sábado, 5 de dezembro de 2015

DICA DO DIA

Ficamos muitas vezes intrigados com fatos e acontecimentos na nossa vida. Estamos o tempo todo achando porquês e justificativas. Quebramos a cabeça, procuramos ajuda em outros planos e, com frequência, nosso consciente vem com aquela famosa pergunta: Por que eu? Isto só acontece comigo mesmo...

Em primeiro lugar, saiba que o universo é rico em mistérios e para muitos deles, não estamos devidamente preparados para compreendê-los. Nestes casos será preciso alcançar um processo de evolução maior, ou seja, uma nova procura interior. O famoso “isto só acontece comigo” é um julgamento antecipado dos seus pensamentos, como forma de justificar sua culpa por um erro incompreendido. Quando encontramos dificuldades na compreensão das coisas que nos cercam, a primeira medida a ser tomada é saber que para tudo há uma resposta, mesmo que naquele momento ela não seja tão evidente. Quando isto acontecer, viva a vida plenamente sem olhar para trás, pois mais cedo ou mais tarde tudo se resolverá. Basta saber esperar!

(Autor Anônimo)
 

HISTÓRIA: Julgamento de Luis XVI
Em 05 de dezembro de 1792, o povo invade a Assembleia, onde a família real francesa está refugiada. Eles exigem a saída da realeza. Apavorados, deputados votam a supressão do rei e a convocação da Convenção Nacional. Aristocratas, clérigos e presos comuns são executados em massa. 

A saída do ministro
Após a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma, o ministro mais próximo do vice Michel Temer, Eliseu Padilha (A viação Civil), pediu demissão depois de tentar, sem sucesso, audiência com a presidente e o ministro Jaques Wagner (Casa Civil). A aliados, Padilha disse que saiu por lealdade a Temer, cuja relação com Dilma se deteriorou. A presidente convocou ministros para reunião de emergência ontem à tarde. O Planalto considera que parte do PMDB age contra Dilma e teme que Padilha trabalhe pelo impeachment para favorecer Temer. 

●●● Bom dia a todos!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

DICA DO DIA

Se você colocar um falcão em um cercado com um metro quadrado e inteiramente aberto por cima, o pássaro, apesar de sua habilidade para o vôo, será um prisioneiro. A razão é que um falcão sempre começa seu vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar e permanecerá um prisioneiro pelo resto da vida nessa pequena cadeia sem teto. O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado; se for colocado em um piso completamente plano, tudo que ele conseguirá fazer é andar de forma confusa, dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se lançar. Um zangão, se cair em um pote aberto, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto; por isso, persiste em tentar sair pelos lados, próximo ao fundo. Procurará uma maneira de sair onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente, de tanto atirar-se contra o fundo do vidro.

Há pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo acima.

(Autor Anônimo) 

HISTÓRIA: Início de uma nova China
Em 04 de dezembro de 1982 seria promulgada a nova Constituição chinesa. A principal modificação dizia que o sistema socialista de propriedade substituiria o sistema de exploração do homem pelo homem, aplicando o princípio de "a cada um, segundo a sua habilidade e a cada um, segundo o seu trabalho".
 

Impeachment
Com a criação da Comissão Especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma na Câmara, o governo mobilizou ontem ministros e parlamentares aliados para tentar apressar a votação do processo. O temor do Planalto é que, com mais tempo e a espera da piora do cenário econômico, a popularidade da presidente caia ainda mais, a crise se agrave e as manifestações de rua voltem com força. Ministros e o ex-presidente Lula pediram que o Congresso suspenda o recesso, que deveria começar dia 22, para agilizar o processo. A oposição, porém, não tem pressa porque conta com a “tempestade perfeita”, que inclui cenário econômico ainda mais adverso, para fragilizar Dilma. Para sepultar o impeachment no plenário, a presidente precisará de 172 dos 513 votos da Câmara. Ontem, 17 líderes dos maiores partidos da Casa, ouvidos pelo GLOBO, calcularam que Dilma teria hoje ao menos 258 votos a seu favor. O PT e o PCdoB re correram ao STF questionando a legitimidade do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para conduzir o processo. 

●●● Bom dia a todos!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

DICA DO DIA 

Nos últimos anos, o mundo globalizado vem experimentando intensamente grandes mudanças de conceitos e valores. Na busca febril por um espaço para se viver com dignidade, presenciamos momentos de grande expectativa pelo futuro, o que nos leva a cultivar um estresse totalmente desproporcional à nossa capacidade de suportá-lo.

Nesses processos de transformação, precisamos manter o foco na nova visão de se administrar coisas e pessoas. Os investimentos na área do conhecimento humano passam a ser uma prioridade: uma árvore que, bem cuidada, poderá nos trazer excelentes frutos. O caminho para a felicidade no novo mundo que estamos construindo passará em primeiro lugar pela mente humana, fator que irá determinar quem vai vencer ou perder. A escolha pela vitória no mundo globalizado será determinada pelo capital intelectual, pelo aperfeiçoamento diversificado, pelo estudo constante e pela boa vontade de se adaptar. Estamos nos transformando em “camaleões do futuro”.

(Autor Anônimo)

HISTÓRIA: Um dos fins da Guerra Fria
Em 03 de dezembro de 1989, com o fim do bloco socialista e da URSS e em acordo com George Bush termina a Guerra Fria. Nasce uma nova ordem internacional. Os principais pólos do poder passam a ser Estados Unidos, Japão e Europa. Por outro lado, os países do terceiro mundo ficam mais pobres. 

Pedido o impeachment de Dilma
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou nesta quarta-feira (2) que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista afirmou que, dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando sua análise, ele deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

O pedido de Bicudo – um dos fundadores do PT – foi entregue a Cunha em 21 de outubro. Na ocasião, deputados da oposição apresentaram ao presidente da Câmara uma nova versão do requerimento dos dois juristas para incluir as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015, como é chamada a prática de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária. A manobra fiscal foi reprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

●●● Bom dia a todos!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DICA DO DIA

Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro que voa logo atrás. Voando em uma formação em V, todos do bando tem seu desempenho 71% melhor do que teriam se voassem separados.

Lição nº 1
Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente.
Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar ao tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando o movimento da ave imediatamente à sua frente.

Lição nº 2
Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda aos outros.
Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta.

Lição nº 3
É preciso organizar um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.
Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar os da frente e aumentar a velocidade.

Lição nº 4
Precisamos nos assegurar de que o nosso "grasno" seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho.
Quando um ganso fica doente e fraco ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que ele esteja apto para voar, ou até que acabe morrendo. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando.

Lição nº 5
Se nós tivermos tanto bom senso quanto os gansos, também estaremos ao lado das outras pessoas nos momentos difíceis.

(Autor Anônimo) 

HISTÓRIA: O vilão colombiano
Em 02 de dezembro de 1993, morre Pablo Escobar. Nenhum traficante agitou tanto a Colômbia quanto o líder do Cartel de Medellin. A guerra que ele lançou contra o Estado colombiano provocou a morte de 4 mil pessoas. 

PIB sob risco de depressão
O PIB caiu 4,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2014, o pior resultado da série do IBGE, iniciada em 1996. Investimentos e consumo das famílias tiveram queda recorde. E a indústria de transformação não amargava resultado tão ruim desde a crise global, em 2009. Muitos analistas já veem a economia em depressão, que é uma recessão mais profunda e duradoura. A atual recessão, iniciada em 2014, poderá durar 11 trimestres e representar, no período, um tombo de 8,1% do PIB, segundo a FGV. Caso confirmada, será a pior crise em 35 anos.

●●● Bom dia a todos!

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

DICA DO DIA 

Um dia você vai lembrar de hoje e se perguntar por que teve tanto medo de agir.

Um dia você vai olhar para trás e se perguntar por que deixou que tantos pequenos contratempos o atingissem.

Um dia você vai olhar para trás e se perguntar por que não foi um pouco mais disciplinado e focado.

Se pudesse olhar para trás daqui a dez anos, o que você lamentaria não ter feito?


Se pudesse olhar para trás, que coisas você consideraria como as mais importantes do dia de hoje? Que oportunidades, que passam despercebidas hoje, seriam evidentes no futuro?

Uma vida de real valor e significado é algo que se constrói com o tempo, não um prêmio que se ganha por sorte ou habilidade.

O dia de hoje é uma oportunidade de construir a vida que você quer, uma oportunidade que não voltará.

O futuro é imprevisível, mas uma coisa é certa: você jamais se arrependerá de dar o melhor de si a cada momento.

(Autor Anônimo) 

HISTÓRIA: Cresce o cinema nacional
Em 01 de dezembro de 1976, inicia a trajetória de um dos maiores clássicos do cinema brasileiro. O longa Dona Flor e seus Dois Maridos, de Bruno Barreto, consegue a maior bilheteria de toda a história do cinema nacional. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

País tem 60 dias para destruir focos de mosquito e evitar explosão de zika
As autoridades sanitárias brasileiras estão em uma corrida contra o tempo para evitar que a infestação do mosquito Aedes aegypti se torne um problema ainda mais grave a partir de fevereiro de 2016. A preocupação é por conta dos mapas epidemiológicos, que apontam que mais de 60% dos casos de dengue, doença transmitida pelo mesmo mosquito, são registrados entre fevereiro e abril. 

Em 2015, o país registrou 1.534.932 casos de dengue, febre chikungunya e zika. "Precisamos fazer esse combate de imediato, agora e pelo mês de janeiro, destruindo os ovos e as larvas. Isso para, na época de aumentar a população do mosquito, não ter larva para ele se proliferar", disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro. "Temos dois meses para destruir os criadouros."

Para esse combate, uma força-tarefa com apoio de Exército e diversas campanhas publicitárias vai atuar nos próximos 60 dias no Nordeste, onde mais de 1.100 casos de microcefalia foram registrados nos últimos meses, quase todos provavelmente com relação direta com o zika vírus. 

●●● Bom dia a todos!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

DICA DO DIA

Dizem que “doar é emprestar a Deus”. Mais do que isto, doar é criar uma forte energia no universo em prol de quem precisa.

Esta energia maravilhosa protege e cuida das pessoas que estão em nossa volta, tornando-as mais felizes.

E tem mais um detalhe: doar não dói nada e nem tira pedaço: pelo contrário, enche a nossa alma de alegria e satisfação, deixando o nosso coração em paz.

Ao pensarmos que podemos ser voluntários em creches, hospitais e asilos, também podemos abrir os olhos do mundo para esta linda missão.

Faça a diferença e seja um voluntário da vida para vida. Assim o mundo fica bem melhor.

(Autor Anônimo) 

HISTÓRIA: Um gênio do cinema
Em 30 de novembro de 1914, aos 25 anos, Charles Spencer Chaplin estreou nas telas com Making a Living. Carlitos, o maior de seus personagens, só entraria em cena nos filmes seguintes. Foi um dos ícones do século XX e o cinema jamais seria o mesmo após esse acontecimento.  

Documento diz que BTG pagou R$ 45 milhões
Um documento obtido pelos investigadores da Lava Jato aponta suposto pagamento de R$ 45 milhões em propina ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para alterar uma medida provisória que beneficiaria o banco BTG Pactual, de André Esteves. O papel foi encontrado na casa do chefe de gabinete do senador Delcídio Amaral (PT-MS), Diogo Ferreira, em busca feita na semana passada. E consta no pedido da Procuradoria-Geral da República encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a substituição da prisão temporária de Esteves e Ferreira por prisão preventiva, sem prazo para expirar. O pedido foi aceito ontem pelo ministro do STF Teori Zavascki. Em nota, o BTG negou ter feito o pagamento. Cunha desmentiu o documento. 

●●● Bom dia a todos!

domingo, 29 de novembro de 2015

DICA DO DIA

É incrível o quanto de tempo e energia são desperdiçados por causa de relacionamento conflitante no trabalho. É só observar: quantas vezes uma reunião não acaba durando mais que deveria devido a esses aspectos?

Na escola da vida, nós aprendemos a argumentar e contra-argumentar para chegar às conclusões. Com isso nos tornamos inflexíveis, perdemos força e criatividade, além de que nem sempre o argumento mais forte é o melhor argumento.

Mas essa não é a única maneira de se chegar às respostas que buscamos. Podemos aprender novas formas de nos relacionar nas empresas, evitando criar polarizações. Lembre-se: você pode abrir mão da necessidade de ser sempre o único vencedor.

O objetivo não é vencer, e sim, permitir que o melhor caminho seja trilhado por todos. Não é preciso que existam vencedores e perdedores. Tente encarar as questões de uma forma mais ampla.

Quando a verdade ou o melhor argumento é encontrado, todos ganham com isso.

(Autor Anônimo) 

HISTÓRIA: A divisão da Palestina
Em 29 de novembro de 1947, a ONU decidiu dividir a Palestina em um Estado judeu e um Estado árabe. Após a proclamação do Estado de Israel em 1948, os Estados da Liga Árabe entraram em guerra contra o novo Estado. A Palestina, Estado árabe, ficou dividida em outras duas partes: Cisjordânia e Território de Gaza. 

Escândalos em série
Empreiteiras de médio porte são acusadas de superfaturar obras e subornar agentes públicos. Assim como no esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato, o Minha Casa Minha Vida, maior programa de habitação popular do país, é alvo de organizações criminosas que formam cartéis, superfaturam obras e repassam propinas a agentes públicos, revela Mariana Sanches (O Globo). A Polícia Federal, o Ministério Público e a CGU já abriram mais de 300 investigações. Em três estados (Rio Grande do Sul, Acre e Minas Gerais), as fraudes envolvem empreiteiras de médio porte e a construção de cerca de quatro mil unidades. O orçamento do programa já atingiu R$ 278 bilhões. 

●●● Bom dia a todos!