio de 2012

DICA DO DIA
Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri...
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso, numa tarde extensa, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça, lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce, da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro... Tem gente que tem o cheiro das estrelas que o Criador acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.
Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível: a gente tem certeza.
Ao lado delas a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda.
Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.
Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro.
Ao lado delas, a gente lembra que, no instante em que rimos, uma grande paz toma conta de nós. E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Sua alma é "perfumada"? Você também pode ser assim...
(diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Não há dúvida, esse homem ganhou o "prêmio"!
Ele tem o pior emprego do mundo!
Zhang Bangsheng, de 50 anos, tem uma atividade para lá de bizarra. O trabalho do tratador no zoo de Wuhan (China) é lamber o bumbum de um macaco até que ele possa defecar. O trabalho dura cerca de uma hora!
O macaco langur é muito pequeno e frágil para o uso de medicamento a fim de aliviar o intestino. A única forma de fazê-lo defecar é o que Zhang faz, segundo reportagem do site "China Smack".
Sorte que o macaquinho, que está sob ameaça de extinção, só come um caroço de amendoim por vez.
E haja paciência do tratador...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Ex-delegado confessa crimes da ditadura

Folha de S. Paulo: Só as futuras poupanças devem ter regras alteradas

O Estado de S. Paulo: Blindagem do PT cai e Delta terá investigação ampliada

Correio Braziliense: CPI quebra sigilos e convoca Cachoeira

Valor Econômico: Importações em queda apontam recuperação

Estado de Minas: Clandestinos já são maioria nas estradas

Jornal do Commercio: Nova previdência do servidor em 180 dias

Zero Hora: Avança ideia de tornar crime cheque-caução cobrado em hospitais

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

Hidrovia no Tietê receberá investimentos de R$ 900 mi

O Ministério dos Transportes vai investir R$ 900 milhões na hidrovia do rio Tietê, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A previsão é de que as obras inicialmente ampliem a capacidade de carga no Complexo Tietê-Paraná dos atuais 5 milhões de toneladas/ano para até 17 milhões em 2015.
O acordo foi assinado na última semana com o Governo do Estado de São Paulo, confirmando um protocolo de intenções assinado ainda no ano passado. De acordo com o ministério, o objetivo das obras é a eliminação de gargalos, melhorando a navegabilidade no rio que corta a capital paulista. Entre os projetos contemplados estão a ampliação de vãos de pontes, melhorias nas eclusas e retificação de canais e dragagem.
Esse primeiro Termo de Compromisso prevê o desembolso federal inicial de R$ 42,3 milhões nos próximos meses, nas obras do canal de navegação da Eclusa de Ibitinga, no reforço dos pilares das pontes de Igaraçu do Tietê e da rodovia BR-153.
As obras são proteção dos pilares da ponte da SP-425 (Barbosa, Ubarana), intervenção em andamento e com previsão de entrega em dezembro/2012, e proteção dos pilares da SP-333 (Pongaí, Borborema), obra contratada em abril e conclusão prevista para fevereiro/2013. As melhorias visam proteger os pilares contra choques de embarcações e, com isso, garantir a segurança não só do tráfego hidroviário quanto do rodoviário. 
Os recursos também serão destinados ao reforço das proteções das pontes da BR-153 (Promissão e Ubarana) e Igaraçu do Tietê e à implantação do novo Canal de navegação de Ibitinga. Estas três obras estão em fase de licitação, segundo o governo estadual. 
O convênio tem por objetivo promover a modernização e ampliação da navegação na hidrovia Tietê-Paraná no trecho paulista, com investimento total de R$ 1,7 bilhão. Deste montante, R$ 900 milhões são provenientes do PAC 2 e R$ 800 milhões do Governo do Estado de São Paulo. No início deste ano, a presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Araçatuba assinando os protocolos ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
(notícia publicada pelo Jornal da Cidade de Bauru, onde você encontra outros detalhes a respeito)

