sábado, 19 de abril de 2014



SÁBADO DE ALELUIA

 

Este dia, antigamente, era destinado à Malhação do Judas, um costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, desde os primeiros séculos da colonização europeia. Para alguns pesquisadores, seria um resíduo folclórico transfigurado das perseguições aos judeus que se desencadeou na Idade Média, na época da Inquisição. Para outros, o Judas queimado seria uma personalização das forças do mal, vestígio de cultos para obter bons resultados, no início e no fim das colheitas, realizados em várias partes do mundo. Há ainda alguns historiadores que afirmam ser o costume remanescente da festa pagã dos romanos.
Malhar o Judas ainda é uma prática comum em certas regiões do Brasil, apesar do costume estar desaparecendo da maioria delas, principalmente por falta de local adequado ou pelos perigos que representa, sobretudo nas cidades maiores. Hoje, a brincadeira está restrita, praticamente, a algumas cidades do interior brasileiro, que continuam preservando esse evento como parte de nossas tradições populares.

DICA DO DIA
A Páscoa é amor, fraternidade, união. Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações. Que esta seja a verdade da sua e da nossa Páscoa! Nosso desejo é que o seu domingo seja muito feliz e abençoado! E que possamos continuar tendo uma amizade tão especial como a sua! Feliz Páscoa!

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Uma jovem que tinha fobia de outras comidas e só ingeria batatas fritas, finalmente conseguiu comer uma refeição normal.
Hanna Little tem 20 anos e há 15 desenvolveu uma disfunção alimentícia que lhe causava enjoos quando tentava comer outros alimentos. A moradora de Truro (Inglaterra), precisou ser hipnotizada para saborear um pedaço de pizza.
Em entrevista ao jornal "Mirror", a britânica disse:
"Outras comidas me aterrorizavam, deixavam-me psicologicamente doente e ansiosa. Eu não sabia como reagir quando ia a festas, piqueniques e churrascos. Eu nunca podia comer nada".
Hanna contou que até conseguia engolir uma torrada no café da manhã, mas que no almoço e no jantar o menu não podia ser alterado: batatas fritas.
A jovem chegou a inventar alergias a alguns alimentos para não experimentar outras comidas.
"Uma vez a mãe do meu namorado fez um macarrão incrível, mas eu não pude comer. Eu fingi ser alérgica ao molho de tomate", confessou a jovem.
O psicólogo Feliz Economakis, que tratou Hanna, disse que a disfunção alimentar geralmente é causada por um trauma associado à comida desenvolvido geralmente na infância.
A sessão de hipnose durou apenas uma hora e, ao final, Hanna estava pronta para experimentar diferentes tipos de comida sem ansiedade alguma.
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

Folha de s. Paulo: China toma mercados do Brasil na Argentina

O Estado de S. Paulo: Dilma quer mais divulgação de
‘marcas sociais’ do governo

O Globo: Sem manutenção, Rio-Petrópolis vira rodovia da morte

Correio Braziliense: Nunca tantas crianças no país pediram socorro

Estado de Minas: Jornais colombianos começam a se despedir de Gabriel Garcia Marquez

Jornal do Commercio: Silêncio e reflexão durante a procissão do Senhor Morto

Zero Hora: Segurança pública – Mais de 3,4 mil perícias estão atrasadas no RS

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:

NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● Mulher vai parar na UTI após escova progressiva no cabelo
Ela passou mal alguns dias depois do procedimento e teve que ser internada
Uma mulher de 62 anos, moradora de Macatuba (46 quilômetros de Bauru), foi parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base (HB) de Bauru depois de fazer uma escova progressiva (procedimento usado para alisar os cabelos).
O fato ocorreu no dia 5, quando M.A.S.F. foi até um salão de cabeleireiro do município para fazer a escova progressiva. Durante o procedimento, ela chegou a sentir uma irritação no couro cabeludo.
Contudo, o quadro de aparente reação alérgica começou a piorar nos dias seguintes. Por duas vezes, a mulher procurou atendimento médico no Pronto-Socorro (PS) da Santa Casa da cidade e, na terceira consulta, acabou internada.
Em razão da gravidade do estado de saúde da vítima, ela chegou a ser transferida para a UTI do Hospital de Base (HB) de Bauru. Ontem, no final da noite, o hospital informou que ela permanecia internada, mas já estava no quarto.
Quer mais informações? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:





sexta-feira, 18 de abril de 2014



SEXTA-FEIRA SANTA



A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

Na foto acima, feita por Julinho Coiado há alguns anos, flagrante da Procissão do Senhor Morto em São Manuel.

DICA DO DIA
Páscoa…
É ser capaz de mudar.
É partilhar a vida na esperança.
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente.
É viver em constante libertação.
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida.
É investir na fraternidade.
É lutar por um mundo melhor.
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço.
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje…
Somos melhores do que fomos ontem.
Desejo a todos os amigos e amigas uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!
(retirada da internet)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
Quarenta e cinco anos. Esse foi o tempo que uma carta levou para chegar até o seu destino em Nova York (EUA). Susan Heifetz recebeu tardiamente a carta da mãe, que a parabenizava pelo seu aniversário de 19 anos.
Susan, que atualmente mora no Brooklyn, ficou grata ao inquilino da casa onde ela viveu na infância. Foi graças a ele que a entrega da correspondência ocorreu, já que a mãe de Susan endereçou a carta ao antigo endereço da filha.
De acordo com o "New York Post", Susan disse que o homem encontrou o telefone dela na internet. Ela ficou chocada quando ouviu a voz do outro lado dizer:
"Eu tenho uma correspondência para você e a única razão pela qual estou tentando te encontrar é porque a carta foi postada em 1969".
Susan foi buscar pessoalmente a carta em seu antigo bairro, o Sheepshead Bay. Ela imediatamente reconheceu o batom da mãe na parte de trás do envelope:
"Minha mãe sempre beijava o verso das correspondências. Foi muito emocionante ver que o batom dela resistiu por 45 anos".
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

Folha de S. Paulo: Após dois dias e 52 mortes, PM da Bahia encerra greve

O Estado de S. Paulo: São Paulo (capital) registra mais de 100 novos casos de dengue por dia

O Globo: Desemprego no Rio cai a 3,5%, mas inflação diminui a renda

Correio Braziliense: O homem que viveu para contar

Estado de Minas: 1927 – Gabriel Garcia Marquez - 2014

Jornal do Commercio: Morre aos 87 anos, o escritor colombiano Gabriel Garcia Marques

Zero Hora: RS é o segundo Estado que mais abriu vagas em março

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:

NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● Tradição da ‘Via Sacra’ é mantida

Ibitinga, Jaú, Agudos e Santa Cruz têm hoje encenação da Paixão e Morte de Cristo em espetáculos em praças e parques para centenas de pessoas

Hoje o grupo de teatro Bom Jesus mantém a tradição que vem desde 1982 de encenar a Via Sacra em Ibitinga (90 quilômetros de Bauru) com participação de mais de 300 pessoas entre atores e figurantes. No Distrito de Potunduva, em Jaú (47 quilômetros de Bauru), também está prevista encenação da vida e morte de Jesus, assim como em Agudos (13 quilômetros de Bauru) e Santa Cruz do Rio Pardo (90 quilômetros de Bauru).
Em Ibitinga, a encenação será no Pavilhão Permanente de Exposições e não há dublagens, tudo ao vivo. O som se propaga por microfone de lapela, que é utilizado pelos atores para acrescentar mais realismo às cenas. Outra novidade, é a apresentação hoje da banda Cantores de Deus, a partir das 20h.
Em Agudos, o espetáculo da Via Sacra será na praça Coronel Delfino (Matriz) às 9h. Pela manhã também serão realizadas confissões no setor Matriz, das 8h às 11h.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo acontece hoje, a partir das 20h30 ao lado do Museu (antiga estação ferroviária). O evento vem crescendo a cada edição, em 2013 foram mais de 50 pessoas envolvidas na apresentação.
Hoje encenam quase 100 pessoas, dentre os atores principais, soldados e o povo que é essencial para a apresentação. Em todas as cidades a prefeitura auxilia na infraestrutura das apresentações e equipamentos de som.

Comunidade
O Grupo Nova Geração de Teatro, da Paróquia Santa Cruz, Distrito de Potunduva pertencente a Jaú, junto com a Prefeitura, realiza a encenação da Paixão de Cristo pelo nono ano consecutivo. A apresentação será realizada às 20h no Ginásio Poliesportivo Geraldo Lopes, no distrito.
A encenação conta os últimos passos da vida de Jesus Cristo, com destaque para os milagres, a entrada em Jerusalém na semana da Páscoa, os tumultos que sua presença causou ao redor do templo sagrado, os conflitos com os fariseus, a última ceia, a traição, a prisão, o julgamento, o flagelo, a crucificação e a ressurreição. Para este ano a grande novidade é o castelo de Pilatos, construído pelos integrantes do grupo, deixando ainda mais real toda a encenação.
A entrada para a apresentação é a doação de 1 quilo de alimento não perecível para a Pastoral Social de Potunduva. A expectativa do grupo é receber um público de mais de cinco mil pessoas no ginásio.
(Jornal da Cidade – Bauru)

Observação do blogueiro: Aqui em São Manuel também haverá encenação da Via Sacra, tradicionalíssima, sob a coordenação da Paróquia Nossa Senhora Consolata (Padre Adauto), nas COHABs I e II. Esse evento sempre reúne centenas de católicos da cidade.

