sábado, 20 de abril de 2013



NUM DIA 20 DE ABRIL, EM MINAS GERAIS, HÁ 25 ANOS...
O Atlético Mineiro perder para o Rio Branco de Andradas, é mais ou menos como o S. C. Corinthians Paulista perder para o Araçatuba F.C. O resultado pode provocar uma crise no time grande e uma alegria incomum entre os jogadores e, principalmente, entre os torcedores da equipe do interior, aqui em São Paulo ou em Minas. Foi o que aconteceu numa véspera do Dia de Tiradentes, em Minas Gerais, terra do grande herói da Inconfidência. Bom que se diga que a cidade de Andradas (MG) fica a coisa de 20 quilômetros de Espírito Santo do Pinhal (SP), onde eu residia naquele ano de 1988. Eu era gerente da agência do Banco Itaú S.A., e meu filho, Flávio Renato, estudava na EEPSG "Cardeal Leme".

ANDRADAS, MINAS GERAIS
       Noite de quarta-feira, 20 de abril de 1988. O mineiro município de Andradas tinha cara de feriado. Os populares, fisionomias alegres, sorrisos largos, rumavam para o Estádio JK, onde estava a grande atração da noite, ou seja, o jogo entre Atlético Mineiro e Rio Branco. Muita gente na arquibancada. Curiosamente, muitas mulheres. Grudados no alambrado, Logato e Tiãozinho, companheiros de faina — são gerentes do Banco Itaú de São João da Boa Vista e Mogi Guaçu, respectivamente — andradenses, preocupavam-se com um interminável programa político, desses obrigatórios, que rompia pelas emissoras de rádio, impedindo a narração do jogo e a consequente identificação dos jogadores.
       "Veja se isso é hora de falar em política!"— exclama Flávio Renato, filho aqui do escriba. Ligado no cotejo que estava para começar, ele reconhece o jaqueta cinco, volante do Rio Branco, Edson Augusto. É seu professor no "Cardeal Leme". Já tinha para quem torcer. E enquanto o professor Edson Augusto esquecia um pouco a Física e a Química e "dava aula" de toque de bola e de desarme, deu tempo de terminar o tal programa político e do locutor da Rádio Vinícola gritar, emocionado, o gol de Itamar Mineiro: um a zero para o Rio Branco!
       Coisa linda toda aquela gente vibrando nas arquibancadas! O Atlético partiu pra cima do Rio Branco para descontar o prejuízo. Mas não teve sucesso. Sérgio Araújo, sua grande opção de ataque, estava apagado, bem marcado pelo pinhalense Silvinho. Terminou o primeiro tempo. Certamente Telê Santana, técnico do "Galo", julgava que as coisas seriam mais fáceis no segundo tempo. Só que do outro lado, Urubatão, antigo ídolo do Santos F.C., dirigindo o Rio Branco, não pensava da mesma maneira...
       Veio o segundo tempo. O Atlético forçou. Era uma máquina, forte e veloz. Empatou através de Renato, o "pé murcho" que jogou pelo São Paulo e que virou centroavante cabeceador dos melhores em Minas. A tristeza dos andradenses durou pouco. Uma bola encobriu João Leite, tocada de cabeça por um zagueiro do Rio Branco, da entrada da área. Morreu nas redes. Lá estava o segundo gol! Minutos após, o mesmo Itamar Mineiro do gol inicial acertou um pelotaço de fora da área e fez 3 a 1 para o "Azulão"! Colossal sacudida nas arquibancadas! Tiãozinho e Logato derrubaram até os copos de cerveja...
       O Atlético ainda marcou seu segundo gol. Mas ficou nisso. Perdeu o jogo, mas não perdeu a linha, numa partida limpa, sem violência, o que é raro hoje em dia. Os torcedores do Rio Branco saíram alegres do estádio. Pudera: ganharam do "Galo", o time saiu da "lanterna" e divertiram-se pra valer, tudo por Cr$100,00! É que o presidente do Rio Branco, embirrado com a Federação Mineira de Futebol, que despejou muitos fiscais em Andradas naquela noite, baixou o preço dos ingressos e deixou as mulheres entrarem de graça.
Bendita birra essa, que poderia pegar em donos de supermercados, padarias, farmácias e outros que tais... Como seria bom! Tão bom quanto o jogo do dia 20 de abril, véspera de um dia bem mineiro, no Estádio JK, em Andradas, Minas Gerais!
(do livro “Caderno de Notas”, de autoria deste blogueiro – para lembrar esta data)

