sábado, 16 de agosto de 2014



DICA DO DIA

Quando você ri, acontecem coisas maravilhosas que beneficiam seu corpo e sua mente. São liberadas endorfinas em seu cérebro, que lhe dão uma “alta natural” de humor. Seu sistema respiratório faz o mesmo tipo de trabalho que faria em uma corrida. O riso alivia a dor. Só se pode rir quando se está descontraído. E quanto mais você se descontrai, menos dor sente. Isso transforma os livros e filmes engraçados nos analgésicos ideais. Na verdade, não se pode ficar com úlceras e rir ao mesmo tempo – é preciso escolher um ou outro.

Vamos considerar que você está falido e que acabou de bater o carro, que está em meio a um processo de divórcio e que há uma goteira no telhado, bem em cima da sua cama. Se tudo isso já está acontecendo, para que piorar tudo ficando infeliz também? A arte de ser feliz envolve estar apto a rir das dificuldades o mais rápido possível, assim que elas acontecem. Uma pessoa, envolvida na situação acima, poderia resistir ao riso por dois anos. Outra, por sua vez, poderia decidir parar de chorar duas semanas depois, para começar a rir do que aconteceu. Dessa forma, a primeira pessoa fica se sentindo arrasada por 50 vezes mais tempo do que a segunda. E o que é pior: por opção! Todos nós passamos por períodos ruins. As pessoas felizes optam por não demorar a ver o lado divertido de seus desapontamentos.

As crianças podem ensinar muito a respeito do riso. Os jovens felizes riem praticamente de tudo, de maneira natural e sem pudores. Eles parecem saber de maneira intuitiva que umas boas risadas os mantêm saudáveis e equilibrados. Eles chegam equipados com uma sede insaciável por alegria e diversão. É uma pena que quando chegam à idade adulta, essa atitude seja substituída por outra que diz: “a vida é muito séria”... Uma de nossas maiores responsabilidades para com os outros é nos divertir! Quando estamos nos divertindo, sentimo-nos melhores, trabalhamos melhor e as pessoas querem ficar perto de nós... Em poucas palavras: A vida não é tão séria. Vamos levar o humor mais a sério.

(Andrew Matthews, no livro "Seja Feliz")


OS JORNAIS

∆∆∆ O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). O novo presidente do PSB, Roberto Amaral, era visto como último entrave ao acerto. Sob forte pressão de correligionários, ele se convenceu a apoiar Marina, que disputou o Planalto em 2010 pelo PV.

∆∆∆ O PSB agora discutirá a indicação do novo vice na chapa presidencial. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, hoje candidato ao Senado, é o mais cotado para a vaga. "A candidatura de Marina contempla nosso projeto. Será uma solução de continuidade. O PSB indicará o novo vice", disse Amaral à Folha de S. Paulo.

∆∆∆ Os corpos do ex-governador Eduardo Campos, do fotógrafo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lyra e do jornalista Carlos Augusto Percol, vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santos (SP) na última quarta-feira (13), devem chegar ao Recife entre 21h e 22h deste sábado (16). A informação foi repassada nesta manhã pelo deputado federal Fernando Filho (PSB).

∆∆∆ Não foi apenas a ex-senadora Marina Silva, candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, que deixou de entrar no avião Cessna 560 XL que caiu ao tentar pousar no Guarujá, matando todos os seus ocupantes. O coordenador do programa de governo da campanha, Maurício Rands, por pouco não embarcou. Depois da entrevista na Rede Globo com o ex-governador, Rands decidiu viajar para São Paulo na noite da quarta-feira 14, para adiantar compromissos da coligação na capital paulista.

∆∆∆ Na quarta-feira 13, o Cessna 560 que caiu e matou Eduardo Campos quase foi penhorado, na 3ª Vara da Justiça do Trabalho, em Ribeirão Preto. A audiência com o pedido era para pagamento de R$ 6.257,88, restantes da ação de Leandro Infante contra o Grupo Andrade. Foi adiada para 26 de agosto porque ninguém da empresa foi ao tribunal. O advogado Fernando Tremura defende outros dois funcionários do hangar – ambos pedem cerca de R$ 70 mil em indenizações. Ações trabalhistas contra o grupo são inúmeras e correm em SP, MG, PI, BA e GO.

∆∆∆ Recém-eleito presidente do STF, Ricardo Lewandowski não deve dar nenhuma declaração pública pedindo ao Planalto a nomeação imediata de um jurista para o lugar de Joaquim Barbosa. Nem antes nem durante a sua cerimônia de posse, ainda sem data definida. Agora, dez entre dez ministros da corte sonham com a rápida batida do martelo. O volume de novos processos não para de aumentar e STF precisa de um número ímpar de julgadores para questões em que o desempate se faz necessário.

∆∆∆ Partidos políticos e candidatos chiam da magreza de doações nessa campanha política. Mas há quem sofra mais. Em que pese o espírito solidário dos brasileiros, entidades sem fins lucrativos de norte a sul do País se ressentem há meses de forte redução de contribuições financeiras, de pessoas e empresas. Como não é possível gastar sem receber, alguns programas assistenciais serão revistos ou até paralisados, caso o quadro não mude até dezembro.

∆∆∆ Próximo a Eduardo Campos, um presidente de partido da base aliada disse à coluna de Ricardo Boechat da ISTO É que a meta secreta do ex-governador era levar o PSB a formar grande bancada em Brasília e nos Estados. Tal crescimento fortaleceria Campos na eleição de 2018. Segundo o mesmo político, na intimidade, o ex-governador considerava que a obrigação de vencer em 5 de outubro é de Dilma Rousseff. Já Aécio Neves, no mínimo, tem que ir para o segundo turno, por representar o maior partido da oposição.


∆∆∆ Bom dia a todos!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014



FESTA DE APARECIDA
Hoje é feriado municipal aqui em São Manuel. Realiza-se, no Distrito de Aparecida de São Manuel, a Festa de Aparecida, um evento centenário. No livro SÃO MANUEL ONTEM E HOJE, de minha autoria, escrevi sobre essa grande festa. Vejam:

APARECIDA DE SÃO MANUEL FAZ FESTA TODO DIA 15 DE AGOSTO

             Milhares de pessoas comparecem todo dia 15 de agosto ao Distrito de Aparecida de São Manuel, para participar da festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, que é realizada anualmente naquela localidade. Nem frio, nem calor, nem chuva, nem sol forte demais, impedem que aquela festa se transforme, todo ano, numa das maiores concentrações de devotos de todo interior de São Paulo.
             O Distrito de Aparecida de São Manuel teve seus primeiros moradores por volta de 1840, mas a primeira capela foi erigida em 1858, que ficou sendo considerado como o ano da fundação da localidade. A Igreja atual é de 1911, mas a imagem da Santa, que veio de Portugal, chegando ao povoado em lombo de burro - como informam os registros históricos - já era venerada na igreja antiga.
             Essa imagem de Nossa Senhora Aparecida é dife­rente daquela que existe na cidade do mesmo nome, no Vale do Paraíba, e lembra mais Nossa Senhora da Assunção, o que expli­caria a homenagem que lhe é prestada pelos devotos no dia 15 de agosto.
             Mas a população da localidade e de toda a região considera que a imagem é de Nossa Senhora Aparecida, e a têm como milagrosa. A festa anual sempre acaba sendo motivo para reencontros com amigos, alguns ausentes há anos, e oferece comes e bebes, brinquedos, e até utensílios domésticos, além de várias churrascarias improvisadas, que convidam para um almoço diferente.
             Tão antiga quanto o próprio distrito, a festa reúne sempre pessoas que ali vão para fazer suas orações, cumprir promessas e visitar a igreja, num ritual que começa logo pela manhã, após as missas, e vai até o final da tarde, formando longas fi­las de devotos, sempre acompanhados de suas famílias.
             Festa católica, popular e folclórica até, a Festa de Nossa Senhora Aparecida faz parte da vida de São Manuel, tam­bém como uma atração turística.

Veja trecho do momento de praparação do altar onde será celebrada a Missa do dia da grande festa:



DICA DO DIA

Conta a lenda que os alquimistas da Idade Média eram pessoas capazes de transformar o chumbo em ouro: belo trabalho se você conseguir! De certo modo, todos nós precisamos ser alquimistas para ver além das aparências superficiais. Nosso desafio cotidiano consiste em enfrentar situações que parecem infelizes – perder o avião, acidentes de carro, divórcios, garçons mal-educados – e transformá-las em intervalos felizes. Isso significa que você deve rezar para quebrar a perna? Não, mas se tal coisa acontecer, trate de encontrar uma oportunidade dentro do “desastre”. Aí você pergunta: “que bem isso pode me fazer?”... E eu respondo: você passa a viajar no ônibus da vida em vez de empurrá-lo... À medida que você para de reagir com pavor ante o inesperado, torna-se mais equilibrado e passa para uma posição de poder.

Enquanto você acreditar que alguma coisa em sua vida é um desastre, isso resultará num desastre contínuo. Digamos que você se divorciou recentemente e imagina que sua vida está arruinada. Enquanto acreditar nisso, será assim. Digamos que você é demitido aos 50 anos e chega à conclusão de que o seu tempo já passou. Enquanto acreditar nisso, assim será. Ou seja: enquanto a sua atitude for negativa, você não fará nada para melhorar de vida... Enquanto você enxergar somente o desastre, atrairá mais desastres... Os acontecimentos se darão conforme as suas expectativas. Mas, no minuto que você mudar de crença sobre a situação, seus pensamentos diferentes atrairão pessoas diferentes e novas oportunidades...

A vida deve ser divertida! Os pássaros acordam todos os dias cantando. Os bebês riem sem nenhum motivo. Observe os golfinhos, os cachorros... quem disse que a vida não tem graça? O universo é brincalhão. Se você herdou a idéia de que a vida não foi feita para ser divertida, compreenda o que isso significa: é apenas uma crença da qual você pode descrer.

Em poucas palavras: os “desastres” da vida não são propriamente desastres, são situações que esperam que você mude de atitude.

(Andrew Matthews, no livro "Siga seu coração")


OS JORNAIS

∆∆∆ A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender, a partir de sábado, a venda de 123 planos de saúde, de 28 operadoras. A decisão foi tomada porque as empresas desrespeitaram os prazos máximos de marcação de consultas, exames e cirurgias.

∆∆∆ A Cesp, Companhia Energética de São Paulo, diminuiu a vazão do rio Jaguari, um dos principais afluentes do Paraíba do Sul, que abastece São Paulo, Rio de Janeiro e Minas. Reduziu a um terço a quantidade de água que despeja de volta ao rio. Doze milhões de pessoas, de 26 municípios fluminenses, podem ficar sem água. A produção de energia de Rio de Janeiro também pode ser afetada.

∆∆∆ O jornal O GLOBO diz que após a trágica mor te do candidato do PSB à Presidência , Eduardo Campos , o PT começou a atuar ontem para que o PSB rache em alguns estados e apoie a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff . Reunido , o partido do ex-governador de Pernambuco informou que a decisão só será anunciada após o enterro de Campos , morto anteontem num acidente aéreo em Santos . Dilma e o ex-presidente Lula ligaram para o presidente em exercício do PSB, Roberto Amaral, próximo de petistas . Parte do partido , porém , defende que a candidata seja Marina Silva, vice na chapa que era encabeçada por Campos . Outros partidos que integram a coligação , como o PPS do deputado Roberto Freire, também defendem Marina, que ontem manteve o silêncio.

∆∆∆ O advogado Antônio Campos , irmão de Eduardo , defendeu Marina para candidata , tendo um vice do PSB. Em entrevista ao GLOBO , ele disse que ela “precisa fazer um acordo político com o partido ”.

∆∆∆ Na casa da família , ontem , dona Renata, como era chamada pelo marido , Eduardo Campos , parecia forte e até tranquilizava visitas . “Não estava no script ”, disse .

∆∆∆ Poucas horas depois do acidente que vitimou o presidenciável Eduardo Campos, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) publicou um informe - Notam (notícia ao aviador) - em que restringia os pousos por NDB (sistema de pouso por transmissões de rádio) na Base Aérea de Santos, no Guarujá, onde o piloto da aeronave do candidato havia tentando descer.

∆∆∆ Mesmo com a inflação no setor registrando tímida alta de 0,5% no mês, o comércio registrou queda de 0,7% no volume de vendas na passagem de maio para junho. O resultado negativo é o pior desde maio de 2012, diz o IBGE.

∆∆∆ Será divulgado hoje o resultado de junho do IBC-Br, a prévia do PIB calculada pelo Banco Central. As estimativas do mercado financeiro, até ontem, não eram boas. O Departamento Econômico do Bradesco, por exemplo, previa, na margem, uma queda de 1,4%, fortemente influenciada pelos feriados durante a Copa do Mundo.

∆∆∆ Bom dia a todos!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014



DICA DO DIA

Vamos examinar como aquilo que se encontra em sua mente afeta o que acontece em sua vida. Talvez um dos princípios mais importantes com o qual você sempre vai se deparar a respeito de sua mente seja o de que você sempre gravita na direção daquilo que pensa com mais frequência. Quantas vezes você não se viu exatamente na situação pela qual você disse que não queria passar? Você disse: “se há uma coisa que eu não quero que aconteça... se há uma pergunta que eu não quero que me façam... se há um erro idiota que eu não quero repetir...” E adivinhe o que aconteceu? Aconteceu exatamente tudo o que você não queria.

O princípio aqui é: “pense muito sobre alguma coisa e você atrairá aquilo para si”. Mesmo que você esteja pensando em algo que não quer. Isso acontece porque sua mente se move em direção às coisas, e nunca para longe delas. Essa consciência de como nossa mente funciona nos leva a considerar melhor aquilo que dizemos a nós mesmos e aos outros... porque nossa mente funciona com imagens.

Quando você diz a si mesmo: “eu não quero esquecer meu livro”, você instala na mente a imagem do objeto sendo esquecido.... Já quando você diz: “eu quero me lembrar do livro”, formará uma imagem mental de si mesmo lembrando-se do livro e terá muito mais chance de se lembrar dele. Sua mente simplesmente não pode e não vai funcionar ao contrário de uma idéia.

Assim sendo, quando o treinador de futebol grita para um jogador: “Não erre o pênalti!”, ele está pedindo para ter problemas!... O jogador de tênis que vence os grandes torneios é o jogador que está sempre pensando: “eu quero este ponto. Este é meu!”. Já o indivíduo que perde a partida é aquele que pensa: “É melhor eu não perder este ponto”!

Em poucas palavras: o pensamento positivo funciona porque os pensadores positivos lidam com aquilo que querem. Desse modo, eles gravitam necessariamente na direção de seus objetivos. Pense sempre naquilo que você quer!

(Andrew Matthews, no livro "Seja Feliz")


OS JORNAIS

∆∆∆ Numa tragédia que ficará na História da política brasileira e mudará o cenário da campanha eleitoral deste ano, o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, de 49 anos, morreu ontem quando o avião em que viajava caiu em Santos, litoral norte de São Paulo. (...) Campos interrompeu o segundo mandato como governador de Pernambuco para entrar na disputa presidencial. Estava em terceiro nas pesquisas, com 9% das intenções de voto. O PSB agora tem dez dias para decidir quem o substituirá na eleição. A vice na chapa de Campos, a ex-senadora Marina Silva, é a candidata natural. (...) A presidente Dilma Rousseff, de quem o ex-aliado Campos se tornou crítico , decretou luto oficial de três dias. Ela e o presidenciável tucano, Aécio Neves, suspenderam as atividades de campanha.

∆∆∆ REPERCUSSÃO

“O Brasil perde uma jovem liderança, com futuro promissor pela frente”
Dilma Rousseff

“Eduardo era um dos maiores representantes da boa política ”
Aécio Neves

“A o longo de sua vida, lutou par a tornar o Brasil um país mais justo e digno ”
Luiz Inácio Lula da Silva

“Pensava mais nos problemas do Brasil do que na pequena política ”
Fernando Henrique Cardoso


∆∆∆ Abatida , Marina Silva fez breve pronunciamento em que pediu orações para a família do companheiro de chapa, não falou do futuro e destacou a admiração por Campos: “Começamos a fiar juntos a esperança de um mundo melhor e mais justo .”

∆∆∆ O jatinho Cessna, novo e com as licenças em dia, caiu logo após arremeter na Base Aérea de Santos. Moradores disseram ter visto “uma bola de fogo ” no céu, o que indica problemas no motor . A caixa- preta do avião foi recuperada, e a Aeronáutica e PF vão avaliar as hipóteses de falha mecânica e erro humano. Um dos pilotos reclamara de cansaço numa rede social. Os corpos serão identificados por exames de DNA.

