sábado, 21 de junho de 2014



O INVERNO CHEGOU
Preparem os casacos porque o inverno chegou. Bem cedinho, exatamente às 7h51min deste sábado, a estação mais gelada do ano chegou ao hemisfério sul. Mas não há porque se apavorar, já que o principal aliado do inverno, o frio, chegou antes aqui por nossa região, com a entrada das primeiras massas de ar polar que seguiram com frequência, até agora. Mas os meteorologistas alertam que neste ano, devido ao fenômeno El Ninho, que aquece as águas do Pacífico, teremos um Inverno mais moderado, sem tanto frio. Tomara!

DICA DO DIA
Uma das melhores maneiras de melhorar nossa consciência sobre o grau de proatividade que atingimos é perceber onde concentramos nosso tempo e nossa energia. Todos temos um amplo espectro de preocupações – saúde, filhos, problemas profissionais e financeiros, a economia do país, dívida externa, guerras, violência, etc... Conforme olhamos para o que se encontra dentro do nosso círculo de preocupações, fica claro que existem coisas sobre as quais não temos controle efetivo, e outras em que podemos interferir.

Essas últimas – que dependem de nossas atitudes e ações – devem ficar dentro dos limites do círculo de influência, um pouco menos. E, ao determinar em qual dos dois círculos concentramos a maior parte de nosso tempo e energia, podemos descobrir muito sobre nosso grau de proatividade.

As pessoas proativas concentram seus esforços no círculo de influência; ou seja, elas cuidam do que podem modificar. As pessoas reativas, por outro lado, concentram seus esforços no círculo das preocupações, e seu foco recai na fraqueza dos outros, ou seja, nas circunstâncias que fogem de seu controle. Esse foco resulta em atitudes acusatórias e lamentações, e postura de eterna vítima...

Enquanto trabalhamos no âmbito do nosso círculo de preocupações, permitimos que os elementos pertinentes a ele nos controlem. Assim, não tomamos as iniciativas proativas necessárias para provocar mudanças positivas.

(Stephen R. Covey no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")

FOTÓGRAFA

Lívia Maria, minha neta, desta vez foi sozinha fotografar os desenhos de Corpus Christi. Eu, em tratamento médico, não pude acompanhá-la. O pai dela foi junto e a fotografou colhendo imagens com seu celular.

OS JORNAIS

□□□ A sensação da Copa do Mundo está sendo o time da Costa Rica, que se classificou para as oitavas de final, na frente de três gigantes: Itália, Inglaterra e Uruguai. O Brasil se prepara para a partida decisiva contra Camarões, que já está desclassificado, mas que quer ganhar o prélio. O jogo será realizado na segunda-feira.

□□□ Autoridades brasileiras e representantes da Fifa estão reunidos para discutir ajustes nos procedimentos de segurança nas cidades-sede da Copa. A invasão de torcedores chilenos no Maracanã acendeu a luz de alerta para as falhas.

□□□ O “Jornal da Band” informa que empresa estrangeira fez balanço positivo da Copa do Mundo no Brasil.

□□□ O desmatamento da Amazônia diminuiu 24% nos últimos dez meses. Segundo o levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a floresta perdeu mais de 1,7 mil km² de bioma no período.

□□□ Com clima de incerteza sobre pagamento da dívida local, papéis de empresas da Argentina também são castigados em NY. Governo diz que não há missão preparada para conversar com credores nos EUA; nos bastidores, país admite negociar.

□□□ Zero Hora zinforma que Dilma continua liderando as pesquisas eleitorais, mas sua popularidade cai.

□□□ Moradores de Lüdernalp, na capital Berna, na Suíça, levaram um susto ao se depararem com uma vaca que foi parar em cima do telhado de uma fazenda, ficando próxima ao dono do animal que fazia de tudo para que ela descesse.
De acordo com o jornal suíço “20 Minuten”, a vaca escapou do rebanho e saltou no telhado da residência, após ser perseguida pelo dono munido de uma vassoura. O topo da fazenda fica próximo a uma cerca que separa a estrutura de uma estrada em nível acima, o que permitiu que o animal subisse sem problemas.
O homem ainda usou uma escada para tentar subir no telhado e retirar o animal dali, mas acabou caindo após algumas tentativas.
“Tive que olhar três vezes para acreditar que tinha uma vaca em um telhado”, contou ao jornal Rolf Steiner. A testemunha disse também que, em determinado momento, o animal decidiu descer e calmamente andou até o chão, em direção ao pasto”.
O bicho não se feriu no incidente, mas Steiner contou que “o telhado da casa ficou com alguns buracos” devido ao peso do animal.

□□□ Bom dia a todos!

sexta-feira, 20 de junho de 2014



DICA DO DIA

□□□ As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de dividir suas vidas com os outros.

Elas são honestas nas atitudes, são sinceras e compassivas, e sempre dão por certo que o amor é parte de tudo.

As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de se doar aos outros e de ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos.

Elas não têm medo de ser vulneráveis; elas acreditam que são únicas e têm orgulho de ser quem são.

As pessoas especiais são aquelas que se permitem o prazer de estarem próximas aos outros e se importarem com a felicidade deles. Elas vieram para entender que o amor é o que faz a diferença na vida.

As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida bela.

(diabetenet.com.br)

DE CORPUS CHRISTI

Houve muita movimentação em São Manuel ontem, com a realização da Procissão de Corpus Christi, com os desenhos nas ruas reproduzindo obras do artista plástico conhecido internacionalmente Romero Britto.

OS JORNAIS

□□□ O Uruguai deu um chega pra lá na Inglaterra ontem, vencendoi o jogo por 2 a1. Itália e Costa Rica abrem hoje (20), às 13h  (horário de Brasília), a rodada da Copa do Mundo, na Arena Pernambuco, no Recife, pelo grupo D. A Costa Rica, primeira colocada do grupo, conta com uma vitória de 3 a 1 sobre o Uruguai. Segunda colocada do grupo, a Azzura, como também é conhecida a equipe italiana tetracampeã, venceu a Inglaterra na Arena Amazonas por 2 a 1. 


□□□ Embratur: Copa gera um milhão de empregos no País desde 2011. De acordo com o presidente da Embratur, Vicente Neto, o número de empregos criados no País representa 15% das 4,8 milhões de vagas geradas durante o governo Dilma. Segundo a instituição, R$6,7 bilhões entraram no setor de turismo com o Mundial.



□□□ Contratos temporários vão chegar a nove meses a partir de julho. A regra foi alterada pelo Ministério do Trabalho para atender a uma demanda de funcionários e empregadores. Segundo o governo, um dos motivos para autorizar o contrato temporário mais longo é a licença maternidade de seis meses.

□□□ Felipe de Borbón foi proclamado nesta quinta-feira Felipe VI, rei da Espanha. Ele substitui o pai,  Juan Carlos, que após 39 anos, abdicou do trono no início do mês. “Juro desempenhar fielmente as minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autônomas”, disse Felipe VI em seu juramento.

□□□ O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que no início da semana confirmou que deve se aposentar no ano que vem, quando completa 65 anos de vida pública, pretende continuar lutando por um Brasil mais sério e digno. O caminho escolhido, contudo, é um pouco diferente. Simon planeja percorrer o país unido ao movimento dos jovens, em um trabalho que pode ser visto como "mais ingênuo", mas com o qual ele se identifica mais. Na eminência de uma convulsão social diante da anomia do Estado, o senador ressaltou, em conversa com o Jornal do Brasil por telefone, que a participação da mocidade é a chave para alguma mudança no quadro político.

□□□ Bom dia a todos!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

 

DICA DO DIA

□□□ Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri...

Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso, numa tarde extensa, sem relógio e sem agenda.

Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça, lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce, da cor mais doce que tem pra escolher.

O tempo é outro... Tem gente que tem o cheiro das estrelas que o Criador acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.

Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível: a gente tem certeza.

Ao lado delas a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda.

Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim.

Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro.

Ao lado delas, a gente lembra que, no instante em que rimos, uma grande paz toma conta de nós. E a gente ri grande que nem menino arteiro.

Sua alma é "perfumada"? Você também pode ser assim...

(diabetenet.com.br)

DIA DE CORPUS CHRISTI

                                          Obra de Romero Britto

□□□ Logo pela manhã, tem início a decoração das ruas para a procissão de Corpus Christi. A tradição católica veio com os portugueses. Cada cidade da região de Bauru tenta inovar e fazer releituras artísticas de uma das festas religiosas que mais atraem fiéis que mistura religiosidade com artes plásticas. São Manuel (69 quilômetros de Bauru) se prepara para mudar a história do evento ao fazer parceria com a Galeria Romero Britto, que garantirá a reprodução de famosas obras do artista nos tapetes e passadeiras que ornamentarão as ruas. Agudos, Barra Bonita, Vera Cruz e Macatuba terão decorações feitas de serragens e Ibitinga com enxovais e bordados.
Em São Manuel, no lugar das figuras geométricas dos anos anteriores, o desenho dos tapetes vai misturar o estilo típico da arte gráfica das histórias em quadrinhos. A missa campal será às 15h no pátio do Santuário de Santa Terezinha e após a celebração tem início a procissão. “É uma tradição. Realizamos a procissão desde 1948. Formalizamos a parceria com a galeria de Romero Britto para fomentar o turismo”, diz o diretor municipal de Esporte e Turismo de São Manuel, Zigomar Augusto Jr.
Britto é conhecido como artista pop brasileiro, radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor.
(jornal da cidade – Bauru)

OS JORNAIS

□□□ Ninguém poderia supor que a Espanha, campeã mundial, fosse eliminada do certame aqui no Brasil como foi. Duas derrotas, uma para a Holanda, outra para o Chile, e l[a se vão os espanhóis em busca de, quem sabe, uma outra seleção, mais nova, mais competente do que essa, que já passaou do ponto.

□□□ Dilma anuncia pacote de estimulo à indústria.
Este é o terceiro encontro direto da presidente Dilma, com empresários em menos de um mês. O esforço é por encurtar distâncias com setor, que reclama de falta de diálogo com o Planalto. Compareceram pesos pesados da economia. Com o pacote, a presidenta Dilma tenta reverter resistências entre os empresários, e também enfrentar a baixa expectativa do setor.

□□□ AP 470: Barroso vai pedir análise de recursos de condenados. O novo relator do "mensalão" no Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira que vai pedir ao presidente Joaquim Barbosa que os recursos dos condenados sejam analisados na próxima quarta-feira.

□□□ A atual  representação dos deputados por estado na Câmara Federal está mantida. Numa sessão que só terminou depois das 20h desta quarta-feira (18/6), o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por 7 votos a 3, que é inconstitucional - e portanto inválida para as eleições de outubro - a resolução do Tribunal Superior Eleitoral do ano passado, e referendada pelo TSE no dia 27/5 último, que ampliou as bancadas na Câmara dos Deputados de cinco estados e diminuiu as representações da Paraíba, do Piauí (menos dois deputados), do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco e Alagoas (menos um cada).
Ao derrubar a resolução - que "explicitava" norma expressa da Lei Complementar 78/1993 - o plenário deixou para a sessão de quarta-feira próxima a discussão da modulação dos efeitos da decisão desta quarta-feira, tendo em vista a omissão da LC 78 no que diz respeito à divisão do número de deputados por estado.

□□□ Como já era esperado, o comércio varejista começou a sentir os efeitos da “paradeira” provocada pelo início da Copa do Mundo e já adota medidas para minimizar os prejuízos. Entre as estratégias para atrair a clientela, estão descontos de até 60% nas mercadorias, promoções e facilidades no pagamento.
O impacto vem sendo sentido pelos estabelecimentos da região central antes mesmo do início dos jogos. Segundo o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Aldemiro José Alves, as vendas na semana que antecedeu o Dia dos Namorados foram 8,5% menores do que as registradas no ano passado.

□□□ Bom dia a todos!

quarta-feira, 18 de junho de 2014



DICA DO DIA

□□□ O que é a seriedade? O termo é definido de várias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranquilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o sangue frio e o domínio de si. Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria "a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos".

A conhecida Oração da Serenidade fala em "aceitar as coisas que não podemos modificar". Mas a aceitação não deve ser confundida com a indiferença. A indiferença deixa de distinguir as coisas que podem ser mudadas e as que não podem. A indiferença paralisa a iniciativa. A aceitação libera a iniciativa, aliviando-a das cargas impossíveis. A aceitação é um ato do livre arbítrio, mas, para ser eficaz, requer a coragem moral de se persistir apesar do problema imutável. A aceitação liberta o aceitante, rompendo-lhe as cadeias da auto-piedade. Uma vez aceito o que não pode ser modificado, ficamos livres para nos empenhar em novas atividades.

Foi dito que uma mente imatura procura um mundo idealístico. Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é: com todas as suas crueldades e inconsistências.

Talvez, em última análise, o início da sabedora está na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem. E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos de ser.
(diabetenet.com.br)

□□□ México, capital Fortaleza. Apesar de ocupar apenas um quarto do estádio, a torcida do adversário ganhou em animação da brasileira. Em campo, a Seleção comandada por Felipão também não fez bonito diante da mexicana. Mas teve pelo menos quatro oportunidades claras de gol. Só não abriu o placar porque esbarrou num paredão: Ochoa, eleito o craque do jogo pela Fifa. Com defesas arrojadas, o goleiro garantiu o empate em 0 x 0. Hoje, caso Camarões vença a Croácia, o Brasil terá uma pedreira pela frente na próxima segunda-feira no Mané Garrincha. Isso porque, além do México, o time africano chegará à última partida da primeira fase com chance de classificação para as oitavas de final da Copa. Haja emoção.

□□□ Espinha dorsal da competitividade, o parque industrial do país sofre com defasagem tecnológica. Segundo a Abimaq, a idade média das máquinas do segmento de transformação é de 7 anos nos EUA e de 17 anos no Brasil. A associação apresentará a proposta para a renovação hoje, quando o governo divulgará novas medidas de incentivo para diversos setores. O anúncio será feito pela presidenta Dilma Rousseff.

□□□ Com a aposentadoria marcada para o fim do mês, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, deixou a relatoria do processo do mensalão, abrindo mão do controle do caso que o tornou célebre. Barbosa atribuiu a sua decisão à ação de advogados de condenados que, segundo ele, passaram a atuar “politicamente” para pressioná-lo, por meio de “manifestos e até mesmo partindo para insultos pessoais”. O advogado de José Genoino acusou o ministro de “perseguição”. “O melhor é que ele saia”, disse a defesa de Delúbio Soares. Para membros do STF, Barbosa visa evitar o constrangimento de mais derrotas na corte. Definido por sorteio, o novo relator do mensalão será Luis Roberto Barroso, que considerou rigorosas as penas aplicadas pelo STF. O ministro encaminhará pedidos dos condenados rejeitados por Barbosa.

□□□ O trânsito travou em São Paulo no meio da tarde e frustrou torcedores que saíram do trabalho mais cedo para ver o jogo do Brasil. Em apenas duas horas, o congestionamento teve um salto de 586%. O pico foi às 15h, faltando uma hora para o início da partida, quando a lentidão atingiu 302 km — o terceiro maior índice já registrado. O engarrafamento fez torcedores perderem parte do jogo.

□□□ Bom dia a todos!