DICA DO DIA
Perguntado como enfrentar com sucesso uma grande tropa inimiga em condições de combater e preparada para marchar para a batalha, responda: “Começando por tomar uma coisa que o inimigo conserve com interesse; então ele ficará sujeito à sua vontade”?
A rapidez é a essência da guerra. Tire partido da falta de preparação do inimigo, marche por caminhos onde não é esperado e ataque pontos desprotegidos. São os seguintes os princípios a serem observados por uma força invasora: quanto mais profundamente penetrar num país, maior deverá ser a solidariedade entre os soldados e, dessa forma, os defensores não levarão a melhor.
Faça pilhagens em território fértil para suprir seu exército de alimentos. Examine cuidadosamente o bem-estar de seus homens e não os sobrecarregue. Concentre sua energia e armazene suas forças. E mantenha seu exército sempre em movimento e delineie planos insondáveis.
O tático habilidoso pode ser comparado a uma cobra encontrada nas Montanhas Ch’ang: atingida na cabeça, reage com o rabo; atacada no rabo, responde com a cabeça; agredida no meio, ataca com a cabeça e o rabo.
(trecho de "A Arte da Guerra", de Sun Tzu)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A Arábia Saudita tem leis bastante rigorosas para as mulheres - e elas são cobradas com rigor pela polícia religiosa. Uma delas as proíbe de dirigir veículos no país. Mas um abrandamento da lei permite agora que as sauditas pilotem bicicletas, motocicletas, triciclos e quadriciclos Mas as mulheres só poderão pilotar em áreas restritas à recreação e usando as tradicionais vestes islâmicas. Além disso, elas deverão, segundo a agência AFP, estar acompanhadas de um parente do sexo masculino.
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: 23 horas de perseguição: Com Boston sitiada, FBI mata um suspeito e prende o irmão

Folha de S. Paulo: Suspeito é morto, e polícia prende irmão após caçada

O Estado de S. Paulo: Maduro assume presidência e propõe diálogo à oposição

Correio Braziliense: Caçada implacável

Estado de Minas: Copa vai encurtar férias de janeiro

Jornal do Commercio: Chuva renova esperança

Zero Hora: O terror revivido: Um suspeito morto e outro preso nos EUA


QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● Polícia prende acusado de matar namorada grávida

A Polícia Civil de São Manuel (69 quilômetros de Bauru), em conjunto com policiais civis de Belo Horizonte, Minas Gerais, prendeu o autor de um homicídio ocorrido no dia 14 de dezembro de 2006, no Recanto Ouro Verde, em São Manuel. A vítima, morta a facadas, era ex-namorada do acusado e estava grávida.
O caso foi divulgado pelo JC. Na ocasião, após discussão por razões passionais, Júlio César Pedroso Manzara, na época com 27 anos, esfaqueou três vezes a ex-namorada Lady Dayana Aparecida Moraes, que tinha 24 anos.  O relacionamento de um ano entre o casal havia terminado há cerca de três meses. Um dos golpes acertou o coração da jovem, que foi levada ao Pronto-Socorro (PS) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Após o crime, Julio fugiu.
Desde então, o Setor de Inteligência da Polícia Civil de São Manuel vem tentando localizá-lo. Recentemente, ele foi preso em flagrante por policiais civis de Belo Horizonte acusado de explodir caixas eletrônicos.
No momento da prisão, Júlio identificou-se como Éder. Porém, a polícia conseguiu confirmar a sua verdadeira identidade e, como já tinha a informação de que ele era procurado por homicídio, informou a delegacia de São Manuel.
(Jornal da Cidade, de Bauru)