Quer mais detalhes? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DICA DO DIA
O que é seriedade?
O termo é definido de várias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranqüilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o sangue frio e o domínio de si. Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria "a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos".
A conhecida Oração da Serenidade fala em "aceitar as coisas que não podemos modificar". Mas a aceitação não deve ser confundida com a indiferença. A indiferença deixa de distinguir as coisas que podem ser mudadas e as que não podem. A indiferença paralisa a iniciativa. A aceitação libera a iniciativa, aliviando-a das cargas impossíveis. A aceitação é um ato do livre arbítrio, mas, para ser eficaz, requer a coragem moral de se persistir apesar do problema imutável. A aceitação liberta o aceitante, rompendo-lhe as cadeias da autopiedade. Uma vez aceito o que não pode ser modificado, ficamos livres para nos empenhar em novas atividades.
Foi dito que uma mente imatura procura um mundo idealístico. Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é: com todas as suas crueldades e inconsistências.
Talvez, em última análise, o início da sabedora está na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem. E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos de ser.
(diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Todo mundo fica ansioso para completar 18 anos e poder dirigir, não é?
Dá até aquele friozinho na barriga na hora de fazer as aulas e o medo só aumenta quando precisamos fazer o exame prático.
A inglesa Valerie Christie, de 74 anos, faz aulas de direção desde os 16 anos de idade, mas nunca tinha conseguido passar no exame para tirar a carteira de habilitação.
Ao finalmente conseguir, depois de quase 60 anos tentando, Valerie ficou muito contente.
- Eu estava bastante nervosa antes do exame, mas o professor era muito legal. Eu me senti confortável e relaxada com ele e pensei "sim, eu vou fazer isso". Dirigi muito bem e passei! Agora anda dirigindo pelas ruas da cidade, devidamente habilitada...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Bolívia estatiza gigante de energia da Espanha

Folha de S. Paulo: Para baixar juros, governo estuda mudar poupança

O Estado de S. Paulo: CPI abre hoje batalha política e envolve mais um governador

Correio Braziliense: Polícia caça acusado de injúria racial no DF

Valor Econômico: Barreira faz exportação à Argentina cair 30%

Estado de Minas: Quando o radar vira perigo

● Jornal do Commercio: IR tem recorde de declarações

- Zero Hora: Nova estatal prevê preços de pedágios variáveis no Estado


QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

Helicóptero se choca com fio de alta tensão e cai dentro de lago em Lençóis Paulista

Um helicóptero modelo Robinson R44 que sobrevoava a Feira Agropecuária Comercial e Industrial (Facilpa) de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) caiu ontem em uma lagoa que fica na área do evento após atingir um fio de energia elétrica. Havia quatro pessoas na aeronave, três passageiros e o piloto, que conseguiram nadar até a margem da lagoa antes que o helicóptero ficasse submerso. Elas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas ao pronto-socorro de Lençóis Paulista e depois duas transferidas para o Hospital de Base de Bauru. 
Segundo testemunhas, as vítimas estavam conscientes no momento do resgate. A  aeronave atingiu um fio de alta tensão no momento em que fazia uma manobra em cima do lago. O acidente deixou quase 62 mil habitantes sem energia por quase duas horas.
A queda da aeronave ocorreu por volta das 14h20 e deu um grande susto nas pessoas que estavam no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”. Pelo menos dois dos quatro ocupantes estavam internados até ontem na UTI do Hospital de Base em estado grave, segundo boletim médico.
“Eu estava lá quando, de repente, eu vi o helicóptero passando por debaixo do fio de alta tensão, que corta a cidade, o recinto e fica em cima do lago. Neste momento, a hélice do helicóptero bateu no fio e a aeronave caiu na parte mais rasa do lago, que deve ter uns dois metros de profundidade. Foi horrível. Acho que as pessoas sobreviveram”, relatou a testemunha, ligada a uma entidade ambiental. Ele contou ainda que ficou em estado de choque quando viu o helicóptero caindo na água, mas declarou que não viu o piloto e os passageiros nadando.
Imagens feitas com celular por populares, mostra que o Corpo de Bombeiros chega rápido ao local do acidente para retirar os acidentados em macas, acompanhado por dezenas de pessoas em volta da ambulância do Resgate.
Em nota emitida pela assessoria de comunicação da Facilpa no final da tarde informou que o motivo da queda da aeronave seria uma perda de potência do rotor durante o voo, o que motivou uma manobra de emergência, intitulada autorrotação, para pouso. O helicóptero perdeu altitude e o controle, o que atingiu o fio até cair no lago. O aparelho ficou submerso e só será retirado após perícia.
Os quatro ocupantes do helicóptero Paulo José Appa Okumura, 35 anos, piloto natural de São José dos Campos, e os passageiros Rodrigo Evangelista dos Santos, 26 anos, Erisvaldo Serafim Avelino, 24 anos, e Moacir Damasceno Lopes filho, 32 anos, moradores de Lençóis Paulista, foram retirados do local por profissionais do Corpo de Bombeiros e levados ao PSM inicialmente pela Unidade de Resgate do Samu, mas no final da tarde eles foram transferidos para o Hospital de Base (HB) de Bauru.
Até o fechamento desta edição, Paulo e Rodrigo já tinham recebido alta médica e Erisvaldo e Moacir permaneciam internados em estado grave na Hope do HB (espécie de ala pós-cirúrgica). 
(matéria publicada pelo JORNA DA CIDADE de Bauru)

