sábado, 19 de julho de 2014



DICA DO DIA

Sua capacidade de ver... faz o mundo mais atento.
Sua capacidade de observar... faz o mundo mais culto.
Sua capacidade de pensar... faz o mundo mais livre.
Sua capacidade de trabalhar... faz o mundo mais próspero.
Sua capacidade de servir... faz o mundo mais dinâmico.
Sua capacidade de lutar... faz o mundo mais potente.
Sua capacidade de semear... faz o mundo mais florido.
Sua capacidade de escrever... faz o mundo mais sábio.
Sua capacidade de versejar... faz o mundo mais lírico.
Sua capacidade de perdoar... faz o mundo mais justo.
Sua capacidade de sofrer... faz o mundo mais sensível.
Sua capacidade de chorar... faz o mundo mais humano.
Sua capacidade de orar... faz o mundo mais cristão.
Sua capacidade de brincar... faz o mundo mais criança.
Sua capacidade de sorrir... faz o mundo mais risonho.
Sua capacidade de cantar... faz o mundo mais alegre.
Sua capacidade de viver... faz o mundo mais vivo.
Sua capacidade de amar... faz o mundo mais feliz.
O mundo depende da capacidade criadora de todos nós.

(Ramos Freire)

OS JORNAIS

∆∆∆ Entre os 298 mortos do avião derrubado na Ucrânia estavam cerca de 100 pessoas que iam ao congresso sobre a Aids. O dentista Joep Lange, uma sumidade no tema, é uma das vítimas. A tragédia, que horrorizou o mundo, imprimiu um terrível golpe à comunidade científica. O holandês Joep Lange, 59 anos, era considerado por colegas um dos maiores especialistas do mundo no combate ao HIV. ”A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião", desabafou o pesquisador Trevor Stratlon. O presidente dos EUA, Barak Obama. responsabilizou separatistas pré Moscou pela queda do Boeing 777, que ia da Holanda para a Malásia. e culpou a Rússia pela tragédia.

∆∆∆ O preço das consultas com médicos, dentistas e psicólogos, dos exames laboratoriais e de outros serviços da área disparou nos últimos 12 meses. Em alguns casos, a alta é quase o dobro do custo de vida oficial, de 6,52%. A carestia no setor atinge diretamente o orçamento das famílias de classe média.

∆∆∆ O segundo dia da ofensiva terrestre de Israel em Gaza terminou com ao menos um soldado israelense e 30 palestinos mortos. A ação visa destruir a infraestrutura do grupo islâmico Hamas, que controla a região. A comunidade internacional fez um apelo a Israel para tentar evitar as vítimas civis na invasão.

∆∆∆ A maioria das barracas do Portal do Povo, área invadida no Morumbi, bairro nobre de São Paulo, foi erguida somente para demarcar território, sem nenhum ocupante. A Folha de S. Paulo constatou essa realidade em visitas ao local em dois dias consecutivos, com horários diferentes. A coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) afirma que, no local, 4.000 famílias se revezam para reivindicar casa própria.

∆∆∆ Depois de o Datafolha apontar empate técnico entre Dilma (PT) e Aécio (PSDB) num segundo turno, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de SP, subiu 2,47%, para 57.013 pontos o mais alto nível desde 14 de março de 2013. A alta foi puxada pelas ações de estatais.

∆∆∆ A morte do escritor: O alcoolismo e o cigarro já o haviam derrubado várias vezes. Mas ele resistia bravamente. Até que, ontem, uma embolia pulmonar o levou para sempre, aos 73 anos. Erudito sem ser pedante, João I (baldo vivia de chinelo, bermuda e camisa aberta no peito. Frasista de primeira, exímio contador de histórias e piadista sagaz, arrancava risadas com facilidade. Autor de clássicos como Sargento Getúlio. O sorriso do lagarto e Viva o povo brasileiro, é um dos gigantes das letras nacionais. Foi ganhador, em 2008, do Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa.

∆∆∆ Bom dia a todos!

sexta-feira, 18 de julho de 2014



DICA DO DIA

Ao centrarmos nossas vidas em princípios corretos, criamos uma base sólida para o desenvolvimento dos quatro fatores que sustentam a vida: segurança, sabedoria, orientação e poder.

Nossa segurança vem do conhecimento de que os princípios corretos não mudam. Nós podemos confiar neles... Os princípios são verdades profundas, fundamentais, verdades clássicas. São linhas estreitamente interligadas que tecem a vida com exatidão, consistência, beleza e força. Mesmo em meio a pessoas ou ocasiões que parecem ignorar os princípios, podemos nos consolar com a certeza de que estes são maiores do que as pessoas ou as circunstâncias... E, mais importante ainda: podemos ficar tranqüilos por saber que podemos comprovar a validade deles em nossas vidas, através de nossa própria existência...Nosso conhecimento e compreensão dos princípios corretos se restringem em função da falta de consciência de nossa própria natureza e do mundo a nossa volta... A compreensão do princípio do amadurecimento nos permite sair em busca dos princípios corretos, com a certeza de que, ao aprender mais, conseguimos focalizar com maior clareza as lentes através das quais vemos o mundo. Os princípios não mudam. A noção que temos deles sim.

A sabedoria e a orientação que acompanham a vida centrada nos princípios derivam de “mapas corretos” que permitem que vejamos claramente aonde desejamos ir e como chegar lá.

O poder pessoal, que acompanha a vida centrada nos princípios, vem da autoconsciência, da compreensão, e não se limita em função das atitudes, comportamentos e ações dos outros. A única limitação real do poder encontra-se nas consequências naturais dos próprios princípios. Somos livres para escolher nossas ações, mas não somos livres para escolher as consequências.

Os princípios têm consequências naturais vinculadas a eles: positivas, quando vivemos em harmonia com eles; e negativas, quando os ignoramos.

Enfim, quanto mais conhecemos os princípios corretos, maior é nossa liberdade pessoal para agir com sabedoria.

(Stephen R. Covey, no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")

OS JORNAIS

∆∆∆ As duas principais crises mundiais da atualidade tomaram na quinta-feira contornos preocupantes. Na região separatista da Ucrânia, uma aeronave da Malaysia Airlines em rota comercial com 298 pessoas a bordo foi derrubada por um míssil. Ucranianos e rebeldes russos partiram para a troca de acusações. Fontes dos EUA confirmaram que o avião foi abatido, mas não se sabe por quem. O assunto dominava os noticiários até que Israel avisou que estava entrando na Faixa de Gaza, um dia após ter matado crianças palestinas, ao bombardear uma praia.

∆∆∆ A imagem de um dos ideogramas do I Ching, milenar oráculo chinês, foi seguida risca pela presidenta Dilma e pelo presidente da China, Xi Jinping, que fecharam 32 acordos, desde a cooperação nos setores de energia e ferrovias até o ensino de mandarim em escolas brasileiras, passando pela venda de 60 aviões da Embraer.

∆∆∆ Três empresas estrangeiras e uma brasileira investem pesado para conquistar mercado e levar a internet aonde a banda larga convencional não chega. A O3b, operadora que tem o Google entre seus sócios, lançará o serviço até setembro, enquanto a americana Hughes se prepara para entrar na operação em 2016.

∆∆ Em São Paulo, são 19 candidatos para cada vaga de deputado federal. Para a Assembleia Legislativa paulista, há 1.962 candidatos. Em todo o Brasil, 17 mil políticos disputam cerca de 1 mil cadeiras de deputado estadual.

∆∆∆ Pesquisa Datafolha mostra liderança da presidente Dilma no primeiro turno da eleição presidencial, com 36% das intenções de voto, seguida por Aécio Neves (20%), do PSDB, e Eduardo Campos (8%), do PSB. Pela primeira vez, a petista aparece em empate técnico com Aécio no segundo turno. Nesse cenário, Dilma obteve 44%, ante 40% do tucano, segundo levantamento realizado nos dias 15 e 16. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os números caracterizam o empate.

∆∆∆ Israel iniciou uma invasão por terra à faixa de Gaza, na Palestina, controlada pelo Hamas. O objetivo é destruir túneis usados pelo grupo islâmico para entrar no território israelense. Segundo a agência de notícias Efe, cinco palestinos - um deles, um bebê - morreram na ação. Desde o início dos conflitos, há dez dias, foram mortos 240 palestinos e um israelense.

∆∆∆ Dados negativos sobre atividade econômica, criação de empregos e setor de serviço divulgados nesta quinta (17) preocuparam assessores da presidente Dilma. Para eles, o ritmo da economia é o ponto mais fraco da candidata Dilma.

∆∆∆ O escritor João Ubaldo Ribeiro, autor de "A Casa dos Budas Ditosos", morreu na madrugada desta sexta-feira (18), aos 73 anos, vítima de embolia pulmonar. A informação foi confirmada pela assessoria da ABL (Academia Brasileira de Letras), onde ele ocupava a cadeira 34. O velório está marcado para as 11h na sede da ABL no Rio (av. Presidente Wilson, 203, Castelo) e será aberto ao público. João Ubaldo, que é pai do apresentador e ex-VJ da MTV Bento Ribeiro, passou mal em sua casa no Leblon, no Rio de Janeiro. Um funcionário do prédio onde o escritor morava há cerca de 20 anos disse ao programa GloboNews que, por volta das 3h da manhã, a família pediu por ajuda médica, mas que não houve tempo de prestar socorro.

∆∆∆ Morreu também o ex-árbitro de futebol Armando Marques, aos 84 anos de idade. Ele foi um dos mais importantes árbitros do Brasil, dono de elevado número de polêmicas, que ajudaram a firmar sua fama. 

∆∆∆ Bom dia a todos!

quinta-feira, 17 de julho de 2014



DICA DO DIA

Diz a lenda que, certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia. Pensava desta forma: "Se tivesse uma casa grande, seria feliz". "Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz". "Se tivesse uma companheira perfeita, seria feliz".

Nesse momento, tropeçou numa sacolinha cheia de pedras. Teve uma idéia: começou a jogá-las, uma a uma, no mar, a cada vez que dizia: "seria feliz se tivesse...". Assim o fez até que a sacolinha ficou com uma só pedrinha, que decidiu guardá-la.

Ao chegar em casa, percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.

Você imaginou quantos diamantes jogou no mar, sem parar para pensar? Quantos de nós vivemos jogando fora nossos preciosos tesouros por estar esperando o que acreditamos ser perfeito ou sonhando e desejando o que não temos, sem dar valor ao que temos perto de nossas mãos?

Olhe ao seu redor e, se você parar para observar, perceberás quão afortunado você é. Muito perto de você está tua felicidade.

Observe a pedrinha, que pode ser um diamante valioso... Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso e insubstituível. Depende de você aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.

(diabetenet.com.br)

OS JORNAIS

∆∆∆ Orgulho nacional e modelo em todo o planeta, a política pública de prevenção da doença já não exibe a mesma eficiência. Dados divulgados ontem pela Unaids, agência da ONU dedicada à luta contra a Aids, mostram que, enquanto avançava o número de novos casos no Brasil, entre 2005 e 2013, houve uma queda de 27,5% no mundo, puxada principalmente por países do Caribe e da África Subsaariana.

∆∆∆ Em decisão unânime, o Banco Central decidiu ontem manter a taxa básica de juros em 11%, o que já era esperado pelo mercado. Agora, a expectativa de economistas é que o BC comece a reduzir logo a taxa de juros, devido à contração da economia. Só no setor de calçados, a queda de produção no primeiro semestre foi de 7%, com a perda de 65 mil postos de trabalho.

∆∆∆ O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), deve ter matado saudades ontem da época em que era ministro da Educação do governo do ex-presidente Lula. Presente na inauguração de uma central de triagem de material reciclável, o líder petista deu sugestões, apontou falhas a serem corrigidas e quis entender como funcionava cada um dos equipamentos que o prefeito mostrava para ele.

∆∆∆ Os EUA anunciaram as mais duras sanções econômicas contra a Rússia desde o início da crise da Ucrânia, em fevereiro. Para o governo Obama, a gestão de Vladimir Putin viola "a soberania" do país vizinho e apoia separatistas mesmo após a anexação da Crimeia. As medidas foram anunciadas enquanto o presidente russo participava de reuniões do Brics em Brasília.

∆∆∆ Bom dia a todos!

quarta-feira, 16 de julho de 2014



DICA DO DIA

I - Tenha controle de sua língua. Sempre diga menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave; a maneira de falar, muitas vezes, impressiona mais do que aquilo que se fala.

II - Pense antes de fazer uma promessa e depois não dê importância do quanto lhe custa.

III – Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma palavra meiga e animadora a uma pessoa, ou a respeito dela.

IV - Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, seu bem-estar, seus lares e famílias. Seja alegre com os que riem e lamente com os que choram. Deixe cada pessoa com quem encontrar sentir que você lhe dispensa importância e atenção.

V - Seja alegre. Conserve para cima os cantos da boca. Esconda as suas dores, seus desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de histórias boas e aprenda a contá-las.

VI - Conserve a mente aberta para todas as questões da discussão. Investigue, mas não argumente. É marca de ser superior... discordar e ainda conservar a amizade.

VII - Deixe as suas virtudes falarem por si mesmas e recuse falar das faltas e fraquezas dos outros. Desencoraje murmúrios. Fale coisas boas aos outros.

VIII - Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e humor não valem a pena e frequentemente magoam quando menos se espera.

IX - Não faça caso das observações más a seu respeito. Só viva de modo que ninguém acredite nelas. Nervosismo e indignação são causas comuns para maledicência.

X - Não seja tão ansioso a respeito de seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve seu temperamento calmo, esqueça de si mesmo e receberá a sua recompensa.

(diabetenet.com.br)

OS JORNAIS

◊◊◊ A Copa no Brasil acabou; é hora de voltar a trabalhar, escreve Delfin Neto na Folha de S. Paulo: “Terminou a orgia a que o mundo se entrega, a cada quatro anos, colonizado por uma instituição que se aproxima perigosamente de uma organização inescrupulosa. É a última lavanderia que resiste a qualquer fiscalização. De sua parte, o Brasil se esforçou, fomos bem. A segunda-feira chegou. É hora de voltar a trabalhar”.

◊◊◊ Para tirar a instituição (Banco do Brics) do  papel e evitar fracasso da cúpula, o Brasil teve de ceder à Índia e abrir mão da presidência do novo Banco de Desenvolvimento do Brics. A decisão foi uma derrota do governo brasileiro, que queria que o país indicasse o primeiro presidente do banco. Ao final da reunião do grupo, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em Fortaleza, a presidente Dilma anunciou a fundação da instituição que financiará projetos de infraestrutura de emergentes, com US$ 50 bilhões de capital - podendo chegar a US$ 100 bilhões. Dilma minimizou a perda. "A Índia foi quem propôs a criação do banco. Nada mais justo que detivesse a primeira presidência", afirmou. Caberá ao Brasil o comando do conselho de administração. A sede será na China, e a expectativa é que comece a operar em 2016.

◊◊◊ Em meio à crise de abastecimento, 1,2 milhão de consumidores ampliaram em junho o gasto de água retirada do sistema Cantareira, o maior reservatório da Grande São Paulo. O número representa 14% dos 8,8 milhões de usuários do sistema, avanço ante os 10% de maio. Em junho, diz o governo, 86% dos usuários reduziram consumo.

◊◊◊ A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que reduz a contribuição para o INSS de empregados domésticos. Para o empregador, a alíquota cai de 12% a 6%. Para o empregado, que paga de 8% a 11%, é fixada em 6%. A proposta vai a sanção presidencial, caso não haja recurso para que seja votada em plenário.

◊◊◊ Há quem diga que bateu no chão. Mas fato é que após cinco meses de intenções negativas de consumo, a CNC registrou ligeira alta. A melhora de humor não é resultado da Copa, mas sim do recuo dos preços dos alimentos.

◊◊◊ O setor da construção civil está sentindo todo o impacto da paralisia da economia brasileira. A situação é tão crítica que, para não perderem os clientes, as empresas estão abrindo mão da correção mensal das prestações pelo INCC durante o período de obras dos imóveis, quadro sem precedentes nos últimos 20 anos.

◊◊◊ Bom dia a todos!