Quer mais informações? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

sexta-feira, 19 de abril de 2013



DICA DO DIA
Há pessoas que parecem estar sempre perdidas num nevoeiro de confusão. Vão para um lado, depois para o outro. Tentam uma coisa, então mudam para outra. Andam por um caminho e, de repente, voltam em direção contrária. O problema delas é simples: não sabem o que querem. Você não pode atingir um alvo se não souber qual é. O que é preciso fazer é sonhar. Acomode-se num lugar onde se sinta confortável e planeje passar uma hora aprendendo o que espera ser, fazer, compartilhar, ver e criar. Essa poderá ser a hora de decidir metas e determinar efeitos. Nesse período você fará um mapa das estradas que quer percorrer na vida; planejará  para onde quer ir e como espera chegar lá. Pra começar, não ponha qualquer limite no que é possível. Metas limitadas criam vidas limitadas. Portanto, ao determinar suas metas vá o mais longe que quiser. Você precisa decidir o que quer, porque essa é a única maneira possível de consegui-lo. Siga alguns passos para formular seus objetivos:
- exprima seu desejo em termos positivos; diga o que deseja que aconteça;
- seja o mais específico possível; use todos os sentidos para descrever os resultados que quer;
- esteja no controle; seu objetivo deve ser iniciado e mantido por você; não deve depender de mudanças de outras pessoas para que você seja feliz.
Todos nós temos algumas idéias das coisas que queremos. Mas, algumas são vagas – mais amor, mais dinheiro, mais tempo para aproveitar a vida. No entanto, para dar força aos nossos biocomputadores para que criem um resultado, é preciso tornar nossos sonhos mais específicos... Lembre-se: o cérebro precisa de sinais nítidos e diretos do que quer realizar. Sua mente tem o poder de lhe dar tudo que queira, mas só pode fazê-lo se estiver recebendo sinais nítidos, brilhantes, intensos e focados.
(Anthony Robbins, em "Poder sem limites")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A santidade da vaca é um dos preceitos da religião hindu. Textos sagrados, como os Vedas, compilados por volta de 1500 a.C., associam a vaca à fertilidade e a divindades como Krishna, que teria sido pastor. O hinduísmo sofreu ainda a influência de outra crença, o jainismo, que prega o vegetarianismo e a não-violência. Assim, associada à figura materna por fornecer leite, a vaca também virou objeto de devoção por suas qualidades simbólicas, como humildade e docilidade. Para ter uma ideia do status da ruminante, ela é considerada mais "pura" que a casta mais elevada da sociedade indiana: os brâmanes (sacerdotes). Não à toa, na maioria dos estados indianos o abate desse animal é proibido e, para desespero de muitos guardas de trânsito, ela pode circular com desenvoltura pelas ruas sem ser incomodada. Mas a adoração da mimosa não é uma unanimidade na Índia. Embora cerca de 80% da população seja hindu, há milhões de devotos de outras crenças, como cristãos e mulçumanos, que não cultuam a vaca. Seja como for, todo mundo respeita o animal por lá, e até suas fezes são usadas em rituais! A vaca é sagrada na Índia e ponto final!
(mundoestranho.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Atentados em Boston: FBI exibe imagens de suspeitos e pede ajuda

Folha de S. Paulo: Após pressão de opositores, Venezuela vai recontar votos

O Estado de S. Paulo: Marina e tucanos tentam barrar limite a novo partido

Correio Braziliense: CGU exige explicações do Itamaraty sobre fantasmas

Valor Econômico: Projeções indicam avanço do investimento no 1º trimestre

Estado de Minas: A história que o Brasil escondeu

Jornal do Commercio: Dilma cria 7.600 vagas no governo

Zero Hora: Atentados nos EUA: FBI apresenta dois suspeitos


QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● Aldeia faz megafesta indígena
Como parte das comemorações do Dia do Índio, evento em Avaí vai ter de atividades culturais a programação esportiva

Para comemorar o Dia do Índio neste dia 19 uma megafesta indígena tem início hoje na Aldeia Ekeruá na reserva de Araribá em Avaí (39 quilômetros de Bauru) com início às 8h e com atividades culturais e até jantar comunitário. O evento prossegue no sábado e domingo.
O gestor cultural David Henrique da Silva Pereira diz que a festa já virou tradição  na história da reserva. Neste ano as quatro aldeias formam a reserva que vai completar 100 anos. Só Ekeruá é composta de 180 indígenas, explica o gestor cultural.
Hoje a recepção aos visitantes começou às 8h e, por volta das 8h30, teve palestra sobre a cultura terena com Mario Camilo, filho do cacique da aldeia. A abertura da festa com a bênção do pajé e fala do cacique está marcada para as 9h. Na programação estão previstas, por volta das 10h30, a Dança da Chuva das mulheres indígenas (putú-putú) e apresentação da Dança da Ema dos homens indígenas (kipâe). Para encerrar a programação da manhã tem teatro indígena às 11h, com pausa para almoço às 12h.
Segundo Silva Pereira, por volta das 13h tem a competição de tiro ao alvo com arco e flecha e torneio de malha. No primeiro dia de festividades à noite, 18h, tem jantar comunitário e encerra o primeiro dia de festividades às 23h com Dj Leandro.
No sábado, às 10h retomam as atividades com Dança da Chuva (putú-putú), Dança da Ema (kipaé) e teatro indígena. Também estão reservadas na programação atividades esportivas. A equipe feminina de futebol de campo da Aldeia Ekeruá vai jogar amistosamente contra aldeia Jaraguá. O baile será às 23h.
A festa  continua no domingo com jogo de futebol amistoso infantil entre Ekeruá e um time visitante. Haverá um Torneio Início com 16 equipes, a partir das 11h (inscrição no local ou pelo (14) 9607-7237 e premiação de 1º, 2º, 3º e 4º colocado.