Quer mais detalhes? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

terça-feira, 1 de maio de 2012


DICA DO DIA
O trabalhador... sempre!Hoje é o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador. Trabalhador também se chama operário, que vem de opera em latim, isto é, obra. Nada mais emocionante do que parar para ver um trabalhador em atividade: o calceteiro que examina a pedra para descobrir seu "rosto", antes de assentá-la; o carregador que retesa os músculos e faz uma verdadeira ginástica para colocar o fardo na cabeça; o pedreiro que nivela o reboco com capricho; o ferreiro que sabe dosar a martelada para dar à peça a forma desejada; a cozinheira que coloca o tempero na medida certa e mexe e remexe a comida na panela; a agilidade da rendeira; a habilidade da bordadeira; a delicadeza da ceramista... São gestos belos, dignos e criativos. É a dignidade do trabalho que transforma e dá mais valia às coisas da natureza, enobrecendo e dignificando a própria pessoa que trabalha. Isso se refere a todo tipo de trabalho, tanto manual como artístico, científico, técnico etc. Hoje é Dia do Trabalho! Parabéns trabalhadores!
(Kidcafe – Escola)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Escoteiros de Eastbourne, na Nova Zelândia, organizaram durante a semana um evento para quebrar o recorde de maior número de pessoas andando sobre brasas.
Os participantes eram todos voluntários – você não pode sair por aí obrigando pessoas a andar sobre brasas, pode?- e, embora o recorde não tenha sido oficialmente verificado pelo Guinness – Livro dos Recordes, ainda, a informação não-oficial é que o número tenha dobrado. O recorde anterior era de 350 pessoas.
Lindsay Morrison, que é de Wadestown, foi a participante número 351 e foi a partir dela que o recorde anterior – pelo menos em caráter não-oficial – desmoronou. Ela deu até entrevista para contar o segredo para andar em brasa quente.
- “É como eu sempre ouvi falar. Quando você tira pão quente do fogão, você joga de uma mão para a outra. Essa é minha técnica: ir pulando de um pé pro outro”.
Para se qualificarem ao recorde de acordo com o Guinness, todos os voluntários tiveram que andar por uma área de carvão em brase com 2m de comprimento. Que quentura!
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Decreto reduz publicidade em lojas e prédios do Rio

Folha de S. Paulo: No Dia do Trabalho, Dilma ataca os bancos

O Estado de S. Paulo: Dilma ataca bancos em rede nacional

Correio raziliense: Escuta liga distritais a grupo de Cachoeira

Estado de Minas: Guia do futuro trabalhador

Jornal do Commercio: Será a final das multidões

Zero Hora: UFRGS preenche só metade das vagas de cotas para negros


QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● Enxame de abelhas ataca mãe e filho em São Manuel

