sábado, 13 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, aproximou-se do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro e lhe pediu fiado alguns mantimentos. Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.

O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento.

Pensando na necessidade da sua família, ela implorou: "Por favor, senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que o tiver..." ao que lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.

No balcão ao lado, um freguês que acompanhava a conversa entre os dois aproximou-se do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família por sua conta. Então, o comerciante falou, meio relutante, para a pobre mulher:

- Você tem uma lista de mantimentos?
- Sim - respondeu ela.
- Muito bem, coloque a sua lista na balança, e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos.

A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança. Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou, contrariado: "Eu não posso acreditar!" O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada. O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido. Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado, pois não era uma lista de compras, mas uma oração que dizia: "Meu Deus, o senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em suas mãos." O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém. O freguês pagou a conta e disse: "Valeu cada centavo".

Só mais tarde, o comerciante pode reparar que a balança havia quebrado. Entretanto, só Deus sabe o quanto pesa uma prece.
(diabetenet.com.br)

OS JORNAIS

●●● Material retirado do site da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

∆∆∆ O dólar comercial atingiu ontem a maior cotação em quase seis meses. A moeda americana fechou a R$ 2,33, com alta de 1,5%. É o valor mais alto desde março. Na semana, a valorização é de mais de 4%. O sobe e desce do câmbio ultimamente vem acompanhando a expectativa dos investidores do mercado financeiro em relação à corrida eleitoral e às notícias de economia.

∆∆∆ O governo brasileiro pretende leiloar mais cinco trechos de rodovias até o primeiro semestre do ano que vem. A informação foi confirmada pelo Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O primeiro lote deve incluir a ponte Rio-Niterói.

∆∆∆ Na série de sabatinas do GLOBO, a presidente Dilma Rousseff defendeu o PT e sua coalizão dizendo que em todos os partidos há "gente corrupta e gente que não é corrupta'.' Disse que respeita Sarney e que Collor foi inocentado. Mesmo sem citar Marina Silva, centrou suas críticas em propostas da adversária do PSB. Em resposta a uma pergunta sobre a afirmação de Marina de que governará só com bons quadros, Dilma disse que, “toda vez que a democracia prescindiu de partidos, caímos na mais negra ditadura’.’ Disse ainda que demitiu o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa por falta de afinidade e antes de saber de denúncias contra ele.

∆∆∆ Em resposta, Marina disse que buscar os melhores para conversar nos partidos não é negá-los: "Se a Dilma se conforma em conversar com os piores, esse não é o meu objetivo." O PT anunciou que processará Marina.

∆∆∆ O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, também respondeu às declarações de Dilma de que há corruptos em todos os partidos: "Nós somos muito diferentes. Eu não bebo desse cálice do PT”.

∆∆∆ Depois da delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, duas das maiores empreiteiras do país estão negociando com o Ministério Público Federal um acordo de leniência para confessar participação em desvios de dinheiro da estatal em troca de redução de penas em processos criminais, revela Jailton de Carvalho (O Globo). Os nomes das empreiteiras não foram informados. Se concretizado, o acordo ajudará o MPF e a Polícia Federal a descobrir toda a estrutura da corrupção em torno de contratos e obras da Petrobras.

∆∆∆ Após a morte do comandante de uma UPP no Alemão, autoridades de segurança voltaram a pedir penas mais duras para assassinos de policiais. Dois suspeitos do crime já foram presos. Alemão terá mais 300 PMs.

∆∆∆ Bom dia a todos!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Evite o luxo supérfluo.
Tudo o que sobrecarrega o ambiente atrapalha a vida.
Seja sóbrio e natural.
O artificialismo distorce e causa fadigas inúteis.
A sobriedade repousa o espírito e o corpo.
Seja sóbrio e natural em tudo, desde a sua pessoa, até o imobiliário de sua casa.
Quem pouco tem é que pro cura mostrar mais do que possui.
(Minutos de Sabedoria – C.T.Pastorino)

OS JORNAIS

●●● Material retirado do site da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

∆∆∆ Entrevistada ontem na série do Globo com candidatos à Presidência, Marina Silva (PSB) afirmou que os partidos perderam o vínculo com a sociedade e que não consegue imaginar as pessoas confiando em "um partido que coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres da Petrobras", em referência ao PT e ao ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato. Marina também acusou PT e PSDB de se unirem, como "um batalhão de Golias contra Davi", para atacar sua imagem.

∆∆∆ Em resposta à declaração de Marina Silva sobre a Petrobras, a presidente Dilma Rousseff ontem lembrou o passado petista da adversária e a acusou de ter sido "leviana e inconsequente" e de agir como vítima.

∆∆∆ Em resposta às críticas de Marina na sabatina do Globo, Aécio negou tentar desconstruir a imagem dela e disse fazer "o debate político". Mas classificou os ataques de Dilma à ex-senadora como inaceitáveis.

∆∆∆ Em depoimento à PF, a contadora Meire Poza contou que o doleiro Alberto Youssef recorreu ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao deputado André Vargas, que era do PT, em busca de apoio político para fazer negócio com os fundos de pensão dos Correios, o Postalis, e da CEF, o Funcef. Em troca, segundo a contadora, haveria partilha de comissões com integrantes dos dois partidos. O negócio só não se concretizou porque Youssef foi preso, disse ela.

∆∆∆ O governo identificou o servidor Luiz Alberto Vieira Filho como o autor dos ataques aos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia. Ele usou rede do Planalto, onde trabalhava na época. Segundo site do TSE, o servidor é filiado ao PT.

∆∆∆ Com investimento de US$ 29,2 bilhões na próxima década, a expansão do parque de refino brasileiro não será suficiente para acompanhar o crescimento acelerado da demanda pelo combustível, segundo projeções da EPE. Em 2023, o país terá um saldo negativo de 28,9milhões de litros por dia, aumento de 125,8% em relação ao atual.

∆∆∆ Pastores, fiéis e, inclusive, candidatos evangélicos de igrejas que apoiam oficialmente o presidenciável Pastor Everaldo (PSC) já abandonaram o candidato para votar em Marina Silva (PSB) no primeiro turno.

∆∆∆ O Banco Central prevê que a inflação só começará a recuar em direção à meta do governo, de 4,5 % ao ano, em 2016. O IPCA, índice oficial, está em 6,51% no acumulado de 12 meses — acima do limite da meta (6,5%). A instituição, porém, adotou um discurso mais otimista ao considerar que a inflação não mostra mais “resistência”, de acordo com a ata do Copom. O BC reafirmou que não pretende mexer na Selic neste ano — na semana passada, manteve a taxa em 11% ao ano.

∆∆∆ Propagandas do PT com o objetivo de desconstruir a imagem da candidata Marina Silva (PSB) provocaram reclamações de empresários. Reservadamente, eles afirmam que esses comerciais "satanizam" o setor privado, retratado como inimigo dos trabalhadores. A estagnação de Marina no Datafolha reforçou a decisão do comitê de campanha da presidente Dilma de atacar de forma mais incisiva a rival do PSB.

∆∆∆ Com oscilação de um ponto para baixo cada um, o tucano José Serra e o candidato à reeleição Eduardo Suplicy (PT) continuam em empate técnico na disputa pelo Senado em São Paulo. Serra tem 34%, e Suplicy, 31%. No Rio, Romário (PSB) soma 43%, ante 22% de Cesar Maia (DEM).

∆∆∆ Bom dia a todos!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

(Do livro "O amor que acende a lua" de Rubem Alves
)


OS JORNAIS

●●● Material retirado do site da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

∆∆∆ O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki liberou os documentos da operação Lava Jato para os integrantes da CPI da Petrobras no Congresso. No entanto, a delação do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa não foi incluída na lista. Já o ex-diretor internacional da companhia Nestor Cerveró prestou depoimento à comissão e disse que não sabia do esquema de pagamento de propina pela empresa a partidos e parlamentares.

∆∆∆ A operação Lava Jato da Polícia Federal, a mesma que descobriu o escândalo de corrupção na Petrobras, pode ter novos desdobramentos. Agentes investigam a ligação de outras empresas envolvidas no esquema com o tráfico internacional de drogas.

∆∆∆ Na série de sabatinas do Globo com os candidatos à Presidência, Aécio Neves (PSDB) afirmou ontem que reeleição "faz mal ao Brasil". Perguntado se seu partido errou ao conseguir aprovar essa possibilidade, ele disse ter sido uma experiência, mas que a presidente Dilma Rousseff (PT) acabou por desmoralizá-la. Seguindo sua estratégia de se apresentar como "mudança segura", disse ter os melhores quadros para o país e criticou Marina Silva (PSB): "O que é a nova política (da ex-senadora)? Será que é governar com o terceiro time do PSDB e PT?"

∆∆∆ Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que, apesar da pancadaria entre os três principais candidatos à Presidência, a disputa se estabilizou, com forte polarização entre a presidente Dilma (PT) e a adversária do PSB, Marina Silva. Dilma foi de 35% para 36% das intenções de voto, e Marina baixou de 34% para 33%. As duas estão tecnicamente empatadas, inclusive no segundo turno, neste caso com vantagem para a ex-senadora (47% a 43%) Aécio Neves (PSDB) continua em terceiro lugar, tendo ido de 14% para 15%, mas em Minas ele passou Marina em um ponto. O levantamento mostra ainda que a rejeição a Marina, que já chegou a ser de só 11%, hoje está em 18%.

∆∆∆ Marina Silva defendeu sua colaboradora Neca Setubal dizendo que, quando ela ajudou Haddad (PT), era tratada como educadora e, agora, é chamada de banqueira.

∆∆∆ A educadora Neca Setubal, 63, dona de 1, 3% das ações do grupo Itaú, nunca teve cargo nas empresas da família. Deu aula em escolas e faculdade. Há dois anos, colaborou com a campanha de Fernando Haddad (PT). Uma das coordenadoras e doadora de Marina Silva (PSB), Neca virou alvo do PT. A equipe de Dilma já produziu vídeo com ataques contra a educadora.

∆∆∆ Desembargadores do TRF da 2a. Região deram prosseguimento à ação contra militares acusados da morte do ex-deputado Rubens Paiva, por entender que a Lei de Anistia não se aplica a crimes de lesa-humanidade.

∆∆∆ Em seu discurso de posse ontem como presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski prometeu brigar por aumento salarial para os juízes.

∆∆∆ O diário mais antigo da Venezuela, 'El Impulso', de 110 anos, deixará de circular por falta de papel-jornal, insumo controlado pelo governo. O presidente Maduro anunciou a criação de duas publicações oficiais.

∆∆∆ Excesso de produção e demanda fraca fizeram o preço do minério de ferro fechar ontem a US$ 82,20, um recuo de 39% no ano. O Goldman Sachs destaca que a recuperação do mercado é pouco provável porque a indústria do aço na China está próxima do limite.

∆∆∆ Filha de Botín no comando do Santander. Com a morte de seu pai, Emílio, Ana Botín assume a presidência da instituição espanhola e se torna a mulher mais poderosa da indústria bancária na Europa.

∆∆∆ Campo de futebol no Rio de Janeiro vai gerar eletricidade a partir da movimentação dos jogadores. Tecnologia já foi utilizada na Olimpíada de Londres, em aeroportos e estações de trens na Europa.

∆∆∆ O Tribunal de Contas da União aponta defasagem nos dados do governo Dilma sobre a redução da pobreza no Brasil. Diz que a linha da miséria deve ser reajustada pelo valor de referência internacional que baseou a implantação do Bolsa Família. O Ministério do Desenvolvimento Social disse que o TCU “parte de premissas erradas para chegar a conclusões equivocadas”.

∆∆∆ O presidente dos EUA, Barack Obama, prepara plano para combater o Estado Islâmico. Entre as medidas previstas, a Casa Branca indicará que está disposta a bombardear a Síria. Obama anunciaria ontem à noite que o país está pronto para ataques aéreos “onde quer que a milícia esteja”.  

