sábado, 20 de dezembro de 2014


FORMATURA
 
 

Minha netinha Lívia Maria recebeu diploma do 5º ano do Colégio Holus Objetivo na sexta-feira passada, juntamente com colegas de turma. Na foto ela aparece junto a um grupo de formandas. Parabéns a todas as formandas!
 

DICA DO DIA 

Nove conselhos de Abrahan Lincoln: 

1 - Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança;
2 - Não fortalecerás os fracos se enfraqueceres os fortes;
3 - Não ajudarás o assalariado se arruinares aqueles que o pagam;
4 - Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes;
5 - Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos;
6 - Não poderás criar estabilidade permanente, baseada em dinheiro emprestado;
7 - Não evitarás dificuldades se gastares mais do que ganhas;
8 - Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade;
9 - Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.

 
OS JORNAIS  

(Matérias obtidas no site EBC Empresa Brasil de Comunicação, que as fornece gratuitamente)
 

∆∆∆ Ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca reafirmou ontem, em depoimento de cinco horas a procuradores da Lava Jato que a presidente da Petrobras Graça Foster, e toda a diretoria da empresa, sabiam de irregularidades nos contratos da Diretoria de Abastecimento, chefiada por Paulo Roberto Costa. Venina, segundo seu advogado, ainda entregou cópias de documentos e e-mails que diz ter enviado a integrantes da cúpula da companhia alertando sobre desvios em contratos de comunicação e nas obras da Refinaria Abreu e Lima. A Petrobras afirmou que não teve acesso ao conteúdo do depoimento e, por isso, não comentou. 

∆∆∆ O ministro do STF Teori Zavascki homologou a delação premiada do doleiro Youssef, abrindo caminho para a abertura de inquéritos, que deverão ser fatiados, contra políticos.  

∆∆∆ O presidente dos EUA, Barack Obama, disse não esperar mudanças “da noite para o dia” em Cuba, mas reafirmou que a retomada de relações diplomáticas é o melhor caminho nesse segundo objetivo. Ele exortou o Congresso a conversar sobre fim do embargo. 

∆∆∆ O futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem dito a interlocutores que as contas públicas estão piores que o esperado e que há uma ‘multiplicação de despesas". Ele também tem questionado parte das desonerações. Ontem, subiu de 5% para 5,5% a taxa de juros de longo prazo usada nos empréstimos do BNDES.  

∆∆∆ As transações do Brasil com o exterior tiveram rombo recorde em novembro e no ano US$ 9,3 bilhões e US$ 80 bilhões, respectivamente. 

∆∆∆ Apesar das desonerações, carga tributária do país foi recorde em 2013, 35,95% do PIB. 

∆∆∆ O FBI acusou a Coréia do Norte pelo ataque hacker à Sony Pictures que fez a empresa suspender a estreia do filme sobre o suposto assassinato do ditador Kim Jong-un. O presidente Obama criticou o cancelamento e prometeu retaliar Pyongyang.   

CAMPEÃO ENFIM!!! 

O Havaí jamais sairá da memória de Gabriel Medina. Em Pipeline, nesta sexta-feira (19), ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o título do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Medina, que chegou à ilha americana como líder do ranking da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais), assegurou a conquista depois que o também brasileiro Alejo Muniz bateu o australiano Mick Fanning na repescagem (quinto round) por 6,53 a 2,84.

"E queria agradecer o trabalho que todos fizeram por mim. Queria agradecer minha mãe e meu pai. O que eu sonhava hoje se tornou realidade", disse o brasileiro durante a bateria das quartas de final.

∆∆∆ Bom dia a todos!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


DICA DO DIA 

Afaste de si o veneno da lisonja.
Não creia naqueles que o elogiam sem motivo.
Prefira ouvir uma crítica ho nesta, a um galanteio vazio.
A crítica aos nossos atos poderá trazer-nos o alerta de que
necessitamos para corrigir-nos.
O elogio fácil nos amolece e ilude.
E nada existe de mais frágil que uma criatura iludida a seu próprio respeito.

 (Minutos de Sabedoria)

 
OS JORNAIS  

(Matérias obtidas no site EBC Empresa Brasil de Comunicação, que as fornece gratuitamente) 

∆∆∆ Em meio à crise que atinge a Petrobras por causa das denúncias de corrupção, a presidente Dilma aproveitou a cerimônia de sua diplomação no TSE do segundo mandato para sair em defesa da estatal. Apesar de manter Graça Foster no comando da petroleira, disse que a estatal será renovada e que é preciso apurar com rigor “tudo de errado que foi feito”, prometendo implantar a estrutura de governança e controle “mais eficiente que uma estatal já teve” e defendendo o modelo de partilha dos campos de petróleo. “Temos de punir as pessoas, não destruir as empresas”, afirmou ela, que agora propôs um pacto nacional contra a corrupção. A oposição pôs em dúvida as medidas moralizadoras anunciadas por Dilma. “Não basta só falar, é preciso agir e renovar toda a diretoria”, reagiu o deputado Mendonça Filho, líder do DEM. 

∆∆∆ Em meio à estiagem e com os principais reservatórios sob risco de colapso, Geraldo Alckmin (PSDB) cobrará sobretaxa na conta de água dos "gastões", como o governador paulista chama as que desperdiçam. A medida vale a partir de janeiro para 31 cidades da Grande SP. Se a alta no consumo foi igual ou menor e 20% em relação à média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, o contribuinte terá 20% de acrésdmo na conta. Aquele que gastar acima de 20% em relação à média pagará 50% a mais. O bônus para quem economizar foi prorrogado. 


∆∆∆ Para tentar reduzir o consumo, o governo distribuirá kits de economia de água, com válvulas para diminuir a vazão das torneiras. Have-á também a entrega de caixas-d'água de 500 litros para 10 mil casas, a fim de que não dependam mais só do abastecimento da rua. Alckmin declarou que a sobretaxa não rem "caráter punitivo, mas educativo". "Queremos que rodos colaborem." Para a Proteste, entidade de defesa do consumidor, a medida é punitiva. A OAB-SP diz que ela pode ser abusiva e avalia acionar a justiça.  

∆∆∆ Um dia depois do histórico anúncio de reaproximação com os EUA, cubanos em Havana demonstravam alegria pela libertação de três compatriotas soltos pela gestão Barack Obama. A população, porém, se dividia sobre as consequências do reatamento para superar as dificuldades do pais, relatam os enviados Fabiano Maisonnave e Patrícia Campos Mello. O Itamaraty informou que foi avisado do acordo entre os dois países momentos antes do anúncio oficial, pelo fato de a diplomacia brasileira ter ajudado no diálogo nos últimos anos. Principal empresa do país em Cuba, a Odebrecht espera um boom de negócios. Em Miami, há ceticismo em relação à reaproximação, relata a enviada especial Giuliana Vallone. 

∆∆∆ O procurador geral da República, Rodrigo Janot, pedirá abertura de inquéritos e fará denúncias sabre políticos citados na Operação Lava-Jato em fevereiro, quando acaba o recesso do Judiciário. Excesso de trabalho atrasou o cronograma. 

∆∆∆ Com executivos na cadeia e finanças sufocadas pela Operação Lava-Jato, a empreiteira OAS vive grave crise. Para resolver dívida de RS 7,9 bilhões, a empresa cortou custos, demitiu 60 funcionários e pôs jatos à venda. Ela enfrenta dificuldades para renegociar débitos. 

∆∆∆ O ministro do STF Teori Zavascki vai homologar hoje a delação premiada do doleiro Alberto Youssef e pode determinar a imediata abertura de inquérito contra 30 deputados e 6 senadores suspeitos de envolvimento com desvios na Petrobras. 

∆∆∆ Acusado na Lava-Jato e no caso Bancoop, Vaccari tem imóvel no prédio onde Lula comprou tríplex. 

∆∆∆ Caiu de 6,9% para 3,2%, em 10 anos, o número de lares com insegurança alimentar grave. Mas ainda havia 7,2 milhões de pessoas que passavam fome em 2013, mostrou o IBGE. E 22% dos lares estavam vulneráveis à falta de comida. 

∆∆∆ O presidente Barack Obama já enfrenta uma articulação da linha dura republicana para torpedear a reaproximação com Cuba. Analistas, no entanto, creem que ele tem o apoio de uma poderosa coalizão de interesses econômicos de olho em negócios com a ilha, além da opinião pública favorável e de um Partido Democrata unido em torno da questão. A Casa Branca anunciou não descartar uma visita de Raúl Castro aos EUA. 

∆∆∆ Principal aliado de Cuba — e adversário dos Estados Unidos —, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, corre o risco de ficar isolado na região com o restabelecimento de relações diplomáticas entre Washington e Havana após 53 anos. Um dia depois de anunciar a histórica reaproximação com Cuba, o presidente Obama assinou ontem projeto de lei aprovado pelo Congresso que aplica sanções a venezuelanos envolvidos na repressão a manifestantes no início do ano.  

∆∆∆ Avaliação divulgada ontem pelo MEC reprovou 17,5% dos cursos de medicina do país em 2013. Até federais como a UFRGS tiveram nota insuficiente. O Conselho Federal de Medicina considerou o resultado catastrófico. 

∆∆∆ Bom dia a todos!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014


DICA DO DIA

É comum nos abatermos diante das dificuldades. E superdimensioná-las. Nossos problemas são sempre mais relevantes do que os dos outros. Contratempos revestem-se de tragédias. Sentimo-nos incapazes, impotentes, injustiçados.

Isso me lembra o boxe, um esporte duro e violento que nos lega de forma muito especial o conceito de assimilação. Um boxeador toma um direto de direita e assimila, bem ou mal, o choque sofrido. Assimilar é tornar-se semelhante a.

Como se o golpe passasse a ser uma parte da própria pessoa, modificando-a externa e internamente. O boxeador sofre, baqueia, devolve a energia potencial em forma de persistência (permanecer em pé), ou em forma de contragolpes defensivos, mas acima de tudo aprende enquanto assimila.

Aprende que a guarda deveria estar mais alta, que a esquiva deveria ocorrer um décimo de segundo antes. Aprende com a dor e aprende sozinho.

Também tenho aprendido a oferecer menos resistência aos sacrifícios impostos, a suportar melhor as dificuldades, a ser mais tolerante. E a encontrar um Sentido para a Vida. Apesar dos que a tudo isso se opõem.

(Tom Coelho)
 

OS JORNAIS 

(Matérias obtidas no site EBC Empresa Brasil de Comunicação, que as fornece gratuitamente)


∆∆∆ Documentos confidenciais divulgados pelo jornal Valor Econômico revelam que a diretoria da Petrobras, incluindo a presidente Graça Foster, aprovou uma série de projetos mesmo sabendo que as obras trariam prejuízo. São citados como exemplos empreendimentos na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. As perdas superariam US$ 800 milhões. 

∆∆∆ A presidente da Petrobras, Graça Foster, falou hoje à imprensa sobre as denúncias de corrupção na empresa. Ela voltou a dizer que os e-mails da então funcionária da empresa, Venina Velosa, não eram claros sobre a existência de irregularidades, e anunciou que vai permanecer no cargo enquanto a presidente Dilma quiser. 

∆∆∆ Em pronunciamentos simultâneos, nos EUA e em Cuba, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro fizeram História ontem ao anunciarem o reatamento das relações diplomáticas entre os dois países, pondo fim a 53 anos de hostilidades e ao último capítulo da Guerra Fria. O acordo foi negociado por 18 meses, em encontros secretos no Canadá e no Vaticano, e culminou com telefonema de uma hora e meia entre os dois presidentes. A base da negociação foi a libertação de dois americanos e de três espiões cubanos.  

∆∆∆ Os dois presidentes acertaram a abertura de embaixadas em Washington e Havana, a libertação de 53 prisioneiros políticos e a retirada da Ilha da lista americana de países que apoiam o terrorismo, abrindo espaço para o governo cubano tomar financiamentos no exterior. Obama disse que 50 anos mostraram que o isolamento não funcionou: “Todos somos americanos”, disse, em espanhol. Já Raúl reconheceu o gesto de Obama, mas alertou que o acordo ainda não solucionou o fim do embargo, que depende do Congresso americano. 

∆∆∆ Mesmo sob ameaças de sanções dos EUA, até o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aplaudiu Obama, chamando-o de valente. A presidente Dilma disse que jamais imaginou viver o momento da retomada das relações entre EUA e Cuba. 

O primeiro Papa latino-americano, Francisco, foi o principal mediador do reatamento entre EUA e Cuba, e ganhou ontem de presente de aniversário o anúncio de Obama e Raúl, além da vitória do São Lorenzo, seu time argentino, na disputa da Copa do Mundo entre clubes. 

∆∆∆ A Controladoria Geral da União (CGU), órgão do governo federal, concluiu que a Petrobras pagou US$ 659,4 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão) a mais pela refinaria de Pasadena, no Texas, mas isentou de responsabilidade o conselho da estatal, presidido à época pela presidente Dilma Rousseff. Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cerca de 30 parlamentares serão investigados na Lava-Jato. 

∆∆∆ Acusada de ter sido informada de desvios na Petrobras antes da Lava-Jato, a presidente da estatal, Graça Foster, se defendeu e disse que também precisa ser investigada. Graça afirmou que, se a estatal não puder manter contratos com empresas acusadas de corrupção, terá de fazer licitações internacionais. Segundo ela, o balanço da estatal não sai antes de janeiro com dados seguros. 

∆∆∆ O governo russo prometeu medidas para recuperar o rublo e acalmou os mercados. No Brasil, o dólar caiu 1,24%, a R$ 2,701. A Bolsa subiu 3,63%, após Joaquim Levy sinalizar com alta de impostos. 

∆∆∆ O Tribunal de Justiça do Maranhão afastou o juiz Marcelo Testa Baldochi, que mandou prender três funcionários da TAM após chegar atrasado e ser barrado em voo. 

∆∆∆ Bom dia a todos!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014


DICA DO DIA 

Quando o sonho florir, não o impeça de se realizar. Vá em frente!

Não recue diante do que poderá viver...

Sonhe sempre, mas nunca permaneça na ilusão.

Siga em frente com toda força, faça do seu coração seu guia.

Em todos os momentos, mantenha sempre a esperança.

Quando todas as coisas disserem "não" a um sonho seu, demonstre que quem vive por um ideal sempre o alcançará.

Não desista nunca, não tenha medo de ser feliz.

Sonhe, pois, quando se luta, sonhar vale a pena.

O sonho é uma conquista do dia a dia, e não uma ilusão de quem sabe sonhar.

(Marcelo Coelho)

 

OS JORNAIS 

∆∆∆ PSDB apresenta hoje relatório paralelo ao produzido pela CPMI da Petrobras - O documento pede o indiciamento de envolvidos e a responsabilização da presidenta Dilma Rousseff nos desvios da estatal. O texto rebate o relatório do deputado Marco Maia (PT-RS), relator da comissão, que não pediu indiciamentos e concluiu que a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, foi um negócio razoável. 

∆∆∆ CVM cobrou explicação de Graça sobre denúncia - Foi um pedido de informações feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que levou a Petrobras a negar, quatro dias depois da denúncia, que a presidente Graça Foster tenha sido informada sobre irregularidades na estatal antes da Operação Lava-Jato. 

∆∆∆ O Ministério Público do Rio pediu o bloqueio de bens do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli e do ex-diretor Renato Duque, responsabilizados por rombo de R$ 31,5 milhões no Centro de Pesquisas da estatal. No caso Lava-Jato, no Paraná, o juiz Sérgio Moro aceitou denúncia contra mais 13 dirigentes e funcionários de empreiteiras. 

∆∆∆ Diante dos escândalos de corrupção, a agência S&P rebaixou a grau especulativo a parte da nota da Petrobras não atrelada ao governo. A nota final ainda é grau de investimento. Após a forte queda de anteontem, as ações da estatal subiram pouco mais de 2%. 

∆∆∆ Terroristas do Talibã paquistanês invadiram ontem uma escola em Peshawar e massacraram 132 alunos e dez funcionários, no maior atentado já realizado no país. A carnificina durou oito horas, e a maioria das vítimas tinha entre 12 e 16 anos. Muitos foram executados a sangue-frio com tiros na cabeça. Os terroristas — entre sete e nove — e três soldados morreram. Líderes internacionais, a Prêmio Nobel da Paz Mala la Yousafzai e até o Talibã afegão condenaram a chacina. 

∆∆∆ O dólar comercial fechou em R$ 2,735, maior cotação desde março de 2005, e o dólar turismo encostou nos R$ 3. Casas de câmbio já fazem promoções. O derretimento do rublo não deixou nervoso apenas o mercado cambial: por quase duas horas, foi suspensa a venda de títulos do Tesouro Direto. 

∆∆∆ O Conselho de Ética da Câmara abriu processo por quebra de decoro contra o deputado Jair Bolsonaro (PP) por ele ter dito que não estupraria a ex-ministra Maria do Rosário porque “ela não merece”.  

Segundo as distribuidoras, percentual do combustível adicionado à gasolina será de 27%, 0,5 ponto abaixo do máximo estabelecido por lei aprovada em setembro. Medida melhora rentabilidade do setor de etanol e reduz necessidade de importações do derivado de petróleo. Em 2014, vendas de combustíveis crescerão 5,6%. 

∆∆∆ Em audiência secreta na Comissão Mista de Orçamento, os futuros ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) deixaram nos parlamentares a impressão de que, no ajuste, poderá haver aumento de tributos.

 ∆∆∆ Em seminário sobre reforma política, líderes da maior legenda do país (PMDB) consideram que modelo atual prejudica formação de maiorias.

∆∆∆ De 2000 a 2013, as estatais federais elevaram suas despesas com publicidade em 65%, já descontada a inflação. No ano passado houve gasto recorde de R$ 1,48 bilhão. Nesses 14 anos, a despesa com propaganda das empresas controladas pelo governo somou R$ 15,7 bilhões em valor atualizado. Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil responderam por 86% dessas verbas. A lista de veículos que acessaram esses recursos só foi liberada após ação movida pela Folha. Os dados mostram pulverização no destino das verbas. De 4.398 veículos em 2000, foram 10.817 em 2013. Com R$ 4,2 bilhões, a Rádio Globo foi a empresa que mais recebeu recursos em 14 anos — segundo o governo, a maior parte deste dinheiro foi usada para pagar anúncios veiculados pela Rede Globo de Televisão. Estatais dizem que distribuem as verbas com o objetivo de fortalecer a marca. 

(Matérias obtidas no site EBC Empresa Brasil de Comunicação, que as fornece gratuitamente)


∆∆∆ Bom dia a todos!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

VISITA

Recebi ontem a visita do narrador esportivo de Curitiba Edgard Felipe, que estava acompanhado de seu filho Urso, apelido pelo qual é conhecido. Edgard está de férias na CBN/Globo, onde narra partidas de equipes paranaenses, especialmente do Coritiba. Mas continua na ativa, agora na TV Bandeirantes da capital paranaense e na Rádio Bandeirantes de lá, com programa esportivo diário. Edgard Felipe começou sua carreira como narrador esportivo e apresentador aqui em São Manuel, na Rádio Clube, ao lado deste blogueiro, na Equipe Camisa 12. Passou por várias emissoras, até radicar-se no Paraná, onde é considerado o narrador mais ouvido do Estado.
 

DICA DO DIA 

Uma das coisas que aprendi com pessoas de grande sabedoria é saber sair de cena, deixar o palco, sair da roda, mudar de assunto. Saber o momento exato de fazer com que os holofotes fiquem sobre os outros e não sobre você. No mundo competitivo em que vivemos, a sua presença "marcante" pode marcar demais. A sua idéia "brilhante" pode brilhar demais.

A forma "inovadora" de pensar pode inovar demais. E nem sempre as pessoas estão dispostas a deixar você brilhar impunemente.

É hora de sair de cena. Nem que seja por um tempo. É preciso fazer os outros pensarem que você desistiu. É preciso dar a chance das pessoas acharem que você não quer mais estar no palco. Mas saber sair de cena é uma arte tão importante quanto saber entrar em cena.

Todo ator sabe disso.

Assim, é preciso sair de cena com classe. É preciso sair de cena com a discrição de um lorde inglês. Quando as pessoas sentem-se ameaçadas por você e começam a ter respostas agressivas desproporcionais, talvez seja a hora de sair de cena. Quando você, sem ter desejado ou planejado, começa a aparecer muito na sua área de atuação ou no seu setor de trabalho, talvez seja a hora de sair de cena por um tempo.

Saber sair de cena é também saber mudar de assunto. Quando as pessoas vêm lhe perguntar e comentar sobre o seu sucesso, sobre seus bens materiais, seu possível enriquecimento, etc., querendo fazer você falar sobre você - é hora de mudar de assunto.

É hora de sair de cena. Os sábios sabem que você nada ganhará falando de você mesmo para os outros. Nem bem, nem mau. Mude de assunto. Saia de cena.

Não caia nessa armadilha. Quando o embate se dará com poderosos e você conhece o poder destrutivo desses poderosos, pense bem antes de entrar no combate.

Talvez você ganhe mais saindo de cena.

Deixe a briga de cachorro grande para grandes cães. Saiba sair de cena.

Você terá outras oportunidades. Você ganhará outras batalhas com menos estresse, com menores esforços. É preciso fazer um grande esforço de sabedoria para saber quando sair de cena. É preciso ter uma grande capacidade artística para saber como sair de cena.

Será que temos tido a sabedoria e a arte de sair de cena, deixar o palco, mudar de assunto, na hora certa, no momento exato?

(Prof. Luiz Almeida Marins Filho)
 

OS JORNAIS 

∆∆∆ Na apuração sobre a corrupção na Petrobras, nove investigados se tornaram réus hoje - a maioria ligada à construtora OAS. O ex-diretor Nestor Cerveró e Fernando Soares, o Fernando Baiano, estão entre os 19 acusados até agora. 

∆∆∆ Interlocutores da presidente Dilma Rousseff já avaliam que não há outra alternativa que não seja a demissão de Graça Foster. A presidente da Petrobras já colocou o cargo à disposição duas vezes, mas a Dilma não aceitou. Ela deve depor à Justiça e ao Ministério Público do Paraná, e alguns assessores defendem que a mudança na estatal venha antes. 

∆∆∆ A decisão da Petrobras de adiar mais uma vez a divulgação do balanço do terceiro trimestre, na sexta (12), derrubou os papéis da estatal, que romperam a barreira dos R$ 10 pela primeira vez em mais de dez anos. As ações preferenciais, as mais negociadas, caíram 9,2%, para R$ 9,18, o menor valor desde junho de 2004. Já os papéis ordinários (direito a voto) caíram 9, 9%, para R$ 8, 52, no menor valor desde novembro de 2003. Durante o pregão da Bolsa, as ações deixaram de ser negociadas da maneira habitual e entraram no chamado leilão, mecanismo que entra em vigor quando um papel tem forte queda para evitar desvalorização maior. A derrocada das ações da Petrobras pesou no Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira, que fechou em queda de 2,05%, ao menor nível desde março. Ontem (15), a Procuradoria apresentou denúncia criminal à Justiça contra o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. 

∆∆∆ A queda de 10% nas ações da Petrobras, no sexto pregão seguido de recuo, fez a Bovespa interromper três vezes a negociação de papéis da estatal ontem, por 15 minutos no total. A Bolsa usou um mecanismo de leilão, na tentativa de acalmar o mercado e elevar o valor das ações. Mesmo assim, os papéis perderam quase 10% do valor. As ações da Petrobras, afetadas pelos escândalos de corrupção, pelo atraso na divulgação do balanço financeiro e pela queda do preço internacional do petróleo, caíram 25% no acumulado dos seis pregões. Auxiliares da presidente Dilma dizem que a saída de Graça Foster da presidência da Petrobras é questão de tempo. E que isso deve ocorrer se alguma agência de classificação de risco retirar o selo de grau de investimento da estatal. Ontem, a S&P disse que não prevê mudar a nota da Petrobras. 

∆∆∆ Para o Superior Tribunal Militar, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade tem conceitos “inverídicos, injustos e equivocados”. A corte afirma que respeitou os direitos humanos e assegurou ampla defesa aos acusados no período da ditadura (1964-85). 

∆∆∆ O nível do sistema Cantareira, principal reservatório da Grande SP, não sobe desde abril. A expectativa do governo Alckmin era que o volume crescesse após o fim do período seco, mas, desde outubro, choveu menos da metade da média histórica. O “efeito esponja” agrava a situação: com o solo muito seco, a água da chuva não se acumula. 

Três pessoas — entre elas o próprio seqüestrador — morreram após policiais invadirem um café em Sydney , onde um muçulmano, identificado como clérigo, fez 17 pessoas reféns por 16 horas. Entre eles estava a brasileira de origem árabe Marcia Mikhael. A fisiculturista passa bem. A polícia não informou se os reféns foram mortos pelo sequestrador ou na troca de tiros.
 
(Matérias obtidas no site EBC Empresa Brasil de Comunicação, que as fornece gratuitamente)


∆∆∆ Bom dia a todos!

 

 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DICA DO DIA 

Triste é o destino de quem tenta vencer as batalhas e ter sucesso nos ataques sem cultivar o espírito de iniciativa, pois o resultado é perda de tempo e paralisação geral. O governante esclarecido situa seus planos muito à frente; o bom general melhora seus recursos. Comanda seus soldados com autoridade, os mantém juntos pela boa fé e os recompensa. Se a fé diminuir haverá separação; se as recompensas forem deficientes, as ordens não serão respeitadas.

Portanto, não marche, a não ser que veja alguma vantagem; não use suas tropas a menos que haja alguma coisa a ser ganha; não lute, a menos que a posição seja crítica. Nenhum dirigente deve colocar a tropa em campo apenas para satisfazer seu humor; nenhum general deve travar uma batalha apenas para se vangloriar.

A ira pode, no devido tempo, transformar-se em alegria; o aborrecimento pode ser seguido de contentamento. Porém, um reino que tenha sido destruído jamais poderá tornar a existir...
(Sun Tzu, no livro "A Arte da Guerra")
 

OS JORNAIS 

(Matérias obtidas no site EBC Empresa Brasil de Comunicação, que as fornece gratuitamente)

 ∆∆∆ A diretoria da Petrobras subscreveu um contrato sem valor estimado para a construção do navio-plataforma P-57, em janeiro de 2008. Os valores foram preenchidos apenas sete meses depois. A P-57 foi vendida por US$ 1,2 bilhão à Petrobras pela empresa holandesa SBM, que pagou US$ 36,3 milhões em propinas. Entre 2005 e 2011, segundo confessou a SBM, foram distribuídos US$ 102,2 milhões em subornos a dirigentes da estatal. O agente da empresa holandesa no Rio repassava informações sigilosas da estatal para a sede, incluindo o “Plano Diretor do Pré-Sal”, classificado como confidencial. 

∆∆∆ As dificuldades financeiras da Petrobras, que teve a imagem afetada pela série de denúncias de corrupção, e a queda de mais de 40% no preço do petróleo no mercado internacional neste ano podem levar o governo a alterar as regras para o pré-sal. O modelo adotado hoje prevê que a estatal seja a operadora única dos blocos, com participação mínima de 30%. Já existem dois projetos de lei que tratam da mudança. 

∆∆∆ O Ministério Público Federal se prepara para denunciar outros nove fornecedores, também acusados de integrar o cartel que fraudou a Petrobras. Na semana passada, o primeiro grupo foi denunciado. 

∆∆∆ Pela primeira vez na História, 196 países reunidos numa conferência da ONU concordam em reduzir as emissões responsáveis pelas mudanças climáticas em curso. Para ambientalistas, no entanto, acordo de Lima é fraco porque deixa para o ano que vem o estabelecimento das metas de corte. 

∆∆∆ Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, é uma entusiasta da nova equipe econômica, vista como demonstração de pragmatismo do governo. Mas ela ressalta a necessidade de que a promessa de ajuste se traduza em ações para acelerar ganhos de produtividade e aumentar a taxa de investimento do país. “O desafio do Brasil é enorme. Existe o risco de uma década perdida. Não de estagnação, mas de baixo crescimento”, alerta.

∆∆∆ O aumento da perspectiva de vida, o alto custo da saúde privada e a abertura de vagas no pleno emprego que vive o país estão fazendo com que profissionais permaneçam ou voltem ao mercado de trabalho, mesmo após os 70 anos. Para as empresas, os seniores desempenham melhor determinadas funções.

∆∆∆ Num cenário de restrição de crédito, as grandes fundações de previdência fechada, como Petros, passam a ser estratégicas para financiar investimentos privados no país. 

∆∆∆ Seis de cada dez empresas no Brasil dizem não estar preparadas para cumprir a lei anticorrupção, que entrou em vigor há um ano, mas ainda precisa ser regulamentada. O levantamento é da consultoria internacional Grant Thornton. Empresas envolvidas em fraudes em contratos públicos serão multadas em até 20% da receita. Para companhias, é preciso fiscalizar relação com fornecedor. Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União, diz que a lei “já está pegando”. 

∆∆∆ O Departamento de Águas autorizou a Sabesp a incorporar a água de um volume morto para o sistema Alto Tietê, que abastece 4, 5 milhões de pessoas na região leste da capital e Grande SP. A nova reserva amplia a capacidade da represa para 10, 7% — o nível anterior era de 4,2%—, o que lhe dá sobrevida de mais dois meses, segundo especialistas. A gestão Alckmin (PSDB) diz que o prazo depende do volume de chuvas. 

∆∆∆ O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, bloqueou R$ 2,1 milhões do Google Brasil porque a empresa se recusou a interceptar e-mails de investigados. A empresa recorreu, mas terminou por fazer um acordo e pagar R$ 500 mil, além de se comprometer a rever suas políticas. 

∆∆∆ Bom dia a todos!

domingo, 14 de dezembro de 2014


DICA DO DIA 

Vivemos num mundo governado pela ditadura da imagem. O triunfo da estética sobre a moral. Um mundo de Narcisos, no qual você é tão belo quanto seus trajes e seu último corte de cabelo possam sinalizar. Tão bom quanto a procedência dos diplomas e a fluência em inúmeros idiomas possam indicar. Tão valorizado quanto a competência demonstrada e os resultados apresentados possam parecer.

Em tempos passados, ocasião que meus olhos não se atrevem a enxergar, a “embalagem” era menos representativa. As empresas eram aquilo que produziam. As pessoas eram o que demonstravam. Éramos mais essência. E mais essenciais.

Os tempos modernos trouxeram a velocidade da comunicação, o excesso de informação, a imprescindibilidade dos contratos. Estradas mais largas, carros mais rápidos pelo preço de imóveis, em trânsitos mais congestionados e caóticos. Condutores perfumados com fragrâncias que custam o equivalente a três salários mínimos, vestindo ternos de valor similar a um ano de serviço árduo de um trabalhador braçal.

Por extensão, nossos relacionamentos pessoais espelham este mundo midiático que nos cerca. Como nos ensina um provérbio russo, “Não amamos as pessoas porque elas são bonitas, mas porque nos parecem bonitas porque as amamos”. O segredo da conquista é, singelamente, contemplar a fantasia.

A Quimera era um monstro mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão. Imagem nada agradável. Imagem que, mais cedo ou mais tarde, materializa-se, ao cair do véu da percepção que não carrega consigo conteúdo, sinceridade e paixão.

(Tom Coelho)

 

OS JORNAIS 

∆∆∆ Repasses ilegais foram feitos entre 2005 e 2011. Para que Lula pudesse inaugurar um navio no meio da campanha presidencial de 2010, a SBM antecipou a entrega e recebeu por isso mais US$ 25 milhões da estatal brasileira.

∆∆∆ A empresa holandesa SBM confessou. Em acordo Judicial, pagamentos de até 1% em propinas para fechar 13 contratos de aluguel e venda de plataformas marítimas com a Petrobras. Foram US$103 milhões em subornos pagos a dirigentes entre 2005 e 2011. Agente da SBM no Rio, Julio Faerman fez os repasses através de empresas em paraísos fiscais, A investigação lista 13 nomes de funcionários da Petrobras, entre eles, o do ex-diretor Renato Duque, Ele e seu gerente Pedro Barusco que de delação premiada na Operação Lava Jato, assinaram um aditivo de US$ 25 milhões com a SBM antecipando a entrega de um navio-plataforma que o então presidente Lula pudesse inaugurá-lo em outubro de 2010 em plena campanha presidencial. 

∆∆∆ Executivos das principais empreiteiras do país vão completar hoje um mês na cadeia. Eles dividem celas de sais metros quadrados, onde não há camas para todos. Alguns dormem em colchonetes. Não há tvs nem geladeiras. O único luxo permitido é a entrada de garrafas de água mineral importada. 

∆∆∆ Maconha medicinal - semana decisiva para os pacientes - Depois de o Conselho Federal de Medicina autorizar há três dias, a prescrição do canabidiol (droga a base de maconha) para epiléticos, a Anvisa se reúne esta semana e pode liberar de vez a substância no país. 

∆∆∆ Veja

O disque-propina

Saiba a quem este homem entregava em domicílio o dinheirão desviado da Petrobras. Tem ex-presidente, ministro, tesoureiro de partido, deputado...

Dólar nas alturas 

As consequências da valorização da moeda americana para o Brasil

Energia limpa

Por que a era do petróleo vai acabar antes de ele se esgotar
------------------------------------------------------------------------------------

∆∆∆ Época

Manchete: Uma aula de crime

A Justiça aceita a primeira denúncia contra os réus no petrolão. “É só o começo”, diz a ÉPOCA o procurador-geral da República, Rodrigo Janot

Os mais influentes do Brasil

A lista das personalidades que se destacaram em 2014 por realizações, talento, liderança e exemplo moral
------------------------------------------------------------------------------------

∆∆∆ ISTOÉ

Manchete: Férias - Por que os brasileiros estão preferindo viajar ao exterior

A diária de um hotel em Ipanema, no Rio, custa três vezes mais do que a de um hotel no centro de Paris

É possível alugar um carro em Nova York pagando a metade do que é cobrado em Maceió

Um par de tênis no Brasil é o dobro do preço dos EUA

Contas de Campanha 

As ressalvas que assustam Dilma

A rotina do delator 

Como está vivendo Paulo Roberto Costa
------------------------------------------------------------------------------------

∆∆∆ ISTOÉ Dinheiro

Manchete: Rio 2016 - A corrida bilionária das empresas já começou

Os jogos olímpicos na cidade maravilhosa movimentarão mais de R$ 37 bilhões em negócios, que serão disputados por companhias brasileiras e estrangeiras. Saiba como as gigantes GE, EMBRATEL, CISCO, ODEBRECHT, DOW CHEMICAL E BRADESCO, entre outras, estão se aquecendo para o maior torneio esportivo do planeta. 

Economia: Como a queda livre do petróleo afeta o Brasil e a Petrobras

Comissão Nacional da Verdade: O papel das empresas durante a ditadura militar

------------------------------------------------------------------------------------

∆∆∆ Carta Capital

Lava Jato – A primeira leva

Denunciados o doleiro, o diretor da Petrobras e as empreiteiras. Os próximos serão os políticos

O Brasil dos equívocos

Luiz Gonzaga Belluzzo, Pedro Serrano e Wanderley Guilherme dos Santos analisam a tibieza do governo, a terceirização do controle da economia e o golpismo da oposição

(Matérias obtidas no site EBC Empresa Brasil de Comunicação, que as fornece gratuitamente)
 

∆∆∆ Bom dia a todos!