Uma mulher e o filho dela, de 6 anos, foram atacados por abelhas neste domingo (29) em São Manuel (SP). O incidente aconteceu no Jardim Santa Mônica. A mãe capinava um terreno quando atingiu o enxame com uma enxada.
As abelhas atacaram a mulher e o menino, que brincava por perto. Os dois levaram várias picadas e foram socorridos no Pronto-Socorro municipal. A mulher e a criança estão bem e não correm risco de morte. O enxame foi retirado pela Guarda Municipal e por um funcionário da Prefeitura da cidade.

Quer mais detalhes? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

segunda-feira, 30 de abril de 2012

DICA DO DIA
A inteligência sem amor te faz perverso.
A justiça sem amor te faz implacável.
A diplomacia sem amor te faz hipócrita.
O êxito sem amor te faz arrogante.
A riqueza sem amor te faz avaro.
A pobreza sem amor te faz orgulhoso.
A beleza sem amor te faz fútil.
A autoridade sem amor te faz tirano.
O trabalho sem amor te faz escravo.
A simplicidade sem amor te deprecia.
A lei sem amor te escraviza.
A política sem amor te deixa egoísta.
A fé sem amor te deixa fanático.
A cruz sem amor se converte em tortura.
A vida sem amor... não tem sentido!
(diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Já foi o tempo em que mãe colocava a filha de castigo e a proibia de sair do quarto. Na era digital, as punições estão sendo adaptadas.
Assim ocorreu com Denise Abbott, de Ohio (EUA). Ela descobriu que a filha, Ava, estava usando o Facebook para "ter a boca suja, falar de forma grosseira e provocar a mãe".
Como punição, Denise entrou no Facebook de Ava e colocou um "X" sobre a boca da menina, na foto de apresentação na página da rede social:
"Eu não sei como deixar a minha boca fechada. Não tenho mais permissão de usar o Facebook e o telefone", escreveu Denise no Facebook, como se fosse a filha.
Denise ainda exigiu que Ava escrevesse um email para os amigos:
"Sinto que eu merecia isso porque fui má com a minha mãe e a desrespeitei na frente dos meus amigos. Facebook é uma grande parte da minha vida social, e é como eu e os meus amigos descobrimos o que está acontecendo e fazemos planos para os trabalhos da escola e os projetos. Isso me fez perceber que eu não quero uma foto como essa porque todos os meus amigos perguntam o que aconteceu e o que eu fiz. Eu respondo que fui má com a minha mãe quando ela estava fazendo coisas boas para mim e para os meus amigos”.
Isso quer dizer que a menina aceitou a punição, e deve ter melhorado seu palavreado em relação à sua mãe...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Portos terão investimentos de R$ 31 bi com privatizações

Folha de S. Paulo: Vídeo revela atuação de policiais para Cachoeira

O Estado de S. Paulo: Governo opera para controlar foco da CPI

Correio Braziliense: DF registra dois ataques a bancos por semana

Valor Econômico: Governo exige a troca de operadores de aeroportos

● Estado de Minas: Adiós, Buenos Aires

● Jornal do Commercio: Presidente da Câmara prevê que CPI sobre bicheiro será "explosiva".

● Zero Hora: Empresário gaúcho foi alvo de Cachoeira

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

Motorista embriagado bate em poste em São Manuel
Um Santana preto conduzido por um homem de 33 anos bateu em um poste na madrugada deste domingo aqui em São Manuel.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, o condutor trafegava pela rua Dona Sebastiana de Barros, na Vila Santa Terezinha, quando colidiu com um poste na quadra um. Após averiguação, a polícia constatou que o motorista estava visivelmente embriagado.
O veículo foi recolhido no pátio do Bezerra e o condutor liberado logo em seguida.
(notícia publicada pelo Jornal da Cidade de Bauru)