∆∆∆ Bom dia a todos!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014



DICA DO DIA

Todos os dias a vida coloca à nossa frente obstáculos a serem ultrapassados. Algumas vezes somos vencidos ou somos traídos pela nossa má preparação, pelo elemento surpresa ou pela falta de sintonia com os fatos, o que nos deixam de cabeça baixa e com muita reflexão no ar.

Mas é importante entender que cada passo equivocado em direção ao sucesso é uma preparação a mais para a conquista de um horizonte bem maior do que sonhamos. Aprendemos muito através das lágrimas e do suor. Aprendemos também que, na virtude da vida, temos que reconhecer primeiro nossos erros, para depois fortalecermos os nossos acertos.

Conquiste o seu sonho dourado de felicidade, superando a si mesmo com muita garra, com muita fé e com forte determinação.

(Adonai Zanoni de Medeiros)

OS JORNAIS

∆∆∆ De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice que mede o nível do emprego no país caiu 1,2% em agosto, fechando o mês em 73,6 pontos, patamar mais baixo desde maio de 2009. Esse foi o sexto recuo consecutivo, resultado que sinaliza a continuidade da desaceleração no ritmo de contratações no terceiro trimestre, informou a FGV.

∆∆∆ Dados do Censo da Educação Superior 2013, divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que, pela primeira vez em dez anos, caiu o número de estudantes que concluem a universidade no país. No ano passado, 991.010 alunos de graduação terminaram seus cursos, contra 1.050.413 em 2012. Em entrevista à tarde, o ministro Henrique Paim disse não saber a razão da queda. À noite, o MEC atribuiu 97% da redução à suspensão ou ao fechamento de cursos em 14 instituições privadas e públicas que passaram por avaliações.

∆∆∆ A agência americana de classificação de risco Moody's ameaçou rebaixar a avaliação do Brasil, uma ação que, se for confirmada, pode implicar em um aumento sensível do custo de financiamento no exterior do governo e das empresas estatais, além de bancos e empresas.

∆∆∆ O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição (no Rio de Janeiro) , cresceu seis pontos em pesquisa do Ibope divulgada ontem e chegou a 25% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Anthony Garotinho (PR), que perdeu um ponto e está com 26%. Na disputa para o Senado, Romário (PSB) tem 44%, contra 21% de Cesar Maia (DEM). Considerando apenas os eleitores do Rio, Dilma Rousseff (PT) cresceu de 32% para 37% , ultrapassando Marina Silva (PSB), que variou de 38% para 34%. Já em SP, Marina continua na liderança.

∆∆∆ Depois de uma propaganda petista criticar a proposta de Marina Silva (PSB) de autonomia do Banco Central, a presidente Dilma e a ex-senadora trocaram acusações sobre suas relações com bancos. Marina disse que nunca os banqueiros ganharam tanto quanto no atual governo. A presidente retrucou: "Não tenho banqueiro me sustentando", numa referência a Neca Setubal, herdeira do Itaú, uma das coordenadoras do programa de governo do PSB.

∆∆∆ Relatório divulgado ontem por agência do governo americano prevê alta de 119% na produção nacional de petróleo até 2040. É a maior taxa entre os países que não pertencem à Opep. O documento alerta, porém, para as perspectivas de redução das cotações internacionais e seu impacto sobre a viabilidade dos projetos do pré-sal. No período, demanda global de combustíveis cresce de 87 milhões para 119 milhões de barris por dia.

∆∆∆ A tática da campanha da presidente Dilma (PT) de ligar Marina Silva (PSB) ao setor financeiro será intensificada. Neca Setubal, educadora, herdeira do Itaú e apoiadora de Marina, deve entrar na linha de tiro. Na TV, Dilma disse que Marina dará ao setor a chefia do BC. A ex-senadora reagiu, acusando a petista de fazer a “bolsa banqueiro”. E Dilma rebateu: “Não tenho banqueiro me sustentando”.

●●● Material retirado do site da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

∆∆∆ Bom dia a todos!