sábado, 13 de junho de 2015

DIA DE SANTO ANTONIO: 13 DE JUNHO
Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195. Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de Junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio. 

DICA DO DIA 

De tudo ficaram três coisas:

A certeza de que estamos sempre começando

A certeza de que é preciso continuar

A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar

Portanto, façamos da interrupção um caminho novo

Da queda um passo novo de dança

Do medo uma escada

Do sonho uma ponte

Da procura um encontro
 

(diabetenet.com.br)
 

História: Guerra Irã-Iraque
O dia 13 de junho de 1988 marcou a ofensiva do Lago dos Peixes, na guerra Irã-Iraque (1980 - 1988). O conflito surgiu para combater o regime do Teerã, movimento fundamentalista iraniano. O Iraque se aliou aos EUA e colocou Saddam Hussein como líder para deter os xiitas. A guerra deixou mais de um milhão de mortos.


DILMA E JÔ SOARES
Em entrevista ao Programa do Jô, da Rede Globo, transmitida na madrugada deste sábado (13), a presidente Dilma Rousseff defendeu o ajuste fiscal proposto pelo governo, sob comando do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a manutenção dos programas sociais.

"O Brasil está momentaneamente em problemas e dificuldades, não estruturalmente doente; por isso, simultaneamente ao ajuste fiscal, precisamos fazer investimentos em infraestrutura e manter os investimentos nos programas sociais", disse Dilma.

Curiosidade: Em nenhum momento da entrevista Jô chamou Dilma de “presidenta”. Sempre usou “presidente”. Dilma não deve ter gostado. 

∆∆∆ Bom dia a todos!

 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

DICA DO DIA
 
A história de Moisés é um grande exemplo de como devemos enfrentar as dificuldades que surgem em nosso trajeto. Logo de início, já dá pra perceber que as primeiras dificuldades, geralmente, estão na própria pessoa.

O primeiro episódio decisivo da vida de Moisés – quando ele enfrenta e mata um egípcio que maltratava um escravo hebreu – termina em fracasso. Logo no dia seguinte, quando falou com outros hebreus, foi rechaçado. Teve que fugir para não ser preso, e só depois de 40 anos trabalhando como pastor de ovelhas foi chamado ao exercício de sua liderança. Não foi uma liderança que caiu do céu. Ele teve que construí-la passo a passo, tijolo por tijolo. Para isso, soube fortalecer suas qualidades, que se tornaram mais poderosas do que seus pontos fracos.

Pontos fracos de Moisés: falta de confiança em si próprio, dificuldade de comunicação, medo de assumir desafios, ira, autopiedade e depressão, perfeccionismo e centralização.

Pontos fortes de Moisés: dedicado e estudioso, curioso e observador, audacioso, habilidoso, persistente, altruísta, justo, prudente, firme na fé, estrategista, aberto a novas idéias, visão de futuro, carismático, enérgico, solidário, disciplinado, leal, humilde, previdente, prudente, paciente, oportuno, desapegado, perseverante.

(texto do Prof. Gretz, extraído de "O líder dos líderes")
 
 
História: Atentado de Oklahoma
No dia 11 de junho de 2001, o terrorista Timothy McVeigh é executado com uma injeção letal. McVeigh foi responsável pela explosão do prédio Alfred Murray de Oklahoma City, no dia 19 de abril de 1995, onde 168 pessoas morreram. Ele era um soldado condecorado por sua participação na Guerra do Golfo.
 
BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA
Em decisão histórica, STF rejeita censura prévia e libera, por unanimidade, biografias não autorizadas. Relatora Cármen Lúcia e demais ministros entenderam que o direito à privacidade não pode restringir liberdade de expressão. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a exigência de autorização para a publicação de biografias. O julgamento foi marcado pela defesa da liberdade de expressão e a condenação à censura prévia. "Cala a boca já morreu, é a Constituição do Brasil que garante", afirmou a ministra relatora Cármen Lúcia.
 
∆∆∆ Bom dia a todos!
 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

DICA DO DIA 

Uma jovem mulher e sua filha caminhavam pela praia. Num certo ponto, a menina disse:

- Como se faz para manter um amor?

A mãe olhou para a filha e respondeu:

- Pegue um pouco de areia e feche a mão com força.

A menina assim fez e reparou que, quanto mais forte apertava a areia com a mão, com mais velocidade a areia escapava.

- Mamãe, mas assim a areia cai!!!
- Eu sei, agora abra completamente a mão.

A menina assim fez, mas veio um vento forte e levou consigo a areia que restava na sua mão.

- Assim também não consigo mantê-la na minha mão!

A mãe, sempre a sorrir, disse:

- Agora pegue outra vez um pouco de areia e mantenha a mão um pouquinho aberta, como se fosse uma colher: fechada o suficiente para protegê-la, mas aberta o bastante para lhe dar liberdade.

A menina experimentou e viu que a areia não escapava da mão, pois estava protegida do vento. A mãe concluiu:

- É assim que se faz durar um amor.
 

(diabetenet.com.br)
 

História: Guerra dos Seis Dias
No dia 10 de junho 1967, termina a Guerra dos Seis Dias. Israel se apodera do território egípcio situado ao leste do Canal de Suéz. O país ainda derrota o exército da Jordânia e ocupa a península de Sinaí. Durante o conflito, a Força aérea israelense atacou e destruiu a Força aérea egípcia no chão. 

Pedras  no rim
Um chinês teve 420 pedras removidas de seu rim. Segundo os médicos, elas teriam sido causadas por uma dieta com excesso de proteína. Paciente confessou que é 'viciado' em tofu, um queijo feito de soja. A operação durou duas horas em um hospital na cidade de Zheijiang, no oeste do país. Os médicos descobriram as pedras após realizarem um raio-x de He Dong. 

∆∆∆ Bom dia a todos!

 

terça-feira, 9 de junho de 2015

DICA DO DIA 

A vontade soberana – é o quarto dom humano e o que torna realmente possível o gerenciamento pessoal eficaz; os outros três são a autoconsciência, a imaginação e a consciência.

A vontade soberana é a capacidade para tomar decisões e fazer escolhas agindo de acordo com elas. É a habilidade para agir, não permitir que determinem suas ações, e para levar adiante seus planos desenvolvidos através dos três outros dons. A vontade humana é realmente algo espantoso e repetidas vezes triunfa contra prognósticos desfavoráveis. Mas esse dom no contexto do gerenciamento pessoal eficaz não é o esforço dramático, gigantesco que traz o sucesso duradouro. Seu fortalecimento vem da aprendizagem de utilizar a vontade soberana nas decisões que tomamos todos os dias.

A extensão com que desenvolvemos nossa vontade soberana na vida cotidiana se mede pela nossa integridade pessoal. A integridade é, fundamentalmente, o valor que damos a nos mesmos; é a nossa capacidade de assumir compromissos sérios com nossa própria mente e manter os assumidos com os outros; é “fazer o que dizemos”. Trata-se de respeitar a personalidade.

A liderança resolve o que é mais importante e o gerenciamento eficaz faz primeiro o que é mais importante. Gerenciar é disciplina, é a vontade de fazer direito.

A palavra disciplina vem de discípulo – de uma filosofia, de um conjunto de princípios, de um objetivo grandioso, de uma meta ambiciosa ou de uma pessoa que representa essa meta. Em outras palavras: se você for um gerenciador eficaz da sua pessoa, a disciplina vem de dentro, é um produto de sua vontade independente. Você se torna um discípulo, um seguidor de seus próprios valores fundamentais e de sua fonte. E possui a vontade e a integridade para subordinar os sentimentos e humores a esses valores.

(Stephen R. Covey, no livro "Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes")
 

História: O autor de Oliver Twist
O romancista inglês Charles Dickens nasceu em 1812. Aos 12 anos foi trabalhar numa fábrica de graxa de sapatos pois o pai havia sido preso devido a dívidas. Educou-se sozinho. Publicou livros em que denunciava a vida do operário na sociedade industrial e a miséria das classes sociais mais baixas. Morreu no dia 9 de junho de 1870.
 

Lousas de 1917 intactas descobertas nos Estados Unidos
Segundo um porta-voz do serviço responsável pela manutenção de escolas públicas do distrito, a prefeitura vai preservar os trabalhos nas lousas, feitos entre 30 de novembro e 4 de dezembro de 1917. "A caligrafia me deixou louca, porque você não as vê mais hoje em dia. Algumas letras são realmente lindas”, afirmou Sherry Kishore, diretora da instituição, em entrevista ao jornal Oklahoman.
 

∆∆∆ Bom dia a todos!

 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

DICA DO DIA 

Afinal o que é criatividade? Para alguns, esse conceito está restrito à criação artística, subentendendo que somente as pessoas que se dedicam a alguma forma de arte, ou artesanato, podem ser chamadas de criativas. Numa abordagem mais ampla podemos afirmar que criativa é qualquer pessoa que rompe com padrões predefinidos e cria novos modelos de comportamentos, nos quais o que prevalece é sua própria individualidade.

Criativa é toda pessoa capaz de escrever seu próprio roteiro de vida com imaginação, fugindo dos padrões e buscando suas próprias características genéticas, que são sempre especiais. A busca de suas características pessoais, a busca de sua verdade, é a verdadeira criatividade.

Ser criativo é desenvolver potencialidades contidas no seu código genético, é desenvolver as suas potencialidades, crescer ao longo de sua vida, ativo, na busca do seu centro, de sua verdade, de seu eu. Criativos são aqueles capazes de sonhar e materializar os seus sonhos, livrando-se dos sonhos dos outros – ou, se for o caso, admirá-los e usá-los como visão inspiradora. Criativas são pessoas capazes de transformar seus sonhos em metas, planos, programas de vida e linhas de ação – porque, afinal, sonhar não é o bastante.

(Lúcia de Bidart, no livro "Marketing Pessoal")
 

História: Maomé e o Islamismo
Em 8 de junho de 632, falecia Maomé, o fundador do Islamismo e profeta do Alcorão, livro sagrado da religião mulçumana A sua morte provocou uma crise no mundo árabe, já que Maomé não deixou descendentes masculinos e não designou nenhum sucessor. Neste dia, Abu-Bekr, foi eleito as pressas por alguns líderes árabes, o que acabou virando motivo de divisão entre os fieis.
 

Limpando o mar
m rapaz holandês com 20 anos de idade é quem lidera um dos projetos mais ambiciosos para limpar o oceano: ele quer retirar metade dos detritos plásticos que flutuam no Oceano Pacífico em uma década.

O nome dele é Boyan Slat, e o rapaz tem um plano engenhoso para executar o projeto. Em vez de buscar e colher o lixo por toda uma eternidade, ele quer o que o oceano se limpe sozinho.

A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são jogados nos mares. O plano de Slat consiste em instalar enormes barreiras flutuantes em locais de marés rotativas pela mundo (chamadas de giros), e deixar que o plástico flutue naturalmente para dentro destas barreiras. E diferente de barreiras de redes, que prendem e matam a vida oceânica, elas são grandes amortecedores em formato de V.

A organização de Slat sem fins lucrativos, a Ocean Cleanup, diz que a corrente marítima passa por baixo das barreiras, permitindo que animais oceânicos passem por baixo dela sem correr riscos. Já o plástico flutuando, por sua vez, é funilado para cima e se concentra na superfície da água, de onde pode ser recolhido com facilidade.

∆∆∆ Bom dia a todos!

domingo, 7 de junho de 2015

DICA DO DIA

Viver é inventar o seu dia.
É desconhecer a arrogância.
Exalar pura energia.
Fazer poemas de amor.
Devolver sorrisos.
Acreditar que o bem vence o mal, sempre.
Enfeitar o coração com cores.
Conquistar amigos e ser sempre leal e fiel.
Transformar dor em alegria.
Ser amor de coração.
Inspirar justiça.
Viver é correr atrás dos sonhos, da inspiração, dos projetos.
Buscar entendimento das coisas.
Ser sempre da paz.
Agradecer às dádivas recebidas.
Buscar o que te faz bem e aos outros também.
Amar! Pintar o mundo com as cores que te der na telha.
Estar sempre jovem.
Viver é ser sempre verdadeiro.
É constantemente redescobrir as coisas belas da vida lembrando que o sorriso é o idioma universal.
Ouvir músicas que acalmem a alma.
Desacelerar e aproveitar o tempo, cada pequeno momento de prazer.
Lembre-se: o final não existe.
Tudo é um eterno recomeço.
Viver é, simplesmente, ver a vida com o coração.
 

(diabetenet.com.br) 

História: Tratado de Tordesilhas
Em 7 de junho de 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas. Um meridiano situado a 370 léguas à oeste de Cabo Verde determinava que as terras à sua esquerda seriam dos espanhóis e o território à direita, que incluía o Brasil, seria de Portugal. O acordo também assegurava o domínio português sobre o Atlântico Sul. 

Prejuizo de quase R$ 1 bi
Por trás dos emaranhados de tubos e fios que fazem parte do cenário das favelas cariocas e crescem sem regras e fiscalização, está uma perda de arrecadação que chega a quase R$ 1 bilhão por ano, revela SELMA SCHMIDT ( O Globo). A Light estima que deixam de entrar em seus cofres R$ 850 milhões por causa dos “gatos” de energia em comunidades carentes na capital. Já a receita da Cedae poderia aumentar R$ 84 milhões se todos os domicílios em favelas da cidade pagassem a tarifa mínima de R$ 22,32. As construções em situação irregular também afetam o caixa da prefeitura: 929.319 residências não estão inscritas no cadastro do IPTU. Na Rocinha, por exemplo, só 19 das mais de 23 mil casas recebem o carnê do imposto. (Págs. 1 e 10) 

∆∆∆ Bom dia a todos!