Quer mais detalhes? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

domingo, 29 de abril de 2012

DICA DO DIA
Ninguém pode fazer tudo sozinho, embora, às vezes, tentemos nos enganar, achando que isso é possível. Fingimos que somos capazes de fazer tudo sozinhos. Mas não há recompensas ao se passar a vida toda com essas brincadeiras, dizendo coisas do tipo: “estou bem; não preciso de ninguém”.
Como é vergonhoso quando o orgulho se mete na história. Tem gente que, para manter o orgulho, simplesmente deixa de viver a vida e ser feliz... Não há vergonha em considerar outra pessoa atraente ou uma boa companhia, por exemplo. Mesmo que essa pessoa não goste de você, continua não havendo motivo para embaraço nisso.
Se você gostar das pessoas, e elas não gostarem de você, tudo bem... Você não tem de esperar para ver se elas retribuem sua estima. Você pode simplesmente anunciar: “ei, eu te considero uma pessoa fantástica; independentemente do que você pense a meu respeito, isso é o que eu penso de você”. Simples, não?
A alegria na vida advém da liberdade de nos expressarmos, de corrermos riscos e de defendermos aquilo que acreditamos. Nem todo mundo vai gostar de você, mas você pode gostar de quem você é... Tá certo que esse tipo de sinceridade requer um pouco de coragem e é parte do esforço para você se tornar completamente humano. Ser sincero nos permite ver dentro de nos mesmo; cria nossos relacionamentos e reacende os antigos. Você pode até perguntar: “mas não devo bancar o difícil?”. Bem, essa é uma maneira de proceder, mas há métodos melhores de travar contato com as pessoas, como ser você mesmo, ou ser agradavelmente sincero.
Tem uma música que diz: “as pessoas que precisam de pessoas são as mais sortudas do mundo”. Ela também deveria dizer que as pessoas que precisam de outras e fingem o contrário são as maiores perdedoras.
(Andrew Matthews, no livro "Faça Amigos")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Uma criatura estranha foi encontrada na costa de Seal Beach, no estado da Califórnia (EUA). Americana Karen Summers se deparou com o animal enquanto caminhava na praia. Karen avisou os funcionários do Departamento de Obras Públicas, que também não souberam identificar a criatura. A descoberta foi comparada ao "famoso monstro" de Montauk (animal estranho que foi encontrado em uma praia em Montauk, no estado de Nova York, em 2008). Inconclusiva, a notícia não informa a sequência dos acontecimentos. Por isso, não se sabe ainda que diabo de bicho foi encontrado, morto, naquela praia norte-americana...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS E REVISTAS DE HOJE

● O Globo: Delta é acusada de contratar fantasmas e abandonar obras

Folha de S. Paulo: Máquina de lavar chega ao sertão do NE antes da água

O Estado de S. Paulo: Patrimônio de Demóstenes quadruplicou após eleição

Correio Braziliense: Cachoeira espionou a diretoria do DNIT

Estado de Minas: Pequenas cidades, grandes rombos

 Jornal do Commercio: Promessas no lixo

Zero Hora: Telefonia móvel – À espera do 4G, clientes enfrentam rede limitada

Veja: As lições das chefonas

Época: Exclusivo: Da Tijuca para Wall Street

IstoÉ: Veta, Dilma!

IstoÉ Dinheiro: As marcas mais valiosas do Brasil em 2012

CartaCapital: “Não podemos ceder à pressão”

Exame: As maiores fortunas da Bolsa

CRÔNICA DE DOMINGO
Esta crônica eu a escrevi, e foi publicada pelo jornal O PRATIANO, no ano de 2002, portanto, há exatos 10 anos. O tema é bastante curioso, os leitores verão. Boa leitura!

CAPICUAS E PALÍNDROMOS
Palavras estranhas essas. Confesso que sabia dessa coincidência que permite a leitura de números, de palavras ou de frases, da forma correta e de trás para frente, desde os tempos de Ginásio. Mas jamais poderia imaginar que, a essas curiosidades, se dessem nomes tão, vamos assim dizer, exóticos.
No último dia 20 de fevereiro, vivemos um dia capicua. Segundo os especialistas no assunto, trata-se de um momento matemático que acontece apenas dez vezes a cada mil anos, ou seja, uma data que pode ser lida indiferentemente da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda (20.02.2002).
E olhem que – ainda segundo quem entende do assunto – essa capicua foi especial, pois, além de ser a primeira do milênio, pôde ser ampliada pelos relógios digitais às 20h02, mostrando "20:02 20/02 2002". Um fenômeno como esse aconteceu apenas duas vezes anteriormente: às 10h01 de 10/01/1001 e às 11h11 de 11/11/1111, mas é claro que nessa época não se pôde observar a sequência numérica em mostradores digitais de relógios, que isso é coisa de pouco tempo, coisa do século XX.
Grandes capicuas como essas só serão vistas mais uma vez na história da humanidade, às 21h12 de 21/12/2112. Após essa data, será impossível reproduzi-las, já que só existem 12 meses. Muitas pessoas acreditam que essas sequências numéricas simétricas seriam, na verdade, um sinal de boa sorte.
Conta-se que os filólogos catalães asseguram que a palavra capicua nasceu em Barcelona, Espanha, no final do século XIX, para designar os números que podem ser lidos indiferentemente, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Como, por exemplo, 252, 1881, 31513, 245542.
Quando essas coincidências ocorrem na linguagem, são chamadas de palíndromos. Vocábulos e frases inteiras são assim denominados quando podem ser lidos em qualquer direção, como por exemplo: "Ana", "mirim", "reler", "luz azul" ou "seco de raiva, coloco no colo caviar e doces".
O termo palíndromo, reunião de "palin" e "dromos" (em grego, "de novo, em sentido inverso" e "correr"), antes, também era usado para o caso de números. No entanto, o povo de Barcelona, que nada sabia de grego, mas acreditava que encontrar um número desses nos bilhetes dos bondes era um indiscutível sinal de bom agouro, encontrou em "capicua" um vocábulo que lhes pareceu mais adequado. É composto de "cap+i+cua" – literalmente, "cabeça e cauda", em Catalão –, termo que teve ampla aceitação no espanhol, mas escassa penetração no nosso idioma, embora exista no dicionário “Aurélio”.
De qualquer forma, ainda persiste esta superstição de que os capicuas – ou palíndromos – são indicadores de boa sorte, principalmente no que se refere a datas. Muitos achavam que deveria ser especial o 20.02.2002, um capicua dos grandes. Não foi, pelo menos para mim. Foi um dia comum, diferente apenas porque gastei algum tempo procurando saber o que significavam as palavras capicuas e palíndromo.
De qualquer maneira, vale lembrar, de novo, que a cada mil anos ocorrem apenas dez anos capicuas. Este que vivemos, 2002, foi o primeiro do novo milênio. E vai ser o último que veremos, mesmo porque, o próximo, como já se inteirou o prezado leitor, ocorrerá apenas no distante ano de 2112, quando todos nós – a não ser que aconteça uma revolução na ciência ou um grande milagre – já teremos partido desta para melhor...

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

Botucatu perde de São Manuel e ambas são eliminadas da Copa Record de Futsal Feminino

Campeã no ano passado, Botucatu se despediu da Copa Record de Futsal Feminino – Série Ouro 2012 na primeira fase e sem conseguir nenhuma vitória.
Foram três jogos, duas derrotas e um empate. O último jogo na competição foi realizado na noite de segunda-feira (23), em Bauru, contra São Manuel.
O time de Botucatu – representado pela Associação Botucatuense de Desporto (ABD) – foi derrotado por 2 a 1. A vitória contra as botucatuenses manteve a esperança de São Manuel de conquistar vaga à segunda fase da competição.
Porém, as esperanças acabaram junto com o término do jogo seguinte, entre Marília e Iperó. Por 4 a 3, Marília venceu e ficou com a segunda vaga, atrás de Iperó, que já estava classificada.
Desta forma, Botucatu e São Manuel, apontadas como favoritas ao título da Copa Record de Futsal Feminino antes do início da competição, foram eliminadas na primeira fase.

Quer mais detalhes? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate: