sábado, 6 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Quando falar, fale o que for realmente necessário.
Quando sorrir, procure sorrir com os olhos também.
Quando inventar algo, procure pensar nas pessoas que ajudará com seu invento.
Quando pensar em desistir, lembre-se da luta que foi começar. E não desista!
Quando quiser se declarar a alguém, faça isso sem medo do que pensarão de você.
Quando sonhar, sonhe bem alto, bem longe.
Quando for partir, não diga "adeus": diga que tudo foi maravilhoso.
Quando abraçar um amigo, abrace com todo carinho e lembre do abraço por toda a vida!
Quando precisar de ajuda, não se envergonhe em pedir socorro: sua humildade vale a vitória.
Quando sentir raiva de alguém, peça luz em oração para esta pessoa.
Quando tentar algo de novo na vida, tente pra valer, arrisque-se e viva intensamente.
Quando você precisar de um amigo, lembre-se de que os verdadeiros amigos, mesmo que não estejam aí, do seu lado, estão torcendo por você e pela sua felicidade!

(diabetenet.com.br)


OS JORNAIS

∆∆∆ A educação no Brasil não alcançou as metas estipuladas para o ensino médio. No ciclo fundamental avançou apenas do primeiro ao quinto ano. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foram divulgados. A avaliação do Ideb leva em conta dois fatores: o rendimento escolar, que inclui taxas de aprovação e evasão escolar, e as médias de desempenho dos estudantes em português e matemática. O resultado pode variar de zero a 10.

∆∆∆ Em depoimento à Justiça, após acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato, apontou o envolvimento de pelo menos 25 políticos de cinco partidos (PT, PMDB, PP, PR e PTB) um ministro, governadores, deputados e senadores — em desvio de dinheiro de contratos da estatal. Costa disse que um “operador do PMDB" do Rio tinha papel de intermediário nas negociações. A notícia causou tensão nos comitês de campanha da presidente Dilma (PT) e da ex-senadora Marina Silva (PSB).

∆∆∆ Depois de comparar Marina a Collor e Jânio, o PT ontem divulgou que a candidata do PSB planeja enfraquecer BB, CEF e Petrobras para, depois, privatizá-los.

∆∆∆ Marina Silva disse que é tarde para a presidente Dilma falar em trocar titular da Fazenda. Para Aécio, país já está sem ministro.

∆∆∆ As tarifas de energia subiram 1,76% no mês passado e, no ano, têm alta de 11,66%, segundo o IBGE. A inflação avançou 0,25% em agosto e, em 12 meses, ficou em 6,51%, acima do teto da meta do governo, que é de 6,5%. A presidente Dilma disse esperar ' um índice "comportado” em setembro.

∆∆∆ 0 IPCA, índice oficial da inflação do país, subiu 0,25% em agosto, segundo o IBGE. Em julho, a taxa havia ficado praticamente estável (0,01%). Em 12 meses, a inflação atingiu 6,51%, superando mais uma vez o teto da meta do governo (6,5%). Os principais responsáveis foram energia elétrica, passagem aérea e gasolina.
Os preços administrados pelo governo acumulam alta de 5.1% em 12 meses-ante 1,5% em 2013.

∆∆∆ Indios do Maranhão criaram um “exército de selva” porque “não aguentavam mais” pedir e não obter ajuda contra madeireiros ilegais. “Estamos em guerra”, diz o líder Itahu Raapor, que promete nova investida neste mês. O ministro da Justiça pediu relatório à Funai e apuração da PF sobre espancamento em agosto.

∆∆∆ Bom dia a todos!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Um dia, quando os funcionários de uma determinada empresa chegaram ao trabalho, encontraram na portaria um cartaz enorme, onde estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que impedia seu crescimento na empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes."

No início, todos se entristeceram com o fato de alguém na empresa ter morrido. Mas, depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando seu crescimento na empresa.

A agitação na quadra de esportes era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório.

Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
- Ainda bem que esse infeliz morreu!

Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam em seco. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma. Pois bem, no visor do caixão havia um espelho... e cada um via a si mesmo...

Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: você mesmo! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.

Sua vida não muda quando seu chefe muda, nem quando sua empresa muda, nem quando seu país muda. Sua vida muda quando você muda! Você é o único responsável por ela.

(Diabetenet.com.br - Colaboração de Luciano Maistro)


OS JORNAIS

∆∆∆ A inflação oficial de agosto voltou a subir, depois de ficar praticamente estável em julho. No mês passado, o IPCA foi de 0,25%, acima dos 0,01% de julho. No acumulado do ano, a inflação é de 4,02%. Em doze meses, soma 6,51%, acima do teto da meta do governo, que é 6,5%.

∆∆∆ Um dia depois de haver apontado para mudanças em sua equipe em 2015, se for reeleita, a presidente Dilma Rousseff (PT) deixou claro que o ministro Guido Mantega será substituído. Em evento de campanha em Fortaleza, quando questionada sobre o futuro do titular da Fazenda, a petista disse: “Eleição nova, governo novo, equipe nova”. Em entrevista a jornalistas Dilma afirmou: “Eu não falo isso [nomes da equipe]. Sabe por quê? Por que dá azar falar de uma coisa que ainda não ocorreu. Mas é governo novo, equipe nova. Não tenha dúvida disso”. A declaração da presidente foi avaliada como “muito ruim” pela equipe da Fazenda e comemorada por líderes empresariais, que veem na frase sinal de correções na política econômica num eventual novo governo.

∆∆∆ A Justiça deu prazo de 45 dias para que o governo federal tome providências para desocupar 15 fazendas invadidas há meses por índios no sul da Bahia. Existe uma ordem de reintegração de posse que não foi cumprida. As fazendas produzem banana, mamão, café e principalmente cacau; estão invadidas por índios pataxós desde o início do ano. Eles reivindicam uma área de 50 mil hectares nos municípios de Porto Seguro e Eunápolis, no sul da Bahia.

∆∆∆ Com o acirramento da disputa após o crescimento de Marina Silva (PSB), a campanha de Dilma Rousseff convocou ministros petistas para atuar na eleição na reta final. Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) entrará de férias na próxima segunda para agir junto a movimentos sociais e à Igreja Católica. Paulo Bernardo (Comunicações) deixará o cargo por dez dias para apoiar também sua mulher, candidata ao governo do Paraná. O PT conta ainda com Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), que devem tirar licença a partir da semana que vem. Ao ser perguntada se manteria Guido Mantega na Fazenda caso seja reeleita, Dilma respondeu: “Governo novo , equipe nova. Não tenha dúvida disso ”. A cúpula da campanha petista tem procurado economistas para tentar reduzir a rejeição do mercado financeiro à presidente .

∆∆∆ Em queda nas pesquisas, o tucano Aécio Neves lembrou o passado petista da adversária do PSB, Marina Silva, e, na TV , disse que ela fez “silêncio obsequioso ” sobre o mensalão. Já Marina citou o ex-presidente Lula ao se defender de críticas sobre sua capacidade para administrar o país.

∆∆∆ Com a ressalva de que não estava declarando voto, Roberto Setubal, do Itaú, disse que a eleição de Marina “seria evolução natural”.

∆∆∆ O ex-presidente Lula disse ontem, a um grupo de petistas em Petrolina (PE), que não vai "cumprir o papel de bater na Marina (Silva)". Ele explicou que vai defender a reeleição da presidente Dilma, mas que não fará nenhum confronto direto com sua ex-ministra. Lembrou que as duas foram suas auxiliares. Na conversa, reafirmou seu otimismo, mas confessou que não esperava uma eleição presidencial tão dura.

∆∆∆ O Conselho Curador do FGTS só aprovará subsídios à terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida se o Tesouro pagar uma dívida de R$ 7 bilhões com o Fundo. O valor refere-se à contrapartida da União no programa, atrasada desde 2009. O FGTS banca 82,5% do Minha Casa, e a União deveria arcar com os 17,5% restantes.

∆∆∆ Relatório global da OMS sobre suicídios mostra que, em 2012, 804 mil pessoas se mataram no mundo. Guiana lidera a lista de casos por cem mil habitantes. O Brasil é o 113º.

∆∆∆ A questão da Ucrânia e sanções à Rússia estiveram na pauta, mas o grande foco da reunião dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi a formação de uma coalizão internacional, defendida por David Cameron e Barack Obama, que permita um ataque aos radicais na Síria sem autorização do presidente do país. O encontro, no País de Gales, foi considerado o mais importante do grupo desde o fim da Guerra Fria.

∆∆∆ Bom dia a todos!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Pare por alguns minutos e coloque a sua mente para funcionar no mundo da imaginação. Olhe agora para o horizonte fixamente. Observe que, ao longe, estão guardados seus tesouros preciosos. Vamos lá, imagine cada vez mais, pois sua mente é poderosa e irá mostrar o verdadeiro caminho.

