sábado, 6 de junho de 2015

DICA DO DIA
 
Perguntado como enfrentar com sucesso uma grande tropa inimiga em condições de combater e preparada para marchar para a batalha, responda: “Começando por tomar uma coisa que o inimigo conserve com interesse; então ele ficará sujeito à sua vontade”?

A rapidez é a essência da guerra. Tire partido da falta de preparação do inimigo, marche por caminhos onde não é esperado e ataque pontos desprotegidos. São os seguintes os princípios a serem observados por uma força invasora: quanto mais profundamente penetrar num país, maior deverá ser a solidariedade entre os soldados e, dessa forma, os defensores não levarão a melhor.

Faça pilhagens em território fértil para suprir seu exército de alimentos. Examine cuidadosamente o bem-estar de seus homens e não os sobrecarregue. Concentre sua energia e armazene suas forças. E mantenha seu exército sempre em movimento e delineie planos insondáveis.

O tático habilidoso pode ser comparado a uma cobra encontrada nas Montanhas Ch’ang: atingida na cabeça, reage com o rabo; atacada no rabo, responde com a cabeça; agredida no meio, ataca com a cabeça e o rabo.

(trecho de "A Arte da Guerra", de Sun Tzu)
 
História: O Dia D da Segunda Guerra
Em 6 de junho de 1944, conhecido como o Dia D, os Aliados fizeram o desembarque na Normandia com a Operação Overlord. Este foi o ponto decisivo para a vitória contra os nazistas. Na operação, as forças aliadas tiveram 2.400 baixas contra 1.200 dos alemães. Ao final do dia, 34 mil soldados já tinham desembarcado.
 
CNJ faz mutirão para esvaziar cadeias do país
Conselho Nacional de Justiça e as Defensorias Públicas fazem ofensiva para tentar esvaziar as cadeias, que sofrem com a superlotação. A iniciativa mais polêmica foi da Defensoria do Rio, que orientou sua equipe a alegar que todas as prisões de usuários de droga no estado são inconstitucionais.
 
Relatório do FBI: Propina na CBF
No primeiro contrato entre CBF e empresa de material esportivo americana, em 1996, teria havido propina de US$ 30 milhões, segundo relatório do FBI, publicado pelo "Wall Street Journal".
 
‘PT impôs padrão Fifa de corrupção’, diz Jefferson
Dez anos após denunciar o mensalão à Folha, o ex-deputado Roberto Jefferson, 61, diz que o PT impôs ao país o “padrão Fifa de corrupção” e que o dinheiro das estatais continua a financiar as campanhas, relata Bernardo Mello Franco (Folha de S. Paulo). Para ele, a maior consequência de sua denúncia foi ter caído “aquele véu” que havia sobre o PT. “O partido posava de corregedor moral da pátria.” O petebista deixou a cadeia há três semanas e cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro.
 
∆∆∆ Bom dia a todos!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

DICA DO DIA

Há pessoas que parecem estar sempre perdidas num nevoeiro de confusão. Vão para um lado, depois para o outro. Tentam uma coisa, então mudam para outra. Andam por um caminho e, de repente, voltam em direção contrária. O problema delas é simples: não sabem o que querem. Você não pode atingir um alvo se não souber qual é. O que é preciso fazer é sonhar. Acomode-se num lugar onde se sinta confortável e planeje passar uma hora aprendendo o que espera ser, fazer, compartilhar, ver e criar. Essa poderá ser a hora de decidir metas e determinar efeitos. Nesse período você fará um mapa das estradas que quer percorrer na vida; planejará para onde quer ir e como espera chegar lá. Pra começar, não ponha qualquer limite no que é possível. Metas limitadas criam vidas limitadas. Portanto, ao determinar suas metas vá o mais longe que quiser. Você precisa decidir o que quer, porque essa é a única maneira possível de consegui-lo. Siga alguns passos para formular seus objetivos:

- exprima seu desejo em termos positivos; diga o que deseja que aconteça;

- seja o mais específico possível; use todos os sentidos para descrever os resultados que quer;

- esteja no controle; seu objetivo deve ser iniciado e mantido por você; não deve depender de mudanças de outras pessoas para que você seja feliz.

Todos nós temos algumas ideias das coisas que queremos. Mas, algumas são vagas – mais amor, mais dinheiro, mais tempo para aproveitar a vida. No entanto, para dar força aos nossos biocomputadores para que criem um resultado, é preciso tornar nossos sonhos mais específicos... Lembre-se: o cérebro precisa de sinais nítidos e diretos do que quer realizar. Sua mente tem o poder de lhe dar tudo que queira, mas só pode fazê-lo se estiver recebendo sinais nítidos, brilhantes, intensos e focados.