Relógio de sol
Uma das novidades será a inauguração do relógio de sol instalado no centro da aldeia. Feito de madeira com figura de um índio cujos pontos apontam as estações do ano, o início da manhã e da tarde. “O relógio também relaciona com os pontos cardeais. É uma novidade na festa deste ano”, diz o índio Silva Pereira, da comissão organizadora da Aldeia Ekeruá, cujo cacique é Jazone de Camilo.
No primeiro dia são esperados mais de 600 visitantes, mas deve chegar a mais de 3 mil pessoas até o domingo, estimam os organizadores. No local também vai ter exposição e venda de artesanato. Informações pelos (14) 9702-4315, 9673-3422, davidterena@yhoo.com.br ou aldeia-ekerua.blogspot.com.
(Jornal da Cidade, de Bauru)
Quer mais informações? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

quinta-feira, 18 de abril de 2013



DICA DO DIA
O sucesso da nossa vida e do nosso futuro depende da nossa motivação e determinação, ou confiança em nós mesmos. Através de experiências difíceis, a vida às vezes ganha maior significado.
Se você observar pessoas que, desde o início da vida tiveram tudo, vai perceber como elas perdem a esperança ou se irritam rapidamente quando deparam com pequenas adversidades. Outras, que passaram por dificuldades, têm uma reação diferente porque desenvolveram atitudes mentais mais fortes.
Uma pessoa que passou por experiência de privações consegue enfrentar problemas com mais firmeza do que quem nunca passou por sofrimento. Portanto, visto por esse ângulo, um pouco de sofrimento pode ser uma boa lição para a vida.
(Dalai-Lama, em "O Livro da Sabedoria")

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
No ano passado, uma notícia deixou os amantes de café com estômago embrulhado: uma empresa havia lançado um café feito com "fezes de elefante". Calma, a bebida não tem gosto de fezes. Os grãos de café passam pelo trato digestivo do animal e depois de expelidos, são tratados por especialistas. O quilo chega a custar R$ 2.200.
Agora, uma companhia japonesa, a Sankt Gallen, baseada em Kanagawa, criou uma cerveja "feita de fezes de elefante". Sim, uma cerveja!
A cerveja foi batizada como "Un, Kono Kuro" (uma brincadeira com "unko", palavra japonesa para cocô). Ela foi feita a partir da fermentação dos grãos de café expelidos pelos paquidermes.
A cervejaria lançou a bizarra bebida como uma promoção e não pretende fabricá-la regularmente. Mas todas as unidades oferecidas foram compradas rapidamente em um só dia. Bebedor de cerveja não tem nojo de nada...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Quase dois anos depois… Para conter inflação, BC volta a subir juros

Folha de S. Paulo: Com inflação em alta, BC eleva taxa de juros

O Estado de S. Paulo: Juro sobe 0,25 ponto e BC fala em ‘cautela’ no ajuste

Correio Braziliense: Ameaçado pela inflação, Brasil volta a subir juro

Valor Econômico: BC inicia ciclo de aperto monetário com “cautela”

Estado de Minas: Delegado passou por cima da lei

Jornal do Commercio: Trânsito do Recife terá orientadores

Zero Hora: Dividido e pressionado, BC eleva juro para 7,5%

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● Prefeitura prorroga prazo para pagamento de IPTU e ISS