Assim devemos praticar todos os dias a mentalização da busca pelos nossos sonhos dourados. Se, de alguma forma, você parou e conseguiu visualizar o horizonte imaginário, neste instante você também conseguiu construir uma ponte que o leva aos seus mais profundos desejos. É importante entender que, na busca diária da vida, precisamos muito mais de imaginação do que de transpiração, pois se queremos qualidade de vida, esta é uma regra a ser seguida todos os dias.

Mas não se preocupe com o que os outros irão falar ou o que irão pensar. Entenda que, neste lindo planeta azul, você é uma fonte promissora de felicidade. Acredite na sua felicidade eterna. Ela lhe pertence, basta querer buscá-la.

(Adonai Zanoni de Medeiros)


OS JORNAIS

∆∆∆ Uma pesquisa do Ibope revelou que 79% dos eleitores são contra a descriminalização da maconha e apenas 17% são favoráveis. O levantamento também mostrou que 79% dos brasileiros se opõem à legalização do aborto e 16% são a favor.

∆∆∆ Em discurso para empresários e dirigentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ontem, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, admitiu problemas no ritmo de crescimento da economia e na política industrial e disse que, se reeleita, fará mudanças em sua equipe de governo e em algumas políticas públicas.

∆∆∆ Um projeto de lei aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado facilita a guarda compartilhada entre pais separados. A medida divide a responsabilidade da criação e garante ao mesmo tempo de convivência do pai e a mãe com os filhos. Atualmente a lei é mais genérica, diz que a guarda compartilhada deve ser usada sempre que possível, mas não especifica as situações.

∆∆∆ Novas pesquisas do Ibope e do Datafolha mostram que Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) continuam tecnicamente empatadas, mas a ex-senadora vence a atual presidente no segundo turno. Aécio Neves (PSDB) cai e se mantém em terceiro. No Ibope, Dilma subiu três pontos (foi a 37%), o que não acontecia desde julho, e Marina cresceu quatro (ficou com 33%). No Datafolha, a petista cresceu um (35%), e a ex-senadora ficou estável (34%). O Ibope ouviu eleitores de 31 de agosto a 2 de setembro. O Datafolha, de 1º a 3 de setembro. Ao discursar na CNI, ontem, Dilma disse que, se reeleita, fará mudanças na política industrial e também em sua equipe. Ela admitiu que é “complexa ” a situação da indústria e afirmou que gostaria de ver o Brasil crescendo “em ritmo muito mais acelerado ”.

∆∆∆ Ao ser perguntado sobre o fato de Marina estar à sua frente nas pesquisas, inclusive em Minas, seu reduto eleitoral, o candidato Aécio Neves (PSDB) afirmou que “eleições se perdem ”, mas disse ainda confiar na vitória.

∆∆∆ Após ser comparada a Collor na campanha de Dilma, Marina disse que a petista ressuscita o medo usado contra Lula em 2002. Dilma reagiu: “Não é questão de medo, mas de verdade”.

∆∆∆ O Banco Central manteve, pela terceira vez seguida, os juros básicos em 11% ao ano. Desta vez, o BC não usou a expressão “neste momento” para justificar a decisão. Para analistas, isso indica que juros ficarão neste patamar por um bom tempo, apesar de o país ter passado por uma recessão.

∆∆∆ O laboratório francês Sanofi Pasteur anunciou a primeira vacina contra a dengue, com eficácia de 60%. A chegada ao mercado, inclusive brasileiro, poderá ser já em 2015.

∆∆∆ Aprovado pelo Senado, o aumento da mistura de etanol na gasolina representa sozinho uma economia de US$ 786 milhões em importações. A empresa deve ganhar ainda com a adição de 7% de biodiesel ao diesel. A presidente da estatal, Graça Foster, disse que a produção de petróleo em agosto chegou a 2,1 milhões de barris por dia.

∆∆∆ Pesquisa Datafolha mostra que Paulo Skaf (PMDB) subiu seis pontos, para 22%, na disputa pelo governo de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB), que busca novo mandato, oscilou dois pontos para baixo, dentro da margem de erro. Com 53%, o governador venceria no primeiro turno.

∆∆∆ Ao lado de familiares, Terezinha Lopes, 81, manifesta apoio a Marina Silva, que trabalhou na sua casa em Rio Branco (AC) como empregada doméstica na adolescência, depois de deixar seringal na zona rural.

∆∆∆ Bom dia a todos!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Visite os pobres e enfermos.
Pelo menos uma vez por se mana dedique algumas horas a consolar um coração aflito.
O consolo que você levar, mesmo com sacrifício de sua parte, é a garantia de que está cumprindo um dever de cristão e de ser humano.
Não espere que o procurem, para agir fraternalmente, amparando os fracos e confortando os tristes.
Nem pense que você está dando mais do que recebe: quem consola um coração triste, na realidade recebe muito mais do que dá.

(Minutos de Sabedoria – C.T. Pastorino)

OS JORNAIS

∆∆∆ O Senado aprovou a liberação da venda de inibidores de apetite que estavam proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2011. Segundo parlamentares, audiências públicas e indicações de conselhos de medicina embasaram a decisão.

∆∆∆ O resultado do principal indicador da qualidade do ensino do país, o Ideb, já está pronto para divulgação. Foi enviado há 15 dias à Casa Civil, informa ANTÔNIO GOIS, mas até agora não foi tornado público, apesar de já ter passado pelo crivo da área técnica do Inep, responsável no MEC pelas avaliações. O atraso tem gerado críticas de que o governo estaria retardando a divulgação por motivos eleitorais. O ministro da Educação atribui o atraso ao fato de escolas terem apresentado recursos ao MEC.

∆∆∆ Só neste ano foram cerca de 300 denúncias de irregularidades na contratação de estrangeiros, principalmente na construção civil, em Curitiba. Por dia, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Paraná recebe, em média, duas denúncias de ilegalidades na contratação de estrangeiros. O número chamou a atenção do Ministério Público do Trabalho, que fez uma operação para verificar as condições principalmente dos haitianos. Os fiscais vêm encontrando uma situação preocupante.

∆∆∆ De Miriam Leitão: O mundo não tem culpa - O Brasil está estagnado, e a culpa não é do mundo. Na economia internacional, o pior passou. Sempre haverá algum tipo de instabilidade externa, e a arte de governar está em lidar com ela, atuando no que está sob controle interno. O crescimento da produção industrial de julho, divulgado ontem, é uma andorinha. Melhor tê-la do que não, mas sozinha não fará o verão.

∆∆∆ Os atos racistas contra o goleiro Aranha, do Santos, serão julgados hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, às 14h, no Rio. O Grêmio, que suspendeu a torcida Geral após novos cânticos no último domingo, pode ser punido com sua exclusão da Copa do Brasil.

∆∆∆ A construção de usinas hidrelétricas e a expansão das fronteiras agrícolas e minerais contribuíram para que os estados da região Norte registrassem, nos últimos dez anos, um crescimento demográfico superior ao do restante do país. No Amapá, por exemplo, houve aumento de 30% no número de habitantes. A acelerada expansão da população urbana pressiona os serviços públicos e tem gerado favelização, criando desafios para os governos locais. Na contramão, estados do Sul e Sudeste têm crescido abaixo da média.

∆∆∆ Conselho da USP aprovou nesta terça (2) um plano de demissões voluntárias (PDV) para tentar atenuar uma das mais graves crises financeiras de sua história e uma proposta de reajuste salarial para os funcionários, em greve há quase cem dias. O programa de demissões é uma das medidas propostas pelo reitor Marco Antonio Zago para conter os gastos, que, só com folha de pagamento, chegam a 105% do orçamento da universidade. (...) A universidade também aprovou proposta de reajuste salarial, até então vetado devido à crise, de 5,2% a partir de outubro. Funcionários querem 9, 78%.

∆∆∆ Em ataque a Marina Silva (PSB), a campanha da presidente Dilma (PT) comparou-a na TV aos ex-presidentes Jânio Quadros, que renunciou, e Fernando Collor, que sofreu impeachment e hoje é aliado do Planalto. O programa diz que o Brasil elegeu “salvadores da pátria” e que se sabe “como terminou”. Marina disse que quem “nunca foi nem vereadora e foi eleita presidente poderia parecer Collor”. Antes de vencer em 2010, Dilma nunca disputara eleições.

∆∆∆ O programa de governo da candidata do PSB ao Planalto, Marina Silva, plagiou trechos inteiros do Plano Nacional de Direitos Humanos lançado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002. Dos dez itens defendidos pela ex-senadora, quatro foram integralmente copiados. O plágio foi revelado pelo tucano Aécio Neves. Procurada, a campanha do PSB não se manifestou.

∆∆∆ Diante de um novo corte no orçamento, o IBGE adiou em dois anos as pesquisas da Contagem da População e do Censo Agropecuário, que começariam em 2015. O instituto pleiteava R$ 776 milhões, mas só deve receber R$ 204 milhões do Ministério do Planejamento. O levantamento sobre a população já foi postergado em outras duas ocasiões, em 1995 e 2005.

∆∆∆ Bom dia a todos!