(Anthony Robbins, em "Poder sem limites")
 

História: Guerra dos Seis Dias
Em 5 de junho de 1967, tem início a Guerra dos Seis Dias. Os israelenses, com o auxílio logístico dos EUA, atacaram de surpresa o Egito, a Síria e a Jordânia, que preparavam uma ofensiva conjunta contra Israel. Após a vitória, os israelenses anexaram a península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas do Golã. 

Corpus Christi
Veja no site a seguir reportagem da TV TEM (Rede Globo) sobre a festa de Corpus Christi em São Manuel: 

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/tem-noticias- 2edicao/videos/t/edicoes/v/procissao-de-corpus-christi-em-sao-manuel-e-tradicao-ha-mais-de-meio-seculo/4230680/ 

∆∆∆ Bom dia a todos!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

DICA DO DIA 

O sucesso da nossa vida e do nosso futuro depende da nossa motivação e determinação, ou confiança em nós mesmos. Através de experiências difíceis, a vida às vezes ganha maior significado.

Se você observar pessoas que, desde o início da vida tiveram tudo, vai perceber como elas perdem a esperança ou se irritam rapidamente quando deparam com pequenas adversidades. Outras, que passaram por dificuldades, têm uma reação diferente porque desenvolveram atitudes mentais mais fortes.

Uma pessoa que passou por experiência de privações consegue enfrentar problemas com mais firmeza do que quem nunca passou por sofrimento. Portanto, visto por esse ângulo, um pouco de sofrimento pode ser uma boa lição para a vida.

(Dalai-Lama, em "O Livro da Sabedoria") 

 

História: Hoje é Dia de Corpus Christi

É uma data especial para os são-manuelenses, que mantêm há décadas os enfeites de rua neste dia. A seguir, poema que este blogueiro escreveu sobre o tema, publicado no livro “PALAVRAS”,      editado em 2000. 

CORPUS CHRISTI

(em São Manuel)
 

Lá estão eles, mãos e braços,

Cheios de cores, tingidos,

Todo dia, cada dia...  sempre,

Trabalham juntos, unidos!

 

Da doce cana-de-açúcar,

Sobra moído o bagaço

Seco, picado, prensado,

Pra tingir, muito cansaço!

 

Ali mesmo, o preto e o branco,

Também ficam combinados,

Contrastam com outras cores,

Formam desenhos estudados!

 

Madrugada fria, quieta,

Artistas do povo, reunidos,

Enfeitam ruas da cidade,

Criam trabalhos coloridos!

 

Aqui, a figura de Maria,

Ali, a presença de Jesus,

O pão, o vinho, o cálice,

Adiante, a sombra da cruz!

 

Flores unem-se uma a outra,

Branca, vermelha, amarela...

Losangos, círculos, estrelas,

Ao fim, surge linda passarela!

 

Dia místico esse de junho,

A cidade recebe Jesus Cristo,

Em cortejo cheio de emoção,

Momento de paz, jamais visto!

 

Sol se pondo, fim de tarde,

Sai solene, a procissão,

Jesus, feito hóstia santa,

Abraça e abençoa a multidão!

 

Na Praça da Matriz, repleta,

Um silêncio comovido, fiel,

Mostra o respeito de um povo,

Da gente de São Manuel!

 


 ∆∆∆ Bom dia a todos!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

DICA DO DIA 

 
BRANDURA 

Não se exalte ao falar,

Com o seu semelhante!

Baixe o tom de sua voz...

Não se torne irritante!
 

Mantenha sua polidez,

Converse com seus iguais,

Como fala a um amigo,

Em tons brandos, naturais!
 

Mesmo para dar ordens,

Mostre sua ponderação,

Não pareça agressivo,

Veja no outro um irmão!
 

Proceda dessa maneira,

Mantenha a compostura,

Trate a todos com respeito,

Educação e brandura!
 

(do livro PALAVRAS, de Gildo Sanches)


História: cineasta Rossellini
No dia 3 de junho de 1977, morre Roberto Rossellini. Filho de um rico arquiteto, esse famoso diretor italiano iniciou no cinema em 1934. Na década de 1950, ele se envolveu num escândalo ao manter um romance com a atriz Ingrid Bergman, que engravidou do cineasta quando ainda estava casada com o primeiro marido. 