Quer mais informações? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:

quinta-feira, 17 de abril de 2014



Taxa de desemprego no país fica em 5% em março, aponta IBGE

A taxa de desemprego no país ficou em 5% em março, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (17).
Houve uma pequena queda em relação a fevereiro, quando a taxa registrada foi de 5,1%. Em relação a março de 2013 (5,7%), houve uma queda de 0,7 ponto percentual.
O número de pessoas desocupadas ficou estável de fevereiro para março, em 1,2 milhão de pessoas. Já em relação a março de 2013, registrou uma baixa de 11,6%. 
A população ocupada manteve-se estável tanto na comparação com fevereiro, quanto com março de 2013: 22,9 milhões.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,7 milhões) não apresentou variação em relação a fevereiro, e cresceu 2% comparado a março de 2013.
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores (R$ 2.026,60) também variou pouco em relação a fevereiro; em relação a março do ano passado, subiu 3%, para R$ 1.967,54.
A PME é realizada em seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

DICA DO DIA
A faca mais perigosa é a cega, porque é a mais difícil de controlar. Força bruta sem controle é ainda pior do que inútil: é destrutiva. Com o poder vem a obrigação de exercer o controle. Suas ações são muito poderosas, especialmente quando consideradas ao longo do tempo. As "pequenas coisas" que você faz, dia após dia, somam-se e têm uma grande influência no seu mundo.
Seus pensamentos são também poderosos. Tudo que você faz começa com um pensamento. Para usar sabiamente o poder dos seus pensamentos e ações, você deve exercer criteriosamente o controle. O poder de seus pensamentos e ações está ali. Seu trabalho é controlar e dirigir esse poder. Sem esse controle você trabalha contra si mesmo.
Focalizando o controle, você pode alcançar uma incrível satisfação. Controle e equilíbrio podem ser a chave da sua felicidade e sucesso.
(diabetenet.com.br)

NOTÍCIA DE CAIR O QUEIXO
O que você faria se o síndico do seu prédio proibisse o uso de celulares no local? Muitos entrariam em pânico, certamente. Entretanto outros teriam razões de sobra para comemorar. São as pessoas que sofrem de um distúrbio conhecido como sensibilidade química múltipla, que os fazem ter problemas com a radiação eletromagnética dos celulares e outros elementos nocivos.
Para essas pessoas, foi construído em Zurique (Suíça) um edifício onde o uso de celular é terminantemente proibido. Além disso, os moradores não podem fumar e usar perfume ou produtos de limpeza.
Mesmo durante a construção, produtos de higiene e cigarros foram vetados.
O prédio foi criado em iniciativa conjunta da organização Healthy Life and Living Foundation e da prefeitura local. A inauguração está prevista para dezembro, de acordo com o "Telegraph". Para garantir a eficácia da instalação, foi adotado um escudo anticelular, que bloqueia qualquer aparelho no interior do prédio.
Cerca de 5 mil pessoas sofrem de sensibilidade química múltipla na Suíça.
(contaoutra.com.br)

AS MANCHETES DOS JORNAIS DE HOJE

Folha de S. Paulo: Bahia recorre ao Exército após greve de PMs e saques

O Estado de S. Paulo: Taxa de desemprego tem ligeira queda e fica em 5% em março

O GloboAumentos na conta de luz já variam de 11% a 29%

Correio Braziliense: Vargas, um zumbi que assombra o PT

Valor Econômico: Campanha oficial tenta resgatar o apoio à Copa

Estado de Minas: Março teve desemprego de 5%, menor taxa para o mês

Jornal do Commercio: Na estreia, Paixão de Cristo no Recife leva 2 mil pessoas ao marco zero

Zero Hora: Luz 29% mais cara para 3,8 milhões de gaúchos

Brasil Econômico: Produto químico reduz pressão na balança comercial

QUER MAIS DETALHES DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS? CLIQUE NO SITE ABAIXO:

NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

● Dupla é presa com quase R$ 1 mil em notas falsificadas

Dois homens foram presos, no final da tarde desta quarta-feira (16), após serem flagrados com quase R$ 1 mil em notas falsificadas, em Botucatu (100 quilômetros de Bauru). O fato aconteceu por volta das 17h.

Segundo a Polícia Militar (PM), uma equipe policial foi informada, por uma funcionária de uma loja, localizada no bairro Cohab I, de que dois rapazes teriam ido até o estabelecimento e fizeram o pagamento das mercadorias com uma nota de R$ 100 falsificada.
Os militares, após informações do carro e das características físicas dos bandidos, realizaram patrulhamento pela área e  localizaram os acusados em um Fiat/Palio, com placas de Jaú, trafegando pela rodovia Marechal Rondon (SP-300).
Durante a abordagem, os policiais encontraram mais R$ 984,00 em notas falsificadas. Indagados, eles não informaram de onde teriam adquirido o dinheiro.
José Barbosa e Maicon Rafael foram encaminhados para o Plantão Policial, onde foram autuados em flagrante por falsificação e encaminhados para a Cadeia Pública de Itatinga.
(Paola Patriarca – Jornal da Cidade – Bauru)
Quer mais informações? Acesse o site da Rádio Clube AM ou o do jornal O Debate:
www.odebateregional.com.br