∆∆∆ Mãe de Eduardo e ministra do TCU, Ana Arraes soube da morte em Brasília e foi para Pernambuco. Renata Campos, esposa e mãe dos cinco filhos do candidato, estava com o marido antes de ele viajar para Santos.

∆∆∆ Por falta de repasses do Tesouro, o passivo da Eletrobras com fornecedores de combustível e geradores de energia em sistemas isolados cresceu 45,6% em 2014. A empresa alega que tem a receber R$ 15 bilhões dos cofres públicos, o que permitiria liquidar as faturas.


∆∆∆ Bom dia a todos!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014



DICA DO DIA

Seja alegre e otimista: Deus está dentro você.
Não faça como os tolos, que Deus está muito longe, sentado num trono de ouro.
Nada disso.
Não o procure nas nuvens ou nas estrelas, tão alto que não o possa atingir.
Ele está dentro de voê, e lhe fala silenciosamente, pela voz de sua consciência.
Procure descobri-lo, vivendo com pureza de coração e aman do a todos como a si mesmo.

(Minutos de Sabedoria – C. Torres Pastorino)


OS JORNAIS

∆∆∆ O Conselho de Ética da Câmara vai ouvir hoje o depoimento de Meire Poza, contadora do doleiro Alberto Youssef. O deputado Marco Rogério, relator do processo que investiga a relação do deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) com o doleiro, considera importante o depoimento porque os deputados podem adquirir novas evidências sobre o caso.

∆∆∆ Pesquisa do Datafolha descobriu que 37% dos moradores do estado de São Paulo estão esperando por uma consulta ou um exame. Uma em cada três dessas pessoas espera há mais de seis meses; 77% dos entrevistados não acham que o SUS atende bem; 63% acham que faltam recursos e 81% acreditam que os recursos não são bem administrados.

∆∆∆ A decisão do governo de São Paulo de reduzir a vazão da hidrelétrica de Jaguari causará o colapso no abastecimento de água de municípios paulistas e fluminenses atendidos pela Bacia do Rio Paraíba do Sul, alertou ontem o ONS, órgão responsável por coordenar a geração de energia no país. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio e a Região Metropolitana também serão afetados. A crise de energia levou a Eletrobras a ter um prejuízo de R$ 105 milhões no segundo trimestre.

∆∆∆ O carioca Artur Avila, de 35 anos, foi anunciado como um dos quatro ganhadores da Medalha Fields, considerada o "Nobel da matemática". É o primeiro brasileiro e a primeira pessoa da América Latina a receber a honraria, que reconhece o trabalho do pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) na área de sistemas dinâmicos, também chamada de teoria do caos, como fundamental para o avanço da ciência.

∆∆∆ Diante da epidemia, a agência da ONU considera ético usar medicamento sem eficácia comprovada para combater a disseminação do vírus na África Ocidental. Decisão foi tomada depois de os EUA e a Espanha terem tratado três pessoas infectadas na Libéria. Duas delas apresentaram melhora. A outra morreu.

∆∆∆ A estimativa faz parte do cenário econômico que servirá de base para definir a expansão da oferta de energia no Brasil. Segundo o documento divulgado ontem pelo órgão federal, responsável pelo planejamento do setor, o país terá uma taxa de 1,7 habitantes por automóvel, o equivalente à verificada em países europeus. A projeção considera um crescimento médio do PIB de 3,6% ao ano.

∆∆∆ Os primeiros indicadores da produção industrial no mês passado trouxeram ânimo ao governo, mas com cautela. Parte do resultado é creditado a motivo estatístico: a base de comparação é fraca, já que o desempenho econômico de junho ficou abaixo das expectativas.

∆∆∆ Pesquisa de agência de propaganda mostrou que só 23% dos entrevistados possuem candidatos, enquanto 18% disseram que não comparecerão às urnas no dia 5 de outubro.

∆∆∆ José Genoino deixa a Vara de Execuções Penais, no DF, após ser informado sobre as regras do regime aberto de prisão; condenado a 4 anos e 8 meses no mensalão, o petista saiu do presídio após cumprir um sexto da pena.


∆∆∆ Bom dia a todos!