Blatter sai, e Fifa terá nova eleição
No dia em que o jornal americano “New York Times” revelou que o FBI também investiga Joseph Blatter no escândalo de corrupção na Fifa, o presidente da entidade, há 17 anos no cargo e recém-eleito para o quinto mandato, anunciou sua renúncia e convocou nova eleição. Em Berlim, Zico disse que pensa em se candidatar. 
 
PMDB e PSDB se unem para atingir PT
Uma agenda prioritária de votações de projetos na Câmara e no Senado une PMDB e PSDB em torno de um objetivo: tirar poder do Executivo, redistribuindo recursos, funções e tarefas entre União, estados e municípios, já em 2016, revela JOSÉ CASADO (O Globo). 

∆∆∆ Bom dia a todos!

terça-feira, 2 de junho de 2015

DICA DO DIA

A palavra entusiasmo vem do grego, EN+THEOS, que significa “capacitados por Deus”; ela foi inventada para descrever o desempenho considerado sobre-humano dos atletas da antiga Grécia. O dicionário define entusiasmo como “vigor ou veemência com que se fala e escreve; inspiração; admiração”.

Entusiasmo é a determinação de buscar cumprir as altivas e grandiosas promessas que você fez para si mesmo e para as pessoas que lhe são queridas. Entusiasmo é um profundo impulso interior que aparece quando se quer realizar um trabalho ou alcançar uma meta.

O verdadeiro entusiasta concentra todas as suas energias em conseguir dar conta do recado no trabalho que se dispôs a fazer. Acreditar no que deve fazer e ser perseverante e criativo são características básicas dos entusiastas.

O entusiasmo nasce dentro de você, exatamente no momento em que você acredita e diz para si mesmo “eu posso fazer”. Quando isso acontece, você se torna um dínamo de força. Montanhas se desmancham na sua frente; os problemas servem para redobrar seus esforços, e os céticos conseguem apenas despertar ainda mais sua determinação. Você descobre dentro de si forças que não sabia que existiam e, em pouco tempo, percebe que pode fazer coisas que nunca tinha ousado antes.

Conseguir entusiasmo é um pouco como aprender a respirar: ninguém consegue lhe dizer exatamente como fazê-lo. Ninguém, exceto você mesmo, é capaz de descobrir quais objetivos ou metas podem fazer brotar o seu entusiasmo.

(trecho de "Exploda a Crise", de Narciso L. M. Machado)
 

História: Campanhas de Garibaldi
Giuseppe Garibaldi foi decisivo na unificação da Itália. De 1836 a 1848, ele se exilou na América do Sul, aderindo à Revolução Farroupilha, no sul do Brasil. Em 1860, comandou a Expedição dos Mil, quando conquistou a Sicília e Nápoles. Garibaldi viveu seus últimos anos em uma ilha italiana, onde morreu em 2 de junho de 1882.

Juros devem subir
A taxa básica de juros, a Selic, deve subir pela sexta vez seguida, amanhã. Para o final de 2015, a expectativa é de que a Selic esteja em 14% ao ano. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), responsável por definir a Selic, começa hoje e termina amanhã, dia 3. 

∆∆∆ Bom dia a todos!

domingo, 31 de maio de 2015

DICA DO DIA

Encontrar ocasiões para rir quando as coisas estão se quebrando ao seu redor não é sinal de cinismo ou de loucura. Ao contrário, o humor ressuscita o espírito na sombra da adversidade, prestando um serviço difícil de ser igualado. Para conseguir, distancie-se de pessoas rabugentas e mantenha-se em contato com aquelas que gostam de rir, até mesmo quando surge um problema.

Assista a filmes divertidos, leia livros engraçados, alugue DVDs de comédia, assista a seus programas divertidos favoritos na televisão. Quanto mais você ri, mais fácil fica rir!

Se você se concentrar nas coisas divertidas da vida, o que você acha que ocupará a sua mente? Risada! Esqueça os dias de condenação e simplesmente aproveite a vida!

(Alan Houel e Christian Godefroy no livro "Como Lidar com Pessoas Difíceis")


História: Perseguição no Vietnã
No dia 31 de maio de 1966, monges budistas atearam fogo contra seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul. Os monges faziam greves de fome e cometiam suicídio para exigir a igualdade perante a lei, a livre prática e propagação da fé budista.
 

31 de Maio - Dia Mundial de Combate ao Fumo
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. O cigarro é prejudicial ao meio ambiente, à ecologia e aos seres humanos. As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo. A cada dez segundos um fumante morre no mundo. Em média, fumar diminui em cerca de 8 anos a vida de uma pessoa. Fumante: Está na hora de parar de fumar...

 ∆∆∆ Bom dia a todos!