Contribuintes terão até o dia 31 para ter direito ao desconto e não pagar multa

O prefeito Marcos Monti prorrogou para o dia 31 de abril de 2013 o vencimento do IPTU e ISS do município de São Manuel.
Os contribuintes que fizerem o pagamento integral do imposto terão o desconto de 10%. Já aqueles que pagarão parcelado, não terão que pagar os juros e a multa.
Vale lembrar que a regra só é válida para aqueles que fizerem o pagamento no setor de tributação da Prefeitura de São Manuel. Isso acontece porque não foi possível fazer a baixa no sistema do banco, permitindo que o contribuinte fosse isento dos juros e da multa de atraso.
(cluberegional.com.br)

Quer mais informações? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

quarta-feira, 17 de abril de 2013



DICA DO DIA
Pedir é humano. Agradecer é divino. Nada custa dizer muito obrigado. Essa expressão tão pequena, mas nobre, é a exteriorização de um sentimento que tem o doce nome de gratidão. Nela, o perfume da humildade se confunde com a fragrância do reconhecimento.
(Vicente Carvalho, no livro “Rastros de Luz”)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
A polícia de Girard, do estado da Pensilvânia (EUA), notificou uma mulher de 42 anos, depois que ela ligou para o serviço de emergência para pedir o divórcio do marido,  requisitando auxílio policial para que o homem deixasse sua casa.
Oficiais arfirmaram que a americana ligou por volta da 1h, pedindo para que a polícia fosse até a sua casa. Ao chegarem ao local, os policiais explicaram à mulher que o divórcio deve ser resolvido em âmbito judicial, e que o marido não poderia ser removido da residência porque nenhum crime havia sido cometido.
Ao final, a mulher acabou sendo levada à delegacia e notificada por conduta desordeira e mau uso do serviço de emergência. A notícia não informa se ela conseguiu ou não o divórcio do marido. Mas conseguiu sim uma bela dor de cabeça com a polícia...
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

O Globo: Estado de alerta: EUA ainda sem explicação para o novo atentado

Folha de S. Paulo: conflito eleitoral na Venezuela deixa sete mortos

O Estado de S. Paulo: Após 7 mortes, Venezuela fala em golpe de Estado

Correio Braziliense: Terror nos EUA põe o mundo em alerta

Valor Econômico: Tesouro concedeu subsídios de R$ 42,9 bilhões em 2012

Estado de Minas: Crimes sem resposta: Onde está a verdade?

Jornal do Commercio: O sufoco vai continuar

Zero Hora: CNJ força Justiça do RS a abrir nomes e salários


QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:


NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● PM apreende um quilo de cocaína em Botucatu e pedra de crack em S.Manuel

Ontem de manhã, a Polícia Militar (PM) de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) apreendeu um tablete de cocaína pura pesando pouco mais de um quilo que foi encontrado por um morador da rua Francisco Ribeiro do Amaral, jardim Reflorenda, no jardim de sua residência.
O fato ocorreu por volta das 8h. De acordo com a PM, a droga foi apresentada na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise). Durante novas buscas, policias militares e civis localizaram um tablete de crack pesando 556 gramas em cima do telhado do imóvel. A Polícia Civil vai iniciar as investigações para localizar o dono da droga.

Mais ocorrências
Em São Manuel (69 quilômetros de Bauru), a Polícia Civil prendeu ontem em flagrante D.F.S., 19 anos, quando ele vendia drogas na esquina de sua residência. Com ele, foram localizadas nove pedras de crack.
No quintal do imóvel, os policiais civis encontraram 13 papelotes de cocaína, uma pedra bruta de crack pesando mais de 600 gramas e uma balança de precisão.
O jovem confessou à polícia que havia pago R$ 7,5 mil pela droga e que, com a venda, receberia em torno de R$ 18 mil. Ele foi autuado por tráfico e conduzido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César.

Em Agudos (13 quilômetros de Bauru), por volta das 19h30, as equipes de Força Tática da 5ª Companhia da Polícia Militar (PM) apreenderam 30 papelotes de cocaína e R$ 32,00 com um adolescente de 16 anos.
Ele foi abordado no cruzamento das ruas Wilma Maria Venturini e Francisco Gerônimo Lopes, Parque Pampulha. O adolescente foi ouvido na delegacia e liberado aos responsáveis.
Momentos antes, por volta das 19h, após denúncia, as equipes apreenderam três espingardas artesanais que estavam dentro de um saco plástico preto, em um matagal na rua Budapeste, no mesmo bairro. Os dois homens que teriam deixado as armas no local não foram localizados.
(Jornal da Cidade, de Bauru)

Quer mais informações? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate: